Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I · vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo,...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I saías 11:1-9 anuncia o Messias criança. Sobre o Messias repousará o Es- pírito de YaWeH. Será diferente dos reis que o antecederam, pois “julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra”. O Messias será uma criança, sim: “Um pequenino os guiará”. Uma criança que será capaz de trazer o shalom e fazer habitar em paz lobos e cordeiros, leopardos e cabritos, leõezinhos e animais cevados, vacas e ursas, leões e bois, crianças e serpentes. O medo dará lugar à esperança; a guerra, à paz. O restante do povo de Deus será finalmente resgatado do exílio e da diás- pora: “Naquele dia, o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o res- tante do seu povo”. Uma criança, descendente de Davi, cheia do Espírito de YaWeH, trará justiça aos pobres, decidirá em favor dos mansos, estabele- cerá o shalom e guiará as nações no caminho da paz. O texto de Gálatas 4:4-7 também anuncia o Messias como uma criança (gr.: huiós = filho, criança), nascida de mulher na plenitude dos tempos para res- gatar a humanidade de debaixo da Lei e, igualmente, fazer de nós crianças (huiós ) de Deus, herdeiros(as) aptos(as) a chamá-Lo “Abbá”, o Pai. O termo huiós (criança, filho) aparece seis vezes em quatro versículos, denotando a força da ideia de que a criança é protagonista na economia da salvação. A relação direta entre Isaías 11, Gálatas 4 e Lucas 2 é, portanto, a referên- cia ao protagonismo da criança na história da salvação. Não deixa de admirar que um evento de tal magnitude para a fé cris- tã seja relatado de ma- neira tão sucinta por Lu- cas (2:1-7). A chegada d’Aquele que era espera- do por séculos, d’Aquele que haveria de transfor- mar o mundo com Suas ideias e salvá-lo com Seu amor, não merece mais do que 100 palavras. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 548 | 21 DE DEZEMBRO DE 2014 Adoração dos pastores por Gerard van Honthorst

Transcript of Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I · vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo,...

Page 1: Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I · vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo, o segredo bíblico da verdadeira prosperidade está ligado à generosidade, ao

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

É Natal: nosso Deus recém-nasceu!

Isaías 11:1-9 anuncia o Messias criança. Sobre o Messias repousará o Es-pírito de YaWeH. Será diferente dos reis que o antecederam, pois “julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra”.

O Messias será uma criança, sim: “Um pequenino os guiará”. Uma criança que será capaz de trazer o shalom e fazer habitar em paz lobos e cordeiros, leopardos e cabritos, leõezinhos e animais cevados, vacas e ursas, leões e bois, crianças e serpentes. O medo dará lugar à esperança; a guerra, à paz.

O restante do povo de Deus será fi nalmente resgatado do exílio e da diás-pora: “Naquele dia, o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o res-tante do seu povo”. Uma criança, descendente de Davi, cheia do Espírito de YaWeH, trará justiça aos pobres, decidirá em favor dos mansos, estabele-cerá o shalom e guiará as nações no caminho da paz.

O texto de Gálatas 4:4-7 também anuncia o Messias como uma criança (gr.: huiós = fi lho, criança), nascida de mulher na plenitude dos tempos para res-gatar a humanidade de debaixo da Lei e, igualmente, fazer de nós crianças (huiós) de Deus, herdeiros(as) aptos(as) a chamá-Lo “Abbá”, o Pai. O termo huiós (criança, fi lho) aparece seis vezes em quatro versículos, denotando a força da ideia de que a criança é protagonista na economia da salvação.

A relação direta entre Isaías 11, Gálatas 4 e Lucas 2 é, portanto, a referên-cia ao protagonismo da criança na história da salvação.

Não deixa de admirar que um evento de tal magnitude para a fé cris-tã seja relatado de ma-neira tão sucinta por Lu-cas (2:1-7). A chegada d’Aquele que era espera-do por séculos, d’Aquele que haveria de transfor-mar o mundo com Suas ideias e salvá-lo com Seu amor, não merece mais do que 100 palavras.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 548 | 21 DE DEZEMBRO DE 2014

Adoração dos pastores por Gerard van Honthorst

Page 2: Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I · vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo, o segredo bíblico da verdadeira prosperidade está ligado à generosidade, ao

No entanto, nessa breve narrativa que descarta o acessório, as informa-ções essenciais estão lá, precisas: o quê, quem, quando, onde e como (em que circunstâncias).

O quê. O ápice da narrativa é o nascimento de uma criança. Para isso, con-correm todos os demais “detalhes”. A criança é o centro da narrativa, o centro da história, o centro do mundo.

Quem. O nome “Jesus” não aparece nesses sete versículos. A persona-gem principal da história recebe, no texto, a singela designação de “crian-ça” (em gr. huiós) ou, simplesmente, “filho” de Maria e José. Outras perso-nagens são mencionadas, inclusive imperadores e reis, mas estas são se-cundárias ou subordinadas à criança recém-nascida.

Onde. Conquanto descendentes de Davi, está aí uma família humilde e po-bre, que não tem recursos para hospedar-se com luxo ou maior conforto em Belém. Não havia lugar na hospedaria (“cenáculo”, no original) para eles. A família enfrenta com resignação ver vir à luz o primeiro filho em tão pre-cárias condições. Ao longo do Evangelho de Lucas, Jesus tratará de trans-formar os cenáculos, frequentemente excludentes na cultura semítica, em espaço de acolhimento comunal do banquete do Reino. Jesus nasce em Bethlehem, literalmente a “casa do pão”, e passará Sua vida lutando para que ninguém mais fique sem pão nem seja excluído da mesa. Ressurreto, o Cristo tornará a se apresentar aos discípulos e discípulas no cenáculo. Des-ta vez, será recebido com hospitalidade e se sentará com eles e elas à me-sa (vide o episódio de Emaús, em Lc 24:13ss).

Quando. Se isso se deu em 6 a.D. ou em 6 d.C., não dá pra saber com certeza. A despeito das dificuldades quanto à historicidade, o que Lucas deixa claro é que a história humana está subordinada à história divina. Que, nessa perspectiva, mesmo que sem ter consciência disso, os maiores e mais poderosos governantes estão a serviço de Deus e daqueles mais pe-queninos, que são os Seus filhos e filhas. “Completaram-se-lhe os dias” (v. 6) e é isso que importa: a “plenitude dos tempos” (Gl 4:4). Chegou o tem-po em que Deus nasce criança.Como (em que circunstâncias). O recenseamento, a falta de lugar, a gravidez, as faixas que envolveram a criança, a manjedoura na qual foi colo-cada, tudo dá um colorido discreto à narrativa. Da periferia do mundo, sem

pompa nem circunstância, na discrição que Lhe é pecu-liar, Deus vem! Deus Se revela nas coisas pequenas que mal se veem. Para ver essas coisas pequenas é preciso abrir os olhos da fé.

Rev. Luiz Carlos Ramos, da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo

“ Não existe o Natal ideal, mas apenas aquele que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, entes queridos e tradições! ”

Bill McKibben, escritor e ambientalista norte-americano

Page 3: Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I · vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo, o segredo bíblico da verdadeira prosperidade está ligado à generosidade, ao

ReflexãoO verdadeiro segredo bíblico para ter prosperidade na vidaProsperidade. Nunca es-se tema esteve tão em al-ta quanto em nossos tem-pos. Isso porque algumas igrejas resolveram abra-çar uma ideia a respeito da prosperidade que, no mí-nimo, é estranha ao que a Bíblia diz de fato. Reduzi-ram a prosperidade bíblica a riquezas materiais, que são exibidas como prêmio, como se acumular re-ais numa conta bancária fosse a verdadeira prosperidade bíblica.

Mas, polêmicas à parte, não podemos negar que a Bíblia fala muito a res-peito da prosperidade em diversos sentidos na vida do ser humano. E hoje eu gostaria de apresentar um pequeno texto da Palavra de Deus, meio es-quecido por muitos, que revela o verdadeiro segredo bíblico para prosperar na vida. Um segredo simples e ao mesmo tempo desafiador para o coração humano. Muitos não prosperam porque não conseguem colocar esse se-gredo em prática, pois ele nos desafia profundamente. Vejamos:

“A alma generosa prosperará e quem dá a beber será desse-dentado.” (Pv 11. 25)É interessante notar que, quando falamos de prosperidade, normalmente vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo, o segredo bíblico da verdadeira prosperidade está ligado à generosidade, ao dar, ao doar. Quem prosperará? A alma generosa (Pv 11:25)!

Generosidade refere-se a enxergarmos o próximo e suas necessidades e agirmos com relação a isso. Não está ligada apenas a dinheiro, mas a um conjunto de ações. Aquele que não tem nenhum centavo na carteira pode ser uma alma generosa em muitos aspectos. Pode ser aquele que dá amor, que dá bons conselhos, que oferece a sua vez ao próximo, que prioriza o bem-estar de alguém, que apoia, que chora junto, que abraça, que dá ca-rinho, que distribui respeito…

O maior exemplo de generosidade e prosperidade da Bíblia é Jesus Cristo. Ele foi generoso em todos os encontros que teve e conseguiu nos dar um exemplo grandioso sobre o padrão que devemos seguir. Jesus colocou es-se segredo bíblico de Provérbios 11:25 em prática e foi um homem muito próspero. Ele foi generoso ao extremo, a ponto de dar Sua própria vida por pessoas que não mereciam. Daí veio Sua gigantesca prosperidade!

Foi rico? Não! Mas teve todas as Suas necessidades supridas pelo Pai. Te-ve um “carro do ano”? Não! Mas, em todo caminho que percorria, era le-vado pelo Espírito Santo. Teve problemas? Sim! Mas recebeu prosperidade para lutar e vencer Suas lutas.

Page 4: Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I · vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo, o segredo bíblico da verdadeira prosperidade está ligado à generosidade, ao

Quem não gostaria de ser próspero como Jesus foi? Hoje, mais de 2.000 anos depois de Sua vinda, Seu exemplo ainda impacta milhões de pessoas. Que generosidade! Que prosperidade nosso Mestre teve!

Você quer ser uma pessoa realmente próspera? Comece sendo generoso sempre, com aquilo que tem em mãos e no coração. Talvez você não re-ceba de Deus grandes riquezas financeiras (ou talvez receba). O fato é que Deus dará prosperidade no sentido pleno da palavra, que vai muito além de muitos reais em sua conta bancária.

A verdadeira prosperidade que você vai receber vai te fazer contentar-se de tão contente e fará com que você experimente Deus em sua vida, a maior prosperidade de todas, que te fará sempre ter algo para dar em generosida-de a alguém e assim fazer com que o círculo virtuoso da prosperidade nun-ca tenha fim! Você sempre terá para dar e sempre receberá mais.

Esse é o verdadeiro segredo bíblico da prosperidade. Não é fazer campa-nhas, não é colocar sal atrás da porta de casa, não é trabalhar 30 horas por dia, não é receber a unção de qualquer homem que acha que tem po-der, não é dar dízimos e ofertas em grande quantidade…

Agora que sabe o segredo, cabe a você colocá-lo em prática ou não!

Fonte: Esboçando Ideias

“ Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. Por dez, cultive árvores. Mas, para ter sucesso por 100 anos, cultive gente. ”

Confúcio, filósofo chinês (551 a.C.-479 a.C.)

Avisos

Cesta do Amor

Solicitamos a todos os irmãos e irmãs que não forem participar das ativida-des da igreja no início do mês de janeiro que antecipem suas doações pa-ra as cestas de alimentos que entregamos às famílias auxiliadas pela nossa igreja. Não deixem de contribuir, pois sua ajuda é essencial.

Capacitação para Escola Dominical e Educação Cristã.

No dia 18 de janeiro (um domingo), no horário da Escola Dominical, have-rá um curso de capacitação para todos os envolvidos com Escola Domini-cal e Educação Cristã. Trataremos da importância da docência na vida da igreja e apresentaremos alternativas práticas e criativas de como transmi-tir conhecimento.

Tema:. “Palavra – Fundamento do Reino de Deus”;Horário:. Das 9h00 às 11h00;Público alvo:. Professores(as) da Escola Dominical, líderes de PG, conse-lheiros dos Juvenis e presidentes das sociedades locais.

Page 5: Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I · vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo, o segredo bíblico da verdadeira prosperidade está ligado à generosidade, ao

Programação de fim de ano21/12 (hoje) Festa de Natal em Santana de Parnaíba, às 9h00;21/12 (domingo) Cantata de Natal do Coral, às 19h00;24/12 (quarta-feira) Culto de Natal, às 20h00;31/12 (quarta-feira) Culto de Fim de Ano, às 21h30.

Recesso das atividades da igrejaEscola Dominical:4 e 11/1 Não haverá aula;18/1 Capacitação dos(as) professores(as). Não haverá aula;25/1 Volta às aulas.

Pequenos Grupos:22/12 a 10/1 Durante esses dias, não haverá encontro dos PGs;12/1 a 17/1 (facultativo) Nesta semana, ficará a cargo de cada PG

decidir se fará ou não os encontros;19/1 Desta data em diante, todos os PG voltam a se encontrar.

Alimentando Vidas:29/12 e 5/1 Nestas duas semanas, não haverá atividades;12/1 Retorno às atividades.

Novidade de Vida:30/1 e 6/1 Nestas duas semanas, não haverá atividades;

13/1 Retorno às atividades.

Aniversariantes.22/12 Aline Novaes Gomes e Aparecida Barçante de Souza;

23/12 Conrrado Milton Zacara Neto;

25/12 Beatriz Bentley Murbak Cerqueira e Paulo Fernando dos Santos.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Ari (genro da Cleide), da Célia, da D. Cida Barçante, da Cida (cunhada da Silvana), da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), do Rafael Arrais (sobrinho do Sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida;• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Page 6: Pastoral É Natal: nosso Deus recém-nasceu! I · vem à nossa mente o ganhar e o receber. Contudo, o segredo bíblico da verdadeira prosperidade está ligado à generosidade, ao

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

• Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (21/12) PRÓX. DOMINGO (28/12)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Edward/Manoel Manoel/Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Almir Paulo Massa

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Não haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Eula

OPERADORA DO DATASHOW Bel Márcio

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pr. Tiago/Sem. Lucas

PREGADOR Cantata do Coral Pra. Laura