Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · Santidade, avivamento e...

6

Click here to load reader

Transcript of Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · Santidade, avivamento e...

Page 1: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · Santidade, avivamento e crescimento ... ANO X | Nº 500 ... e da autoridade de Deus para denunciar o pecado e anunciar

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Santidade, avivamento e crescimento (SAC)

O Bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª. Região Eclesiástica (RE) da Igreja Metodista, tem nos orientado que devemos pautar nossa ação missionária no tripé santidade, avivamento e cres-

cimento (SAC). Segundo o bispo, esses três princípios devem ser mo-tivo de reflexão e direcionamento das ações das igrejas locais e de ca-da metodista na 3ª. RE. O SAC não é nenhuma novidade e o bispo não quer com isso reinventar a roda; apenas deseja que passemos a usá-la!

Santidade é uma das bases da doutrina metodista, segundo John Wes-ley. Depois de termos uma experiência com Cristo, devemos trilhar o ca-minho da perfeição cristã. Antes, porém, de ser metodista, a santidade é uma doutrina bíblica. Contudo, nós, wesleyanos, entendemos que a san-tidade é o meio pelo qual Deus transforma nossas vidas e, consequen-temente, o mundo em que vivemos. Por uma série de fatores, sobretu-do pela secularização da fé e da religião, a santidade passou a ser con-siderada sem relevância prática para a vida. Entretanto, não é nisso que cremos e por isso o Bispo Peres tem nos orientado a colocar a santida-de no todo de nossas agendas.

O metodismo do sé-culo XVIII é reconhe-cido como um dos principais movimentos de avivamento na his-tória da Igreja Protes-tante, fruto de uma in-tensa e sincera busca por santidade. Em sín-tese, Wesley e seus companheiros, ao es-tudar com profundida-de a Palavra de Deus,

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 500 | 12 DE JANEIRO DE 2014

Page 2: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · Santidade, avivamento e crescimento ... ANO X | Nº 500 ... e da autoridade de Deus para denunciar o pecado e anunciar

orar e jejuar buscando Sua vontade, foram compelidos a expressar con-cretamente a graça e o amor de Deus àqueles que mais precisavam. Avi-vamento nada tem a ver com alienação, histeria ou superficialidade. Uma igreja avivada é uma comunidade profundamente comprometida em mu-dar o contexto em que está inserida. É uma comunidade cheia do poder e da autoridade de Deus para denunciar o pecado e anunciar a salvação.

Uma igreja que se santifica é revivificada pelo poder de Deus e esse pro-cesso bíblico e wesleyano leva naturalmente a igreja a crescer. Muitas pessoas se sentem incomodadas quando o assunto é crescimento. Es-ses críticos logo dizem que o importante é crescer em qualidade, pois a quantidade será uma consequência. Isso, porém, é uma armadilha mui-to sutil. Podemos ter muita qualidade, mas apenas para os que já são da igreja. E qualidade sem direcionamento nada mais é do que vaidade. Sem santidade e sem o renovo do Senhor, não somos capazes de cres-cer. Aliás, no entender do Bispo Peres, podemos e devemos crescer nu-mericamente, pois nossa Igreja tem uma visão saudável e equilibrada da vida cristã que precisa ser compartilhada com outras pessoas.

Convido todos a refletir sobre essa visão que, repito, não traz nada de novo. Apenas dá ênfase à santidade, ao avivamento e ao crescimento.

Na minha avaliação pastoral, essa é uma visão simples que devemos assimilar e praticar sem muita dificuldade. Afinal, nada do que está sendo destacado diverge da-quilo em que acreditamos e pregamos.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

Texto publicado originalmente no Boin de 17 de fevereiro de 2013.

“ A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão.

John Wesley, teólogo britânico precursor do metodismo (1703-1791)

ArtigoOs cinco maiores arrependimentos no leito de morteBronnie Ware, uma enfermeira austra-liana, gravou os desejos finais de vários doentes durante os anos em que esteve a serviço de cuidados paliativos. A pro-fissional acompanhou os doentes nas suas últimas doze semanas de vida e re-gistrou os desejos e arrependimentos de cada um no blog “Inspiration and Chai”.

Page 3: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · Santidade, avivamento e crescimento ... ANO X | Nº 500 ... e da autoridade de Deus para denunciar o pecado e anunciar

O sucesso on-line transformou o blog no livro “The Top Five Regrets of the Dying – A Life Transformed by the Dearly Departing”, que, como o tí-tulo diz, trata dos cinco arrependimentos mais comuns manifestados pe-las pessoas antes de morrer.

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a enfermeira escreveu sobre a sabedoria dos doentes em fase terminal e como a clareza de suas ideias pode servir de exemplo para todos. Leia a seguir um resumo desse tra-balho nas palavras de Bronnie Ware.

Por muitos anos, trabalhei em cuidados paliativos. Meus pacientes eram aqueles que tinham voltado a suas casas para morrer. Algumas experiên-cias incrivelmente especiais foram compartilhadas por eles. Eu estava a seu lado nas suas últimas semanas de vida e percebi que as pessoas crescem muito quando são confrontadas com sua própria mortalidade. E aprendi a nunca subestimar a capacidade de alguém para o próprio crescimento.

Algumas mudanças foram fenomenais. Cada um dos meus pacientes ex-perimentou uma variedade de emoções, como esperança, negação, me-do, raiva, remorso, mais negação e, finalmente, aceitação. E cada deles encontrou sua paz antes de partir.

Quando questionados sobre algum arrependimento que tiveram ou sobre qualquer coisa que fariam de forma diferente, alguns temas comuns surgi-ram repetidamente. Aqui estão os cinco mais citados e os meus comentários.

1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, e não a que os outros esperavam que eu vivesse.

Este foi o arrependimento mais comum. Quando alguém percebe que sua vida está quase no fim e olha para trás, é fácil ver quantos sonhos não fo-ram realizados. A maioria das pessoas que assisti não realizou nem me-tade dos seus sonhos e elas tinham medo de morrer sabendo que isso aconteceu por causa de decisões que tomaram ou deixaram de tomar

É muito importante tentarmos realizar pelo menos alguns de nossos so-nhos ao longo do caminho. Quando a gente perde a saúde, é tarde de-mais. A saúde traz uma liberdade que poucos conseguem perceber, até que não a têm mais.

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.

Eu ouvi isso de todo paciente masculino que eu acompanhei. Eles sen-tiam falta de ter vivido mais a juventude dos filhos e a companhia de seus parceiros. As mulheres também falaram sobre esse arrependimento, mas, como a maioria era de uma geração mais antiga, muitas não tiveram uma carreira profissional. Todos os homens com quem eu conversei se arre-penderam de passar tanto tempo de suas vidas no ambiente de trabalho.

Page 4: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · Santidade, avivamento e crescimento ... ANO X | Nº 500 ... e da autoridade de Deus para denunciar o pecado e anunciar

Ao simplificar seu estilo de vida e fazer escolhas conscientes ao longo do caminho, é possível que você não precise mais da renda que acha que precisa. E, com mais tempo livre em sua vida, você se torna mais feliz e mais aberto a novas oportunidades, mais adequadas a seu no-vo estilo de vida.

3. Eu queria ter tido a coragem de expressar meus senti-mentos

Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, elas se acomodaram a uma existência medí-ocre e nunca se tornaram quem realmente eram capazes de ser. Mui-tas desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ao ressentimen-to que carregavam.

Não podemos controlar as reações dos outros. No entanto, embora as pessoas possam inicialmente reagir mal se você adotar uma maneira mais honesta de se dirigir a elas, no final essa atitude elevará a relação a um nível melhor, totalmente novo e saudável. Ou isso ocorre ou você se libera de um relacionamento doentio em sua vida. De qualquer ma-neira, você sai ganhando.

4. Eu gostaria de ter permanecido em contato com meus amigos.

Frequentemente, meus pacientes não percebiam as vantagens de ter ve-lhos amigos até chegarem às suas últimas semanas de vida. E nem sem-pre foi possível reencontrá-los nesses últimos momentos. Muitos fica-ram tão envolvidos com suas próprias vidas que deixaram amizades de ouro se perderem ao longo dos anos. Muitos tinham um profundo ar-rependimento por não terem dado a suas amizades o tempo e o esfor-ço que eles mereciam. Todo mundo sente falta de seus amigos quan-do está morrendo.

É comum a qualquer um com um estilo de vida mais agitado deixar que amizades se percam. Mas, quando essa pessoa percebe que a morte está se aproximando, os detalhes físicos da vida perdem a importância. Ela quer colocar suas finanças em ordem, se possível, mas o dinheiro ou o status já não têm a mesma importância para ela. O que ela quer é ar-rumar as coisas para o benefício daqueles a quem ama. Mas está muito doente e cansada para gerir essa tarefa. Assim, tudo o que resta no fi-nal são o amor e aos relacionamentos.

5. Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.

Este é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos só no fim da vida vão perceber que a felicidade é uma escolha e que eles fica-ram presos a antigos hábitos e padrões. É o chamado “conforto” com as

Page 5: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · Santidade, avivamento e crescimento ... ANO X | Nº 500 ... e da autoridade de Deus para denunciar o pecado e anunciar

coisas que lhes eram familiares. O medo de mudar fez com que eles fin-gissem para os outros e para si mesmos que estavam contentes, quan-do, no fundo, ansiavam por rir de verdade e aproveitar melhor as coisas bobas de suas vidas. Quem está no leito de morte percebe como seria maravilhoso ser capaz de relaxar e sorrir novamente.

A vida é uma escolha. É a sua vida. Escolha consciente-mente, escolha sabiamente, escolha honestamente. Es-colha a felicidade.

Por Bronnie Ware

“ Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.

Mark Twain, escritor norte-americano (1835-1910)

Aniversariantes17/1 Nurimar Sesso Mandatti e

Pedro Oliveira Rimes.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e proble-mas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antô-nio (irmão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da pastora Laura), do Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da Lourdes de Brito, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Marilene, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos seminaris-tas Edmilson e Michelly Silva;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs) e seus líderes;• Pelos alvos dos PGs;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure um dos membros da CLAM.

Page 6: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · Santidade, avivamento e crescimento ... ANO X | Nº 500 ... e da autoridade de Deus para denunciar o pecado e anunciar

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

AvisosCalendário e orçamento de 2014Todos os ministérios da igreja deverão ser convocados por seus coorde-nadores para definir o calendário e o orçamento para 2014. Posterior-mente, a Coordenação Local de Ação Missionária (CLAM) se reunirá pa-ra harmonizar a agenda e o orçamento da igreja.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (12/1) PRÓX. DOMINGO (19/1)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Weslley

INTERCESSÃO Roberto/Manoel Edward/Paula

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Tiago

MINISTÉRIO INFANTIL --- ---

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Beth Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR Flávia Gonçalves Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago

Dia FolgaPr. TiagoPra. Laura

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14hLaura e Tiago -

Noite 20hTiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago