PASTORAL “Eu quero morrer!” E - metodistaitaberaba.com.br · essa mensagem de cura, de...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA PASTORAL “Eu quero morrer!” E sta frase é muito pesada e, infelizmente, nós a temos ouvido mais do que gostaríamos ou do que poderíamos achar normal, se é que isso é possível. Mas o que leva alguém a dizer tal coisa? O que faz algu- mas pessoas acharem que o melhor que pode lhes acontecer é a morte? São muitas as causas que podem levar alguém a achar que é melhor abrir mão de sua vida: perdas, decepções, frustrações, sofrimentos, dúvidas... Muitas vezes nos deparamos com pessoas que vivem em verdadeiro esta- do de morte. Sua vida está cercada de sinais de morte, de desesperança e de desgraça - ausência da Graça. Para tais pessoas, a morte seria o mes- mo que atenuar sua dor, a derradeira chance de viver algo em plenitude, ainda que seja a própria morte. Invariavelmente ficamos atônitos e nos sentimos impotentes diante de pessoas que nos dizem que querem morrer e, quando menos esperamos, nos pegamos reprovando essas pessoas, pois o senso comum nos diz que de modo algum devemos querer a própria morte. E, de certa forma, isso realmente está correto, uma vez que Deus é o senhor da vida. Podemos também considerar nessa situação aqueles idosos que chegam a um ponto de suas vidas em que entendem que já cumpriram sua carreira e, ainda que não queiram morrer, já se sentem preparados para serem re- colhidos. Confesso que admiro irmãos e irmãs que têm tamanha maturida- de, consciência e fé, a ponto de dizerem isso a Deus. Mas, quando ouvimos um adolescente, um jovem casado, uma mulher no auge de sua vida dizer que quer morrer, isso nos causa assombro. Qual é o problema com essas pessoas? Há muitas variáveis, entre elas questões fí- sicas, emocionais ou circunstanciais. Mas o que mais deve nos pre- ocupa é a questão es- piritual, pois uma pes- soa que deseja morrer BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 395 • 4 DE DEZEMBRO DE 2011

Transcript of PASTORAL “Eu quero morrer!” E - metodistaitaberaba.com.br · essa mensagem de cura, de...

Page 1: PASTORAL “Eu quero morrer!” E - metodistaitaberaba.com.br · essa mensagem de cura, de restauração e de libertação ... A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

PASTORAL

“Eu quero morrer!”

Esta frase é muito pesada e, infelizmente, nós a temos ouvido mais do que gostaríamos ou do que poderíamos achar normal, se é que isso é possível. Mas o que leva alguém a dizer tal coisa? O que faz algu-

mas pessoas acharem que o melhor que pode lhes acontecer é a morte?

São muitas as causas que podem levar alguém a achar que é melhor abrir mão de sua vida: perdas, decepções, frustrações, sofrimentos, dúvidas... Muitas vezes nos deparamos com pessoas que vivem em verdadeiro esta-do de morte. Sua vida está cercada de sinais de morte, de desesperança e de desgraça - ausência da Graça. Para tais pessoas, a morte seria o mes-mo que atenuar sua dor, a derradeira chance de viver algo em plenitude, ainda que seja a própria morte.

Invariavelmente ficamos atônitos e nos sentimos impotentes diante de pessoas que nos dizem que querem morrer e, quando menos esperamos, nos pegamos reprovando essas pessoas, pois o senso comum nos diz que de modo algum devemos querer a própria morte. E, de certa forma, isso realmente está correto, uma vez que Deus é o senhor da vida.

Podemos também considerar nessa situação aqueles idosos que chegam a um ponto de suas vidas em que entendem que já cumpriram sua carreira e, ainda que não queiram morrer, já se sentem preparados para serem re-colhidos. Confesso que admiro irmãos e irmãs que têm tamanha maturida-de, consciência e fé, a ponto de dizerem isso a Deus. Mas, quando ouvimos um adolescente, um jovem casado, uma mulher no auge de sua vida dizer que quer morrer, isso nos causa assombro.

Qual é o problema com essas pessoas? Há muitas variáveis, entre elas questões fí-sicas, emocionais ou circunstanciais. Mas o que mais deve nos pre-ocupa é a questão es-piritual, pois uma pes-soa que deseja morrer

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 395 • 4 DE DEZEMBRO DE 2011

Page 2: PASTORAL “Eu quero morrer!” E - metodistaitaberaba.com.br · essa mensagem de cura, de restauração e de libertação ... A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011

provavelmente já está morta espiritualmente. A morte física seria apenas a complementação ou concretização exterior ou física de algo que den-tro dela já é uma triste realidade. Pessoas nessas condições ainda não co-nhecem ou, se conhecem, ainda não compreenderam a proposta liberta-dora de uma vida abundante para aqueles que caminham com o Senhor, abundância que se vive a partir de uma nova vida em Cristo Jesus. N’Ele, nossa vida ganha sentido, valor e propósito, indo além da limitação tem-poral, pois e torna eterna e, por isso, abundante!

Jesus sinaliza uma única possibilidade de se perder a vida, que é a de en-tregá-la a Ele. Quem quiser ganhar a verdadeira vida deve abrir mão des-sa existência passageira e terrena em favor de uma vida eterna e celestial. E a grande maravilha dessa proposta é o fato de que já podemos desfru-tar da vida eterna a partir do exato momento em que optamos por entre-gar nossa vida ao Senhor que a deu para nós.

Precisamos crer que Deus pode libertar aqueles(as) que estão presos(as) pelos laços da morte e então anunciar essa mensagem de cura, de restauração e de libertação da alma, do corpo e do espírito dos cativos e oprimidos.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

CIDADANIA

Carta Pastoral sobre o RacismoVocê conhece a Carta Pastoral sobre o Racismo lan-çada pelo Colégio Episcopal da Igreja Metodista em maio passado? Com o título Racismo – Abrindo os Olhos para Ver e o Coração para Acolher, esse documento é uma ferramenta para ajudar as igrejas e demais segmentos metodistas a caminhar no testemunho do amor de Deus, rompendo pre-conceitos, quebrando ideias racistas e sendo solidá-rios com as lutas da comunidade negra para alcan-çar os direitos sociais e de cidadania que ainda lhe são negados.

Principais vítimas da violência urbana, alvos prediletos dos homicidas e dos excessos policiais, os jovens negros lideram o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres e dos que recebem os salários mais bai-xos do mercado. Eles encabeçam, também, a lista dos desempregados, dos analfabetos, dos que abandonam a escola antes de tempo e dos que têm maior defasagem escolar.

A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011 como Ano In-ternacional dos Afrodescendentes com o objetivo de fortalecer ações na-

Page 3: PASTORAL “Eu quero morrer!” E - metodistaitaberaba.com.br · essa mensagem de cura, de restauração e de libertação ... A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011

cionais e regionais, além da cooperação internacional, para o benefício das pessoas descendentes de africanos no que se refere ao total usufruto de seus direitos econômico, cultural, social, civil e político, à sua partici-pação e integração em todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais da sociedade e à promoção de maior conhecimento e respeito por seus patrimônios e culturas.

Pois o ano está acabando e a maioria da população afrodescendente bra-sileira ainda não é acolhida com dignidade e respeito, com direito a saú-de, educação, lazer e trabalho com remuneração digna.

O povo negro desde sempre foi alvo do amor de Deus, mas nem sempre do amor humano. Ainda sofre o estigma da cor e da escravização, a herança de exclusão pela abolição sem direitos. Chora a morte de seus meninos e jo-vens, pela falta de perspectiva de um futuro melhor, e o desamparo de suas meninas-mães, que veem na gravidez uma esperança por não terem mais o que esperar. É um povo que busca força onde já não há esperança e so-brevive, apesar de ganhar os menores salários, ocupar os mais baixos car-gos e morar nas periferias abandonadas pelos poderes públicos.

Os jovens negros ainda sofrem com os estereótipos de marginais, tromba-dinhas, assaltantes etc., sendo comuns as abordagens policiais e de segu-ranças de shoppings e supermercados marcadas por agressões, às vezes com consequências fatais, como tem sido noticiado na mídia.

Estudos apontam o alto nível de mortalidade do jovem negro, o que é alarmante, pois se trata de um verdadeiro genocídio da juventude negra. Os jovens negros vivem muito mais expostos à violência produzida pela sociedade, da qual eles são vítimas desde a infância, pela exclusão social, expostos a organizações criminosas e à agressão de instituições que deve-riam zelar por sua segurança, tudo em decorrência dos estereótipos nega-tivos. A situação das mulheres jovens negras também é marcada pela vio-lência. Elas ainda são as mais expostas ao tráfico e à exploração sexual, à gravidez precoce, à prostituição e a trabalhos menos valorizados.

É tempo de valorizar a juventude negra como sujeitos de sua história. É tempo de ouvir sua voz, que ecoa nos movimentos de periferia. É tempo de ouvir a juventude negra metodista, que muitas vezes tem mantido si-lêncio sobre sua identidade afrodescendente, ocultada no contexto reli-gioso. Mas que também tem levantado sua voz sobre as violências sofri-das enquanto jovens negros e negras, como na primeira Pastoral da Ju-ventude Negra Metodista, atuante no Rio de Janeiro.

A Igreja Metodista, “comunidade a serviço do povo”, é chamada a pen-sar no povo negro e na juventude negra com solidariedade e amor. Que esta igreja seja um espaço de escuta e acolhimento da comunidade negra e agregue todo o seu potencial na construção de uma igreja que contem-ple a diversidade étnico-racial.

Page 4: PASTORAL “Eu quero morrer!” E - metodistaitaberaba.com.br · essa mensagem de cura, de restauração e de libertação ... A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011

A Carta Pastoral sobre o Racismo está disponível na internet. Acesse http://www.metodista.br/fateo/noticias/Pastoral_Racismo_completa.pdf.

Texto adaptado do site da 3ª. Região Eclesiástica

ESPAÇO DOS MINISTÉRIOS

Uma igreja sensível e solidáriaO Ministério de Ação Social vem agradecer a toda a igreja pela evolução significativa da participação dos irmãos e irmãs em nossas atividades nes-te segundo semestre de 2011.

Cremos que a igreja está mais alegre e solícita aos nossos apelos, tornan-do-se mais consciente do potencial que tem para ajudar aqueles que pre-cisam e mais sensível em amar e ser solidária com o próximo.

Deus tem nos abençoado em abundância e temos percebido que, quan-to mais compartilhamos com nossos irmãos, além de abençoá-los, mais abençoados somos.

O ano de 2012 está chegando, com mais atividades ministeriais e projetos maravilhosos, dos quais toda a igreja vai participar.

É fundamental que continuemos sendo fiéis em nossas doações, pois o Senhor abençoa aqueles que com alegria compartilham os frutos que d’Ele recebem.

Que Deus abençoe a todos!

Ministério de Ação Social

Avisos

Gincana em prol da Missão Metodista em EldoradoParticipe da gincana promovida pelo Ministério de Ação Social. Estamos arrecadando vários itens para serem enviados à comunidade em Eldora-do. Mais informações com Carla Stracke.

Page 5: PASTORAL “Eu quero morrer!” E - metodistaitaberaba.com.br · essa mensagem de cura, de restauração e de libertação ... A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011

Agradecimento do Ministério do SantuárioO Ministério do Santuário agradece às irmãs do projeto Construindo com Arte – Nurimar, Cida, Eizel e Eula –, bem como aos irmãos dos ministérios de Comunicação e Teatro – Maércio e Kadu – pela ajuda, carinho e esforço em fazer toda a decoração de Natal do templo de nossa igreja, neste ano. Acre-ditamos que essa união é sinal do grande mover de Deus em nossas vidas.De coração,Rose Assunção

Festa de fim de ano em Santana de ParnaíbaDia 17 de dezembro, às 18h00, nossa Congregação em Santana de Parnaí-ba fará sua festa de fim de ano. Todos os irmãos e irmãs estão convidados para compartilhar desse momento de grande alegria e celebração.

Programação de fim de ano da I.M. em Itaberaba4/12 (hoje) Culto de Santa Ceia e recepção de novos membros;

11/12Após a Escola Dominical, o Bazar de Natal (pela manhã)Cantata de Natal das crianças (à noite)

18/12 (domingo) Cantata de Natal do coral: “O Seu Reino Não Terá Fim”.24/12 (sábado) Culto às 20h00

25/12 (domingo)pela manhã não teremos Escola Dominical.Culto às 19h00

Dia 31/12 (sábado) Culto às 21h30

Dia 1/1 (domingo)pela manhã não teremos Escola Dominical.Culto às 19h00

Assinatura do No CenáculoAs assinaturas anuais da revista No Cenáculo devem ser feitas até hoje, com a Delta. O valor de cada assinatura é de R$ 22,50.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde de Antônio (irmão da Rosa), Bruno Estro-

zi, D. Herodias Dias da Silva, Maria José Cassu (de San-tana de Parnaíba), Maria Lígia, D. Marília (mãe da Ra-quel), Rafael (sobrinho do Sr. Manoel) e Tatiana Estrozi;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo Adriel Maia, da nossa Região;• Pelo Concílio Geral extraordinário que ocorrerá em 17 de dezembro

de 2011.Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin de-vem procurar o Pr. Tiago.

Page 6: PASTORAL “Eu quero morrer!” E - metodistaitaberaba.com.br · essa mensagem de cura, de restauração e de libertação ... A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Aniversariantes4/12 Julia Alcântara Rossi6/12 Silas Davi Santos7/12 Roseli Amaral Maria, Andrea Paplovskis Pinto,

Márcia Lílian Paviani e Rafael Feitosa Barbosa9/12 Sylvio Rossi Neto

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Manoel/Renata

GUARDADOR DOS CARROS Murillo Danilo Sanguin

MINISTÉRIO INFANTIL Ensaios para o Natal Cantata de Natal

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Cláudio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Silas Pra.Laura/Flávia Gonçalves

PREGADOR(A) Pra. Laura Pr. Tiago

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ouhttp://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago