Pastoral Você está pronto para amar como Jesus? N · Será que aprendemos a amar como Jesus nos...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Você está pronto para amar como Jesus? N o último domingo (25/5), finalizamos a campanha de oração e jejum “Amando Como Jesus Nos Ama”, que teve a duração de três meses. Cabe, portanto, nos perguntarmos: será que essa campanha alcançou seu objetivo? Será que aprendemos a amar como Jesus nos ama? Primeiramente a avaliação de uma campanha de oração e jejum é muito re- lativa e subjetiva. Para começar, não sabemos quem de fato participou e se empenhou em orar, jejuar e refletir sobre a importância do amor em nossa vi- da. A campanha não foi desenvolvida de maneira a forçar quem quer que se- ja a aderir a ela. Tratava-se, isto sim, de uma escolha pessoal e intransferível. Temos dificuldade de avaliar essa campanha porque, a princípio, seus ganhos não podem ser computados de maneira concreta e explícita. A ação de Deus em nossas vidas é íntima, espiritual e pessoal. Não sabemos quem participou da campanha e nem o que aconteceu na vi- da dessas pessoas, mas cremos, pela fé, que quem teve a humildade de re- conhecer sua imperfeição e incapacidade de amar como Jesus e que, por is- so, fez parte da campanha teve uma excelente oportunidade de ser tratado(a), moldado(a) e aperfeiçoado(a) pelo amor do Senhor. Uma vez que nossos preconceitos, medos e prejulgamentos vão sendo dilu- ídos no nosso ser, nossa forma de ver o mundo e especialmente as pesso- as se altera, pois passamos a nos relacionar a partir da ótica e da prática do amor de Jesus. Esses resultados podem vir a curto, médio e longo prazo, mas uma coisa é certa: Deus é fiel e justo para completar todas as Suas obras. Contudo, penso que a mais relevante de todas as reflexões que pode- mos fazer neste tem- po pós-campanha é que em três meses é impossível aprender- mos a amar como Je- sus nos ama. Seria uma tremenda ilusão dizer que “agora sim, sabe- mos amar de verdade”. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 519 | 1 DE JUNHO DE 2014

Transcript of Pastoral Você está pronto para amar como Jesus? N · Será que aprendemos a amar como Jesus nos...

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Você está pronto paraamar como Jesus?

No último domingo (25/5), fi nalizamos a campanha de oração e jejum “Amando Como Jesus Nos Ama”, que teve a duração de três meses. Cabe, portanto, nos perguntarmos: será que essa campanha alcançou

seu objetivo? Será que aprendemos a amar como Jesus nos ama?

Primeiramente a avaliação de uma campanha de oração e jejum é muito re-lativa e subjetiva. Para começar, não sabemos quem de fato participou e se empenhou em orar, jejuar e refl etir sobre a importância do amor em nossa vi-da. A campanha não foi desenvolvida de maneira a forçar quem quer que se-ja a aderir a ela. Tratava-se, isto sim, de uma escolha pessoal e intransferível. Temos difi culdade de avaliar essa campanha porque, a princípio, seus ganhos não podem ser computados de maneira concreta e explícita. A ação de Deus em nossas vidas é íntima, espiritual e pessoal.

Não sabemos quem participou da campanha e nem o que aconteceu na vi-da dessas pessoas, mas cremos, pela fé, que quem teve a humildade de re-conhecer sua imperfeição e incapacidade de amar como Jesus e que, por is-so, fez parte da campanha teve uma excelente oportunidade de ser tratado(a), moldado(a) e aperfeiçoado(a) pelo amor do Senhor.

Uma vez que nossos preconceitos, medos e prejulgamentos vão sendo dilu-ídos no nosso ser, nossa forma de ver o mundo e especialmente as pesso-as se altera, pois passamos a nos relacionar a partir da ótica e da prática do amor de Jesus. Esses resultados podem vir a curto, médio e longo prazo, mas uma coisa é certa: Deus é fi el e justo para completar todas as Suas obras.

Contudo, penso que a mais relevante de todas as refl exões que pode-mos fazer neste tem-po pós-campanha é que em três meses é impossível aprender-mos a amar como Je-sus nos ama. Seria uma tremenda ilusão dizer que “agora sim, sabe-mos amar de verdade”.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 519 | 1 DE JUNHO DE 2014

O que Deus tem para nos acrescentar em termos de aprimoramento, ajus-te e santificação levará toda uma vida. Então por que fazer uma campanha desse gênero? A finalidade primordial é destacarmos um princípio espiritual e nos sensibilizarmos para a sua prática. Ao nos propormos a orar e jejuar por três meses por amor, estamos dizendo para nós mesmos, para a comunida-de e especialmente para Deus que queremos mais do Seu amor em nossas vidas e relacionamentos, uma vez que o foco de nossa busca, é nos tornamos mais sensíveis à ação do Espírito Santo e, assim, mais parecidos com Jesus.

Como pastor, posso dizer que já podemos ver pequenos sinais em resposta a esse tempo de busca e consagração. De fato, não sabemos amar como Je-sus e ainda há muito para Deus nos moldar e convencer. Mas lembro aqui a passagem bíblica em que Jesus pergunta a Pedro se ele O ama. Apesar de Pedro não conseguir corresponder o amor do Mestre na mesma intensidade, Jesus diz a ele: “Apascenta minhas ovelhas”. Em outras palavras: “Pedro, eu conheço suas imperfeições, mas, mesmo você me amando de forma limita-da, eu desejo usar sua vida. Vá e transmita meu amor”.

Que possamos continuar orando e pedindo a Deus: “Ensina-me a amar como o Senhor”. E que em cada oportunidade que Ele nos der possamos nos tornar canais da Sua cura, li-bertação e graça.

No amor de Cristo,

Rev. Tiago Valentin

“ Como não viver por Aquele que morreu nossa morte para que vivamos por Sua vida? Ser cristão é ser constrangido pelo amor de Cristo. ” John Piper, pastor batista norte-americano

OpiniãoRumo às alturas?“Então o Deus Eterno desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente es-tava construindo” (Gn 11:5).

Após o dilúvio, Deus ordenara aos homens que se espalhassem por toda a terra. Eles, porém, acha-ram melhor estabelecer-se de forma concentrada na região da Babilônia. Pensaram ter encontrado uma alter-nativa melhor àquela ordenada por Deus. Assim, a ordem divina foi ig-norada e a oportunidade de reorien-tação possibilitada pelo dilúvio foi ra-pidamente desperdiçada. Busca de poder e reconhecimento passaram à ordem do dia. Decidiram mostrar quem eram e o que podiam. Confiando na sua tecnologia – a do tijolo queimado –, puseram-se a construir uma torre que chegasse “até o céu”. Homens e Deus no mesmo nível, essa era sua ambição.

“Torre de Babel”, de Pieter Bruegel, o Velho (1563)

Com ácida ironia, o texto bíblico fala da “descida” de Deus “para ver” a cons-trução. Deus impôs restrições àqueles homens e a torre nunca foi concluída.

Hoje, a pretensão do ser humano de colocar-se no nível de Deus se manifes-ta em empreitadas mais modernas, esclarecidas e elegantes, mas igualmen-te destinadas ao fracasso. Em momento algum nos tornaremos autossuficien-tes, independentes de Deus ou iguais a Ele. A reflexão honesta sobre os li-mites da razão, a truculência da vontade humana e a trajetória da vida expõe uma miríade de debilidades, insuperáveis sem ajuda justamente d’Ele.

A Bíblia enfatiza que os pensamentos de Deus não são como os nossos e que ele não age como nós. Enfatiza também que Ele se agrada quando reconhe-cemos Seu poder e Sua autoridade, damos-Lhe graças pelos nossos talentos e habilidades e nos confiamos à Sua providência para nossas vidas. Através do profeta Jeremias, Deus disse: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade, e não desgraça, e um futuro cheio de esperança”. É por isso que Ele fez questão de nos resgatar por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, de forma que “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 Jo 5:12).

Qual é a “torre” que nós decidimos construir? Deus jamais irá se adaptar às nossas ideias, mas as ideias d’Ele para nós são ótimas!

Texto extraído de Ultimato On-Line

“ Os homens gastam-se tanto em palavras que não conseguem entender o silêncio de Deus. ”

D. Hélder Câmara, arcebispo católico cearense (1909-1999)

ReflexãoDa escravidão para a liberdadeMoisés nasceu no Egi-to, num tempo de mui-ta tribulação para os he-breus (ou israelitas). Eles viviam na escravidão de um governo tirânico e cruel de um Faraó que, sem piedade, ordenou às parteiras hebreias que matassem todos os meninos que nasces-sem das mulheres isra-elitas naquela época.

Faraó temia que o povo de Deus, por ser a maioria, se unisse aos inimigos do Egito numa guerra e, vencendo, fosse embora daquela terra que escraviza-va seus filhos de maneira sórdida e desumana. Portanto, os egípcios castiga-vam cada vez mais os israelitas para que eles não se multiplicassem de for-ma progressiva. Entretanto, quanto mais eram atribulados, mais eles se mul-tiplicavam e cresciam grandemente.

