Pastoral Na medida certametodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · No...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral Na medida certa “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis; antes com a tentação dará também o es- cape, para que a possais suportar” (1 Co 10:13). D eus conhece você. Essa máxima, por mais que pareça óbvia, nem sempre nos conduz a confiar e crer na onisciência de Deus sobre to- das as coisas. Muitas vezes temos uma concepção de Deus como um ser inanimado, que não se preocupa ou não tem tempo para dar nem que se- ja uma rápida olhada para a nossa situação. Vivemos num mundo permeado por sinais de morte e por isso estamos suscetíveis a passar por lutas e pro- vações das mais diversas ordens. O próprio Mestre declarou: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16:33). Sabemos que estamos expostos a muitas coisas, entre elas algumas de que não gostamos ou não queremos vivenciar, pois ninguém quer sofrer e isso é justo e aceitável. Deus nos deu vida e deseja que a desfrutemos em abun- dância, em plenitude. Mas, como já foi dito, estamos no mundo e ele é mau. Cremos também que Deus é onipotente, ou seja, tem poder, domínio, con- trole sobre todas as coisas. Ele está o tempo todo com Seus olhos de graça e cuidado sobre nós. Por isso, além de nos ter criado, Ele acompanha nossa caminhada. E assim podemos dizer que Deus nos conhece. A luta ou prova- ção que estejamos passando ou possamos vir a enfrentar nunca será permi- tida por Deus além da nossa capacidade de suportá-la. Foi isso que o após- tolo Paulo disse à igreja em Corinto. Precisamos resgatar no nosso vocabulário e nas nossas práticas o concei- to de resignação que, segundo o dicionário, significa aceitar pacientemen- te o que se apresenta ou acontece; submeter-se à vontade divina. Deus não permite que passemos por nada que não pos- samos aguentar e por isso devemos ter uma postura resignada dian- te das lutas da vida. Re- signação nada tem a ver com passividade. Em outras palavras, deve- BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 460 | 7 DE ABRIL DE 2013

Transcript of Pastoral Na medida certametodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · No...

Page 1: Pastoral Na medida certametodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; ... Mas, como já foi dito,

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

Na medida certa“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis; antes com a tentação dará também o es-cape, para que a possais suportar” (1 Co 10:13).

Deus conhece você. Essa máxima, por mais que pareça óbvia, nem sempre nos conduz a confiar e crer na onisciência de Deus sobre to-das as coisas. Muitas vezes temos uma concepção de Deus como um

ser inanimado, que não se preocupa ou não tem tempo para dar nem que se-ja uma rápida olhada para a nossa situação. Vivemos num mundo permeado por sinais de morte e por isso estamos suscetíveis a passar por lutas e pro-vações das mais diversas ordens. O próprio Mestre declarou: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16:33).

Sabemos que estamos expostos a muitas coisas, entre elas algumas de que não gostamos ou não queremos vivenciar, pois ninguém quer sofrer e isso é justo e aceitável. Deus nos deu vida e deseja que a desfrutemos em abun-dância, em plenitude. Mas, como já foi dito, estamos no mundo e ele é mau. Cremos também que Deus é onipotente, ou seja, tem poder, domínio, con-trole sobre todas as coisas. Ele está o tempo todo com Seus olhos de graça e cuidado sobre nós. Por isso, além de nos ter criado, Ele acompanha nossa caminhada. E assim podemos dizer que Deus nos conhece. A luta ou prova-ção que estejamos passando ou possamos vir a enfrentar nunca será permi-tida por Deus além da nossa capacidade de suportá-la. Foi isso que o após-tolo Paulo disse à igreja em Corinto.

Precisamos resgatar no nosso vocabulário e nas nossas práticas o concei-to de resignação que, segundo o dicionário, significa aceitar pacientemen-te o que se apresenta ou acontece; submeter-se à vontade divina. Deus não permite que passemos por nada que não pos-samos aguentar e por isso devemos ter uma postura resignada dian-te das lutas da vida. Re-signação nada tem a ver com passividade. Em outras palavras, deve-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 460 | 7 DE ABRIL DE 2013

Page 2: Pastoral Na medida certametodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; ... Mas, como já foi dito,

mos entender que tudo o que nos acontece está dentro da vontade de Deus. Além disso, pelo fato de nos conhecer, Ele não permite que enfrentemos algo com que não sejamos capazes de lidar. Contudo, o texto de Coríntios nos diz que o Senhor nos dá o escape, o que nos dá condições de enfrentar e vencer qualquer que seja a luta. Entendemos que nosso maior escape está na graça e no poder que vem do Senhor.

Não propomos aqui uma prática masoquista de fé, ninguém deve gostar ou ter prazer no sofrimento. A ideia medieval de que sofrer é bom para nossa fé, além de ser equivocada, está mais do que superada. O que queremos dizer é que, diante das lutas da vida, não devemos reclamar, maldizer ou murmu-

rar. Se a luta é grande, é porque Deus nos conhece e sa-be que podemos suportá-la. A fé na Palavra de Deus é que nos assegura isso, é nela que devemos confiar e é ela que devemos praticar.

Do amigo e pastor

Rev. Tiago Valentin

“ As dificuldades, como as montanhas, aplainam-se quando avançamos por elas.

” Émile Zola, escritor francês (1840-1902)

ReflexãoTer e conhecer!“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32).

Muito se fala “da” ou “na” Verda-de bíblica e inúmeras vezes cita-mos João 8:32, que diz que, se conhecermos a Verdade, ela nos li-bertará. Mas é certo que, embo-ra conhecedores da Palavra, mui-tos não se encontram libertos, co-mo está proposto na própria Pala-vra. E por quê?

A Palavra é ineficaz? De modo algum! A Palavra não produz a vida que se pro-põe produzir? É claro que produz! Então por quê? Porque, ainda que alguém possa se chocar com isso, a verdade por si só não liberta!

A verdade por si só não me liberta de nada, mas a Verdade que eu conhe-ço, esta me liberta, compreende? A verdade que se torna Verdade em mim e para mim, essa me traz libertação em todas as áreas de minha vida.

Se o simples fato de termos a Palavra por perto trouxesse libertação, muitas casas em que a empoeirada Bíblia se encontra aberta no Salmo 91 não sofreriam qual-quer tipo de ataque. Também é verdade que o fato de alguém carregar a cruz em seu peito não significa que tenha peito para carregar sua cruz dia após dia, negan-do-se a si mesmo, seguindo fidedignamente Aquele que morreu sobre aquela cruz!

Page 3: Pastoral Na medida certametodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; ... Mas, como já foi dito,

Ainda que de uma maneira muito tosca, procurarei exemplificar. A verdade é como uma semente. Ela possui tudo em si mesma, mas, ao mesmo tempo, não produzirá nada se não estiver em contato com um solo que lhe favoreça a germinação e o desenvolvimento. Não foi exatamente isso que Jesus disse? “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto” (Jo 12:24). Se morrer, produz muito fruto! O solo é o coração de cada um e, na medida em que cada um permite que a semente (a Verdade) caia nesse solo, ela produzirá vi-da, e vida com abundância.

Ter a Verdade é uma coisa. Conhecer a Verdade é bem outra! Novamente vou me utilizar de outro exemplo grosseiro: posso adquirir um celular de última ge-ração, mas, se não conhecê-lo de fato, não extrairei dele tudo o que ele pode me fornecer. Caso semelhante ocorre com a Palavra (a Verdade).

Muitos possuem a Verdade em suas diversas modalidades (Bíblias, catecis-mos, livros, revistas, e-books, intelectualidade etc.), porém, não a conhe-cem realmente, ou seja, ela não tocou o solo fértil do seu coração e, portan-to, eles não encontram libertação em muitas áreas de suas vidas ou em to-da a sua vida.

A Verdade que eu me empenho em conhecer, essa sem dúvida me trará liberta-ção! Enquanto isso não ocorre, infelizmente muitos se tornam reféns dos “mer-cadejadores da Palavra”, que a vendem descaradamente em forma de fetiches!

Por Vilson Ferro Martins, em www.vozdotrono.com.br

“ A luta pela verdade deve ter precedência sobre todas as outras.

Albert Einstein, físico alemão (1879-1955)

AtualidadePronunciamento sobre indicação de Marco Feliciano para a CDHMNos últimos dias, uma difícil conversa nacional em torno da indicação do deputado Marco Feliciano como presidente da Comissão de Direitos Huma-nos e Minorias (CDHM), da Câmara dos Deputa-dos, ganhou muitíssimas linhas na mídia falada e escrita. Essa conversa evidenciou não apenas a conflitividade do tema da sexualidade humana em nossa sociedade como também a tensão existen-te no mundo evangélico quanto a essa indicação.

Diante deste quadro, a Aliança Cristã Evangélica Brasileira vem a público ex-pressar sua inconformidade quanto à forma como se deu tal indicação. Ela reproduziu as velhas práticas da cultura política brasileira quanto à distribui-ção de cargos e benefícios, sem necessariamente representar os interesses e as necessidades da sociedade brasileira. Práticas que se verificaram também no que se refere a outras comissões, gerando as suas próprias contradições.

Page 4: Pastoral Na medida certametodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; ... Mas, como já foi dito,

Consideramos a CDHM de extrema importância, exatamente por tratar dos direitos de todos que vivem em nossa sociedade, especialmente daqueles destituídos dos direitos básicos de uma vida digna e que reflita a imagem de Deus expressa em cada um e em todos. Como cristãos, consideramos os di-reitos humanos sagrados, pois fomos criados por Deus; e acentuamos que é necessário que a nossa sociedade busque, em especial, a justiça e a dig-nidade humana.

Portanto:

- Repudiamos o procedimento adotado no processo desta escolha, por meio de mecanismos politicamente viciados e distribuidores de benefícios partidários.

- Repudiamos a forma discriminatória com a qual a própria CDHM foi “nego-ciada”. Consideramos que essa comissão não pode ser joguete nas mãos de nenhum grupo ideologicamente comprometido e precisa estar a serviço de toda a nação brasileira.

- Repudiamos posicionamentos discriminatórios, sejam eles “homofóbicos”, de qualquer conotação racial ou mesmo “evangelicofóbicos”, para citar um neologismo. Cremos e afirmamos o amor de Deus por todos os seres huma-nos e nos sabemos a serviço da reconciliação de Deus em Cristo Jesus. Cre-mos e afirmamos também o valor da vida e a expressão desta em contornos familiares nos quais homem, mulher e filhos encontram o seu melhor e mais saudável espaço vital.

- Repudiamos, igualmente, a sistemática usada para a nomeação dos presi-dentes para as outras comissões da Câmara e a tentativa de isolar a discus-são em torno da indicação da CDHM.

A Comissão dos Direitos Humanos e Minorias deve ter seu trabalho pauta-do pela busca da justiça social, da igualdade de direitos, da defesa das liber-dades individuais e coletivas, inclusive a livre expressão e livre confissão reli-giosa. Acima dos interesses particulares ou setoriais, cabe aos parlamentares examinar as matérias com senso de dever público e jamais eleitoreiro.

Tais valores interessam ao Evangelho do Reino de Deus, que se sobrepõe a quais-quer outros interesses. Como Aliança Cristã Evangélica Brasileira, queremos estar a serviço desse Evangelho e, como tal, honrar o nome de Deus em nossa socieda-de como um gesto de amor e justiça para a construção de uma sociedade cidadã.

Aliança Cristã Evangélica Brasileira

Avisos

Page 5: Pastoral Na medida certametodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; ... Mas, como já foi dito,

Vigília de oraçãoQuando: 19 de abril de 2013 (após o Culto de Libertação), a partir das 22h00;Local: Igreja Metodista em Itaberaba;Todos os irmãos e irmãs estão convidados para esse tempo de oração, em que bus-caremos maior intimidade com Deus e teremos momentos especiais de intercessão em favor das famílias, da igreja e de missões. Haverá também um momento especial de oração com aqueles(as) que estão fazendo a campanha de jejum e oração “Vol-tando ao Primeiro Amor”.Ministério de Intercessão e Libertação

Culto TransbordanteQuando: 13 de abril de 2013 (o segundo sábado do mês), às 19h30;Local: Igreja Metodista em Itaberaba;Toda a igreja está convidada para esse tempo único de intercessão, louvor, minis-tração e comunhão.Mocidade – Geração Transbordante

“Uma Semana pra Jesus” 2013Mais informações: Pelos telefones (11) 3277 3561 e (11) 97457-2407 (com Ana Maria) ou (11) 5904-3000 (Sede Regional); ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Congresso Regional de JuvenisInscrições e informações: No Blog dos Juvenis: femeju3re.blogspot.com.br;Esclarecimentos: Com Márcio e Sílvia, conselheiros regionais, pelo tel. 2311-3308, ou com Lucas, presidente da FeMeJu, pelo tel. (12) 3111-1657.

Campanha de jejum e oração “Voltando ao Primeiro Amor” (2º. mês)Todos estão convidados a orar e jejuar durante esse período, pedindo que Deus re-nove, amplie e avive nossa fé n’Ele e nosso amor por Ele e por Sua obra. Este é o versículo-tema da campanha: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu pri-meiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das pri-meiras obras” (Ap 2:4-5a).

Aniversariantes7/4 Jéssica Yumi Gomes Mine;

8/4 Maria do Carmo Meireles;

9/4 Eunice Pereira Leite;

10/4 Débora Francisca dos Santos e Manoel B. Oliveira;

11/4 Danilo Melo de Oliveira;

12/4 Larissa Wada Longatti;

13/4 Ginalda (Gina) Brito dos Santos.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermi-dades e problemas diversos. Oremos:• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, que está em missão no Havaí;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Page 6: Pastoral Na medida certametodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-04... · No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; ... Mas, como já foi dito,

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

NOSSA MISSÃO: Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃO: Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

VISITE NOSSO SITE:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Bruno

Strozi, do Sr. Davi, do Gilberto (irmão da Silvana Sanguin), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaí-ba), da D. Maria da Penha, do Nélson (irmão da Dulce e do Benjamin), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e da Sílvia;

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (7/3) PRÓX. DOMINGO (14/4)FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner WeslleyINTERCESSÃO Tiago/Edward Edward/MarileneGUARDADOR DOS CARROS Dinho MuriloMINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Érica Carolina/Laura/MarianaLOUVOR Vida Nova AliançaOPERADOR DE SOM Márcio MarcoOPERADORA DO DATASHOW Eula BelDIREÇÃO DO CULTO Marilene Pr. Tiago/Fernanda Pini PREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura