Paralelas e Diagonais

3
Artigo - "Paralelas e Diagonais" Definindo os dois movimentos, será: Uma “ paralela “, é o movimento ofensivo, no qual o percurso percorrido pelo atacante é feito paralelamente à linha lateral (a linha lateral como referência ). Uma “ diagonal “, é o movimento ofensivo, no qual o percurso percorrido pelo atacante é feito em diagonal à linha lateral ( a linha lateral como referência ). Há quem defenda, que no caso da diagonal, seja a linha de baliza tomada como referência. Entendo ser indiferente e por uma questão de uniformidade de conceitos, a linha lateral serve perfeitamente as duas situações. Paralelas e diagonais, para quê ? As paralelas e as diagonais, não devem ser “ avulsas “, sob pena de tornar o jogo ofensivo da equipa, descaracterizado e anárquico, devem estar inseridas num conjunto de vários movimentos ofensivos coordenados a que chamamos Sistema de Jogo Ofensivo ou em movimentos ofensivos para finalização e têm como objectivo, criar desequilíbrios na defensiva contrária. Constato, que por vezes se confunde a trajectória percorrida pela bola, com o trajecto percorrido pelo jogador, assim, quando dizemos “ ... fez uma diagonal ... “ referimo-nos ao percurso do atacante, quando dizemos “ ... fez um passe na diagonal ... “ referimo-nos obviamente à trajectória da bola, poderemos ainda dizer “ ... fez um passe na paralela, para uma entrada na diagonal do jogador ... “. A definição, só por si, será sempre quanto ao trajecto percorrido pelo jogador na execução do seu movimento ofensivo. Os passes poderão ser na paralela, na diagonal, por alto, picados, tensos, etc. Já agora, um passe por alto na diagonal, como diríamos ? Seria uma diagonal ou um passe por alto ? Alguns exemplos simples :

description

futsal

Transcript of Paralelas e Diagonais

Artigo - "Paralelas e Diagonais"

Artigo - "Paralelas e Diagonais"

Definindo os dois movimentos, ser:

Uma paralela , o movimento ofensivo, no qual o percurso percorrido pelo atacante feito paralelamente linha lateral (a linha lateral como referncia ).

Uma diagonal , o movimento ofensivo, no qual o percurso percorrido pelo atacante feito em diagonal linha lateral ( a linha lateral como referncia ).

H quem defenda, que no caso da diagonal, seja a linha de baliza tomada como referncia. Entendo ser indiferente e por uma questo de uniformidade de conceitos, a linha lateral serve perfeitamente as duas situaes.

Paralelas e diagonais, para qu ?

As paralelas e as diagonais, no devem ser avulsas , sob pena de tornar o jogo ofensivo da equipa, descaracterizado e anrquico, devem estar inseridas num conjunto de vrios movimentos ofensivos coordenados a que chamamos Sistema de Jogo Ofensivo ou em movimentos ofensivos para finalizao e tm como objectivo, criar desequilbrios na defensiva contrria.Constato, que por vezes se confunde a trajectria percorrida pela bola, com o trajecto percorrido pelo jogador, assim, quando dizemos ... fez uma diagonal ... referimo-nos ao percurso do atacante, quando dizemos ... fez um passe na diagonal ... referimo-nos obviamente trajectria da bola, poderemos ainda dizer ... fez um passe na paralela, para uma entrada na diagonal do jogador ... .A definio, s por si, ser sempre quanto ao trajecto percorrido pelo jogador na execuo do seu movimento ofensivo. Os passes podero ser na paralela, na diagonal, por alto, picados, tensos, etc.J agora, um passe por alto na diagonal, como diramos ? Seria uma diagonal ou um passe por alto ?Alguns exemplos simples :

O jogador 2 de posse de bola, faz passe a 3, entra em paralela e o jogador 3 devolve com passe na diagonal.

Idem, com o jogador 4 a vir fazer o passe na diagonal.

O jogador 4, faz passe na paralela ao jogador 5 e entra na diagonal.

O jogador 3 faz passe ao jogador 2 e o jogador 4 entra sem bola na diagonal.

O jogador 3 faz passe a 2 e entra na diagonal, e o jogador 2 devolve com passe na paralela.

LUS MANTA (Treinador de Futsal)