Pastoral Mudança de hábito U - metodistaitaberaba.com.br · podem declarar: “Assim diz o...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Mudança de hábito U ma das tarefas mais difíceis que temos de enfrentar em nossa vida é a de reconhecer que há momentos em que estamos errados e que pre- cisamos mudar. Todos nós passamos por situações que nos incomo- dam, coisas que acontecem nas mais diferentes áreas da nossa vida, que nos tiram a paz, que nos entristecem, que nos aborrecem. Mas é preciso obser- var que nunca estamos isentos de uma porcentagem da responsabilidade pe- las situações em que nos encontramos. As pessoas envolvidas, os lugares e as circunstâncias também têm sua responsabilidade, mas nós não podemos ignorar a nossa parte. Eis aí o ponto de maior dificuldade: reconhecer onde estamos errando, assu- mir nossa responsabilidade e, o mais importante, mudar. Quando há algo er- rado acontecendo, nossa reação natural é a autodefesa, transferindo a maior carga ou toda a culpa do que está errado para quem quer que esteja envol- vido. Por exemplo, há pessoas que reclamam que a igreja tem muitas ativi- dades e que não estão dando conta, mas nem pensam em rever sua agenda social, pois entendem que a responsável pela falta de tempo é a igreja, e não todos os outros compromissos que elas têm nos fins de semana! Outras reclamam do comportamento dos filhos, mas não conseguem perce- ber que, na verdade, eles muitas vezes só estão reproduzindo o comporta- mento dos pais. Então, quem tem que mudar? Vemos famílias desmoronando, casamentos faz de conta, mas nenhum dos envolvidos pensa em ficar mais tempo em casa, pois ganhar dinheiro é o mais im- portante. Poderíamos fazer uma lista infin- dável de situações e os argumen- tos usados para se justificar serão sempre para provar que a culpa é de outra pessoa, e não de quem está se defendendo. Mas Jesus nos convida a gerar frutos dignos de arrependimento. BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 487 | 13 DE OUTUBRO DE 2013

Transcript of Pastoral Mudança de hábito U - metodistaitaberaba.com.br · podem declarar: “Assim diz o...

Page 1: Pastoral Mudança de hábito U - metodistaitaberaba.com.br · podem declarar: “Assim diz o Senhor”. É preciso encher o coração com Sua Palavra para falarmos do que está cheio

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Mudança de hábito

Uma das tarefas mais difíceis que temos de enfrentar em nossa vida é a de reconhecer que há momentos em que estamos errados e que pre-cisamos mudar. Todos nós passamos por situações que nos incomo-

dam, coisas que acontecem nas mais diferentes áreas da nossa vida, que nos tiram a paz, que nos entristecem, que nos aborrecem. Mas é preciso obser-var que nunca estamos isentos de uma porcentagem da responsabilidade pe-las situações em que nos encontramos. As pessoas envolvidas, os lugares e as circunstâncias também têm sua responsabilidade, mas nós não podemos ignorar a nossa parte.

Eis aí o ponto de maior difi culdade: reconhecer onde estamos errando, assu-mir nossa responsabilidade e, o mais importante, mudar. Quando há algo er-rado acontecendo, nossa reação natural é a autodefesa, transferindo a maior carga ou toda a culpa do que está errado para quem quer que esteja envol-vido. Por exemplo, há pessoas que reclamam que a igreja tem muitas ativi-dades e que não estão dando conta, mas nem pensam em rever sua agenda social, pois entendem que a responsável pela falta de tempo é a igreja, e não todos os outros compromissos que elas têm nos fi ns de semana!

Outras reclamam do comportamento dos fi lhos, mas não conseguem perce-ber que, na verdade, eles muitas vezes só estão reproduzindo o comporta-mento dos pais. Então, quem tem que mudar?

Vemos famílias desmoronando, casamentos faz de conta, mas nenhum dos envolvidos pensa em fi car mais tempo em casa, pois ganhar dinheiro é o mais im-portante.

Poderíamos fazer uma lista infi n-dável de situações e os argumen-tos usados para se justifi car serão sempre para provar que a culpa é de outra pessoa, e não de quem está se defendendo.

Mas Jesus nos convida a gerar frutos dignos de arrependimento.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 487 | 13 DE OUTUBRO DE 2013

Page 2: Pastoral Mudança de hábito U - metodistaitaberaba.com.br · podem declarar: “Assim diz o Senhor”. É preciso encher o coração com Sua Palavra para falarmos do que está cheio

Com frequência, uma situação só vai se alterar se nós nos modifi carmos an-tes. E para isso precisamos ter humildade e discernimento para enxergar nos-sa vida como de fato ela é, sem empurrar para os outros a responsabilidade pela situação em que nos encontramos. A saída mais fácil é sempre respon-sabilizar o outro, pois assim eu me isento, continuo na zona de conforto e não tenho de mudar. No entanto, continuo mal e fazendo mal para as pessoas.

Mudar hábitos não é fácil, mas, se o modo como estou acostumado a agir não me faz bem e, pior ainda, prejudica os outros, então eu preciso mudar.

Deus pode mudar toda e qualquer situação, mas o que promove ou o que ini-cia essa transformação é a nossa contrição e o nosso reconhecimento dian-te de Deus de que não somos perfeitos e que, por mais que tentemos fazer a coisa certa, muitas vezes erramos e precisamos ter a humildade de reco-nhecer isso para poder mudar. Somos chamados a parar de julgar as pes-soas, a parar de fazer fofoca, a parar de murmurar e reclamar o tempo todo,

a parar de transferir para os outros a nossa responsabilida-de. “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exalta-rá” (Tg 4:10).

Do amigo e pastor

Rev. Tiago Valentin

“ Deus sussurra em nossos ouvidos por meio do nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio da nossa dor; este é o Seu megafone para despertar o homem surdo.

” C.S. Lewis, escritor inglês (1898-1963)

Refl exãoCoração de servo, boca de profeta!A Igreja tem um chama-do essencialmente pro-fético. Ela é um ajun-tamento de homens e mulheres de fé, que servem ao Senhor dian-te dos homens; foi le-vantada pelo poder do Espírito para denunciar o pecado e anunciar a salvação em Cristo Je-sus. Não se estabeleceu antes do cumprimento da promessa da descida do Espírito, citada por Joel e confi rmada por Jesus: “Derramarei do meu Espírito sobre toda carne, e vos-sos fi lhos e fi lhas profetizarão” (Jl 2.28); “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo” (At 1.8).

O profeta Eliseu em vitral de santuário na Inglaterra

Page 3: Pastoral Mudança de hábito U - metodistaitaberaba.com.br · podem declarar: “Assim diz o Senhor”. É preciso encher o coração com Sua Palavra para falarmos do que está cheio

A unção profética era uma expressão comum ao povo de Israel, registrada por meio da vida e do testemunho de homens como Elias, Eliseu e muitos ou-tros. Dentre tantos afazeres, como orar, interceder, ser boca de Deus e trazer o conhecimento antecipado de coisas futuras, todo profeta tinha a incumbên-cia de preparar discípulos. Elias havia preparado Eliseu e Eliseu escolheu Ge-azi para acompanhá-lo e ajudá-lo na obra.

Eliseu tinha se revelado servo fiel na sua caminhada junto a Elias, até ele ser arrebatado pelo Senhor em uma carruagem de fogo. Seus olhos se mantive-ram fixos nos olhos do profeta, para enxergar como homem de Deus, discer-nindo entre o santo e o profano, entre aquilo que agrada a Deus e aquilo que entristece Seu coração; nas mãos do profeta, para realizar as mesmas obras; e em sua vida e unção, para ser abençoado e multiplicar o conhecimento que recebeu, fazendo discípulos. Diferentemente de Eliseu, seu jovem discípulo, Geazi, revelou-se um servo desaprovado ao buscar para si “os louros da vi-tória do profeta”. Andava com um homem de Deus, mas não aprendeu a ser um homem de Deus.

A intercessão ontem e hoje, assim como o ministério profético, está focada na necessidade de levantar e preparar homens e mulheres que tenham coração de servo aprovado e que saibam que seus dons não são para deleite próprio, mas para a edificação da Igreja, do próximo. Homens e mulheres com cora-ção sujeito à vontade de Deus, pois servir é cumprir o desejo de outrem; ser-vir a Deus nos dá a habilidade de servir ao próximo. Homens e mulheres com boca de profeta, que não falam de si mesmos; antes, tendo ouvido a Deus, podem declarar: “Assim diz o Senhor”. É preciso encher o coração com Sua Palavra para falarmos do que está cheio o coração.

Amados e amadas, a obra da intercessão nos nossos dias, como corda de oração que se estende para alcançar vidas e projetos, deve manter a unção profética de homens como Elias e Eliseu, que, tendo sido ensinados pelo Se-nhor e pelo exemplo de servos fiéis, realizaram feitos tremendos de restaura-ção de altares e vidas, mantendo o compromisso de fazer discípulos e discí-pulas que vivam experiências de homens e mulheres de Deus.

Jesus, em Seu ministério, realizou feitos semelhantes aos desses homens de Deus. Ressuscitou, como ambos haviam feito; multiplicou pães, como Eliseu; e nos deu como promessa a possibilidade de vivermos e fazermos obras muito maiores.

Que o Senhor nos levante como servos fiéis, com coração de servo aprova-do e boca de profeta, a fim de que possamos viver plenamente Sua Palavra. Sejamos, pois, exemplo de fiéis.

Soraya de Lima Junker, Ministério Toque de Poder

“ Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

” Nelson Mandela, político sul-africano

Page 4: Pastoral Mudança de hábito U - metodistaitaberaba.com.br · podem declarar: “Assim diz o Senhor”. É preciso encher o coração com Sua Palavra para falarmos do que está cheio

Bíblia e LiteraturaSete anos de pastor Jacó serviaNum dos mais belos e conhecidos sone-tos em língua portuguesa, o poeta canta o imenso amor de Jacó por Raquel e sua grande dedicação para tê-la como espo-sa (Gn 29:15-30). Autor de “Os Lusía-das”, Camões é, sem dúvida, o principal nome da literatura portuguesa e um dos maiores da literatura universal.

Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, E a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia, Passava, contentando-se com vê-la; Porém o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assim negada a sua pastora, Como se a não tivera merecida;

Começa de servir outros sete anos, Dizendo – Mais servira, se não fora Para tão longo amor tão curta a vida.

Luís Vaz de Camões, poeta português (c.1524-1580)AvisosFestival de Sobremesas

Nos dias 13 e 20 de outubro, após a Escola Domi-nical, estarão à venda deliciosas sobremesas pre-paradas pelo Projeto Construindo com Arte. Não perca essa ótima oportunidade de contribuir com a decoração de Natal da nossa igreja.

Culto da ColheitaNo domingo que vem (dia 20 de outubro), vamos realizar o nosso primeiro Culto da Colheita, dentro da dinâmica do discipulado. Esse culto será evange-lístico e, portanto, uma ótima oportunidade para trazer amigos, vizinhos, pa-rentes e, principalmente, aquelas pessoas que já estão frequentando os pe-quenos grupos. A proposta do culto é ser o mais acessível possível a quem estiver nos visitando. Assim, vamos adaptar a linguagem e o modelo do cul-to, para torná-lo ainda mais leve e direto para quem estiver conosco pela pri-meira vez. Esteja em oração e não deixe de trazer alguém para ouvir sobre o quanto Deus é maravilhoso!

Page 5: Pastoral Mudança de hábito U - metodistaitaberaba.com.br · podem declarar: “Assim diz o Senhor”. É preciso encher o coração com Sua Palavra para falarmos do que está cheio

Material para DiscipuladoOs interessados em adquirir os materiais disponibilizados pelos pastores para ajudar no discipulado devem procurar a irmã Mariana Carneiro.

Cantata de evangelização: “Experiência com Deus – o Musical”Realizada em parceria pelas Igrejas Metodistas na Mooca e em Itaberaba, es-ta cantata será apresentada no dia 19 de outubro (sábado), na IM da Mooca, que fica na Rua Juvenal Parada, 319.

Noite do PijamaO evento, que é destinado a crianças entre 4 a 10 anos de idade, será no ul-timo final de semana de outubro (dias 26 e 27). Os interessados devem fazer sua inscrição com a Carol Zacara.

Ministério Infantil

Aniversariantes14/10 Aílton Nunes;

16/10 Laura Ladeia Gomes Silva;

17/10 Cinthia Caroline da Silva Lima, Leonardo G. Tolino e Umbelina O. Cerqueira;

19/10 Gabriel Ladeia Gomes Levy Cotes.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

- Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da pastora Laura), do Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jar-bas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Marilene, da Maria José Cassu (de San-tana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Bri-to), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos seminaristas Edmilson e Michelly;

• Pelos Pequenos Grupos e seus líderes;• Pelos alvos dos Pequenos Grupos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;• Pelo 41º. Concílio Regional, que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de

novembro de 2013.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Mudança de hábito U - metodistaitaberaba.com.br · podem declarar: “Assim diz o Senhor”. É preciso encher o coração com Sua Palavra para falarmos do que está cheio

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (13/10) PRÓX. DOMINGO (20/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Edward/Paula Roberto/Nurimar

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Dinho

MINISTÉRIO INFANTIL Flávia/Edna

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura Pr. Tiago

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14hLaura e Tiago -

Noite 20hTiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago