Pastoral É com você mesmo! O - Igreja Metodista em Itaberaba · a igreja de Deus, que Ele comprou...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral É com você mesmo! O s discípulos tiveram o grande privilégio de conviver com Jesus e contar com Sua presença física entre eles. Os doze receberam abraços de Jesus, foram instruídos por Ele, dividiram refeições com Ele, aprenderam a orar com Ele, foram exortados por Ele e, acima de tudo, tinham a segurança de ter o Mestre sempre por perto. Jesus, durante seu ministério terreno, advertiu por diversas vezes que chegaria o tempo em que os discípulos não teriam mais com eles Sua presença física. Numa dessas ocasiões, Pedro se manifestou reprovan- do o que Jesus estava dizendo (Mt 16:21-22). Certamente, o sentimen- to do discípulo e dos demais era de profunda apreensão, pois não que- riam nem pensar na possibilidade de não ter mais por perto seu amigo, Mestre e Senhor. Após a morte de Jesus, há um registro bíblico que simboliza exatamente a falta que Ele fazia. Trata-se do relato sobre os caminhantes de Emaús. Dois discípulos, provavelmente daqueles que faziam parte dos 70 envia- dos, decidem voltar para suas casas, pois Jesus não estava mais com eles (Lc 24:13-21). Na ascensão de Jesus, relatada em Atos 1, os dis- cípulos ficam olhando para o céu, enquanto o Mestre se eleva às altu- ras. O versículo 10 diz que eles ficaram com os olhos fitos no céu, co- mo quem dissesse: “E agora, o que faremos sem Ele?”. Já em Atos 2, encontramos o relato da festa de Pentecostes e a ma- nifestação do Espíri- to Santo sobre a vi- da dos discípulos. É quando eles foram desafiados a tomar a primeira atitude em prol do Evangelho sem que Jesus esti- vesse por perto. En- quanto alguns eram tomados pelo poder do Espírito, outros BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 484 | 22 DE SETEMBRO DE 2013 “Emaús”, por John Chhana (2013)

Transcript of Pastoral É com você mesmo! O - Igreja Metodista em Itaberaba · a igreja de Deus, que Ele comprou...

Page 1: Pastoral É com você mesmo! O - Igreja Metodista em Itaberaba · a igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue. Isso não ... dócio universal de todos os crentes, cada

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

É com você mesmo!

O s discípulos tiveram o grande privilégio de conviver com Jesus e contar com Sua presença física entre eles. Os doze receberam abraços de Jesus, foram instruídos por Ele, dividiram refeições

com Ele, aprenderam a orar com Ele, foram exortados por Ele e, acima de tudo, tinham a segurança de ter o Mestre sempre por perto.

Jesus, durante seu ministério terreno, advertiu por diversas vezes que chegaria o tempo em que os discípulos não teriam mais com eles Sua presença física. Numa dessas ocasiões, Pedro se manifestou reprovan-do o que Jesus estava dizendo (Mt 16:21-22). Certamente, o sentimen-to do discípulo e dos demais era de profunda apreensão, pois não que-riam nem pensar na possibilidade de não ter mais por perto seu amigo, Mestre e Senhor.

Após a morte de Jesus, há um registro bíblico que simboliza exatamente a falta que Ele fazia. Trata-se do relato sobre os caminhantes de Emaús. Dois discípulos, provavelmente daqueles que faziam parte dos 70 envia-dos, decidem voltar para suas casas, pois Jesus não estava mais com eles (Lc 24:13-21). Na ascensão de Jesus, relatada em Atos 1, os dis-cípulos ficam olhando para o céu, enquanto o Mestre se eleva às altu-ras. O versículo 10 diz que eles ficaram com os olhos fitos no céu, co-mo quem dissesse: “E agora, o que faremos sem Ele?”.

Já em Atos 2, encontramos o relato da festa de Pentecostes e a ma-nifestação do Espíri-to Santo sobre a vi-da dos discípulos. É quando eles foram desafiados a tomar a primeira atitude em prol do Evangelho sem que Jesus esti-vesse por perto. En-quanto alguns eram tomados pelo poder do Espírito, outros

BOLETIM INFORMATIVO | ANOX | Nº 484 | 22 DE SETEMBRO DE 2013

“Emaús”, por John Chhana (2013)

Page 2: Pastoral É com você mesmo! O - Igreja Metodista em Itaberaba · a igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue. Isso não ... dócio universal de todos os crentes, cada

questionavam a integridade dos discípulos, dizendo estarem eles em-briagados (At 2:13). A legitimidade e a integridade do que Deus estava fazendo foram colocadas em questão. Alguém precisava fazer alguma coisa, pois Jesus não estava lá para defender ou orientar os discípulos. Pedro então faz uma leitura clara daquele cenário. Por isso, ele se levan-ta, adverte quem está questionando o que acontece ali e passa a pregar o Evangelho (At 2:14-36).

