PARASOL c - swegon.com climate systems/Comfort... · O módulo está preparado para fluxos de ar...

38
PARASOL c Módulos de conforto integrados Distribuição de ar de 4 vias, onde cada lado dispõe de taxa de fluxo de ar reajustável e direção de descarga de ar regulável para máximo conforto. Capacidade elevada – ocupa pouco espaço na superfí- cie do teto Os bicos facilmente reajustáveis combinados com o sis- tema ADC (Anti Draught Control - controlo de corren- tes de ar) da Swegon oferecem máxima flexibilidade hoje e para necessidades futuras. Disponível com equipamento de controlo instalado e comunicação sem fios. Painel de superfície articulado para acesso simples à bateria. Ar de entrada Ar de entrada, arrefecimento Ar de entrada, arrefecimento e aquecimento (elétrico ou a água) Variante PlusFlow com taxas de fluxo de ar extra eleva- das para salas de conferência, por exemplo. Caudal de ar primário: Limites de pressão: Capacidade máxima de arrefecimento: Até 85 l/s 50 a 150 Pa Até 2055 W Capacidade de aquecimento: Água: Eléctrica: Até 2700 W Até 1000 W Dimensões: Altura: PARASOL 600: 584 x 584 mm 592 x 592 mm 598 x 598 mm 617 x 617 mm 623 x 623 mm 642 x 642 mm 667 x 667 mm 220 mm PARASOL 1200: 1184 x 584 mm 1192 x 592 mm 1198 x 598 mm 1242 x 617 mm 1248 x 623 mm 1292 x 642 mm 1342 x 667 mm 220/240* mm *=Parasol 1200 PF www.eurovent-certification.com www.certiflash.com 1 PARASOL c

Transcript of PARASOL c - swegon.com climate systems/Comfort... · O módulo está preparado para fluxos de ar...

PARASOL cMódulos de conforto integrados

► Distribuição de ar de 4 vias, onde cada lado dispõe de taxa de fluxo de ar reajustável e direção de descarga de ar regulável para máximo conforto.

► Capacidade elevada – ocupa pouco espaço na superfí-cie do teto

► Os bicos facilmente reajustáveis combinados com o sis-tema ADC (Anti Draught Control - controlo de corren-tes de ar) da Swegon oferecem máxima flexibilidade hoje e para necessidades futuras.

► Disponível com equipamento de controlo instalado e comunicação sem fios.

► Painel de superfície articulado para acesso simples à bateria.

► Ar de entrada

► Ar de entrada, arrefecimento

► Ar de entrada, arrefecimento e aquecimento (elétrico ou a água)

► Variante PlusFlow com taxas de fluxo de ar extra eleva-das para salas de conferência, por exemplo.

Caudal de ar primário: Limites de pressão: Capacidade máxima de arrefecimento:

Até 85 l/s 50 a 150 Pa Até 2055 W

Capacidade de aquecimento: Água:

Eléctrica:

Até 2700 W

Até 1000 W

Dimensões:

Altura:

PARASOL 600:

584 x 584 mm

592 x 592 mm

598 x 598 mm

617 x 617 mm

623 x 623 mm

642 x 642 mm

667 x 667 mm

220 mm

PARASOL 1200:

1184 x 584 mm

1192 x 592 mm

1198 x 598 mm

1242 x 617 mm

1248 x 623 mm

1292 x 642 mm

1342 x 667 mm

220/240* mm

*=Parasol 1200 PF

www.eurovent-certification.com www.certiflash.com

1

PAR

ASO

L c

Módulos de Conforto ParasolParasol é a designação genérica de uma família de produ-tos constituída por módulos de conforto. Os módulos são concebidos para se complementarem entre si e em conjunto criarem um conforto ambiente ideal.

Módulos: Ar de entrada Ar de entrada e arrefecimento Ar de entrada, arrefecimento e aquecimento (água) Ar de entrada, arrefecimento e aquecimento (elétrico)

Instalação: Montagem à face para construções com tetos falsos

FunçãoOs módulos de conforto funcionam num princípio básico que é muito semelhante ao das vigas de arrefecimento. A diferença reside principalmente no facto de os módulos de conforto distribuírem o ar em quatro direcções em vez de duas. Isto maximiza a área de mistura do ar insuflado com o ar ambiente, o que permite uma grande capaci-dade de descarga de ar dos módulos, sem que ocupem mais espaço de tecto para além do necessário.

Os módulos de conforto foram igualmente optimiza-dos para uma mistura rápida do ar insuflado com o ar ambiente, proporcionando um melhor conforto na divisão. Em aplicações de aquecimento, esta técnica pode ser utilizada com vantagem para fornecer calor ao longo do tecto de forma eficaz.

FlexibilidadeOs bocais facilmente ajustáveis em combinação com o Swegon ADCII (Anti-Draught Control),proporcionam a máxima flexibilidade caso seja necessário efectuar alte-ração na disposição do espaço. Todos os lados podem ser regulados independentemente uns dos outros de forma a que o módulo de conforto possa distribuir mais ou menos ar e simultaneamente fazer a descarga de ar na divisão em qualquer direcção que se pretenda.

DesignO painel frontal do Parasol tem três padrões de perfu-ração diferentes. De série, o painel frontal tem perfu-rações redondas num padrão triangular; contudo existem outras variantes disponíveis mediante encomenda especial.

Climatização de interiores sem correntes de arThe Parasol has a four-way air distribution, providing low air velocities into the space. The low air velocity is reached by distributing the cooled air over a large surface area. The special design of the outlet creates a turbulent flow, which causes the air to be quickly mixed with the room air. The comfort module’s closed design with a recircula-tion grille for return air in the face of the unit also contri-butes to the advantageous mixing performance.

O Parasol está disponível nas seguintes variantes de bate-ria/permutador de calor:

Variante A: Ar de entrada e arrefecimento a água de uma bateria

Variante B: Ar de entrada, arrefecimento a água e aquecimento de uma bateria.

Variante C: Ar de entrada

Variante X: Ar de entrada, arrefecimento a água de uma bateria e aquecimento de elementos de aquecimento elétrico na bateria.

2

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Figura 1.Variante A: Função de arrefecimento e do ar de entrada

1 = Ar primário 2 = Ar ambiente induzido 3 = Ar primário misturado com ar ambiente arrefecido

Figura 2.Variante B: Função de aquecimento e do ar de entrada (inclui também a função de arrefecimento)

1 = Ar primário 2 = Ar ambiente induzido 3 = Ar primário misturado com ar ambiente aquecido

Figura 3.Variante C: Função do ar de entrada

1 = Ar primário 2 = Ar ambiente induzido 3 = Ar primário misturado com ar ambiente

Figura 4.Variante X: Função do ar de entrada e de aquecimento com elementos de aquecimento elétrico (inclui também a função de arrefecimento)

1 = Ar primário 2 = Ar ambiente induzido 3 = Ar primário misturado com ar ambiente aquecido

3

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Módulo de insuflação de arEstá disponível um módulo de conforto apenas para ar insuflado (variante C – sem bateria) para complementar determinados tipos de divisões onde os ocupantes neces-sitam de uma grande quantidade de ar, mas apenas uma quantidade mais reduzida de energia de arrefecimento a água. Isto aplica-se, por exemplo, a determinadas salas de conferências ou às zonas mais em espaços de grandes dimensões. Para evitar o sobredimensionamento, é fre-quente combinar unidades com função de arrefecimento e unidades exclusivamente com função de insuflação de ar. Como a variante de ar insuflado também é concebida de acordo com o princípio da indução, é possível fazer a descarga de ar insuflado a um temperatura substanci-almente inferior à temperatura ambiente e ainda assim não pensar num possível reaquecimento como poderia ser necessário em sistemas combinados com painéis de arrefecimento e difusores de ar. A velocidade de indução varia em função das condições de pressão e caudal mas situa-se geralmente entre 3 e 5, o que significa que se acrescentar 30 l/s, será induzido 3 a 5 vezes a mesma quantidade de ar ambiente aquecido (90 a 150 l/s). O ar misturado terá assim uma temperatura substancialmente superior à temperatura do ar insuflado, o que diminui o risco de correntes de ar na zona ocupada.

Outra vantagem do módulo de insuflação de ar é que funciona com a mesma pressão de canal que os módulos com bateria. Por outras palavras, não é necessário acelerar mais do que o suficiente a pressão em qualquer ramal do canal. Em vez de incorporar uma bateria no módulo de insuflação de ar, o módulo possui um controlo de indução com bocais perfurados, concebido para o dotar da mesma velocidade de indução que as unidades com bateria. Isto permite utilizar o Swegon ProSelect, o programa de dimensionamento para determinar os comprimentos de alcance, mesmo para módulos de insuflação de ar. Se for preferível optar por comprimentos de alcance inferiores ao normal, é possível vedarem-se determinadas aberturas para reduzir a área livre no controlo de indução a fim de diminuir a percentagem de ar ambiente induzido. A capa-cidade de ar primário nunca é afectada por um aumento ou diminuição da velocidade de indução.

PARASOL PlusFlow Se necessitar de capacidade de arrefecimento elevada e de fluxos de ar elevados em simultâneo, então o Parasol 1200 PF é a escolha certa. O Parasol PF instalado numa sala de conferências, por exemplo, pode reduzir em 50% o número de produtos instalados.

O módulo está preparado para fluxos de ar grandes e, ao mesmo tempo, tem a mesma capacidade de arrefe-cimento e aquecimento elevada de um Parasol de série, mantendo um elevado nível de conforto na sala.

A unidade PlusFlow funciona como um Parasol de série, mas difere na medida em que distribui ar na sala através de duas filas de injetores separadas. Uma fila de injetores não tem capacidade de ajuste do fluxo e está sempre aberta. A outra fila de injetores é ajustável por meio de faixas de bicos tal como os outros módulos Parasol.

Isto significa que, quando todas as faixas de bicos ajustá-veis fecham, o produto continua a fornecer um fluxo de ar.

O dimensionamento pode ser efetuado da mesma forma que para o módulo do ar de entrada e para os nossos Parasol comuns, utilizando o nosso programa de dimen-sionamento ProSelect.

Capacidade elevadaGraças à sua elevada capacidade, o Parasol utiliza menos 40 a 50% de superfície do tecto para assumir a carga de arrefecimento num escritório normal, em comparação com o painel de arrefecimento tradicional.

Simples de ajustarPor meio do ajuste de bocal integrado com uma diversi-dade de regulações possíveis, o Parasol proporciona um óptimo conforto e pode facilmente ser adaptado em caso de renovação das dimensões do espaço ou se o ramo de actividade mudar. O modulo de conforto pode ser regulado de forma a que diferentes volumes de ar sejam distribuídos de cada lado e tanto com caudal de ar alto como baixo.

4

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Gama de aplicaçõesO Parasol é ideal para ser utilizado como aplicação padrão em instalações como:

• Escritórios e salas de conferências

• Salas de aula

• Hotéis

• Restaurantes

• Hospitais

• Lojas

• Centros comerciais

Com as suas muitas opções de instalação, as funções do Parasol podem ser facilmente adaptadas a um novo tipo de actividade ou a alterações na disposição da divisão.

Simples de instalarAs dimensões das pequenas e compactas unidades Parasol adaptam-se aos módulos de tecto mais fre-quentemente utilizados, o que também as torna fáceis de instalar. As pequenas dimensões são úteis durante o manuseamento, especialmente quando os produtos são manuseados no local de construção, com menos danos causados pelo manuseamento e menos problemas de saúde e segurança..

Flexibilidade do sistema de tectoA gama disponível inclui dimensões de módulos que se adaptam às medidas de tecto normalizadas: c-c 600, 625 e 675 mm. Existe ainda uma estrutura de instalação para tectos de estuque e soluções para tecto de encaixe, por exemplo, Dampa e FineLine.

Sempre em stockPara assegurar prazos de entrega mais curtos, as versões standard do Parasol, com as funções mais comuns, exis-tem em stock.rna, som lagervara.

Figura 5. Ajuste do bocal

5

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

ADCII

Todos os módulos de conforto vêm equipados de série com o sistema ADCII. ADC é a abreviatura de Anti Draught Control, ou seja, controlo de correntes de ar, o sistema que lhe permite ajustar o padrão de difusão do ar a ser distribuído de forma a evitar o risco de corrente de ar. Em cada um dos lados da unidade existe uma série de secções ADCII com quatro deflectores de ar por secção. Cada uma delas pode ser regulada de um ajuste de linha recta a uma deflexão de 40° para a direita ou para a esquerda, em incrementos de 10°. Isto proporciona enorme flexibilidade e ajuste fácil sem ter de afectar o sistema como um todo.

O nível de ruído e a pressão estática não são nunca afectadas pelo ADCII. A capacidade de água é reduzida em 5 a 10% se o ADCII for ajustado para ”formato ven-toinha”.

+40˚

-40˚ 0˚

Figura 7. Regulações possíveis para o ADCII, Formato ventoinha

40

Figura 8. Regulações possíveis para o ADCII, Formato X

Figura 6. ADCII, limites de regulação de -40° a +40° em incre-mentos de 10°

6

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Flexibilidade estéticaO painel frontal da unidade está disponível com três padrões de perfuração distintos para que possa ser facilmente adaptável a diferentes tipos de componentes de tecto como, por exemplo, acessórios de iluminação e grelhas de escape que partilham a superfície de um tecto falso. Isto evita o efeito de um amontoado de componen-tes incompatíveis.

É evidente que estão disponíveis outros padrões, por encomenda especial. Para mais pormenores, contacte o nosso representante Swegon mais perto de si.

Figura 9. Painel frontal padrão Orifícios circulares dispostos num padrão triangular.

Figura 10. Painel frontal PD Orifícios circulares dispostos num padrão quadrangular com uma margem graduada

Figura 11. Painel frontal PE Orifícios quadrados dispostos num padrão quadrangular com uma margem graduada

7

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Sistema de climatização individual montado de fábrica opcional.Para simplificar ainda mais o trabalho de instalação, é pos-sível encomendar equipamento de climatização individual montado de fábrica LUNA e CONDUCTOR para o PARA-SOL.

CONDUCTORSe o equipamento de controlo CONDUCTOR for fornecido montado de fábrica, o atuador (arrefecimento e aqueci-mento) é fornecido ligado ao controlador.

O controlador tem de ser energizado a fim de iniciar as funções de controlo de feed-back. Isto é feito através de uma alimentação de 24 V CA de uma rede ou através da adição de um transformador separado.

O controlo ambiente é fornecido embalado juntamente com o PARASOL. O controlo ambiente pode funcionar com controlo remoto sem fios ou através de uma ligação por cabos. Se o controlador funcionar por comunicação sem fios, é alimentado por 4 pilhas AAA. Se for utilizada uma ligação por cabo, o controlo ambiente é alimentado pela mesma cablagem usada para a comunicação entre o controlador do módulo e o controlador de ambiente. Assim que ligar a corrente para o controlador do módulo e o controlador de ambiente, introduza simplesmente o número ID do controlador do módulo no controlador de ambiente para iniciar a comunicação sem fios. Se o con-trolador de ambiente estiver ligado através de um cabo, não necessita de introduzir um número ID.

Mediante encomenda especial, estão disponíveis vários acessórios para utilizar as funções de economia de energia disponíveis no CONDUCTOR com a aplicação W4. Para mais informações sobre o CONDUCTOR, consulte a ficha de dados do produto em separado.

LUNASe o PARASOL estiver equipado com o equipamento de controlo LUNA montado de fábrica, o atuador (arrefeci-mento e aquecimento) está ligado a um bloco de termi-nais.

O PARASOL não tem qualquer controlador no seu interior, porque a inteligência no LUNA está integrada no con-trolo ambiente. O controlador tem de ser encomendado separadamente e é fornecido numa embalagem robusta separada juntamente com o PARASOL. O controlador tem de ser energizado a fim de iniciar a função de controlo. Pode ser através de uma alimentação de 24 V CA de uma rede ou através da adição de um transformador separado.

Figura 12. LUNA - Climatização montada de fábrica. (PARASOL c T-RK-LUNA)

Figura 13. CONDUCTOR – Climatização montada de fábrica (PARASOL c T-COND-XX)

PARASOL com aquecimento elétricoO LUNA também pode ser utilizado como controlador para a variante do Parasol com aquecimento elétrico. Nesta solução, tem de recolocar um “jumper” no interior do controlador e reprogramar o respetivo sinal de saída de aquecimento para o controlo de uma unidade Triac com modulação de largura de impulso. A unidade Triac, por sua vez, fornece corrente aos elementos de aquecimento no Parasol com potência regulada de 230 V (ver Figura 15).

Encontra mais informações sobre o equipamento de cli-matização interior LUNA numa ficha de dados do produto em separado em www.swegon.com.

8

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Figura 14. Instalação típica, arrefecimento e aquecimento a água

Figura 15. Instalação típica, arrefecimento a água e aquecimento eléctrico

Para ajustar a válvula SYST VEN 115:Quando a unidade é entregue, as válvulas estão comple-tamente abertas (posição N: 0,89 kV). O valor kv preten-dido deve ser regulado durante a colocação em funciona-mento. A velocidade de fluxo pode ser regulada ajustando a regulação do cone da válvula. Isto faz-se facilmente utilizando a caixa protectora (fornecida com a unidade) com uma escala kv com marcas de diferentes comprimen-tos (ver Tabela 1). A altura de elevação é sempre a mesma independentemente da regulação.

Figura 16. Para ajustar o valor kv. A = Caixa protectora, com possibilidade de rotação até 180° B = Marca no lado da saída da válvula

1. Instalar a caixa protectora A sobre a válvula.

2. Rodar a caixa protectora até que a marca de referên-cia pretendida esteja centrada com a marca B na válvula.

Tabela 1. Valor kv (m³/h) para diferentes marcas de regulação

A = Marca de referência

B = Valor kv

Manutenção das válvulas SYST VEN 115Normalmente, as válvulas não necessitam de qualquer manutenção. Se alguma coisa danificar a caixa de empan-que, esta pode ser substituída mesmo com o sistema sob pressão. Para tal é necessária um ferramenta especial.

Dados técnicos, válvulaDados funcionais

Classe PN PN 10

Meios permitidos: Água refrigerada e quente com produto anti-congelante

Recomendação: Tratamento da água de acordo com a norma VDI 2035

Temperatura do meio: 1…120°C

Pressão de funciona-mento admitida:

1000 kPa (10 bar)

Pressão de fecho: 60 kPa (0.6 bar)

Queda de pressão para válvula completamente aberta (Δpv100):

Limites recomendados: 5 … 20 kPa (0.05 … 0.2 bar)

Altura de elevação: 2 mm

Material

Corpo da válvula: Latão, mate, niquelado

Bico de ligação: Latão, mate, niquelado

Caixa de protecção: Polipropileno

O-ring: EPDM

Ligação

Roscas macho R: ½’’ B de acordo com ISO 7/1

Entrada/Saída

Roscas fêmea Rp: ½” de acordo com ISO 7/1

9

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

INSTALAÇÃOTipos de tecto recomendadosParasol foi concebido para ser utilizado na maioria de sistemas de tectos que apoiam em barra T e tectos de encaixe, em termos de comprimento e largura. Para garantir um acabamento de qualidade em sistemas de grelha em T, recomendamos perfis em T com uma largura de 24 mm.

SuspensionAs unidades duplas possuem quatro suportes de monta-gem para a sua suspensão e são montadas utilizando uma haste roscada em cada um dos suportes de montagem (Figura 17). Se a distância entre a laje suspensa e a uni-dade for substancial, deverá utilizar-se uma haste roscada dupla com travão de rosca. Se a unidade se destinar a ser montada directamente no tecto, utilize uma haste roscada com 200 mm de comprimento.

A haste roscada, peça de montagem SYST MS (Figura 20), tem que ser encomendada separadamente.

Dimensões de ligação Água - arrefecimento, extremidade de tubo simples (Cu) Ø 12 x 1,0 mm Água - aquecimento, extremidade de tubo simples (Cu) Ø 12 x 1,0 mm Ar, peça de ligação Ø 125 mm Ar, peça de ligação, Variante PF Ø 160 mm

Para ligar o aO Parasol é fornecido de série com uma ligação de ar aberta no lado direito (vista do lado onde a água está ligada).

A peça de ligação do ar é fornecida e tem que ser insta-lada de forma a que possa depois ser ligada à conduta de ar primário (ver Figura 19). É montada uma tampa na ligação de ar do lado esquerdo, mas as ligações podem ser facilmente trocadas se o espigão de ligação de ar tiver que ser montado do lado esquerdo.

Para ligar a águaLigue as tubagens de água utilizando acoplamentos de pressão ou acoplamentos com anéis de pressão.

Note que para os acoplamentos de anéis de pressão são necessárias mangas de suporte no interior das tubagens.

Ligar os tubos de água utilizando acoplamentos de pres-são ou acoplamentos de segmento de fixação.

Não utilizar um acoplamento soldado para ligar os tubos de água. Temperaturas elevadas podem danificar as sol-daduras existentes na unidade.

Ligação dos elementos do aquecimento eléctricoPode utilizar o equipamento LUNA da Swegon ou o seu próprio sistema de controlo para controlar os elementos de aquecimento na variante eléctrica do Parasol. Para informações mais completas sobre como fazer a ligação eléctrica do sistema de controlo LUNA e onde colocar o ”jumper”, consulte a nossa ficha de dados separada e as instruções de instalação disponíveis no nosso site: www.swegon.com.

Se utilizar um sistema de controlo seu, faça as ligações eléctricas aos blocos de terminais de parafuso na caixa de terminais do Parasol seguindo a tabela em baixo

Cor do condutor, caixa de terminais

Função do condutor

Castanho Fase, 230 V CA

Azul condutor zero

Verde/amarelo ligação à terra de protecção

Branco Protecção contra sobreaquecimento*

Preto Protecção contra sobreaquecimento*

* Entradas de texto para protecção contra sobreaquecimento com reinicialização manual.

Protecção contra sobreaquecimentoO Parasol com aquecimento eléctrico está equipado com duas protecções contra sobreaquecimento térmicas.

A protecção, com reinicialização automática, desliga os elementos de aquecimento (o condutor zero) quando a temperatura excede os 60 °C. Quando a temperatura cai para os 50 °C, a protecção fecha novamente o circuito para reenergizar os elementos de aquecimento. Se em vez disso a temperatura subir para 75 °C depois da pri-meira protecção contra sobreaquecimento ter disparado, a protecção, com reinicialização manual, assume o controlo e desliga também os elementos de aquecimento (o condutor de fase).

Deverá retirar primeiro a placa de superfície perfurada para poder reinicializar a protecção contra sobreaquecimento. O botão de reinicialização vermelho está situado entre o aquecedor de ar e o painel terminal através do qual foram instalados os tubos da água de refrigeração. Depois de reinicializar a protecção contra sobreaquecimento, volte a instalar a placa de superfície e prenda-a

Marca CEO Parasol com aquecimento eléctrico possui a marca CE de acordo com os regulamentos aplicáveis. A declaração ”CE” de conformidade está disponível no nosso site: www.swegon.com.

Arrefecimento sem condensaçãoComo os módulos de conforto têm que ser dimensionados para funcionarem sem condensação, não é necessário qual-quer sistema de drenagem.

* Entradas de texto para protecção contra sobreaquecimento com reinicialização manual.

10

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Figura 17. Suspender uma unidade simples

Figura 18. Suspender uma unidade dupla

Figura 20. Peça de montagem SYST MS M8-1, montagem no

tecto e haste roscada.

Figura 19. Peça de ligação de ar

Variante

Parasol 600 MF Parasol 1200 LF, MF, HF Parasol 1200 PF

A = Ø 125 mm A = Ø 125 mm A = Ø 160 mm

IPara ligar o equipamento de controlo de ambientes interioresSe o sistema de controlo de ambientes interiores vier montado de fábrica, ligue o tubo de retorno para água fria e a água de aquecimento directamente à válvula (roscas macho DN ½”). Ligue todos os cabos de ligação eléctrica à placa de ligações com terminais de mola forne-cidos.

11

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

DADOS TÉCNICOS

Capacidade de arrefecimento 2055 W

Capacidade de aquecimento, água máx 2700 W eléctrico, máx. 1000 W

Caudal de ar Unidade simples 7-34 l/s Unidade dupla 7-85 l/s

Comprimento Unidade simples 584; 592; 598; 617; 623; 642; 667 mm Unidade dupla 1184; 1192; 1198; 1242; 1248; 1292; 1342 mm

Largura 584; 592; 598; 617; 623; 642; 667 mm

Altura Parasol 600 MF 220 mm Parasol 1200 LF, MF, HF 220 mm Parasol 1200 PF 240 mm

As dimensões das unidades têm uma tolerância de (±2) mm.

Tabela de pesos

Vikttabell

DesignaçõesP Capacidade (W)

tl Temperatura do ar primário (°C)

tr Temperatura do ar ambiente (°C)

tm Temperatura média da água (°C)

ΔTm Diferença de temperatura tr - tm (K)

ΔTl Diferença de temperatura tl - tr (K)

ΔTk Diferença de temperatura do débito de água de arrefe-cimento e de retorno (K)

ΔTv Diferença de temperatura do débito de água de aqu-ecimento e de retorno (K)

v Velocidade da água (m/s)

q Caudal de ar (l/s)

P Pressão (Pa)

Δp Queda de pressão (Pa)

Índice remissivo suplementar: k = arrefecimento, v = aqueci-mento, l = ar, i = ajuste inicial, corr = correcção

Queda de pressão no bocalΔpl = (ql / kpl)

2

Δpl Queda de pressão no bocal(pa)

ql Débito de ar primário (l/s)

kpl Constante de queda de pressão para regulação do bocal, ver Tabelas 2 a 6

PARASOL Peso vazio

(kg)

Volume de água Arrefe-cimento (l)

Volume de água Aqu-ecimento (l)

1192-A-LF/MF/HF 22,6 1,4 X

1192-B-LF/MF/HF 26,0 1,4 0,9

1192-C-LF/MF/HF 20,3 X X

1192-A-PF 25,2 1,4 X

1192-B-PF 28,8 1,4 0,9

592-A-LF/MF/HF 14,3 0,6 X

592-B-LF/MF/HF 14,4 0,6 0,2

592-C-LF/MF/HF 11,6 X X

1192-X1 27,4 1,4 X

1192-X2 27,7 1,4 X

Estes são exemplos dos tamanhos mais comuns de Parasol. Para outras variantes, consultar o nosso programa ProSelect em www.swegon.com

Valores limite recomendadosNíveis de pressão

Pressão de funcionamento da bateria, máx. 1600 kPa *

Pressão de teste da bateria, máx. 2400 kPa *

* Aplicável sem o equipamento de controlo instalado

Pressão do bocal 50-150 Pa

Pressão mín. recomendada para o bocal se for utilizado aquecimento por bateria, pi

70 Pa

Pressão mín. Recomendada para o bocal com painel frontal em modo de saída alto

70 Pa

Caudal de água

Assegura a evacuação de quaisquer bolsas de ar no sistema.

Água de arrefecimento, mín. 0.030 l/s

Água de aquecimento, mín. 0.013 l/s

Diferenciais de temperatura

Água de arrefecimento, aumento de temperatura 2 a 5 K

Água de aquecimento, queda da temperatura 4 a 10 K

As diferenças de temperatura são sempre expressas em Kelvin (K).

Temperatura do caudal

Água de arrefecimento **

Água de aquecimento, máx. 60ºC

** A água de arrefecimento tem que ser mantida sempre a uma temperatura que assegure a não formação de con-densação.

12

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

ARREFECIMENTONormaAs capacidades de arrefecimento foram medidas de acordo com a norma EN 15116 e foram convertidas para débito de água constante de acordo com o Diagrama 2/3.

Fórmulas de cálculo - ArrefecimentoSeguem-se algumas fórmulas que permitem ao utiliza-dor calcular qual a selecção de módulo de conforto que melhor se aplica. Os valores para os cálculos podem ser retirados das tabelas.

Queda de pressão da bateria de arrefecimento

Δpk = (qk / kpk)2

Δpk Queda de pressão na bateria de arrefecimento (kPa)

qk Débito de água de arrefecimento (l/s), ver Gráfico 1

kpk Constante de queda de pressão para bateria de arrefecimento, ver Tabelas 2 a 6

Capacidade de arrefecimento do arPl = 1,2 · ql · ΔTl

Pl Capacidade de arrefecimento do ar primário (W)

ql Débito de ar primário (l/s)

ΔTl Diferença de temperatura entre o ar primário (tl) e o ar ambiente (tr) (K)

Capacidade de arrefecimento da águaPk = 4186 · qk · ΔTk

Pk Capacidade de arrefecimento da água (W)

qk Débito de água de arrefecimento (l/s)

ΔTk Diferença de temperatura do débito de água de arrefecimento e de retorno (K)

Gráfico 1. Débito de água – Capacidade de arrefeci-mento

4 ˚K

3 ˚K

2 ˚K

1 ˚K

∅Tk (˚K) = 5 ˚K

v (m/s)

qk(l/s)

Pk(W)

Capacidade corrigida – débito de águaDiferentes velocidades do débito de água têm, até certo ponto, efeitos sobre a capacidade final. Verificando o débito de água calculado relativamente ao Gráfico 2 ou 3, a capacidade indicada nas Tabelas 1 a 6 pode precisar de ser ligeiramente ajustada para mais ou para menos.

Capacidade corrigida – Débito de águaPkorr = k · Pk

Pcorr Capacidade corrigida (W)

k Factor de correcção

Pk Capacidade de arrefecimento da água

Gráfico 2. Capacidade corrigida – Débito de água, Parasol 600

0,064

Gráfico 3. Capacidade corrigida – Débito de água, Parasol 1200

13

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Gráfico 4. Queda de pressão – Débito de água de arrefecimento

14

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Uni-dade

compri-mento

Ajuste do bocal

Caudal de ar

primário

Nível de som dB(A)

Pres-são do

bocal pi (Pa)

Capacidade de arrefeci-mento Ar primário (W)

em ΔTl

Capacidade de arrefecimento, água (W) em ΔTmk

3)

Constante de queda de

pressão ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 6 8 10 12 6 7 8 9 10 11 12 kpl kpk

600 LLLL 7 <20 48 50 67 84 101 190 220 250 280 309 339 368 1,01 0,0200

600 LLLL 8 <20 62 58 77 96 115 217 251 286 321 355 389 423 1,01 0,0200

600 LLLL 9 <20 79 65 86 108 130 241 279 318 357 395 434 472 1,01 0,0200

600 LLLL 10 22 98 72 96 120 144 262 304 347 389 431 473 515 1,01 0,0200

600 LLLL 12 27 140 86 115 144 173 299 348 397 445 494 542 591 1,01 0,0200

600 MMMM 12 <20 47 86 115 144 173 227 262 297 331 365 398 432 1,76 0,0200

600 MMMM 14 22 63 101 134 168 202 263 305 345 386 426 467 507 1,76 0,0200

600 MMMM 16 26 83 115 154 192 230 294 341 388 434 480 526 571 1,76 0,0200

600 MMMM 18 30 105 130 173 216 259 322 374 425 476 527 578 629 1,76 0,0200

600 MMMM 20 33 129 144 192 240 288 346 402 458 514 569 625 680 1,76 0,0200

600 HHHH 20 20 52 144 192 240 288 285 331 377 422 468 514 559 2,77 0,0200

600 HHHH 23 25 69 166 221 276 331 324 376 428 479 530 581 632 2,77 0,0200

600 HHHH 26 28 88 187 250 312 374 359 416 473 529 585 641 697 2,77 0,0200

600 HHHH 30 33 117 216 288 360 432 399 462 525 587 649 711 772 2,77 0,0200

600 HHHH 34 36 150 245 326 408 490 434 503 571 638 705 771 838 2,77 0,0200

Tabela 2 – Dados – Guia de dimensionamento do arrefecimento para unidades Parasol 600 MF

Tabela 3 – Dados – Guia de dimensionamento do arrefecimento para unidades Parasol 1200 LFUni-dade

compri-mento

Ajuste do bocal

Caudal de ar

primário

Nível de

som dB(A)

Pres-são do

bocal pi (Pa)

Capacidade de arrefeci-mento Ar primário (W)

em ΔTl

Capacidade de arrefecimento, água (W) em ΔTmk

3)

Constante de queda de

pressão ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 6 8 10 12 6 7 8 9 10 11 12 kpl kpk

1200 LLLL 7 <20 60 50 67 84 101 293 340 388 435 482 529 575 0,90 0,022

1200 LLLL 8 <20 78 58 77 96 115 330 384 437 491 544 597 650 0,90 0,022

1200 LLLL 9 <20 99 65 86 108 130 363 422 481 540 599 657 716 0,90 0,022

1200 LLLL 10 <20 122 72 96 120 144 393 457 520 584 648 711 775 0,90 0,022

1200 LLLL 11 23 148 79 106 132 158 419 488 556 624 692 760 828 0,90 0,022

1200 MMMM 9 <20 49 65 86 108 130 299 349 398 448 497 547 597 1,28 0,022

1200 MMMM 10 <20 61 72 96 120 144 329 384 439 494 549 604 659 1,28 0,022

1200 MMMM 12 <20 88 86 115 144 173 382 446 510 574 638 702 766 1,28 0,022

1200 MMMM 14 <20 120 101 134 168 202 427 498 570 642 713 785 857 1,28 0,022

1200 MMMM 16 23 156 115 154 192 230 465 544 622 700 779 857 936 1,28 0,022

1200 HHHH 16 <20 54 115 154 192 230 400 466 533 599 666 732 798 2,18 0,022

1200 HHHH 18 <20 68 130 173 216 259 438 511 584 657 730 803 876 2,18 0,022

1200 HHHH 21 <20 93 151 202 252 302 487 569 650 732 814 895 977 2,18 0,022

1200 HHHH 24 23 121 173 230 288 346 530 619 708 797 886 976 1065 2,18 0,022

1200 HHHH 27 26 153 194 259 324 389 568 664 759 855 951 1046 1142 2,18 0,022

1) A área a cinzento indica os ajustes com que os módulos encomendados do stock são fornecidos. 1) Para determinar os valores para os ajustes de bicos alternativos, utilize o Swegon ProSelect, o programa de dimensionamento disponível em www.swegon.com.

2) O nível de ruído especificado aplica-se a uma ligação sem registo ou com registo totalmente aberto. Noutras aplicações que requerem estrangula-mento por meio de um registo de colocação em serviço SYST CRPc 9–125, montado directamente na unidade, os dados necessários podem ser lidos utilizando o programa de dimensionamento Swegon ProSelect. Atenuação ambiente = 4 dB

3) As capacidades especificadas baseiam-se no funcionamento com a placa da face na posição de capacidade elevada. O funcionamento com a placa da face regulada para a posição normal, reduz a capacidade de água do Parasol 600 em cerca de 5% e do Parasol 1200 em cerca de 10%.

A capacidade da água pode variar, dependendo da instalação e de como os deflectores de ar estão regulados. A capacidade de ar primária não é afectada.

N.B.! A capacidade total de arrefecimento é a soma da capacidade de arrefecimento baseado em ar com a capacidade de arrefecimento baseado em água.

15

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Uni-dade

compri-mento

Ajuste do bocal

Caudal de ar

primário

Nível de

som dB(A)

Pres-são do

bocal pi (Pa)

Capacidade de arrefeci-mento Ar primário (W)

em ΔTl

Capacidade de arrefecimento, água (W) em ΔTmk

3)

Constante de queda de

pressão ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 6 8 10 12 6 7 8 9 10 11 12 kpl kpk

1200 LLLL 9 <20 49 65 86 108 130 313 365 417 469 521 573 625 1,28 0,022

1200 LLLL 10 <20 61 72 96 120 144 345 403 460 518 575 633 690 1,28 0,022

1200 LLLL 12 <20 88 86 115 144 173 400 467 534 601 668 736 803 1,28 0,022

1200 LLLL 14 <20 120 101 134 168 202 447 522 597 672 747 823 898 1,28 0,022

1200 LLLL 16 22 156 115 154 192 230 488 570 652 734 816 898 980 1,28 0,022

1200 MMMM 13 <20 50 94 125 156 187 349 407 466 524 582 641 700 1,84 0,022

1200 MMMM 15 <20 67 108 144 180 216 397 463 528 593 658 724 789 1,84 0,022

1200 MMMM 17 <20 85 122 163 204 245 439 511 582 654 725 796 867 1,84 0,022

1200 MMMM 20 23 118 144 192 240 288 494 574 653 732 811 890 968 1,84 0,022

1200 MMMM 22 26 143 158 211 264 317 526 611 695 778 862 944 1027 1,84 0,022

1200 HHHH 22 <20 50 158 211 264 317 416 486 555 625 695 764 834 3,12 0,022

1200 HHHH 25 <20 64 180 240 300 360 463 540 617 694 771 847 924 3,12 0,022

1200 HHHH 28 22 81 202 269 336 403 505 588 671 755 838 921 1004 3,12 0,022

1200 HHHH 33 26 112 238 317 396 475 565 658 750 843 935 1028 1120 3,12 0,022

1200 HHHH 38 30 148 274 365 456 547 616 717 818 919 1019 1120 1220 3,12 0,022

Tabela 4 – Dados – Arrefecimento. Guia de dimensionamento para unidades Parasol 1200 MF

Uni-dade

compri-mento

Ajuste do bocal

Caudal de ar

primário

Nível de

som dB(A)

Pres-são do

bocal pi (Pa)

Capacidade de arrefeci-mento Ar primário (W)

em ΔTl

Capacidade de arrefecimento, água (W) em ΔTmk

3)

Constante de queda de

pressão ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 6 8 10 12 6 7 8 9 10 11 12 kpl kpk

1200 LLLL 13 <20 50 94 125 156 187 384 445 507 568 629 690 750 1,84 0,022

1200 LLLL 15 <20 67 108 144 180 216 425 494 562 629 697 764 831 1,84 0,022

1200 LLLL 17 <20 85 122 163 204 245 462 536 610 683 757 830 903 1,84 0,022

1200 LLLL 20 23 118 144 192 240 288 509 591 672 753 834 915 995 1,84 0,022

1200 LLLL 22 26 143 158 211 264 317 536 623 709 794 880 965 1049 1,84 0,022

1200 MMMM 23 <20 52 166 221 276 331 451 523 595 666 737 808 878 3,20 0,022

1200 MMMM 26 23 66 187 250 312 374 490 568 645 722 799 875 951 3,20 0,022

1200 MMMM 30 27 88 216 288 360 432 534 619 704 787 871 954 1037 3,20 0,022

1200 MMMM 34 31 113 245 326 408 490 573 664 755 845 934 1023 1112 3,20 0,022

1200 MMMM 39 35 149 281 374 468 562 616 714 811 907 1003 1099 1194 3,20 0,022

1200 HHHH 36 26 51 259 346 432 518 521 601 680 759 837 914 990 5,04 0,022

1200 HHHH 40 28 63 288 384 480 576 559 645 729 812 895 977 1058 5,04 0,022

1200 HHHH 45 31 80 324 432 540 648 602 693 783 872 960 1047 1134 5,04 0,022

1200 HHHH 50 34 98 360 480 600 720 640 736 831 925 1018 1110 1201 5,04 0,022

1200 HHHH 55 36 119 396 528 660 792 674 775 875 973 1071 1167 1262 5,04 0,022

Tabela 5 – Dados – Arrefecimento. Guia de dimensionamento para unidades Parasol 1200 HF

1) A área a cinzento indica os ajustes com que os módulos encomendados do stock são fornecidos. 1) Para determinar os valores para os ajustes de bicos alternativos, utilize o Swegon ProSelect, o programa de dimensionamento disponível em www.swegon.com.

2) O nível de ruído especificado aplica-se a uma ligação sem registo ou com registo totalmente aberto. Noutras aplicações que requerem estrangula-mento por meio de um registo de colocação em serviço SYST CRPc 9–125, montado directamente na unidade, os dados necessários podem ser lidos utilizando o programa de dimensionamento Swegon ProSelect. Atenuação ambiente = 4 dB

3) As capacidades especificadas baseiam-se no funcionamento com a placa da face na posição de capacidade elevada. O funcionamento com a placa da face regulada para a posição normal, reduz a capacidade de água do Parasol 600 em cerca de 5% e do Parasol 1200 em cerca de 10%.

A capacidade da água pode variar, dependendo da instalação e de como os deflectores de ar estão regulados. A capacidade de ar primária não é afectada. N.B.! A capacidade total de arrefecimento é a soma da capacidade de arrefecimento baseado em ar com a capacidade de arrefecimento baseado em água.

16

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Unidade

compri-mento

Ajuste do bocal

Caudal de ar

primário

Nível de som dB(A)

Pres-são do

bocal pi (Pa)

Capacidade de arrefeci-mento Ar primário (W)

em ΔTl

Capacidade de arrefecimento, água (W) em ΔTmk

3)

Constante de queda de pressão

ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 6 8 10 12 6 7 8 9 10 kpl kpk

1200 LLLL 33,6 <20 30 242 323 403 484 332 386 440 489 543 6,13 0,0232

1200 LLLL 43,3 <25 50 312 416 520 624 423 491 566 634 702 6,13 0,0232

1200 LLLL 51,3 30 70 369 492 616 739 484 568 645 722 806 6,13 0,0232

1200 LLLL 54,8 32 80 395 526 658 789 512 592 673 760 840 6,13 0,0232

1200 MMMM 39,5 <20 30 284 379 474 569 358 417 476 535 594 7,21 0,0232

1200 MMMM 51,0 26 50 367 490 612 734 457 530 603 683 755 7,21 0,0232

1200 MMMM 60,3 31 70 434 579 724 868 519 600 689 771 859 7,21 0,0232

1200 MMMM 64,5 33 80 464 619 774 929 540 632 717 810 894 7,21 0,0232

1200 HHHH 48,2 <20 30 347 463 578 694 389 450 512 573 634 8,81 0,0232

1200 HHHH 62,2 26 50 448 597 746 896 483 566 641 716 791 8,81 0,0232

1200 HHHH 73,7 32 70 531 708 884 1061 546 638 722 813 896 8,81 0,0232

1200 HHHH 78,7 34 80 567 756 944 1133 575 662 757 844 939 8,81 0,0232

1) Para o dimensionamento de regulações de bicos alternativas, utilize o programa de dimensionamento ProSelect da Swegon, disponível em www.swegon.com

2) O nível de som especificado aplica-se a uma ligação sem registo ou com registo totalmente aberto. Noutras aplicações, tal requer estrangulamento por meio de um registo de equilíbrio SYST CRPc 9-160 montado diretamente na unidade, cujos dados necessários podem ser lidos utilizando o programa de dimensionamento ProSelect da Swegon.

Atenuação ambiente = 4 dB

3) As capacidades especificadas baseiam-se no funcionamento no modo de capacidade elevada. Se o painel de superfície estiver regulado para a posição normal, isto reduz a capacidade de água do Parasol 1200 PF entre 5 e 12%.

A capacidade de água pode variar em função da instalação e da forma como os defletores de ar estão regulados. A capacidade de ar primário não é afetada.

N.B.! A capacidade total de arrefecimento é a soma da capacidade de arrefecimento a ar com a capacidade de arrefecimento a água.

Tabela 6 – Dados – Arrefecimento. Guia de dimensionamento para unidades Parasol 1200 HF

Tabela 7. Capacidade de arrefecimento em convecção natural

Comprimento da unidade (mm)

Capacidade de arrefecimento (W) para a diferença de temperatura, ambiente – água ΔTmk (K)

6 7 8 9 10 11 12

Parasol 600 17 21 25 29 34 39 43

Parasol 1200 41 51 61 72 83 95 107

17

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Tipo de unidade: Caudal de ar primário Lateral Ajuste do bocal factor k (C.O.P.)

Parasol 600 MF Baixo Qualquer uma L 0,253

Médio Qualquer uma M 0,44

Alto Qualquer uma H 0,693

Nenhum Qualquer uma C 0

Parasol 1200 LF Baixo Lado curto L 0,124

Médio Lado curto M 0,176

Alto Lado curto H 0,3

Nenhum Lado curto C 0

Baixo Lado longo L 0,328

Médio Lado longo M 0,464

Alto Lado longo H 0,792

Nenhum Lado longo C 0

Parasol 1200 MF Baixo Lado curto L 0,176

Médio Lado curto M 0,253

Alto Lado curto H 0,429

Nenhum Lado curto C 0

Baixo Lado longo L 0,464

Médio Lado longo M 0,667

Alto Lado longo H 1,131

Nenhum Lado longo C 0

Parasol 1200 HF Baixo Lado curto L 0,253

Médio Lado curto M 0,44

Alto Lado curto H 0,693

Nenhum Lado curto C 0

Baixo Lado longo L 0,667

Médio Lado longo M 1,16

Alto Lado longo H 1,827

Nenhum Lado longo C 0

Parasol 1200 PF Baixo Lado curto L 0,842

Médio Lado curto M 0,991

Alto Lado curto H 1,211

Min. Lado curto C 0,556

Baixo Lado longo L 2,221

Médio Lado longo M 2,612

Alto Lado longo H 3,192

Min. Lado longo C 1,467 N.B.! A regulação C está completamente fechada, exceto na Variante PF quando está sempre aberto um fluxo básico.

Tabela 7. Guia do factor K

Ajuste do bocalO controlo de bocal incorporado exclusivo no Parasol significa que cada um dos quatro lados pode ser regulado individualmente. Dependendo da localização da unidade e das necessidades de ar primário da divisão, o ar primário pode ser orientado para qualquer direcção que se pre-tenda. A direcção do caudal de ar pode facilmente ser optimizada utilizando o programa de dimensionamento Swegon ProSelect disponível em www.swegon.com.

Todas as unidades em stock foram previamente ajustadas com um ajuste de bico igual nos quatro lados (para mais informações sobre os ajustes com que o equipamento

factor k (C.O.P.)A regulação de cada bocal tem um factor k específico. Pode determinar-se um factor k total para a unidade, somando os factores k das regulações de bocal em cada um dos lados. O factor k relevante (C.O.P.) para uma regulação optimizada do bocal também pode ser obtido no ProSelect.

é fornecido, consulte a área a sombreado nas tabelas). A direcção do fluxo de ar pode ser facilmente colocada em serviço durante a instalação da unidade utilizando as ferramentas de colocação em serviço fornecidas com a unidade. Tal proporciona vantagens ao nível da logística, porque o instalador já não tem que ter em consideração marcações específicas da divisão.

18

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Tabela 7. Guia do factor K

Regulações específicas do bocalPara especificar as regulações optimizadas do bocal, deve começar-se sempre do lado em que estão as ligações de água. A partir daí, especificar lado pós lado, em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, ver Figuras 21 a 22. Se desejar, pode encomendar as unidades previamente reguladas de fábrica (não se aplica a unidades em stock).

Figura 21. Vista superior do Parasol 600, páginas 1 a 4

PF PF PF PF

Figura 22. Vista superior do Parasol 1200, páginas 1 a 4

PARASOL 600 MF

PARASOL 1200 PF

PARASOL 1200 LF, MF, HF

Figura 23. Exemplos de regulação optimizada do bocal. N.B.! A regulação C está completamente fechada, exceto na Variante PF quando está sempre aberto um fluxo básico.

19

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

AQUECIMENTOFunção de aquecimentoDevido à capacidade do módulo de conforto de misturar rapidamente ar primário com ar ambiente, o PARASOL é ideal tanto para arrefecimento como para aquecimento. Por outras palavras, aquecer espaços, com ar aquecido acima da temperatura ambiente, descarregado a partir do tecto, é uma boa alternativa às soluções convencionais de aquecimento por radiador. As vantagens assim obtidas incluem custos de instalação mais reduzidos, instalação mais fácil e paredes do perímetro sem tubagens nem radiadores.

Independentemente do tipo de sistema de aquecimento instalado, é importante considerar a temperatura ope-racional numa divisão. A grande maioria das pessoas sente-se confortável quando a temperatura operacional no Inverno se situa entre os 20 e os 24 °C e, regra geral, os requisitos para um conforto ideal são reunidos quando a temperatura ambiente se situa nos 22 °C. Tal significa que para uma divisão com uma parede de perímetro fria, a temperatura ambiente tem de ser superior 22 °C para compensar o efeito de arrefecimento. Nos novos edifícios, com paredes e janelas de perímetro normais isoladas, que cumprem as normas habituais relativas à fenestração, a diferença entre a temperatura do ar ambiente e a tempe-ratura operacional é muito pequena. Mas para edifícios mais pequenos, com janelas menos boas, poderá ser necessário aumentar a temperatura do ar para compensar o efeito de arrefecimento. É possível simular facilmente diferentes situações de utilização utilizando o software Swegon ProClim Web onde se especifica a temperatura do ar ambiente e a temperatura operacional.

Fornecer ar aquecido a partir do tecto resulta em alguma estratificação do ar. Com uma temperatura de insuflação máxima de 40 °C, a estratificação não existe, ao passo que a 60 °C, pode situar-se em torno de 4 k na zona ocupada. Isto aplica-se apenas durante a fase de aquecimento, quando a divisão não está a ser utilizada e não há carga interna. Quando a divisão está a ser utilizada e há iluminação, compu-tadores e pessoas, a estratificação é reduzida ou desaparece, dependendo da carga de aquecimento.

Estudos laboratoriais, simulações em computador e projectos de referência, todos demonstram que se obtém um bom clima interior por meio do módulo de conforto PARASOL, seja qual for a época do ano.

Aquecimento eléctricoA variante Parasol com aquecimento eléctrico utiliza ele-mentos de aquecimento eléctrico em vez de água quente. Elementos de aquecimento tubulares, situados no interior dos tubos da água de aquecimento da bateria, aquecem o ar circulado que passa através desta. O calor radiante constitui apenas uma pequena parte da capacidade de aquecimento total. O Parasol com aquecimento eléctrico está disponível em duas variantes de capacidades diferentes, ver a tabela abaixo.

Variante P (W) Imax(A)

X1 500 2,2

X2 1000 4,3

Exemplo de cálculo - ArrefecimentoUm escritório celular com dimensões l x p x a = 2,4 x 4 x 2,7 m vai ser equipado com módulos de conforto. A carga de arrefecimento total é calculada em 50 W/m2. Para satis-fazer esta carga de arrefecimento, é necessário um Parasol que produza 50 x 2,4 x 4 = 480 W.

Temperatura ambiente especificada (tr) 24 °C, temperatura da água de arrefecimento (débito/retorno) 14/16 °C e a temperatura do ar primário (tl) 16 °C produz:

ΔTk= 2 K

ΔTmk= 9 K

ΔTl= 8 K

O caudal de ar primário desejado para a divisão (ql) foi fixado em 16 l/s.

O nível de som gerado pelo fluxo emitido pela unidade não pode exceder 30 dB (A).

Solução

ArrefecimentoA capacidade de arrefecimento do ar primário pode ser calculada utilizando a seguinte fórmula: Pl = 1.2 · ΔTl · ql Pl = 1.2 · 8 · 16 = 154 W

O módulo de conforto Parasol tem, por isso, que ser capaz de fornecer 480 – 154 = 326 W em capacidade de arrefe-cimento no lado da água.

Na Tabela 2 concluímos que um Parasol de 592 x 592 mm com regulação de bocal MMMM para um caudal de ar primário de 16 l/s produz 434 W em capacidade de arrefe-cimento no lado da água. Isto é suficiente para fazer face à carga de arrefecimento na divisão.

Água de arrefecimentoCom uma necessidade de capacidade de arrefecimento de 326 W para água de arrefecimento, o débito de água necessário obtém-se no Gráfico 1. Um aumento de tempe-ratura de ΔTk= 2 K produz um débito de água de 0,039 l/s.

No Gráfico 2 podemos verificar que um débito de água de 0,039 l/s não produz um fluxo de saída totalmente tur-bulento, mas que a capacidade tem que ser corrigida por um factor de redução de 0,97. A perda de capacidade é compensada pelo cálculo da capacidade de arrefecimento necessária por parte do módulo de conforto, da seguinte maneira: Pk = 326 / 0,97 = 336 W.

Novo débito de água do Gráfico 1, qk = 0,040 l/s.

A queda de pressão é calculada com base num débito de água de 0,040 l/s e a constante da queda de pressão kpk = 0,020, que é obtida na Tabela 2.

A queda de pressão pode agora ser lida em 4,0 kPa no Gráfico 4.

Nível de ruídoNa Tabela 2 vemos que o nível de ruído com um registo aberto (ou sem registo) atinge 26 dB(A). Para determi-nar os limites e o nível de ruído actual após o ajuste com registo separado do tipo SYST CRPc 9-125, pode utilizar-se o programa de dimensionamento Swegon ProSelect, disponível em www.swegon.com.

20

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Fórmulas de cálculo - ArrefecimentoSeguem-se algumas fórmulas que permitem ao utiliza-dor calcular qual a selecção de módulo de conforto que melhor se adapta à aplicação. Os valores para o cálculo encontram-se nas Tabelas 9 a 13.

A capacidade de arrefecimento ou aquecimento do arPl = 1,2 · ql · ΔTl

Pl A capacidade de arrefecimento ou aquecimento do ar (W)

ql Débito de ar primário (l/s)

ΔTl Diferença de temperatura entre o ar primário (tl) e o ar ambiente (tr) (K)

Queda de pressão para a bateria de aquecimento (Pa)Δpv = (qv / kpv)

2

Δpv Queda de pressão na bateria de arrefecimento (kPa)

qv Débito de água de aquecimento (l/s), ver Grá-fico 6

kpv Constante de queda de pressão para bateria de aquecimento, ver Tabelas 9 a 13

Gráfico 6. Queda de pressão – Débito de água de aquecimento

Capacidade de aquecimento da água:Pv = 4186 · qv · ΔTv

Pv Capacidade de aquecimento da água (W)

qv Débito de ar de aquecimento (l/s)

ΔTv Diferença de temperatura entre o débito de água de aquecimento e débito de retorno (K)

Gráfico 5. Débito de água – Capacidade de aqueci-mento

21

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Unidade

compri-mento

Ajuste do bocal

Ajuste do bocal

Nível de som dB(A)

Pressão do bocal

pi (Pa)

Capacidade de aquecimento, água (W)

em ΔTmv 3)

Constante de queda de pressão

ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 5 10 15 20 25 30 35 kpl kpv

600 LLLL 7 <20 48 98 196 294 391 488 585 681 1,01 0,0241

600 LLLL 8 <20 62 111 222 332 443 553 662 772 1,01 0,0241

600 LLLL 9 <20 79 123 245 367 488 610 731 852 1,01 0,0241

600 LLLL 10 22 98 133 266 397 529 661 792 924 1,01 0,0241

600 LLLL 12 27 140 150 301 450 600 749 899 1048 1,01 0,0241

600 MMMM 12 <20 47 129 259 377 495 610 724 836 1,76 0,0241

600 MMMM 14 22 63 140 281 413 546 676 806 935 1,76 0,0241

600 MMMM 16 26 83 150 299 445 590 734 877 1020 1,76 0,0241

600 MMMM 18 30 105 158 316 472 629 784 940 1095 1,76 0,0241

600 MMMM 20 33 129 165 331 497 663 829 996 1162 1,76 0,0241

600 HHHH 20 20 52 145 289 426 563 698 832 964 2,77 0,0241

600 HHHH 23 25 69 159 318 470 622 771 920 1067 2,77 0,0241

600 HHHH 26 28 88 172 344 508 673 835 997 1157 2,77 0,0241

600 HHHH 30 33 117 187 374 553 733 909 1086 1262 2,77 0,0241

600 HHHH 34 36 150 200 399 592 785 975 1165 1353 2,77 0,0241

Tabela 9 – Dados – Aquecimento. Guia de dimensionamento para unidades simples Parasol 600 MF

Unidade

compri-mento

Ajuste do bocal

Ajuste do bocal

Nível de som dB(A)

Pressão do bocal

pi (Pa)

Capacidade de aquecimento, água (W)

em ΔTmv 3)

Constante de queda de pressão

ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 5 10 15 20 25 30 35 kpl kpv

1200 LLLL 7 <20 60 165 331 494 658 821 985 1148 0,9 0,0273

1200 LLLL 8 <20 78 187 373 558 743 927 1112 1296 0,9 0,0273

1200 LLLL 9 <20 99 205 411 614 818 1021 1224 1427 0,9 0,0273

1200 LLLL 10 <20 122 222 445 665 885 1105 1324 1544 0,9 0,0273

1200 LLLL 11 23 148 238 475 710 946 1180 1415 1649 0,9 0,0273

1200 MMMM 9 <20 49 194 387 565 743 915 1088 1256 1,28 0,0273

1200 MMMM 10 <20 61 207 414 609 805 996 1187 1375 1,28 0,0273

1200 MMMM 12 <20 88 230 460 685 911 1135 1358 1581 1,28 0,0273

1200 MMMM 14 <20 120 250 499 750 1001 1252 1504 1755 1,28 0,0273

1200 MMMM 16 23 156 266 533 806 1079 1354 1629 1906 1,28 0,0273

1200 HHHH 16 <20 54 228 457 683 909 1135 1361 1586 2,18 0,0273

1200 HHHH 18 <20 68 250 501 749 997 1244 1492 1739 2,18 0,0273

1200 HHHH 21 <20 93 279 559 835 1112 1388 1664 1939 2,18 0,0273

1200 HHHH 24 23 121 304 608 910 1211 1512 1812 2112 2,18 0,0273

1200 HHHH 27 26 153 326 652 976 1299 1621 1943 2265 2,18 0,0273

Tabela 10 – Dados – Aquecimento. Guia de dimensionamento para unidades duplas Parasol LF

1) A área a cinzento indica os ajustes com que os módulos encomendados do stock são fornecidos. 1) Para determinar os valores para os ajustes de bicos alternativos, utilize o Swegon ProSelect, o programa de dimensionamento disponível em www.swegon.com.

2) O nível de ruído especificado aplica-se a uma ligação sem registo ou com registo totalmente aberto. Noutras aplicações que requerem estrangula-mento por meio de um registo de colocação em serviço SYST CRPc 9–125, montado directamente na unidade, os dados necessários podem ser lidos utilizando o programa de dimensionamento Swegon ProSelect.

Atenuação ambiente = 4 dB

3) As capacidades especificadas baseiam-se no funcionamento com a placa da face na posição de capacidade elevada. O funcionamento com a placa da face regulada para a posição normal, reduz a capacidade de água do Parasol 600 em cerca de 5% e do Parasol 1200 em cerca de 10%.

A capacidade da água pode variar, dependendo da instalação e de como os deflectores de ar estão regulados. A capacidade de ar primária não é afectada.

22

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Unidade compri-mento

Ajuste do bocal

Ajuste do bocal

Nível de som dB(A)

Pressão do bocal

pi (Pa)

Capacidade de aquecimento, água (W)

em ΔTmv 3)

Constante de queda de pressão

ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 5 10 15 20 25 30 35 kpl kpv

1200 LLLL 9 <20 49 203 406 592 778 959 1140 1316 1,28 0,0273

1200 LLLL 10 <20 61 217 434 638 843 1043 1243 1441 1,28 0,0273

1200 LLLL 12 <20 88 241 482 718 954 1189 1423 1657 1,28 0,0273

1200 LLLL 14 <20 120 261 523 786 1048 1312 1575 1839 1,28 0,0273

1200 LLLL 16 22 156 279 558 844 1130 1418 1707 1997 1,28 0,0273

1200 MMMM 13 <20 50 194 389 597 805 1019 1232 1450 1,84 0,0273

1200 MMMM 15 <20 67 227 454 688 922 1159 1396 1635 1,84 0,0273

1200 MMMM 17 <20 85 255 510 767 1024 1281 1538 1797 1,84 0,0273

1200 MMMM 20 23 118 292 584 870 1156 1440 1724 2007 1,84 0,0273

1200 MMMM 22 26 143 314 627 930 1233 1533 1833 2130 1,84 0,0273

1200 HHHH 22 <20 50 250 499 745 991 1236 1481 1725 3,12 0,0273

1200 HHHH 25 <20 64 277 553 826 1099 1370 1642 1912 3,12 0,0273

1200 HHHH 28 22 81 301 601 898 1194 1489 1784 2078 3,12 0,0273

1200 HHHH 33 26 112 336 671 1002 1333 1662 1991 2320 3,12 0,0273

1200 HHHH 38 30 148 366 731 1092 1452 1811 2169 2527 3,12 0,0273

Tabela 11 – Dados – Aquecimento. Guia de dimensionamento para unidades duplas Parasol MF

Tabela 12 – Dados – Aquecimento. Guia de dimensionamento para unidades duplas Parasol HFUnidade compri-mento

Ajuste do bocal

Ajuste do bocal

Nível de som dB(A)

Pressão do bocal

pi (Pa)

Capacidade de aquecimento, água (W)

em ΔTmv 3)

Constante de queda de pressão

ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 5 10 15 20 25 30 35 kpl kpv

1200 LLLL 13 <20 50 173 347 645 943 1116 1289 1585 1,84 0,0273

1200 LLLL 15 <20 67 192 384 715 1046 1237 1429 1757 1,84 0,0273

1200 LLLL 17 <20 85 208 417 776 1135 1343 1551 1907 1,84 0,0273

1200 LLLL 20 23 118 230 460 855 1251 1481 1710 2102 1,84 0,0273

1200 LLLL 22 26 143 242 485 902 1319 1561 1803 2217 1,84 0,0273

1200 MMMM 23 <20 52 203 403 756 1106 1308 1511 1857 3,2 0,0273

1200 MMMM 26 23 66 220 440 819 1198 1418 1638 2013 3,2 0,0273

1200 MMMM 30 27 88 240 480 893 1307 1546 1785 2195 3,2 0,0273

1200 MMMM 34 31 113 257 515 958 1401 1658 1915 2354 3,2 0,0273

1200 MMMM 39 35 149 276 553 1029 1505 1781 2057 2528 3,2 0,0273

1200 HHHH 36 26 51 230 461 858 1255 1485 1715 2108 5,04 0,0273

1200 HHHH 40 28 63 247 493 918 1342 1588 1834 2255 5,04 0,0273

1200 HHHH 45 31 80 264 529 984 1440 1704 1968 2419 5,04 0,0273

1200 HHHH 50 34 98 280 561 1044 1527 1807 2087 2566 5,04 0,0273

1200 HHHH 55 36 119 295 590 1098 1606 1900 2195 2698 5,04 0,0273

1) A área a cinzento indica os ajustes com que os módulos encomendados do stock são fornecidos. 1) Para determinar os valores para os ajustes de bicos alternativos, utilize o Swegon ProSelect, o programa de dimensionamento disponível em www.swegon.com.

2) O nível de ruído especificado aplica-se a uma ligação sem registo ou com registo totalmente aberto. Noutras aplicações que requerem estrangula-mento por meio de um registo de colocação em serviço SYST CRPc 9–125, montado directamente na unidade, os dados necessários podem ser lidos utilizando o programa de dimensionamento Swegon ProSelect.

Atenuação ambiente = 4 dB

3) As capacidades especificadas baseiam-se no funcionamento com a placa da face na posição de capacidade elevada. O funcionamento com a placa da face regulada para a posição normal, reduz a capacidade de água do Parasol 600 em cerca de 5% e do Parasol 1200 em cerca de 10%.

A capacidade da água pode variar, dependendo da instalação e de como os deflectores de ar estão regulados. A capacidade de ar primária não é afectada.

23

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

1) Para saber pormenores sobre o dimensionamento de regulações de bicos alternativas, utilize o programa de dimensionamento ProSelect da Swegon em www.swegon.com

2) O nível de som especificado aplica-se a uma ligação sem registo ou com registo totalmente aberto. Para outras aplicações que requerem estrangulamento por meio de um registo de equilíbrio SYST CRPc 9-160 montado diretamente na unidade, os dados necessários podem ser lidos utilizando o programa de dimensionamento ProSelect da Swegon.

Atenuação ambiente = 4 dB

3) As capacidades especificadas baseiam-se no funcionamento no modo de capacidade elevada. Se o painel de superfície estiver regulado para a posição normal, isto reduz a capacidade de água do Parasol 1200 PF entre 5 e 12%.

A capacidade de água pode variar em função da instalação e da forma como os defletores de ar estão regulados. A capacidade de ar primário não é afetada.

N.B.! A capacidade total de aquecimento é a soma da capacidade de aquecimento a ar com a capacidade de aquecimento a água. Se a temperatura do ar primário for inferior à temperatura ambiente, causa um impacto negativo na capacidade total de aqueci-mento.

Tabela 13 – Dados – Aquecimento. Guia de dimensionamento para unidades duplas Parasol PF

Unidade compri-mento

Ajuste do bocal

Ajuste do bocal

Nível de som dB(A)

Pressão do bocal

pi (Pa)

Capacidade de aquecimento, água (W)

em ΔTmv 3)

Constante de queda de pressão

ar/água

(mm) 1) (l/s) 2) 5 10 15 20 25 kpl kpv

1200 LLLL 33,6 <20 30 226 433 633 826 1020 6,13 0,0244

1200 LLLL 43,3 <25 50 305 578 849 1114 1371 6,13 0,0244

1200 LLLL 51,3 30 70 352 675 989 1297 1596 6,13 0,0244

1200 LLLL 54,8 32 80 368 711 1045 1367 1686 6,13 0,0244

1200 MMMM 39,5 <20 30 262 497 720 941 1154 7,21 0,0244

1200 MMMM 51 26 50 339 640 936 1220 1501 7,21 0,0244

1200 MMMM 60,3 31 70 384 733 1066 1398 1720 7,21 0,0244

1200 MMMM 64,5 33 80 405 768 1121 1468 1804 7,21 0,0244

1200 HHHH 48,2 <20 30 277 522 756 981 1201 8,81 0,0244

1200 HHHH 62,2 26 50 354 674 985 1290 1585 8,81 0,0244

1200 HHHH 73,7 32 70 407 775 1133 1485 1833 8,81 0,0244

1200 HHHH 78,7 34 80 423 812 1192 1559 1929 8,81 0,0244

24

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Exemplo de cálculo - AquecimentoNum escritório celular com dimensões l x p x a = 2,4 x 4 x 2,7 m (a mesma divisão que no exemplo para o arrefeci-mento), no Inverno, há uma necessidade de aquecimento de 480 W. O caudal de ar primário tem que ser o mesmo que no cenário de Verão: 16 l/s.

Temperatura ambiente ideal (tr) 22 °C, temperatura da água de aquecimento (débito/retorno) 45/39 °C e a tem-peratura do ar primário (tl) 20 °C produz: ΔTv= 6 K ΔTmv= 20 K ΔTl= -2 K

Solução AquecimentoO caudal de ar primário de 16 l/s em combinação com a temperatura do ar primário de 20 °C produz um impacto negativo na capacidade de aquecimento: 1,2 x 16 x (-2) = -38 W. A capacidade de aquecimento necessária da água de aquecimento é assim aumentada para 480 + 38 = 518 W. Na Tabela 9 em ΔTmv = 20 K volume de ar primário 16 l/s, obtemos uma capacidade de aquecimento de Pv = 590 W de uma unidade simples, que é suficiente para satisfazer as necessidades de aquecimento.

Água de aquecimento Com uma necessidade de aquecimento de 518 W e ΔTv = 6 K, obtém-se o débito de água necessário no Gráfico 5: 0,021 l/s. A queda de pressão para a água de aqu-ecimento é calculada com base num débito de água de 0,021 l/s e a constante da queda de pressão kpk = 0,0241, que é obtida na Tabela 9. A queda de pressão será então: Δpv = (qv/kpv)

2 = (0,021 / 0,0241)2 = 0,76 kPa. Em alterna-tiva, a queda de pressão pode ser lida no Gráfico 6.

Aquecimento eléctricoA carga de aquecimento de 488 W pode também ser alcançada com a variante X1 do Parasol de aquecimento eléctrico, que produz 500 W de capacidade de aqueci-mento.

25

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Os diagramas mostram a potência acústica total gerada (L

Wtot dB) como uma função do fluxo de ar e queda de pres-são através do registo. Corrigindo LWtot com os factores de correcção da Tabela 20, obtêm-se os níveis de potência acústica para as bandas de oitavas correspondentes. (LW = Lwtot + Kok ).

Gráfico 7. Limites de ajuste, registo CRPc 9-125

Gráfico 8. Limites de ajuste, registo CRPc 9-160

Os diagramas mostram a potência acústica total gerada (L

Wtot dB) como uma função do fluxo de ar e queda de pres-são através do registo. Corrigindo LWtot com os factores de correcção da Tabela 21, obtêm-se os níveis de potência acústica para as bandas de oitavas correspondentes. (LW = Lwtot + Kok ).

ACÚSTICA

Gama de ajuste inicial

Figura 24. Condições de pressão - Ar

Limites de aceleração do registoΔpl = pi · ps

Δpl Limites de aceleração de registo instalado ps - pi, ver Gráfico 7/8

pi Pressão do bocal (facilmente medida com um manómetro ligado aos tubos de medição).

ps Pressão estática antes da unidade e do registo

Injusteringsområdet för spjäll CRPc 9-125/160, visar för-hållandet mellan tryckfallet Δps (Pa) och primärluftflödet ql (l/s).

26

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Conversas cruzadas

Tabela 14. Valores Rw Valores típicos Rw entre escritórios com Parasol em que a parede divisória termina no tecto falso (com um bom vedante). Parte-se do princípio que a parede divisória tem pelo menos o mesmo valor Rw que na tabela.

Design Tecto falso

Rw(dB)

Com Parasol Rw(dB)

Tecto falso acústico leve. Lã mineral ou estruturas ou painel de aço/alumí-nio perfurado.

28 28

Tecto falso acústico leve. Lã mineral ou estruturas ou painel de aço/alumí-nio perfurado.

Tecto falso coberto com 50 mm e lã mineral*.

36 36

Tecto falso acústico leve. Lã mineral ou estruturas ou painel de aço/alumí-nio perfurado.

Painel vertical de lã mineral de 100 mm formando o vedante entre os escritórios*.

36 36

Painéis de estuque perfurado em sistema de grelha de secção em T.

Isolamento acústico na parte superior (25 mm).

36 36

Tecto falso de estuque vedado com isolamento na parte superior.

45 44

* Lã de rocha 70 kg/m3, fibra Gullfiber 50 kg/m3.

Atenuação de orifícios e Reflexão finalAtenuação de orifícios ΔL (dB) incluindo reflexão final.

Tabela 15. Atenuação dos orifícios ΔL (dB) Parasol 600 MF

Banda de oitava (Hz)

Ajuste do bocal 63 125 250 500 1k 2k 4k 8k

LLLL 19 20 17 16 17 16 15 15

MMMM 17 18 15 14 15 14 13 13

HHHH 15 16 13 12 13 12 11 11

Banda de oitava (Hz)

Ajuste do bocal 63 125 250 500 1k 2k 4k 8k

LLLL 19 20 17 16 17 16 15 15

MMMM 18 19 16 15 16 15 14 14

HHHH 15 16 13 12 13 12 11 11

Tabela 16. Atenuação dos orifícios ΔL (dB) Parasol 1200 LF

Banda de oitava (Hz)

Ajuste do bocal 63 125 250 500 1k 2k 4k 8k

LLLL 18 19 16 15 16 15 14 14

MMMM 16 17 14 13 14 13 12 12

HHHH 14 15 12 11 12 11 10 10

Tabela 17. Atenuação dos orifícios ΔL (dB) Parasol 1200 MF

Banda de oitava (Hz)

Ajuste do bocal 63 125 250 500 1k 2k 4k 8k

LLLL 16 17 14 13 14 13 12 12

MMMM 14 15 12 11 12 11 10 10

HHHH 12 13 10 9 10 9 8 8

Tabela 18. Atenuação dos orifícios ΔL (dB) Parasol 1200 HF

Tabela 20. Nível de potência acústica para o registo CRPc 9-125, Factor de correcção, Kok

Taman Frequência central (banda de oitava)

CRPc -9 63 125 250 500 1k 2k 4k 8k

125 0 -2 -9 -15 -20 -25 -29 -35

Tol. + 2 2 2 2 2 2 2 2

Banda de oitava (Hz)

Ajuste do bocal 63 125 250 500 1k 2k 4k 8k

LLLL 16 17 14 13 14 13 12 12

MMMM 14 15 12 11 12 11 10 10

HHHH 12 13 10 9 10 9 8 8

Tabela 19. Atenuação dos orifícios ΔL (dB) Parasol 1200 PF

Tabela 21. Nível de potência acústica para o registo CRPc 9-160, Factor de correcção, Kok

Taman Frequência central (banda de oitava)

CRPc -9 63 125 250 500 1k 2k 4k 8k

160 0 -2 -12 -16 -18 -21 -26 -36

Tol. + 2 2 2 2 2 2 2 2

27

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

DIMENSÕES:

Unidade Comprimento da unidade (mm)

Largura W (mm)

Parasol 600 584; 592; 598; 617; 623; 642; 667

584; 592; 598; 617; 623; 642; 667

Parasol 1200 1184; 1192; 1198; 1242; 1248; 1292; 1342

584; 592; 598; 617; 623; 642; 667

Figura 25. Parasol 600, vista do fim e ligações A1 = Entrada, água de arrefecimento Ø12x1,0 mm (Cu) A2 = Retorno, água de arrefecimento Ø12x1,0 mm (Cu) B1 = Entrada, água de aquecimento Ø12x1,0 mm (Cu) B2 = Retorno, água de aquecimento Ø12x1,0 mm (Cu)

Importante: Para a unidade simples, é importante que a água de arrefecimento seja correctamente ligada ao tubo de ligação. A direcção do fluxo é essencial para se alcançar a capacidade total de arrefecimento. A direcção do fluxo de água e de retorno são indicadas na extremidade da unidade por meio de setas.

DC

L/2

L ±

2

W ±2

192 157 35

254254

588

B B A

Ø 8

,5

48

Figura 26. Parasol 600, vista superior A = Entrada e retorno, água de arrefecimento Ø12x1,0 mm (Cu)B = Entrada e retorno, água de aquecimento Ø12x1,0 mm (Cu) C = Peça de ligação para ar primário Ø125 mm D = Ligação de ar alternativa tapada

Figura 27. Parasol 1200, vista do fim e ligações A1 = Entrada, água de arrefecimento Ø12x1,0 mm (Cu) A2 = Retorno, água de arrefecimento Ø12x1,0 mm (Cu) B1 = Entrada, água de aquecimento Ø12x1,0 mm (Cu) B2 = Retorno, água de aquecimento Ø12x1,0 mm (Cu)

Parasol 1200 LF; MF; HF Parasol 1200 PF E = 76 mm 92 mm F = 220 mm 240 mm

Figura 28. Parasol 1200, vista superior A = Entrada e retorno, água de arrefecimento Ø12x1,0 mm (Cu)B = Entrada e retorno, água de aquecimento Ø12x1,0 mm (Cu) C = Peça de ligação para ar primário Ø125 mm (PF= Ø160 mm) D = Ligação de ar alternativa tapada

28

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Figura 29. Parasol 1200 para aquecimento eléctrico, visto do painel terminal e ligações A = Alimentação e retorno da água de arrefecimento, Ø12x1,0 mm (Cu) B = Elemento do aquecimento eléctrico C = Caixa de terminais para ligar à rede eléctrica D = Diagrama eléctrico – ligações eléctricas

Figura 30. Ligação com registo, vista do fim Registo de ajuste instalado SYST CRPc 9-xxx Parasol 600 MF G = Ø125 Parasol 1200 LF; MF, HF G = Ø125 Parasol 1200 PF G = Ø160

Se se pretender aplicar os níveis de ruído especificados, é importante que o registo seja instalado com o marcador virado para a esquerda visto na direcção do caudal de ar primário.

H

I

I

I

Figura 31. Ligação com curva, vista do fim Peça de ligação instalada SYST CA xxx-90 Parasol 600 MF H = 460 I = 125 Parasol 1200 LF; MF, HF H = 460 I = 125 Parasol 1200 PF H = 495 I = 160

CHAVE PARA ENCOMENDAR

Demarcação de empreitadaO fornecimento da Swegon termina nos pontos de ligação para água e ar e a ligação do equipamento de controlo de climatização para interiores. (ver Figuras 20, 26 e 28).

• O empreiteiro de canalização liga os pontos de ligação para água à extremidade do tubo simples e enche o sistema, sangra-o e testa a pressão. Se o sistema de con-trolo de ambientes interiores vier montado de fábrica, ligue o tubo de retorno para água fria e a água de aqu-ecimento directamente à válvula. (roscas macho DN ½”).

• O empreiteiro de ventilação liga as condutas ao ele-mento de ligação do ar.

• O empreiteiro da electricidade liga a alimentação eléctrica e os cabos de sinal à placa de ligação com ligações de mola. A máx. Secção transversal admissível do cabo é 2,5 mm2. Para uma operação segura, reco-mendamos extremidades de cabos acabadas.

29

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Chave para encomendar, Parasol 600PARASOL c aaa- b- MF- cdef

Versão:

Tamanho (mm): 584; 592; 598; 617; 623; 642; 667

Function: A = Arrefecimento e insuflação de ar. B = Arrefecimento, aquecimento e insuflação de ar. C = Apenas ar de insuflação.

Ajuste do bocal: Lado 1: L; M; H ou C Lado 2: L; M; H ou C Lado 3: L; M; H ou C Lado 4: L; M; H ou C

Disponível para encomenda, Parasol

Tamanho Unidade simples: 584 x 584 mm 592 x 592 mm 598 x 598 mm 617 x 617 mm 623 x 623 mm 642 x 642 mm 667 x 667 mm

Unidade dupla : 1184 x 584 mm 1192 x 592 mm 1198 x 598 mm 1242 x 617 mm 1248 x 623 mm 1292 x 642 mm 1342 x 667 mm

A tolerância é +2 mm.

Função As unidades podem ser encomendadas em três versões funcionais diferentes:

A = Arrefecimento e insuflação de ar B = Arrefecimento, aquecimento e insuflação de ar. C = Apenas ar de insuflação. X1* = Aquecimento eléctrico, 500 W, arrefeci-mento e insuflação de ar X2* = Aquecimento eléctrico, 1000 W, arrefeci-mento e insuflação de ar * Aplicável apenas à unidade dupla.

ADCII O ADCII montado de fábrica é fornecido de série

Variantes de caudais de ar

Unidade simples: MF (caudal médio)

Unidade dupla : LF (caudal baixo) MF (caudal médio) HF (caudal alto) PF (PlusFlow, fluxo de ar extra elevado)

Ajuste do bocal

Cada lado pode ser regulado de quatro maneiras diferentes: L, M, H, ou C L = Caudal de ar baixo M = Caudal de ar médio H = Caudal de ar alto C* = Sem caudal de ar * Para a Variante PF, a regulação do bico C não é completamente fechada.

Cor As unidades são fornecidas pintadas no tom de branco padrão da Swegon, RAL 9003, rácio do brilho 30 ± 6%

30

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Chave para encomendar, Parasol 1200PARASOL c aaaa- b- cc- defg

Versão:

Tamanho (mm): 1184; 1192; 1198; 1242; 1248; 1292; 1342

Function: A = Arrefecimento e insuflação de ar. B = Arrefecimento, aquecimento e insuflação de ar. C = Apenas ar de insuflação. X1 = Aquecimento eléctrico, 500 W, arrefecimento e insuflação de ar X2 = Aquecimento eléctrico, 1000 W, arrefecimento e insuflação de ar

Variantes de caudais de ar LF = Caudal baixo MF = Caudal médio HF = Caudal alto

Ajuste do bocal: Lado 1: L; M; H ou C Lado 2: L; M; H ou C Lado 3: L; M; H ou C Lado 4: L; M; H ou C

Chave para encomendar, Parasol 1200 PFPARASOL c aaaa- b- PF- defg

Versão:

Tamanho (mm): 1184; 1192; 1198; 1242; 1248; 1292; 1342

Function: A = Arrefecimento e insuflação de ar. B = Arrefecimento, aquecimento e insuflação de ar.

Variantes de caudais de ar PF = Plusflöde

Ajuste do bocal: Lado 1: L; M; H ou C Lado 2: L; M; H ou C Lado 3: L; M; H ou C Lado 4: L; M; H ou C

31

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Disponíveis para encomenda, AcessóriosPadrões de perfuração

Os padrões de perfuração estão disponíveis em três versões diferen-tes.

Kit de controlo individual

CONDUCTOR ou equipamento de controlo LUNA

Tubo de ligação flexível

O tubo de ligação é fornecido com um acoplamento com anel de fixação ou acoplamento pro pressão com.

Peça de montagem Fixação de tecto e haste roscada para fixação no tecto.

Hastes duplas roscadas com bloqueio de rosca também disponíveis.

Moldura de tecto de placa de estuque

Moldura do tecto de placa de estuque para unidades simples e uni-dades duplas.

Peça de ligação, ar As peças de ligação são rectas ou com um ângulo de 90°

Registo de ajuste inicial

O registo de ajuste inicial pode ser encomendado se for necessário.

Ferramenta para ajuste do bocal

Juntamente com cada encomenda é fornecida uma ferramenta, gratuitamente, para ajuste do bocal. Várias ferramentas deverão ser especificadas em separado.

Bico de ventilação Bico de ventilação com acoplamento de pressão para ligação a tubo de retorno para água.

Tabela 22. Os componentes incluídos no kit do sistema de controlo opcional que está disponível para o Parasol

Designação Montado de fábrica

Válvula Actuador Controlador do módulo RU Sensor de pressãoW1 W4.1 W4.2

PARASOL c T-COND-W1-C Si 1 1 1 1

PARASOL c T-COND-W1-C-SLAVE Si 1 1

PARASOL c T-COND-W1-CH Si 2 2 1 1

PARASOL c T-COND-W1-CH-SLAVE Si 2 2

PARASOL c T-COND-W4-C-SLAVE Si 1 1

PARASOL c T-COND-W4.1-C-SA1 Si 1 1 1 1 1

PARASOL c T-COND-W4.2-C-SA1 Si 1 1 1 1 1

PARASOL c T-COND-W4.1-CH-SA1 Si 2 2 1 1 1

PARASOL c T-COND-W4.2-CH-SA1 Si 2 2 1 1 1

PARASOL c T-COND-W4-PS Si 1

PARASOL c T-COND-W4.2-C-SA2 Si 1 1 1

PARASOL c T-COND-W4.2-CH-SA2 Si 2 2 1

PARASOL c T-COND-W4-CH-SLAVE Si 2 2

PARASOL c T-RK-LUNA-C Si 1 1

PARASOL c T-RK-LUNA-C-KIT No 1 1

PARASOL c T-RK-LUNA-CH Si 2 2

PARASOL c T-RK-LUNA-CH-KIT No 2 2

SYST RK-C No 1 1

SYST RK-CH No 2 2

32

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Kit de controlos montado de fábrica, opcional

Equipamento de controlo PARASOL c T-COND- W4.1- aa- SA1

montado de fábrica

Versão:

Tipo de controlos = CONDUCTOR

Aplicação W4

Para sistemas DVC

Funções:

C = Arrefecimento

CH = Arrefecimento e aquecimento

SA1: Ramal do ar de entrada nº 1:

Equipamento de controlo PARASOL c T-COND- W4.2- aa- bbb

montado de fábrica

Versão:

Tipo de controlos = CONDUCTOR

Aplicação W4

Para sistemas DVC

Funções:

C = Arrefecimento

CH = Arrefecimento e aquecimento

Ramal do ar de entrada:

SA1 = Ramal do ar de entrada nº 1

SA2 = Ramal do ar de entrada nº 2

Equipamento de controlo PARASOL c T-COND- W1- aa

montado de fábrica

Versão:

Tipo de controlos = CONDUCTOR

Applikation W1

Para sistemas CAV

Funções:

C = Arrefecimento

CH = Arrefecimento e aquecimento

33

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Equipamento de controlo PARASOL c T-COND- aa- bb- SLAVE

montado de fábrica

Versão:

Tipo de controlos = CONDUCTOR

Aplicação:

W1

W4

Funções:

C = Arrefecimento

CH = Arrefecimento e aquecimento

Sensor de pressão montado de fábrica PARASOL c T-COND-W4-PS

Equipamento de controlo PARASOL c T-RK-LUNA- aa

montado de fábrica

Versão:

Tipo de controlos = LUNA

Funções:

C = Arrefecimento

CH = Arrefecimento e aquecimento

Kit de controlos montado de fábrica, opcional

34

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

Kit de controlos separado, opcional (não montado de fábrica)

Kit do equipamento de con-trolo

PARASOL c T-RK-LUNA- aa- KIT

Versão:

Tipo de controlos = LUNA

Funções:

C = Arrefecimento

CH = Arrefecimento e aquecimento

KIT = entrega separada como kit

Kit do equipamento de controlo SYST RK- aa

Funções:

C = Arrefecimento

CH = Arrefecimento e aquecimento

Exemplo 1:

PARASOL sem equipamento de controlo

PARASOL c 592-B-MMMM

Exemplo 2:

PARASOL com equipamento de climatização montado de fábrica CON-DUCTOR W4 para arrefecimento, aquecimento e controlo do ar de entrada no ramal do ar de entrada nº 1.

PARASOL c 592-B-MMMM

PARASOL c T-COND-W4.1-CH-SA1

35

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Chave para encomenda, acessóriosPadrão de perfuração PARASOL c T- PP- a- bb

Versão:

Tipo: 1 = Parasol 600 2 = Parasol 1200

Variante de perfuração: PD PE

Tubo de ligação flexível

(1 unidade)

SYST FH F1- aaa- 12

Acoplamento de anel de pressão (Ø12 mm) contra tubo, em ambas as extremida-des (uma peça)

Comprimento (mm): 300; 500 or 700

Tubo de ligação flexível

(1 unidade)

SYST FH F20- aaa- 12

Conector de encaixe rápido (pressão, Ø12 mm) contra tubo em ambas as extremida-des (uma peça

Comprimento (mm): 275; 475 or 675

Tubo de ligação flexível

(1 unidade)

SYST FH F30- aaa- 12

Conector de encaixe rápido (pressão, Ø12 mm) contra tubo numa extremidade, porca de bucha G20ID na outra extremi-dade

Comprimento (mm): 200; 400 or 600

Peça de montagem

SYST MS M8- aaaa- b- RAL 9003

Comprimento da haste roscada (mm): 200; 500; 1000

Tipo: 1=Uma haste roscada 2=Duas hastes roscadas e um vedante de rosca

Moldura de tecto de placa de estuque

PARASOL c T- FPB- aaaa

Versão:

Comprimento (mm): 592; 1192

Peça de ligação, ar SYST AD- aaa

Ø mm 125 160 (PARASOL 1200 PF)

Peça de ligação (curva 90°), ar SYST CA- aaa- 90

Ø mm 125 160 (PARASOL 1200 PF)

Registo de ajuste inicial SYST CRPc 9- aaa

Ø mm 125 160 (PARASOL 1200 PF)

Ferramenta para Ajuste do bocal SYST TORX 6-200

Bico de ventilação SYST AR-12

36

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

ExemplosOs exemplos que se seguem mostram como satisfazer várias especificações.

Primeiro que tudo, utilize o programa ProSelect ou as fórmulas de cálculo e tabelas para calcular que tamanho devem ter as unidades para satisfazer os requisitos

Exemplo de encomenda 1Depois do dimensionamento, decidiu-se que uma unidade de módulo de conforto Parasol de tamanho 592 x 592 ser-viria para um determinado escritório celular. Já foi decidido que iriam ser instalados radiadores para fornecer o aqueci-mento necessário, pelo que não é necessária uma unidade com aquecimento por bateria. Na concepção, foi selec-cionado um padrão de difusão no qual uma quantidade igual de ar é descarregada em todas as quatro direcções com regulação de bocal M para fornecer o volume de ar pretendido. Não há qualquer preferência especial relativa-mente ao padrão de perfuração. Para minimizar o período de instalação, é desejável o equipamento de controlo de climatização interior montado de fábrica. Os acessórios necessários neste exemplo são um registo de ajuste inicial e uma peça de montagem de 500 mm.

Chaves para encomendaPARASOL c 592-A-MF-MMMM PARASOL c T-RK-LUNA-C SYST CRPc 9-125 SYST MS M8 500-1

Exemplo de encomenda 2Num escritório em espaço aberto, são necessárias oito unidades de módulo de conforto Parasol na versão caudal alto com dimensões padrão 1192 x 592 mm para satisfazer as necessidades de arrefecimento. Numa fase anterior do projecto, a equipa seleccionou um sistema de tecto falso com uma distância c-c de 675 mm entre as secções em T. As dimensões 1342 x 667 mm do produto são ideais para este sistema de tecto falso. A parede do perímetro tem um valor U baixo, com janelas de vidro triplo proporcionando um bom isolamento. Com isto em mente, foram seleccionadas as unidades de módulo de conforto com aquecimento por bateria. Quatro dos módulos de conforto são colocados próximo das pare-des divisórias. Para prevenir eventuais correntes de ar, o padrão de difusão para estas unidades é adaptado de forma a que apenas um pequeno volume de ar é dirigido para as paredes divisórias. O arquitecto escolheu o padrão de perfuração PD no painel frontal. Outros acessórios seleccionados são um registo de ajuste inicial e uma peça de montagem com hastes roscadas de 1000 mm de com-primento.

Especificação4 st PARASOL c 1342-B-HF-MMMM 2 st PARASOL c 1342-B-HF-MLMM 2 st PARASOL c 1342-B-HF-MMML 8 st PARASOL c T-PP-2-PD 8 st SYST CRPc 9-125 8 st SYST MS M8 1000-1

Exemplo de encomenda 3Numa sala de conferências concebida para 12 pessoas e equipada com um teto falso com uma distância entre eixos de 600 mm, o cliente decidiu colocar um módulo PARA-SOL c 1192-B-PF e um PARASOL c 1192-A-PF para dar resposta aos requisitos de capacidade de arrefecimento, capacidade de aquecimento e de taxa de fluxo de ar.

Para obter a máxima distribuição de ar, as faixas dos bicos são reguladas para ficarem completamente abertas, HHHH.

Ao regular os defletores de ar ADC numa configuração em forma de nuvem, maximiza-se a zona de mistura de ar e, desta forma, minimiza-se qualquer risco de os ocupantes sentirem correntes de ar na sala.

Uma vez que o número de ocupantes em qualquer sala de conferências varia, e neste caso só queremos ventilar quando a sala está a ser utilizada, foi decidido que será utilizada a ventilação controlada a pedido.

Obtém-se uma solução energeticamente eficiente usando o CONDUCTOR W4.2, onde dois registos de ar de entrada separados fornecem a cada Parasol um fluxo de ar sepa-rado para ventilação controlada a pedido.

O sistema de controlo é encomendado ligado de fábrica, uma vez que o cliente pretende minimizar o tempo de instalação como no Exemplo 1.

O ar de saída é transportado através de uma grelha de ar de transferência para o corredor.

Chave para encomendar 1 st PARASOL c 1192-B-PF-HHHH 1 st PARASOL c 1192-A-PF-HHHH 1 st PARASOL c T-COND-W4.2-CH-SA1 1 st PARASOL c T-COND-W4.2-C-SA2 2 st CRTc -160-2 2 st SYST MS M8 500-1 2 st CLA-A 160-500

37

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com

PAR

ASO

L c

Texto de especificaçãoExemplo de um texto de especificação em conformidade com a norma VVS AMA.

KB XX

Módulo de conforto Parasol da Swegon para instalação integrada em tectos supensos, com as seguintes funções:

• Arrefecimento(opcional)• Aquecimento, água (opcional)• Aquecimento, eléctrico (opcional)• Ventilação• Direcção do ar ajustável• ADCII Controlo de conforto climático interior• Abertura integrada de ar de circulação no painel

frontal• Versão para circulação de ar incluída• Conduta de ar passível de limpeza• União de medição fixa com tubo• Pintado no tom de branco base RAL 9003• Adequado para sistemas de grelha em T com

dimensões modulares: 600; 625; e 675 mm; secção T: 24 mm(opcional)

• Demarcação do empreiteiro nos pontos de ligação para água e ar de acordo com os desenhos das dimensões

• Demarcação do empreiteiro para ponto de ligação eléctrica de acordo com o desenho das dimensões

• Nos pontos de ligação, o empreiteiro de canalização faz a ligação à extremidade do tubo simples Ø12 mm (arrefecimento) ou Ø12 mm (aquecimento). Se a uni-dade estiver equipada com equipamento de controlo de climatização interior, o empreiteiro de canalização faz a ligação à rosca externa DN 1/2”. O empreiteiro da ventilação faz a ligação da conduta à peça de ligação Ø125 mm (PF = Ø125 mm)

• O empreiteiro de canalização enche, sangra, testa a pressão e assume a responsabilidade pela chegada dos débitos de água especificados a cada ramal do sistema e da unidade principal

• O empreiteiro da ventilação executa o ajuste inicial dos caudais de ar

Acessórios:• Padrão de perfuração alternativo, PARASOL c T-PP-a-

bb, xx

• Sistema de climatização individual montado de fábrica: o PARASOL c T-COND-W1-aa, xx peças. o PARASOL c T-COND-W4.1-aa-SA1, xx peças. o PARASOL c T-COND-W4.2-aa-bbb, xx peças. o PARASOL c T-COND-aa-bb-SLAVE, xx peças. o PARASOL c T-RK-LUNA-aa, xx peças. o PARASOL c T-COND-W4-PS, xx peças.

• Equipamento de climatização separado (kit): o PARASOL c T-RK-LUNA-aa-KIT, xx peças. o SYST RK-aa, xx peças.

• Peça de ligação de ar, SYST AD-aaa, xx qtd• Tubo de ligação flexível, SYST FH aaa- bbb- 12, xx qtd

• Peça de montagem, SYST MS M8 aaaa–b-RAL 9003, xx qtd

• Peça de ligação (curva de tubo 90°), SYST CA aaa-90, xx qtd

• Registo de ajuste SYST CRPc 9-aaa, xx qtd

• Estrutura de tecto de estuque, PARASOL c T-FPB-aaaa

• Tamanho: KB XX-1 PARASOL c aaa-b-MF-cdef, xx qtd KB XX-2 PARASOL c aaaa-b-cc-defg, xx qtd. KB XX-3 PARASOL c aaaa-b-PF-defg, xx qtd, etc

• Para mais informações sobre o equipamento de cli-matização, consulte as secções separadas no catálogo Sistemas de climatização a água ou visite o nosso site: www.swegon.com

38

PARASOL c

Design registado. A empresa reserva-se o direito de efectuar alterações no design sem aviso prévio. 2015-12-16 www.swegon.com