Pastoral Paz na guerra C · Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas,...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Paz na guerra C rer em Jesus nos leva a viver numa perspec- tiva diferente daquela de quem não crê n’Ele. Cer- ta vez ouvi um testemunho de um recém-convertido que me chamou muito a atenção. Ele dizia que, depois que passou a ir à igreja e entregou sua vi- da a Jesus, suas dívidas fi- nanceiras não diminuíram e seus conflitos e lutas continuaram do mesmo jeito que antes, mas, ape- sar disso, agora ele tinha paz. A princípio, crer em Jesus não acaba com todos os nossos problemas, mas nos faz enxergá-los e enfrentá-los com outro olhar, um olhar de serenidade, confiança e esperança, fruto de uma paz que é inexplicá- vel. Essa foi a promessa de Jesus a Seus discípulos, quando Ele os pre- parava para Sua partida, conforme relatado no capítulo 14 do Evange- lho de João. Nessa passagem, Jesus inicia Seu discurso dizendo: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14:1). Is- to é, Ele alerta os discípulos para que não fiquem com o coração pertur- bado, mas tenham fé n’Ele, assim como têm em Seu Pai. Jesus diz isso para tranquilizá-los, pois já previa a própria morte e não queria deixá-los desamparados. Por isso, também os conforta, afirmando que o consolo viria do Espírito Santo (Jo 14:16). Portanto, diante da morte e da separa- ção, Jesus exorta os discípulos a ficarem em paz. E afirma que essa paz viria d’Ele próprio – uma paz que não pode ser oferecida, proporciona- da ou manifestada com base em critérios, lógicas ou princípios naturais; uma paz que o mundo não é capaz de nos dar (Jo 14:27). Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, por conflitos e até diante da morte, pode sentir uma paz que é experimenta- da e vivenciada mesmo em meio à guerra. Jesus faz questão de distinguir a paz que Ele nos dá daquela paz que vem do mundo. A palavra “paz” em português se origina do termo pa- cem, que em latim significa absentia belli (ausência de guerra). Portan- to, a ideia de paz está ligada a um estado em que não há nenhum BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 770 | 6 DE JULHO DE 2019 “O Que É Paz?”, por Federico Ferro Salvati

Transcript of Pastoral Paz na guerra C · Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas,...

Page 1: Pastoral Paz na guerra C · Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, por conflitos e até diante da morte, pode sentir uma paz que é experimenta-da e

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Paz na guerra

Crer em Jesus nos leva a viver numa perspec-tiva diferente daquela

de quem não crê n’Ele. Cer-ta vez ouvi um testemunho de um recém-convertido que me chamou muito a atenção. Ele dizia que, depois que passou a ir à igreja e entregou sua vi-da a Jesus, suas dívidas fi-nanceiras não diminuíram e

seus conflitos e lutas continuaram do mesmo jeito que antes, mas, ape-sar disso, agora ele tinha paz.

A princípio, crer em Jesus não acaba com todos os nossos problemas, mas nos faz enxergá-los e enfrentá-los com outro olhar, um olhar de serenidade, confiança e esperança, fruto de uma paz que é inexplicá-vel. Essa foi a promessa de Jesus a Seus discípulos, quando Ele os pre-parava para Sua partida, conforme relatado no capítulo 14 do Evange-lho de João.

Nessa passagem, Jesus inicia Seu discurso dizendo: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14:1). Is-to é, Ele alerta os discípulos para que não fiquem com o coração pertur-bado, mas tenham fé n’Ele, assim como têm em Seu Pai. Jesus diz isso para tranquilizá-los, pois já previa a própria morte e não queria deixá-los desamparados. Por isso, também os conforta, afirmando que o consolo viria do Espírito Santo (Jo 14:16). Portanto, diante da morte e da separa-ção, Jesus exorta os discípulos a ficarem em paz. E afirma que essa paz viria d’Ele próprio – uma paz que não pode ser oferecida, proporciona-da ou manifestada com base em critérios, lógicas ou princípios naturais; uma paz que o mundo não é capaz de nos dar (Jo 14:27).

Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, por conflitos e até diante da morte, pode sentir uma paz que é experimenta-da e vivenciada mesmo em meio à guerra.

Jesus faz questão de distinguir a paz que Ele nos dá daquela paz que vem do mundo. A palavra “paz” em português se origina do termo pa-cem, que em latim significa absentia belli (ausência de guerra). Portan-to, a ideia de paz está ligada a um estado em que não há nenhum

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 770 | 6 DE JULHO DE 2019

“O Que É Paz?”, por Federico Ferro Salvati

Page 2: Pastoral Paz na guerra C · Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, por conflitos e até diante da morte, pode sentir uma paz que é experimenta-da e

conflito; ou seja, só se pode ter paz quando não há guerra. É fato que a ausência de guerra pode ser um sinal muito concreto de paz. Mas a pa-lavra usada no grego, língua na qual o Novo Testamento foi escrito, é ei-reni, e seu significado é bastante específico; nela está inserido o concei-to de reconciliação entre partes que estão em conflito. A partir daí, estará sempre implícita a doutrina da salvação, a qual estabelece a separação en-tre Deus e o homem por causa do pecado, isto é, o homem está em con-flito com Deus.

A paz sobre a qual Jesus está falando é resultado daquilo que acontece dentro de nós, ou seja, porque nos reconciliamos com Deus temos uma paz que flui do nosso interior independentemente do que ocorre no exterior. A paz que Jesus nos dá vai além da razão, do contexto e da lógica. Ao entre-garmos nossas vidas a Jesus e caminharmos dia a dia com Ele, essa paz vai sendo gerada e renovada constantemente.

Que a paz de Cristo, que excede todo o entendimento e não pode ser en-contrada em nenhum lugar deste mundo, nos dê esperan-ça, graça e força para vencermos todas as batalhas da nossa vida!

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“Quem não está em paz consigo mesmo será uma pessoa em guerra com o mundo inteiro.”

Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano (1869-1948)

ReflexãoO alarme interior mostra a luz vermelha? Cuidado!“Ele lhes disse: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para co-mer. Então foram sós num barco para um lugar solitário” (Marcos 6:31-32).

Descanso e restauração não constituem luxo; são necessi-dades essenciais. Ficar a sós

e descansar durante um período não é egoísmo; é ser parecido com Cristo. Pe-gar um dia de folga por semana e pre-sentear-se com um período de férias re-laxantes e revigorantes não é carnal; é espiritual.

Nada há, absolutamente nada de inve-jável ou espiritual em coronárias entupi-

das ou nervos esfrangalhados. Tampouco um programa ultra-ativo é, ne-cessariamente, marca de uma vida produtiva. Eu constantemente me lem-bro do antigo lema grego: “O arco que está sempre flexionado acabará se quebrando”.

Page 3: Pastoral Paz na guerra C · Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, por conflitos e até diante da morte, pode sentir uma paz que é experimenta-da e

Bem, como é que a coisa funciona em sua vida? Vamos fazer uma breve apreciação. Faça uma pausa longa o suficiente para você rever tudo e re-fletir. Procure ser honesto ao responder às seguintes perguntas, que talvez o magoem um pouco:

•Estou gostando da maior parte de minhas atividades ou apenas toleran-do-as? Tenho engolido minhas refeições às pressas ou venho dando tem-po suficiente para provar e usufruir o alimento? Dou a mim mesmo per-missão para um relaxamento, um momento de lazer, para estar tranquilo?

•Será que as outras pessoas acham que estou trabalhando demais, durante muitas horas, ou vivendo sob tensão? Sinto-me às vezes entediado e mui-tas vezes preocupado? Estou mantendo-me em forma fisicamente?

•Considero meu corpo importante o suficiente para seguir uma dieta ali-mentar, com exercícios físicos regulares e sono suficiente, a fim de elimi-nar o excesso de peso?

•Como está meu senso de humor? Está Deus sendo glorificado pelo esque-ma que estou seguindo ou será que ele fica apenas com as sobras de mi-nhas energias? Aproximo-me perigosamente do ponto em que vou estar exausto, totalmente “desanimado”?

Dureza, não? Mas haveria uma ocasião melhor do que agora mesmo para você fazer uma pequena avaliação? Se for necessário, introduza modifica-ções, uma pequena reestruturação em sua vida.

Podemos aprender uma lição com a natureza. Após a colheita sempre se segue um período de descanso; a terra precisa de algum tempo para reno-var-se. A produção constante, sem restauração, esgota os recursos e, na verdade, diminui a qualidade do produto.

Atenção, grandes realizadores e viciados no trabalho! Tomem cuidado! Se o alarme em seu painel interior mostra a luz vermelha piscando nervosamen-te, é que você está carregando um fardo demasiadamente pesado, longe demais e rápido demais. Se você não diminuir a marcha, vai lamentar-se... E vão lamentar-se os que o amam.

Se você tiver a coragem de dar o fora desse beco sem saída e realizar as mudanças necessárias, será sábio. Entretanto, quero adverti-lo quanto a três barreiras que você vai enfrentar imediatamente.

Primeira barreira: a falsa culpa. Ao dizer “não” às pessoas a quem vo-cê costumava dizer “sim”, você vai passar a sentir umas agulhadas de culpa. Despreze-as!

Segunda barreira: hostilidade e incompreensão da parte dos outros. A maioria das pessoas não vai entender suas novas decisões no sentido de di-minuir o ritmo, de modo especial os que se encontram no barco que vai afundando, do qual você acaba de pular fora. Não há problema! Mantenha suas decisões.

Terceira barreira: você se defrontará com perspectivas pessoais doloro-sas. Não podendo preencher cada momento livre com algum tipo de ativida-de, você começará a ver seu verdadeiro eu e não vai gostar de algumas coi-sas que irá notar, coisas que antigamente contaminavam sua vida agitada.

Page 4: Pastoral Paz na guerra C · Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, por conflitos e até diante da morte, pode sentir uma paz que é experimenta-da e

Entretanto, dentro de um período relativamente curto de tempo, você do-brará a esquina e estará na estrada que o conduzirá a uma vida mais sadia, mais livre e mais plena de realizações. Mais do que tudo, sua busca de ca-ráter voltará aos trilhos corretos.

É óbvio que toda esta conversa sobre descanso e restauração vital, tomada de tempo para repouso e relaxamento pode ser levada a um extremo ridí-culo. Estou bem ciente disso. Contudo, para cada pessoa que decide emi-grar para esse extremo, e ali enferrujar, há milhares de outras que se em-penham numa batalha feroz contra a exaustão. Nenhum desses extremos é correto; neste ou naquele, estamos errados.

Meu desejo é que todos permaneçamos no ponto da sabe-doria. No equilíbrio. Com a mente certinha. Com boa saú-de. Na vontade de Deus.

Como está você?

Por Charles Swindoll, em seu livro “A Busca do Caráter”

“Eu ainda preciso de mais descanso saudável para trabalhar no meu máximo. Minha saúde é meu capital principal e

eu quero e tenho de administrá-la inteligentemente.”Ernest Hemingway, escritor estadunidense (1899-1961)

AvisosProgramação da Escola Dominical no período7/7 - Culto da manhã e confraternização da ED;14/7 - Não haverá nenhuma atividade pela manhã;21 e 28/7 - Haverá o culto da manhã e aulas especiais sobre o tema “Família”, em classe única;4/8 - Início do segundo semestre da ED.

Palestras especiais sobre o tema “Família”!Conforme anunciado, nos dois últimos domingos de julho haverá na Esco-la Dominical palestras especiais, em classe única, sobre o tema “Família”. A programação será a seguinte:

21/7 - “Espiritualidade da Família”, com a Pra. Marisete Carvalho, da IM em Tucuruvi;28/7 - “O Impacto das Redes Sociais na Família”, com a coordenadora da ED, Rosa Chinello, e suas filhas Giulia e Beatriz.

Cursos na Escola Dominical 2019 – 2º SemestreInscreva-se nos cursos que serão oferecidos no 2º semestre de 2019:

•“Batalha Espiritual” (por Marilene Nogueira);•“Culto e Louvor com Excelência” (por Elizabeth Ladeia, Lucas Assunção,

Tiago Brito e Pr. Tiago);•“Classe de Casais” (pelo Ministério de Casais).

As classes de Antigo e Novo Testamento continuarão no segundo semestre com as mesmas turmas. Faça sua inscrição com a Deise ou com a Rosa.

Page 5: Pastoral Paz na guerra C · Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, por conflitos e até diante da morte, pode sentir uma paz que é experimenta-da e

Recesso nas atividades da igreja em julhoCulto da Manhã e Escola Dominical - Recesso em 14/7, com retorno em 21/7.Escola de Cura D’alma - Recesso de 12/7 a 26/7, com retorno em 2/8.Pequenos Grupos - Recesso de 8/7 a 19/7, com retorno na semana de 22/7.Alimentando Vidas - Recesso nos dias 8/7 e 15/7, com retorno em 22/7.Novidade de Vida - Recesso nos dias 11/7 e 18/7, com retorno em 25/7.

Férias da Equipe PastoralDe 8 a 12 e de 27 a 31 de julho, os pastores Tiago e Laura Valentin es-tarão de férias, desfrutando um tempo de descanso e momentos com su-as famílias.

Aniversariantes11/7 Danielle dos Santos Lima12/7 Antônio Soares dos Santos

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (ir-mão do Gesué), do Carlos (irmão do Márcio), da Carolina Abib, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Domi, do Edilson Távora, da Lisete (cunhada do Dilson), da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Nino, da Pau-la (filha da d. Alda), do Paulo (esposo da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Rose-li de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Mar-ques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pela missionária Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Paz na guerra C · Quem crê e vive com Jesus, ainda que sofra perdas, passe por lutas, por conflitos e até diante da morte, pode sentir uma paz que é experimenta-da e

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Canário, 41Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (7/7) PRÓX. DOMINGO (14/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murilo

GUARDADOR DOS CARROS Tuca/Cícero Gilberto/Ailton

ALIMENTANDO VIDAS --- ---

MINISTÉRIO INFANTIL Não teremos atividades Pra./Mariana/Luana/Rosa

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Américo

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pastores Pastor/Emerson

PREGADOR Ministério Infantil Pra. Laura

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos Pgs

Escola de Cura d’alma (20h00)Encontros dos

PGs

Culto (9h00)Escola Dominical

(10h00)Culto solene

(19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.