Pastoral Boas novas! Dmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2014-08-0… ·...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Boas novas! D omingo é o primeiro dia da semana! Em Gênesis, lemos que, no primeiro dia, Deus iniciou a criação do mundo. Agora, vamos participar, com Maria Ma- dalena, de uma nova criação. É de madrugada! Um novo dia está surgindo! Está prestes o momento da fé que vence toda escuridão, toda dúvida e toda tristeza. Maria Madalena representa todas as pessoas que buscam a luz da verdade e procuram o amor que dá sentido à vi- da. Ela ficou chorando junto ao túmulo. Dois anjos tentam consolá-la. Virando-se, vê um jardineiro, que lhe pergunta: “O que você está procurando?” O jardineiro é o pró- prio Jesus. Ele é reconhecido quando pronuncia o nome dela: “Maria!”. Ela tenta se- gurá-lo, mas Jesus a envia para anunciar a boa notícia: “Vá dizer aos meus irmãos”. Contar coisas boas para algumas pessoas é tão bom quanto é para outras dar más notícias. Existe no nosso caminho essa dualidade: gente que adora dar boas notí- cias e gente que adora dar notícias más. Diante da má notícia que assolava os amigos mais próximos de Jesus, Maria foi a incumbida de dar a boa nova, contar coisas boas a todos. Fico imaginando o per- curso que ela fez até seus irmãos e amigos, quantas coisas passaram por seu co- ração, quantos discursos foram montados naquele trajeto. Mas qual era a boa no- tícia de Maria, mulher batalhadora, que lutou contra todos os preconceitos? Ma- ria, simplesmente Maria, de todas as cores e raças, de todas as gentes, de todos os credos, cidadã de todos os cantos do mundo onde ainda se canta e se dan- ça com amor e alegria à vida trazida por aquela noticia: “Corra a dizer aos meus ir- mãos que Cristo ressuscitou”. Amiga e companheira de Cristo por escolha e construção, Maria era formada em comunicação, não por alguma universidade, mas porque construiu com Cristo a capacidade de anunciar coisas boas, de fazer coisas boas, atividade que com Ele aprendeu e sempre bus- cou aliar à sua paixão pe- las pessoas, principal- mente pelos fracos, crian- ças, mulheres... Não por acaso, sua ex- periência com o “jardi- neiro” naquela madruga- da teve uma repercussão que chegou até nossos dias. Maria anunciou vida, amor e alegria aos desa- lentados e tristes. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 528 | 3 DE AGOSTO DE 2014 “Aparecimento de Cristo a Maria Madalena”, de Alexander Ivanov (1835).

Transcript of Pastoral Boas novas! Dmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2014-08-0… ·...

Page 1: Pastoral Boas novas! Dmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2014-08-0… · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Boas novas!

Domingo é o primeiro dia da semana! Em Gênesis, lemos que, no primeiro dia, Deus iniciou a criação do mundo. Agora, vamos participar, com Maria Ma-dalena, de uma nova criação.

É de madrugada! Um novo dia está surgindo! Está prestes o momento da fé que vence toda escuridão, toda dúvida e toda tristeza. Maria Madalena representa todas as pessoas que buscam a luz da verdade e procuram o amor que dá sentido à vi-da. Ela fi cou chorando junto ao túmulo. Dois anjos tentam consolá-la. Virando-se, vê um jardineiro, que lhe pergunta: “O que você está procurando?” O jardineiro é o pró-prio Jesus. Ele é reconhecido quando pronuncia o nome dela: “Maria!”. Ela tenta se-gurá-lo, mas Jesus a envia para anunciar a boa notícia: “Vá dizer aos meus irmãos”.

Contar coisas boas para algumas pessoas é tão bom quanto é para outras dar más notícias. Existe no nosso caminho essa dualidade: gente que adora dar boas notí-cias e gente que adora dar notícias más.

Diante da má notícia que assolava os amigos mais próximos de Jesus, Maria foi a incumbida de dar a boa nova, contar coisas boas a todos. Fico imaginando o per-curso que ela fez até seus irmãos e amigos, quantas coisas passaram por seu co-ração, quantos discursos foram montados naquele trajeto. Mas qual era a boa no-tícia de Maria, mulher batalhadora, que lutou contra todos os preconceitos? Ma-ria, simplesmente Maria, de todas as cores e raças, de todas as gentes, de todos os credos, cidadã de todos os cantos do mundo onde ainda se canta e se dan-ça com amor e alegria à vida trazida por aquela noticia: “Corra a dizer aos meus ir-mãos que Cristo ressuscitou”.

Amiga e companheira de Cristo por escolha e construção, Maria era formada em comunicação, não por alguma universidade, mas porque construiu com Cristo a capacidade de anunciar coisas boas, de fazer coisas boas, atividade que com Ele aprendeu e sempre bus-cou aliar à sua paixão pe-las pessoas, principal-mente pelos fracos, crian-ças, mulheres...

Não por acaso, sua ex-periência com o “jardi-neiro” naquela madruga-da teve uma repercussão que chegou até nossos dias. Maria anunciou vida, amor e alegria aos desa-lentados e tristes.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 528 | 3 DE AGOSTO DE 2014

“Aparecimento de Cristo a Maria Madalena”,de Alexander Ivanov (1835).

Page 2: Pastoral Boas novas! Dmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2014-08-0… · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo

Notícias ruins impactam, machucam e vão embora. Notícias bo-as ecoam pelo tempo, pelas casas e praças e pelo coração de todos.

Qual é a sua boa notícia hoje? Corra a dizer aos seus irmãos!

Sem. Lucas Gomes

“ Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas boas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo. ”

Renato Russo, cantor e compositor carioca (1960-1996)

Prática CristãSabedoria nos relacionamentosCada pessoa que convi-ve conosco é única. Ca-da uma é uma comple-xa mistura de formação, temperamento e apti-dões. Nesse fato está a origem da maior parte dos conflitos de relacio-namento.

A imparidade causa todos os tipos de problemas de comunicação. Com frequência, simplesmente não nos entendemos um ao outro. Podemos usar as mesmas pala-vras, porém, dizendo coisas diferentes.

Quem é sábio reconhece e valoriza as diferenças existentes entre as pessoas e se relaciona com cada uma de forma diferenciada, em vez de uniformizar sua manei-ra de relacionar-se com todas. Ele compreende que são necessários “ritmos dife-rentes para parceiros diferentes”.

Você gostaria de ter sabedoria para se relacionar com as pessoas? A Bíblia nos mostra as características de pessoas sábias para isso: “A sabedoria é pura (...), é amante da paz e cortês. Tolera o debate e está pronta a submeter-se aos ou-tros; é repleta de misericórdia (...). É cordial, correta e sincera. E todos aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e levantarão uma colheita de justiça” (Tg 3:15-17 – Bíblia Viva).

Vejamos algumas maneiras de alcançar sabedoria e lidar com outras pessoas:

• Não faça concessões à custa da integridade (a sabedoria é pura). Seja hones-to. Honre suas promessas e compromissos.

• Não se contraponha à raiva do outro (a sabedoria é amante da paz). Trabalhe pela manutenção da harmonia. Não “pise no calo” do outro.

• Não menospreze os sentimentos alheios (a sabedoria é cortês). Você pode não se sentir como o outro se sente, mas não ignore nem ridicularize o que ele es-tá sentindo.

• Não critique as sugestões dos outros (a sabedoria tolera o debate). Você pode discordar, mas sem ser desagradável ou intolerante.

• Não chame a atenção para erros (a sabedoria é cheia de misericórdia). Em lu-gar de insistir no assunto de maneira desagradável, ponha um ponto final nele.

Page 3: Pastoral Boas novas! Dmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2014-08-0… · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo

• Não disfarce sua motivação (a sabedoria é cordial e sincera). Seja autêntico com você mesmo. Não manobre, nem manipule.

Por Whit Criswell, pastor norte-americano

“ Com a sabedoria aprendemos a ser tolerantes. ”

Henry David Thoreau, filósofo norte-americano (1817-1862)

Vultos da BíbliaDaniel, um homem público incorruptívelDeus tem usado homens incorruptíveis no meio de uma geração decadente para firmar os valores ab-solutos do Seu reino. Um exemplo clássico é Da-niel, um homem que vi-veu há 2.600 anos, mas cujo testemunho reverbe-ra ainda hoje. Quem foi Daniel?

Um homem capaz de vencer os traumas do passado sem azedar o coração (Dn 1:1-6). Daniel foi arrancado da sua pátria, de sua família, ainda adolescente e leva-do cativo para a Babilônia. Ele perdeu sua nacionalidade, sua liberdade, seu nome e sua identidade, mas resolveu ser um influenciador, em vez de sucumbir às circuns-tâncias adversas. O que, na verdade, mais importa não é o que as pessoas nos fa-zem, mas o que fazemos com o que elas nos fazem.

Um homem governado por um espírito excelente (Dn 6:4). Daniel não era apenas um homem culto, mas também um homem sábio. Ele olhava para a vida na pers-pectiva de Deus e buscava em tudo a direção divina. Viveu com discernimento em seu tempo e trouxe soluções divinas para os mais intrincados problemas do seu po-vo. Ele viveu acima do seu tempo.

Um homem íntegro cercado por um forte esquema de corrupção (Dn 6:5). Daniel estava cercado por uma horda de homens inescrupulosos, os quais, encastelados no poder, buscavam seus próprios interesses, e não os do povo. Os políticos ha-viam se corrompido de forma alarmante e viviam como ratazanas e sanguessugas, alimentando-se do sangue da nação. A honestidade de Daniel incomodou os polí-ticos corruptos e eles vasculharam sua vida privada e pública, para só descobrirem que ele era um homem impoluto e sem jaça.

Um homem piedoso cercado por uma geração perversa (Dn 6:10). Daniel era um político culto, ético e crente. Ele era um homem de oração. Sua religiosidade não era apenas de conveniência. Sua conduta privada e pública testificava sua integri-dade religiosa. Daniel manteve sua vida de oração, mesmo sabendo que seus ini-migos haviam tramado contra ele para o matar. Homens honestos e piedosos in-comodam o sistema. Mas os políticos comprometidos com Deus e com as causas do povo não se intimidam com as ameaças de seus inimigos. Para estes, o ideal é maior do que a própria vida e por isso estão prontos a dar a vida pelo ideal.

Um homem duramente perseguido por causa de sua honestidade (Dn 6:4,7). Num

“Resposta de Daniel ao Rei”, de Briton Rivière (1890)

Page 4: Pastoral Boas novas! Dmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2014-08-0… · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo

contexto cercado por esquemas de corrupção, o homem público honesto será sempre perseguido. Com Daniel não foi diferente. Já que nada descobriam em sua vida para incriminá-lo, tentaram afastá-lo do caminho. O que é triste é perceber com isso a inversão dos valores: um homem ser perseguido por ser honesto, ver-dadeiro, defensor do erário público e lutar pelas causas justas.

Um homem protegido do ardiloso esquema dos homens maus (Dn 6:22). Daniel cuidou de sua piedade e Deus cuidou da sua reputação. Deus não apenas defen-deu Daniel, mas também o honrou. Ele foi jogado numa cova de leões, mas Deus o tirou dessa cova da morte e o alçou ao ponto culminante da honra. Os inimigos que urdiram e tramaram contra Daniel foram destruídos. A história deles foi man-chada pela vergonha e pelo opróbrio, enquanto o testemunho de Daniel percor-re o mundo.

Um homem abençoador e não vingativo (Dn 6:20,21). Daniel não era um político que destilava o veneno do ódio contra seus inimigos. Ele não se vinga de seus ini-migos nem pede vingança para eles. Da sua boca saem apenas palavras abenço-adoras.

Um homem cuja influência foi conhecida em toda a terra (Dn 6:25-27). Daniel hon-rou a Deus e foi honrado por Ele. Deus foi exaltado entre as nações pelo testemu-nho de Daniel. Deus é exaltado entre as nações quando os Seus filhos permane-

cem fiéis no campo minado da sedução ou da perseguição. A Babilônia, com sua magnificente grandeza caiu, mas Daniel per-maneceu de pé. Daniel foi maior do que o próprio império babi-lônico.

Que Deus nos dê homens públicos desse jaez!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiterianoAvisos

Vem aí o Projeto Novidade de Vida!O Projeto Novidade de Vida (grupo de apoio para dependentes e codependen-tes) está dentro das ações que fazem parte do Planejamento Estratégico Mis-sionário da nossa igreja, que foi aprovado em 2012. O projeto vem sendo im-plantado há seis meses, por meio de iniciativas como campanhas de oração, capacitações e reuniões. O objetivo da iniciativa é oferecer apoio às necessi-dades e ansiedades de dependentes químicos e seus codependentes (familia-res, amigos etc.). Tal apoio visa contribuir para a serenidade no processo de recuperação, colaborar com a pessoa na conscientização de seu problema e ajudá-la a trabalhar seus sentimentos, caráter, vínculos afetivos e socialização. O grupo de apoio iniciará suas atividades nos próximos dias. Por hora, convi-damos toda a igreja a intensificar suas orações para que esse projeto, antes de tudo, agrade ao Senhor.

Page 5: Pastoral Boas novas! Dmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2014-08-0… · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo

Campanha de Oração: “7 Semanas Buscando a Plenitude do Espírito”Durante sete semanas, faremos cultos especiais às sextas-feiras, com o propósi-to de buscar a plenitude do Espírito Santo, baseando-nos no texto de Atos 2:4a “Todos fi caram cheios do Espírito Santo”. Toda a igreja está convidada a participar desse tempo de oração, jejum e busca. Se queremos fazer discípulos, temos de ser discípulos. E isso só é possível pela ação do Espírito Santo em nós e por meio de nós. A cada sexta-feira, contaremos com a presença de um pregador diferente. Confi ra os convidados e os temas da campanha:

8/8 Pr. Samuel, da Igreja de Deus;

15/8 Pra. Roxana, da Igreja de Deus;

22/6 Pra. Michelly, da IM em Santana de Parnaíba;

29/8 Pra. Cláudia, da IM em Vila Conde do Pinhal;

5/9 Pra. Joyce, da IM no Butantã;

12/9 Pr. Daniel Rocha, da IM em Santo André.

Café da manhãDomingo que vem (11/8) será o Dia dos Pais e, como já é tradição, haverá um de-licioso café da manhã para homenagear nossos queridos papais.

Roda deConversareligião e violência contra a mulher

sábado, 16 de agosto às 14hLocal: Igreja Metodista em Itaberaba

Aniversariantes.7/8 Felipe Spedo Laguna e Juraci Utsuni de Camargo;

8/8 Hilda Pini.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), da D. Cida Bar-çante, do Sr. Davi, da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da Lourdes de Brito, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), do Rafael Arrais (sobrinho do Sr. Manoel), da Rosi-meire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelo Projeto Novidade de Vida;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

Page 6: Pastoral Boas novas! Dmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2014-08-0… · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, ca-paz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela Equipe Pastoral (Pastores Tiago e Laura e Seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (3/8) PRÓX. DOMINGO (10/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Mariana

INTERCESSÃO Edward/Salete Manoel/Maria José

GUARDADOR DOS CARROS Tiago Marcel

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Bia Flávia/Andreia

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Zé

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Silas Pra. Laura/Sem. Lucas

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura