Pastoral Olhe para a cruz! - Igreja Metodista em Itaberaba … · Olhe para a cruz! “Certamente,...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Olhe para a cruz! “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se per- dem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1 Co- ríntios 1:18). T enho compartilhado com algumas pesso- as a dificuldade que muitas vezes temos de co- locar em prática toda a teo- ria que aprendemos na igre- ja. Em outras palavras, co- mo é difícil termos uma vida consagrada, íntegra e san- ta num mundo tão deturpa- do e corrompido como es- te em que vivemos! Essa é uma constatação que pode- mos fazer sem muito esforço. Contudo, o que importa é o que faremos com base nessa realidade. Para alguns, deparar-se com a difícil tarefa de viver aquilo que aprendemos causa tristeza e desânimo. “Eu nunca vou conseguir me consagrar” ou “Eu sou fraco demais pra isso” é o que costu- ma passar pela cabeça dessas pessoas, que muitas vezes aca- bam se entregando ao pecado e à iniquidade. Diante disso, não podemos nos esquecer de alguns princípios. Primeiramente, quem nos santifica é o próprio Deus: “Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade de- le, tanto no pensamento como nas ações” (Fp 2:13 – NTLH). Sem a ação soberana e misericordiosa de Deus, jamais tería- mos condições de nos separar e nos consagrar a Ele. Deus é quem nos dá a força, o discernimento e a determinação neces- sários para trilharmos um caminho de santidade: “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, al- ma e corpo de vocês sejam conservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5:23 – NVI). BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 732 | 16 DE SETEMBRO DE 2018 “Cruz #4”, por Kume Bryant (2015)

Transcript of Pastoral Olhe para a cruz! - Igreja Metodista em Itaberaba … · Olhe para a cruz! “Certamente,...

Page 1: Pastoral Olhe para a cruz! - Igreja Metodista em Itaberaba … · Olhe para a cruz! “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se per-dem, mas para nós, que somos salvos,

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Olhe para a cruz!“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se per-dem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1 Co-ríntios 1:18).

Tenho compartilhado com algumas pesso-as a dificuldade que

muitas vezes temos de co-locar em prática toda a teo-ria que aprendemos na igre-ja. Em outras palavras, co-mo é difícil termos uma vida consagrada, íntegra e san-ta num mundo tão deturpa-do e corrompido como es-te em que vivemos! Essa é uma constatação que pode-mos fazer sem muito esforço.

Contudo, o que importa é o que faremos com base nessa realidade.

Para alguns, deparar-se com a difícil tarefa de viver aquilo que aprendemos causa tristeza e desânimo. “Eu nunca vou conseguir me consagrar” ou “Eu sou fraco demais pra isso” é o que costu-ma passar pela cabeça dessas pessoas, que muitas vezes aca-bam se entregando ao pecado e à iniquidade.

Diante disso, não podemos nos esquecer de alguns princípios. Primeiramente, quem nos santifica é o próprio Deus: “Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade de-le, tanto no pensamento como nas ações” (Fp 2:13 – NTLH). Sem a ação soberana e misericordiosa de Deus, jamais tería-mos condições de nos separar e nos consagrar a Ele. Deus é quem nos dá a força, o discernimento e a determinação neces-sários para trilharmos um caminho de santidade: “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, al-ma e corpo de vocês sejam conservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5:23 – NVI).

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 732 | 16 DE SETEMBRO DE 2018

“Cruz #4”, por Kume Bryant (2015)

Page 2: Pastoral Olhe para a cruz! - Igreja Metodista em Itaberaba … · Olhe para a cruz! “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se per-dem, mas para nós, que somos salvos,

Em segundo lugar, precisamos ter clareza de que todo esforço que possivelmente tenhamos de fazer para nos separar para Deus não se compara em nada ao esforço que Deus fez para nos separar pa-ra Ele. Nenhum caminho, nenhuma jornada, nenhum esforço se compara ao que Cristo fez por nós ao ir para a cruz. Quando olha-mos para a cruz vazia, lembramo-nos de que a morte, que é a úni-ca coisa sobre a qual não temos nenhum controle, já foi vencida (1 Co 15:54-57). O que era mais difícil e parecia impossível Deus já fez por nós. Além de nos livrar do juízo eterno e nos dar a vida eterna, Deus nos mostra, pelo sacrifício de Seu Filho, que todo sa-crifício que tenhamos de fazer é ínfimo e perfeitamente praticável.

Por mais difícil que possa ser mudar os hábitos, valores e compor-tamentos que nos afastam de Deus, podemos ter certeza de que Ele é o maior interessado em fazer com que isso aconteça. Por is-so, Ele nos dará a fé de que precisamos para vencer as tentações e o nosso próprio “eu”.

Sempre que nos desanimarmos e pensarmos em desistir, que pos-samos olhar para a cruz e assim nos lembrarmos do amor incalcu-lável e do esforço sobre-humano que Jesus empregou e tem em-pregado por nós. E que essa seja então a motivação maior para

continuarmos nos caminhos do Senhor, no caminho da santificação.

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“Se a cruz não for o centro da nossa religião, nossa religião não é a de Jesus”

John Stott, pastor e teólogo anglicano britânico (1921-2011)

ReflexãoNão deixe a chama se apagar

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente esteja-mos a desgastar-nos, interior-mente estamos sendo renova-dos dia após dia” (2 Coríntios 4:16).

Existe um sentimento que vez ou outra vem nos confrontar em nossa ca-

minhada: o desânimo. Quando isso acontece, nós perdemos a

Page 3: Pastoral Olhe para a cruz! - Igreja Metodista em Itaberaba … · Olhe para a cruz! “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se per-dem, mas para nós, que somos salvos,

esperança nas promessas de Deus e até mesmo em quem nós so-mos; perdemos nossa identidade.

O cristianismo não é um chamado de facilidades, como muitos pen-sam. Não! Andar com Cristo é dizer não ao que o mundo está dizen-do sim. É saber que enfrentaremos momentos de desertos e que devemos valorizá-los, pois é neles que crescemos cada vez mais em Deus.

Somente pela fé não esmorecemos em meio às adversidades da vi-da. Somos treinados por Cristo dia a dia. As provações existem e tornam o deserto ainda mais escaldante. O que faz a diferença é a maneira que reagimos durante a jornada. Ninguém disse que se-ria fácil, a não ser os adeptos do evangelho triunfalista, que não é o evangelho de Jesus.

Muitas vezes, o inimigo de nossas almas não precisa esquentar mui-to a cabeça pra nos fazer tropeçar. Ele sabe que fazemos parte de uma geração que está disposta a ter tudo nas mãos pra ontem, e sa-be também que detestamos esperar. Por outro lado, podemos pen-sar no apóstolo Paulo: enfrentou tribulações, aflições, açoites, per-seguições, mas se manteve firme, não deixou a chama se apagar.

Somos humanos e iremos enfrentar momentos difíceis, dias duros, momentos em que o desânimo irá encontrar lugar em nós. Sim, so-mos humanos e estamos sujeitos a isso. O que não podemos fazer é deixar que esse sentimento encontre lugar para passar uma tem-porada. O desânimo não pode ser nosso “hóspede”.

É um ciclo vicioso: cansamos de esperar em Deus, passamos a ser guiados por nossa própria vontade, a caminhada se torna dura e árdua, o desânimo vem, encontra lugar pra se hospedar e a fé es-morece. Se já sabemos o caminho e o final de tudo isso, por que ainda caímos na mesma armadilha? A resposta é simples: a cha-ma se apagou.

Quando nos relacionamos com Deus, a chama se mantém acesa sempre e cada vez mais. Situações adversas existem, mas a con-fiança em Deus é maior do que qualquer uma delas. A convicção de quem Deus é em mim é o que me guia, e não mais as minhas emoções ou a voz da multidão. Eu sei o que Ele tem prometido pra mim e isso basta.

A chave para essa chama não se apagar é apenas uma: relacio-namento com Deus. Como podemos confiar em quem não conhe-cemos? Como podemos entregar o controle de nossas vidas a al-guém sobre quem só ouvimos falar nos cultos de domingo? Ou co-mo podemos perseverar em um cristianismo cujo propósito não sa-bemos nem qual é?

Page 4: Pastoral Olhe para a cruz! - Igreja Metodista em Itaberaba … · Olhe para a cruz! “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se per-dem, mas para nós, que somos salvos,

Só temos a oportunidade de conhecer alguém buscando esse co-nhecimento. Só teremos como confiar nesse Deus se a chama esti-ver acesa. E só poderemos vencer o desânimo confiando em quem está no controle das nossas vidas.

Permaneçamos firmes no Senhor, busquemos Sua presença dia a dia, façamos de nossa vida um trono de adoração e louvor a esse Deus, que a chama nunca se apagará em nossos corações. Assim, o desânimo pode até vir ao nosso encontro, mas ele não terá lugar

para permanecer. Afinal, o Deus de toda paz é quem faz morada em nosso interior.

Por Lorena Carolino, jornalista, membro da Bola de Neve Brasília

“Não importa se a estação do ano muda, se o século vira, se o milênio é outro, se a idade aumenta... Conserva a

vontade de viver. Não se chega a parte alguma sem ela.”Fernando Pessoa, poeta e escritor português (1888-1935)

AvisosVem aí o Congresso da Família!Tema: “Educando Filhos(as) pela Palavra”.

Page 5: Pastoral Olhe para a cruz! - Igreja Metodista em Itaberaba … · Olhe para a cruz! “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se per-dem, mas para nós, que somos salvos,

Contribua com o seu melhor para o Reino!“E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que to-dos, esta pobre viúva” (Lc 21:1-3). Contribua com o melhor do seu tempo, da sua criatividade, da sua disposição, dos seus recursos para que o Reino de Deus seja sinalizado na terra. Para tornar-se contribuinte regular por meio do dízimo, solicite o envelope apro-priado ao nosso irmão Wesley.

Aniversariantes16/9 Juliana do Patrocínio Gomes da Silva,

Luís Henrique Amaral Silva e Rosa Maria dos Santos Chinello;

17/9 Edward Luiz Pereira;20/9 Tiago Lucio de Brito.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silvana), do Carlos (filho da Zenaide), da d. Cida Garcia, da d. Domi, da Gina, do Lu-ciano Amorim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Maércio, da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Mano-el), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vi-torino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nos-sa igreja;

•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago;

Page 6: Pastoral Olhe para a cruz! - Igreja Metodista em Itaberaba … · Olhe para a cruz! “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se per-dem, mas para nós, que somos salvos,

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (16/9) PRÓX. DOMINGO (23/9)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

GUARDADOR DOS CARROS Cleuton Toninho

INTERCESSÃO Tiago/Maria José Edward/Silas

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Doroti/Mariana/Carol Z. Não haverá atividade à noite

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Nurimar Pr. Tiago

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.