Pastoral da Comunicação - Paroquia Santo Antonioparoquiadosantoantonio.com.br/jornal17/JORNAL...

8
Ressoar - 1 Fevereiro de 2016 Ano V - Nº 50 - Fevereiro de 2017 - Pascom - Pastoral da Comunicação acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

Transcript of Pastoral da Comunicação - Paroquia Santo Antonioparoquiadosantoantonio.com.br/jornal17/JORNAL...

Ressoar - 1 Fevereiro de 2016

Ano V - Nº 50 - Fevereiro de 2017 - Pascom - Pastoral da Comunicação

acesse www.paroquiadosantoantonio.com.br

2 - Ressoar Fevereiro de 2016

A quaresma é um belo e motivador convite à

conversão e à mudança de vida. Mas, como não celebrar

a quaresma como mais um período em que a liturgia se

repete, como pensam alguns? O tempo litúr-gico, o rito, as devoções populares que são próprias desse ciclo litúrgico continuam os

mesmos, mas o que tem diferente é a decisão pessoal de fazer um caminho novo.

Não há quaresma sem sacrifícios pessoais. Como os hebreus que deixaram o Egito, hoje, no tempo da Quaresma, nós, discípulos do Senhor, somos convida-dos a atravessar outros desertos. As semanas que nos

separam na Páscoa constituem oportunidade de renovação da caminhada do Povo eleito. Assim como o Senhor acompanhou os seus diletos com a Nuvem e a Palavra no êxodo, da mesma forma, hoje, somos guiados nesse tempo favorável, nesse tempo de conversão que é a Quaresma pelas visitas do Senhor.

Nossa caminhada quaresmal começa muito simplesmente. Caminheiros e peregri-nos nos dirigimos ao templo no primeiro dia da Quaresma, na Quarta-feira da poeira, das Cinzas, das coisas insignificantes, exata-mente quarta-feira do pó, do nada. Nada de vantagens a serem enumeradas. Nada de gló-rias a serem decantadas. Entramos humilde-mente diante do Senhor. Curvamos o corpo. Tomamos a decisão de recomeçar o processo de conversão. Fizemos pouco, quase nada.

Há que retomar tudo de maneira nova. Não somos os donos de nosso destino. Alguém que chamamos de Tu, de Mistério, de Abis-mo está pedindo que acolhamos seu amor, sua presença, seus projetos. Esse Alguém é o Senhor. Apresentamos nosso coração contrito, única fresta e porta que podemos abrir para que o Senhor tome conta de nós. Quarta-feira das coisas insignificantes. Não adianta rasgar as vestes, como fala Joel. É preciso rasgar o coração. Brado e apelo de conversão. O amargo precisa tornar-se doce e o doce, amargo. Mateus fala de oração, jejum e esmola.

Nosso Jornal Ressoar está de “cara” nova! Demos uma repaginada no layout para torná--lo mais leve e agradável de ler.

Aproveitem!

EDITORIAL Frei Mário Sérgio, ofmcap

Nossa Senhora de Lourdes

Entre as inúmeras invocações à Virgem Maria, existem aquelas ligadas aos lugares onde ocorreram suas aparições e, dentre es-sas, destaca-se a de 11 de fevereiro de 1858, nos arredores da cidade francesa de Lour-des, na gruta de Massabielle, sob o olhar da pequena e humilde camponesa Bernadette Soubirous.

Ao olhar para a gruta, Bernadette vê uma jovem vestida de branco, com uma faixa azul, um rosário no braço direito e duas rosas douradas nos pés. Instintivamente, ela se ajoelhou. A Virgem, então, faz o sinal da cruz. Ela, a camponesa, imita-a e põe-se a rezar o terço. Esta gruta tornou-se, assim, a sede de uma admirável escola de oração, onde Maria ensina a todos a contemplar, com um fervoroso amor, o rosto de Cristo.

As mensagens de Nossa Senhora, saídas da gruta de Massabielle, até hoje, ecoam no coração dos fiéis que, maravilhados com o amor da Mãe, peregrinam pela França bus-cando alívio para o corpo e para a alma.

Durante as várias aparições, dezoito ao todo, nada aconteceu entre Nossa Senhora e Bernadette senão, pura e simplesmente ora-ção. Em Lourdes, Maria vem recordar-nos que a oração, intensa e humilde, confidente e

perseverante, deve ter um lugar central em nossa vida cristã.

Outra mensagem de Lourdes é a penitên-cia. Na oitava aparição, Bernadette ouve de Nossa Senhora: “Penitência!” E disse: “Rogai a Deus pela conversão dos pecadores.” Logo lhe pediria que ajoelhasse e beijasse o solo como penitência pelos pecadores. Em outra ocasião, fez brotar na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então. São muitíssimos os milagres operados por Deus nas águas de Lourdes, milagres rigorosamente avaliados e amplamente respaldados pela ciência. As curas obtidas, através do uso da água, levou, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes.

Em 25 de março de 1858, festa da Anun-ciação, Nossa Senhora aparece a Bernadette e lhe diz ser a Imaculada Conceição. No entanto, a pequena Bernadette, que nem-sabia que a “bela Senhora”que tinha visto na gruta era a Virgem Maria, muito menos sabia que o dogma da Imaculada Conceição havia sido proclamado, quatro anos atrás, por Pio IX. Essa expressão que ela nunca tinha ouvido, veio contribuir para comprovar

a veracidade das aparições.Em uma das aparições, a Virgem pediu

que ali se construísse uma igreja, hoje, San-tuário de Lourdes, um dos mais importantes centros de peregrinação da Cristandade Católica.

Impossível falar de Nossa Senhora de Lourdes sem amar Bernadette, que teve uma vida de doação aos mais pobres e que viveu com amor, o recolhimento e a humilha-ção. Aos 35 anos, vítima de uma tuberculose, nasce para o céu e, mais tarde, foi canoniza-da pelo papa Pio XI, como Santa Bernadette.

Que Santa Bernadette interceda a Deus e a Nossa Senhora por todos nós!

Lourdinha Grillo

Ressoar - 3 Fevereiro de 2016

Dom Frei Rubival Cabral Britto, OFM Cap.Novo Bispo da Diocese de Grajaú-MA

Aconteceu em Vitória da Conquista--BA, no dia 11 de fevereiro de 2017, às 16 horas, no Ginásio de Esportes Raul Ferrás, a Ordenação Episcopal de Dom Frei Rubival, que tem agora como lema do seu episcopado “A serviço da Miseri-córdia” (Lc 6,36).

Ele foi ordenado pelos arcebispos Dom Luiz Pepeu, de Vitória da Conquis-ta, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Auxiliar de Salvador e Dom José Ruy Gonçalves Lopes, bispo da Diocese de Jequié. Havia muitos outros bispos e arcebispos presentes, entre eles o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Cas-tro. Presbíteros, seminaristas, forman-dos e religiosas de várias congregações se fizeram também presentes. O clima

era de muita alegria, festa e fé. Foi um mo-mento muito importante para a fraternida-de dos Frades Capuchinhos e toda a Igreja.

Estiveram ao lado de Dom Frei Rubival, seus pais Maria de Lourdes Cabral Britto e Sr. Rubensalves Brito (In memoriam), além de outros familiares.

Ao final desta grande e solene celebra-ção, foram dados alguns depoimentos por sacerdotes e bispos a respeito da tra-jetória de Dom Frei Rubival. Por fim, o novo Bispo emocionou a todos com suas palavras e agradecimentos a Deus, a sua família, à fraternidade dos Frades Menores Capuchinhos, às religiosas e a todo povo de Deus.

Parabéns Dom Frei Rubival, por tudo que é e continuará sendo para todo o povo de Deus.

Irmã Maria do Carmo Valeriano - IJEPV- Paróquia Santo Antonio – CAP.

A serviço da Misericórdia, eu vou!

A serviço da Misericórdia, estou!

Paz e Bem.

Parabéns ao Frei Mário Sérgio pelos 5 anos à frente da Paróquia do Santo Antônio. Que Deus o abençoe na sua missão e nos dê a graça de convivermos por muito tempo. Nós, paroquianos, somos presenteados com o seu trabalho, forma de evangelizar, suas lindas homilias, enfim, com sua presença, que é uma bênção para nós.

4 - Ressoar Fevereiro de 2016

No período de 20 a 29 de janeiro de 2017, celebramos mais um nove-nário em louvor a Nossa Senhora, quando refletimos o tema “Maria: mãe anunciadora da misericórdia”. Nesse período, comemoramos os 300 anos do achamento da imagem da nossa Padroeira nas águas do rio Paraíba do Sul, por isso a Igreja instituiu Ano Mariano.

Os festejos eram iniciados às 6h da ma-nhã com orações e Ofício a Nossa Senhora, que contavam com a participação da comu-nidade e prosseguia com as novenas às 19h, celebradas por leigos, Diáconos, Padres, e pelos freis Elenilson e Mário Sérgio e tam-bém pelo nosso Bispo Emérito Dom Itamar Vian. Todos eles fizeram reflexões profundas, embasadas no Evangelho e no tema proposto

para festa. Eles levaram a comunidade a refletir sobre a misericórdia, a qual deve ser posta em prática todos os dias na família e na sociedade.

Agraciados pela intercessão da nossa mãe Rainha da Paz e repletos de bênçãos adqui-ridas, só temos a agradecer a Deus e a todos que participaram com suas orações, doações e zelo na realização deste belo festejo.

Rainha da Paz, rogai por nós.”Robson Freitas

Festa da Comunidade Rainha da Paz

Programação daIgreja dos Capuchinhos

Semana Santa

Paróquia oferece Seminário de Vida no Espírito Santo

O grupo de Oração São Francisco de Assis, oferece o Seminário de Vida no Espírito Santo, aberto a todos que quiserem participar, dia 15/03, 19:00h. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Paróquia ou no dia do evento.

Padre Gerson – pároco da Cristo Redentor

Ressoar - 5 Fevereiro de 2016

A Força Mundial do RádioNeste 13 de fevereiro comemora-se o Dia

Mundial do Rádio em homenagem à primeira emissão de sons através de uma estação de rádio pela United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas-ONU), cuja transmissão foi simultaneamente irradiada para 06 países, no ano de 1946. Embora o rádio já estivesse em franco desenvolvimento quando foi realizada essa transmissão pela Rádio da ONU, o dia 13 de fevereiro só foi oficializada como data mundial em 2011.

O Brasil, por sua vez, comemora o dia na-cional do rádio em 25 de setembro, em come-moração ao nascimento de Edgard Roquette - Pinto, fundador da primeira estação de rádio em nosso país (Rádio Sociedade do Rio de Janeiro) e a primeira transmissão radiofônica ocorreu em 07 de setembro de 1922, através de antena e transmissor instalados no alto do Corcovado em homenagem ao centenário da Independência do Brasil, transmitindo músicas e o discurso de Epitácio Pessoa, então Presi-dente da República. Entretanto, o dia mundial (13/09) tem um simbolismo maior porque motiva as discussões internacionais sobre esse importante meio de comunicação que atravessa gerações, continuando insuperável aos demais instrumentos de comunicação de massa.

O rádio sofreu, nos anos 40, a tentativa do seu “primeiro abalo” que foi o surgimento da televisão, onde imaginou-se que ali se daria o fim do rádio, mas, ele reinventou-se e manteve a sua trajetória sem se importar que a televi-são tivesse a vantagem da imagem, mas não tinha a velocidade da informação e dos pro-gramas de entretenimento e buscou ser muito mais ágil na imediaticidade e principalmente com transmissões à distância em tempo real (via ondas curtas, micro ondas e SSB e até utilizando cabo submarino). Tecnologias que por muito tempo permaneceram impraticáveis para transmissão de imagens, o que a TV só conseguiu utilizá-las de forma convencional, a partir dos anos setenta.

Mesmo nos atuais tempos modernos, onde a TV digital avança velozmente, o rádio adaptou--se a ela e mantém a rapidez da informação e mais interação com os ouvintes, transforman-do-se num porta-voz entre as comunidades e os entes públicos e ajudando a resolver seus problemas.

A internet chegou como outro grande ins-trumento que os críticos do rádio achavam que sepultaria de vez esse meio de comunicação de massa. Eis que mais uma vez o rádio se rein-venta e pegou a internet e trouxe para dentro dos seus estúdios, para dela potencializar suas transmissões radiofônicas, utilizando o sinal/web para retransmitir suas programações, antes só possíveis através das transmissões pa-ralelas em ondas curtas. Hoje, graças à inter-net, as emissoras de rádio aposentaram seus monstruosos e custosos transmissores de ondas curtas para substituir o alcance intercontinen-tal pelo sinal da internet, com a vantagem de também gerar imagens com um simples clicar de um smartphone.

A criatividade dos comunicadores do rádio faz com que os ouvintes, mentalmente, criem a sua “imaginação”, a exemplo das transmissões esportivas, as quais cada um deles cria men-talmente a imagem das jogadas transmitidas pelos narradores e muitos dos que assistem jogos na TV, desligam o áudio dos respectivos aparelhos para ouvirem pelo rádio.

E muito está por vir, porque ainda não foi “startado” o processo de digitalização do rádio, onde cada emissora poderá ter o canal princi-pal e mais três sinais de transmissões simultâ-neas gerados por um único transmissor e uma única antena irradiante. Isso significa dizer que uma emissora de radiodifusão deverá, na

prática, se transformar em 04, ou seja, quatro canais simultâneos gerando programações distintas. Esse é o próximo desafio do rádio e ainda nesta década. Enquanto a televisão dá um passo à frente, o rádio dá dois ou mais a diante, reinventando-se sempre, porque é um instrumento de comunicação que não atrapa-lha a quem trabalha, quem dirige o carro ou está simplesmente fazendo tarefas domésticas ou caminhando para manter a forma física. Este 13 de fevereiro, dia mundial do rádio, deve ser comemorado como data em que refleti-mos sobre sua importância e força.

Dilson Barbosa

Experiência de Oração na Comunidade São Francisco de Assis

A Paróquia Santo Antônio, através do Gru-po de Oração São Francisco de Assis, promoveu nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Experiência de Oração na Comunidade São Francisco de Assis, situada a 05 Km da Faculdade FTC e contar com a presença de toda a comunidade.

O evento atendeu à decisão da Assembleia Geral da Paróquia na qual ficou decido como linha de ação que as pastorais e movimentos voltassem sua ação para as comunidades, em especial pelo crescimento dos condomínios na nossa jurisdição.

Chamou à atenção, a ação dos jovens que, com alegria, foram aos condomínios com faixas e panfletos (em torno de cinco mil distribuídos) para divulgação do encontro.

6 - Ressoar Fevereiro de 2016

No dia primeiro de março iniciaremos o Tempo Litúrgico da Quaresma. Quaresma é esse tempo forte para voltar o coração ao Senhor. Reconhecendo que Deus é fonte de misericórdia e que buscamos o seu perdão com gestos de sincero arrependimento dos nossos pecados. O Senhor nos chama à con-versão do coração. Somos reconciliados com o Pai pela ação de seu Filho, Jesus Cristo. Que nossas esmolas, jejum e oração sejam sinal de nosso comprometimento com o Deus que vê o oculto de nossas ações em favor dos nossos irmãos e irmãs mais necessitados. Muitos pensam que a Quaresma é um tempo só de tristeza em que recordamos os sofri-mentos de Jesus. Na verdade, a Quaresma é uma caminhada preparativa para a Páscoa. É tempo forte de conversão, reconciliação e de mudança de vida. É tempo de abundantes graças de Deus.

A Campanha da Fraternidade nos exor-ta a refletir sobre o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). A Campanha da Fraternidade 2017 tem como objetivo fazer com que todo cristão e cristã seja um cultivador e guardador da obra cria-da por Deus, que enfatize a diversidade de cada bioma e criei relações de respeito com a vida e a cultura dos povos que neles habi-tam, à luz do Evangelho de Jesus Cristo.

De acordo com o Secretário Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ) e Bispo Auxiliar de Brasília (DF), Dom Leonardo Urich Steiner, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológi-ca e por isso é necessário abordar a realida-de dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram e despertar nas famílias, nas comunidades e nas pessoas de boa vontade o cuidado e o cultivo da Casa Comum.

Bioma quer dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação,

água, superfície e animais. “Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum” (Tex-to-Base CF 2017, Introdução).

A depredação dos biomas é a manifestação da crise eco-lógica que pede uma profunda conversão interior. “Entretanto, temos de reconhecer também que alguns cristãos, até comprometi-dos e piedosos, com pretexto do realismo pragmático, frequente-mente, se omitem das preocupa-ções pelo meio ambiente. Outros são passivos, não se decidem a mudar de hábitos e tornam-se incoerentes. Falta-lhes pois, uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do en-contro com Jesus. Viver a vocação de guar-diões da obra de Deus não é algo de opcional

nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existên-cia virtuosa” (LS,n.217).

Que neste Ano Nacional Mariano a Mãe Aparecida nos desperte para o cuidado com a Casa Comum e nos acompanhe no caminho de conversão.

Ana Moreira

Quaresma e Campanha da Fraternidade

Seja bem-vindo, Frei Anilson Vasconcelos, à Paróquia do Santo Antônio e à Diocese de Serrinha!

Vindo de Aracaju, sua missão é ajudar a Diocese de Serrinha na implantação de um Convento dos Capuchinhos e também de todas as terças-feiras, durante a missa das 17 horas, atender às confissões em nossa igreja dos Capuchinhos.

Que seus trabalhos sejam orientados e iluminados por Deus.

Ressoar - 7 Fevereiro de 2016

Formação para Catequistas com Frei Jorge Rocha

A Formação para Catequis-tas da Paróquia Santo Antônio aconteceu entre os dias 04 e 05 de fevereiro, sendo ministrada pelo Frei Jorge Rocha. Momento que contou com a presença de repre-sentantes das pastorais do Batis-mo, Catequese, Catecumenato, Crisma e Juventude de todas as comunidades, foram mais de cem participantes.

Frei Jorge, de forma didática e eloquente, abordou temas como os sacramentos da iniciação cristã e sua contextualização histórica. Traçando um plano de ação para os catequistas atuarem junto aos fiéis que buscam os sacramentos, conforme orientação eclesiástica contemporânea.

Através da troca de conheci-mento, os participantes trouxeram informações sobre suas vivências nas pastorais, revelando as dificul-dades enfrentadas e as conquistas à frente do serviço de catequese, o que enriqueceu bastante a pales-tra, revelando as benesses do serviço pastoral.

Por fim, Frei Mário Sérgio concluiu a forma-ção renovando os votos batismais dos ali presen-tes, momento único, que emocionou a todos.

Maiza Vaccarezza

Visitas aos enfermos do hospital Clériston Andrade.

O dia 14 de fevereiro foi de alegria para a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Feira de Santana pois, foram retomadas as visitas aos enfermos internados no Hospital Geral Clériston Andrade.

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese, que é coordenada pela Irmã Salete, por meio do núcleo formado por missionários e missionárias visitadores, sob a liderança da Irmã Elisângela, fará visitas semanais aos irmãos e irmãs que estão sob os cuidados dos competentes profissio-nais daquele centro de saúde, o qual é de grande importância para Feira de Santana e demais municípios da micro região. Esta pastoral busca levar uma mensagem de fé e esperança para todos.

O núcleo de visitas está dividido em equipes compostas por 6 missionários e missionárias das paróquias de Santo Antônio – Frades Capuchi-nhos, Todos os Santos – Companhia de Jesus (Jesuítas), Nossa Senhora do Perpétuo Socor-ro, João Paulo II e Nossa Senhora Aparecida (Feira IX). As equipes cumprirão um calendário previamente elaborado, num sistema de reve-zamento, de forma a possibilitar a participação dos voluntários inscritos para a realização desta importante obra de misericórdia.

Um agradecimento especial para a toda direção do Hospital Geral Clériston Andrade e em especial ao seu Diretor Geral José Carlos de Carvalho Pitangueira e da Diretora Administra-tiva Joselice Xavier ( Jô).

Antônio Roberto Vieira Gonçalves

8 - Ressoar Fevereiro de 2016

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIOAv. Presidente Dutra, s/n – Capuchinhos CEP 44050-500 – Feira de Santana – Ba

E-mail: [email protected] de Feira de Santana

Pastoral da ComunicaçãoPároco: Frei Mário Sérgio SouzaCoordenadora:Ana MoreiraJORNAL RESSOAR: Aline Barreto, Marcio Souza e Adriana Souza, Angélica Pedreira, Ana Moreira, Isa Lee, Lourdinha Grillo, Otom Oliveira e Aline Oliveira, Everilda Sampaio, Maiza Vacarezza, Antonio Roberto Gonçalves, Luzia Crislina G. Cardoso, Áurea Chateaubriand, Gutemberg Suzart, Zeca e Patrícia.WEBTV CAPUCHINHOS:Ari de Almeida , Daniel Nogueira, Eulley Mota, João Ferreira, Leandro Freitas, Lorenna Cerqueira, Orisa Gomes, Paloma Sena e Sandoval Lima

Horários de Missas:

Terças, quartas e quintasdas 8h 30min às 11h 30min

Domingo: 6h30min; 8h30min e 17hTerça-feira: 6h30mim e 17hQuarta-feira: 6h30min e 19h 30minQuinta-feira: 6h30min e 20hSexta-feira: 6h30 minSábado: 6h30min

Paróquia Santo Antônio

Igreja Santo Antônio

Obs: Toda quarta-feira acontece a Oração do Terço às 19h; E toda quinta-feira, O Santíssimo fica exposto para adoração, durante todo o dia, a partir das 07h até às 19h 30min. Em seguida, louvor e missa.

Comunidade Nossa Senhora da Conceição Domingo, às 17h - Av. Noide de Cerqueira, SIM

Comunidade Nossa Senhora do Amparo1° e 3° domingo, às 09h - Rua Periférica,Parque Lagoa Subaé

Comunidade Nossa Senhora do Carmo (*)Estrada Lagoa do Peixe, s/n° - Lagoa do Peixe

Comunidade Rainha da Paz1° e 3° domingo, às 08h 30minEstrada Velha de Jaíba, s/n° - Jaíba

Comunidade Santa MônicaDomingo, às 07h e quinta-feira às 19h 30minR. São Francisco, de Assis, 1220, Sta. Mônica

Comunidade Santa Rita1° e 3° domingo, às 19h 30minRua Angra dos Reis, Pq Getúlio Vargas

Comunidade São Francisco1° e 3° domingo, às 18h Av. Artêmia Pires, Registro

Comunidade São Jorge1° e 3° domingo, às 16hEstrada do Calundu, Lagoa Salgada

Comunidade São Pedro2° e 4° domingo, às 07h; e 1ª, 3ª e 4ª sexta-feira, às 19h 30min - Parque Getúlio Vargas

Comunidade São Roque (*) - Fazenda São Roque

Comunidade São TarcísioTerça-feira (a combinar data), às 19h 30minRua Pedro Suzart, 986 - Brasília

-(*) Contatar a Secretaria.-(**) Transmissão ao vivo da missa das 08:30 h, através da WEB TV Capuchinhos. Para acessar: - Site: www.paroquiadosantoantonio.com.br-Youtube:www.youtube.com/user/webtvcapuchinhos -Facebook: www.facebook.com

Festa de Santo Antônio 2017Encontro com os Chefes de Romaria

05/03 às 8:30h

Seja dizimista!