Parques e Região

12
ANO 1 - Nº 07 CAMPINAS, SETEMBRO 2010 Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, Parque Prado, Jd.Oliveiras, São Martinho, Parque Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge. Expoflora, uma festa para 300 mil visitantes Inclusão social Divulgação A maior festa das flores da América do Sul, a Expoflora chega à sua vigésima-nona edição em Holambra. Além de muitas flo- res e plantas, haverá shows populares e ou- tras atrações. Página 12. O Centro Social Bertoni assiste famílias carentes da região do Jardim Nova Europa há 45 anos. A entidade desenvolve também atividades educativas para crianças e ado- lescentes. Página 4. A programação da Festa da Santa Cruz. Página 11. Luciane Nohama Inaugurada Estação Parque Prado Depois de três meses de obras, a Estação de Transferência Parque Prado foi entregue pela Prefeitura de Campi- nas. Investimento de R$ 1,3 milhão, a estação possui 12 abrigos com seis pontos de embarque e desembarque. Página 3.

description

Setembro 2010 - Inaugurada a Estação do Parque Prado

Transcript of Parques e Região

Page 1: Parques e Região

ANO 1 - Nº 07 CAmpiNAs, sETEmBRO 2010

publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, parque prado, Jd.Oliveiras, são martinho, parque Jambeiro, Vila ipê, parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos sales, Jardim Leonor, Vila marieta, ponte preta e Vila João Jorge.

Expoflora, uma festa para 300 mil visitantes

Inclusão social

Divulgação

A maior festa das flores da América do Sul, a Expoflora chega à sua vigésima-nona edição em Holambra. Além de muitas flo-res e plantas, haverá shows populares e ou-tras atrações.

Página 12.

O Centro social Bertoni assiste famílias carentes da região do Jardim Nova Europa há 45 anos. A entidade desenvolve também atividades educativas para crianças e ado-lescentes. Página 4.

A programação da Festa da Santa Cruz. Página 11. Luciane Nohama

Inaugurada Estação Parque PradoDepois de três meses de obras, a Estação de Transferência parque prado foi entregue pela prefeitura de Campi-

nas. investimento de R$ 1,3 milhão, a estação possui 12 abrigos com seis pontos de embarque e desembarque. Página 3.

Page 2: Parques e Região

02 - Parques e Região Setembro 2010

O jornal Parques e Região é uma publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comér-cios dos bairros Parque Prado, São Martinho, Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Nova Europa, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta, Jardim dos Oliveiras e Vila João Jorge.

Editoras: Luciane Nohama - [email protected] N. Tanaka – Mtb. 15474

Redação e publicidade: (19) 3386.4411

[email protected]

EDITORIAL ARTIGO

Primavera anunciatempos melhores

Pior do que tá não ficaGaudêncio Torquato*

Veja o jornal na internethttp://issuu.com/parqueseregiao

CONDOMÍNIOS: Parque Prado (Club House, Parnaso, Monet, Rugendas, Renoir, Debret-Village, Saint Louis, Condomínio Chácara Prado), Ponte Preta (Praia do Pontal, Tormalina, Condomínio Saudade, Residencial Cinthia, Spazio Calabria, Edifício Olga), Jardim do Trevo (Marinalva, Praia do Pontal, Edifício Itapoã, Edifício Arthur Paioli), Jardim Nova Europa (Cana-dá, Edifício Estados Unidos, Brasil, Conjunto Europa, Edifício Artur Paioli), Parque da Figueira (Residencial Parque da Figueira), Vila Marieta (Condomínio Europa, Edifício Dona Rita Corrêa), Vila João Jorge (Condomínio Santa Helena, Edifício Elizabeth Jorge, Edifício Arezzo), Jar-dim Leonor (Edifício Velasquez), Vila Ipê (The Palms American House), Jardim dos Oliveiras (Condomínio Parque dos Pássaros).

O Parques e Região pode ser encontrado também no Bar da Gê (Parque Jambeiro), nas bancas Diamante, Baden, Banca do Roberto (Jd. Nova Europa) e Space Box (Shopping Pra-do). Banca Nossa Senhora das Graças (Ponte Preta), Banca de Prata (Vila João Jorge), RR (Jardim Oliveiras dos Oliveiras).

* Gaudêncio Torquato é jornalis-ta e professor da USP e consultor político.

As doutrinas murcham, as utopias desaparecem, a alienação se expande e a política se escan-cara para abrigar quem dela quer fazer uma profissão e até figuras que a usam como mote para fa-zer piada. O conceito que a polí-tica alcançou entre nós chega ao fundo do poço com esta pergun-ta ao eleitor feita pelo palhaço Tiririca, candidato nesta eleição: “O que é que faz um deputado federal?” E ele mesmo respon-de: “Na realidade, não sei. mas vote em mim que eu te conto.” Ninguém se deve surpreender se este candidato conseguir os votos necessários para fazer chiste no palco do Congres-so Nacional, onde se poderá juntar a outros representantes que fizeram ou ainda fazem sucesso com suas habilidades na esfera dos esportes, das ar-tes e dos divertimentos.

Afinal, por que o pleito deste ano, mais do que outros, coopta figuras não tão inte-gradas ao mundo da política, como maguila, moacir Fran-co (que já frequentou a arena parlamentar), Ronaldo Esper, Netinho de paula, marcelinho Carioca, Romário ou a pleiteante conhecida como mulher pera?

De duas, uma: ou os novos atores políticos foram compeli-dos a ingressar no espaço públi-co para cumprir relevante mis-são a serviço de coletividades que representam - e, se for esse o motivo, devem ser aplaudidos - ou a opção se deve ao esgota-mento do ciclo profissional e ao vislumbre de uma carreira sob as luzes da democracia represen-tativa. seja qual for o motivo, o ingresso de celebridades no uni-verso político merece reflexão, por assinalar, de certa forma, o estágio de desenvolvimento social, cultural e político de um povo. A razão para profissionais de outros nichos ingressarem no mundo da política tem que ver com a eleição de uma figura de origem humilde para o cargo mais importante da Nação? será que, com sua ascensão, Lula teria aberto o caminho para qualquer pessoa, da mais simples à mais elevada, sentir-se motivada a

pleitear os postos eletivos da Re-pública?

É razoável inferir que a esco-lha de um ex-metalúrgico para presidir a Nação pode ter contri-buído para promover a autoesti-ma de milhões de cidadãos, mas, sob o prisma da relação entre celebridade e política, há com-ponentes quiçá mais apropria-dos para explicar o fenômeno. O sociólogo francês Edgar morin, em clássico estudo sobre o com-portamento da sociedade con-temporânea, descreve o Olimpo da cultura de massas, onde so-bressaem artistas, reis, rainhas,

princesas, esportistas, manda-tários, enfim, uma constelação de astros de todos os espectros que, por seu desempenho nos ambientes social, cultural, artís-tico e político, ganham ampla visibilidade. E por pertencerem a um seleto mundo, expostas à fosforescência das mídias, tais celebridades compõem uma identidade dual, humano/divina, tornando-se figuras modelares em que se espelham as massas. Assim, o anônimo nas multidões distingue o olimpiano como um ícone no altar da admiração. Em seu cotidiano, procura exercitar a imaginação, identificando-se com atitudes, gestos e gostos dos ídolos admirados, neles pro-jetando valores e princípios de conduta.

Enxertemos, agora, a “galeria idolatrada” no universo da polí-tica. Que tipo de reação se pode esperar da massa senão a busca do autógrafo, a liturgia dos aper-tos de mão, abraços e beijos, a necessidade psicológica de in-teração espiritual entre “adora-dores e adorados”? Abraçar o

artista no auge de sua fama sig-nifica, para um “pobre mortal”, partilhar, mesmo que por segun-dos, de um cantinho no Olimpo. Donde se chega à ilação: sem demérito para partido e figuran-tes, celebridade que se candidata a cargo eletivo funciona como anzol de pesca do eleitorado. Quanto mais famosa, mais elei-tores arrebanhará, adensando siglas. Votações maiores puxam e elegem candidatos de diminu-ta expressão. Ao lado desse as-pecto, que desvenda estratégia de esperteza e oportunismo, a expansão da participação de ar-

tistas e esportistas em campa-nhas eleitorais aponta, igual-mente, para a deterioração dos padrões políticos.

plagiam-se propostas, tro-ca-se a ética pela estética e até a imitação da voz de artistas é usada para capturar a atenção de eleitores e conquistar seu voto. Essa é uma faceta rastei-ra que denota a banalização da política e da despolitização da sociedade. se o país conseguiu alterar a fisionomia da pirâmi-de social, com a inserção de cerca de 25 milhões de brasi-

leiros no mercado de consumo, exibe hoje performance desas-trosa na frente política, caracte-rizada, sobretudo, pela privatiza-ção da esfera pública. “O poder é meu e eu faço com ele o que quiser.” Eis a síntese do ideário que prevalece nestes tempos que exaltam a continuidade.

Quase oito anos depois, o Brasil patina na pista da política. A economia estabilizou-se, a in-flação foi domada, os movimen-tos sociais se organizaram, a ren-da passou a ser distribuída aos mais carentes e a vida até ficou mais cômoda para os bolsos. A política, porém, continua velha. E a abrigar, de modo passivo, o canhestro desfile nos programas eleitorais de cacarecos, quadros debochados, estroinas e oportu-nistas. O slogan do palhaço Tiri-rica soa como profecia: “pior do que tá não fica.”

A falta de chuvas e o calor inesperado em pleno inverno resultam na baixa umidade relativa do ar, que está castigando não só o homem e os animais, mas todos os seres vivos. mesmo assim, se olharmos com um pouco atenção, percebemos que a natureza já anuncia a primavera, que oficialmente começa no dia 22 deste mês.

Apesar do solo árido, as folhas estão brotando das árvores, e as flores começam a enfeitar os quin-tais e os jardins. Os dias mais longos dão sinais de que um novo ciclo se inicia. Tudo parece renovar à nossa volta e nos enche de esperança por tempos melhores.

passado um período de queda, alguns setores do comércio já vivem a expectativa de aquecimento, pela aproximação do Dia das Crianças, considerado uma das melhores datas do ano, perdendo apenas para o Natal e o Dia das mães. para o comércio em geral também é chegada a hora de criar estratégias para vender mais nos meses que restam e assim ter-minar bem o ano.

Em sete meses de atividades, nós do Parques e Região já conseguimos estabelecer ótimas parce-rias com uma parcela do comércio local e estamos abertos a muitas outras. A cada edição reafirmamos o nosso compromisso de valorizar a região, através da divulgação das notícias locais e informação de interesse da comunidade, sem esquecer da promo-ção do comércio cada vez mais pujante que se ins-tala nos bairros.

Page 3: Parques e Região

Setembro 2010 Parques e Região - 03

para anunciar ligue 3386-4411

Divulgue as atividades da sua comunidade no

3386-4411

Devido às obras para a cons-trução de acesso ao empreen-dimento swiss park, a Empresa municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) bloqueou a pista Centro x bairro da Aveni-da são José dos Campos. A inter-dição ocorre entre a Rua Eva de souza santos e Avenida sebastião Cury, no parque são martinho.

O trânsito está sendo desvia-

do para o sentido bairro x Cen-tro da Avenida, que nesse trecho ficou mão dupla de direção. Será implantada sinalização de regula-mentação e orientação. Agentes da mobilidade Urbana da Emdec estão no local para monitorar o trânsito e orientar os motoristas. segundo a Emdec, o desvio que iniciou em agosto deve durar 90 dias.

Obras fecham trecho da Avenida São José dos Campos

INAUGURAÇÃO

No dia 13 de agosto, o pre-feito de Campinas, Hélio de Oliveira santos, e autoridades, como o secretário de transpor-tes e presidente da Empresa municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) sergio Torrecillas, inauguraram a Es-tação de Transferência parque prado.

O secretário de transportes sergio Torrecillas disse que “é a estação mais bonita de Cam-pinas e que atenderá, de início, seis mil pessoas com transporte seguro e eficiente”.

O prefeito lembrou que “é a 20ª Estação de cidadania que se inaugura com paisagismo, iluminação e câmeras eletrôni-cas para a segurança comple-ta e complexa dos usuários do transporte público e para as fa-mílias”. segundo ele o transpor-te em Campinas mudou, pois a parceria com o poder público favoreceu a aquisição de frotas mais novas, além de serem am-bientalmente corretas, pois uti-lizam o biodiesel”, explicou.

“A região do parque Jambei-ro era uma das mais degradadas foi feito desassoreamento da lagoa do Jambeiro, a criação do parque das Águas e do Centro de Conhecimento das Águas, projetos que valorizam a re-gião”, ressaltou.

A obra que teve investimen-to de R$ 1,3 milhão, possui 12 abrigos com seis pontos de em-

Estação de Transferência - transporte eficiente

Luciane Nohama

barque e desembarque, plata-forma elevada, pavimento rígi-do nas paradas, piso podotátil, 10 rampas acessíveis, implanta-ção e reforço nas sinalizações

vertical e horizontal, iluminação especial com luminárias duplas e lixeiras. Além de um bicicle-tário com 10 vagas, ao lado da Estação.

Prefeito Hélio de Oliveira Santos discursa na inauguração

O instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores promove Bazar Beneficente de roupas usadas (de ótima qualidade), sempre no segundo sábado de cada mês e todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 16 horas. A instituição comercializa também vassouras de fabricação própria. O endereço é Av. Washington Luiz, 570, Vila marieta. Tele-fones 3231-2136 e 3231-0979.

Instituto dos Cegos promove bazar

Estação beneficia seis mil usuários por dia

Page 4: Parques e Região

04 - Parques e Região Setembro 2010

Centro Social Bertoni completa 45 anosO Centro social Bertoni é

uma entidade sem fins lucrativos que atende, desde 1965, famílias de baixa renda que residem nos bairros Jardim Nova Europa, parque da Figueira, parque são martinho, Vila Campos sales e parque Jambeiro. são famílias de vulnerabilidade social, enca-minhadas pelos postos de saú-de, escolas ou por membros de comunidades. Outras buscam o atendimento espontaneamente.

Depois de cadastradas e re-ceberem a visita da assistente social, as famílias passam a ser assistidas pela entidade. Rece-bem mensalmente cestas bási-cas, roupas, calçados e móveis, além de desfrutarem dos pro-gramas de inclusão social. Um deles é o sócio Educativo, que atende crianças de 6 a 14 anos de idade, com atividades como balé, karatê, informática, música, xadrez e artesanato. As famílias têm acesso a psicólogos, advoga-dos e dentistas. Ao todo, são seis profissionais registrados.

Os projetos do Centro re-cebem incentivos da secretaria municipal de Cidadania, Assis-tência e inclusão social e do ins-tituto EpTV. Recebem também contribuições de associados, dos voluntários que participam no desenvolvimento das atividades, como o Dia da pizza e da Fei-joada. Outro recurso é a venda

Inclusão social

O Centro social Bertoni foi fundado em maio de 1965, na paróquia santa Cruz pelo pa-dre Frederico Vettori, primeiro vigário da Ordem dos Estigma-tinos. Nascido em piscine di so-ver (município da província de Trento, itália) em 1913, padre Vettori escolheu o Brasil como seu campo de apostolado. Or-denado sacerdote em Campinas em 1936. Ele passou os últimos 20 anos no ministério pasto-ral como vigário em palmeiras (pR), praia Grande (sp) e em Campinas. Conseguiu a estima e o afeto de todos pela bondade, pelo espírito de sacrifício e pela entrega total às suas obrigações. sua simplicidade o fazia aproxi-mar-se das crianças e com isso ganhava a estima das famílias. Faleceu aos 65 anos por insufi-ciência renal.

Fundação doCentro Social

são Gaspar Bertoni (1777-1853), fundou a Congrega-ção dos sagrados Estigmas de Nosso senhor Jesus Cristo em novembro de 1816, na ci-dade de Verona, norte da itá-lia. Ele morava em uma casa, anexa à igreja dos Estigmas de são Francisco, assim as pesso-as acostumaram a chamar os religiosos, que aí residiam de “estigmatinos”. Foi nesta igreja que ele propagou a devoção à Paixão e às Chagas do Senhor. Transformou a casa em uma escola aberta aos filhos de gen-te simples, trabalhando gratui-tamente para a igreja e para a sociedade. Juntamente com os companheiros de comunidade levou uma vida de penitência e sacrifício, vivenciando um projeto de vida espiritual fun-

São Gaspar Bertoni

damentado na contemplação e na ação apostólica que tinha como objetivo a educação da juventude, a formação do clero e a pregação missionária numa ampla disponibilidade a serviço dos bispos.

www.estigmatinos.com.br

dos produtos doados ao bazar da entidade.

O Centro social Bertoni é presidido por Célio Onofre Marcondes e fica na Rua Ma-estro Lopes Diniz, 66, Jardim

Nova Europa. Aceita doações de móveis, roupas, calçados e de alimentos não perecíveis para compor as cestas básicas. Os voluntários que queiram partici-par dos trabalhos sociais devem

procurar a secretaria da institui-ção, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Aos sába-dos das 8 às 12 horas. Telefone 3278-1515.

Page 5: Parques e Região

Setembro 2010 Parques e Região - 05

Page 6: Parques e Região

06 - Parques e Região Setembro 2010

SAÚDE

Pilates para crianças e adolescentes

*Lisley Ferreira Santos é fisioterapeuta,instrutora de Pilates Clínico

Internacional e terapeuta manual. Atende na Clinica Vila Saúde.

Lisley Ferreira Santos* vo e terapêutico das alterações que podem surgir nesta fase de crescimento e desenvolvimen-to, como por exemplo: as de-formidades da coluna vertebral. Dentre elas, a cifose (curvatura posterior excessiva da coluna to-rácica), a lordose (curvatura ex-cessiva da coluna cervical e/ou lombar) e a escoliose (curvatu-ra lateral da coluna, geralmente conhecida como um “s”). To-dos esses distúrbios podem ser estruturais ou adquiridos com o tempo pela má postura. Um estudo com escolares de 7 a 14 anos demonstrou que 84,9% das crianças brasileiras apresentam protrusão de ombros e hiperci-fose dorsal.

O uso dos aparelhos e alguns acessórios, como bolas, rolos, discos de equilíbrio, entre outros utilizados nas sessões, responde pelo aspecto lúdico do pilates, que desafia, desperta e estimula as crianças a praticarem os exer-cicios de maneira saudável e di-vertida!

No entanto, o pilates atende não apenas aos problemas pos-turais, mas também é excelente para pacientes com distrofias musculares, dermatomiosite, di-abetes e neuropatias em geral, que necessitam de fortalecimen-to, flexibilidade e estabilidade da

coluna.para pacientes com proble-

mas respiratórios como asma, os exercícios de pilates não atuam especificamente na inflamação, mas fortalecem os músculos res-piratórios e reeducam a respira-ção, trazendo bem-estar e redu-ção das crises.

Qualquer pessoa, a partir de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o pilates. A diferença está no profissional que a orien-ta, pois é fundamental que as características e as necessidades de cada paciente sejam conside-radas individualmente.

Em resumo, a força, a to-nificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, har-monioso e cheio de energia, tra-zendo melhora significativa no humor, no sono e na circulação sanguínea, além de ser impor-tante na aquisição de habilidades psicomotoras, no desenvolvi-mento intelectual, e no desem-penho escolar e convívio social.

Nos dias de hoje, com o ritmo acelera-do em que vivemos, em especial, as cri-anças e adoles-centes têm por hábito, dentre

outros, carregar mochilas pesa-das, manter a postura relaxada em frente ao computador e à TV e praticar uma quantidade exces-siva de atividades durante o dia. O resultado é o surgimento do estresse, da falta de concentra-ção e da má postura.

O método pilates vem con-tribuir para a dissolução desses males que acometem nossas crianças e adolescentes, pois sua prática proporciona a concen-tração, a respiração adequada, ritmo, precisão de movimentos, autocontrole e alinhamento pos-tural que são elementos funda-mentais para a uma vida saudá-vel.

Além disso, este método pro-move, por meio dos seus princí-pios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa. Nas crianças e adolescentes, seu objetivo é de-senvolver uma postura correta, atuando nos aspectos preventi-

A vacina anti-meningococo C (meningite C) foi incluída no calendário básico de vacinação da rede pública de saúde em todo Brasil e, está disponível para aplicação em todos os Cen-tros de saúde de Campinas.

Nos meses de setembro e ou-tubro a nova vacina será aplicada em crianças com idades entre 1 ano e 1 ano 11 meses e 29 dias. Nesta faixa etária, a criança re-cebe uma dose. Em novembro e dezembro de 2010, passa a estar disponível para crianças meno-res de 1 ano de idade. A partir de 2011, será aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses.

segundo a Vigilância em saú-de de Campinas, é importante reforçar que a vacina está sendo introduzida na rotina do calen-dário nacional de imunizações de uma maneira ampliada. Não se trata de campanha, nem de controle de surto ou epidemia, não havendo motivos de preo-cupação.

A doença meningocócica é causada pela bactéria Neisseria

Vacina contra meningite já está disponível

meningitidis (meningococo).Atualmente a doença infec-

ciosa não apresenta grau de mor-talidade elevado. Em 20% dos casos, os pacientes podem evo-luir com sequelas como surdez, déficit neurológico e amputação das extremidades. Acomete pes-soas de todas as faixas etárias, porém a maior incidência é ob-servada em crianças menores de 5 anos, sobretudo em menores de 1 ano.

Neste ano foram notificados 37 casos da doença com 11 óbi-tos. Vinte casos foram do tipo C.

Campinas conta com uma população de 14.600 crianças entre 1 ano e menores de 2 anos; os primeiros a ser vacinados.

Veja o Parques e Região na internet: thttp://issuu.com/parqueseregiao

Ligue: [email protected]

Page 7: Parques e Região

Setembro 2010 Parques e Região - 07

SAÚDE

* Raquel Aiello Munhoz éfonoaudióloga responsável pelo Serviço de

Indicação e Adaptação de Próteses Audi-tivas do Núcleo de Audiologia e Próteses

Auditivas Campinas. Microsom Campinas - Unitron Connect

O que é protese auditiva

A prótese auditiva é um sis-tema de ampliação miniaturiza-do que capta e amplifica todos os sons, é construído em condi-ções acústicas ideais, respeitan-do normas e padrões interna-cionais. Tem a função de ajudar as pessoas com diminuição da audição a ouvirem melhor, não restituindo-lhes porém, a audi-ção normal. É indicada como forma de tratamento nos casos de deficiências auditivas não tratáveis com medicamentos e/ou cirurgia, seja de grau leve ou profundo. Quando selecionada e adaptada adequadamente para cada caso, auxilia o usuário na audição, viabilizando melhor co-municação.

FonoaudiologiaA fonoaudiologia se destina a

cuidar do indivíduo no que se re-fere à área de comunicação oral e escrita, aperfeiçoando padrões de fala e voz. Abrange os proble-mas e as dificuldades do pacien-te deficiente auditivo e as graves consequências da deficiência no processo de aquisição de fala e

linguagem. Na aprendizagem escolar, na atuação e no desem-penho profissional e nos relacio-namentos interpessoais.

Processo de habilitação e reabilitação

Assim sendo, o processo de habilitação e reabilitação auditi-va ajudará o indivíduo deficiente a atingir seu potencial máximo em suas necessidades comunica-tivas, estejam elas vinculadas às necessidades pessoais, profissio-nais, educacionais e sociais.

por se tratar de uma questão tão abrangente existe dentro da fonoaudiologia uma área espe-cífica, a audiologia, uma ciên-cia que se dedica ao estudo do processo auditivo em seu desen-volvimento, anatomia, fisiolo-gia, patologia, e terapêutica na habilitação e na reabilitação dos deficientes auditivos. O Audio-logista faz novas descobertas e desenvolve diferentes técnicas que viabilizam o desenvolvi-mento do deficiente auditivo e sua integração e reintegração na sociedade.

Quando a Prótese Auditiva é indicada

sempre que haja um diagnós-tico de perda auditiva, feito pelo médico otorrinolaringologista e, que não exista a possibilidade de tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico, o tratamento indi-cado é a adaptação da prótese auditiva.

Após passar pelo exame mé-dico otológico o indivíduo deve-rá passar por avaliação clínica e a seleção e adaptação da prótese auditiva poderá ser então realiza-da pelo fonoaudiólogo. É muito importante que o indivíduo aco-metido pelo problema de audi-ção sinta a necessidade de ouvir melhor, aceite a necessidade de usar a prótese auditiva, e seja bem orientado quanto às suas vantagens e limitações, propon-do-se a realizar o teste para que possa saber os benefícios reais, que a prótese proporcionará em sua vida diária.

A Defesa Civil declarou Es-tado de Alerta na cidade devido ao baixo índice de umidade rela-tiva do ar (URA). O Centro de pesquisas meteorológicas e Cli-máticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) registrou valores abai-xo dos 20% oferecendo risco à saúde, nos últimos dias.

segundo a secretaria mu-nicipal de saúde de Campinas, deve-se ingerir muita água e su-cos, e aumentar o consumo de verduras e frutas. Deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidificar o am-biente por meio de vaporizado-res ou toalhas molhadas, utilizar recipientes com água, além de ficar em locais protegidos do sol e não provocar nenhum tipo de

Estado de alerta

queimada.A URA é ocasionada por um

sistema de alta pressão, quando o ar se movimenta em direção ao solo e não à atmosfera. As al-tas temperaturas registradas nos últimos dias agravam o quadro, com uma variação entre 15°C a 30°C. Há 41 dias não chove em Campinas, o que, segundo o Ce-pagri, aumenta o risco de incên-dios.

Raquel Aiello Munhoz*

Medicamentos gratuitosJá estão disponíveis nos Cen-

tros de saúde (Css) do muni-cípio os medicamentos da pri-meira linha de cuidados para os portadores de osteoporose, disli-pidemia e parkinson.

A lista inclui os seguintes itens: para osteoporose, Alen-dronato de 10 miligramas (mg) e de 70mg, Carbonato de cálcio de 500 mg; para dislipidemia, sin-vastatina de 10 mg, 20 mg e 40 mg; para parkinson, Biperideno 2 mg, Levodopa de 200 mg + Carbidopa de 50 mg, Levodopa de 250 mg + Carbidopa de 25 mg, Levodopa de 200 mg + Ben-serazida de 50 mg, Levodopa de 100 mg + Benserazida de 25 mg; para hipotiroidismo, Levotiroxi-na 25 mg, 50 mg e 100 mg.

Para ter acesso à medicação, é necessário que o paciente apre-sente uma prescrição médica e cadastro nas unidades básicas da secretaria municipal de saúde. Este cadastro pode ser feito com a apresentação de um documen-to e comprovante de residência.

Aproximadamente 1,6 mil pessoas serão beneficiadas com a medida, que atende à portaria 2.982, do ministério da saúde, que regulamenta o Componen-

te da Assistência Farmacêutica Básica.

pacientes que necessitam ini-ciar o tratamento com as medi-cações citadas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para se cadastrarem. mais informações no Disque Saúde, telefone 160. Na Secreta-

ria de Saúde, telefone 2116-0173. Todas as pessoas têm direito aos medicamentos, independente-mente de utilizarem ou não os Centros de saúde

Quando houver necessidade de outros medicamentos para estas patologias (segunda linha de cuidados), os pacientes po-dem solicitá-los à Secretaria de Estado da saúde.

Com 10 anos de atuação, o professor de Educação

Física Thiago de paula é diretor da Tribo do

Esporte - uma academia que oferece cursos de muscu-

lação, muay thai, alongamento, condionamento físico e re-

laxamento. Avaliação física e nutricional e grupos especiais

para a terceira idade são outras atividades. Abaixo a

programação dos cursos:muay Thai de segunda a

terça-feira das 20h20 às 21h20. Quinta-feira das 17h30 às

18h30. Sábados das 9h30 às11 horas. musculação de segunda a sexta-feira das 6 às 12 horas; das 13h30 às 22 horas. Sábado

das 8h30 às12 horas. As atividades especiais para

a terceira idade acontecem to-dos os dias, das 6 às 12 horas.

A academia fica na Rua Ibrahim Nobre, 360, Vila

marieta. Telefone 3201-2432.

Anuncie no

Ligue: [email protected]

Tribo do Esporte, opção para atividade física na Vila Marieta

Page 8: Parques e Região

08 - Parques e Região Setembro 2010

O belo arbusto herbáceo flor maravilha fez parte dos jardins brasileiros, décadas atrás e, atu-almente, está em desuso devido ao modismo contemporâneo.

Na Europa é muito aprecia-do nos jardins.

Originário da América Tro-pical é muito florífero e rústico, pode ser cultivado em todo Bra-sil.

O caule bem ramificado pas-sa de 80 cm de altura, possui uma densa folhagem verde, lanceola-da e com nervuras claras. Esse fundo verde destaca as inúmeras flores em forma de trombeta, produzidas em grande quanti-dade, principalmente, durante a primavera e verão. Às vezes so-litárias ou em agrupamentos, as flores podem ser encontradas em diversas cores, do tradicio-nal rosa até o branco, amarelo, laranja, vermelhas, roxas, róseas, bicolores, listradas e até mescla-das de um mix de várias cores, conferindo a espécie um efeito

MuriloSoares*

*Murilo Soares é engenheiro florestal e administrador

do Parque das Águas.

Flor maravilha sai de moda

atraente e ornamental.A espécie libera um suave

perfume, muito agradável.Uma curiosidade, as flores

(mirabilis jalapa) desabrocham em dias nublados ou à noite, permanecendo abertas durante a manhã, atraindo os poliniza-dores.

seu cultivo é fácil, necessita apenas de sol-pleno e solo rico em matéria orgânica e regado so-

mente quando estiver seco. pode ser cultivada a meia sombra, mas a quantidade de flores diminui.

A propagação é feita facil-mente através das sementes pro-duzidas em grande quantidade ou através das raízes tuberosas durante o seu período de repou-so vegetativo.

As flores podem ser encontradas em diversas coresUm ano depois da inaugu-

ração, o Centro de Conheci-mento da Água, no parque das Águas, continua fechado para o público. De acordo com a sana-sa, responsável pelo projeto, a viabilização do centro depende ainda de estudos, instalação de equipamentos e adequação de espaços. sem mencionar pra-zos, a assessoria de imprensa da sanasa diz que a ideia é atender as demandas de escolas, facul-dades e visitas técnicas, entre outras atividades.

PARQUE NATUREZA

Ainda sem públicoA arquitetura do Centro de

Conhecimento da Água tem como objetivo a reciclagem da água pluvial. Através de uma abertura no teto, a água da chu-va cai formando um espelho de água, que se divide em direção aos quatro pontos cardeais, dis-tribuindo água para os aquários externos que abrigam diversas espécies de peixes e plantas.

O Parque das Águas fica na Av. Paulo Corrêa Viana, 765. É aberto das 7 às 20 horas. Telefo-ne 3276.7909

Os bairros de cobertura do jornal Parques e Região (Jardim Leonor, Vila marieta, ponte preta, Jardim dos Oliveiras, Vila João Jorge, parque prado, são martinho, Jambeiro, Vila ipê, parque da Figueira, Jardim do Trevo, Nova Europa, Vila Campos sales) são atendidos pelo serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis todas as quintas-feiras a partir das 8 horas. informações pelos telefones 32724405 e 32738202. por e-mail: [email protected] ou na página do DLU no site da prefeitura de Campinas (www.campinas.sp.gov.br/governo/servico-publico/dlu).

ORAÇÃO DE SANTO EXPEDITOMeu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo,socorrei-me nesta hora de aflição e desespero.Intercedei por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo! Meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro,Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados.Vós que sois o Santo das causas urgentes, Protejei-me, Ajudai-me,dai-me forças, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido. “Fazer o pedido”. Meu Santo Expedito! Ajudai-me a superar estas horas difíceis,protejei-me de todos que possam me prejudicar,protejei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranquilidade.meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.Muito obrigado.(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e Fazer o Sinal da Cruz). (D.N.R.)

Coleta de materiais reciclados

Page 9: Parques e Região

Setembro 2010 Parques e Região - 09

CULINÁRIA

Com tradição de mais de 30 anos, a macarronada italiana é muito mais que um restaurante onde se serve deliciosas massas. Em amplo salão, o almoço self-service, de terça a sábado, oferece grande variedade de pratos frios e quentes, que incluem diversos tipos de carnes e peixes. Agora, conta também com carnes gre-

lhadas ao gosto do cliente. O serviço a la carte é outra opção. À noite, há rodízio de massas às terças, quintas e domingos, e a la carte todos os dias.

HORÁRIOSAlmoço por quilo ou a la car-

te de terça a sexta-feira, das 11 às 15 horas e sábado até às 15h30. Almoço a la carte aos domingos,

das 11 às 16 horas.À noite, abre a partir das 18

horas e fecha às 22h15. Às sex-tas-feiras, fecha às 23 horas e aos sábados às 23h30. Amplo esta-cionamento no local.

A Macarronada Italiana fica na Avenida marechal Carmona, 712. Atendimento delivery pelo-telefone 3232-2377.

Massas e outras delícias

Como prepararum verdadeiro yakisoba

A Nashi Empório Oriental disponibiliza todos os produtos necessários para fazer o autêntico prato oriental: a panela Wok, indispensável para o preparo do macarrão, o molho, cogumelos frescos, e seletas de legumes prontos para o yakissoba. para quem prefere fazer o molho temos diversas opções de shoyu, o óleo de gergelim torrado, e sakê.

O yakisoba é um prato chinês que ganhou popularidade na culi-nária japonesa. O significado de seu nome ‘ao pé da letra’ significa macarrão sobá frito.

Apreciado internacionalmente, é composto por legumes e verdu-ras que são fritos juntamente com macarrão e uma porção de carne.

Normalmente, o yakisoba ja-ponês é feito com macarrão do tipo lámen. É consumido de res-taurantes a feiras populares. Tam-bém prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (matsuris). Abaixo receita para duas pessoas:

Ingredientes• 1 kit legumes Nashi• 100 gr de cogumelos tipo

champignon• 250 ml de molho alfa para

yakissoba• 250 gr macarrão alfa para

yakissoba• 100 gr de carnes ou camarão• 5 g (1 sachê) de caldo de le-

gumes

Modo de preparoCozinhe o macarrão ‘al den-

te’, em seguida frite, em frigideira anti-aderente, com meia colher de sopa de óleo. Reserve em um pra-to. Em uma panela wok frite a car-ne e coloque o kit legumes Nashi, o caldo de legumes e os legumes até reduzi-los a 1/3 do volume original, acrescente o macarrão frito e sirva.

Page 10: Parques e Região

10 - Parques e Região Setembro 2010

LIBRA (23/9 a 22/10) - Você está no olho do furacão; não dá para enxergar tudo que está acontecendo. É preciso

antes de tudo ter paciência e depois prudência para aterrissar em lugar se-guro. Reserve todos os dias um tempo de reflexão ou meditação; entenda antes de tudo o que você quer.

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Você vai vi-venciar muito “o outro” na sua vida, o parceiro, sócio, amigo, colega. As necessi-

dades do outro serão importantes e devem ser analisadas com a mente e o coração abertos. parceria e trabalhos em equipe são as coisas que você deve fazer agora para aprender e crescer.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - As finanças estão em eviden-cia, pode haver despesas extras com carro ou deslo-

camentos, e também com cursos ou exames, mas são investimentos que com o tempo trazem benefícios. Area profissional boa, principalmente com vista a projetos futuros e estudos

Horóscopo

TOURO (21/4 a 20/5) - A sabedoria adquirida durante anos de experiência pode ser agora o ponto de mudança na sua

vida. Vênus está em conjunção com marte e isso traz uma energia dupla e de semeadura em sua vida, que pode ser benéfica na vida amorosa e tam-bém na vida profissional.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - perí-odo tenso para ativida-des escolares, intelectuais, planejamento e pesquisa.

Sua mente está com dificuldade de concentração e de interpretação de dados, o que cria um ambiente tenso para exames, entrevistas e trabalho acadêmico. A solução é fazer ativi-dades físicas.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Você está numa fase intensa. sua personalidade está domi-nando o ambiente e isso

pode ter um lado positivo e outro negativo. É bom ser notado pelo talento e capacidade de visão, mas os mesmos olhos podem ver os excessos e a falta de minúcia, então, mantenha-se no caminho do meio.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Você pode ter apoio de familiares ou vizinhos para resolver problemas de imóveis, prin-

cipalmente se envolver legislação e documentação. Assuntos que falam da pureza de intenções, honestida-de e respeito aos sentimentos dos outros estão muito presentes neste momento.

LEÃO (22/7 a 22/8) - A família está em evidencia e também os relacionamentos sociais dos familiares, como amizades,

grupos de estudo e trabalho. Você pode aglutinar pessoas à sua volta, para confraternização ou trabalho, e isso tem efeito muito positivo sobre seu humor e rendimento.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Um novo ciclo começa aqui e com ele ocorrem começos e finais de projetos, de rela-

cionamentos e de fases da sua vida. O que vem de novo para sua vida é mais estruturado, seguro, formal e socialmente aceito. Você entrará numa fase de alta produção mental e profissional.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Um mês de agitação, de planos e novos direcionamentos, mas a inconstância pode atra-

palhar; limitações financeiras podem complicar a realização destes planos. Não é bom para fazer empréstimos ou financiamentos longos, nem para lidar com impostos. Assuntos legais favorecidos.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) - Você está mais preocupado com seus defeitos e faltas do que com o conjunto da

obra; isso traz pessimismo onde na realidade existe muita capacidade, produtividade e seriedade. se dê uma folga, se permita descansar um pouco e ser um humano que também erra e tem coisas a aprender.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Embora a vida profissional esteja deixando a desejar, cada de-grau leva ao topo da escada,

e cada um é necessário no caminho. As limitações financeiras ainda con-tinuam, mas estão começando a di-minuir e há chances de novas fontes de renda. Conte com organizações, fraternidades e amigos.

Paula Guerra Setembro 2010 EXPOSIÇÃO

http://astrowayastrologia.blogspot.com

http://bartolo-bebum.blogspot.com/2007/10/bartolo-o-bebum.html

Quadrinhos

Bartolo - Cristovam Tadeu

Foto: Luiz Granzotto

Nossa Senhora Aparecida Querida Mãe Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias. Vós que sois a mais bela das Mães, a quem eu amo com todo o coração, eu vos peço que mais uma vez me ajudeis a alcançar esta graça por mais dura que seja. Sei que Vós me ajudareis a alcançar e me acompanharei até a hora de minha morte. “Fazer esta oração por 3 dias seguidos e sempre rezar em seguida um Pai Nosso e uma Ave Maria. Após conseguir a graça, mandar publicar. (I.M.B.)

O Centro de Cultura e Arte (CCA) da pUC-Campinas expõe até o dia 16 de dezembro a mostra “Criações indígenas”, que faz par-te do acervo do museu Universitá-rio desde 1958.

A coleção é composta por ob-jetos provenientes de pesquisas de campo em expedições pelo Brasil, realizadas pelo trabalho de pro-fessores e alunos da universidade e conta com 140 peças de trança-do, 400 armas, 50 instrumentos musicais, 50 exemplares de maté-rias-primas (herbário e carpoteca formado por plantas medicinais indígenas), 180 peças em cerâmi-ca, 100 adornos corporais, 40 tra-jes utilizados em rituais e 80 uten-sílios diversos.

A exposição está aberta ao pú-blico de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, no Campus Cen-tral da PUC-Campinas que fica na Rua marechal Deodoro, 1099, Centro.

Cultura indígena

4ª feira pela manhã, coloque 1/2 copo de água e dentro dele o nº de grãos de arroz correspondente ao nº de quilos que deseja perder. Não coloque grãos a mais do que deseja, pois os quilos perdidos não serão recuperados. À noite, beba a água deixando os grãos de arroz, complete novamente com 1/2 copo de água. Na 5ª feira pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos, completando novamente 1/2 copo de água. Na 6ª feira pela manhã, em jejum, beba a água com os grãos de arroz junto. Obs.: Use sempre o mesmo copo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Publique no jornal e boa sorte! (C.M.)

Simpatia p/ emagrecer de Chico Xavier

O museu da imagem e do som (mis) abre para o públi-co, até o dia 30 de setembro, a Exposição de Fotojornalismo, promovida pela prefeitura de Campinas, através da secreta-ria municipal de Cultura, pUC-Campinas, Unicamp e Núcleo de Fotografia de Campinas (Nu-fca).

A mostra apresenta 49 tra-balhos de quatro profissionais de Campinas (Luiz Granzotto, Nelson Chinalia, Antonio mar-mo perri e Nerivelton Araújo).

Os fotógrafos premiados mostram a evolução e o cresci-mento de Campinas através dos eventos registrados pelas lentes e que foram marcantes para a história do município e para a população nas áreas científica,

Fotografia e imaginaçãoO museu de Arte Contempo-

rânea de Campinas (mACC) abre à visitação a mostra ‘Fotodiálogo’, com apresentação das obras dos renomados fotógrafos Vicente de mello, Jan smith e Rafael Ador-ján.

Os artistas apresentam suas séries fotográficas criando um diá-logo simbólico e pictórico entre as mesmas. Vicente de mello expõe as séries: Galáctica, Quantas asas têm um pixel, Vermelhos Telúri-cos e Topografia Imaginária, que interagem com as temáticas das séries de Rafael Adorján, Corpo Delito e Jan smith, Cidades Aban-donadas.

segundo Fernando Bitten-court, coordenador do mACC, o

Exposição de Fotojornalismo

Prefeito Hélio analisa radiografia de morador

política e social. As fotos pode-rão ser apreciadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

no MIS que fica na Rua Regente Feijó, 859 (palácio dos Azulejos), Centro. A entrada franca.

evento é parte da programação da Semana da Fotografia, em parceria com Eduardo Fernandes e Galeria penteado. “O ‘Fotodiálogo’ traz 40 trabalhos dos melhores repre-sentantes da fotografia contempo-rânea para a cidade de Campinas, por isso é fundamental que a po-pulação aproveite esse momento para construir uma visão diversi-ficada da linguagem fotográfica e conhecer os múltiplos ângulos de como a imagem pode ser vista”.

A mostra vai até o dia 26 de setembro, de terça a sexta, das 9 às 17 horas. Sábados, das 9 às 16 horas. Domingos e feriados, das 9 às 13horas. O MACC fica na Rua Benjamin Constant, 1.633, Cen-tro.

Page 11: Parques e Região

Setembro 2010 Parques e Região - 11

Para anunciar ligue: 3386-4411

A paróquia santa Cruz pre-parou uma semana especial para a Festa santa Cruz que acontece de 11 a 14 de setembro. Abaixo a programação:

Dia 11 de setembro: vigília das 12 às 18 horas. Primeiro dia do tríduo às 18h30 e missa com jovens. A partir das 19h30, festa no salão paroquial com barra-cas de pastel, lanche de pernil. Haverá também shows, bingo e bebidas.

Dia 12 de setembro: às 10 horas, missa com as crianças. Al-moço, a partir das 12 horas, no salão paroquial com bingo e o bolo da santa Cruz.

Dia 13 de setembro: às 19 horas, missa com todos os mi-nistros (segundo dia do tríduo).

Dia 4 de setembro: Dia da Santa Cruz, missa às 20 horas com Dom Bruno Gamberini -

Festa da Santa CruzLançamento do Campanaro.

Dia 15 de setembro: às 15 horas, missa dos Enfermos.

Os convites custam R$ 15,00 e podem se retirados na secreta-ria da paróquia que fica na Praça panemericana, 250, no Jardim Nova Europa

A aventura de curtir os brinquedos de parques de diversões che-gou ao shopping prado. Os equipamentos radicais da Uoss Entrete-nimento ficarão até o dia 4 de novembro das 12 às 22 horas e prome-tem muita diversão para crianças (acima de três anos) e jovens.

O ingresso custa R$ 10,00 e a primeira atração é a Orbit Water Ball - as pessoas entram em uma bola de plástico e curtem a emoção de andar sobre a água. Outras novidades estão programadas durante os dias que o projeto ficará no shopping.

Aventura chamada Water ball

Lúcia Helena (Cabo Verde Imóveis) entrega a bicicleta sorteada no

Passeio Ciclístico Comunidade acompanha procissão com andor

Vinicius Gratti Baliza da Fanfarra Municipal

Ciclistas passaram pela Rua Rio Grande do Sul: passeio contou com a participação de todas as idades

Em sua décima-pri-meira edição, a Festa

do padroeiro são Ber-nardo reuniu público de toda a região e de outros bairros. Além

das atividades religio-sas, muitas atrações foram oferecidas ao

público durante todo o final de semana, como barracas de

alimentação, shows populares, sorteios de brindes e bingo. O cônego Antonio

Teixeira Filho, pároco local, lembrou que

o evento não é uma festa da igreja católi-ca e sim de todas as

pessoas que vivem no bairro ou se integram

com os moradores.

São Bernardo em festa EVENTOS

Page 12: Parques e Região

12 - Parques e Região Setembro 2010

EVENTO

A 29ª Expoflora, na Holam-bra, vai até o dia 26 de setembro e estárá aberta ao público de quinta a domingo, das 9 às 19 horas. Se-gundo a assessoria do evento, 300 mil pessoas visitarão a área da ex-posição de 250 mil metros quadra-dos, sendo 750 metros quadrados destinados às flores.

A infra-estrutura que tem in-vestimento de R$ 3,5 milhões abri-ga duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e sete restaurantes (de fast-food até comidas nacio-nais e típicas holandesas). Duas confeitarias típicas, estacionamen-to com capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo, pos-to médico, sanitários, fraldário, be-bedouros com água fresca, caixas eletrônicos, 250 estandes desde ar- tesanatos a produtos industriais e para decoração, etc.

As atrações em flores são: Rosa multicolorida, batizada pe-los visitantes de 2007 como Rosa Aquarela. Ela apresenta pétalas de diferentes cores com variações que vão dos tons fortes aos suaves. A Lovely® Red é uma variedade de rosa vermelha de botão grande (10 cm), haste longa e sem espi-nhos. Outra novidade é a Orquí-dea phalaenopsis do tamanho de uma caneta, o antúrio negro (An-túrios Black Queen e Green King), o Bambu panda, um mini bambu que é a principal alimentação dos ursos panda. A Kalanchoe pho-ebe - (variação phoebe deste

Expoflora espera 300 mil visitantesFotos: Divulgação Kalanchoe Dobrado) chama a

atenção por sua cor laranja viva e bem definida. A Variance, rosa de corte, possui um botão grande com três cores (pink, lilás e ver-de) predominantes.

Os shows musicais ocorrerão às 17h30, após a Chuva de Péta-las. Dia 6 de setembro, Moacyr Franco. Dia 11, Banda Ópera Luz (músicas que marcaram épo-ca. Dia 25, Guilherme Arantes.

A Expoflora ocorre em Ho-lambra (rodovia Campinas-mogi mirim - sp 340 -, saída 140), dis-tante 140 km de são paulo e 40 km de Campinas. Os ingressos na bilheteria custam R$ 27,00. Crianças com idade até 5 anos não pagam.

mais informações no telefone 3802-1421.

Encarte a propaganda de sua empresa no Parques e RegiãoLigue 3386-4411 ou envie mensagem para:

[email protected]

Orquídea Phalaenopsis Lovely® RedBambu Panda Antúrio Negro