Passoapasso

3
Introdução à Educação Digital 278 Atividade 8.4 - Utilizando gráfico na planilha Calc Que tal agora incluir um gráfico semelhante na sua planilha? Vamos lá! Isso pode ser feito muito rapidamente com o Calc. Siga o passo-a-passo e veja como. Passo-a-passo: 1. Inicie selecionando os dados para os quais você quer construir os gráficos, jun- tamente com os títulos que identificam as informações. No exemplo, trata-se das células A4 até A11, para os títulos dos setores que representam cada material, e das células D4 até D11, que contêm os dados para o nosso gráfico. Primeiro arraste o mouse sobre as células A4 até A11, e depois, mantendo a tecla “Ctrl” pressionada, arraste o mouse sobre as células D4 até D11. Com a tecla “Ctrl” pressionada, podemos selecionar conteúdos não subsequentes nos nossos documentos. Esse recurso está disponível na maioria das interfaces: editores de texto, imagens nos gerenciadores de arquivos etc. Lembrete Figura 8.7 - Selecionando duas colunas no gráfico. 2. O próximo passo é clicar, com a seta do mouse, no ícone “Gráfico”, que está localizado na Barra de Ferramentas padrão. Observe que aparece uma janela que apresenta quatro etapas no lado esquerdo. Na primeira etapa você escolherá o tipo de gráfico. Na figura 6 o tipo escolhido foi a “Pizza”. Note que é possível selecionar

Transcript of Passoapasso

Page 1: Passoapasso

Intr

oduç

ão à

Edu

caçã

o Dig

ital

278

Atividade 8.4 - Utilizando gráfico na planilha Calc

Que tal agora incluir um gráfico semelhante na sua planilha? Vamos lá! Isso pode ser feito muito rapidamente com o Calc. Siga o passo-a-passo e veja como.

Passo-a-passo:

1. Inicie selecionando os dados para os quais você quer construir os gráficos, jun-tamente com os títulos que identificam as informações. No exemplo, trata-se das células A4 até A11, para os títulos dos setores que representam cada material, e das células D4 até D11, que contêm os dados para o nosso gráfico. Primeiro arraste o mouse sobre as células A4 até A11, e depois, mantendo a tecla “Ctrl” pressionada, arraste o mouse sobre as células D4 até D11.

Com a tecla “Ctrl” pressionada, podemos selecionar conteúdos não subsequentes nos nossos documentos. Esse recurso está disponível na maioria das interfaces: editores de texto, imagens nos gerenciadores de arquivos etc.

Lembrete

Figura 8.7 - Selecionando duas colunas no gráfico.

2. O próximo passo é clicar, com a seta do mouse, no ícone “Gráfico”, que está localizado na Barra de Ferramentas padrão. Observe que aparece uma janela que apresenta quatro etapas no lado esquerdo. Na primeira etapa você escolherá o tipo de gráfico. Na figura 6 o tipo escolhido foi a “Pizza”. Note que é possível selecionar

Page 2: Passoapasso

Uni

dade

8

279

vários formatos, sendo que algumas opções se alteram dependendo do gráfico es-colhido. O gráfico em forma de “Pizza”, por exemplo, tem a opção “Aparência 3D”, que dá ao gráfico um aspecto tridimencional. Após escolher a opção que deseja, clique em “Próximo”.

Figura 8.8 - Primeira etapa.

3. Na segunda etapa você escolherá o intervalo entre os dados. Na figura 6 havíamos escolhido “Série de dados em colunas” e “Primeira coluna como rótulo”. Você pode clicar nas outras opções e observar as alterações no gráfico. Depois de selecionar as opções desejadas, clique em “Próximo”.

Figura 8.9 - Segunda etapa.

4. Na terceira etapa, “Série de dados”, você poderá, se quiser, remover ou adicionar elementos, que mudarão conforme as opções selecionadas na etapa anterior. Ao clicar em “Próximo”, você irá para a última etapa.

Page 3: Passoapasso

Intr

oduç

ão à

Edu

caçã

o Dig

ital

280

Figura 8.10 - Terceira etapa.

5. A quarta e última etapa, “Elementos do gráfico”, permite que você defina, por exem-plo, o título do gráfico, além de escolher se as legendas aparecerão no lado direito, esquerdo, superior ou inferior. As legendas explicam a qual item as cores do gráfi-co se referem. Clicando em “Concluir” você termina a edição do gráfico, podendo movê-lo para qualquer canto da tabela.

Figura 8.11 - Quarta etapa.

Experimente, agora que o seu gráfico está pronto, alterar o valor da quantidade ou do preço de algum dos materiais da lista. Digamos que você achou que o custo de tantas canetas está alto demais, então em vez de comprar cinquenta canetas, você vai comprar apenas cinco. Observe o que acontece no gráfico. Perceba como ele mantém a referência aos valores da planilha. Você entende agora por que essa fer-ramenta pode ajudar a tomar decisões?