Para que servem as Pós Graduações? · danielle Cristina Oh! Deus de Israel ... Que não vim a...

5
ADU NEWS 1 UNIDA REVISTA www.adu.org.br ANEMIA ALIMENTOS E FRUTAS QUE AUXILIAM NO COMBATE Ana Lúcia Garcia 7 CONHEçA 4 DICAS IMPORTANTES PARA SE DAR BEM NA COZINHA E PREPARAR AQUELE BOLO INCRíVEL! Edneide Reis 8 CURSOS GRATUITOS Márcia Garcia traz orientações importantes para o consumidor 8 Vladimir Sales ministra a música: “FIDELIDADE” DANIELLE CRISTINA 5 Leia mais na página 2 ETIQUETA À MESA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE Cilene de Cássia 2 Vera Feliciano fala aqui 3 Elio Pereira escreve para a coluna “A Luz da Bíblia” 6 EDUARDO BERZIN FILHO Entrevista 4 FÉ EM 1º LUGAR Para que servem as Graduações e as Pós Graduações? Miquéas Matos T endo em vista o atual momento econômico brasileiro e os inúmeros programas de incentivo ao estudo que hoje estão disponíveis, sem contar o quase infindável número de Universidades e Faculdades particulares, surge a pergunta: “Qual curso fazer e em qual escola estudar e, infelizmente alguns ainda se perguntam se vale a pena estudar?” Para estes eu afirmo que sim, sempre vale a pena estudar, seja qual for o curso, independente da idade. Estudar amplia a cosmovisão. Antes o problema é que as pessoas tinham poucas opções, hoje é exatamente o oposto, as opções são muitas e diante deste cenário alguns ainda não têm claro para que servem as graduações e as pós, e acabam entrando no barco do estudo apenas para ter um diploma. Estudar apenas por estudar pode ser bom, estudar com um objetivo, com foco, é com certeza, melhor. De maneira extremamente resumida, as áreas do conhecimento são baseadas em grandes grupos, sendo eles: exatas, humanas e biológicas sendo que a partir destes grupos vão sendo divididos ampliando significativamente o mundo do conhecimento e da informação, com isto, a cada dia, sabe-se mais sobre menos, surgindo então as especialidades. Para que servem as graduações? As graduações servem para trazer informações sobre determinada área do saber, sendo que o aluno, quando assimila estas informações e as pratica passa ter a formação em si, isto é, a atuação prática orientada por pressupostos teóricos que até então eram apenas informações. A formação é uma base para início de uma nova etapa da vida profissional, sendo que em um passado não muito distante a etapa da vida profissional começava com o antigo segundo grau e um curso de datilografia, isto hoje não é suficiente. MUNDO CORPORATIVO MAR / ABR 2012 Nº 2 DISTRIBUIçãO GRATUITA

Transcript of Para que servem as Pós Graduações? · danielle Cristina Oh! Deus de Israel ... Que não vim a...

ADU NEWS • 1

unidare

vi

st

aFamília ADU, unidos em Cristo.

ADU

w w w . a d u . o r g . b r

ANEMIA AlIMENtos E frutAs quE AuxIlIAM No coMbAtEAna lúcia Garcia 7coNhEçA 4 dIcAs IMportANtEs pArA sE dAr bEM NA cozINhA E prEpArAr AquElE bolo INcrívEl!Edneide reis 8

cursos GrAtuItos Márcia Garcia traz orientações importantes para o consumidor 8

vladimir sales ministra a música: “fIdElIdAdE” dANIEllE crIstINA 5

Leia mais na página 2

EtiquEta à mEsa

tEologia da ProsPEridadE

cilene de cássia 2

vera feliciano fala aqui 3

Elio pereira escreve para a coluna “A luz da bíblia” 6Eduardo BErzin FilhoEntrevista 4

Fé Em 1º lugar

Para que servem as Graduações e as Pós Graduações?

Miquéas Matos

Tendo em vista o atual momento econômico brasileiro e os inúmeros programas de incentivo ao estudo que hoje estão disponíveis, sem contar o quase infindável número de

Universidades e Faculdades particulares, surge a pergunta: “Qual curso fazer e em qual escola estudar e, infelizmente alguns ainda se perguntam se vale a pena estudar?” Para estes eu afirmo que sim, sempre vale a pena estudar, seja qual for o curso, independente da idade. Estudar amplia a cosmovisão.

Antes o problema é que as pessoas tinham poucas opções, hoje é exatamente o oposto, as opções são muitas e diante deste cenário alguns ainda não têm claro para que servem as graduações e as pós, e acabam entrando no barco do estudo apenas para ter um diploma. Estudar apenas por estudar pode ser bom, estudar com um objetivo, com foco, é com certeza, melhor.

De maneira extremamente resumida, as áreas do conhecimento são baseadas em grandes grupos, sendo eles: exatas, humanas e biológicas sendo que a partir destes grupos vão sendo divididos ampliando significativamente o mundo do conhecimento e da informação, com isto, a cada dia, sabe-se mais sobre menos, surgindo então as especialidades.

Para que servem as graduações? As graduações servem para trazer informações sobre determinada área do saber, sendo que o aluno, quando assimila estas informações e as pratica passa ter a formação em si, isto é, a atuação prática orientada por pressupostos teóricos que até então eram apenas informações. A formação é uma base para início de uma nova etapa da vida profissional, sendo que em um passado não muito distante a etapa da vida profissional começava com o antigo segundo grau e um curso de datilografia, isto hoje não é suficiente.

Mundo Corporativo

MAr / Abr • 2012 • Nº 2 • dIstrIbuIção GrAtuItA

uNIdA • 3 2 • uNIdA

Mundo Corporativo

Pense bem na escolha que fará, mas lembre-se que, se já fez uma escolha, mas ao longo do tempo tem pensado em mudar, se organize, planeje, peça direção ao Senhor Deus e depois de tudo organizado,

inicie gradativamente a transição.Fique na paz de Cristo e nos escreva

fazendo suas sugestões de temas, tirando suas dúvidas, criticando ou elogiando.

Grande abraço!

Pensar que quando terminar a faculdade está completamente pronto para atuar pode ser enganoso. Como dissemos a graduação é apenas uma etapa, tem-se outras etapas a cumprir e não necessariamente precisam ser seguidas, elas podem ser escalonadas e cumpridas paralelamente à medida que se adquire maior experiência de vida, o que só vem com o passar do tempo.

As pós graduações se dividem em um emaranhado de nomes e siglas que as vezes mais confundem do que ajudam. Mas para que elas servem? Elas servem para trazer conhecimento mais específico sobre determinada área do conhecimento. Exemplo. Uma pessoa formada em Psicologia na graduação terá formação geral, verá a Psicologia como um todo e suas subdivisões tais como: esportiva, hospitalar, organizacional e clínica. Quem escolher organizacional, recomenda-se que faça pós em RH, ou outra que esteja relacionada à sua escolha.

Surgem então algumas dúvidas. O que fazer e quando fazer após a graduação? Segue abaixo um quadro que deve ser usado apenas como uma ideia para reflexão.

A ficção que fala de três jovens em coma no leito de um hospital após um acidente e sobre uma visão que eles têm sobre

Assembleia de Deus UnidaRua Fragária Rósea, 74

Jardim Cidade Pirituba – São PauloTelefone: 11 3994-1366

[email protected]

A primeira edição de uNIdA foi um sucesso!

os exempla res foram d is t r ibu ídos gratuitamente entre os membros e visitantes da nossa igreja e acessada diversas vezes por meio do site www.adu.org.br.

A Adu press agradece aos inúmeros elogios e sugestões, que são sempre essenciais para que possamos melhorar ainda mais o conteúdo e levar informações, matérias, artigos ou dicas interessantes aos nossos leitores. Algumas delas já estão presentes nesta edição. confira!

Ótima leitura!

pastor presidente Moisés Matos

pastor responsável Miquéas Matos

Coordenador de Comunicação Misael Matos

Jornalista responsável quézia Matos - Mtb: 64.456/sp

revisão rita Gorete freitas barbosa

diretor de arte rodrigo Anjos

tratamento de imagem Capa Adhemar ribeiro

tiragem 300 exemplares

periodicidade bimestral

a vida pós morte. Cada jovem vive de maneira diferente essa nova experiência espiritual de relacionamento com Deus. Eles voltarão do coma? Só lendo pra saber... Todos os fatos têm base bíblica informada no rodapé. Não é um livro de teologia, é uma história criada pra ajudar as pessoas a conhecerem Jesus como salvador e a entenderem seu ministério e envolvimento com o Reino. O fato é que para Deus não importa como você morre, mas como vive e se entregou sua vida para Ele.

Moda e etiqueta

Ester Garcia

VeSTimenTAA roupa que a pessoa está usando deve ser a apropriada para o evento que participa. Não se usa boné, chapéu ou camisa sem mangas à mesa da refeição. Mesmo em um quiosque na praia a pessoa deve colocar uma blusa ou camisa leve.

GUARDAnAPoO guardanapo de tecido, usado em lugares e ocasiões mais formais, sempre estará colocado sobre o prato ou do lado esquerdo. Ao sentar, abra o tecido e coloque-o sobre o colo. Ele permanece no colo até o fim da refeição. Use o guardanapo para limpar os lábios sempre que necessário e com delicadeza, utilize também antes de beber algo. Se precisar se levantar antes de a refeição acabar, deixe o guardanapo sobre a cadeira. Essa regra existe para evitar que o tecido sujo fique à mostra dos demais presentes à mesa. O guardanapo é colocado sobre a mesa quando todos terminam a refeição. Se os guardanapos fornecidos forem de papel, mantenha-os sempre sobre a mesa, dobrados do lado esquerdo.

oRDem DoS TAlheReSUma maneira simples de descobrir a ordem de uso dos talheres é respeitar a disposição deles à mesa. Os colocados mais longe do prato serão os primeiros a serem usados.

PAUSANão se fala e gesticula com talheres na mão. Eles podem se encostar e se cruzar no meio do prato. Faça isso para beber algo ou falar.

RiTmo DoS CoRTeSNão corte todos os alimentos de uma só vez. Faça isso à medida que for levando os pedaços à boca.

Após participar de um jantar ou festa a que foi convidado(a), sempre envie no dia seguinte uma mensagem de agradecimento ou telefone para comentar e cumprimentar a anfitriã pelo que você puder elogiar do evento.

Etiqueta à

Família ADU, unidos em Cristo.

ADU

Cultura

Missões

Livro: Shock Sua Vida por Um Fio.

unidare

vi

st

a

GRADUAção: Formação básica em área escolhida. Paralelamente se tiver condições de fazer cursos complementares, palestras, jornadas, feiras, eventos é recomendável,

ajuda na escolha da área de atuação.

CARReiRA PRoFiSSionAlPara as pessoas que querem atuar em empresas,

ONGs, consultores ou em negócio próprio.

CARReiRA ACADêmiCA Para as pessoas que querem atuar como

professores em faculdades, universidades e pesquisadores

eSPeCiAlizAção: Oportunidade de se especializar em uma área específica, tendo condições de atuação mais assertiva dentro

da área escolhida.

meSTRADo: Escolhe um tema a ser pesquisado, realiza a pesquisa e verifica a confirmação ou não de suas hipóteses, possibilitando

formação mais profunda.

mBA: Master of Business Administration. A depender de carga horária, programa de

curso, alguns seriam equivalentes ao mestrado acadêmico com foco na gestão de empresas.

Seria porque o Brasil o enquadra como especialização e em outros países é equivalente

ao mestrado.

DoUToRADo: Capacitação como pesquisador através do aprofundamento e ampliação

do tema pesquisado.

PóS-mBA: Atividade completamente nova, ainda em fase embrionária. Algumas escolas

estão chamando de ciclo de encontro pós-mba.

PóS-DoUToRADo: Especialização ou estágio em universidade realizado após a conclusão

do doutorado para aqueles que desejarem se aprimorar como pesquisador.

A migração ou atuação mista de profissionais de uma carreira para outra é factível e acontece com frequência, nestes casos é necessário um período de adaptação

da pessoa e das organizações envolvidas.

Trezentos mil cristãos permanecem secretos. Destes, 25% morrem nos campos de trabalho e participam de competições nas escolas (uma verdadeira caça ao tesouro – a Bíblia), onde os

alunos são orientados a procurar as Bíblias em casa e, sem dizer nada aos pais, devem entregá-las na escola. Quem levar mais livros ganha a competição e, incrivelmente os ganhadores da competição, nunca mais

viram seus pais e nunca puderam contar sobre a competição que participaram.

Qualquer pessoa que possua “outro deus” que não seja King II-sung (segundo a Constituição do país, o Presidente Eterno da Coreia do Norte), enfrenta perseguições. O culto a ele se tornou algo insuportável. A Coréia do Norte ocupa novamente o 1º lugar na classificação de países por perseguição e é o pior do mundo para se viver como cristão.

No dia 17 de dezembro do ano passado morreu aos 69 anos, de ataque cardíaco, Kim Jong (ditador norte-coreano), e seu filho Kim Jong II poderá assumir o cargo de “presidente” e promete que piorará ainda mais a situação dos cristãos. Independente de tudo isso, existe na Coréia do Norte uma rede de igrejas clandestinas onde os cristãos provam que são homens e mulheres de fé e não negam o seu Deus, o Todo Poderoso.

mesaVera Feliciano

Fé 1ºlugar

em

Cilene de Cássia

uNIdA • 5 4 • uNIdA

MúsiCa do Mês

O ser humano é a coroa da criação de Deus. É o único ser que tem livre arbítrio. E quando reconhece o Senhor como

único a ser odorado em detrimento de outros tantos deuses, incomoda o inferno. Mas o verdadeiro adorador persevera em sua adoração. O deus deste século atrai para si os seus devotos, através das suas ofertas: prazeres, riquezas, luxúrias, fama, posição. Mas o adorador fiel, tal como Jesus, diz: Só ao Senhor adorarás e só a Ele servirás. O verdadeiro adorador é aquele que escolhe obedecer a Deus, nem que isto custe renúncias. As lutas, tribulações, ameaças, perseguições, não são suficientes para retirar da sua boca o louvor, tal qual Paulo e Silas na prisão, ele continua cantando ao Deus supremo. A sua adoração é legítima, com integridade de coração e de alma. Esta adoração não está condicionada ao que Deus faz, mas a um sentimento profundo de gratidão pelo que Ele já fez e ao pleno reconhecimento do que Ele é. Querido, você está debaixo das mãos do Todo Poderoso, não temas, mas continue sendo fiel. Cante, exalte, adore aquele que é sobre tudo e sobre todos.

Vladimir Sales

Fidelidade

Ministração:

danielle Cr is t ina

Oh! Deus de Israel, eu sei,Que não vim a este mundo pra adorar outro Rei...Os leões estão rugindo sem parar,Meu louvor incomodouA todos que são contra Ti, oh! Jeová...Nada pode intercalar o louvor do meu coração,Dos manjares eu abro mão, os palácios não quero, não,Eis-me aqui como Daniel, com os olhos focados no céu,Com o risco de morrer, pois o que importa é lhe obedecer...Senhor, não vou dividir minha adoração,Exclusivo é, o meu coração,Vivo só pra Ti, não abro mão do céu,Até diante da morte prefiro ser fiel...Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo,À sombra do Onipotente descansará,Direi do Senhor, Ele é o meu DeusO meu refúgio, minha fortaleza...Ele me livra do laço do passarinheiroE da peste perniciosa,Ele me cobre com Suas penasE debaixo de suas asas estarei seguro...Eu não temo espanto noturno,Nem seta que voe de dia,Nem peste que ande na escuridão,Nem mortandade que assole ao meio-dia...Não importa quantos caiam do meu lado,Direita, esquerda,eu sou protegido,Se eu for fiel ,eu moverei o céu,Ele envia anjos para me guardar...

Cara a Cara

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que alimentaram um estudo do

economista Marcelo Nery, os evangélicos no Brasil chegam a 20% da população, alcançando algo próximo a 40 milhões de pessoas. Em termos econômicos, os evangélicos são formados majoritariamente por pessoas das classes sociais C e D, justamente as que mais tiveram crescimento de poder aquisitivo nos últimos anos.

A cada ano que passa, novos blogs e sites de igrejas surgem, e as comunidades dedicadas a assuntos cristãos nas redes sociais atingem milhares de participantes. A Bíblia Sagrada no Facebook, sozinha, possui mais de 630 mil seguidores.

Entre as principais emissoras brasileiras, com exceção de Globo e SBT, todas as outras possuem horários de sua grade alugados para igrejas evangélicas, que transmitem cultos, além de mensagens e testemunhos. Embora não alugue horários de sua programação para religiosos, a TV Globo já observa o crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos, e criou o Festival Promessas, voltado ao público evangélico.

Projeções da Sepal, uma organização voltada ao suporte de pastores e líderes, em 2020 a população evangélica no Brasil poderá chegar a 109 milhões de pessoas, algo próximo a 50% da população total

do país, de acordo com informações publicadas no blog Olhar Cristão.

Para esta matéria, entrevistamos o presidente do grupo EBF Comunicações, eduardo Berzin Filho, que publica as revistas Consumidor Cristão, Ética Cristã, Música e Sonorização Cristã, Portal Creio e é controladora da TV Cristã, além de organizar o maior evento internacional de produtos e serviços para cristãos, a Expocristã.

Unida: esta é a 2ª edição da nossa revista. Qual a importância de um veículo de comunicação no meio evangélico?A comunicação ajuda potencializar a mensagem, sem contar que é um instrumento de diferenciação e evangelismo.

Unida: o evangelho rompeu barreiras e está presente em vários segmentos de mercado. isso se deve à comunicação?Não totalmente. A música vem neste primeiro momento e quebra barreiras. A

comunicação foi a segunda estratégia, pois hoje os ministérios e igrejas descobriram o púlpito virtual. Usam os meios de comunicação para alcançar lugares aonde igrejas não chegam.

Unida: em sua opinião, o crescimento gospel tornou os evangélicos mais exigentes na aquisição de produtos religiosos? Sim, ele quer qualidade. Não basta ter rótulo de gospel, ele quer um produto durável e de qualidade similar aos seculares. Isto pode ser explicado com a entrada de grandes corporações que enxergaram neste público um importante e bom poder de consumo.

Unida: A pirataria atrapalha tanto na qualidade quanto na comercialização de produtos de outros segmentos, isso também ocorre no meio evangélico?Ocorre sim, mas não com tanta força. O cristão tem o fator espiritual. Há uma mensagem de que é pecado consumir produtos piratas. Essa mistura do sagrado e profano contribui para que o consumidor cristão não compre CDs e DVDs piratas. Mas o problema existe e, com a chegada da música digital, o mercado procura meios para driblar isto.

túnel do teMpo

teCnologia

Tarcisio Lima

Ainternet tornou-se a maior ferramenta de auxílio ao homem moderno no que diz respeito ao acesso de informações de

forma rápida e com qualidade. Atualmente, a internet que mais chama a atenção dos usuários é a 3G por sua mobilidade em diversas cidades do país. Porém a internet de quarta geração está chegando: A internet 4G. Para quem ainda não conhece, é a mais recente evolução. Ela é tão rápida que impressiona qualquer pessoa devido a sua capacidade de transferência de dados. Já utilizada nos Estados Unidos por algumas operadoras de telefonia móvel, ela é um sucesso nos aparelhos da Coréia do Sul (local onde o sistema foi desenvolvido).

Para se ter ideia, enquanto a internet 3G tem uma capacidade de transmissão de dados a 7 megabytes por segundo, a 4G pode fazer downloads 600 vezes mais rápido que a internet de Banda Larga no Brasil e 180 vezes mais rápido que a

3G. Isto representa uma qualidade de conexão nunca vista antes! Além disso, com a internet 4G associada em aparelhos que possuam a função, será possível assistir a programas de TV em HD (Alta Definição) com imagens tr idimensionais, transmissão de dados de até 1 gigabyte por segundo (enquanto o dispositivo estiver imóvel) e 100 megabytes por segundo (quando estiver em movimento).

Tudo isto é possível devido ao notável desenvolvimento desta nova tecnologia através do sistema de endereço IP (Internet Protocolo), o mesmo utilizado para as conexões realizadas a partir dos computadores. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL já deu início ao processo de criação de regras. Os primeiros locais que receberão o sinal da internet 4G serão as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Internet de quarta geração

Lais Cândido Envie sua foto, apareça aqui.

Túnel do Tempo com a

AlvesFamília

Evangélicos chegam a 40 milhões no Brasil

eduardo Berzin falou à UniDA através de seu assessor, Celso de Carvalho.

Quézia Matos

A Bíblia Sagrada no Facebook,

sozinha, possui mais de 630 mil

seguidores.

foto

s: s

hutt

erst

ock

“4G”

uNIdA • 7 6 • uNIdA

saúde e BeM estar

Ana Lúcia Garcia

A anemia é constatada quando o conteúdo da hemoglobina (metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos

vermelhos), no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais.

O ferro é o principal desses nutrientes e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.

Crianças, gestantes e lactantes (mulheres que amamentam) são os grupos mais afetados pela doença, muito embora mulheres, homens, adolescentes e idosos também possam ser afetados por ela.

Os principais sintomas são: fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças e apatia.

As consequências são: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

A principal forma de combate à doença é a educação alimentar. Frutas e verduras podem e devem ser consumidas como forma de auxílio ao tratamento medicamentoso até como prevenção à doença.

De acordo com o Departamento de Nutrição do Ministério da Saúde, porções de ferro devem ser consumidas regularmente, priorizando as melhores fontes da substância como carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal ou miúdos (rim e coração); carnes de aves e de peixes e mariscos crus.

Entre os vegetais, destacam-se os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijão, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo.

No entanto, é necessário que haja na alimentação também substâncias que absorvam o ferro dentro do organismo. A principal delas é a Vitamina C, presente em grande quantidade nas frutas cítricas (abacaxi, caju, tangerina, laranja, limão, romã, cidra, acerola, kiwi).

Dentro da educação nutricional, é necessário que as pessoas façam a alimentação rica em ferro e logo após consumam uma in natura rica em vitamina C, ou consumam suco natural.

Anemiaalimentos e frutas que auxiliam no combate

Classe Mega Teen

À luz da BíBlia MoMento eBd

Estamos vivendo dias onde as pessoas são medidas pelo sucesso e prosperidade. Seja pela casa, carro novo ou saldo bancário

que possuem, o “ter” em vez do “ser”. Pastores de vertentes neopentecostais estão disseminando esta visão distorcida da Palavra de Deus, um falso evangelho, onde quem não é próspero não tem fé ou está em pecado. Isto tem fomentado uma geração de cristãos decepcionados, frustrados e revoltados na fé.

As ideias básicas da confissão positiva (diga, faça, receba e conte a coisa) são muito antigas. Foi na América, em meados da década de 40, que William Kenyon (1867-1948) iniciou, mas foi Kenneth Erwin Hagin (1917-2003), o grande divulgador deste ensino, considerado o pai deste movimento.

Após algumas experiências de Kennet Hagin, entre idas ao céu e ao inferno e, ao refletir sobre Marcos 11:23-24 (Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis), concluiu que era necessário crer e declarar verbalmente, agir como se já tivesse recebido a benção. Em 1934, Hagin começou seu ministério como pregador batista e três anos depois se associou aos pentecostais. Influenciou vários pregadores, como Kenneth Copeland, Benny Hinn, Frederick Price, John Avanzini, Robert Tilton, Marilyn, Hobart Freeman, Jerry Savelle, Paul (David) Yonggi Cho e outros mais.

No Brasil, desde a década de 70, este movimento teve a adesão de vários pregadores. Segundo um grande líder, nos seus livros e discursos televisivos, citando

textos bíblicos isolados, ele diz que você deve reivindicar seus direitos a Deus, em vez suplicar e clamar e, jamais dizer, “se for da vontade do Senhor”, pois isto destrói a fé.  É uma aberração!

Sabemos que Deus é abençoador e a Bíblia fala de prosperidade em várias passagens (Gênesis 39:23/Salmos 1:1-3). Mas será que sob a visão de Deus, ser próspero é sempre ser provido de bens materiais? Deus pede para que cuidemos dos irmãos pobres, e isto não é uma maldição (Deuteronômio 15:7-8-11/Salmos 41:1/Lucas 4:18/Tiago 2:5-6-15-16). Ora, se fôssemos medidos pela riqueza, grandes artistas, jogadores de futebol e empresários teriam uma grande comunhão com Deus, o que nem sempre é verdade, não é mesmo?

Os pastores que propagam tal doutrina, só creem em um evangelho de ufanismo* e não querem o evangelho que cada um deve tomar a sua cruz e seguir a Jesus. A nossa jornada espiritual, rumo à terra prometida, não é só de vitória, mas de lutas, provações, desertos, montanhas, vales, perseguições, tristezas, alegrias... Porém, Deus prometeu estar conosco em todos estes momentos, glória a Deus! Quando passarmos pelas águas, ou pelo fogo, estaremos com Ele (Isaias 43:2).

Na Bíblia temos exemplos de homens de Deus que possuíam riquezas (Abraão, Davi, Salomão, Jó...), mas temos casos de pessoas que submeteram suas vidas a Deus, mesmo não ostentando riquezas materiais. O que

dizer da viúva de Sarepta (I Reis 17:8-24) que sustentou o profeta Elias tendo apenas um pouco de azeite e de farinha? Profetas como o chorão Jeremias que passou pelo calabouço, será que estava em pecado? E Habacuque, no capítulo 3 e versículos 17 e 18, que orou em forma de canto “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação”.

Em Atos 3, quando os apóstolos Pedro e João  se depararam com o paralítico pedindo esmola, junto à porta do templo, chamada Formosa, disseram: “Olha para nós, não temos prata nem ouro, mas o que temos te damos. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta e anda”. Que prosperidade! Vale lembrar também que os discípulos eram homens simples, da pesca, e Jesus nasceu em uma família pobre e andou de jumentinho.

Temos que ser dependentes de Deus e amá-Lo acima de todas as coisas. Não devemos nos comportar como um filho mal educado, birrento e que exige de Deus como se Ele fosse obrigado a atender todas as nossas petições. Deus, o Pai, sabe o que é melhor para os seus filhos. Ele conhece o nosso passado, o nosso presente e vê o nosso futuro. Que prevaleça sempre a vontade do Senhor nas nossas vidas!

“Teologia da Prosperidade” ou “Confissão Positiva”: existe fundamento bíblico?Elio Pereira

Em Atos 3:6diz: “Não temos prata nem ouro,

mas o que temos te damos. Em nome de Jesus Cristo, o

Nazareno, levanta e anda”.

*Ufanismo: Vanglória; Aplauso; Vaidade; Admiração; Jactancia; Ostentação

Estou frequentando a EBD (Escola Bíblica Dominical) a cerca de seis meses. Depois que comecei a frequentar essa escola, minha visão sobre as coisas mudaram, meu agir e pensar também, agora eu paro pra pensar antes de agir se aquilo (o que vou fazer) é do agrado de Deus.

A EBD transmite os ensinamentos de Cristo e nos proporciona ter mais conhecimento sobre a palavra do Senhor,

Gabriely Audrey Zanchi Berrelha

por vários meios: pela Bíblia, por louvores e até uma conversa entre o professor e aluno. Eu aprendo bastante! E gosto de frequentar a EBD.

E digo, para aqueles que ainda não frequentam, comecem já a participar, você verá como é bom aprender sobre o nosso Deus!

Faça como a Gaby, venha para a EBD, que com certeza Deus vai falar com você e sua vida será transformada... Você crê nisso?

Nani Cancian

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8 (Bíblia Viva).

Estamos vivendo em um mundo tão conturbado, cercado por problemas que, muitas vezes, provocam ansiedade e insônia e nos tiram a paz; mas não devemos esquecer que o Senhor está conosco, para nos conceder um sono tranquilo e muita segurança nestes últimos dias que nos restam.

Que Deus abençoe sua vida!

Pr. Moisés Matos Pra. Cida Matos

versíCulo do Mês

Já ouviu falar em ECOPONTO? Então, ECOPONTOS são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos ECOPONTOS, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Não deixe estes objetos nas ruas, esquinas ou vielas, pois contribuem com alagamentos e transmissão de doenças.

Veja alguns endereços de eCoPonTos Próximos da adu.Ecoponto Vigário Godói Rua Vigário Godói, 480 Vila Zat – Fone: 39931786

Ecoponto Cônego José Salomon Rua Cônego José Salomon, 86 Vila Bonilha – Fone: 39926475

Ecoponto Recanto dos Humildes Rua Sales Gomes, 415 – Rec. Dos Humildes Perus

Ecoponto Bandeirantes Rua Itaiquara, 237 – Tv. Av. Itaberaba Freguesia do Ó – Fone: 39765776

mais informações no site da Prefeitura: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretarias/servicos/limpurb/ecopontos

Cidadania

Silvana Zanchi

Móveis velhos, entulho, o que fazer com isto?

foto

s: s

hutt

erst

ock

8 • uNIdA

kids

Claudia Leone

fonte/site: ebdonline

Enquanto viajava, mesmo sem saber para onde ia, Abraão estava confiante em Deus. Complete o desenho e pinte bem bonito.

Abraão

Início de semestre combina com novos projetos. Mas cuidado! Na hora de escolher um curso, verifique a idoneidade da instituição antes de fechar qualquer negócio para não ser alvo fácil de falsas ofertas. Importante alertar os consumidores para que tomem cuidado com algumas empresas que abordam diretamente as pessoas (em geral, de condição socioeconômica vulnerável), nas escolas, por telefone, nas ruas, shoppings, informando-os sobre a concessão de bolsas de estudos. Alerta! Na maioria das vezes a oferta é mero atrativo para a venda de material didático. Em regra, o consumidor é conduzido até a sede da empresa, onde acaba por assinar contrato de prestação de serviço (curso e aquisição de livros). A prática dessas empresas fere o Código de Defesa do Consumidor na medida em que presta informações falsas com a intenção de induzir o consumidor ao entendimento de garantia de vaga no curso sem nenhuma despesa – o que não se verifica posteriormente. Dica: os cursos livres, preparatórios para concurso, cursos de línguas, informática, música, desenho, fotografia, ginástica e natação, entre outros, como qualquer atividade de prestação de serviços, estão vinculados às regras do Código de Defesa do Consumidor. Por isso, antes de assinar qualquer contrato de prestação de serviços, vale a pena consultar órgão de Defesa do Consumidor e/ou especialista da área para evitar futuros aborrecimentos (artigos 46 à 51 da Lei 8078/90- CDC).

Culinária

Ao fazer um bom bolo, pré-aqueça o forno em 180 graus durante 15/20 minutos; isto ajuda evitar que o bolo fique solado;

Bata os primeiros ingredientes (ovos, manteiga e açúcar) durante 15 minutos;

Peneire o açúcar junto com o fermento e acrescente o leite aos poucos, para a massa não coalhar;

Não abra o forno antes do tempo estipulado, para evitar que o bolo abaixe.

Edineide Reis

Conheça 4 dicas importantes para se dar bem na cozinha e preparar aquele bolo incrível!

1

23

4

Gessé Vasconcelos

huMor gospel

fonte/site: karapuca

Nice Gomes

aConteCe na adu

agenda escola Bíblica dominical

Domingo - 9h Culto da Família

Domingo - 18h30 Consagração

Terça-feira - 8h1º Domingo - 7h

estudo BíblicoTerça Feira - 19h30 louvor e adoração

Quinta-feira - 19h30Ceia do senhor

3º Sábado - 19h espaço Jovem

4º Sábado - 19h Mini vigília

Última Sexta-feira - 22h

prograMação CoMpleta: www.adu.org.br

Cursos gratuitosMárcia Garcia

direitos do ConsuMidor