Parques Região

12
Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, Parque Prado, Jd.Oliveiras, São Martinho, Parque Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge. Instituto dos Cegos Trabalhadores faz 77 anos. Página 8. ANO 1 - Nº 08 CAMPINAS, OUTUBRO 2010 A infância que não existe mais Mundo animal “As armadilhas culturais estão apagan- do a infância de nossas crianças, hoje so- brecarregadas de atividades. Sem tempo para brincarem, vestindo roupas e cantan- do músicas de adultos ...”, observa uma es- pecialista. Página 2. A legislação só permite a insta- lação de antenas de celulares com a concordância de pelo menos 60% dos moradores do entorno. No Jardim das Oliveiras, a operadora Claro foi autuada, mas a obra de instalação de uma antena (com embargo administrativo) continua a todo vapor, gerando protesto dos moradores. Página 3. Como evitar que seu cãozinho destrua tudo em casa, de chinelos a sofás? Um adestrador diz que é possível ensinar bom comportamento e obediência ao animal desde pequeno. Página 7. Instalação de antena de celular gera protesto no Jd. das Oliveiras Luciane Nohama

description

Outubro 2010 - Instalação de antena celular gera protestos

Transcript of Parques Região

Page 1: Parques Região

Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, Parque Prado, Jd.Oliveiras, São Martinho, Parque Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge.

Instituto dos Cegos Trabalhadores faz 77 anos. Página 8.

ANO 1 - Nº 08 CAMPINAS, OUTUBRO 2010

A infância que não existe mais

Mundo animal

“As armadilhas culturais estão apagan-do a infância de nossas crianças, hoje so-brecarregadas de atividades. Sem tempo para brincarem, vestindo roupas e cantan-do músicas de adultos ...”, observa uma es-pecialista. Página 2. A legislação só permite a insta-

lação de antenas de celulares com a concordância de pelo menos 60% dos moradores do entorno. No Jardim das Oliveiras, a operadora Claro foi autuada, mas a obra de instalação de uma antena (com embargo administrativo) continua a todo vapor, gerando protesto dos moradores.

Página 3.

Como evitar que seu cãozinho destrua tudo em casa, de chinelos a sofás? Um adestrador diz que é possível ensinar bom comportamento e obediência ao animal desde pequeno.

Página 7.

Instalação de antena de celular gera protesto no Jd. das Oliveiras

Luciane Nohama

Page 2: Parques Região

02 - Parques e Região Outubro 2010

EDITORIAL ARTIGO

Estar presentefaz a diferença

Cadê a infância que estava aqui?Ângela Maria Costa*

O jornal Parques e Região é uma publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comér-cios dos bairros Parque Prado, São Martinho, Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Nova Euro-pa, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta, Jardim dos Oliveiras e Vila João Jorge.

Editoras: Luciane Nohama - [email protected] N. Tanaka – Mtb. 15474

Redação e publicidade: (19) 3386.4411

[email protected]

Veja o jornal na internethttp://issuu.com/parqueseregiao

CONDOMÍNIOS: Parque Prado (Club House, Parnaso, Monet, Rugendas, Renoir, Debret-Village, Saint Louis, Condomínio Chácara Prado), Ponte Preta (Praia do Pontal, Tormalina, Condomínio Saudade, Residencial Cinthia, Spazio Calabria, Edifício Olga), Jardim do Tre-vo (Marinalva, Praia do Pontal, Edifício Itapoã, Edifício Arthur Paioli), Jardim Nova Europa (Canadá, Edifício Estados Unidos, Brasil, Conjunto Europa, Edifício Artur Paioli), Parque da Figueira (Residencial Parque da Figueira), Parque Jambeiro (Supermercado Monte Belo), Vila Marieta (Condomínio Europa, Edifício Dona Rita Corrêa), Vila João Jorge (Condomínio Santa Helena, Edifício Elizabeth Jorge, Edifício Arezzo), Jardim Leonor (Edifício Velasquez), Vila Ipê (The Palms American House), Jardim das Oliveiras (Condomínio Parque dos Pás-saros).

O Parques e Região pode ser encontrado também nas bancas Diamante, Baden, Banca do Roberto (Jd. Nova Europa) e Space Box (Shopping Prado). Banca Nossa Senhora das Gra-ças (Ponte Preta), Banca de Prata (Vila João Jorge), RR (Jardim Oliveiras dos Oliveiras).

O Dia das Crianças é comemorado em todo o mundo, em-bora em datas diferentes. No Brasil, coincide com o Dia da Pa-droeira (Nossa Senhora Aparecida), feriado nacional, e a cele-bração mais força, graças à divulgação na mídia, estimulada pelo comércio do setor.

Hoje, com a implantação de programas sociais, em todos os níveis governamentais, e a atuação do terceiro setor, as ques-tões de alimentação e saúde das crianças brasileiras tendem a amenizar. Os índices de desnutrição e mortalidade infantil no País ainda assustam, nas regiões mais pobres, mas as estatísticas mostram que o quadro já foi muito pior.

Quando falamos de crianças, no entanto, não podemos nos esquecer do quesito educação que, por inúmeros fatores tem sido mais difícil de ser adequado. Se a tarefa de educar sempre foi um desafio para pais e educadores, agora, é uma questão das mais preocupantes.

Não há como negar. Inicialmente há a questão familiar, fator determinante na educação das crianças. A mãe, grande respon-sável pela educação dos filhos, hoje é uma figura cada vez mais ausente do lar. Outro agravante é a dissolução da família, uma realidade em todas as classes sociais.

Na verdade, a vida moderna, tem deixado os pais muito mais ocupados, estressados e sem tempo para os filhos. Conclusão: a responsabilidade com a educação dos filhos é transferida para a escola, para onde as crianças vão cada dia mais cedo. A escola, por sua vez, anda lá com suas inúmeras deficiências. Os estabe-lecimentos de ensino público sofrem com os desleixos de gover-nos despreocupados com a educação e o futuro das crianças.

Além de oferecer um sistema de ensino inadequado para as crianças, como a tão criticada aprovação automática, que acabou com o hábito de estudar, as escolas públicas hoje - especialmen-te em cidades como Campinas – estão cheias de fatores nocivos à formação da criança, como a violência urbana e as drogas.

Se é importante comemorar o Dia das Crianças com festas e mimos, é importante também que todos os adultos questionem e reflitam tudo o que acontece no universo da criança, em todos os dias do ano. Vale sempre lembrar, em todas as datas, que mais do que dar presentes, estar presente e participar é o que faz a diferença.

O ser humano não nasce pronto para a vida natural. Por isso é considerado, ao nascer, o animal mais imaturo e depen-dente dentre todos os animais. Apesar de nascer com pés e mãos e com todos os seus sen-tidos (visão, audição e tato), tal como outros animais, neces-sita de pelo menos oito anos de cuidados e atenção da mãe, da família ou de substitutos, para poder sobreviver, em seu meio natural. Precisará, portanto, passar por um segundo nas-cimento, emergindo da vida natural para imergir no mundo da cultura re-cebido como herança do grupo do qual faz parte.

Estudos também reve-lam que ser criança não significa, necessariamente, ter infância. O historiador francês, Philippe Àries, revelou em seu estudo – História Social da Criança e da Família que o conceito de criança não está relacionado com o de infância, porque, enquanto a criança existe desde o nasci-mento do primeiro ser humano, a infância é uma construção so-cial que só passou a existir nos séculos XVII e XVIII. Consid-erada uma das grandes idéias da Renascença. Na Idade Média as crianças tinham um papel so-cial mínimo e eram geralmente representadas como “pequenos homens”, tanto na vestimenta quanto na participação na vida social. Tiveram que se adaptar e viver em um mundo que não era seu, nem fora feito para o seu ta-manho. A própria permissão de compartilhar o mundo adulto representava, de fato, a própria ausência de direitos da criança.

A partir desses estudos, pode-se afirmar que o conceito de in-fância altera-se, historicamente, em função de determinantes

O gato comeu!

sociais, culturais, políticos e econômicos. O seu entendimen-to dependerá sempre do contex-to em que estiver inserido.

O que significa, então, ser criança nos dias de hoje - século XXI? Como situar a infância nesse contexto?

Nossa sociedade tem uma visão adultocêntrica da criança, isto é, uma visão redutora da cri-ança, a criança como um – vir a ser – um ser inacabado e incom-pleto que precisa amadurecer e

evoluir. Que precisa se educar se-gundo nossos próprios modelos. Foi assim que fomos apagando a infância de nossas crianças e caindo nas armadilhas culturais de nosso tempo.

Hoje o que se vê são crianças sobrecarregadas de atividades, aulas de balé, inglês, natação, fu-tebol, computação; sem tempo para brincarem; vestindo roupas; cantando e dançando músicas de adultos (erotizadas), jogando jogos de adultos pelo prazer da competição. Estão cada vez mais cedo em contato direto com a mídia, videogames e com o com-putador. Será que esses fatos não nos levam ao questionamento: não estaríamos voltando à Idade Média?

Sim! Acabamos com a infân-cia e por conta disso podemos perceber nos comportamen-tos das crianças os resultados:

crianças hiperativas (déficit de atenção); agressivas; estressadas; com depressão; tristes e apáticas. Onde está a infância em nossa sociedade? E nas escolas? Quem é essa criança? O que é educa-ção? A antecipação da idade para as crianças entrarem no Ensino Fundamental (cinco anos), com a priorização da leitura e da es-crita desde o maternal com cri-anças de dois anos, demonstram também a cumplicidade da es-cola com o fim da infância .

É triste constatar que ser cri-ança hoje não significa ter infân-cia e que estar em uma instituição de educação infantil não significa ter infância! Permitir que uma criança seja infantil é a melhor pré-condição para que ela se torne realmente um indivíduo pleno, e não somente parte de uma sociedade organizada. Proteger a infância, lutar pelos direitos da criança, pelo direito de ser criança, pode nos ajudar

a descobrir novamente, dentro de nós, as qualidades infantis (honestidade, confiança, com-paixão) trazendo-as para o mun-do adulto, a fim de humanizar nossa cultura.

Em tempo: dia 31 de maio é comemorado o Dia Internacion-al do Brincar. De quê nossos fil-hos brincam hoje? Em nossa in-fância brincamos muito, de roda, de pique, amarelinha, cabra-cega, e todas essas brincadeiras foram repassadas oralmente, para nós, de geração em geração. E Nós?!

Quando o mundo inteiro comemora o Dia do Brincar, im-portante e necessário fazer essa reflexão.

*Ângela Maria Costa é doutora, professora e coordenadora do

Núcleo da Aliança pela Infância. www.culturainfancia.com.br

[email protected].

Page 3: Parques Região

Outubro 2010 Parques e Região - 03

NOSSA REGIÃO

Para anunciar ligue 3386-4411

Moradores do Jd. das Oliveirascontra antena de celular

Uma antena de celular da operadora Claro, em fase final de instalação, na Avenida José de Fonseca Arruda, 448, esqui-na com a Rua Ceci, no Jardim das Oliveiras, gera protesto dos moradores. Desde que souber-am da notícia, em março deste ano, os moradores iniciaram um movimento contra e colheu 256 assinaturas dos moradores do entorno. O abaixo-assinado foi protocolado na Prefeitura de Campinas em abril.

“Os fiscais da Prefeitura es-tiveram no local e autuaram a Claro. A multa teria sido de mais de R$ 20 mil e a obra embarga-da em 23 de julho, por não pos-suir planta aprovada nem alvará de execução para a instalação da antena”, explica o petroleiro aposentado José Carlos da Silva, um dos líderes do movimento.

Apesar do embargo adminis-trativo e da denúncia ao Minis-tério Público, a obra continua em andamento - na última se-mana, a reportagem do Parques e Região esteve no local e presen-ciou vários homens trabalhan-do. José Carlos da Silva lamenta a morosidade dos processos.

Segundo os moradores vi-

De acordo com a legisla-ção municipal, as antenas de celulares só poderão ser in-stalados mediante a aprova-ção de, pelo menos, 60% dos moradores de um raio de 200 metros.

A lei estabelece limites de exposição à radiação

Câncer e outras doenças atribuídas à radiação emitida pelas antenas

Moradores do Jardim das Oliveiras reclamam do estado de aban-dono em que se encontra a praça em frente à Escola Estadual Julio de Mesquita. Dona Lourdes Baldin Tellegatti, moradora da região há 50 anos, diz que a última melhoria feita no local foi em 1994, quando inauguraram o campo de futebol, instalaram brinquedos e bancos de cimento.

Depois, com a falta de manutenção e a ação dos vândalos, tudo se encontra em estado precário. A falta de iluminação e a insegu-rança afastou os moradores do local. “Em dias secos, a poeira do campo de futebol invade as casas e afeta a saúde dos moradores”, reclama dona Lourdes, que já cansou de reivindicar a revitalização da praça às autoridades municipais.

Moradores pedem revitalização de praça

A 3ª Caminhada da Primavera, promovida pela Associação do Parque Prado, acontecerá no dia 24 de outubro. A concentração será às 8 horas, na Avenida Maria Emília Alves dos Santos de An-gelis, ao lado do stand da Rossi, em frente ao Condomínio Monet. De acordo com os organizadores, o evento é aberto a pessoas de todas as idades. Profissionais de Educação Física e saúde vão orientar os participantes sobre a necessidade de alongamento e outros cuidados antes da caminhada, que seguirá para o Parque das Águas, onde haverá atividades como Contador de Histórias e Lian Gong.

Vem aí a terceiraCaminhada da Primavera

zinhos, o imóvel foi adquirido recentemente por uma empresa de São Paulo, que demoliu uma

casa e locou o terreno para a Claro por 15 anos, com um alu-guel de R$ 3 mil.

Antena fica na área residencial

eletromagnética não-ionizante recomendados pela Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS) e adotados pela Agência Na-cional de Telecomunicações (Anatel).

A comunidade científica ainda se divide sobre o as-sunto. Apesar de não existir

estudo conclusivo sobre o assunto, há muita especula-ção sobre as consequências da radiação emitida pelas antenas, como o apareci-mento de câncer, conjuntiv-ites, dores de cabeça e out-ras enfermidades ligadas ao sistema nervoso.

Page 4: Parques Região

04 - Parques e Região Outubro 2010

DivulgaçãoTrânsito em Campinas fica

mais seguro esse ano, apontam os dados da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). O número de aci-dentes registrados a cada 10 mil veículos, no primeiro semestre, caiu 7,8% em comparação ao mesmo período em 2009, que registrou 0,9 vítimas fatais.

O único segmento que apre-sentou crescimento na morta-lidade foram os pedestres. No primeiro semestre de 2009, contabilizou 17 pedestres mor-tos. Nesse ano, foram 23, um aumento de 35,3%.

No perfil das vítimas fatais, os números comprovam que o jovem é a principal vítima do trânsito, pois 51,1% das mortes são de pessoas na faixa etária de 18 a 35 anos. Já entre os pe-destres, o pico das vítimas fatais está na faixa etária de 42 a 53 anos.

Trânsito mais seguro

Segundo o secretário de transportes e diretor-presidente da Emdec, Sérgio Torrecillas, os dados motivam a Emdec a uma resposta imediata para reverter os números em relação aos pe-destres. “Desde que fechamos os números nesta semana, já solicitei um trabalho intensivo com esse segmento, e as ações

educativas, de conscientização e orientação serão reforçadas nas ruas no próximo mês”, diz Tor-recillas.

O caso específico das motos no comparativo 2009/2010, as mortes por 10 mil motocicletas foram reduzidas em 54,4%. As motos têm influência em 50% dos acidentes fatais.

TRÂNSITO

Estão abertas as inscrições para o 1º Campeonato Municipal de Basquete e Voleibol de Base. Com organização da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas, a competição tem como objetivo promover o intercâmbio esporti-vo, educativo, cultural e social en-tre os estudantes. Os jogos serão disputados em quatro categorias: feminina e masculina, além da di-visão por idade: sub-12 e sub-14.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de outubro no site da Secretaria de Esportes, dentro do portal da Prefeitura:www.campinas.sp.gov. br.

ParticipaçãoA única exigência para parti-

cipar do campeonato, segundo a organização, é que os jovens atletas estejam matriculados em escolas de Ensino Fundamental ou Médio.

Poderão participar dos cam-peonatos: equipes de escolas municipais, estaduais e federais, particulares e de voleibol ou bas-

ESPORTE

1º Campeonato Municipal

quetebol; entidades sociais, po-líticas, religiosas, de bairros e de classe. Além de estabelecimentos comerciais, industriais e de servi-ços; Clubes Municipais, Espor-tivos e Sociais; Oscips, ONGs, Praças Esportivas Municipais, Se-cretarias Municipais e Ligas Des-portivas sediadas em Campinas. Mais informações pelo telefone 3295-0432.

A tradicional corrida de rua do Brasil, São Silvestre, está com as inscrições aber-tas e devem ser feitas no site www.saosilvestre.com.br. Os interessados em inscrever-se no pelotão geral têm até o dia 10 de outubro para pagar R$ 85,00. Entre os dias 11 e 31 de outubro, o valor da taxa será de R$ 90,00 e no mês de no-vembro custará R$ 95,00. Os atletas acima de 60 anos têm direito a desconto de 50% no valor da inscrição, seguindo normas do Estatuto do Idoso.

Para a realização da 86ª corrida, a organização esti-pulou um máximo de 20 mil corredores para a disputa que

Corrida São Silvestre Divulgação

acontece no próximo dia 31 de dezembro em São Paulo.

O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada

será feita em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Lí-bero (Avenida Paulista, 900).

O santo e a origem do evento

A corrida de São Silvestre foi idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, que se inspi-rou numa corrida tradicional da França. A primeira corrida noturna aconteceu em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1924, Dia de São Silvestre. Dos 60 inscritos, somente 47 participaram. Hoje, o evento reúne os principais nomes do atletismo mundial e, espera contar, esse ano, com 20 mil corredores.

Prova realizada em 1925

O santo - Natural de Roma, São Silvestre auxiliou na constru-ção das primeiras basílicas, como a de São Pedro, construída no Vaticano. Foi papa e governou a

Igreja de 314 a 355 d.C. Morreu no dia 31 de dezembro. Data, também escolhida pela Igreja Católica para canonizá-lo.

Cadastramento para vagas nas escolasO cadastramento para vagas

nas escolas da rede pública mu-nicipal de educação infantil, para o ano letivo de 2011, termina em 12 de outubro. Para se cadastrar é necessário procurar uma das 159 escolas de Educação Infantil incluindo as Naves-Mãe, em ho-rário comercial, com a certidão de nascimento da criança (docu-mento original) e a conta de água,

para comprovação da residência em Campinas. Informações nos Núcleos de Ação Educativa Des-centralizada (Naeds) de todas as regiões de Campinas: Naed Norte (3242- 7041/3242-3340); Naed Sul (3272-8101/3272-5784); Naed Leste (3294-9744); Naed Noroeste (3267- 5757/ 3229-4763) Naed Sudoeste (3267-5555/ 3269-6629).

