Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U alegria, que o será para todo o povo: é que...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U ma das experiências espi- rituais mais marcantes que vivenciamos com Deus é quando somos surpreendidos por Ele. Às vezes achamos que o des- fecho de certas situações será de uma maneira, mas Deus nos sur- preende, por conta do Seu cuida- do, do Seu capricho, da Sua graça, da abundância com que nos aten- de, e faz mais e melhor do que es- perávamos! O mais correto seria que o agir de Deus não nos causasse tanta estranheza. Mas isso acontece porque pensamos que Deus irá agir de acordo com nossos parâ- metros. Por exemplo, quando nos esforçamos em realizar algo no nosso traba- lho e pedimos a bênção de Deus, “sabemos” que o resultado virá. E aí as coi- sas fogem do nosso controle, acontecem de um jeito inesperado e acabam sain- do muito melhor do que esperávamos, deixando-nos surpresos com o que Deus fez. Ora, se pedimos a bênção d’Ele, não seria previsível que o resultado fos- se o melhor possível? Então por que nos surpreendemos? Simplesmente porque não confiamos de fato que Deus irá se manifestar além dos parâmetros naturais. Algo muito semelhante aconteceu com os reis magos. Ao procurarem o “novo rei”, foram ao palácio de Herodes, e lá não O encontraram. De fato, a lógica dos magos estava certa. Afinal, lugar de rei nascer é num palácio. Mas essa não era a lógica de Deus e eles foram surpreendidos ao achar a manifestação da glória, do poder e da majestade do Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Criador do céu e da terra, numa suja e precária estrebaria, envolto em trapos e deitado numa manjedoura. Que Deus surpreendente! Será que algum dia iremos parar de nos surpreender com Deus? De fato não. Ainda que creiamos e esperemos que Ele faça o extraordinário, nunca seremos capazes de alcançar a mente de Deus, pois nossos parâmetros são humanos, e não divinos. Deus se manifesta a nós basicamente de três formas: pela natureza, por Sua Pa- lavra e por meio dos Seus filhos e filhas. Creio que precisamos de um Natal sur- preendente, um Natal em que Deus se manifeste na simplicidade, em lugares e pessoas inesperados. Ao nascer num curral, Jesus mostrou que a graça e o amor de Deus são tão abrangentes que podem alcançar aquele que está no lu- gar mais humildade e improvável. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº 599 | 13 DE DEZEMBRO DE 2015 “A Adoração dos Magos”, de Alexandre-François Caminade (1831)

Transcript of Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U alegria, que o será para todo o povo: é que...

Page 1: Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Da-vi, o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 2:10-11).

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Encontrando Deus em lugares inesperados

Uma das experiências espi-rituais mais marcantes que vivenciamos com Deus é

quando somos surpreendidos por Ele. Às vezes achamos que o des-fecho de certas situações será de uma maneira, mas Deus nos sur-preende, por conta do Seu cuida-do, do Seu capricho, da Sua graça, da abundância com que nos aten-de, e faz mais e melhor do que es-perávamos!

O mais correto seria que o agir de Deus não nos causasse tanta estranheza. Mas isso acontece porque pensamos que Deus irá agir de acordo com nossos parâ-metros. Por exemplo, quando nos esforçamos em realizar algo no nosso traba-lho e pedimos a bênção de Deus, “sabemos” que o resultado virá. E aí as coi-sas fogem do nosso controle, acontecem de um jeito inesperado e acabam sain-do muito melhor do que esperávamos, deixando-nos surpresos com o que Deus fez. Ora, se pedimos a bênção d’Ele, não seria previsível que o resultado fos-se o melhor possível? Então por que nos surpreendemos? Simplesmente porque não confi amos de fato que Deus irá se manifestar além dos parâmetros naturais.

Algo muito semelhante aconteceu com os reis magos. Ao procurarem o “novo rei”, foram ao palácio de Herodes, e lá não O encontraram. De fato, a lógica dos magos estava certa. Afi nal, lugar de rei nascer é num palácio. Mas essa não era a lógica de Deus e eles foram surpreendidos ao achar a manifestação da glória, do poder e da majestade do Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Criador do céu e da terra, numa suja e precária estrebaria, envolto em trapos e deitado numa manjedoura. Que Deus surpreendente!

Será que algum dia iremos parar de nos surpreender com Deus? De fato não. Ainda que creiamos e esperemos que Ele faça o extraordinário, nunca seremos capazes de alcançar a mente de Deus, pois nossos parâmetros são humanos, e não divinos.

Deus se manifesta a nós basicamente de três formas: pela natureza, por Sua Pa-lavra e por meio dos Seus fi lhos e fi lhas. Creio que precisamos de um Natal sur-preendente, um Natal em que Deus se manifeste na simplicidade, em lugares e pessoas inesperados. Ao nascer num curral, Jesus mostrou que a graça e o amor de Deus são tão abrangentes que podem alcançar aquele que está no lu-gar mais humildade e improvável.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIII | Nº599| 13 DE DEZEMBRO DE 2015

“A Adoração dos Magos”, de Alexandre-François Caminade (1831)

Page 2: Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Da-vi, o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 2:10-11).

Que neste Natal a manifestação de Deus em nós, por meio dos nossos gestos e palavras, possa causar surpresa em muitas pessoas. Que, ao sermos simples e humildes como o menino Deus, possamos testemunhar que Ele veio para todos e todas.

Desejando ser surpreendido por Deus,

Rev. Tiago Valentin

“ Foi o orgulho que transformou anjos em demônios; é a humildade que faz homens serem como anjos. ”

Agostinho de Hipona, doutor da Igreja (354-430)

ReflexãoNatal: comemorar ou não?

Se há uma data que traz incontáveis controvérsias no meio cristão é o Na-tal. É comum vermos grupos procuran-do demonstrar sua origem pagã, o pro-blema da árvore, os símbolos controver-sos, seu desvirtuamento, a escolha de 25 de dezembro etc.

Respeito quem decida não comemorar o Natal, mas não é aceitável que vejam como anátema os cristãos que o fazem.

Levantarei aqui alguns aparentes “problemas” e, de forma sucinta, darei as devi-das explicações.

1º Problema: A comemoração do Natal tem “origem pagã”. Iniciou-se possivel-mente em 354 d.C. Era originalmente uma festa dos povos pagãos, chamada Sa-turnália.

Resposta: Discordo dessa tese. Biblicamente falando, o Natal tem uma origem bem anterior, mais precisamente três séculos antes, quando, numa noite escura, um anjo do Senhor desceu onde pastores guardavam seu rebanho durante as vi-gílias da noite e lhes anunciou: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de gran-de alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Da-vi, o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 2:10-11).

Esse mensageiro dos céus avisou que ocorrera o maior acontecimento da Histó-ria: nascia aquele que haveria de redimir as nações, aquele que veio trazer luz às trevas, aquele que haveria de mudar completamente nossas vidas. E, para mos-trar a grandiosidade do acontecimento, surgiu no céu um coral das milícias ce-lestiais, iluminando a noite escura e louvando a Deus dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas!” (Lc 2:14)

Sem dúvida alguma, esta foi a primeira cantata de Natal. Hoje, a igreja é uma comuni-dade de fé que continua celebrando a Cristo e tudo o que diz respeito ao Seu Reino.

A igreja é, por excelência, um centro de celebrações: enfeitamo-la para os casa-mentos e nela comemoramos a Páscoa, o Dia de Ação de Graças, o Dia do Pas-tor, o aniversário da igreja, as bodas de nossos casais… (Ironia: as igrejas que são contra o Natal costumam comemorar todas as festas judaicas do Antigo Tes-tamento.) Creio que, por uma questão de coerência, os que defendem a não co-memoração do Natal também deveriam deixar de celebrar essas outras datas. Es-queça o seu aniversário de casamento e os 15 anos da sua filha.

Page 3: Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Da-vi, o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 2:10-11).

Ora, nossa vida é constituída daqueles acontecimentos que chamamos de cotidia-nos, mas também de eventos especiais e marcantes. Sem a lembrança das coisas passadas e dos eventos significativos, tornamo-nos duros, secos, e nos esquece-mos dos feitos do Senhor. O salmista nos ensina: “Recordarei os feitos do Senhor; sim, me lembrarei das tuas maravilhas” (Sl 77:11).

O nascimento do Salvador fora profetizado e ansiosamente aguardado por todos os profetas. Esse dia foi tão sonhado que eles já o celebravam por antecipação. E por que, depois de ocorrido, não haveríamos de rememorar o cumprimento de tão grandiosa promessa?

Natal nada mais é do que recordar o maior presente que Deus concedeu à hu-manidade.

2º Problema: O mundo comemora de forma errada, com comidas, bebidas, gas-tanças, Papai Noel…

Resposta: Se o mundo se apropriou e desvirtuou aquilo que deveria ser essen-cialmente objeto da fé, não temos nada com isso. Ele fez o mesmo com a Páscoa, mas nem por isso vamos deixar de lembrar o sofrimento e a ressurreição de Cristo.

Agora, se este mundo comemora o Natal de forma errada, cabe a nós, Igreja, mostrar o verdadeiro sentido da comemoração, e não suprimi-la. Seria jogar fora a água suja com a criança dentro.

Para isso, façamos cantatas nas praças, encenações nas igrejas, cultos com men-sagens temáticas, e convidemos o “mundo” a assistir.

3º Problema: O dia 25 de dezembro era dedicado ao “Deus-Sol”, o “Sol Invictus”.

Resposta: Não vejo impedimento para que uma data dedicada a uma comemo-ração pagã seja transformada numa celebração cristã. Eu não veria problemas se, após a conversão em massa de nosso país, transformássemos o Carnaval numa festa não mais da “carne”, mas da ação do Espírito em nossas vidas. Alguém se oporia a tão preciosa mudança?

Paulo, quando esteve em Atenas, não teve pudores em dizer que o “Deus Des-conhecido” que os atenienses adoravam era precisamente o Cristo que ele esta-va anunciando! E, daquele altar pagão, podiam vislumbrar o Salvador de sua pre-gação.

Hoje, portanto, já não é mais o “Sol Invictus” que é lembrado nessa data, mas Je-sus. Afinal, o Salvador também é retratado na Bíblia como sol: “Nascerá o sol da justiça, trazendo salvação” (Ml 4:2). Ele é o “sol nascente das alturas” que veio pa-ra “alumiar os que jazem nas trevas” (Lc 1:78-79).

4º Problema: Não sabemos realmente a data em que Jesus nasceu.

Resposta: O fato de não sabermos a data real não impede que comemoremos o nascimento de Jesus. Até hoje, há pessoas que não sabem a verdadeira data de seu nascimento e nem por isso a comemoração “convencionada” é menos verda-deira ou sem sentido.

Na verdade, o “dia” é o que menos importa. Poderíamos fazê-lo em julho, agos-to ou outubro. O principal é reconhecer o “fato”, ou seja, a encarnação, a confis-são de que Jesus veio ao mundo em carne. Mas adivinha quem não gosta de ser lembrado disso. Ele mesmo: o Diabo! “Todo espírito que confessa que Jesus Cris-to veio em carne é de Deus” (1 Jo 4:2). Entretanto, “muitos enganadores têm sa-ído pelo mundo afora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; as-sim é o enganador e o anticristo” (2 Jo 7).

Page 4: Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Da-vi, o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 2:10-11).

5º Problema: A árvore de Natal é uma representação da antiga adoração a Ase-ra (ou Astarote).

Resposta: Um mesmo objeto pode ter significados simbólicos diferentes, depen-dendo do contexto. O arco-íris, por exemplo, é hoje reconhecido como símbolo do movimento LGBT. Mas, se eu usá-lo na igreja, não significa apoio a tal movimen-to. Para mim, o arco-íris sempre será visto como o “sinal da aliança de Deus” fir-mada com Noé (Gn 9:13).

Se, num passado distante, a árvore era associada a Astarote, hoje nós a identifica-mos com o homem e a mulher que confiam em Deus e cuja esperança é o Senhor: “Porque ele é como a árvore plantada junto às águas (…) e a sua folha fica sempre verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Jr 17:8).

Se, no passado, símbolos e enfeites apontavam para falsos deuses, hoje, entre-tanto, a estrela ou as velas do Advento apontam para um só: Cristo!

Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos, ao lado de rituais de sacrifício, em honra a Zeus, cuja estátua ficava em Olímpia. Seriam hoje vetados aos cristãos por conta de sua origem pagã? Obviamente não, pois muitos cristãos têm teste-munhado a sua fé por meio deles.

Bem, se até aqui você não se convenceu, não adianta continuar. Quanto a mim, é sempre no mesmo espírito de alegria e assombro dos magos e dos pastores que comemoro esse dia.

Um Feliz Natal a todos que se alegram no Senhor Jesus!

Por Daniel Rocha, pastor da I.M. Central em Santo André (SP)

Avisos

Recesso das atividades da igreja

Escola Dominical:• Dias 3, 10, 17, 24 e 31/1 – Não haverá aula;• Dia 31/1 – Capacitação dos(as) professores(as);• Dia 7/2 – Volta às aulas.

Tarde de Oração• No dia 22/12, a atividade será suspensa, voltando no dia 26/1.

Culto de Libertação• Nos dias 25/12 e 1º/1, o culto não será realizado, voltando no dia 8/1.

Pequenos Grupos• No período de 21/12 a 9/1, não haverá os encontros;• Na semana de 11/1 a 16/1,

ficará a cargo de cada PG decidir se irá reunir-se ou não;• Do dia 18/1 em diante, todos os PG voltam a se encontrar.

Alimentando Vidas• Nos dias 21/12, 28/12 e 4/1, não haverá atividades,

que serão retomadas em 11/1.

Novidade de Vida• Nos dias 22/12, 29/12 e 5/1, não haverá atividades,

que retornarão em12/1.

Page 5: Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Da-vi, o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 2:10-11).

Nova Escola DominicalO Ministério da Escola Dominical, em parceria com o Ministério de Trabalho com Crianças, está desenvolvendo uma nova estrutura para a nossa escola bíblica. O trabalho com crianças será todo reformulado, com novo material, o berçário em local mais adequado e novas pessoas no ministério. Mas a grande novidade é que, aos domingos de manhã, haverá um culto inteirinho dedicado às crianças.

As classes de pré-adolescentes e de juvenis serão mantidas como estão, mas, pa-ra os jovens, mulheres e homens, há novidades. As classes serão organizadas por tema. Cada um(a) poderá escolher o tema que quiser estudar, independentemente da idade ou do gênero. O que vai determinar as turmas serão os temas.

No início de 2016, serão oferecidos quatro estudos. Os dois primeiros – “O Poder da Fé”, com a professora Marilene, e “Questões Emocionais e a Fé”, com a profes-sora Deborah – serão ministrados de fevereiro até o fim de junho. Os outros dois estudos – “Antigo Testamento”, com o professor Silas, e “Novo Testamento”, com a professora Claudete – durarão o ano todo.

A nova estrutura será inaugurada no dia 7 de fevereiro de 2016, com Culto às 9h00 e Escola Dominical às 10h00.

Programação de fim de anoHOJE Cordel de Natal (para as crianças), às 19h00;

19/12 (sábado) – Celebração Regional do Natal, às 16h00, na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp);

20/12 (domingo) – Cantata de Natal do Coral, às 19h00;

24/12 (quinta-feira) – Culto de Natal, às 20h00;

31/12 (quinta-feira) – Culto de Fim de Ano, às 21h30.

Aniversariantes14/12 Marcelo Perazza;

15/12 Artur Ricardo Conceição Silva;

19/12 Giulia dos Santos Chinello.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Agnaldo (irmão do Roberto), do Car-los (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Edelita (irmã da Marile-ne), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Es-trozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Ma-

ria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria Jo-sé), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio) e do Wanderlei;

• Pela Clínica Neemias;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Page 6: Pastoral Encontrando Deus em lugares inesperados U alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Da-vi, o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 2:10-11).

I g r e j a M e t o d i s t a e m

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (13/12) PRÓX. DOMINGO (20/12)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Tiago

INTERCESSÃO Tiago/Edward Edward/Manoel

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Não haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

OPERADOR DE CÂMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pra. Laura/Pr. Tiago

PREGADOR Pr. Laura Pr. Tiago

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner