Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio,...

12
Maio/Junho2013 Grandes Bairros Página 3 Brasilândia Página 6 Página 11 Lazer e reconhecimento para uma categoria que merece. Parceria Siemaco e Loga pela educação. Página 5 Dia do Gari na praça

Transcript of Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio,...

Page 1: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

Maio/Junho2013

Grandes Bairros

Página 3Brasilândia

Página 6

Página 11

Lazer e reconhecimento para uma categoria que merece.

Parceria Siemaco e Loga pela educação. Página 5

Dia do Garina praça

Page 2: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

22

um bairro com muitos desafios a vencerO nome remete ao nosso país, e assim como o Brasil de tanta diver-sidade a Brasilândia não para de crescer. A violência urbana é um problema crônico, mas tem sido enfrentado com coragem. Sobre-tudo pelos representantes da comunidade no Conseg (Conselho de Segurança), que somam esforços no diálogo com a subprefeitura da Freguesia do Ó.

A infraestrutura é de difícil solução, pois o espaço foi ocupado de-sordenadamente. É urgente o investimento na reurbanização, sane-amento básico e na delimitação de ruas e calçadas. A ausência de espaços públicos para construção de praças e centros esportivos e culturais limita a opção de lazer, o que também gera o aumento da violência, num ciclo desfavorável. O índice de desenvolvimento humano (IDH) é dos mais baixos da ci-dade e a renda mensal da população, cerca de 300 mil habitantes, é pouco superior a um salário mínimo. Na Brasilândia, porém, vivem famílias que pagam impostos e merecem valorização.

Grandes Bairros

Juventude em riscoInfelizmente, o bairro tem um dos maiores índices de vulnerabilidade juvenil da cidade de São Paulo. De acordo com o mapa de georre-

ferenciamento do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), mais de 27 mil jovens conviviam com uma realidade nada favorável, com

72 pontos de vulnerabilidade listados na época em que o estu-do foi realizado, em 2010.

Os meninos entre 15 e 19 anos são alvos de homicídio e também é alto o número das meninas entre 14 e 17 que engravidam e se tornam mães precocemente. São urgentes as ações de políticas públicas de inserção para a juventude local!

Page 3: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

33

Um pouco de história Os trabalhadores rurais chegaram à região em 1930 para cultivar a cana-de-açúcar. Vinte anos depois os migrantes do interior do Estado e do Nordeste encontraram refúgio na Brasilândia ao procurar opor-tunidades de trabalho na cidade grande ou fugir da seca.

A oferta de terrenos baratos, a partir do desmembramento de uma fazenda e depois a industrialização, fez a população se multiplicar em pouco tempo. A reurbanização do centro velho de São Paulo também aumentou esses números quando os moradores tiveram de migrar para a periferia. Curiosamente, ainda hoje parte da população vive em região considerada rural.

A divulgação das notícias ruins na mídia fez a fama da Brasilândia. Para o coletor Paulo Nério Barbosa, 35 anos e funcionário da Loga há oito, o bairro é o paraíso. “Eu fiz a minha vida na Brasilândia, que me acolheu quando vim de Alagoas, há dez anos”.

Ele argumenta que há perigo em todos os lugares e que não há nada que ele não goste no bairro onde construiu a sua casa e constituiu a sua família: a esposa Nádia e os filhos Daniel, 13 e Carla Cristina, 4 anos. Também se orgulha da profissão que escolheu e recentemente voltou a estudar.

“Eu limpo a cidade de São Paulo e tudo o que conquistei até hoje foi com o suor do meu trabalho”. Quanto ao lazer, ele gosta de pas-sear aos domingos com a família, almoçar fora e conhecer outros bairros. “O serviço que eu faço é corrido e a minha esposa, que é manicure e trabalha em casa, também precisa descansar”.

Ninguém mostra o lado bom da Brasilândia

Page 4: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

44

A Copa das Confederações, na verdade um grande treino para o mundial, para testar se as estru-turas aos atletas e turistas estão prontas, e corrigir os problemas.

Entre os dias 15 e 30 de junho o Brasil receberá as principais sele-ções. Entre elas: a atual campeã do mundo, Espanha; o campeão da copa das Américas, Uruguai;

Entre os dias 6 e 9 de junho, di-retores e representantes do Siemaco estiveram em Bertioga/SP, para participar da Reunião Estruturada de Trabalho - Agenda Positiva para Representação Sindi-cal no Setor de Serviços, organiza-do pela Fenascon.

O evento que contou com presen-ça de lideranças sindicais da região sudeste e centro-oeste, e alertou

Um ano antes da Copa do Mundo de Futebol acontece, no país sede, a Copa das Confederações.

CoPa daS CoNfederaçõeStreiNo Para o MUNdiaL de 2014

Siemaco participa de evento regional da Fenascon.

o campeão da Copa Ouro da CONCACAF, México; o campeão da Copa Asiática de Seleções, Japão; o campeão da Copa da Oceania, Taiti; o campeão da Copa Africana de Nações 2013, Nigéria e a Itália, classificada na Euro 2012.

Os jogos acontecerão em Bra-sília, Belo Horizonte, Fortaleza,

Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Até meados de maio mais de 550 mil ingressos já haviam sido ven-didos e no mundo inteiro mais de 550 milhões de fãs de futebol acompanharão os jogos, pela te-levisão e internet.

PrePare SUa torCida Para NoSSa SeLeçÃo.

os dirigentes sindicais para os de-safios a serem enfrentados junto às empresas multinacionais com culturas antissindicais, movimen-to cada vez mais forte fora do Bra-sil. As grandes empresas do setor, hoje com centenas de milhares de trabalhadores em todo o mundo, inclusive no Brasil, estão precari-zando as condições de trabalho, inclusive as conquistadas a tanto custo pelo movimento sindical.

No segundo dia de atividades, o Professor Roberto Nolasco, dire-tor do instituto de autos estudos da UGT e assessor da FENASCON propôs uma reflexão da ação po-lítica das entidades e seu papel junto a sociedade. Grupos forma-do por jovens lideranças debate-ram e levaram suas reivindicações para a mudança da atitude sindi-cal na área de serviços.

Page 5: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

55

A Charanga tocada pelo grupo Mozart chamava a atenção da população, enquanto os diretores do Siemaco informavam as pessoas sobre a importância do trabalho prestado pelos Pro-fissionais do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas

Verdes. Era o Dia do Gari, 16 de maio, mas não foi um dia de festa e sim de mobilização pela conscientização.

“Nosso intuito foi chamar a atenção da população para o dia do Gari, contou o diretor do Siemaco, Fábio Cruv. O “palan-

que” não poderia ser melhor, a Praça Marechal Deodoro, no Centro de São Paulo, onde a categoria é constantemente

homenageada através das estátuas do gari, da copeira, auxiliar de limpeza e jardineiro.

No mesmo dia, circularam na cidade anúncios publicados em jornais, pelo Siemaco, celebrando a data. “Muitas pessoas para-

vam e perguntavam o que estava acontecendo. A equipe do sindica-to aproveitou todos os contatos para divulgar a causa da categoria."

Agora é lei. As trabalhadoras em aviso prévio que comprovarem a gravidez terão direito à esta-bilidade no emprego. Assinada pela presidente Dilma Rousseff em 15 de maio, a normatização passou a vigorar no dia seguin-te, com a publicação do texto no Diário Oficial. Uma excelen-te notícia para fechar o mês de maio, quando foi comemorado o Dia das Mães.

O benefício é garantido mesmo quando o aviso prévio é indeni-zado. Ou seja, quando o funcio-nário não é obrigado a trabalhar e recebe o salário equivalente ao período. Até então, a CLT (Consolidação das Leis de Traba-lho) garantia a estabilidade até cinco meses após o parto, para demissões sem justa-causa.

Presidente dilma assina lei que estende benefícios à gestante em aviso prévio

AGENDA

POSITIVA PARA

REPRESENTAÇÃO

SINDICAL NO SETOR

DE SERVIÇOS

Na praça, homenagem ao dia do trabalhador em asseio e conservação,

limpeza urbana e áreas verdes.

Page 6: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

6

O dia do gari foi celebrado em 16 de maio, mas a co-memoração de fato, aconteceu no domingo, 19, no Centro de Tradições Nordestinas. Os trabalhadores do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes, filiados ao Siemaco, foram homenageados e se divertiram com seus familiares e amigos.

No palco, autoridades políticas e líderes sindicais se alternavam com os representantes da música nor-destina Canopi, Família Virgulino, Cajú e Castanha; os sambistas do Katinguelê e a grande atração, a Banda Calypso. Todos fizeram questão de endossar a importância do trabalho de uma categoria que presta serviços essenciais e que precisa ser mais valorizada.

“Temos orgulho em representar todos vocês e dentre a nossa missão é torná-los visíveis, para que a população reconheça a importância do trabalho realizado”, discursou o presidente do Siemaco São Paulo, Moacyr Pereira.

festa, música, dança,

comida...

Para surpresa geral, as duplas de varredoras Roseli e Maria Anunciada, funcionárias da empresa Inova, e os coletores, Misael e Ronivado, da Loga, deram um show de dança como parceiros dos dançarinos da banda Calypso. A cantora Joelma lembrou que o dia era dos garis e fez questão de chamar quatro deles para representar a categoria lá do alto, em cima do palco! “Agradeço a essa galera que manda bem prá caramba mantendo São Paulo limpa e lin-da”, afirmou.

Gente que varre, coleta, cuida e também sabe dançar

Page 7: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

7

Muitos assistiram a um show ao vivo pela primeira vez, como o varredor da Inova, José Luciano Perei-ra de Santana, a esposa Eralda e as filhas Gislaine e Luana, de 11 e 7 anos, fãs da banda Katinguelê. Já o porteiro da ATS, Arnaldo José dos Santos levou a esposa Michele e quatro amigos para se diverti-rem, mas também “ver o que o sindicato está ofe-recendo”.

Filha da auxiliar de limpeza Vera Lúcia, que traba-lhou na noite da festa, a estudante Paula Carolina Barbosa da Cunha, 18 anos, realizou o sonho da sua vida: conhecer pessoalmente a cantora Joel-ma. Moradora do Itaim Paulista, ela acordou às cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, quando abraçou a vocalis-ta Joelma. Depois, caiu no choro de tanta emoção.“Quando vi a Joelma na TV pela primeira vez foi amor à primeira vista, até já sonhei com ela, que é maravilhosa!”, contou. É claro que aproveitou para abraçar também o guitarrista e marido da cantora, Chimbinha, além dos bailarinos da banda.

Um sonho realizado pelo Siemaco

Homenagem dos artistas aos garis“Eu não posso imaginar o mundo sem o trabalho dos garis, por isso valorizo muito cada um desses traba-lhadores”, garantiu Joelma, dizendo que também tem origem humilde e que todos podem crescer na vida com esforço e dedicação. Além disso, considera-se um pouco nordestina, já que recebeu o título de cida-dania de Pernambuco. “Somos parabucana”.

Chimbinha lembrou que parte do sucesso do Calyp-so é devido à plateia como a do Siemaco, que liga

Page 8: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

8

para as rádios pedindo para que as músicas da ban-da sejam tocadas. Garantiu que estava muito feliz, emocionado e agradecido. Para Diguinho, vocalista do Katinguelê, cantar para um trabalhador humilde é mais gostoso. “En-quanto cidadão, eu reconheço a importân-cia desses trabalhadores que infelizmente, muitas vezes são desprezados pela socieda-de. Sem eles a cidade que já é um caos, es-taria toda mal cuidada e suja. Eles deveriam ganhar muito mais pelo trabalho que fazem e contar com leis melhores que zelem pela dignidade de suas famílias”.

Diretoria do Siemaco, líderes sindicais, autoridades e patrões comemoraram juntos o Dia dos Profissio-nais do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes e prometeram lutar pela melhoria das condições de trabalho, econômicas e sociais da ca-tegoria. O Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro, contou que está preparando uma campanha de educação ambiental voltada para a população, visando à colaboração com o trabalho do gari e co-letor. Frisou ainda que São Paulo precisa aproveitar a riqueza que há no lixo, através da reciclagem.

“Hoje é um dia de festa, mas deveria ser de lem-brança e valorização pelo poder público e popu-lação, que ainda não entendem qual a verdadeira função desse trabalhador anônimo, declarou o pre-sidente da Selur (Sindicato das Empresas da Lim-peza Urbana de São Paulo), Ariovaldo Caodaglio; enquanto o presidente do Seac (Sindicato das Em-presas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo), Rui Monteiro, lembrou que nos dias de hoje os dois sindicatos, empregados e patrões, traba-lham juntos pelo bem comum. “A nossa atividade merece tudo do melhor!”.

todos juntos por uma mesma causa

Page 9: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

9

eM BoCa SaUdÁVeL HÁ MUito

MaiS do QUe UM SorriSo

BoNitoUm sorriso aberto contagia. O que muita gente não sabe é que ter dentes saudáveis não é bom só para a aparência, mas tam-bém para a saúde. A fala, masti-gação, a visão, a coluna podem ser afetadas por problemas den-tários.

Se no passado arrancar era uma prática comum entre os dentis-tas, hoje há tratamento para to-das as doenças bucais. A odonto-logia avançou muito e os preços estão baixando, felizmente!

Prevenção é fundamentalEscovar os dentes e a língua de-pois de cada refeição e passar o fio dental e usar o enxaguante

bucal pelo menos antes de dor-mir evita a cárie e os problemas de gengiva. A escovação correta limpa os dentes, o fio dental pre-vine as placas bacterianas que se formam com o acúmulo dos alimentos e o enxaguante com-pleta a higienização. Se houver sangramento da gengiva é preci-so atenção.

A limpeza correta da boca tam-bém evita os estragos que al-guns tipos de alimentos podem causar aos dentes. O café e as frutas cítricas podem manchar os dentes. Finalizando, o ideal é uma visita ao dentista a cada seis meses.

dicas para manter um sorriso lindo- Usar escola de cerdas macias e fio dental;- Preferir as pastas dentais com flúor e os enxaguantes bucais sem álcool;

Cuidados ao longo da vidaBebês: os pais devem limpar a boca das crianças, mesmo na au-sência de dentes;Crianças: escovação com pasta de dente infantil e escova de cerdas macias;Jovens: época de pensar na corre-ção de imperfeições da arcada;adultos: Atenção redobrada na higienização e correção dos proble-mas decorrentes.

em todas as clínicas de saúde do Siemaco, os sócios e dependentes podem contar com o atendimen-to odontológico.

Centro: Rua Vitoriano Carmilo, 422 Campos Elísios, tel. 3667-2104

Santo amaro: Rua João de Genova, 13 tel.: 5523-0833

artur alvin: Rua Dr. Moacir Tavolaro, 263Tel.: 2742-4744

Guaianazes: Rua Dr. Meira Pena, 150 Tel.: 2553-7608

Page 10: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

CUrsos

CUrSoS de QUaLifiCaçÃo ProfiSSioNaLAumente sua chance de conquistar uma vaga com

os cursos de qualificação do Siemaco.

dicas de portuguêsNão confunda:

dicas de inglêstreine sempre o seu inglês

Por que é preciso aprender inglêsLearn a new language is not easy… (Aprender uma nova lingua não é fácil...)

But it is very important to speak english today.(Mas é muito importante falar inglês, hoje em dia.)

So do not be afraid, study a little every day.(Então não tenha medo, estude um pouco todos os dias.)

and every day you will to know a bit more.(E a cada dia você saberá um pouco mais.)

PORTARIA • COPA • ENCARREGADO • MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL • LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES • SUPERVISÃO, LIDERANÇA E PRÁTICA

• LIMPEZA DE VIDROS • TRATAMENTO DE PISOS (com aula prática) • LIMPEZA HOSPITALAR (com base no manual hospitalar da ANVISA) • RECEPÇÃO E ATENDIMENTO • MARKETING PESSOAL E ANÁLISE DE CURRÍCULO (preparação

para o mercado de trabalho) • TÉCNICA DE LIMPEZA PROFISSIONAL (com aula prática) • PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE SUSTENTABILIDADE NA LIMPEZA AMBIENTAL E OFICINA

DE COMPOSTAGEM • SEGURANÇA PREVENTIVA PARA PORTEIROS (para profissionais da área e que já tenham certificado de curso em Portaria)

10

Mau uso do malÉ comum confundir mal e mau. Vamos simplificar:Mau: contrário de bom (adjetivo).Mal: contrário de bem (advérbio) Mal: tristeza, doença (substantivo).Mal e hífen: antes de palavras que comecem por vogal ou as consoantes H ou L é sempre acompanhado de hífen.

Por ex:Fulano é um mau varredor.Mal cheguei ao Siemaco, encontrei colegas do curso de inglês.Estou me sentindo mal, tenho de beber água.Tudo não passou de um mal-entendido.José está muito mal-humorado hoje!Aquele vidro está mal-limpo, você terá de refazer o serviço!

MatrÍCULaS aBertaS Para tUrMaS de aGoSto doS CUrSoS de iNforMÁtiCa e iNGLÊS.

teLefoNe: 3825 6444

Page 11: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

11

Coletores e motoristas voltam a estudar graça à parceria entre Siemaco e Loga Duas turmas de trinta alunos cada uma voltaram à sala de aula no dia 8 de maio, graças à iniciativa do Siemaco, que teve apoio da empresa Loga (garagem Jaguaré). Para festejar um momento tão importante e que fará toda a diferença na vida dos trabalhadores, o presidente do sindicato, Moacyr Pereira, fez questão de prestigiar os novos estudantes.

“Um brasileiro que não sabe ler e escrever é como um estrangeiro em seu próprio país”, afirmou. Os coordenadores de operação e administração da Loga, Fernando Córdoba e José Sérgio da Silva, garantiram que a educação continuada foi integra-da ao programa de qualificação interna da empresa, que oferece oportunidades interna de crescimento.

Incentivo e exemplo dos colegas do sindicato “Um sonho meu está sendo realizado, hoje”, testemunhou o diretor de pla-nejamento do Siemaco, Elmo Nicácio (Lagoa). Coletor licenciado da Loga, ele teve a ideia de criar a sala de aula, atendendo ao pedido dos colegas que queriam voltar a estudar, mas a pesada rotina diária e as condições econômicas não permitiam.

Os assessores do sindicato, Alex, Álvaro e Cirilo, somaram forças para transfor-mar o desejo de todos em realidade.

Duas vezes por semana eles visitam a empresa para atender às necessidades dos trabalhadores e não pouparam es-forços durante a negociação pela edu-cação continuada.

Garantindo que o sindicato acredita e investe na oportunidade que só a edu-cação proporciona, Moacyr estimulou os alunos a encararem o desafio do aprendizado e agradeceu à Loga pela parceria. “Eu compartilho o sonho do Lagoa; um sonho que se iniciou há 20 anos atrás no sindicato e agora é o so-nho desses alunos”.

O desafio de aprenderJá no primeiro dia a pedagoga e psico-pedagoga, Débora de Souza, percebeu a vontade e ansiedade dos alunos: 59 homens e uma mulher, Adriana de Fá-tima Sobrinho (motorista do caminhão de coleta). Ela garantiu que todos terão atenção individual e a oportunidade de concluir os estudos formalmente.

Paulo Sabino da Silva, 45 anos e coletor da Loga há 23, sabe ler, mas tem dificul-dades para escrever, pois cursou ape-nas até segunda série do fundamen-tal. “Eu sempre quis voltar a estudar e nunca tive condições, pois a correria é demais. Se Deus quiser eu vou termi-nar os estudos para crescer na minha carreira”.

Moacyr Pereira: Fez questão de prestigiar os novos estudantes. Elmo Nicácio, um sonho realizado.

Page 12: Parceria Dia do Gari Siemaco e Loga na praça pela educação ... · Era o Dia do Gari, 16 de maio, ... cinco da manhã, chegou ao CTN as nove e apenas parou de tremer à noite, ...

1212EXPEDIENTE:Coordenação Geral: Moacyr PereiraJornalista ResponsávelColaboração: Simone Rocha

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São PauloSEDE:A lameda Eduardo Prado, 648Santa Cecília - São Paulo - Cep: 01218-012 - Tel.: 3821-6444SUB-SEDE: Rua Doutor Carlos Augusto de Campos, 165SantoA maro - São Paulo - Cep: 04750-060 - Tel.: 5521-9108

www.siemaco.com.br e-mail: [email protected]

Projeto Gráfico: AGPC ComunicaçãoTiragem: 20.000 Exemplares

Filiado a:

: Adriana Amaral (MTB 16.447)

ReciclaR, ReduziR e ReutilizaR.