Passeios maravilhosos fizeram a alegria dos · PDF filete e bonita oração,...

12
Curitiba, Junho de 2007. Ano VIII - Nº 43 INFORMA Órgão de comunicação da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Setor de Telecomunicações no Paraná Veja outros destaques desta edição: Não se tem valor nenhum se não se é útil a alguém. Descartes • Editorial – pág. 2 • Novo site da Astelpar – pág. 2 • Sorteios mensais para comemorar o aniversário – pág. 3 • Notícias da região de Ponta Grossa – pág. 3 • Festa dos Aniversariantes e Jantar Mensal – pág. 8 • Próximo passeio – Gravatal – pág. 9 • Coluna da Saudade - pág. 10 • Viver e Bem-Estar - pág. 10 Em dezoito anos, agora com 915 associados, a Astelpar deixa marca como entidade interativa entre os atuais e os futuros aposentados e pensionistas. Veja na págs. 6 e 7 Astelpar comemora o 18º Aniversário Jantar de aniversário dia 3 de Julho Passeios maravilhosos fizeram a alegria dos associados págs. 4 e 5 Veja na página 11 a convocação de alguns associados para regularizar seus dados bancários junto à BrasilTele- com. Urgente - Chamada de Associados Pág. 3

Transcript of Passeios maravilhosos fizeram a alegria dos · PDF filete e bonita oração,...

Curitiba, Junho de 2007. Ano VIII - Nº 43

INFORMAÓrgão de comunicação da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Setor de Telecomunicações no Paraná

Veja outros destaques desta edição:

Não se tem valor nenhum se nãose é útil a alguém.

Descartes

• Editorial – pág. 2• Novo site da Astelpar – pág. 2• Sorteios mensais para comemorar o aniversário – pág. 3• Notícias da região de Ponta Grossa – pág. 3• Festa dos Aniversariantes e Jantar Mensal – pág. 8• Próximo passeio – Gravatal – pág. 9• Coluna da Saudade - pág. 10• Viver e Bem-Estar - pág. 10

Em dezoito anos, agora com 915 associados, a Astelpar deixa marca como entidade

interativa entre os atuais e os futuros aposentados e pensionistas. Veja na págs. 6 e 7

Astelpar comemora o 18º Aniversário

Jantar de aniversário dia 3 de Julho

Passeios maravilhosos fizeram aalegria dos associados – págs. 4 e 5

Veja na página 11 a convocação de alguns associados

para regularizar seus dados bancários junto à BrasilTele-

com.

Urgente - Chamada de Associados

Pág. 3

ASTELPAR informa Curitiba, Junho/20072

Editorial

EXPEDIENTE - ASTELPAR INFORMA

NNNNNNovo Site da Astelpar -www.astelpar.org.br.o próximo mês de julho, a Astelpar completa dezoito anos!

Em qualquer organização chegar aos dezoito anos de exis-tência operando ininterruptamente é motivo para comemo-

ração. Quando recapitulamos a história da Astelpar, durante a sua exis-

tência vemos quantos obstáculos foram superados. A nossa Associa-ção nasceu quando as empresas de telecomunicações eram de eco-nomia mista e foram privatizadas em 1998, trazendo com isso umagrande mudança de paradigmas. Esta mudança foi tão surpreendenteque provocou a reestruturação da Associação.

A Associação teve que conseguir um local físico fora da empre-sa, mobilizar vários aposentados para trabalhar na reestruturação,criando-se serviços para os aposentados e pensionistas, que anteseram fornecidos pela Telepar ou pela Fundação Telepar. Este talveztenha sido o principal desafio vencido: sobreviver às mudanças in-troduzidas pela privatização.

As Diretorias que se sucederam à fase de reestruturação desen-volveram parcerias, criaram novos serviços, aumentaram o quadroassociativo e foram superando as metas estabelecidas, tanto de pres-tação de serviços como financeiras.

Fruto das pressões da sociedade brasileira, em parte exercidaspelas associações de participantes e assistidos de Fundos de Pensão,ocorreram nestes anos muitas mudanças na legislação da previdên-cia complementar, que são cada vez mais significativas e que abremvárias possibilidades. Uma delas é a escolha de nossos representan-tes nos Fundos de Pensão, para participarem da administração e fis-calização dos ativos garantidores das nossas aposentadorias.

Encontramo-nos agora em um contexto dinâmico no qual ain-da repercutem as conseqüências da privatização das telecomunica-ções e em que as alterações na previdência complementar aindacontinuam ocorrendo, mesmo sem terem sido totalmente entendi-das.

Se o caminho percorrido pela Astelpar, nestes dezoito anos,ficou pontilhado de desafios superados, vemos que o caminho a per-correr ainda é longo e nele muitos desafios novos nos aguardam.Com uma Associação forte, suportada pelos seus associados, e con-tando com nossos voluntários, haveremos de vencer os novos desafi-os que se apresentarem ao objetivo principal de defesa dos direitosde nossos associados.

A Diretoria da Astelpar e seus funcionários agradecem aos as-sociados pela confiança depositada nestes dezoito anos.

Feliz Aniversário a todos os associados!Parabéns!

A Diretoria

Astelpar, a união de forças!

ANO VIII - nº 43 – junho/2007Redação

Pedroair José BuestBráulio José Simões

Berenice Mayer CardozoRevisão

Bráulio José SimõesCobertura Fotográfica

Enrique AramburoRoberto Brito

Arquivo AstelparArte-Final, Diagramação e Impressão

Editora Helvética Ltda.

Rua Des. Westphalen, 3047Fone (01441)3332-7224 Curitiba PR

Produção, Edição e ResponsabilidadeAssociação dos Aposentados e

Pensionistas doSetor de Telecomunicações

no Paraná - AstelparRua Vol. da Pátria, 368 4º and., sala 405

CEP 80020-010 Curitiba PRTel./Fax: (01441) 3224-2367 e 3224-8439

e-mail: [email protected]: www.astelpar.org.br

Astelpar:18 anos reunindo forças!

* CONSERTO DE ÓCULOS EM GERAL* REPOSIÇÃO DE PEÇAS

* BANHO DE OURO EM ARMAÇÕES* CONSERTAMOS SEUS

ÓCULOS NA HORAPREÇOS ESPECIAIS.

OS MENORES DA PRAÇA.

AV. LUIZ XAVIER, 68 – LOJA 2 – GALERIA TIJUCAS- CURITIBA –PR

TEL. (041) 3223-5907

ClinióculosClinióculosClinióculosClinióculosClinióculosJosé NatalJosé NatalJosé NatalJosé NatalJosé Natal

A partir do mês de julho, vocêpode acessar na Internet o nossonovo site. O endereço é:www.astelpar.org.br. Nosso e-mailtambém será modificado [email protected] .

O site, além das notícias da As-sociação, trará links com os Fun-dos de Pensão, INSS, BradescoSaúde e outros que facilitem o dia-a-dia do associado.

Teremos informações úteispara você, além de fotos que ilus-tram nossos passeios e a arte foto-gráfica de nossos associados. Ou-tros canais estarão à disposição dosque acessarem o nosso site, queproporcionará mais uma forma de

acesso aos associados.Este canal de comunicação,

agora reformulado, com um visu-al alegre e uma configuração prá-tica para o fácil acesso de todos, éindispensável nos dias de hoje emque a informática toma conta dacomunicação das pessoas.

Consulte nosso site e dê suges-tões para o aprimoramento domesmo.

Se você não tem computador,venha à Astelpar e peça para nos-sos colaboradores mostrarem paravocê.

Caso tenha dificuldade paraacessar o site, fale conosco e nósdaremos orientações.

No dia 21 de maio, foi reali-zada mais uma reunião em Bra-sília para discutir a possibilida-de de fusão das Fundações 14 eBRTPREV. Na ocasião, discuti-ram-se condicionantes para queseja efetivada a referida fusão, sefor o caso. A Diretoria da Fun-dação 14 apresentou uma minu-ta de Estatuto para apreciação doComitê.

No dia 4 de junho, foi reali-zada nova reunião em Brasília eo Comitê apresentou a sua con-traproposta de Estatuto, elabora-do com a devida assessoria jurí-

Notícias do Comitê de Fusão das Fundações

dica. O Comitê formalizou tam-bém as condições mínimas paraa efetivação da fusão, tais como:transparência dos números decada plano existente, paridadenos Conselhos Deliberativo e Fis-cal da nova entidade, salvaguar-das no que se refere às dívidasde responsabilidade da Brasil Te-lecom para com a Entidade, situ-ação patrimonial, além de outras.

Estamos aguardando oagendamento de nova rodada denegociações, quando a Brasil Te-lecom deverá pronunciar-se arespeito do assunto.

ASTELPAR informaCuritiba, Junho/2007 3

18 anos da Astelpar - Festa de Aniversário No dia 3 de julho,

terça-feira, na Churras-caria Paiol, a partir das20 horas, a Astelpar re-

alizará o Jantar de Aniversário, co-memorativo dos 18 anos de ativi-dades da Entidade.

Além de nos confraternizarmosnesta data tão importante para a As-sociação, também será uma opor-tunidade de rever os amigos, prin-cipalmente aqueles que deram iní-cio e vitalidade à Astelpar no de-correr de todos estes anos.

Todos nós devemoster orgulho da Associ-ação.

Entidade que nosapóia e nos auxilia emtodos os momentos, e que agora nosconvida para comemorarmos. Va-mos todos brindar este momento dealegria da maturidade da Astelpar.

Na ocasião, além do jantar, te-remos um bolo de aniversário e sor-teio de brindes.

Nesta festa, quem dá o presenteé a aniversariante a Astelpar. Du-

rante todo o ano, aAssociação estarápromovendo sor-teios de brindes,conforme progra-mação registrada nesta página.

A ANIVERSARIANTE ASTELPARDÁ PRESENTES

Sorteios todos os meses no ano do 18º Aniversário.Confira aqui a programação alusiva às comemorações:

O evento que marcoua primeira comemoraçãodos aniversariantes do tri-mestre de Ponta Grossa eRegião, no dia 18 deabril, foi de muita alegriae descontração.

Os aniversariantes edemais aposentados fo-ram recebidos carinhosa-mente e puderam desfru-tar de momentos alegres,colocando em dia as no-ticias de cada um, trocan-do telefones e e-mails,atualizando endereços, principal-mente porque estavam presentes aNeiva e Érica, que vieram de Irati.

Estiveram neste encontro a Be-renice M. Cardozo e o Paulo Bond,da Diretoria da Astelpar, que, apro-veitando a oportunidade, esclare-ceram dúvidas dos associados pre-sentes.

A Berenice dirigiu-se a todosdando boas-vindas e parabéns aos

Notícias da Região de Ponta Grossa

aniversariantes, reiterando o con-vite para a participação de todosnos passeios programados pelaAstelpar.

Em seguida, a Loeli usou da pa-lavra e leu o texto “Chapéu Viole-ta”, sobre as diversas fases da vida.Depois do “Parabéns a Você”, aassociada Dídima fez uma tocan-te e bonita oração, agradecendo aDeus principalmente pela oportu-nidade do reencontro.

Enfim, chegou a hora de sabo-rear o delicioso bolo, salgadinhose de brindar os aniversariantes pre-sentes: Orlando, Maria Leonice,Maria Leoni, Érica, Neiva e Luzia.

Convidamos a todos da regiãopara se integrarem conosco nesteprojeto, participando e divulgan-do o evento. Mantenham contato!

Por Loeli

O jantar será na for-ma de adesão, à seme-lhança do que aconte-ce nos jantares men-sais.

Venha festejar!

REFORMADORA DIPLOMATA LTDA.GILMAR MALUCELLI

41 anos de tradição em:Fabricação, Modificaçãoe Reforma de estofados.

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSOGARANTIA DE UM ANOPAGAMENTOS EM 3X SEM JUROS

Escritório - Visconde do Rio Branco, 1171 - Sala 903 - Fone: 3232-8253

Fábrica - Almirante Tamandaré - Cel.: 9927-9743

Jantar de aniversário na Churrascaria Paiol,às 20 horas, com sorteio de brindes.

ASTELPAR informa4 Curitiba, Junho/2007

Viajar é expandir conhecimento e fazer novas amizades!

O calendário de 2007 foi inicia-do com um passeio cultural ao nossolitoral, incluindo duas cidades histó-ricas: Antonina e Paranaguá.

Antonina, com seus360 anos de história e umdos melhores carnavaisdo Estado, nos revelauma arquitetura que nosfaz viajar no tempo. Oseu povo hospitaleirooferece sempre no últimosábado de cada mês umavolta ao passado, comapresentação na praçacentral de uma retretacom a banda Filarmôni-ca Antoninense. Já noLargo da Carioca, temroda de samba com os“amigos da carioca”,além de seresta com oGrupo Canto do Mar pe-las estreitas ruas da cida-de.

No domingo, após ocafé, fomos a Paranaguájunto com um guia local,que nos mostrou e expli-cou vários pontos histó-ricos da cidade. Em se-guida, nos dirigimos aoPorto, o qual impressio-nou a maioria dos visitan-tes pela limpeza e orga-nização. O Porto de Pa-ranaguá é um dos princi-pais exportadores degrãos do país. Encerra-mos nosso giro pelo lito-ral saboreando um exce-lente almoço na Casa doBarreado; aliás, um localmuito agradável.

Podemos afirmar quefoi um passeio nota deze que agradou a todos osparticipantes. Para finali-

No sábado, dia 28 de abril, apesardo tempo estar nublado e com previsãode chuva para o litoral, embarcamosrumo a Guaraqueçaba e Superaguí. Umaviagem tranqüila e com muita animaçãode todos os viajantes.

Chegamos a Paranaguá onde, antesde tomarmos o barco com destino a Gua-raqueçaba, fomos ao Mercado para co-mer os famosos pastéis de carne, palmitoe camarão, que são ali servidos. Numaviagem de aproximadamente três horas,pudemos admirar a bela baía de Parana-guá, as ilhas das Cobras, das Gamelas eoutras ilhas que compõem a Baía, sem-pre com a presença de golfinhos e botos,que acompanharam o barco em grandeparte do percurso.

Quando ancoramos em Guaraqueça-ba, fomos ao hotel e em seguida ao Res-taurante Barbosa, onde tivemos um al-moço muito bem servido com peixe,mariscos, camarões e, claro, que comuma boa caipirinha para acompanhar.

O município de Guaraqueçaba tevesua colonização iniciada por portugue-ses, por volta de 1545, e foi o primeiroem solo paranaense. Constituem-se pon-tos turísticos, e que foram visitados du-rante a tarde: a Igreja do Nosso SenhorBom Jesus dos Perdões, o casario coloni-al que pode ser observado pelas ruas dacidade, o Mirante da Serra Negra, o Mor-ro do Quitumbê e a Reserva Natural Sal-to Morato – propriedade da Fundação Bo-ticário.

À noite, a comunidade realizou umBingo, com a renda revertida para asobras assistenciais da Igreja, onde fomosmuito bem recebidos. Porém, ninguémlevou prêmio; fomos considerados um“povo pé-frio”.

No domingo, após o café muito bemservido no hotel, embarcamos agora paraconhecer a baía de Guaraqueçaba, rumoa Superaguí, cuja comunidade reclamao direito histórico de ser o local ondechegaram pela primeira vez os portugue-ses. Foi uma viagem de 3 horas, onde no-vamente apreciamos a bela paisagem denosso litoral.

Desembarcamos para o almoço nailha e, após breve passeio pelas suas prai-as, tomamos o barco para nossa viagemde volta a Paranaguá.

Nosso ônibus já nos esperava emParanaguá para iniciarmos nosso retornoa Curitiba, em uma viagem novamentemuito alegre e com muita cantoria porparte de alguns conhecidos, que nos sur-preenderam com as suas “qualidades ar-tísticas”.

Comunicação S o c i a l

Passeio a Antonina e visitaao Porto de Paranaguá

Viagem a Guaraqueçabae Superaguí

zar este relato, não podemos deixarde mencionar que a ida foi pela cen-tenária Estrada da Graciosa, que ofe-rece uma paisagem exuberante daMata Atlântica.

5ASTELPAR informaCuritiba, Junho/2007

Estamos te esperando para o próximo passeio!

Até o momento este foi o maior passeiojá promovido pela Astelpar, em duração edistância. Visitamos, de 22 a 27 de maio, seiscidades em um ônibus “double-deck”, comapoio da Operadora Atol das Rocas - Turis-mo.

Saindo terça-feira à noite de Curitiba,amanhecemos na quarta-feira em Bento Gon-çalves, no Hotel Dall’Onder, onde tivemosum ótimo café da manhã. Já em seguida, ini-ciamos nosso turismo visitando o Parque Te-mático da Epopéia Italiana, onde fomos guia-dos pelos imigrantes Lazaro e Rosa, para nofinal degustarmos vinhos, sucos e queijos.

Após o almoço, fizemos uma viagem detrem (Maria Fumaça) até Carlos Barbosa, comparada em Garibaldi. Durante toda a viagem,foram apresentados shows de música italia-na, humorístico e de música gaúcha, comdegustação de vinhos e sucos. No destino fi-nal, fomos às compras na loja da Tramontinae com uma degustação de queijos e embuti-dos feitos na região. Na volta para Bento Gon-çalves, passamos pela Vinícola Aurora paradegustação e compras. À noite, jantamos noHotel, onde foi exibido um show de músicafolclórica italiana, com a participação de vá-rios excursionistas. Haja fôlego!

Na quinta-feira, fizemos o “check-out”do hotel e fomos ao Vale dos Vinhedos, ondevisitamos a Vinícola Miolo, guiados pela enó-loga Mônica. Fizemos uma degustação e com-pras na loja da Miolo, para em seguida irmosao restaurante da Vinícola Cordelier, onde ti-vemos um almoço típico italiano. Seguimosviagem e, em Nova Petrópolis, fizemos umaparada na praça do Labirinto Verde e visita-ção e compras nas lojas de couros e malhas.Em Gramado, tomamos um excelente cafécolonial no Café Gramberry; em seguida fo-mos a Canela para o Hotel Serra Verde, ondeenfim descansarmos um pouco. Aliás, apo-sentado merece.

Na sexta-feira, visitamos a Cascata doCaracol, o Castelinho do Caracol e o Choco-late Lugano, com degustação e compras; al-moçamos na Cantina Coelho, com javali aomolho de laranja, e música ao vivo; visita-mos a loja dos Chocolates Caracol, com de-gustação e compras, e visitamos o Mundo aVapor. Como tínhamos feito um lauto almo-ço e várias degustações, à noite a maioria dosexcursionistas optou por um jantar mais levenuma galeteria.

No sábado, visitamos a Cristal de Gra-mado, para conhecermos o processo de fa-bricação, visitarmos a loja e compras; visita-mos o Lago Negro e tivemos um almoço típi-co alemão no Fritz Haus. Em seguida, fize-mos um passeio para compras no centro deGramado, incluindo a Rua Coberta; à noite,fomos ao Fandango Serrano, onde aprecia-mos um ótimo churrasco e show de dançastípicas, que terminou em animado baile. Quegrupo festeiro!

No domingo, na viagem de volta a Curi-tiba, tivemos várias brincadeiras muito ani-madas, tais como o Amigo Oculto, Ladrão eBingo.

Neste passeio, também registramos algu-mas tiradas ou pérolas, que aqui publicamos:

• No Restaurante da Vinícola Cordelier,ao fim do almoço, um excursionista precisouir à toalete e levou o maior susto. Um gruponumeroso de mulheres havia tomado contado toalete masculino e, quando ele abriu aporta, foi aquele alvoroço e corre-corre.

• Na visita à Cascata do Caracol apesarda gélida manhã a maioria dos excursionistasaproveitou as emoções da viagem no teleféri-co.

• Um excursionista revelou-se um gran-de apreciador das tradições da cultura gaú-cha, surpreendendo a todos; enfim, ele o pró-prio Gaudério (assim passou a ser conheci-do).

• Na loja dos Chocolates Caracol, o nos-

Serra Gaúcha - O Passeioso Gaudério encontrou-se com o “patrão” doFandango Serrano, que tinha ido acertar de-talhes com a guia; conversa vai, conversa vem,acabaram apostando duas garrafas de vinho(o Gaudério compareceria “pilchado” ao Fan-dango da Serra?); não deu outra, o nosso co-lega trouxe para casa as duas garrafas de vi-nho.

• No Fandango Serrano, quando os com-ponentes do grupo folclórico convocaram osnossos excursionistas para dançar, eles e elasrevelaram-se exímios “peões” e “prendas”, su-perando todas as expectativas.

• No regresso a Curitiba, um dos presen-tes do Amigo Oculto era uma escultura eróti-ca de chocolate (aproximadamente de um

quarto de quilo), que estava acondicionadanum pacote muito grande e bonito, bastanteatraente.

• O nosso companheiro Gaudério foi oprimeiro a ser sorteado no Amigo Secreto, aoescolher seu presente o “Índio Velho” não va-cilou e tirou de dentro do saco o maior e maisbonito presente; quando abriu a caixa, levouum choque com a escultura de chocolate (seas janelas do ônibus não fossem lacradas elea teria jogado fora),que a muito custo mos-trou ao resto do grupo. O Gaudério ficoumuito chateado achou que tinham armadopara ele. Qual não foi a surpresa geral quan-do várias senhoras e um senhor roubaram atal escultura; mas no fim, como a última pa-

lavra era do Gaudério, ele roubou a escultu-ra de volta. Foi o maior sucesso!

• Durante o passeio, surgiram alguns ape-lidos curiosos como: Genaro, Bigode, Zé doCaixão, Roberto Carlos e Gaudério.

• Apesar de muito esperado, o Nevesameaçou acontecer, andou pelos arredores,mas não compareceu.

ASTELPAR informa6Curitiba, Junho/2007

Comemore o aniversário da Astelpar!

Por Angélica Fonseca

Em julho de 2007, a Associaçãodos Aposentados e Pensionistas doSetor de Telecomunicações no Paraná- Astelpar comemora seus 18 anos.Nesse período, a Associação articuloue representou publicamente seus asso-ciados. O seu crescimento se deu ra-pidamente graças à característica devanguarda dos administradores, queestiveram à frente de importantes de-cisões ao longo da sua história.

O caminho até aqui trilhado auto-riza a decisão de ter como objetivo aser alcançado nos próximos anos amarca de mil associados. Esse patamarvisa à solidificação do ideal de repre-sentatividade da entidade.

Sua HistóriaA Associação nasceu da intenção

de um grupo de aposentados, forma-do por Carlos Martinesco, AdrianoBonaldi, Eugen Socher, Roberto Frede-rico Grubhoffer, Walter Kreder, EgonKummrow e Issam Farhat, que criarama Associação dos Aposentados da Te-lepar – AAT; hoje, Astelpar. Seu pri-meiro presidente foi Carlos Martines-co.

Amadurecida ao longo de seus 18anos de atuação, com apoio decisivoda segunda diretoria composta em1999, presidida por Paulo ArrudaBond, desenvolveu um projeto de es-truturação organizacional e a redaçãodo novo estatuto.

Criada em 10 de julho de 1989, aatuação da Associação, tanto internacomo externa, tem determinado orumo de representar e defender os in-teresses dos aposentados e pensionis-tas do setor de telecomunicações egarantir seus direitos. Em recente ava-liação interna, os associados se decla-raram satisfeitos com o apoio, confi-ança, credibilidade e congraçamentoque a Associação proporciona.

Nestes 18 anos, além de Martines-co, a Associação foi presidida por Pau-lo Arruda Bond, Luiz César OlivierScheffer e atualmente por EnriqueAramburo.

Hoje a Astelpar é formada por no-vecentos e quinze associados, entre aFundação 14, Fundação Sistel, Telos,HSBC (TIM) e INSS.

Sua infra-estrutura conta comuma biblioteca, três salas equipadascom microcomputadores com internet,sala de reunião, sala para eventos comtelevisão e equipamento de DVD euma sala de estar. Tudo isso no quartoandar do Edifício Arthur Hauer, locali-

ASTELPAR “A UNIÃO DE FORÇAS”Uma associação centrada na organização, na ousadia, com importantes doses de

prudência. É assim que os associados classificam os dezoito anos de sua existência

zado no coração de Curitiba.A história da Astelpar foi marcada,

politicamente, por dois momentos his-tóricos das telecomunicações do Para-ná. Até 1998, a Telepar era uma em-presa estatal que oferecia um cenáriofavorável para seus empregados e nãohavia muitos aposentados. O segundomomento foi a privatização, que gerouuma certa intranqüilidade aos empre-gados na época. Em 1998, a Telepar,bem como as demais empresas do Sis-tema Telebrás, passou para a iniciativaprivada, gerando uma série de mudan-ças com relação aos empregados. Ou-tra situação foi o aumento do númerode aposentados, decorrente da terceiri-zação intensiva.

Os aposentados na época estavamorganizados em volta da AAT, porémsem uma sede estruturada para atenderaos mesmos, gerando então a necessi-dade de uma movimentação na buscadesse apoio indispensável. Essa neces-sidade se tornou a cada dia mais signi-ficativa, ao mesmo tempo que o núme-ro de aposentados crescia rapidamen-te, motivados pela situação dentro daempresa.

Daí a importância de se estruturara Astelpar em uma sede, com associa-dos contribuindo com mensalidade,prestando apoio assistencial e, por meiode convênios, o apoio jurídico.

Eles ajudaram a fazer a história daAstelpar

Foi o aposentado Carlos Martines-co que teve a iniciativa de unir os apo-sentados da Telepar. Martinesco lem-bra que a trajetória da AAT inclui acon-tecimentos de relevância histórica. “Naépoca, os aposentados, não sindicali-zados, para sanarem dúvidas no pro-cesso de aposentadoria ou reivindica-rem outras vantagens, negociavam in-dividualmente com as diretorias ou apresidência da empresa”.

Martinesco, diz que era comum re-ceber telefonemas e visitas de colegasaposentados em sua casa, para escla-recimento de dúvidas sobre aposenta-

Assim, em 1999, dez anos depoisda fundação da AAT, Paulo ArrudaBond constitui-se no portador de umnovo projeto para a Associação, que pu-desse, de alguma forma, fazer a transi-ção da associação da década de 90,para uma gestão mais adequada aonovo contexto.

Bond conta que a necessidade de

doria. “Foi aí que eu senti a necessida-de de unir, de uma forma efetiva, todosos aposentados”, complementa.

Mesmo enfrentando dificuldades,acreditou que o sonho de criar uma as-sociação era possível. Visitou as Asso-ciações dos Aposentados da Copel, doantigo Banestado, da Rede FerroviáriaFederal, entre outras. Fez a minuta doprimeiro Estatuto da AAT, que foi apre-sentado ao Departamento Jurídico daTelepar para análise. “A minuta eracomposta de tanta cláusula que o Ad-vogado João Carlos de Almeida, apósanalisar, me perguntou se estávamosquerendo fundar um novo sindicato”.

No dia 10 de julho de 1989, na re-sidência do aposentado Adriano Bonal-di, foi realizada a Assembléia que apro-vou o Estatuto da Associação e empos-sou a primeira diretoria..

A Associação nasceu no contextoda representação dos aposentados quevinham na maioria da Companhia Te-lefônica Nacional – CTN, que se apo-sentavam por meio do Termo de Rela-ção Contratual Atípica, com incentivode aposentadoria aos empregados aci-ma de 35 anos de trabalho, firmadoentre a Telepar e o Sindicato dos traba-lhadores em Empresas de Telecomuni-cações do Estado do Paraná – Sinttel/PR.

No decorrer do tempo, a AAT foiganhando credibilidade, e o número deassociados foi aumentando. “Servimosde exemplo para a criação de outras as-sociações de aposentados do SistemaTelebrás”, diz Martinesco, com orgulho.

Apesar de toda a credibilidade daAAT, com a privatização da Telepar, aentidade se via com pouca estruturapara enfrentar os desafios que foramlançados no novo cenário.

reestruturar a AAT surgiu quando ele foiconvidado a fazer parte do Clube deInvestimento dos Empregados da Tele-par – Teleações-PR.

Ao visitar as associações dos apo-sentados de Londrina e de Maringá,para repassar informações sobre o novoinvestimento, Bond diz: “Em três diasas associações mobilizaram todos osaposentados, e este episódio me con-venceu que deveríamos ter uma Asso-ciação com cadastro atualizado, estru-tura financeira e com atendimento pes-soal e telefônico”.

O problema sobre cadastro de apo-sentados foi discutido com o Liberatoda Costa, que naquela época fazia par-te do Sindicato. Com toda a sua experi-ência, dedicação e eficiência entrou emcontato com todos os aposentados ecriou um banco de dados. “O trabalhofeito pelo Liberato facilitou o processode reestruturação da AAT”, comple-menta Bond.

Tendo em mãos o cadastro dos apo-sentados, Bond emprestou por seis me-ses uma sala comercial, situada na Rua24 de Maio, e ao encerrar suas ativida-des no Clube de Investimento conse-guiu como doação os móveis. “Foi umaoportunidade única que soubemosaproveitar, pois tínhamos uma sala,mesa e cadeiras, tudo sem custo”, com-plementa.

Paralelamente com as atividades decontato com os aposentados, Pauloconvidou o Luiz César Olivier Scheffere Pedroair José Buest, que se reunirammuitas vezes no escritório do Luiz parafazer o planejamento das atividadesnecessárias para a efetivação da rees-truturação.

Um dos primeiros projetos foi a al-teração do Estatuto. Em seguida, teveinício a reorganização dos serviços in-ternos, que foram divididos em trêsequipes: planejamento operacional, an-gariação de sócios e atendimento aosassociados.

Todo este trabalho sempre foi acom-panhado de perto pelo Martinesco,prestando o apoio necessário.

Segundo Bond, foi um trabalho que,por ser uma situação nova, gerou gran-des dificuldades. Mas, como tinha o ob-jetivo de servir a todos, e cumprir o pro-grama de transição da AAT para a novarealidade, a equipe superou todos osobstáculos, com sucesso.

No dia 27 de agosto de 1999, foirealizada a Assembléia Geral que alte-rou a razão social para Astelpar, bemcomo aprovou o novo Estatuto, já comas necessárias alterações. Nesta Assem-bléia foi eleita a seguinte Diretoria: Pau-lo Arruda Bond- Presidente, PedroairJosé Buest - Vice-Presidente, Luci La-

7ASTELPAR informaCuritiba, Junho/2007

A aniversariante Astelpar está te esperando!

mar Perly Regis – 1ª Secretária, Cleo-mar Justiniano Gaspar - 2º Secretário,Luiz Olivier César Scheffer - 1º Tesou-reiro, Mariovani Carsten Cervi – 2º Te-soureiro, Maria Lúcia Marques Bom eÁlido Lorenzatto - Assessoria Jurídica,Liberato da Costa e Maria Angélica Fon-seca da Silva - Relações com Aposen-tados e Sinttel. Conselho Fiscal: Hordi-val Wielewski, Adriano Bonaldi e Be-nedito Gomes. Suplentes: Jane Simie-ma de Carvalho, Maria Joana Stival eLadeslava Doubas.

É importante salientar e valorizar otrabalho desses ex-teleparianos e ex-pressar o reconhecimento de seu em-penho, de sua dedicação e de sua qua-lidade para a consolidação da Astelpar.

Nessa mesma época, foi criada a lo-gomarca que identifica visualmente aAstelpar. A logomarca criada com fun-damento no nosso lema “Astelpar, aunião de forças”, mostra duas pessoasunidas num esforço comum.

Não é só o passado que está sendolembrado no aniversário. Hoje, direto-res e colaboradores se encontram todasas quartas-feiras para discutirem o futu-ro da Entidade. De certa forma, as ativi-dades da Associação estão sempre emtransformação, ao incorporar mais tec-nologia, mais conhecimento e mais tra-balho voluntário.

A Astelpar desenvolve atividades,tais como:

• Orientação para a obtenção dosbenefícios e recadastramento previden-ciários (atualmente seus associados par-ticipam de doze planos previdenciári-os);

• Realização de convênios com es-critórios de advocacia para seus asso-ciados, orientando-os individualmenteem suas questões;

• Orientação para o uso do planode saúde. São cinco os planos de saúdediferentes, distribuídos em três entida-des;

• Recebimento de notas fiscais demedicamentos para reembolso;

• Orientação às famílias de faleci-

Ações desenvolvidaspela Astelpar

Enrique Aram-buro, atual Presi-dente da Astelpar,explica que por seruma entidade semfins lucrativos, osseus Diretores, Con-selheiros e Repre-sentantes Regionais,além de contribuí-rem mensalmentecomo os demais associados, não rece-bem qualquer pagamento pela dedica-ção e trabalho que desempenham. “AAssociação é conduzida basicamentepor trabalho voluntário dos seus asso-ciados, quer sejam diretores, conselhei-ros ou organizadores das atividades es-pecíficas como, preparação de eventos,edição e despacho do jornal da entida-de, entre outros”, declara.

Novas estratégiasA atual gestão, preocupada com os

acontecimentos na área de previdênciaque abrange os Fundos a que estamosvinculados, bem como com o setor dePrevidência Complementar no país,criou na Astelpar o Grupo de Previdên-cia Complementar, que é composto porpessoas que acompanham todas as al-terações que acontecem nesse cenário.Aramburo, diz que: “Hoje a idéia é de-senhar a estrutura mais adequada da As-sociação para a defesa dos direitos dosparticipantes e assistidos, que consigaenfrentar a diversidade de planos debenefícios e assistenciais e de entida-des envolvidas, bem como a criação denovos serviços”.

A importância da AstelparEm dezoito anos de funciona-

mento, a Astelpar carrega uma grandedose de confiança e elevada expectati-va. Para falar um pouco sobre a impor-tância desta entidade, conversamos

“A Astelpartornou-se umponto de encon-tro para os ex-te-leparianos. Hoje,representa a ga-rantia de sobrevi-vência da memó-ria da Telepar,que saiu do postepara o satélite,criando toda a es-trutura que permitiu saltos de desenvol-vimentos das telecomunicações no Pa-raná, nas décadas de 60, 70, 80 e 90”.Luiz Olivier César Scheffer, ex-Presi-dente da Astelpar

AgradecimentosCom aplausos, a Diretoria da Astel-

par quer enaltecer a todos aqueles queao longo destes dezoito anos deram tudode si, sem pedir nada em troca, e queacreditaram que era possível transformaressa entidade em uma “UNIÃO DE FOR-ÇAS”.

Obrigado associados!Parabéns Astelpar!

dos quanto ao seguro e o auxílio-fune-ral;

• Ser a estipulante do seguro de vidaem grupo;

• Convênios de Assistência Médi-ca, Odontológica, estabelecimentoscomerciais e prestadores de serviços.

• Contato permanente com seusassociados por meio de seus colabora-dores no escritório, prestando informa-ções e auxiliando-os de todas as ma-neiras e esclarecendo dúvidas;

• Comunicação com os associadospor meio de avisos em editais, telefo-nemas e, principalmente, através do Jor-nal “Astelpar Informa”, que foi criadojá no primeiro mês de funcionamentoda reestruturada Astelpar.

Além destas atividades, outro obje-tivo da Astelpar é envolver cada vezmais um número maior de associadosna área social. São realizadas comemo-rações de aniversários dos associadosna sede da associação; jantar mensal naprimeira terça-feira do mês; passeios eexcursões que se transformam em ver-dadeiras festas de convívio para os apo-sentados.

com alguns associados.“Apesar de não freqüentar muito a

Astelpar, ela é bastante prática e útil, eme fez conscientizar da importância deestarmos unidos para defender os nos-sos direitos”. João Hellvig Cardoso

“Todas as vezes que precisei dosserviços da Associação, fui atendidocom muita eficiência e qualidade. AAssociação demonstra ter um grandecompromisso com a ética e a moral”.Jarbas Fonseca da Silva

“A Astelpar é um elo de ligação doaposentado com a empresa mantene-dora e os órgãos previdenciários, pro-porcionando uma inestimável ajuda atodos os seus associados”. Luiz Alber-to Santi

“Devido à diversidade de tipos deaposentadoria, a Associação tem de-sempenhado um papel fundamental navida dos aposentados. Com um atendi-mento personalizado, ela orienta e exe-cuta programas coletivos, que os asso-ciados individualmente não teriam con-dições de realizar”. Paulo Arruda Bond

“A Astelpar é a possibilidade doassociado conhecer e entender os seusdireitos e de defendê-los em grupo, jáque, devido à complexidade atual daárea previdenciária e trabalhista, a de-fesa individual é praticamente impossí-vel. Por outro lado, a Associação per-mite o convívio com antigas amizadese possibilita fazerem novas”. Enrique

1989 a 1998• Fundação da Associação dos Apo-

sentados da Telepar – AAT;• Atendimento e encaminhamento

das necessidades dos aposentados juntoà Telepar;

• Reivindicação junto à Telepar dainstituição de pensão das viúvas dos apo-sentados do Termo de Relação Contra-tual Atípica.

1999 a 2000• Reestruturação da Associação dos

Aposentados – AAT;• Alteração do Estatuto da AAT;• Registro legal da Astelpar perante

os órgãos federais e estaduais;• Criação da logomarca da Astelpar;• Implantação do Jornal “Astelpar In-

forma”;• Criação da infra-estrutura e susten-

tação financeira da Astelpar;• Criação do Grupo de Trabalho que

objetivou o estudo de todos os acordoscoletivos para criação do “Dossiê doContrato Atípico”;

• Campanha de inscrição de associ-ados, atingindo o número de 450.

2001 a 2005• Mudança do Estatuto, em outubro

de 2001. A razão social ficava maisabrangente, incluindo os aposentados epensionistas do setor de telecomunica-ções no Paraná, independente do seuplano de aposentadoria;

• Inicio do programa social e cultu-ral;

• Solidificação da relação com oSinttel/PR;

Aramburo“A Astelpar foi muito importante

durante o processo da privatização daTelepar. Nesta época, o Sindicato esta-va dividido, e a Associação cumpriu econtinua cumprindo um papel funda-mental na vida dos seus associados”.Liberato Costa.

