Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora › ...505_23outubro2016-.pdf · Paróquia de...

2
CONVÍVIO Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora O problema do fariseu é que pensa ganhar a salvação com o seu próprio esforço. Para ele, a salvação não é um dom de Deus, mas uma conquista do homem; se o homem levar uma vida irrepreensível, Deus não terá outro remédio senão salvá-lo. Ele está convencido de que Deus lhe deve a salvação pelo seu bom comportamento, como se Deus fosse ape- nas um contabilista que toma nota das acções do homem e, no fim, lhe paga em conse- quência. Ele está cheio de auto-suficiência: não espera nada de Deus, pois pensa ele os seus créditos são suficientes para se salvar. Por outro lado, essa auto-suficiência leva- o, também, ao desprezo por aqueles que não são como ele; considera-se “à parte”, “separado”, como se entre ele e o pecador existisse uma barreira… É meio caminho andado para, em nome de Deus, criar segregação e exclusão: é aí que leva a religião dos “méritos”. O publicano, ao contrário, apoia-se apenas em Deus e não nos seus méritos (que, aliás, não existem). Ele apresenta-se diante de Deus de mãos vazias e sem quais- quer pretensões; entrega-se apenas nas mãos de Deus e pede-Lhe compaixão… E Deus “justifica-o” – isto é, derrama sobre ele a sua graça e salva-o precisamente porque ele não tem o coração cheio de auto-suficiência e está disposto a aceitar a salvação que Deus quer oferecer a todos os homens. Esta parábola, destinada a “alguns que se considera- vam justos e desprezavam os outros”, sugere que esses que se presumem de justos estão, às vezes, muito longe de Deus e da salvação. | in site dos Dehonianos 30º DOMINGO | TEMPO COMUM | ANO C 23 de outubro de 2016 Série II Número 505 Naquele tempo, Jesus disse a seguinte parábola para alguns que se considera- vam justos e desprezavam os outros: «Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim: ‘Meu Deus, dou-Vos graças por não ser como os ou- tros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. Je- juo duas vezes por semana e pago o dízi- mo de todos os meus rendimentos’. O pu- blicano ficou a distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Céu; Mas batia no peito e dizia: ‘Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador’. Eu vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro não. Porque todo aque- le que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Transcript of Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora › ...505_23outubro2016-.pdf · Paróquia de...

Page 1: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora › ...505_23outubro2016-.pdf · Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora ... 23 de outubro de 2016 Série II –

CONVÍVIO

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

O problema do fariseu é que pensa ganhar a salvação com o seu próprio esforço. Para ele, a salvação não é um dom de Deus, mas uma conquista do homem; se o homem levar uma vida irrepreensível, Deus não terá outro remédio senão salvá-lo. Ele está convencido de que Deus lhe deve a salvação pelo seu bom comportamento, como se Deus fosse ape-nas um contabilista que toma nota das acções do homem e, no fim, lhe paga em conse-quência. Ele está cheio de auto-suficiência: não espera nada de Deus, pois – pensa ele – os seus créditos são suficientes para se salvar. Por outro lado, essa auto-suficiência leva-o, também, ao desprezo por aqueles que não são como ele; considera-se “à parte”, “separado”, como se entre ele e o pecador existisse uma barreira… É meio caminho andado para, em nome de Deus, criar segregação e exclusão: é aí que leva a religião dos “méritos”. O publicano, ao contrário, apoia-se apenas em Deus e não nos seus méritos (que, aliás, não existem). Ele apresenta-se diante de Deus de mãos vazias e sem quais-quer pretensões; entrega-se apenas nas mãos de Deus e pede-Lhe compaixão… E Deus “justifica-o” – isto é, derrama sobre ele a sua graça e salva-o – precisamente porque ele não tem o coração cheio de auto-suficiência e está disposto a aceitar a salvação que Deus quer oferecer a todos os homens. Esta parábola, destinada a “alguns que se considera-vam justos e desprezavam os outros”, sugere que esses que se presumem de justos estão, às vezes, muito longe de Deus e da salvação. | in site dos Dehonianos

30º DOMINGO | TEMPO COMUM | ANO C

23 de outubro de 2016 Série II – Número 505

Naquele tempo, Jesus disse a seguinte parábola para alguns que se considera-vam justos e desprezavam os outros: «Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim: ‘Meu Deus, dou-Vos graças por não ser como os ou-tros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. Je-juo duas vezes por semana e pago o dízi-mo de todos os meus rendimentos’. O pu-blicano ficou a distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Céu; Mas batia no peito e dizia: ‘Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador’. Eu vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro não. Porque todo aque-le que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Page 2: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora › ...505_23outubro2016-.pdf · Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora ... 23 de outubro de 2016 Série II –

LEITURAS | 30º DOMINGO | TEMPO COMUM | ANO C

Ref O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.

LEITURA I

SALMO

LEITURA II

EVANGELHO

Sir 35, 15b-17.20-22a

33(34), 2-3.17-18.19.23

2 Tim 4, 6-8.16-18

Lc 18, 9-14

Informações

NOITE DE ORAÇÃO COMUNITÁRIA

Na próxima 6ª feira, dia 28, no salão pa-roquial, teremos mais uma noite de ora-ção comunitária, para a qual estamos todos convocados.

CURSO PARA CASAIS SEGUNDO O MÉTODO DO FREI INÁCIO LARRAÑAGA

Como tinha sido indicado no ‘Convívio’ vai realizar-se um Curso para Casais, segundo o método do Frei Inácio Larra-ñaga. São 7 sessões (a primeira, para informações, no dia 22 deste mês, sába-do, às 21H).

Este Curso destina-se a casais que já tenham alguns anos de vida matrimonial e será orientado pela Maria Firmina e Manuel (das Oficinas de Oração e Vi-da).

Depois da sessão de apresentação, a 1ª sessão será no dia 5 de novembro, sába-do, às 21H. Entrada pela porta 27.

Se, porventura, algum casal interessado em participar não puder estar presente neste encontro, por ter outros compro-missos ou por não ser o dia/hora mais adequadas, pode contactar o casal res-ponsável: 968745729.

Neste Dia Mundial das Missões, todos somos convidados a «sair», como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira.

.. Papa Francisco

IGREJA MISSIONÁRIA, TESTEMUNHA DE MISERICÓRDIA

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

IGREJA MISSIONÁRIA, TESTEMUNHA DE MISERICÓRDIA

23 de outubro