Paróquias de Caminha e Vilarelho - Freguesias de Portugal ... · A liturgia deste dia convida-nos...

4
E E COS COS DA DA M M ATRIZ ATRIZ Boletim Paroquial Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano LV - Nº 1087 - de 25 a 31 de Dezembro de 2016 A liturgia deste dia convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na incarnação de Jesus… Ele é a “Palavra” que Se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”. A primeira leitura (Is 52,7-10) anuncia a chegada do Deus libertador. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao seu Povo uma era de felicidade sem fim. O profeta convida, pois, a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança. A segunda leitura (Hebr 1,1-6) apresenta, em traços largos, o plano salvador de Deus. Insiste, sobretudo, que esse projecto alcança o seu ponto mais alto com o envio de Jesus, a “Palavra” de Deus que os homens devem escutar e acolher. O Evangelho (Jo 1,1-18) desenvolve o tema esboçado na segunda leitura e apresenta a “Palavra” viva de Deus, tornada pessoa em Jesus. Sugere que a missão do Filho/”Palavra” é completar a criação primeira, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nas- ça o Homem Novo, o homem da vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus. In “Dehonianos” SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

Transcript of Paróquias de Caminha e Vilarelho - Freguesias de Portugal ... · A liturgia deste dia convida-nos...

EECOSCOS DADA MMATRIZATRIZ Boletim Paroquial

Paróquias de Caminha e Vilarelho

Ano LV - Nº 1087 - de 25 a 31 de Dezembro de 2016

A liturgia deste dia convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na incarnação de Jesus… Ele é a “Palavra” que Se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”. A primeira leitura (Is 52,7-10) anuncia a chegada do Deus libertador. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao seu Povo uma era de felicidade sem fim. O profeta convida, pois, a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança. A segunda leitura (Hebr 1,1-6) apresenta, em traços largos, o plano salvador de Deus. Insiste, sobretudo, que esse projecto alcança o seu ponto mais alto com o envio de Jesus, a “Palavra” de Deus que os homens devem escutar e acolher. O Evangelho (Jo 1,1-18) desenvolve o tema esboçado na segunda leitura e apresenta a “Palavra” viva de Deus, tornada pessoa em Jesus. Sugere que a missão do Filho/”Palavra” é completar a criação primeira, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nas-ça o Homem Novo, o homem da vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus.

In “Dehonianos”

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

MENSAGEM DE NATAL DO PÁROCO

Dia 25: - Maria da Conceição da Silva Matos Pires. Dia 26: - Paulo Casimiro R. Fernandes Amorim; - Bruno Filipe Porto Guerreiro; - Rui Diogo Rodrigues de Vasconcelos; - Iracema Gonçalves Ramos Malheiro; - Joaquim Manuel Monteiro Guardão. Dia 27: - Mário Fernando da Silva Marques; - Adriano José P. Abreu; - Vítor António Gonçalves da Silva; - Joana Carolina Pires Soutulho. Dia 28: - António Luís Tenedório; - João Carlos Valadares de Passos; - Luís Pedro Portela Saraiva; - Maria Beatriz da Cunha Barreiro; - Ana Conceição Ferreira Pinto. Dia 29: - Maria Duartina V. Afonso Gomes; - José Casimiro Alvarenga Lage; - Luciano Pinto Pereira; - Fernando Guerra Ranhada Silva; - Carmelinda de Jesus Maciel Veloso. Dia 30: - Ana Maria Viana Gonçalves Aires; - Margarida de Sousa P. da Silva Matos; - Maria Fernanda E. Pereira Fernandes; - Marta Maria F. Falcão Ribeiro. Dia 31: - Francisco Lagoa Serro; - Gracinda dos Anjos da Silva; - Maria do Carmo Lopes Veiga; - Jovino António Insuelas Rocha; - Vítor Manuel Afonso Couchinho; - José Carlos Porto Silva; - José Manuel Oliveira Rodrigues; - João Pedro Viana Faria; - Afonso José Dantas Soares.

«Contempla, agora, minha alma, a vigilân-cia dos pastores e a multidão dos Anjos»

São Boaventura

Bem amagadinho nos braços de Sua Mãe O Menino Jesus não dorme... O sono foi-se embora com o cantar dos Anjos, Com o brilho das estrelas na gruta de Belém! E os pastores que chegam cheios de espanto: Valeu a pena todo o sofrimento de tão longo caminhar, Valeu a pena não terem encontrado outro lugar Para o seu Menino nascer! Valeu a pena! É entre os mais pobres e sós que Ele quer viver. - José, por favor, pega em Jesus Para que os pastores o possam ver... Voltam, de novo, o NATAL DE JESUS, a Família de Jesus, A gruta de Belém, os braços e o colo de Maria, os cuidados de José. Voltam de novo, os olhos de JESUS OLHANDO O MUNDO! Olhos de Amor tão profundo, de tanta Paz, Misericórdia e Alegria Que enchem nossos olhos de pranto Como os olhos de Maria. MENINO JESUS, JESUS MENINO, JESUS MENI-NO DE SUA MÂE, MENINO D` OIRO, MENINO NOSSO, PARA SEMPRE NOSSO... VAMOS! VAMOS TODOS ADORAR! NA BELÉM DA NOSSA VIDA DEIXEMOS ENTRAR O AMOR QUE POR MARIA, NOS VEM!

(Maria Luisa)

+ Faleceu na passada Segunda feira, dia 19 de Dezembro de 2016, a Senhora Dolores Mar-tins Pires, aos 80 anos de idade. O seu fune-ral realizou-se no dia 20 de Dezembro na Igreja da Misericórdia. Foi a sepultar no cemitério municipal de Caminha. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

Conversa de Amigos Diz um amigo para o outro: - Sabes qual é diferença entre um camelo e um bêbado? Não! - responde o amigo. - Um camelo pode trabalhar vários dias sem beber, um bêbado pode beber vários dias sem trabalhar.

SORRIA!

ANIVERSÁRIOS MIRADOURO DO CONVENTO

VIDA CRISTÃ

FICHA TÉCNICA Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. Rui Filipe Rodrigues Colaborador: Ricardo Miguel Lourenço Lagoa • Publicação: Semanal • Tiragem: 300 Ex. • Tel.: 258 921 413

E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com - Isento a) nº1 art 12º DR 8/1999 de 9 Junho

DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Segunda a Sábado

08:00 Eucaristia no Convento de St. António

Segunda Dia 26

18:00 S. Estêvão, Primeiro Mártir

Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Agonia

Terça Dia 27

10:30 Matriz

S. João, Apóstolo e Evangelista - Acção de Graças ao Senhor dos Mareantes; - Irmãos da Confraria do Bom Jesus dos Mareantes.

Quarta Dia 28

08:30 Misericórdia

Santos Inocentes, Mártires - Otelinda Barbosa (Aniv.), José Manuel Rodrigues, José Rodrigues e família; - João Ribas, Maria Rosa, Maria Fernanda Conceição Rocha e Almas do Purgatório; - João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho; - Augusto José dos Santos, Rosa de Jesus, Alfredo Alonso, Ilidia Matos e Manuel de Matos; - Cecília Rosa Pereira da Silva; - Maria Cândida Gavinho e marido Manuel António Ramos.

Sexta Dia 30

18:00 Matriz

Sagrada Família de Jesus, Maria e José - Dolores Martins Pires (7º Dia); - António Joaquim Fernandes (Aniv.), Luciana Martins da Cunha, sogros e Almas do Purgatório; - Damião Fernandes Porto; - António José Correia Faria; - Domingos Santos, Isabel Bernardina Felgueiras da Silva Santos e família; - Artur António Vieira e família; - José Manuel Rodrigues, José Rodrigues, Ana Celina e família.

Domingo Dia 01

11:30 Matriz

17:00

ANO NOVO, SANTA MARIA MÃE DE DEUS, DIA MUNDIAL DA PAZ - Teresa Taveira Alves. Eucaristia na Igreja Paroquial de Vilarelho

Serviço Religioso