Vinte mil atletas correm no último dia do ano

Page 5: Parques Região

Outubro 2010 Parques e Região - 05

Page 6: Parques Região

06 - Parques e Região Outubro 2010

SAÚDE

Adaptação da prótese auditiva

Veja o Parques e Região na internet: thttp://issuu.com/parqueseregiao

* Raquel Aiello Munhoz éfonoaudióloga responsável pelo Serviço de Indicação e Adaptação de Próteses Auditivas do Núcleo de Audiologia e

Próteses Auditivas Campinas. Microsom Campinas - Unitron Connect

Raquel Aiello Munhoz*

Dentro do processo de rea-bilitação aural, mais especifica-mente no início deste processo, será o audiologista quem atuará na indicação e adaptação da pró-tese auditiva. Ele deve acompa-nhar desde a seleção do tipo e modelo de prótese indicada, seu teste e adaptação, fornecendo as orientações ao paciente quanto à sua função, uso e cuidados até os encaminhamentos sub-sequentes necessários para que o paciente seja completamente reabilitado.

A prótese auditiva não res-taura a audição do paciente, mas o ajuda a ouvir melhor. Assim ele pode aproveitar sua audição residual ao máximo de forma a trazer-lhe a melhor recepção dos sinais sonoros sem causar-lhe qualquer desconforto.

Caberá ao audiologista ga-rantir que a quantidade neces-sária de amplificação sonora (ganho acústico) seja fornecida, dentro da faixa necessária de frequência (resposta de frequ-ência), sem que esta ultrapasse os limites de desconforto (ajus-te de saída máxima).

A adaptação da prótese au-ditiva requer atendimento fo-noaudiológico especializado. Ele deve participar da escolha da prótese adequada ao usuá-rio, o seu teste em experiência

domiciliar com as regulagens e ajustes adequados. Os exames para verificação da amplificação é um bom acompanhamento longitudinal do usuário.

É importante que o portador da deficiência auditiva aceite sua necessidade de usar a prótese e seja orientado quanto às vanta-gens e limitações, propondo-se a realizar o teste para que possa saber os benefícios reais que a prótese proporcionará em sua vida diária.

O processo de adaptação da prótese auditiva é lento e, envol-ve aprendizado. Leva uma se-mana de experiência domiciliar, quando são feitas as orientações básicas quanto ao uso de cuida-dos com a prótese.

Neste período, o usuário terá a oportunidade de experi-mentar a prótese em diferentes situações de escuta avaliando os benefícios que ela oferece, assim como as dificuldades e problemas que poderão surgir e serem discutidas com o fonoau-diólogo. Os resultados depen-derão do grau da perda auditiva de cada um, sendo também in-fluenciados pela idade do usu-ário, pelo tempo de existência do problema, da motivação do paciente e empenho familiar.

Um julgamento prematuro pode atrapalhar a aceitação do uso da prótese, já que o proces-so de adaptação, se inicia neste

momento, pode prolongar-se por um período aproximado de quatro meses.

O paciente deficiente auditi-vo perde quase sempre a capa-cidade de separar os ruídos de fundo dos sons de fala, o que dificulta ainda mais sua adapta-ção.

Atualmente as próteses au-ditivas mais modernas possuem recursos que o ajudam neste as-pecto, onde os sons se concen-tram na área da fala podem ser enfatizados em detrimento dos sons que compõem o ruído

Ainda assim é importante frisar que não existem métodos que permitam ao usuário obter resultados imediatos com a pró-tese auditiva. Sua participação dentro do processo de adapta-ção com determinação e força de vontade é imprescindível.

Todo indivíduo portador de deficiência auditiva, deve ser en-tendido e respeitado, para que possa ser inserido como um ser participativo dentro da comuni-dade ouvinte e atuar de forma sábia e capaz.

Só assim teremos a certeza de estarmos cumprindo nosso papel na existência humana.

Nada de medica-mentos para emagre-cer. Pequenas esferas, sementes ou agulhi-nhas colocadas em vá-rios pontos da orelha são alternativas eficien-tes, capazes de promo-ver perda de peso e controle da ansiedade. A técnica é conheci-da como acupuntura auricular ou auriculoterapia. “É possível perder peso desde o primeiro mês, conquistar mais disposição para as atividades co-tidianas e controle emocional”, diz a fisioterapeuta Ana Paula Oliveira, que atende no Jardim Guanabara em Campinas.

“O uso da auriculoterapia é muito antigo. As primeiras re-ferências são encontradas no Egito, Pérsia e China. A técnica baseia-se no princípio de que a orelha é uma área reflexa e que vários pontos estão relaciona-dos aos órgãos do corpo. É um método indolor e não invasivo”, garante a fisioterapeuta. Segun-do ela, além de combater a obe-sidade, previne outros males. “O tratamento diminui a ansiedade e a compulsão por comida, aju-da a regularizar as funções do estômago e intestino, melhora o sono, beneficiando o funciona-mento equilibrado do organis-

Lygia Hammoud e Ana Paula Oliveira

Auriculoterapia ajuda a emagrecer

mo”, afirma.Aliado à auriculoterapia o

acompanhamento nutricional é essencial para que o tratamen-to seja bem-sucedido. “Além de avaliarmos o estado nutricional, estabelecemos metas e damos apoio para a incorporação de novos hábitos alimentares”, diz a nutricionista Lygia Hammoud.

“O processo de emagreci-mento não foge do controle ali-mentar; o paciente não faz dietas rigorosas nem passa fome, mas se alimenta de maneira mais sau-dável. A reeducação alimentar permite, por exemplo, consumir doce diariamente. Para isto, basta seguir à risca a quantidade de ali-mentos estabelecida”, diz ela.

Ana Paula e Lygia atendem na Rua Tiradentes, 762, Jardim Guanabara. O atendimento cus-ta R$ 15,00 por sessão. Telefone 3233-9548.

Page 7: Parques Região

Outubro 2010 Parques e Região - 07

PET

Adestramento deixa cães bem comportados

Daniel Moreira: “o cão precisa ver o dono como líder”

Os métodos utilizados

A vinda de um cãozinho traz alegrias e transtornos para a fa-mília. Alguns donos mimam os bichinhos e os deixam fazer o que bem querem: rasgam sofás, chinelos, almofadas e tudo que veem pela frente e latem sem pa-rar. O macho, para demarcar ter-ritório, faz xixi por toda a parte.

Para Daniel Moreira, zootec-nista especialista em compor-tamento animal, vários desses problemas podem ser resolvidos com o adestramento. “O ades-tramento facilita a convivência entre o cão e seu dono, porque nós humanos precisamos enten-der melhor o animal. Deve-se dar muito amor e carinho, mas sempre impor limites e corrigi-lo na hora”.

Segundo o adestrador, o trei-namento pode ser feito com o

cão ainda pequeno. “Mostrar o local de fazer suas necessidades, não estragar os objetos, não latir para as visitas, são coisas que po-dem ser ensinadas. Na idade de

quatro a seis meses o cão apren-de a ‘obediência básica’, que são comandos iniciais como ‘junto’, ‘senta’, ‘fica’, etc. A partir de um ano pode ser feito o treinamento

para guarda”. Antes do adestramento para

guarda é necessário que o cão passe pelo treinamento de obedi-ência, pois precisa conhecer os li-mites. O dono deve acompanhar todo o processo para não perder o controle sobre o animal. “É preciso que o cão veja seu dono como líder e consequentemente o obedeça”, explica o adestra-dor.

Após o adestramento de obediência pode ser feito um treino de proteção e guarda ou um treino de agility (esporte com cães), ou pastoreio. “Durante o processo de adestramento o profissional precisa mostrar ao cão o potencial que ele possui (mostrar que tem dentes, que é forte, etc.) para que o animal possa defender a residência e o dono”.

O adestramento de obediência básica demora em média de 30 a 45 aulas; depende da raça, da cria-ção do cão, do dono e do ades-trador. Já para proteção e guarda pode demorar de 30 a 90 aulas; depende da atividade que será re-alizada com o animal. Exemplo: defender a residência, defender o dono, treino anti-assalto em veí-culos, etc.

Após concluir o curso de adestramento é indicado, segun-do Daniel Moreira, fazer um reforço de uma ou duas aulas a cada dois ou três meses. “Se ficar muito tempo sem receber co-mandos ele poderá esquecer, por isso, o aprendizado é constante”.

“Existem basicamente três métodos de adestramento. Eu utilizo o ‘método de matilha’ em que o adestrador ou o dono do cão se impõe como líder e o ca-chorro o respeita, sem agressões. Apenas com o tom de voz, usa-se o enforcador ou educador e a guia para correção. Nessa fase o carinho do dono estimula o cão positivamente”, explica Daniel Moreira.

O ‘método de clicker e pe-tiscos’: sempre que o cão fizer um comando correto o con-dutor (dono ou adestrador) faz um barulho como se fosse um “click” e o recompensa com um petisco; pode ser repreendido

quando necessário.‘Método positivo’: o cão não

aprende a palavra ‘não’. Ele é sempre estimulado positiva-mente com petiscos e ‘clicker’, não tem repreensão.

“Algumas palavras e idiomas mudam de adestrador para ades-trador. Por isso, é importante o dono estar sempre presente. Quanto aos métodos, o primei-ro é satisfatório, pois a médio e longo prazo, o dono não ficará refém dos petiscos ou do ‘cli-cker’; o cão o respeitará inde-pendente da situação”.

Moreira explica que qualquer pessoa pode adestrar desde que faça um curso para aprender os

comandos, tenha muita respon-sabilidade, respeito pelo animal e pelos seus limites e não tenha medo de cães. “Para ser um fi-gurante (adestrador que faz o treino de proteção e guarda, ‘lu-tando’ com o cão), é necessário mais experiência, ter mais força para aguentar o cão e não ter medo”.

Para se ministrar curso de adestramento é necessário ter uma empresa no ramo ou pos-suir registro no Conselho de Medicina Veterinária e Zootec-nia (CRMV/Z). As dicas para quem procura um adestrador é pedir referências, acompanhar ou pelo menos assistir às aulas

desde o início, simpatizar com o adestrador, etc. O custo va-ria entre R$ 30,00 a R$ 60,00. ”O adestramento de proteção e guarda geralmente custa mais, pois são dois trabalhando (con-dutor e figurante)”.

Cão obediente se relaciona melhor com seu dono

Page 8: Parques Região

08 - Parques e Região Outubro 2010

INCLUSÃO SOCIAL

Muito antes do termo inclusão social ganhar a mídia no Brasil, uma obra assistencial era criada em Campinas para acolher e capacitar profissionalmente pessoas cegas e de baixa visão, preparando-as para a sua reinserção na sociedade. Na missão de habilitar e reabilitar os deficientes visuais para o mercado de trabalho, o Instituto Campinei-ro dos Cegos Trabalhadores, fun-dado há 76 anos, conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicóloga, te-rapeuta ocupacional, pedagogo e outros profissionais, além da cola-boração de muitos voluntários.

O atendimento no Instituto dos Cegos é direcionado a jovens com mais de 15 anos até idosos. O encaminhamento é feito por outras instituições e leva em con-ta o perfil sócio-econômico do deficiente, embora este não seja fator determinante para ingressar na instituição. De início, eles rece-bem treinamento de mobilidade e de atividades do cotidiano, como cuidar do próprio vestuário, da alimentação e higiene pessoal. Ao mesmo tempo, iniciam a convi-vência em grupo.

“Como as atividades são de segunda a quinta, eles passam um bom período na instituição, por isso, aproveitamos para celebrar datas festivas, como recentemen-te tivemos o Dia dos Pais. Nessas ocasiões, os ‘artistas’ se apresen-tam e assim promovemos a inte-gração dos alunos com a família e a instituição, buscando a con-sequente socialização”, explica a assistente social Elaine Esméria

Instituição que cuida de deficientes visuais faz 77 anos

Órgão de utilidade pública fe-deral, estadual e municipal, filiada à Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), o Instituto dos Cegos Trabalhado-

Batista.Com o tempo, os deficientes

frequentam, de acordo com os interesses, aulas de iniciação artís-tica - música, teatro e dança - em paralelo com a alfabetização em Braille, informática, artesanato, culinária, inglês e oficinas, onde iniciam sua capacitação para o mercado de trabalho.

Uma fábrica de vassouras fun-ciona dentro da instituição há mais de 70 anos e não só serve de ofi-cina para os cegos, como também para garantir renda - para a insti-tuição e para o deficiente. Ronildo Alves de Paiva, 45 anos, trabalha na confecção de vassouras há 15 anos e aprova o projeto. “Tenho

dois filhos e este trabalho me aju-da muito em casa”, diz ele.

Toda produção de vassouras (de pelo, piaçava), rodos, escovas, espanadores e produtos similares é artesanal. A fábrica emprega seis funcionários com registro em car-teira, sendo três deficientes visuais. A produção chega a mil peças por mês, o que garante recursos para a manutenção da instituição. “Nos-sos produtos são de excelente qualidade e são vendidos na nossa lojinha. Muitas empresas e pesso-as vêm comprar e nos ajudam a manter essa tradição de mais de 70 anos”, orgulha-se o presidente Vicente Monteiro, que está à fren-te da instituição há quatro anos.

res foi fundado em 1933, como Liga Campineira dos Cegos Tra-balhadores e atendeu inicialmente na Rua Regente Feijó, no Centro de Campinas. Em 1953, recebeu a doação de um terreno de dona Risoleta Ferreira Jorge, onde construiu a atual sede na Avenida Washington Luis, na Vila Marie-ta. A partir de 2001, passou a se dedicar à profissionalização dos seus alunos.

Com ampla sede e muito espa-ço no entorno, a instituição anga-ria recursos através do aluguel do estacionamento para um restau-rante contíguo e de um salão de festas com capacidade para 300 pessoas. Mesmo assim, ainda en-frenta dificuldade financeira para o pagamento de 18 funcionários e a manutenção do atendimento, principalmente, porque o número

de associados colaboradores vem caindo nos últimos tempos.

“Já tivemos mil colaborado-res. Hoje, temos 600”, revela o presidente. “Apesar do subsídio que recebemos da Feac, das ven-das de produtos da nossa fábrica e do bazar de roupas, calçados e eletrodomésticos, a situação não permite pensarmos em reformas ou melhorias de nossas instala-ções”, diz Monteiro.

O apelo do presidente é que a comunidade reconheça a “serie-dade e a transparência do trabalho social da instituição” e colabore com a continuidade do projeto. Quem quiser colaborar em di-nheiro, pode tornar-se um asso-ciado com a doação de (a partir de) R$ 10,00 mensais. Comprar vassouras e outros produtos na lojinha, doar eletrodomésticos

A comunidade pode ajudar

Luciane Nohama

Vicente Monteiro: seriedade e transparência na instituição

Ronildo trabalha há 15 anos na fábrica de vassouras

em bom estado, ou participar dos eventos abertos, como a 5ª Fes-ta da Pizza que será realizada em novembro, são outras formas de ajuda.

O Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores fica na Ave-nida Washington Luiz, 570, Vila Marieta. Mais informações pelo telefone 3231-0979.

A sede do Instituto dos Cegos Trabalhadores, na Av. Washington Luis, Vila Marieta

Diversidade de vassouras

Page 9: Parques Região

Outubro 2010 Parques e Região - 09

COMÉRCIO

Nashi, um empório oriental também no Parque D. PedroAo lado do Restaurante

Nashi, que oferece todo o requinte da culinária japonesa

com atendimento personaliza-do, no Parque Dom Pedro, o pequeno Empório Nashi não

deve ser desprezado pelos apre-ciadores de produtos japoneses. Com um mix de itens, especial-mente selecionados, o empório tem um pouco de tudo: alimen-

tos prontos (doces e salgados), e semi-prontos, além de ingre-dientes e utensílios domésti-cos para o preparo de pratos

japoneses. A seção de presentes e decoração é a mais atraente da lojinha, com porcelanas impor-

tadas, saques e outras bebidas nacionais e importadas. Entre

os souverniers típicos, destacam-se maneki-neko (gatinho que chama a sorte), daruma (que

simboliza o desafio a ser enfrentado), tanuki

(texugo lendário) e outros. Empório Nashi no Parque

Dom Pedro Shopping, loja R001. A loja 1 fica na Av. José

Bonifácio, 2208, Jardim das Paineiras. Telefone

3254-0359.

Bebidas, temperos e ingredientes da culinária oriental

Objetos de decoração

Porcelanas importadasDoces prontos

Page 10: Parques Região

Encarte a propaganda de sua empresa

10 - Parques e Região Outubro 2010

LIBRA (23/9 a 22/10) - Seja prudente com dinheiro, porque as oportunidades de gastos interessantes

também aparecem sem cessar. Na vida afetiva é bom tirar os óculos cor de rosa e enxergar bem a outra pessoa com todos os seus defeitos e qualidades. Se decidir assumir o romance, faça de forma integral.

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Os as-suntos particulares estão em segundo plano, o que não é fácil para um ariano

acostumado a querer tudo do seu jeito e no seu tempo. Parceiros, amigos, sócios e cônjuges estão em evidência. Diferenças filosóficas e religiosas devem ser respeitadas para não criar atritos.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - É tempo de buscar o outro em sua vida, de procurar formar um par solidário e

comprometido com alguém. Todo relacionamento, seja pessoal ou profissional, tem uma zona de in-teração e flexibilidade, onde se cede um pouco para que possa haver uma relação real.

Horóscopo

TOURO (21/4 a 20/5) - Há certo romance no ar, ou uma tendência associativa pro-fissional; você pode co-

nhecer alguém interessante em eventos sociais e profissionais. Todo tipo de folga, lazer, férias e hobbies estão em segundo plano; pode haver trabalho extra ou projetos que absor-vam seu tempo livre.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - Os assuntos relativos a filhos, amor, férias e lazer estão muito complicados, e po-

dem interferir com outras áreas da sua vida. Profissionalmente é tempo de formar parcerias e de investigar novas possibilidades de área de trabalho. Assuntos ligados a ONGs estão favorecidos.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Gastos excessivos podem ocorrer neste mês e trazer problemas para os meses

futuros. A sua expansividade natural pode encontrar um ambiente hostil em ideias ou ações. A família está favorecida, assim como assuntos re-lacionados a casa, conforto, moradia e trabalho.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Período neutro na sua vida. Assun-tos que estão em andamen-to continuam assim, e nada

de novo aparece, mas pessoalmente é um período de crescimento, de pos-sibilidade de enxergar novas linhas de atuação e de evolução pessoal. A saúde pede atenção a problemas crônicos.

LEÃO (22/7 a 22/8) - Muita movi-mentação, deslocamentos e contatos, o que pode acabar causando estresse

ou irritação quando você não con-segue definir exatamente o que pode esperar do dia seguinte. O lado posi-tivo é que numa fase assim mutável, soluções inesperadas aparecem para problemas antigos.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Os assuntos financeiros es-tão complicados, mas há muitas possibilidades de

solução. Reflita bem e decida entre as alternativas. Período de tomar decisões difíceis, mas que trarão benefícios, já que a insegurança pode afetar sua saúde. Cuidado com a alimentação.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Uma sabedoria adquirida pode ser fundamental agora para seu sucesso. Oportunida-

des de ajudar pessoas a passar pelos mesmos passos que você traçou an-teriormente, de dividir experiências e crescimento com quem está pre-cisando. Finanças em fase confusa; é hora de planejar melhor.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) - A vida profissional está sofrendo tensões enormes, e conflitos de autoridade

que acabam influindo na reputação profissional. Surpreendentemente é um período de muita sorte em jogo e aplicações de risco, sorteios, loterias e tudo que envolva a sorte. Arrisque-se!

PEIXES (20/2 a 20/3) - Existe certa confusão de obje-tivos e de compromisso, que pode atrapalhar sua

eficiência e sucesso. Ambientes para estudar e evoluir espiritu-almente aparece como refúgios, mas é preciso ter o pé na realidade para que estes ensinamentos sejam proveitosos.

Paula Guerra Outubro 2010

http://astrowayastrologia.blogspot.com

QUADRINHOS

http://bartolo-bebum.blogspot.com/2007/10/bartolo-o-bebum.html

Bartolo - Cristovam Tadeu

Mutum (criado por MoizaCartuns) é um garo-to bagunceiro que ama ler gibis, assistir TV, desenhar e comer guloseimas, especial-mente chocolates. É brin-calhão e vive dando foras por ser desligado e folgado demais. Ele não leva nada a sério, é sapeca, mas tem bom coração. Com seu ami-go Topete e outros persona-gens promete divertir todos os leitores.

Moiza - Moisés Gonçalves

http://universomutum.blogspot.com

A Fanfarra Municipal de Campinas foi campeã da eta-pa classificatória do Campe-onato Estadual de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo realizada em Presiden-te Prudente. Com o título, o grupo garantiu classificação para a final do estadual que acontecerá na cidade de Porto Ferreira, no dia 10 de outubro. A fanfarra que con-corre pela primeira vez na categoria “Banda de Tam-bor - Juvenil”, integra 50 componentes entre corpo musical, coreográfico e linha de frente.

Fanfarra Municipal é finalistaLuciane Nohama

Fanfarra Municipal, quando se apresentou na Festa do São Bernardo

CONCURSO

Novo Personagem

Ligue 3386-4411 ou envie mensagem para:

[email protected]

Page 11: Parques Região

Outubro 2010 Parques e Região - 11

ARTES

“Paisagens do Imaginário” é o tema da exposição virtual criada pelo artista plástico Paulo Duarte. A mostra pode ser visi-tada no site www.atelierduarte.com.br. “Os internautas verão os pequenos fragmentos de tinta transformando-se em obras de arte captadas pela lente de um celular. Com intervenção digital, as minúsculas imagens são trans-formadas em paisagens imaginá-rias”, diz o artista. Informações pelo e-mail: [email protected].

O artista Paulo Duarte começou a tra-

balhar como aprendiz em artes gráficas aos 13 anos. Em 1985, como impressor de off-set, fi-cou fascinado com as cores que surgiam das máquinas gráficas. E criou uma técnica de pintura artística (com as sobras de ma-terial gráfico), a Kromia, técnica que proporciona inúmeras pos-sibilidades de pintura em vários

Exposição virtualDivulgação

suportes (papel vegetal; tela de eucatex e algodão e chapa de off-set em alumínio).

Duarte expôs várias mostras e foi premiado, em 2003, com o troféu Super Cap de Ouro, no Círculo Militar em São Paulo. Também foi homenageado por

serviços prestados à Cultura, no Dia Mundial das Artes, pela Aca-demia Brasileira de Arte, Cultura e História, em São Paulo.

Em 2009, fundou a “OC-Artes”, Organização Campineira de Artes e foi eleito presidente da mesma.

O expectador imagina a paisagem que surge através dos pequenos fraguimentos de tinta

Encarte a propaganda de sua empresa no

Ligue 3386-4411 ou envie mensagem para: [email protected]

4ª feira pela manhã, coloque 1/2 copo de água e dentro dele o nº de grãos de arroz correspondente ao nº de quilos que deseja perder. Não coloque grãos a mais do que deseja, pois os quilos perdidos não serão recuperados. À noite, beba a água deixando os grãos de arroz, complete novamente com 1/2 copo de água. Na 5ª feira pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos, completando novamente 1/2 copo de água. Na 6ª feira pela manhã, em jejum, beba a água com os grãos de arroz junto. Obs.: Use sempre o mesmo copo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Publique no jornal e boa sorte! (M.H.A.C.)

Simpatia p/ emagrecer de Chico Xavier

Inscrições para o concurso Miss Campinas

Estarão abertas até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Concurso Miss Campinas, pro-movido pela Secretaria Munici-pal de Cultura e que vai eleger quatro jovens para os títulos de Miss Campinas, primeira e segunda princesas e Miss Sim-patia.

Para participar do concur-so, a candidata deve residir no município de Campinas, ser brasileira nata ou naturalizada, ter idade mínima de 18 anos, ser solteira, não ter filhos e ter altu-ra mínima de 1,70m.

As interessadas poderão se inscrever das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, no 15º andar do Paço Municipal. No ato da inscrição, é necessário apresen-tar cédula de identidade, CPF e comprovante de residência, jun-to com uma cópia de cada do-cumento e uma foto de corpo inteiro. Para quem tem menos de 21 anos, é necessário, ainda,

a autorização dos pais ou res-ponsáveis legais.

O concurso, que será reali-zado no dia 11 de novembro no Clube Apô, contará com desfile de abertura e desfiles com traje social, com biquini e com maiô. A comissão julgadora será com-posta por 11 integrantes, esco-lhidos pela Secretaria Municipal de Cultura, que julgarão obe-decendo critérios de beleza de rosto, perfeições e proporcio-nalidade de linhas físicas, char-me, personalidade, desembaraço, simpatia e harmonia do conjun-to.

A premiação é de R$ 2,5 mil para a candidata que conseguir o título de Miss Campinas, R$ 1,5 mil para a primeira princesa, R$ 1 mil para a segunda princesa e R$ 500,00 para a Miss Simpatia. Além do prêmio principal, a pri-meira colocada ainda recebe R$ 3 mil para inscrição no Concur-so Miss São Paulo.

4ª feira pela manhã, coloque 1/2 copo de água e dentro dele o nº de grãos de arroz corres-pondente ao nº de quilos que deseja perder. Não coloque grãos a mais do que deseja, pois os quilos perdidos não serão recuperados. À noite, beba a água deixando os grãos de arroz, complete novamente com 1/2 copo de água. Na 5ª feira pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos, completando novamente 1/2 copo de água. Na 6ª feira pela manhã, em jejum, beba a água com os grãos de arroz junto. Obs.: Use sempre o mesmo copo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Publique no jornal e boa sorte! (F.S.S.)

Simpatia p/ emagrecer de Chico Xavier

O Dia das Crianças foi “inventado” pelo deputado federal Galdino do Valle Fi-lho, na década de 1920. Mas a data passou a ser comemorada em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Jo-hnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”, com a intenção de aumentar suas vendas. Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Or-ganização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o Dia Universal das Crianças. Nessa data também se comemora a aprovação da Declaração dos

Como surgiu o Dia da Criança

Direitos das Crianças que esta-belece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

CURIOSIDADE

A Prefeitura, por meio da Se-cretaria Municipal de Educação (SME) e do Centro Escolar de Música Manoel José Gomes (Cem-maneco), está com as inscrições abertas até o dia 20 de outubro, para cursos de música destinados aos alunos da rede municipal de Campinas, a partir de 6 anos. As inscrições poderão ser feitas na sede do Cemmaneco que fica na Rua Dr. Betim, 520, Vila Marieta, das 9 às 16 horas.

Para a inscrição, são necessá-

rios RG, comprovante de endere-ço com o CEP, nome da escola em que estuda e telefone e, optar pelo instrumento na ficha de inscrição.

Os alunos interessados nos cursos deverão passar pelo pro-cesso seletivo e ao concluírem os 20 cursos práticos e sete teóricos (obrigatórios). Haverá certifica-do de conclusão. Os ingressantes poderão ser beneficiados com ali-mentação e transporte, caso seja comprovado a necessidade. Infor-mações pelo telefone: 3236- 5153.

Curso de música na Rede Municipal

Page 12: Parques Região

12 - Parques e Região Outubro 2010

EVENTOS

Em outubro, a Paróquia Santa Teresa de Ávila, do Parque Industrial, realiza a tradicional Festa da Padro-eira, com extensa programação até o dia 24.

• Dia 9 de outubro: missa às 17h30, com participação do Coro do Mosteiro São Bento de Vinhedo (canto gregoriano). Regente Virgílio Solli. Às 19 horas, mini-quermesse com bingo.

• Dia 10 de outubro: missa às 7, 9 e 18h30. Às 10h30, carreata pelas ruas do bairro; das 11h30 às 13h30, almoço popular, com venda anteci-pada de convites.

Haverá apresentação de shows às 11h30 - Pupa e Seu Conjunto. Às 13h30, Música popular brasileira. Às 14 horas, Show Sertanejo Amilton & Gustavo. Às 15 horas, Flamenco com o Grupo Café Tablao. Às 16 horas, Taiko com o Grupo de Tambores de Okinawa

• Dia 13 de outubro: às 19h30, Orando com Santa Tereza.

• Dia 15 de outubro: às 7 horas Alvorada na Praça Santa Tereza com oração da manhã. Das 8 horas e durante todo o dia será distribuído o bolo de Santa Tereza. Às 15 horas será realizada a missa dos enfermos e professores. Às 19h30, procissão com a Banda da Escola Preparatória de Cadestes do Exercíto.

Mês de festividades de Santa Teresa de Ávila

Santa Teresa de Jesus nas-ceu em Ávila, na Espanha. Fez reformas no Carmelo (ordem religiosa católica) e fundou outros, inclusive dois de frades.Os livros de sua autoria são: “Caminho de perfeição”, “Moradas ou Castelo Interior” e “Livro da vida. Foi canonizada em 1622 e em setem-bro de 1970, o papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja.

Sobre Santa Teresa

Após a procissão será realizada a missa festiva com Dom Bruno Gamberini.

• Dia 16 de outubro: missa às 17h30. Às 19 horas, mini-quermesse com binguinho e apresentação do Bailado do Centro de Tradições da Escola de Cadetes do Exército.

• Dia 17 de outubro: missa às 7, 9 e às 18h30.

• Dia 23 de outubro: missa às 17h30.

• Dia 24 de outubro: missa às 7, 9 e às 18h30. Às 12 horas será ser-vido almoço beneficente com bingo especial.

A Paróquia Santa Teresa de Ávila fica na Rua João Batista Pupo de Mo-

Homenagem à padroeira do Brasil

As festividades em home-nagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ini-ciadas no final de setembro, continuam durante este mês.

• Dias 9 e 10 de outubro: a partir das 16 horas, quermesse. Às 18 horas, missa.

• Dia 10 de outubro: às18 horas, missa.

• Dia 12 de outubro: às7h30, missa. Às 10 horas, missa com

Dom Bruno Gamberini. Após a missa, benção do bolo de Nossa Senhora. A partir das 12 horas, quermesse. Às 14 e às 16 horas, missa. Às 18 horas, procissão e missa de encerra-mento.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica na Rua Arlindo Joaquim de Lemos, 1110, Jar-dim Proença. Telefones: 3252-3642 e 3254-5499.

Nossa Senhora Aparecida Querida Mãe Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias. Vós que sois a mais bela das Mães, a quem eu amo com todo o coração, eu vos peço que mais uma vez me aju-deis a alcançar esta graça por mais dura que seja. Sei que Vós me ajudareis a alcançar e me acompanharei até a hora de minha morte. “Fazer esta oração por 3 dias seguidos e sempre rezar em seguida um Pai Nosso e uma Ave Maria. Após conseguir a graça, mandar publicar. (C.S.S.)

raes, 661, Parque Industrial. Telefone 3272-0786.

Missa na Paróquia Santa Teresa