Ações desencadeadas na Astelpar em dezoito anos• Ação judicial em conjunto com a

Fenapas para preservação do PAMA,com criação do PAMA-PCE.

2006 a 2007• Ampliação dos programas social e

cultural, marcadamente no aumento depasseios e excursões;

• Representação da Astelpar no Con-selho Deliberativo e Fiscal da Fundação14 e da Fundação Sistel, em conjuntocom o Sinttel-PR e as demais associaçõesfiliadas à Fenapas;

• Criação do Grupo de PrevidênciaComplementar, para desenvolver conhe-cimento, auxiliar no acompanhamentoe fiscalização da Fundação Sistel e daFundação 14, dando apoio técnico àsnossas atividades de defesa dos direitosdos associados;

• Participação no Comitê de Fusãoda Fundação BrTPrev e Fundação14, emparceria com o Sinttel-PR e Fenattel;

• Participação do 8º Congresso Na-cional dos Participantes de Fundos dePensão (AnapaR);

• Participação em Grupos de Estudode Previdência Complementar e no Mu-tirão Tema Saúde (Saúde Complemen-tar) da AnapaR-Sul;

• Participação do 27º Congresso Bra-sileiro dos Fundos de Pensão;

• Participação no III Seminário deParticipantes de Fundos de Pensão daAnapaR-Sul;

• Assumiu como estipulante a Apó-lice de Seguro de Vida em Grupo;

• Implantação do novo site da As-telpar.

ASTELPAR informa8 Curitiba, Junho/2007

Festa dos Aniversariantes Jantar Mensal

Ligue para seus amigos no aniversário

Olá, como estávocê? Quanto

tempo não te via!Como está a famí-

lia? Tudo bem?Que bom! Olha láquem está aí! Vejasó quem chegou!Como está bem!

Está sempre domesmo jeito!

Meu amigo, mi-nha amiga, quebom encontrar

você!Quanta alegria,

cordialidade, cor-tesia, e principal-mente muita ale-

gria em rever eabraçar os amigos.

Os aniversarian-tes, então, nem sefala da alegria que

sentem em ser ocentro da festa.

Dr. Kazuiki Yokohama

A noite de 8 de maio pro-metia muita água. A chuva eratorrencial. Mas, nem a chuvae nem a falta de energia atra-palharam o encontro mensaldos amigos. Lá estavam todos,apesar de um pouco molha-dos, mas empolgados commais este encontro.

Esta mesma emoção e ale-gria se repetiu em 5 de junhocom mais um delicioso jan-tar, cercado de amigos de lon-ga data.

Estes jantares têm demons-trado o quanto é importanteeste convívio entre amigos.Sempre fica uma saudade e

Alguns vêmacompanhados defamiliares, que ra-pidamente se inte-gram com o ani-mado grupo.

Parabéns detodos os amigos emuitos abraçosfazem a alegriados que comemo-ram mais um ani-versário.

Assim foram osaniversários dosmeses de abril emaio, repletos defelicidade e come-morados commuito bolo, salga-dinhos e refrige-rantes.

Parabéns a to-dos os aniversari-antes!

uma expectativa a maispara o próximo encon-tro.

Quem virá? Comoserá o próximo jantar?Quem irei reencontrar?Estará lá novamente omeu amigo, a minhaamiga?

Bem, o próximo vo-cês já sabem:

Jantar de Aniversá-rio da Astelpar, dia 3 dejulho, com bolo de ani-versário e sorteio debrindes. Compareçam!Participem! Venhamfestejar!

Venham comemo-rar com todos nós!

Acupuntura ChinezaAcupuntura ChinezaAcupuntura ChinezaAcupuntura ChinezaAcupuntura Chineza

CREFITO 10954-F

Ambiente climatizado

Horário atendimento: 8:00 as 12:00 e 14:30 as 19:00

Atende pelo Sinan/Tabela Saúde BradescoPreço Especial para associados Astelpar.

Rua Voluntários da Pátria, 368 - 4º andar - Sala 401 (Junto a Astelpar)

Fone: 3223-6655

9ASTELPAR informaCuritiba, Junho/2007

Venha viajar com a Astelpar!

Está cansado do inverno?

Venha conosco paraÁguas Termas do Gravatal

Período de 20 à 24 de agosto

Programação GeralHospedagem no Hotel Internaci-

onal, com pensão completa e com aseguinte infra-estrutura: quadras deesportes (futebol, tênis e vôlei), can-cha de bocha, piscinas, banheiras deágua termal a 37ºC, banheira suecaao ar livre com hidromassagem, sauna, sala de tv e jogos, lago para pesca, etc.

Programação SocialBailes, bingos, videokê e outras.

Roteiro de viagem –

Segunda-Feira 20/08 Saída às 8 horas em frente ao Tourist Hotel na

Praça Osório. Almoço em Florianópolis,

com chegada em Gravatal às 16 horas.

Terça-Feira 21/08 Dia dedicado ao lazer no hotel.

Quarta-Feira 22/08 Lazer no hotel e opção de passeio à

Laguna (não incluído no pacote).

Quinta-Feira 23/08 Dia dedicado ao lazer no hotel.

Sexta-Feira 24/08 Retorno a Curitiba às 9 h. 30 m., almoço

em Joinvile e chegada a Curitiba prevista para

as 17 horas.

Serviços Inclusos- Transporte em ônibus “Doublé Deck”.- Seguro de viagem.- Almoço em trânsito (ida e volta).

Preço por pessoa Tipo de acomodação Sócios Não sócios Ap. duplo R$ 591,00 ou 3X 197,00 R$ 627,00 ou 3X 209,00 Ap. Single R$ 735,00 ou 3X 245,00 R$ 765,00 ou 3X 255,00

Observação: Crianças até 4 anos não pagam. De 5 a 9 anos pagam 50% dovalor. A partir de 10 anos, o preço é normal.

Condições de pagamentoPagamento em 3 vezes (junho, julho e agosto).

Os interessados podem fazer reservas com a Marlene, no horário das 9 às 13horas, de segunda a sexta-feira, pelo telefone: 3224-2367.

Próximo passeio

ÓTICA DAS FAMÍLIASSeus olhos são a luz do mundo

Lentes e ArmaçõesPreços especiais paraassociados da Astelpar

Trav. Oliveira Belo, 58 - Loja 04 - Shopping das FamíliasEm frente à Caixa Econômica Zacarias - Curitiba - PR

Fone: 3232-2560

Além da surra que levamos doslambaris, o que mais nos deixoucontente foi a presença das senho-ras da Astelpar, que levaram umaalegria especial ao evento.

A Da. Sumy deu uma verdadei-ra aula de como se deve pescar. Ocarinho e a atenção dos proprietá-rios da Pousada Schreiner nos fezsentir em casa.

Enquanto alguns pescavam, ou-tros integrantes do grupo visitavamos pontos turísticos da região, comdireito até de catar pinhão em bai-xo dos pinheirais.

Tudo era diversão e alegria.O difícil foi dormir com os ron-cos do Isac. Não só pela pesca-ria, mas também pelo passeio,que agradou a todos.

Informações: Ovídio, e-mailoví[email protected] outel. 8401-8265

Você está convidado a pes-car!

Pescarias

MÊS DESTINOJulho Serra CatarinenseAgosto Águas Termais de GravatalSetembro Canion do GuarteláOutubro Vale Europeu (Blumenau, Pomerode, Timbó,

Brusque – c/ Oktoberfest)Novembro Compras em Foz do Iguaçu

Obs.: Este calendário está sujeito a alterações, em função da demandaverificada em cada passeio.

Programação de passeios para 2007

ASTELPAR informa10 Curitiba, Junho/2007

Economize Água!

REVENDO O PASSADO

A partir desta edição, o AstelparInforma fará uma viagem ao nossopassado na Telepar. Vamos utilizar acoleção da publicação Ligação Inter-na, que era um dos canais de comu-nicação da Telepar com os emprega-dos.

Esta coleção foi doada pelo nossoassociado Cláudio Miessa Rigo. Mes-mo com a republicação de algumasmatérias daquele jornal, esta colunamanterá a divulgação de fotos e fatosenviados por nossos associados.

“Ligação Interna” Na edição nº 1 do “Ligação In-

terna”, de dezembro de 1975, rece-bíamos a notícia da inauguração daCentral de Maringá, equipada paraoperar com telefonia de teclado e coma facilidade de realizar ligações emDDI. Na inauguração, ti-vemos a presença doPresidente da Telebrás,Gen. José Antonio deAlencastro e Silva.

Hidroelétrica deItaipu

A foto ao lado mos-tra Diretores, Gerentes eSuperintendentes da Te-lepar em visita à Hidro-elétrica de Itaipu, que es-tava em fase bastanteadiantada de constru-ção. A foto foi feita no lo-cal onde hoje é o lago da hidroelétri-ca. Na Itaipu, os executivos da Tele-par foram recebidos pelo Gen. Junot,que na época era o Chefe da Segu-rança da Itaipu.

Itaipu, a maior hidroelétrica domundo, envolveu vários órgãos e

Coluna da Saudadeempresas públicas, inclusive a Tele-par, no fornecimento dos meios e con-dições para construção e operação dausina. A Telepar forneceu os meiosde comunicação necessários para aobra.

Esta foto é publicada pelo Astel-par Informa, no momento em que aItaipu comemorou a inauguração, emmaio, de mais duas unidades gerado-ras, representando um acréscimo de1.400 megawatts em sua potência ins-talada, atingindo 14 mil megawatts.Com 20 unidades geradoras, Itaipuconclui a obra prevista no tratado bi-nacional, que deu origem à constitui-ção da empresa.

A construção da Itaipu começouem janeiro de 1975. No auge dasobras, cerca de 40 mil trabalhadoresatuaram simultaneamente na constru-ção daquela que viria a ser a maiorhidrelétrica do mundo.

Atenção!Você também pode colaborar

com o nosso jornal. Divida com seusamigos o seu arquivo de fotos, docu-mentos e relatos. Isso será de grandeutilidade. Serão momentos de emo-ção e recordação para todos nós.

Síndrome do Intestino IrritávelDor abdominal, diarréias fre-

qüentes, constipação, gases, e ain-da, depressão ou ansiedade. Vocêpode ter a chamada Síndrome doIntestino Irritável. Aprenda o que ée o que fazer para lidar com ela.

O que é?A síndrome do intestino irritável

é um distúrbio intestinal funcionalcomum, caracterizado por descon-forto abdominal recorrente e funçãointestinal anormal. O desconforto fre-qüentemente se inicia após a alimen-tação e desaparece após a evacua-ção. Os sintomas podem incluir có-licas, náuseas, distensão abdominal,gases, constipação, diarréia e umasensação de evacuação incompleta.Pode estar associado a graus varia-dos de depressão ou ansiedade.

O que causa a síndrome do in-testino irritável?

A causa da síndrome do Intesti-no Irritável (SII) não é bem conheci-da e, portanto, não se sabe como, apartir de um certo momento, umapessoa passa a apresentar os sinto-mas.

Acredita-se que alterações nosmovimentos que propagam o ali-mento desde a boca até o ânus (mo-tilidade intestinal) e nos estímuloselétricos responsáveis por esse mo-vimento intestinal, estejam envolvi-dos.

Alterações psicológicas comodepressão e ansiedade são mais fre-qüentes em pessoas com Síndromedo Intestino Irritável que procuramatendimento médico.

SintomasA dor geralmente é do tipo cóli-

ca, intermitente e mais localizadana porção inferior do abdome. Cos-tuma aliviar com a evacuação e pi-orar com estresse ou nas primeirashoras após as refeições e, dificil-mente, faz com que o paciente acor-de à noite.

Os indivíduos com Síndrome doIntestino Irritável, com predomíniode diarréia apresentam mais de trêsevacuações/dia, fezes líquidas e/oupastosas e necessidade urgente dedefecar. As evacuações não costu-mam ocorrer à noite, durante osono, ao contrário das diarréias decausa orgânica. Não há sangue nasfezes (com exceção dos casos defissura ou hemorróidas), mas podehaver muco.

A maioria das pessoas com SIIcomenta sobre distensão abdomi-nal, eructações e flatulência fre-

Viver e Bem-Estarqüentes e abundantes. São sintomasinespecíficos e são atribuídos aoexcesso de gás intestinal.

DiagnósticoDeve-se sempre procurar aten-

dimento médico, e a grande preo-cupação do médico diante de umpaciente com suspeita de SII deveser afastar a patologia orgânica.

Naturalmente, a necessidade oua quantidade de exames comple-mentares a ser solicitada depende-rá da experiência do médico e defatores ligados ao paciente (p. ex.,intensidade e característica dos sin-tomas, idade, comprometimento doestado geral, etc.).

TratamentoO conhecimento de que se trata

de uma doença de evolução benig-na e que não acarreta ou progridepara nenhuma outra circunstânciamais grave é um passo muito impor-tante, capaz de, por si só, tranqüili-zar e fazer com que os sintomas se-jam mais bem tolerados.

Certos alimentos são mal tolera-dos pelas pessoas com SII. Algumaspessoas têm uma tolerância diminu-ída ao leite e derivados o que podedesencadear a diarréia. Para essaspessoas, a diminuição da ingestãodesses alimentos pode melhorar ossintomas.

O uso de bebidas gaseificadaspode levar gás aos intestinos e cau-sar dor abdominal. Comer ou beberrapidamente, mascar chicletes, fu-mar e inspirar ar pela boca quandonervoso pode levar algumas pesso-as a engolir grandes quantidades dear. Os gases também podem ser pro-duzidos por certos alimentos, comofeijões, cebolas, brócolis, repolho,uva e ameixa. Comer mais lenta-mente ou minimizar os alimentosformadores de gases pode ser útil.

Retardos desnecessários da de-fecação deveriam ser evitados, por-que quanto mais tempo as fezes per-manecerem no intestino, mais fluí-dos podem ser absorvidos, dificul-tando ainda mais a evacuação. Au-mentar o conteúdo de fibras na die-ta pode ajudar a regular a atividadeintestinal e reduzir tanto a constipa-ção como a diarréia.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br

Atenção: Sempre busque orien-tação médica. Com qualquer dossintomas acima descritos procure oseu médico de confiança. Não fi-que em dúvida!

Clínica eCirurgia de Olhos

Rua Voluntários da Pátria, 400 – 2º andar

Tel. 3222-2233 e 3222-3794

Credenciado Bradesco Saúde • Lentes de Contato - Microcirurgias • Mio-pia, Astigmatismo e Hipermetropia a laser • Catarata com implante delente intra-ocular através da Técnica da Facoemulsificação - Pterígio

Cirurgia de Pálpebras - Vias Lacrimais • Oftalmopediatria

Dr. Luiz Augusto Rego Barros

Dr. Luiz Guilherme Rego Barros

Rego Barros Oculistas Associados

11ASTELPAR informaCuritiba, Junho/2007

Divirta-se indo ao Teatro!

O mau trato às pessoas idosas é uma violação dos direitos humanos e umacausa importante das lesões, enfermidades, perda de produtividade, isola-mento e desesperança.

Enfrentar o mau trato às pessoas idosas e reduzi-los, requer um envolvi-mento de toda a sociedade.

A violência contra idosos é um ato intolerável e inaceitável!Estejamos todos unidos contra a violência à pessoa idosa.Denuncie o mau trato ao idoso: DISQUE IDOSO PARANÁ – 0800-410001

15 de junhoDia Mundial de Conscientização daViolência Contra à Pessoa Idosa

Em razão de divergência de números de contas bancárias antigas, os associados que aseguir relacionamos estão convidados a comparecerem na Astelpar para regularização do seucadastro bancário.

Nossos colaboradores no escritório, o Santi e a Edna, prestarão apoio aos associados, paraque possam regularizar esta situação que tem gerado alguns equívocos por ocasião da realiza-ção de alguns créditos.

Estes são os associados que devem comparecer na Astelpar:ABIRIAH MATTOZO DA SILVA LEONI TEREZINHA OGRYSKOALCEU STEFF LEONOR BERTHA BETENHEUSERALTAIR BARBOSA LEONOR JUSSIANIANGELINA ALVES DO NASCIMENTO LIZ MARY OLIVEIRA DOS SANTOSANTONIO RAMOS DA SILVA LORENA TEREZA VALENTINAPARECIDA G DA SILVA LORI JOSE JOLYARACI DE FRANCA R MONTEIRO LUCI LAMAR PERLY REGISARCELINO ALVES DA FONSECA LUCIA DUBASARODI DE ARAUJO LUIZ ALBERTO RIBEIROATAIDES BARBOSA LUIZ CARLOS FRANCAAUGUSTINE WOLFF LUZIA FLORENCIA PIMENTELBORIS ROTERS LUZIA RABELLOCARLOS ZAMBONI MANOEL PEDRO H DE SIQUEIRACAROLINA BUENO MANUEL ANTONIO MAIACECILIA KLOSTER GRZESCZYCZEN MARGARIDA DOMINGUES FERREIRACLAUDIO KAMINSKI MARGARIDA MANFRONDINA TEREZA LEPPIN MARIA DAS GRACAS P DE SOUZADINAH ARAUJO QUIRINO MARIA DE LOURDES S DINIZDINARTE MONTEIRO DA FONSECA MARIA FATIMA D CARVALHODINO BUSSULARO MARIA HELENA COLACODIRCEU DOS SANTOS ODORICO MARIA HELENA DE BRANCODOLORES TERESINHA DE CONTI MARIA LEONI ALVAREZDORILDE TEREZINHA LAZZARI MARIA LEONICE WECKERLINDULCILEIA A DE MIRANDA MARIA ROSA DE PAULA FERREIRAEDSON PEDRO DA SILVA MARIA S DOS S AMBROZIOEDUARDO SLAGA MARIO KAJIWARAELIZIR ANTONIA FERRARO MARISA TERESA VANINERNESTO MUNCKE MARLI MOZDZENSKIEROTILDES FILIBRANTE MASACHI NAKAMURAETELVINA CLARA VISENTINI DUARTE MILTON FERNANDES ROBAINAEUGENIA STEFANOVICZ MIRIAN MINA PETERSEUNICE MARQUES F DOS SANTOS NEIDE COLINI ARCEGAEUNICE PEREIRA IAROCHINSKI NEIDE GIRALDES MANENTIEUNICE TEREZINHA DE OLIVEIRA NEIVA MATTOS SAVAFRANCISCO ALVES DA ROCHA NEUZA MARIA AMARAL DO PRADOFRANCISCO DE PAULA BARBOSA NEWTON DE OLIVEIRAGENESIA P DO NASCIMENTO NILTO CARDOSO PRESTESGERVASIO MENDES NUMA DE OLIVEIRAGILBERTO JOEL SALLES ODOVACIR MOROHILDEBRANDO VIEIRA SILVA OLIVIO RIBEIROILDA VIEIRA DA SILVA OSVALDO WILSON SCHWARTZIRADY MARIA CADORIN PAULO BARAOIRIS LARSEN PAULO LENHARDTIVO DE MORAES ROSALY OLIVETE F FLORESJAIR GILBERTO MENEGUSSO ROSELIS OLIVETTE FRITOLIJAMIL DOS SANTOS FAGUNDES ROSI MARI KOPPEJOAO HELIVIG CARDOSO SIGFRIED LEOPOLDO SCHNITZLERJOAO MARIA DELGADO SUELY FARIAJOAO PRIMAK TEODOSIA MICHALIZSENJOSE ADAO DE OLIVEIRA JESUS TEREZA ZAWADZKIJOSE FAIX VALMIR FERRARIJOSE RAMOS NETO VANIR SEBASTIAO SILVAJOSEFINA F DE Q PINHEIRO VERA REGINA KLEMMJOSIAS NEVES NUNES VERONICA BOCHNIA STOCCOJURANDIR DOS SANTOS FAGUNDES VERONICA MARIA FENRICHLADESLAVA DOUBAS WILSON SARTORLEANDRO TOMELIN YOSODHARA PITANGA A SANTOSLEONALDO VICENTE DE PAULA ZELINDA ANICETO MONTE SIAO PIRES

URGENTE - CHAMADA DE ASSOCIADOS

Aqui estão os amigos que receberão um abra-ço especial num momento especial de suas vidas.Anote o dia e ligue. Ele (a) ficará muito feliz.

FELIZ ANIVERSÁRIO A TODOS ESTES NOS-SOS AMIGOS!

Do mês de junho: José Carneiro de Oliveira(1)Luiz Carlos de Paula Souza(1) Jarbas Fonseca daSilva(2) João de Jesus de Oliveira(2) Siloé WeidlichPádua(2) Arnold Rehme(3) Carlos Antonio Cordei-ro da Luz(3) Anna Tavares Machado de Lima(4)Antonia Nivalda Palharin de Toledo(4) Ivo Lemos(4)Antonio Carlos de Moraes(5) Aparecida Gugliel-metti da Silva(5) Ilda Vieira da Silva(5) Josias Ne-ves Nunes(5) Marcos Daurélio Gusso(5) Odair LuizScamocin(5) Arlindo Malinoski(6) Geraldo JorgeHeil(6) Gilberto Joel Salles(6) Levina Eda de Carva-lho(6) Mario Jesus Schmidt(6) Roque José Muller(6)Antonio Aparecido Poiani(7) Ivone Elizabeth Chris-tians(7) Regina Coeli de Souza(7) Laertes Bertoli Gui-marães(8) Antonio Carlos de Carvalho(9) MariaAmélia G. de Arruda(9) Risashi Fujisawa(9) EdenRibeiro Rocha(10) Elvira Motta(10) Hatiro Tama-ru(10) Liberato da Costa(10) Paulo Ywagatuma(10)Arly Dias Gomes(12) Darcy Maria de Jesus(12) Lo-eli Lourdes Sobczak(12) Antonio Mackert(13) Ma-ria de Lourdes Estela(13) Rose Maria Madalena Le-ffel(13) Tabajara Schmidt(13) Alodia Celina Kroper-nicki(14) Ademar Bordim Chaurais(15) Anamir Cris-tina Rodrigues(15) Ivo Motta(15) Paula Maria Car-valho Paiva(15) Yolanda Ferreira L. Faustino(15)Claudete Aparecida Myszkowski(17) Edna BrotoBornia(17) Luiz Zamboni(17) Maria Luiza Valle-jo(17) Olívio Knapik(17) Heleno de Oliveira Santa-na(18) Luiz Carlos Domingues(18) Rosangela No-gari(18) Anneliese Platz(19) Gerson Luiz Stella(19)Adão Ledinel Nascimento(20) Antonio Mazzer(20)Odovacir Moro(20) Roman Lysko(20) Sonia MaraMalucelli(20) Avides Reis de Faria(21) Ismar LuizRosa(21) Turnambei Havryluk(21) Adelaide Mariade Souza Freitas(22) Leonilda dos Santos Lima(22)Maria Lazara Rodrigues(22) Erno Rodolpho Ber-nert(23) Liz Mary Oliveira dos Santos(23) NadiaWaculicz(23) Arcelino Alves da Fonseca(25) Euni-ce Pessoa de Andrade(25) Lisete Gonçalves Cor-deiro(25) Maria Jimovskei(25) Alberto Fontoura Hol-mes(26) Izolde Gutzmann Grubhofer(27) João Car-doso de Oliveira(27) José Osowsky(27) Lucia Du-bas(27) João Carlos Cortiano(28) Diloé Paulina doNascimento(29) Jorge Gabriel de Souza(29) JoséPedro Junkes(29) Nilton da Rocha Bueno(29) Pe-dro de Oliveira Bezerra da Silva(29) Pedroair JoséBuest(29) Roseli Vasylysin Laffitte do Canto(29) Sa-tico Nagata(29) Enrique Fernandez de AramburoPardo(30) Fernando Ribeiro de Melo(30) Luiz Hen-rique V. Silva Pinto(30) Masachi Nakamura(30) Ni-cea Celia Frasson(30) Nilza Maria da Silva Itice(30)

Do mês de julho: Carlos Zamboni(1) Djair Mo-reira Nelsen(1) Silas Roberto de Carvalho(1) WaldaPicolo Furlan(1) Antonio Budel Maestrelli(2) Ivo deMoraes(2) Juracy Marodin(2) Livinio Schumacher(2)Lourdes Alves Ribas(2) Emilia de Jesus Ferreira(3)Lia Mara Lievore Martins(3) Eglacir de Andrade Ma-nassés(4) Jayme Carneiro de Campos(4) NereideFontoura(4) Adalgiza Dutra Borges(6) Levi MulfordChrestenzen(6) Luiz Alberto Ribeiro(6) Seite Taka-matsu(6) Sirley Maria da S. Ploszaj(6) Walmor Me-deiros(6) Abdo Alexandre(7) Henderson AntonioJansson(7) Joana Gomes Rossini(7) Francisca Fer-reira Ribeiro(8) Vitorino de Almeida(8) Maria do Ro-cio Miqueleto Américo(9) Amelio Reinutt(10) Ita-mar Gineste(10) João Benedicto da Silva(10) JoséVieira de Almeida(10) Ney Cardoso Prestes(10) Vil-son Toso(10) João Manente(11) Logaria MathildesBrejenski(11) Cesare Vesce(12) Maria Conde de Oli-veira(12) Marli Maximiano Garcia(12) Roque Ricar-do Piekarz(12) Stefania Kulikowski Villordo(12)Valdir Barbosa Campos(12) Vivian Hey Martins(12)Noe Francisco de Paula(13) Perci Pedroso(13) VeraRegina Klemm(13) Arlindo Vasconcelos(14) IsauraZachelkiewicz(14) Jorge Ico da Silva(14) MinehiroFujimoto(14) Teresa de Brito Rodrigues(14) Heinri-

Aniversariantesch Georg Platz(15) Paulo Barão(15) GumercindoCordeiro Senoski(16) Margarida Domingues Ferrei-ra(16) Raimunda Neves Mourão(16) Walter Kre-der(16) Augustine Wolff(17) Gelir Reginatto Flo-res(17) Percy Armando de Souza(17) Antonio Mar-celino Lopes(18) Gentil Amaro(18) Wilson Luiz daSilva(18) Antonio Tadeu de Oliveira(18) Diva He-lena Makiolke Covesse(19) Jorge Horácio RodriguezEstrada(19) Agostinho dos Santos(20) Antonio Car-los Bochnia Stocco(20) Elidio Boniotti Júnior(20)Anália Coelho Fischer(21) Heitor Domingos Soa-res(21) João de Souza Bessa(21) Guido GonzalesMuraro(22) José Adão de Oliveira Jesus(22) PauloPinha Sobrinho(22) Lia Terezinha Rovigatti(23)Zenildo Angelo Jacomini(23) Evaldo da Silva(24)Halina Franczyk(24) Mário Campanholi(24) AlceuSteff(25) Adilson Ledoux O. Nascimento(25) Clau-dio Kaminski(25) Enedina Pagani Morais(25) IrineuVictorio dos Santos(25) Leonilda Maria Ancilie-ro(25) Valneide Rosa Rios Rodriguez(25) Lis Ga-bardo Waluszko(26) Rosilda de Fátima FurtadoKeppen(26) Agacyr Cordeiro de Azevedo(27) Dan-te Luiz Chiquim(27) Aroldo Gehrke (28) AurelianaMartins da Silva(28) Francisca Cesário(28) OsmarAlberto Kanitz(28) Ulysses Alves Filho(28) Anival-do Peres de Oliveira(29) Bruno Hummig(29) PauloTuczynsky(29) Roque Luiz Sutil Mainardes(29) Sa-dayo Tsuchie Rubel(29) Alice Haruko Yamaji(30)Marina Pereira(30) Pedro Rosseto(30) Ozir Maes-trelli(31)

Do mês de agosto: Afonso Rodrigues do Nas-cimento(1) Dionisio Rossa Carraro(1) Felix Pinto dosSantos(1) Edna de Araújo P. Wrubleski(1) João Olin-to(1) Teodosia Michalizsen(1) Bernadete Chiarelo(2)Francisco de Paula Barbosa(2) João Batista Filho I(2)Manuel Antonio Maia(3) Lauriza M. Correa Hein(4)Luiz Atir Domingues Pires(4) Edena Ciampone(5)Antonio César Barreto Pereira da Silva(6) Mariova-ni Carsten Cervi(6) Milton Luiz Soczek(6) AnnitaSchitkowski(7) Darwin Renaud(7) Margarida daLuz(7) Maria Ionésia Ferreira(7) Maria José CorreaBueno(7) Thiago Massao Iizuka(7) Benedito Ayresde Carvalho Franco(8) Etiles Borghi(8) LeonildaRocha Reginato(8) Odila Pedrazani(8) Roberto Ra-mos Canali(8) Antonio Jaques da Silva(9) AugustoGouvea(9) Íris Larsen(9) Suely Faria(9) Ari TarcisoBorgonovo(10) João Hellvig Cardoso(10) José Car-los de Almeida Rocha(10) Maria de Lourdes C. Ca-macho(11) Nadelia Bertoleti Mitsi(11) Nivio de LaraCastro(11) Aroldo Guimarães Dias(12) Etelvina Cla-ra V. Duarte(12) José Marcio Gomes Braga(12)Maria Joana Stival(12) Pedro Gomes(12) HelenaFriesen(13) Valdemar Aparecido Mareze(13) IreneColodi(14) Nilda Mariza Pranke(14) Rosilda Apa-recida de Oliveira(14) Antonio Moacir Ferreira Ter-res(15) Maria da Penha Rodriguez Conceição(15)Ovídio kaor Kondo(15) Roque Baggio(15) Alair Lis-boa dos Santos(16) Ivo Wagner Armstrong(16) JaciOtilia Marszalek(17) Jacques Loius Jean David(18)Maria Elena Marques(17) Antonio Carlos Schlich-ting(18) Eunice Pereira Iarochinski(18) LadeslavaDoubas(18) Olívio Bertoldo de Andrade(18) Arle-te Luiz Geronazzo(19) Eduardo Slaga(19) NiltonHenriques(19) Ronaldo Câmara Kraemer(19) ZeliTerezinha Chave dos Santos(19) Anadir FerreiraPinheiro(20) Dino Bussolaro(20) Ari AlvinoSava(21) Luiz Carlos Delgado(21) Aroldo Pereiradas Chagas(22) Marcia Ferraro de Sá Ribas(23)Maria Angélica Fonseca da Silva(23) Nelson deCarvalho(23) Valdemar Andrade(23) Darcy AlbertoPierdoná(24) Ivoneth Pilastre de Góis(24) Edsondos Santos(25) Genésia Pereira do Nascimento(25)João Maria Martins(25) Setsuko Matsubara(25)Antonio Tadeu de Sá(26) Fernando Formagio(26)Luiz Fernando Antunes Lino(26) Maria Justina daSilva(26) Orlei Roberto Godar(26) João da Silva(28)José Marcio Chediak(28) Mário Soares Fragoso(28)Milton Fernandes Robaina(28) Zelinda Bellam(28)Odemar Joaquim de Camargo(29) Mário Moreirade Souza(30) Elzio Tschurtschenthaler(31) SilvioSilva(31)

Na edição 42 do “Astelpar Informa” este foi o desafio:• Se um tijolo pesa 1 kg + 1/2 tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?Veja se você acertou!Resposta: 3 Kg

Agora resolva esta: Às 10h 10m do dia 11 de maio o Papa Bento XVI declarouoficialmente o frei Galvão como o primeiro santo genuinamente brasileiro. Qual ovalor do ângulo que o ponteiro das horas estava formando com o ponteiro dos minu-tos naquele exato momento?

Colaboração do Luiz Carlos Gomes

Curtas & Finas

ASTELPAR informa12 Curitiba, Junho/2007

Avisos- Participe da Campanha de Agasalho 2007. Deixe na Associação aquele

agasalho, cobertor ou roupas que irão aquecer um necessitado.- O INSS criou a opção de contribuição de 11% para autônomos. Esta opção

implica algumas reduções de benefícios. Verificar maiores detalhes no site doINSS.

- Cadastramento de mão-de-obra – A Astelpar está elaborando cadastro deassociados que disponham de tempo e desejem complementar sua renda men-sal, prestando serviços de acompanhante em hospital (passar a noite ).

Cuidar de residência na ausência do proprietário, por motivo de viagem.Acompanhante para cuidar de pessoas da 3ª idade.Os interessados devem entrar em contato com a Astelpar para deixar nome e

telefone.- O CREA convoca os profissionais da área para recadastramento. Até 30/06/

2007, o mesmo será gratuito. Mais informações pelo fone 0800-410067.- Catálogo Telefônico Grátis – Você pode obter a informação de número de

telefone pela Internet, acessando o site: www.102web.com.br

Recadastramento na SistelVeja na tabela quando você deverá participar do recadastramento na Sistel.

No mês do aniversário, os assistidos receberão em sua residência o formulário derecadastramento com todas as instruções.

Em caso de dúvida, procure a orientação na Astelpar.

Sistel - Recadastramento dos aposentados e pensionistas 2007Aniversariantes do mês de Data Limite*MAI/07 02/07/2007JUN/07 01/08/2007O recadastramento deverá chegar à Sistel até a data limite.O não recebimento no prazo implicará a suspensão do Beneficio e do Plano

de Saúde (PAMA e PAMA-PCE)!

Telefones Úteis

ASTELPAR - Curitiba ............................................ (041) 3224-2367ASTELPAR - Cascavel ........................................... (045) 3035-7878ASTELPAR - Paranaguá ........................................ (041) 3423-1984ASTELPAR - Ponta Grossa .................................... (042) 3229-5434SINTTEL - Paraná ................................................. (041) 3322-3234SINTTEL - Jurídico ................................................ (041) 3322-9992SINTTEL - Farmácia .............................................. (041) 3322-1458ASSOCIAÇÃO Londrina ....................................... (043) 3324-9032RH BrT (Gemima) ................................................ (041) 3305-4424RH TIM ................................................................ (041) 3312-6621BRADESCO SAÚDE ............................................. 0800 -701 2700FUNDAÇÃO 14 ................................................... 0800 - 644 2001SISTEL .................................................................. 0800 - 887 7005PAMA e PAMA PCE ............................................. 0800 - 887 7005HSBC PREV. FECHADA ....................................... 0800 –704 5921TICKET Cesta Básica ............................................ (041) - 4004 2233INSS ..................................................................... 0800 -780191INSS Perícia ......................................................... 135

Quadro de Avisos

Av. Pres. Kennedy nº 3663 – conj. 28 – Portão – Curitiba-PR

Tel. 3229-8011 – Fax 3229-2587 –

O. L. M. CONTABILIDADE

Lindo também é sorrir!Lindo é estar de bem com a vida!

Lindo é saber dizer na hora certa:Muito obrigado! Deus te abençoe!Posso ajudar? Com licença!Desculpe!

Lindo é ter fé!Lindo é ser atencioso e cortês!

Lindo é levar luz onde há escuridão!Lindo é ajudar o próximo, sem temor!Lindo é partilhar o que temos de melhor!

Lindo é contemplar a lua cheia,enchendo nossos corações de sonhos!Lindo é o espetáculo do sol se pondo!

Lindo é contemplar a mansidão do marnum dia de calmaria!

Lindo é admirar o próximo,Sem ser corroído pela inveja!

Lindo é entender que a felicidade existe dentro de nóse não no bazar da esquina!

Lindo é a família unida, que cresce, floresce e dá frutos!

Lindo é ouvir nossa canção preferida,dos tempos de antigamente!

Linda é a demonstração de afeto explícito,a qualquer hora, em qualquer lugar e circunstância!

Linda é a felicidade de um casal sonhador!

Linda é a serenidade de criança dormindo!Lindo é o despertar da existência!

Lindo é o desabrochar da juventude!Lindo é o vigor da mocidade!Linda é a experiência da velhice!

Lindo é o bailado de uma borboletavisitando as flores de um belo jardim!

Lindo é enxergar Deus em cada demonstração de amor,de alegria, de felicidade!

Linda é nossa amizade!

Poema de: Rivaldo Cavalcante

Contabilidade em Geral, Imposto de Renda Pessoa

Física e Jurídica, Abertura e encerramento de empre-

sas, Legalização, Folha de Pagamento, Assessoria

Fiscal e Trabalhista, Condomínios e Microempresas.

Através do profissional Osmar Luiz Malinowski, a

O.L.M. Contabilidade é a solução de seus problemas

de Imposto de Renda e de Contabilidade.

Pratique o hábito da leitura!

A Astelpar cumpre o doloroso dever de anunciar o falecimento de:• Luiz Antonio Ramos * 19/9/1952 + 9/5/2007;• Maria de Lourdes Azevedo, esposa do associado Agacyr Cordeiro de Azeve-

do, em 20/05/2007;• Ary da Silva Sobrinho *05/01/1953 +06/06/2007; e,• José Milton de Freitas *08/03/1937 +15/06/2007.Aos familiares enlutados, os sentimentos da família Astelpar.

Falecimentos

MENSAGEM

O AMOR É LINDO

• O crocodilo não pode pôr sua lín-gua para fora.

• A formiga levanta 50 vezes seupeso, e puxa 30 vezes seu peso.

• O urso polar é canhoto.• Uma barata vive 9 dias sem a ca-

beça.• As borboletas sentem gosto com os

pés e não com a língua.

VOCÊ SABIA QUE...• A estrela-do-mar não tem cérebro.• Em 1995, um japonês recitou, de

memória, os 42.000 primeiros dígitos donúmero Pi (p) (3,14159...) em 9 horas.

• Quando você refrigera alguma coi-sa, você não está fazendo com que ela setorne fria, e sim retirando seu calor.

• Você pisca aproximadamente 25mil vezes por dia.