Paróquia de Cristo Rei - · PDF fileSagrado Coração de Jesus, em 1856,...

1

Click here to load reader

Transcript of Paróquia de Cristo Rei - · PDF fileSagrado Coração de Jesus, em 1856,...

Page 1: Paróquia de Cristo Rei - · PDF fileSagrado Coração de Jesus, em 1856, Pio IX inseriu-a no Calendário da Igreja Universal e, em 1900, Leão XIII, consagrou o Mundo ao Coração

Responsável: Pároco de Algés | Redacção: Paróquia de Algés | Tel: 214 116 767 | Fax: 214 112 624 | Email: [email protected] | WEB: http://cristoreidealges.wordpress.com

Paróquia de Cristo Rei Algés - Miraflores

Quarta - Feira, dia 10 de JunhoO senhor D. Joaquim Mendes preside à SantaMissa na igreja de Algés, às 19h00. após aqual vai reunir-se com os crismandos jovens eadultos da nossa Paróquia.

Domingo, dia 14 de JunhoO senhor D. Joaquim Mendes preside à missadas 19h00 em Algés, durante a qual iráadministrar o Sacramento do Crisma a umgrupo de crianças, jovens e adultos da nossaParóquia.

Peregrinação das crianças a FátimaNo dia 10 de Junho do Anjo de Portugal,realiza-se a Peregrinação Nacional dascrianças a Fátima, participando crianças danossa paróquia que frequentam os volumes de3.º a 6.º, acompanhadas por catequistas. Esteano o tema da peregrinação lembra o pedidode Nossa Senhora: «Rezai, rezai muito».

A Palavra É Para Todos«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vosenvio a vós» (Jo 20, 21. É a própria Palavra que nos impele para osirmãos: é a Palavra que ilumina, purifica,converte; nós somos apenas servidores. (…)O Senhor oferece a salvação aos homens decada época. Todos nos damos conta de quãonecessário é que a luz de Cristo ilumine cadaâmbito da humanidade: a família, a escola, acultura, o trabalho, o tempo livre e os outrossectores da vida social. Não se trata deanunciar uma palavra anestesiante, masdesinstaladora, que chama à conversão, quetorna acessível o encontro com Ele, através doqual floresce uma humanidade nova.

Verbum Domini

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS,sois o meu único refúgioe a minha esperança segura.Sois o remédio dos meus males,o alívio das minhas misérias,a reparação dos meus erros,o suplemento do que me falta,a certeza das minhas dúvidas.Sois a minha fonte infalívele inesgotável de luz,de força, de constância,de paz e de bênção.Amais-me com um amor infinito.Tende piedade de mim e fazei de mim,em Vós e por Vós, o que quiserdes,porque eu abandono-me a Vós,convencida de que nunca me deixareis.

Santa Madalena Sofia Barat

Santo AntónioDotado de grande inteligência, equilíbrio, zeloapostólico e fervor místico, António de Pádua ou –como também é conhecido – de Lisboa, contribuiu demodo significativo para o desenvolvimento daespiritualidade franciscana, sendo um dos santos maispopulares da Igreja Católica. Começou sua vidareligiosa entre os Cónegos Regulares de SantoAgostinho, dedicando-se ao estudo da Bíblia e dosPadres da Igreja. Porém, atraído pelo exemplo dosprimeiros mártires franciscanos, fez-se discípulo de SãoFrancisco de Assis e acabou por ser destinado para apregação do Evangelho ao povo simples e o ensino dateologia a seus confrades, lançando as bases dateologia franciscana. No último período da sua vida,António escreveu os «Sermões», onde propõe umverdadeiro itinerário de vida cristã.

Bento XVI, Papa emérito

Os anciãos na família (I)Há culturas que manifestam uma veneração singular eum grande amor pelo ancião: longe de ser excluídoda família ou de ser suportado como um peso inútil, oancião continua inserido na vida familiar, tomandonela parte activa e responsável - embora devendorespeitar a autonomia da nova família - e sobretudodesenvolvendo a missão preciosa de testemunha dopassado e de inspirador de sabedoria para osjovens e para o futuro.Outras culturas, pelo contrário, especialmente depoisde um desenvolvimento industrial e urbanísticodesordenado, forçaram e continuam a forçar osanciãos a situações inaceitáveis de marginalizaçãoque são fonte de atrozes sofrimentos para elesmesmos e de empobrecimento espiritual para muitasfamílias.

S. João Paulo II, Familiaris Consortio (1981) n. 27

Sagrado Coração De Jesus –Solenidade – 12 De Junho

Em 1765, Clemente XIII aprovou a Solenidade aoSagrado Coração de Jesus, em 1856, Pio IX inseriu-ano Calendário da Igreja Universal e, em 1900, LeãoXIII, consagrou o Mundo ao Coração de Jesus.Deus tem coração? Ou será que Deus é coração?Coração simboliza o amor. E é exactamente assimque S. João Evangelista nos apresenta Deus. "DEUS ÉAMOR."A devoção ao Sagrado Coração tem por base aconfiança no Seu Amor infinitamente Misericordioso, aSua Bondade sem limites.Celebrar o Sagrado Coração de Jesus é acolher esseamor imenso, gratuito, presente, perseverante,estimulante, confiante de Deus.Saibamos dizer: Excesso de Amor, Fonte inesgotável,eu Te adoro.