PARÁFRASE RESUMO

2
PARÁFRASE RESUMO Inicialmente, resumir, condensar, já é interpretar. Resumir é condensar – com redação pessoal – as idéias de um texto original. Geralmente, esse tipo de resumo apresenta o seguinte processo: SUBLINHAR >>> VER AS PALAVRAS-CHAVE >>> RESUMIR O resumo tem como característica a não transcrição/cópia de frases do texto fonte, apenas a indicação das idéias básicas. Um resumo, além da correção gramatical, deve conter três movimentos básicos. i) Apresentação do texto objeto do resumo com as seguintes informações: autor, título, local e data da publicação, tipo de texto (aula, livro, capítulo de livro, apostila, artigo de jornal), indicação da organização ou das partes do texto; ii) Apresentação do objetivo final ou idéia mestra do texto; iii) Apresentação das partes do texto com suas idéias básicas, costuras entre si, sempre fazendo referência ou ancoragem ao autor original e apresentando “guias do percurso textual” (orientadores espaçotemporais) que sinalizem o “mapa” seguido pelo autor do texto (abertura, desenvolvimento, conclusão). MODELO A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA: INTEGRAÇÃO E EXCLUSÃO Em função do processo global, criou-se, a partir de 1990, o que John Williamson, articulador das políticas globais dos USA, chamou de Consenso de Washington. Segundo esse consenso, se procura um ajustamento das economias periféricas , sob o comando do FMI e do Banco Mundial, à lógica do mercado mundial. Mais ou menos 60 países do mundo inteiro foram submetidos ao receituário do FMI e do Banco Mundial. Aí se prevê a abertura das fronteiras econômicas, a livre circulação de produtos estrangeiros no mercado interno, a economia voltada para a exportação especialmente de matérias-primas . Para isso, é imperativa a diminuição do Estado , a privatização e a desregulamentação. Esse tipo de capitalismo mundialmente integrado não opera com a integração de todos no mercado. Ao contrário, ao utilizar as tecnologias de ponta, como a comunicação, os robôs e a informatização, marginaliza muitos países , pouco interessantes aos interesses do capital mundial, dispensa milhões de pessoas do trabalho e os condena ao desemprego estrutural . Isso ao nível do sistema mundial, no centro e na periferia.

Transcript of PARÁFRASE RESUMO

Page 1: PARÁFRASE RESUMO

PARÁFRASE RESUMO

Inicialmente, resumir, condensar, já é interpretar.Resumir é condensar – com redação pessoal – as idéias de um texto original.Geralmente, esse tipo de resumo apresenta o seguinte processo:

SUBLINHAR >>> VER AS PALAVRAS-CHAVE >>> RESUMIRO resumo tem como característica a não transcrição/cópia de frases do texto fonte, apenas a indicação das idéias básicas.Um resumo, além da correção gramatical, deve conter três movimentos básicos.

i) Apresentação do texto objeto do resumo com as seguintes informações: autor, título, local e data da publicação, tipo de texto (aula, livro, capítulo de livro, apostila, artigo de jornal), indicação da organização ou das partes do texto;

ii) Apresentação do objetivo final ou idéia mestra do texto;iii) Apresentação das partes do texto com suas idéias básicas, costuras entre si,

sempre fazendo referência ou ancoragem ao autor original e apresentando “guias do percurso textual” (orientadores espaçotemporais) que sinalizem o “mapa” seguido pelo autor do texto (abertura, desenvolvimento, conclusão).

MODELO

A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA: INTEGRAÇÃO E EXCLUSÃO

Em função do processo global, criou-se, a partir de 1990, o que John Williamson, articulador das políticas globais dos USA, chamou de Consenso de Washington. Segundo esse consenso, se procura um ajustamento das economias periféricas, sob o comando do FMI e do Banco Mundial, à lógica do mercado mundial. Mais ou menos 60 países do mundo inteiro foram submetidos ao receituário do FMI e do Banco Mundial. Aí se prevê a abertura das fronteiras econômicas, a livre circulação de produtos estrangeiros no mercado interno, a economia voltada para a exportação especialmente de matérias-primas. Para isso, é imperativa a diminuição do Estado, a privatização e a desregulamentação.

Esse tipo de capitalismo mundialmente integrado não opera com a integração de todos no mercado. Ao contrário, ao utilizar as tecnologias de ponta, como a comunicação, os robôs e a informatização, marginaliza muitos países, pouco interessantes aos interesses do capital mundial, dispensa milhões de pessoas do trabalho e os condena ao desemprego estrutural. Isso ao nível do sistema mundial, no centro e na periferia.

(Fonte: BOFF, Leonardo. Depois de 500 anos que Brasil queremos? Petrópolis: Vozes, 2000, PP.57-58)

RESUMO

O excerto “A globalização econômica: integração e exclusão”, retirado da obra de Leonardo Boff, Depois de 500 anos que Brasil queremos?, aponta, em dois parágrafos antitéticos, as contradições inerentes à globalização econômica. Na primeira parte, o autor situa e define o que é a globalização econômica: o ajustamento das economias periféricas aos grandes centros; a diminuição do Estado por meio das privatizações e desregulamentações; a abertura do mercado interno para os externos, limitando-se a periferia a exportar matérias-primas. No segundo parágrafo, o texto mostra as contradições desse modelo: marginalização dos países periféricos, que não têm tecnologia, e o desemprego estrutural.