Parceiro de referência · 140 \ Marketeer n.º 257, Dezembro de 2017 / CADERN SPECIA // VINHOS,...

4
140 \ Marketeer n.º 257, Dezembro de 2017 / CADERNO ESPECIAL // VINHOS, AZEITES E ESPIRITUOSAS / / VERALLIA // Parceiro de referência Com uma estratégia assente na inovação, a Verallia tem-se consolidado como um dos principais parceiros das empresas de vinhos e azeites. 2017 ficou marcado pelo 10.º aniversário do Centro de Inovação da empresa e também pelo seu 30.º aniversário

Transcript of Parceiro de referência · 140 \ Marketeer n.º 257, Dezembro de 2017 / CADERN SPECIA // VINHOS,...

140 \ Marketeer n.º 257, Dezembro de 2017

/ CADERNO ESPECIAL // VI N H OS, AZE ITES E ES PI R ITU OSAS /

/ V E R A L L I A //

Parceiro de referênciaCom uma estratégia assente na inovação, a Verallia tem-se

consolidado como um dos principais parceiros das empresas

de vinhos e azeites. 2017 ficou marcado pelo 10.º aniversário do Centro

de Inovação da empresa e também pelo seu 30.º aniversário

141 \ Marketeer n.º 257, Dezembro de 2017

O vidro é o material de excelência uti-lizado na produção das garrafas de vinho e azeite. Primeiro, porque sendo um material inócuo (isto é, que não transmite sabores e/ou odores para o produto embalado), preserva a imagem sem alteração de forma; depois, e não menos importante, é um material reciclável, tendo um impacto positivo sobre o ambiente. No sector vidreiro, a Verallia tem sido um dos principais parceiros dos produtores de vinho e azeite, e tem procurado introduzir, no mer-cado, novidades e inovações que permitem aos seus clientes apresentarem os seus vinhos da forma mais atractiva e acessível possível, mantendo as características dos produtos.

Um dos lançamentos mais recentes é o do Boca VEO – Verallia Easy Open, um novo sis-tema de abertura que funciona como um guia para quem está a abrir a garrafa, permitindo “recortar” a sobrecápsula (que normalmente protege a rolha), sem qualquer tipo de difi-culdade e mantendo a imagem. «Com esta inovação, estamos a proteger os nossos par-ceiros. É com muito gosto que vemos as em-balagens que produzimos nas prateleiras dos supermercados, dos restaurantes e em nossas casas. E, por isso, também é com muito gos-to que partilhamos com os nossos parceiros este detalhe, que ajuda a proteger a imagem que criaram», sublinha Paulo Pinto, director ibérico da Verallia.

O Centro de Inovação da Verallia Portu-gal, que completou, este ano, 10 anos de fun-cionamento, tem muitos motivos de orgulho. «A sua implementação foi um marco de va-lor, pois permitiu congregar as potencialida-des de um gabinete de design e novos meios de comunicação, desenvolvendo sinergias entre o cliente e as novas tecnologias», refere o responsável.

Soluções ecológicas

A inovação tem sido também um trun-fo da Verallia no mercado externo. Fazendo o balanço de 2017, a companhia regista com agrado a «retoma das exportações e o aumen-to do consumo interno por via do aumento do turismo e da diminuição do desemprego, [factores que] foram importantes, na medi-da em que permitiram consolidar a estraté-gia anteriormente estabelecida e aproveitar todos os momentos de crescimento, pois já estávamos preparados para ele», comenta Paulo Pinto, que frisa ainda, no ano corren-te, a «maior exposição dos nossos produtos a mercados mais exigentes e/ou sofisticados».

Atenta às tendências do mercado e tam-bém às necessidades dos seus clientes, a Ve-rallia foi «pioneira» no lançamento de solu-ções de engarrafamento ecológicas. «Mesmo antes da consciência colectiva do público em geral, que neste momento se está a consoli-dar, a Verallia já promovia diversas acções nesse sentido, que actualmente apenas se consolidam», sublinha Paulo Pinto.

Neste âmbito, destaca-se a construção do Electrofiltro (controlo das emissões para a atmosfera); a optimização da altura das pa-letes (reduzindo para metade a circulação de camiões envolvidos na sua recolha); o lança-mento da linha ECOVA (associada à optimi-zação das embalagens de vidro, antecipando uma exigência legislativa já em vigor em al-guns países); o reforço da utilização de casco de vidro, «entre muitas outras acções que te-mos vindo a implementar e que hoje são reco-nhecidas como boas práticas, e que os nossos parceiros adoptam como tal. Além disso, a embalagem de vidro continua a ser a preferi-da pelos consumidores, como comprovam os últimos inquéritos aos consumidores euro-peus», reitera o responsável da Verallia.

“A Vida Sempre em Cheio”

Para além do 10.º aniversário do Centro de Inovação da Verallia, o ano de 2017 ficou ainda marcado por uma forte aposta da marca

Paulo Pinto, director ibérico da Verallia

142 \ Marketeer n.º 257, Dezembro de 2017

/ CADERNO ESPECIAL // VI N H OS, AZE ITES E ES PI R ITU OSAS /

em comunicação. Sob o mote “Vidro. A Vida Sempre em Cheio”, a marca desenvolveu uma campanha destinada a cinco mercados dis-tintos - vinhos de mesa, azeite, espumante, vinhos do Porto e frascos/boiões –, que co-locou a tónica no valor que o vidro tem nas vidas de todos nós. «A ideia é promovermos diferentes grupos de consumo de forma rota-tiva e distintiva, associando a imagem do vi-dro a momentos que temos gravados na me-mória. Isto porque o vidro é eterno e permite momentos inesquecíveis», explica o director ibérico da Verallia. «O objectivo desta cam-panha publicitária foi demonstrar o que de melhor tem o vidro de embalagem para ofe-recer, através da emoção e da personificação dos produtos, bem como realçar os benefí-cios deste material como melhor escolha para proteger as bebidas e os alimentos, sendo se-guro e saudável», reitera.

Esta não foi a primeira campanha mass market da Verallia que, com a sua campanha anterior, composta por sete anúncios, já ha-via conquistado dois prémios de melhor cam-panha publicitária do ano, em 2013 e 2014,

atribuídos pela “Revista de Vinhos” e pelas “Estrelas da Comunicação” do Grupo Saint--Gobain, respectivamente. «Esta campanha estava focada na inovação, na estratégia de diferenciação, fortalecendo o seu posiciona-mento e flexibilidade como empresa líder no mercado nacional», recorda Paulo Pinto.

Verallia Design Awards

Não menos importante na vida da empre-sa são os Verallia Design Awards, os prémios que a companhia tem vindo a promover para a descoberta e captação de novos talentos na área do design. Trata-se de um concurso dirigido aos estudantes do Ensino Superior de Design, que lhes permite obter contacto real com o mundo profissional, dando-lhes a oportunidade de formularem projectos para garrafas de vidro de embalagem e conhecer a indústria vidreira.

De acordo com Paulo Pinto, os prémios têm como objectivo «fazer com que os nossos parceiros sintam que, afinal, podem sair das suas áreas de conforto e arriscar no univer-so da mudança, da inovação, reinventando o seu negócio, seja através da procura de novos mercados e produtos, seja através da criação de novas embalagens».

Na edição de 2016/2017, os Verallia Design Awards desafiaram os candidatos a apresen-tarem projectos para garrafas de vinhos de mesa. Pela primeira vez, decorreu o Verallia Design Awards International, onde uma alu-na portuguesa, Adriana Ferreira, de Arte e Design, da Escola Superior de Educação de Coimbra, concorreu com o seu projecto “30” perante um júri internacional, no final do mês de Novembro, em Paris.

Já a edição 2017/2018 do concurso, cujo período de candidaturas está aberto desde o passado mês de Outubro, é direccionado para o tema dos azeites. «A aproximação das uni-versidades à realidade Industrial e do mer-cado permite objectivar e dirigir a formação para o que é útil, exequível e oportuno. Quan-to mais cedo todos pudermos aproveitar os conhecimentos de quem teve uma formação mais actual, mais cedo antecipamos o futuro e, desta forma, mais cedo estamos preparados para o enfrentar. Em termos “ambientais”, num sentido mais lato, esta também é uma forma de contribuirmos para um mundo me-lhor e para que esteja garantida a sua susten-tabilidade», reforça o responsável.

/ V E R A L L I A //

Verallia Design Awards - garrafa “30”, de Adriana

Ferreira, aluna de Arte e Design da Escola Superior

de Educação de Coimbra