Pastoral 180 graus - Igreja Metodista em Itaberaba · freios, sem moderação. Não ceda ao impulso...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral 180 graus “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às rique- zas.” (Mateus 6:24) A conversão, ou mudança de vi- da, é uma exi- gência para se viver a fé cristã. Ou seja, não é possível optar por seguir a Cristo e continuar vi- vendo como se nada ti- vesse acontecido ou es- tivesse por acontecer. É esse princípio que esta- mos explorando neste fim de semana no nosso acampamen- to, e que pode e deve servir de reflexão para toda a igreja. Na nossa vida cotidiana, apresentam-se muitas opções pa- ra alcançarmos a felicidade, a plenitude ou a prosperidade. Entre tantas alternativas, uma única nos leva a ter uma vi- da abundante: a boa nova do Evangelho. Sim, é preciso fa- zer uma escolha. Jesus é taxativo ao afirmar aos discípulos que não é possível servir a dois senhores, não é possível ter uma vida dupla, é necessária uma mudança de 180 graus. Ao fazermos uma escolha, estamos optando por um lado em detrimento do outro. Não há espaços para relativismos ou meio-termo. Temos de escolher a quem servir e ponto. No texto bíblico, Jesus apresenta aos discípulos duas pos- sibilidades: servir a Deus ou às riquezas. Nesse contexto, BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 731 | 9 DE SETEMBRO DE 2018

Transcript of Pastoral 180 graus - Igreja Metodista em Itaberaba · freios, sem moderação. Não ceda ao impulso...

Page 1: Pastoral 180 graus - Igreja Metodista em Itaberaba · freios, sem moderação. Não ceda ao impulso de falar, de res-ponder, de reagir imediatamente. A ordem divina em tais situa-ções

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

180 graus“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às rique-zas.” (Mateus 6:24)

A conversão, ou mudança de vi-da, é uma exi-

gência para se viver a fé cristã. Ou seja, não é possível optar por seguir a Cristo e continuar vi-vendo como se nada ti-vesse acontecido ou es-tivesse por acontecer. É esse princípio que esta-

mos explorando neste fim de semana no nosso acampamen-to, e que pode e deve servir de reflexão para toda a igreja.

Na nossa vida cotidiana, apresentam-se muitas opções pa-ra alcançarmos a felicidade, a plenitude ou a prosperidade. Entre tantas alternativas, uma única nos leva a ter uma vi-da abundante: a boa nova do Evangelho. Sim, é preciso fa-zer uma escolha. Jesus é taxativo ao afirmar aos discípulos que não é possível servir a dois senhores, não é possível ter uma vida dupla, é necessária uma mudança de 180 graus. Ao fazermos uma escolha, estamos optando por um lado em detrimento do outro. Não há espaços para relativismos ou meio-termo. Temos de escolher a quem servir e ponto.

No texto bíblico, Jesus apresenta aos discípulos duas pos-sibilidades: servir a Deus ou às riquezas. Nesse contexto,

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 731 | 9 DE SETEMBRO DE 2018

Page 2: Pastoral 180 graus - Igreja Metodista em Itaberaba · freios, sem moderação. Não ceda ao impulso de falar, de res-ponder, de reagir imediatamente. A ordem divina em tais situa-ções

as “riquezas” personificam todas as paixões humanas, ou tudo aquilo que toma o lugar de Deus em nossos corações. Portan-to, o imperativo para nós é abrir mão de tudo que possa tomar o lugar de Deus em nossas vidas.

Um episódio bíblico ilustra perfeitamente essa situação. É a história do jovem rico (Mt 19:16-22). Quando Jesus lhe diz que ele tem de fazer uma escolha, o jovem opta por suas riquezas, infelizmente, e abre mão de seguir o Mestre, assim como mui-tas pessoas acabam fazendo. Quando não colocamos o Senhor como centro de nossa existência, passamos a viver uma vida pela metade; temos uma prática de vida diante da comunida-de de fé e outra perante os mais diferentes contextos que vi-venciamos.

Isso não é aceitável para Deus, pois Ele requer de nós uma en-trega total. Vir à igreja simplesmente não é prova cabal de que fizemos uma opção por Cristo. É no nosso dia a dia, em que so-mos desafiados, tentados e assediados por tantos apelos, que provamos a quem servimos. Jesus, inclusive, é o símbolo maior de que a santificação se dá fora do templo (Hb 13:12).

Não podemos viver ou continuar vivendo uma vida dupla; não podemos servir a dois senhores. Deus, em sua infinita bondade, nos concede Sua graça e misericórdia. Contudo, não podemos ficar tentando a Deus e permitindo que o pecado seja algo natu-ral em nossa vida apenas porque sabemos que Ele sempre nos perdoará. Ao fazermos uma escolha definitiva por Cristo, nós so-mos os maiores beneficiados, pois o agir de Deus em nossa vida é proporcional à nossa consagração, busca e entrega.

Portanto, ao aceitarmos a Deus como nosso senhor, estamos fazendo uma escolha radical, permitindo que o Espírito San-to assuma o controle da nossa vida e a transforme a cada dia.

Que possamos todos os dias escolher a Jesus Cristo como nosso senhor e salvador, para assim termos uma vida santifi-

cada e abençoada por Ele.

Com carinho e estima pastoral,

Tiago Valentin

Page 3: Pastoral 180 graus - Igreja Metodista em Itaberaba · freios, sem moderação. Não ceda ao impulso de falar, de res-ponder, de reagir imediatamente. A ordem divina em tais situa-ções

“Se Deus nos fez criaturas livres e se é bom ser livre, então a origem do mal está no uso indevido da liberdade.”Norman Geisler, teólogo cristão norte-americano

ReflexãoQuando falar e quando calar? Você sabe?

A palavra é um maravi-lhoso instrumento de comunicação. É pe-

la palavra que expressamos nossos bons sentimentos e por ela abençoamos vidas. Mais do que isso: com a pa-lavra criamos poemas, can-ções, e... construímos pon-tes.

Palavras podem transpor-tar vida para quem nos ouve, mas também podem ser por-tadoras da morte, como bem

reconhece a Sabedoria: “A morte e a vida estão no poder da língua” (Pv 18:21).

Casamentos, relacionamentos familiares, amizades e comuni-dades inteiras podem vir a sofrer pelo nosso mau uso da pa-lavra. Ou, ao contrário, podem vir a ser ricamente abençoadas pelo bom uso dela: “Palavras agradáveis são como favos de mel” (Pv 16:24). E por quê? Adoçam a vida, renovam o ânimo, e alegram o coração.

Nossa primeira reação diante daquilo que nos ofende ou ma-goa é responder impulsivamente, com a mesma moeda, sem freios, sem moderação. Não ceda ao impulso de falar, de res-ponder, de reagir imediatamente. A ordem divina em tais situa-ções é: “Deixa a ira, abandona o furor, não te impacientes; cer-tamente, isso acabará mal” (Sl 37:8). Para aqueles que reco-nhecem as suas fraquezas nessa área, é sábio pedir ajuda divi-na: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Sl 141:3).

“Silêncio É de Ouro”, por Yi Shin Chiang

Page 4: Pastoral 180 graus - Igreja Metodista em Itaberaba · freios, sem moderação. Não ceda ao impulso de falar, de res-ponder, de reagir imediatamente. A ordem divina em tais situa-ções

Isso significa: ou permitimos ao Espírito nos dominar e nos conduzir ou seremos dominados pelo nosso “gênio”. E depois aguente as consequências. “Palavras brandas desviam o furor, mas palavras duras suscitam a ira” (Pv 15:1).

Cuidado com o falar ansioso, com o falar excessivo, com o falar por falar, porque, normalmente, “no muito falar não falta trans-gressão” (Pv 10:19). Por isso, não fale nada pela “carne”. Não fale nada quando estiver com raiva. Não fale fora de hora. Se não tem nada construtivo a dizer, não diga. Às vezes, até dian-te do enlutado ou daquele que sofre, não é necessário falar na-da: basta ele saber que você está ali, como fizeram os ami-gos de Jó, que sabiamente permaneceram silenciosos por se-te dias e sete noites (Jó 2:13). E sabe quando começaram os problemas?

Se tiver de exortar ou de corrigir, fale chorando, fale com dor, fale com amor. E que “a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal” (Cl 4:6), assimilável pelo outro.

Uma vida governada pela sabedoria haverá de reconhecer que às vezes será preciso falar. E outras, calar. Peça ao Senhor dis-

cernimento sobre quando se valer da palavra e quando exercitar o silêncio. E seja feliz!

Por Daniel Rocha, pastor da Igreja Metodista Central em Santo André (SP)

“O ato de ouvir exige humildade de quem ouve. E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que

é possível que o outro veja mundos que nós não vemos.”Rubem Alves, escritor psicanalista, teólogo e educador mineiro (1933-2014)

AvisosCulto Transbordante – pós Acampamento!Quando: 15 de setembro de 2018 (um sábado), às 19h30;Local: Igreja Metodista em Itaberaba;Toda a igreja está convidada para esse tempo único de inter-cessão, louvor, ministração e comunhão.

Mocidade – Geração Transbordante

Page 5: Pastoral 180 graus - Igreja Metodista em Itaberaba · freios, sem moderação. Não ceda ao impulso de falar, de res-ponder, de reagir imediatamente. A ordem divina em tais situa-ções

Aniversariantes12/9 Vitor de Moura Arrais;

14/9 Célia Campelo de Freitas e Marcos Luís Ovídio.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silvana), do Car-los (filho da Zenaide), da d. Ci-da Barçante, da d. Cida Garcia, da d. Domi, da Gina, do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dal-beto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (so-brinha da Maria José), da d. Ma-ria da Penha, do Maércio, da Nurimar, do Pastor Daniel Ro-cha, da Paula (filha da d. Alda), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Mar-ques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Maria-na Wada;

•Pelo Acampamento Transbordante, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de setembro;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nos-sa igreja;

•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago;

Page 6: Pastoral 180 graus - Igreja Metodista em Itaberaba · freios, sem moderação. Não ceda ao impulso de falar, de res-ponder, de reagir imediatamente. A ordem divina em tais situa-ções

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (9/9) PRÓX. DOMINGO (16/9)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner Weslley

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Cleuton

INTERCESSÃO Silas/Carol Tiago/Maria José

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Rosa/Doroti/Mariana/Carol Z.

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bel

OPERADOR DE CÂMERA Gabriel Marcão

DIREÇÃO DO CULTO Carol Abib Pra. Laura/Nurimar

PREGADOR Claudete Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.