Assim como ocorreu com os discípulos, precisamos aprender a não vi-ver na dependência de uma pessoa. Mesmo quando o líder, o pastor ou o discipulador não está por perto, as coisas precisam acontecer. A obra de Deus não pode depender da iniciativa de poucas pessoas e, por is-so, cada membro do corpo tem sua responsabilidade. Além do mais, há e sempre haverá situações nas quais estaremos sozinhos e precisare-mos tomar uma atitude, pois temos de fazer a diferença. Somos desafia-dos a ser sacerdotes uns dos outros, a cuidar e dar apoio aos mais fra-cos. E essa não é uma tarefa exclusiva do pastor ou dos líderes da igre-ja. Todo(a) aquele(a) que conhece a Jesus recebe a unção, a autorida-de e o poder vindos do Espírito Santo para ser sal e luz neste mundo.

Os discípulos foram enviados a fazer outros discípulos e discípulas. Pa-ra tanto, o Senhor lhes enviou o Espírito Santo, a fim de que, mesmo

sem a presença física de Jesus, eles pudessem agir co-mo Ele próprio, pois tinham o mesmo Espírito atuando sobre suas vidas.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ Deus não será maior se O respeitares, mas tu serás maior se O servires.

Agostinho de Hipona, fi lósofo e teólogo cristão (354-430)

Refl exão

Você pode confi ar em DeusEm Atos 20, quando o apóstolo Paulo está fazendo um discurso para alguns presbíteros da igre-ja de Éfeso, ele diz que eles de-vem cuidar do rebanho de Deus, a igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue. Isso não é notável? Deus, com Seu próprio sangue? É claro, Paulo poderia es-miuçar isso, poderia explicar só um pouco mais. Isto é, ele poderia di-

Page 3: Pastoral É com você mesmo! O - Igreja Metodista em Itaberaba · a igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue. Isso não ... dócio universal de todos os crentes, cada

zer que não se trata do Pai Celestial, mas do Filho de Deus, Jesus, que é o próprio Deus e, por ser Deus, Ele dá Sua vida. Portanto, é apropria-do dizer que Deus derramou Seu sangue. Foi isso que Paulo quis dizer.

Contudo, não deixe o choque da linguagem impedir seu entendimento. Esta é a ação de Deus em Cristo Jesus, no Deus-Homem. Esta não é a morte de um ser humano, e nada mais. É um ser humano que também era o Deus Vivo, o qual foi pendurado numa cruz não por ter sido força-do pelas circunstâncias, mas porque Ele trazia sobre Si a promessa da semente da mulher vindo para esmagar a cabeça da serpente por meio de Sua própria morte.

“Levando o pecado e rudemente zombado,Ele permaneceu em meu lugar condenadoCom Seu sangue, o meu perdão ele selou!Aleluia! Que grande Salvador!”É apropriado falar do Deus que morre.

No fim da Primeira Guerra Mundial, a mais sangrenta, disparatada e estúpida guerra, muitos poetas ingleses, como Wilfred Owen e Rupert Brook, escreveram algumas poesias muito comoventes sobre a selvage-ria da guerra. Uma das menores obras, de Edward Shillito, era chamada “Jesus das Cicatrizes”. Nela, o poeta termina dizendo:

“Outros deuses eram fortes, mas Tu eras fraco;Eles cavalgaram, mas cambaleaste até Teu trono;E, às nossas feridas, só as feridas de Deus podem falar.E nenhum deus possui feridas, além de Ti”.

Então, quando encaramos as desolações da incerteza, quando há sofri-mento e agonia em nossas vidas ou no mundo, e nos perguntamos o que Deus está fazendo e não temos respostas, relemos o livro de Jó, essa literatura sapiencial, e ouvimos Deus dizendo: “Você não entende tudo”. Nós podemos agora adicionar mais uma coisa: somente Deus pode fa-lar com as nossas feridas. “E nenhum deus possui feridas, além de Ti.”

Você pode confiar em um Deus que não é apenas soberano, mas que sangra por você. E, às vezes, quando não há outras respostas para sua

culpa, ou seus medos, ou suas certezas, ou sua angús-tia, há um lugar inalterável para você permanecer de pé: o solo diante da cruz.

Por D.A. Carson, pastor evengélico canadense

“ Importune o trono da graça e seja persistente em oração. Só assim você receberá a misericórdia de Deus

John Wesley, teólogo cristão britânico, precursor do metodismo (1703-1791)

Page 4: Pastoral É com você mesmo! O - Igreja Metodista em Itaberaba · a igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue. Isso não ... dócio universal de todos os crentes, cada

Espaço do DiscipuladoPapel dos líderes de discipuladoOs líderes dos Pequenos Grupos são, antes de tu-do, discípulos e discípulas que atenderam ao chama-do do Senhor para a desa-fiadora tarefa de capitane-ar um PG. O principal re-quisito para um líder de PG é ser temente e obediente a Deus. O que determina a eficácia de sua liderança é o quanto ele ou ela tem tido experiências com o Espírito Santo. João Wesley, no início do movimento metodista, dizia o seguinte para os líderes dos pequenos grupos de então: “Permita que o fogo de Deus incendeie você! Deixe o seu coração queimar e as pessoas virão para ver você pegando fogo!”.

O líder de PG não é um “minipastor”. Contudo, na perspectiva do sacer-dócio universal de todos os crentes, cada um de nós é chamado a ze-lar, cuidar, discipular e pastorear os outros. O(a) pastor(a) é a personifi-cação institucional da figura pastoral, mas todos(as) são chamados(as) a pastorear. Nesse sentido, o(a) líder de PG auxilia os pastores de maneira concreta e sistemática no cuidado da igreja; o encontro semanal do PG é apenas uma parte das suas funções.

Nossa igreja adotou uma metodologia de grupos de discipulado em que a figura pastoral não se altera em nada; ou seja, os pastores continuam pastoreando e sendo responsáveis pela igreja. Mas, numa igreja saudá-vel, esse cuidado precisa ser delegado e supervisionado. É o que esta-mos fazendo e tem sido uma benção! Os líderes têm sido acompanha-dos e contam com o apoio e a confiança dos pastores. Quem participa de um PG deve contar com seu(sua) líder, mas também deve apoiá-lo(a) e ajudá-lo(a) no cuidado do grupo. Assim, todos juntos caminhamos pa-ra o alvo, que é Cristo Jesus.

Equipe Pastoral da IM em Itaberaba

AvisosAniversário de Santana de ParnaíbaNeste mês, nossa Congregação em Santana de Parnaíba completa 17 anos de vida e missão. Para agradecer e louvar a Deus por tudo o que Ele tem feito ao longo desse tempo, preparamos uma programação especial:

22/9Rev. Tiago Valentin – pastor local e Coral da IM em Itaberaba;29/9Seminarista Marcelo – Congregação Metodista em Jd. Britânia.

Page 5: Pastoral É com você mesmo! O - Igreja Metodista em Itaberaba · a igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue. Isso não ... dócio universal de todos os crentes, cada

Acampamento Regional de CriançasSão 125 vagas para meninos e meninas de 6 a 11 anos de idade (no má-ximo 10 crianças por igreja).

Tema: Crianças Unidas em Amor;

Dia: Dias 19 e 20 de outubro de 2013;

Local: Acampamento Alabama (São Roque);

Idade: De 6 a 11 anos (no máximo 10 crianças por igreja)

Inscrições: Pelo site 3re.metodista.org.br, até o dia 11 de outubro de 2013;

Investimento: Até 20 de setembro, R$ 180,00, à vista ou em três vezes de R$ 64,00 (27/07, 27/08 e 27/09). Depois disso, até 11 de outubro, R$ 195,00. Esse valor inclui estadia, alimentação, material e transporte.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver-sos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da pasto-ra Laura), do Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Ma-rilene, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Te-reza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos semina-ristas Edmilson e Michelly;

• Pelos Pequenos Grupos e seus lideres;

• Pelos alvos dos PG’s;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo 41º Concílio Regional que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral É com você mesmo! O - Igreja Metodista em Itaberaba · a igreja de Deus, que Ele comprou com Seu próprio sangue. Isso não ... dócio universal de todos os crentes, cada

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel.Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja in-tercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se ache-gam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Aniversariantes23/9 Kathllem Viana Benelli Centemo

24/9 Eduardo Benelli Centemo

25/9 Renata Rodrigues Marques Sanches

27/9 Marcel Fogaça de Oliveira

28/9 Rúbia Nakagama Pozzi

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (22/9) PRÓX. DOMINGO (29/9)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Weslley

INTERCESSÃO Roberto/Tiago Emerson/Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Marcel Toninho

MINISTÉRIO INFANTIL Jonathan/Laura/Mari Wada Não haverá atividade

LOUVOR Geração Eleita Juvenis

OPERADOR DE SOM Tiago Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Samuel Pr. Tiago/Salete

PREGADOR Pra. Laura Tiago

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www.metodistaitaberaba.com.brouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago