Parabéns para a AMETA!ameta.com.br/arquivos/jornal-ameta4.pdf · 2009-08-01 · MENSAGEM DO...

8
Curso de TISS orienta médicos e funcionários Com uma grande comemoração realizada no dia 28 de março no Clube Federal, a AMETA festejou seu primeiro aniversário de fundação. Duzentos convidados prestigiaram a festa, entre eles todos os presidentes das demais associações médicas de bairro e autoridades médicas como o presidente do Cremerj, Luís Fernando Moraes, e os conselheiros Márcia Rosa de Araujo, Aloísio Tibiriçá e Armindo Fernando. Na ocasião foram servidos coquetel e jantar, e a diversão entrou pela madrugada com o show dançante de Alex Cohen, que sacudiu a pista de dança. Veja os detalhes às páginas 4 e 5 desta edição e confira a galeria de fotos à página 8. ISSN 1984-3631 Parabéns para a AMETA! Voltado aos médicos e aos funcionários de consultórios e clínicas envolvidos com ativida- des de faturamento, o segundo Curso de TISS também teve como objetivo orientar sobre preenchimento de guias, rotinas contratuais e envio eletrônico de faturas. Realizado no dia 14 de março, repetiu o sucesso do primeiro, promovido um mês an- tes e cuja procura superou o número de va- gas oferecidas. Leia à página 4. O presidente da AMETA, Ricardo Bastos, recepciona o presidente do Cremerj, Luís Fernando Moraes, e a conselheira Márcia Rosa de Araujo Muita dança e animação no encerramento da noite Parabéns para a AMETA! A instrutora Rosangela Arruda Monteiro explica a TISS Curso de TISS orienta médicos e funcionários No palco (a partir da esq.), presidentes de associações médicas de bairro como Ana Maria Cabral, Miguel Angelo Baez, Giuseppe Presta, Rômulo Capello e Armindo Fernando confraternizam com Ricardo Bastos e Arnaldo Mazza, da AMETA, e com os conselheiros Luís Fernando e Márcia Rosa Um delicioso coffee-break foi servido no intervalo das aulas LEIA TAMBÉM Trombofilia Pág. 3 As conjuntivites Pág. 7 Trombofilia Pág. 3 As conjuntivites Pág. 7

Transcript of Parabéns para a AMETA!ameta.com.br/arquivos/jornal-ameta4.pdf · 2009-08-01 · MENSAGEM DO...

Curso de TISSorienta médicose funcionários

Com uma grande comemoração realizada no dia 28 de março no Clube Federal, aAMETA festejou seu primeiro aniversário de fundação. Duzentos convidadosprestigiaram a festa, entre eles todos os presidentes das demais associações médicas debairro e autoridades médicas como o presidente do Cremerj, Luís Fernando Moraes, eos conselheiros Márcia Rosa de Araujo, Aloísio Tibiriçá e Armindo Fernando.Na ocasião foram servidos coquetel e jantar, e a diversão entrou pela madrugada com oshow dançante de Alex Cohen, que sacudiu a pista de dança.Veja os detalhes às páginas 4 e 5 desta edição e confira a galeria de fotos à página 8.

ISSN 1984-3631

Parabéns para a AMETA!

Voltado aos médicos e aos funcionários deconsultórios e clínicas envolvidos com ativida-des de faturamento, o segundo Curso de TISStambém teve como objetivo orientar sobrepreenchimento de guias, rotinas contratuais eenvio eletrônico de faturas.

Realizado no dia 14 de março, repetiu osucesso do primeiro, promovido um mês an-tes e cuja procura superou o número de va-gas oferecidas. Leia à página 4.

O presidente da AMETA, RicardoBastos, recepciona o presidentedo Cremerj, Luís FernandoMoraes, e a conselheira MárciaRosa de Araujo

Muita dança e animação noencerramento da noite

Parabéns para a AMETA!

A instrutoraRosangela

ArrudaMonteiro

explica a TISS

Curso de TISSorienta médicose funcionários

No palco (a partir da esq.), presidentes deassociações médicas de bairro como Ana MariaCabral, Miguel Angelo Baez, Giuseppe Presta,Rômulo Capello e Armindo Fernando confraternizamcom Ricardo Bastos e Arnaldo Mazza, da AMETA, ecom os conselheiros Luís Fernando e Márcia Rosa

Um delicioso coffee-break foi servidono intervalo das aulas

LEIA TAMBÉM

TrombofiliaPág. 3

As conjuntivitesPág. 7

TrombofiliaPág. 3

As conjuntivitesPág. 7

MENSAGEM DO PRESIDENTE

É com grande alegria que me dirijo a você, leitor doJornal da AMETA, para falar do sucesso gratificante quefoi nossa festa de primeiro aniversário de fundação.

Tivemos a oportunidade de receber os fundadores daAssociação, muitos amigos e associados, além deautoridades médicas importantes como o presidente doCremerj, entre várias outras, para uma noite de grandescomemorações.

E, de fato, há muito a comemorar: com apenas umano de existência, a AMETA contabiliza significativas realizações. Temos um quadro deassociados que se expande a cada dia, mantemos reuniões mensais regulares,construímos um site com um guia médico online, oferecemos cursos de grandeutilidade, como o de TISS, disponibilizamos consultas jurídicas gratuitas para osassociados através de nosso assessor jurídico, Dr. Lymark Kamaroff, realizamos festas de

confraternização em ocasiões especiais, oferecemospalestras científicas de alto nível e, por último mas nãomenos importante, publicamos o Jornal da AMETA,que possibilita a divulgação de nossas atividades epropicia a necessária e desejável comunicação com osassociados.

Assim, o coquetel, o jantar e o show dançante deque todos desfrutamos no dia 28 de março passadono Clube Federal marcaram uma data para ficar nahistória da AMETA: o primeiro aniversário de nossafundação é também o momento de agradecermos atodos os que têm nos apoiado e ajudado,particularmente a Unimed-Rio, que está semprepresente no patrocínio de eventos e de nosso jornal.

Sabemos que este é apenas o primeiro passo deuma longa caminhada, mas sabemos também que, se depender da disposição e doentusiasmo daqueles que hoje compõem a AMETA, essa caminhada será sempre cheiade vitórias, apesar das lutas inevitáveis que surgem em qualquer caminho.

Por isso, conclamamos a todos os que ainda não se associaram que se juntem a nós,médicos da Tijuca e adjacências, para que possamos conquistar cada vez mais espaço emtermos profissionais e cada vez mais representatividade no meio médico, agindo semprecom ética e firmeza de princípios.

Venha para a AMETA. Com sua participação nos tornaremos mais fortes e atuantes echegaremos ao nosso segundo aniversário com ainda mais realizações a comemorar.

Dr. Ricardo Pinheiro dosSantos BastosPRESIDENTE DA AMETA

E D I TO R I A L

2

Jorn

al d

a A

MET

A

Abril

/Jun

ho d

e 2

00

9

DIRETORIAPresidenteDr. Ricardo Pinheiro dosSantos Bastos

Vice-PresidenteDr. Dílson Ribeiro de Almeida

SecretárioDr. Arnaldo Savério Mazza

Vice-SecretárioDr. Pedro Augusto Pedrosa Galvão

TesoureiroDr. Luiz Carlos Ribeiro Isidoro

Vice-TesoureiroDr. Antonio Martins Pacheco

Diretora CientíficaDra. Evelyn Vinocur

Vice-Diretor CientíficoDr. Ricardo Pinheiro dosSantos Bastos Filho

Diretor de DivulgaçãoDr. Jorge Luiz Borges Petros

Vice-Diretor de DivulgaçãoDr. Elyr dos Santos Silva

Diretora SocialDra. Lobélia Dias de Mello

Vice-Diretor SocialDr. Maurício Guimarães Pedro

Assessoria JurídicaDr. Lymark KamaroffTels. (21)2524-7416 / [email protected]

O Jornal da AMETA é uma publicaçãotrimestral de Laura Bergallo Editora,destinado à divulgação das atividadescientífico-sociais da Associação de Mé-dicos da Tijuca e Adjacências (AMETA),situada à Rua Conde de Bonfim, 300/3o andar – Tijuca – CEP 20520-054 -Rio de Janeiro – RJ – tel. (21) 2204-0147 - e-mail [email protected] -site www.ameta.com.br .

Esta publicação é de distribuiçãogratuita e dirigida aos médicos eprestadores de serviço na área desaúde da região de abrangência daAMETA (Tijuca, Grajaú, Andaraí, Ma-racanã, Rio Comprido e Vila Isabel).

EDITOR

Dr. Ricardo Pinheiro dosSantos Bastos

Patrocínio Exclusivo

Jornalista ResponsávelLuiz Bergallo (Reg. 27552-RJ)

PublicaçãoLaura Bergallo Editoratel. 21-22051587 e telefax 21-2202085e-mail: [email protected]

Projeto GráficoGuilherme Sarmento([email protected])

Papel e ImpressãoSermograf

Sugestões e colaborações serão bem-vindas. O conteúdo dos artigos assina-dos é de responsabilidade exclusiva deseus autores.

Todas as primeiras terças-feiras de cada mês acontecemas reuniões mensais da AMETA, no auditório do Medical

Center (Rua Conde de Bonfim, 255 - sobreloja), em quesão discutidos tanto assuntos de interesse coletivo

quanto questões individuais, como problemasenfrentados nas relações com as operadoras desaúde. Nessas ocasiões estarão presentes o ad-vogado e o contador da AMETA, para tirar dúvi-

das dos associados.

Reuniões MensaisReuniões Mensais

Com suaparticipação nostornaremos maisfortes e atuantese chegaremos aonosso segundoaniversário comainda maisrealizações acomemorar

Com suaparticipação nostornaremos maisfortes e atuantese chegaremos aonosso segundoaniversário comainda maisrealizações acomemorar

Trombofilia é a denominação do esta-do de hipercoagulabilidade, herdado ouadquirido, que predispõe ao risco detrombose.

Ao investigarmos um paciente queapresentou um ou mais episódios detrombose, é necessário avaliarmos esti-lo de vida, hábitos medicamentosos, his-tória familiar, situações clínicas e comor-bidades notadamente relacionadas aosestados trombofílicos.

Nessa linha de pensamento, deve-mos atentar para os pacientes em usode terapias hormonais, cardiopatas crô-nicos, portadores de neoplasias e grávi-das, assim como as que apresentemepisódios prévios de aborto, pacientesem imobilização prolongada e no pós-operatório de grandes cirurgias.

INFORMAÇÃO MÉDICA

Trombofilia

Jornal da AMETA ● Abril/Junho de 2009 3

Novos Associados

A qualidade do diagnóstico laborato-rial é de grande importância para a ins-tituição de um planejamento terapêuti-co adequado para cada paciente. Naprática clínica destacamos os examesque constam da tabela ao lado.

Quanto aos exames relacionados àtrombofilia adquirida, destacamos a im-portância da avaliação dos anticorposanticardiolipina e anticoagulante lúpico,entre outros.

Durante a investigação diagnóstica,podemos encontrar concomitância entrefatores hereditários e os adquiridos, oque ocasiona particularidades na indica-ção e duração da anticoagulação ade-quada para cada paciente.

Essa anticoagulação deve ser plane-jada por especialistas experientes noacompanhamento dessas situações clí-nicas.

Dra. Maria José MendesMédica Hematologista Associadada AMETA

Exames relacionados à trombofiliahereditária

Avaliação do fator V de Leiden

Mutação da protrombina

Dosagem de homocisteína

Dosagem do fator VIII

Atividade de proteína C e de antitrombina

Proteína S Livre

Dosagem de fibrinogênio

Fator IX e fator XI

Mutação de metileno tetrahidrofolato redutase

A força da AMETA está na união dos médicos da Tijuca e adjacências em tornode um mesmo ideal. Por isso, convidamos você a se associar e a participar denossas atividades, que continuam em franca expansão. Nossa anuidade é deR$130,00. As inscrições dos novos associados podem ser feitas na subsedeTijuca do Cremerj ou na Unicred, ambos no terceiro andar do Shopping 45. Maisinformações podem ser obtidas com os Drs. Ricardo (tel. 9972-2752), Isidoro(tel. 9971-2273) ou Mazza (tel. 9794-7389), ou ainda pelo e-mail [email protected] e pelo site www.ameta.com.br . Contamos com você!

Trombofilia

Novos Associados

4

Jorn

al d

a A

MET

A

Abril

/Jun

ho d

e 20

09

Segundo Curso de TISS SuperaSucesso do PrimeiroRealizada no dia 14 de março, a segunda edição do Cursode TISS promovido pela AMETA superou o sucesso da pri-meira, que aconteceu um mês antes. Ambas as edições ti-veram como objetivo atualizar e conscientizar os participan-tes quanto à implantação da Troca de Informação em Saú-de Suplementar (TISS), orientando sobre preenchimento deguias, rotinas contratuais e envio eletrônico de faturas. Osdois cursos foram realizados no auditório da Drogaria Ve-nâncio, na Tijuca, e foram ministrados pela instrutora Ro-sangela Arruda Monteiro, da FAT-Faturamento. No interva-lo, um coffee-break propiciou confraternização e troca deideias entre os participantes.

O presidente da AMETA,Ricardo Bastos,na abertura do curso

A confraternizaçãodurante o

coffee-break

A merecida homenagem aos fundadores da AMETA

AMETAComemora seuPrimeiro Ano

com Festapara 200 Pessoas

O conselheiro do Cremerj e do CFM Aloísio Tibiriçáparabeniza nossa Associação

Jornal da AMETA ● Abril/Junho de 2009 5

O show-dançante ao som deAlex Cohen animou a pista dedança até a madrugada

Com o comparecimento de cerca de 200convidados – entre associados, diretores eamigos da AMETA, e diversas autoridades daárea médica –, nosso primeiro aniversário defundação foi comemorado em grande estilocom uma animadíssima festa no Clube Fede-ral, no Leblon. O evento aconteceu no sá-bado dia 28 de março e proporcionou a to-dos os presentes coquetel, jantar e show-dançante ao som de Alex Cohen.

Entre as muitas presenças de grande impor-tância, podemos destacar a do presidente doCremerj, Luís Fernando Soares Moraes, acom-panhado dos conselheiros Márcia Rosa de Ara-ujo, Armindo Fernando da Costa (também pre-sidente da Associação de Madureira) e AloísioTibiriçá Miranda (também conselheiro do CFM),além dos Drs. Ana Maria Mola e Fátima Fernan-des (representando a Unimed-Rio), Vitória Xa-vier e Cupelo (representando a Amil), e Frede-rico Genuíno e Celso Antunes (da Accoerj).

Todos os presidentes das demais associ-ações médicas de bairro – como Ana MariaCabral (da Zona Oeste), Miguel Angelo Baez(da Barra), Giuseppe Presta (do Méier), Rô-mulo Capello (da Ilha do Governador) e Ar-mindo Fernando (de Madureira) – tambémprestigiaram a comemoração da AMETA. Par-ceiros como Drogaria Venâncio (na pessoa deNelson Águia), Oncotech, Life Imagem, Farmá-cia Vita e Laboratório Hélion Póvoa MedicinaDiagnóstica marcaram presença com seus di-retores.

A AMETA ag radece aos seguintespatrocinadores: Unimed-Rio, Centro de Medi-cina Nuclear da Guanabara, Oncotech, LifeImagem, Farmácia Vita, Laboratório HélionPóvoa Medicina Diagnóstica e Unicred-Rio.

O presidente Ricardo Bastos (centro)posa com a família durante a festa

A comemoração de alguns dosfundadores da AMETA e seus

cônjuges: Bene Vinocur, Jorge Petrus,Evelyn Vinocur, Martha Avelin, Luiz

Carlos Izidoro, Ricardo Bastos,Arnaldo Mazza e Dilson Ribeiro

6

Jorn

al d

a A

MET

A

Abril

/Jun

ho d

e 2

00

9

6 Jornal da AMETA ● Abril/Junho de 2009

No mês em que se comemora o Dia Nacional de Preven-ção e Combate à Hipertensão Arterial, abril, a Unimed-Rio pro-moveu mais uma campanha pública, cujo objetivo foi estimulara população em geral a conhecer mais sobre os cuidados queevitam a hipertensão arterial, um dos principais problemas desaúde do brasileiro e cujos índices vêm crescendo rapidamen-te nos últimos anos. A detecção precoce de alteração dos ní-veis da pressão arterial possibilita orientação terapêutica emudança no hábito de vida, que evitam danos mais graves nosórgãos nobres no futuro.

A campanha de detecção e prevenção da hipertensão ar-terial aconteceu em dois bairros do município: Copacabana eBarra da Tijuca, áreas de grande concentração e circulação depessoas, e foi promovida em parceria com a Sociedade de Car-diologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj).

Mais de mil pessoas receberam atendimento, instruçõese orientações para prevenir ou, no caso dos diagnosticadoscomo hipertensos, controlar a doença.

Os participantes passaram porquatro etapas de atendimento:cadastramento; exame dosníveis de colesterol; verificaçãode pressão arterial, peso, altura,circunferência abdominal ecálculo do IMC

Os participantes passaram por quatro etapas de atendi-mento: cadastramento, feito por meio de fichas específicas;exame dos níveis de colesterol; verificação de pressão arteri-al, peso, altura, circunferência abdominal e cálculo do IMC. Porfim, todos puderam assistir a atividades educativas sobre ahipertensão arterial e seus fatores de risco.

Além de diagnosticar a doença, a campanha também tevecomo objetivo estimular a prática de hábitos saudáveis, com-batendo a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo – os prin-cipais responsáveis pela hipertensão arterial. ■

Unimed-Rio promove campanhade conscientizaçãoe cuidados com a saúde

Unimed-Rio promove campanhade conscientizaçãoe cuidados com a saúde

Jornal da AMETA ● Abril/Junho de 2009 7

INFORMAÇÃO MÉDICA

As conjuntivites são a pato-logia mais frequente na clíni-ca diária do oftalmologista eum quadro com que o não es-pecialista se depara com fre-quência. Os principais sinaise sintomas são hiperemiaconjuntival, hipersecreção (se-rosa, seromucosa, mucopuru-lenta ou francamente purulen-ta) e alterações teciduais (fo-lículos, papilas).Elas podem ser divididas em:

1. Conjuntivitebacteriana “simples”Bilateral, usualmente autoli-mitada (10 a 15 dias), temcomo principais agentes o S.epidermidis e o S. aureus .Agudamente há olho verme-lho, ardência, lacrimejamen-to e secreção amarelada. Ouso de colírios antibióticosde amplo espectro abrevia adoença.

2. Ceratoconjuntivitegonocócica do adultoCom apresentação hiperaguda(aparecimento em 12 horas) esecreção purulenta abundante,é uma das grandes emergên-cias em Oftalmologia, reque-rendo hospitalização e avalia-ção laboratorial obrigatória.Preconiza-se o uso de antibió-ticos tópico (de hora em hora)e sistêmico. Se não tratada,pode levar à endoftalmite e àperda do olho num prazo de24 a 48 horas.

3. Conjuntivite viralO principal agente é o adeno-vírus, em dois quadros: febrefaringoconjuntival e ceratocon-juntivite epidêmica, que são al-tamente contagiosas por maisde duas semanas. Praticam-semedidas de higiene + com-pressas de soro fisiológico ge-

Conjuntivites: quadros mais frequentese o que não fazer

lado + uso de óculos com len-tes escurecidas. O pacientenão deverá praticar atividadesprofissionais e escolares en-quanto sintomático.

4. Conjuntivite porChlamydiaPode se apresentar em doisquadros: conjuntivite de inclu-são do adulto e tracoma. En-quanto a primeira é uma in-fecção venérea em sua essên-cia, o tracoma ocorre em po-pulações expostas a baixascondições de higiene, tem amosca comum como vetor eé a maior causa de cegueiraprevenível no mundo. A me-dida preventiva mais impor-tante contra o tracoma é osimples lavar do rosto das cri-anças. Trata-se com pomadaoftálmica de tetraciclina e an-tibióticos orais.

5. Conjuntivite neonatal(ophtalmia neonatorum)É a que ocorre até o 28° diaapós o nascimento. As prin-cipais são por Chlamydia (amais comum, com 73% doscasos, entre 5 e 17 dias) e porgonococos (15% dos casos,entre dois e cinco dias). Podese complicar com otite, riniteou pneumonia, e deve ser tra-tada com tetraciclina tópica eeritromicina oral.

6. Conjuntivites alérgicas(causadas por reação dehipersensibilidade dotipo I e / ou IV)● Conjuntivite alérgicasazonalAguda e frequente em crian-ças, tem como gatilhos antíge-nos em suspensão (principal-mente pólen, mas tambémesporos, grama, sementes, ca-belos, lã e pena). Trata-se com

colírio de cromoglicato de só-dio 4 % e colírios anti-histamí-nicos de ação rápida.● Conjuntivite alérgicapereneÉ crônica, com aspecto seme-lhante à sazonal, porém temsintomatologia mais branda.Afeta principalmente crianças,e o principal alergeno é o áca-ro (poeira domiciliar), além depelos de animais. Costuma terremissão espontânea, melho-ra com lavagem do saco con-juntival com soro e pode sertratada com estabilizador demembrana dos mastócitos(cromoglicato de sódio).● Conjuntivite primaverilou vernalIncomum, recorrente, bilateral,acomete crianças e jovens ató-picos (3/4); se inicia aos cin-co anos, costuma se curar napuberdade e raramente ultra-passa os 25 anos. Trata-secom esteróides e cromoglica-to de sódio tópicos.● DermatoceratoconjuntiviteatópicaAcomete indivíduos com maisde 40 anos que desenvolvemsimultaneamente quadro dedermatite atópica e, muitas ve-zes, asma e rinite. O quadro semanifesta durante o ano, masse exacerba nas estações declima frio.

● Conjuntivite papilar giganteAcomete usuários de lentes decontato, que podem desenvol-ver intolerância e precisar des-continuar seu uso.O que fazer nasconjuntivites?O uso de soro fisiológico ouágua boricada a 3% para lavaro saco conjuntival é medidasegura e deve ser empregadaprincipalmente se houver se-creção, antes de se instilarqualquer colírio. Se há secre-ção amarelada, e uma avalia-ção mais completa não forpossível, o uso de colírio anti-biótico pode ser necessário.O que não fazer? Evite aprescrição de associações cor-ticóide-antibiótico, pois podemdeflagrar outros quadros,como uma ceratite herpética.Oriente o doente a lavar asmãos em água corrente e sa-bão sempre que tocar nosolhos e a usar lenço e toalhade papel. A doença não étransmitida pelo fato de secompartilhar o mesmo ambi-ente, e sim através do contatopessoal, fômites, piscinas oupor objetos comuns como len-ços, maçanetas ou canetas.

Dr. Camilo de LelisMédico Oftalmologista Associ-ado da AMETA

Conjuntivites: quadros mais frequentese o que não fazer

8

Jorn

al d

a A

MET

A

Abril

/Jun

ho d

e 2

00

9

Galeria de Fotosda Festa de AniversárioConfira nas imagenso grande comparecimentoà nossa Festa de 1o Aniversário

Galeria de Fotosda Festa de AniversárioConfira nas imagenso grande comparecimentoà nossa Festa de 1o Aniversário