Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora · eis que surge alguém que não se importa...

2
Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt CONVÍVIO Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora BATISMO DO SENHOR | ANO C 10 de janeiro de 2016 Série II Número 471 Perante os que reivindicam sempre a ‘primeira posição’, eis que surge alguém que não se importa de ocupar o ‘segundo lugar’. Ou o ‘último’. João sabe onde deve estar. E por que estar. E como estar. Reconhece que não é a personagem principal da história que Deus está a escrever. Vive sob o olhar do povo. Mas está ciente de que a sua missão é nos bastidores. É reputado como profeta. Mas reclama ser tratado como um homem comum. Pressagiam que possa ser o Messias. Mas ele, com inflamação, dissolve a expetativa. Habita no inóspito deserto. Mas é lá que prepara um Caminho para o Senhor. Sente o alento de Deus. Mas garante que, O que há de vir, será mais forte. A sua autoridade é incontestável. Mas, ante o Outro, irá assumir-se como um escravo. Propõe caminhos de vida. Mas aguarda por Aquele que é o Caminho da Vida. Dá voz às palavras de Deus. Mas silenciar-se-á quando se manifestar a Palavra de Deus. Apela à conversão de vida. Mas anuncia que, O que vem, só Ele, tem poder de dar Vida. Batiza com água. Mas o novo batismo será com o Espírito Santo e com o Fogo. Chegou o dia. João, que é o 'segundo', imerge nas águas, Jesus, que é o Primeiro. Um homem a mergulhar Deus! Ou, um Deus a mergulhar no Homem? |PCJ Naquele tempo, o povo estava na expetativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias. João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu batizo-vos com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo». Quando todo o povo recebeu o batismo, Jesus também foi batizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».

Transcript of Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora · eis que surge alguém que não se importa...

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

CONVÍVIO Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

BATISMO DO SENHOR | ANO C

10 de janeiro de 2016 Série II – Número 471

Perante os que reivindicam sempre a ‘primeira posição’, eis que surge alguém que não se importa de ocupar o ‘segundo lugar’. Ou o ‘último’. João sabe onde deve estar. E por que estar. E como estar. Reconhece que não é a personagem principal da história que Deus está a escrever. Vive sob o olhar do povo. Mas está ciente de que a sua missão é nos bastidores. É reputado como profeta. Mas reclama ser tratado como um homem comum. Pressagiam que possa ser o Messias. Mas ele, com inflamação, dissolve a expetativa. Habita no inóspito deserto. Mas é lá que prepara um Caminho para o Senhor. Sente o alento de Deus. Mas garante que, O que há de vir, será mais forte. A sua autoridade é incontestável. Mas, ante o Outro, irá assumir-se como um escravo. Propõe caminhos de vida. Mas aguarda por Aquele que é o Caminho da Vida. Dá voz às palavras de Deus. Mas silenciar-se-á quando se manifestar a Palavra de Deus. Apela à conversão de vida. Mas anuncia que, O que vem, só Ele, tem poder de dar Vida. Batiza com água. Mas o novo batismo será com o Espírito Santo e com o Fogo. Chegou o dia. João, que é o 'segundo', imerge nas águas, Jesus, que é o Primeiro. Um homem a mergulhar Deus! Ou, um Deus a mergulhar no Homem? |PCJ

Naquele tempo, o povo estava na expetativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias. João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu batizo-vos com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo». Quando todo o povo recebeu o batismo, Jesus também foi batizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».

LEITURAS | BATISMO DO SENHOR | ANO C

Ref: O Senhor abençoará o seu povo na paz.

LEITURA I

SALMO

LEITURA II

EVANGELHO

Is 42, 1-4.6-7

28(29), 1a.2.3ac-43b.9b-10

At 10, 34-38

Lc 3,15-16.21-22

SEMANA BÍBLICA A SEMANA BÍBLICA, que estava agendada para os dias 4 a 8 de janeiro, não se rea-lizou, devido a um lapso de agendamen-to do P. Herculano, para o qual devemos ser compreensivos. Será anunciada uma nova data.

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA Nos dias

18 de janeiro, às 14H30. 21 de janeiro, às 21H.

iniciar-se-ão novas OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA. Não é necessária inscrição. Entrada pela porta 27.

VICENTINOS | CABAZES DE NATAL Os Vicentinos da nossa paróquia congra-tulam-se com a ajuda que os paroquia-nos dispensaram à Conferência de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na passa-da época natalícia. Foram contempladas 48 famílias, que agradecem as ofertas recebidas. O Cabaz foi composto por: arroz, açúcar, conserva, azeite, óleo, ba-calhau, massa, bolacha, farinha, chocola-te, sumo, batata frita, pão fatiado.

ACOLHIMENTO NA IGREJA Para que a igreja não esteja apenas de portas abertas, mas de coração aberto, vamos constituir grupos para acolher e ser rosto da comunidade para todos os que chegam até nós. Os membros da nossa paróquia que trabalham no cartó-rio, e outros que vão estando presentes diariamente na igreja, já o realizam. Mas queremos alargar mais este serviço. Num primeiro momento, vamos come-çar por preencher os períodos que cor-respondem ao horário de acolhimento do Padre Carlos Jorge. Assim, são preci-sos voluntários para:

3ª, 4ª e 6ª feiras, das 17H às 18H45. 5ª feira, das 10H às 11H30.

Aos que desejarem disponibilizar-se para este serviço, pede-se o favor de deixa-rem uma informação no cartório.

Informações