“A Travessia do Mar Vermelho”, de Nicolas Poussin

Apesar dos maquiavélicos intuitos de Faraó, Deus tinha um plano tremendo na vida de Seu povo: no tempo certo, Ele levantaria um homem dentre eles o qual libertaria do cativeiro todos os israelitas que sofriam as atrocidades de um reinado impiedoso e cruel. E os planos do Senhor ninguém pode sobre-pujar nem tampouco tentar destruir, pois Deus é soberano e nada há que pos-sa impedir seu agir na vida de seus filhos amados.

Para que o pequeno Moisés não caísse nas mãos dos perversos egípcios, sua mãe o colocou num cesto betumado, levou-o até o rio Nilo e lá deixou que as águas o levassem para longe dali. Mas aquele pequeno cesto foi parar justa-mente onde a filha de Faraó estava tomando banho. Ela pegou a criança em seus braços e a levou para criar como se fosse seu próprio filho.

Moisés foi educado como um príncipe do Egito, mas os planos de Deus para ele eram outros. Ele seria aquele que iria tirar todos os hebreus do cativeiro egípcio, o libertador do povo do grande Eu Sou. Mas, não seria fácil como poderíamos imaginar. Tudo seria no tempo e conforme a vontade do Senhor todo-poderoso.

“E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, ho-mem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia nin-guém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia” (Ex 2:11-12).

Por causa desse imprevisto, Moisés teve de fugir do Egito para não morrer. Embora príncipe egípcio, ele era hebreu e não podia mais continuar naquele lugar. Foi vagando pelas terras desertas até que chegou a Midiã e ali conse-guiu abrigo na casa de Reuel, o qual mais tarde se tornaria seu sogro.

Você pensa que foi fácil e tranquila a volta de Moisés ao Egito? Pois foi muito difícil e com muitas provações também. A luta foi grande, mas Deus o tornou um vencedor e tirou os israelitas com mão forte daquela terra que os escravi-zara durante centenas de anos.

O mais incrível é que, mesmo depois de liberto, o povo começou a murmurar e desejar as iguarias do Egito. E assim acontece em nossos dias, no meio do povo de Deus: cristãos que só sabem murmurar contra tudo, não param para orar nem ler a palavra de Deus e se esquecem das maravilhas que o Senhor já fez e continua fazendo na vida de todos os que a Ele servem.

Se no passado os hebreus esqueceram das grandes coisas que Deus fez por eles, assim também os filhos de Deus têm se esquecido dos milagres e dos livramentos que o Senhor tem dado a cada um dos Seus filhos.

Deus está sempre pronto para abençoar a todos os que O buscam verda-deiramente. Então, pare de murmurar, levante a cabeça e veja a grandeza do Deus todo-poderoso, ore e busque a presença do Pai em todo o tempo.

Seja persistente em suas orações e clamores, creia que o Senhor está per-to de você. Como nos tempos de Moisés, hoje existem muitos escravos: do pecado, da mentira, da ingratidão... Eleve seus olhos para o alto, pois só de Deus vêm as bênçãos de que você necessita.Lembre-se de que Deus o tirou da escravidão para a liberdade.

Fonte: www.gospel10.com

AvisosAcampamento Transbordante – última semana de inscrições!Data: De 18 a 22 de junho de 2014;Tema: “Transbordante de uma Vida Contagiante”;Local: Campestre Atibaia (http://www.campestreatibaia.com);Investimento: R$ 340,00;Inscrições: Até 10 de junho, com o Renan. Vagas limitadas.Curso Especial sobre Consolidação – começa HOJE.Consolidação vem do verbo “consolidar” e significa “sustentar, firmar, fortalecer, tornar sólido, seguro ou estável”. É o processo de cuidar, de dispensar atenção ao novo convertido até que ele tenha condições de caminhar por suas próprias decisões, firmadas no que aprendeu e vivenciou sobre Jesus. Pela importância dessa ação na caminhada da igreja, estamos oferecendo um curso para capa-citar os membros na realização da tarefa de consolidar. O material a ser utilizado foi idealizado pelo Pr. Josadak Lima, o mesmo que desenvolveu o Curso de Des-pertamento Vocacional (CDV). Os interessados deverão se inscrever com o João (Mineirinho). O início do curso será em 1º de junho (hoje) na Escola Dominical.

Aniversários.3/6 Eduardo de Barros Silveira;6/6 Eric Vinícius Amaral Ferreira;7/6 Isabella Dias de Souza.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da

Rosa), da D. Cida Barçante, do Sr. Davi, da D. Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D. Nancy), da Lourdes de Brito, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria José Cassu (de Santana), da D. Maria da Penha, da Nívia (esposa do Eduardo), da Rosimeire (irmã da Roseli de Bri-to), da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos Pequenos Grupos (PGs) e seus líderes;• Pelos alvos dos PGs; pelos ministérios e lideranças da nossa igreja; pela

Equipe Pastoral (Pastores Tiago e Laura e Seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly); pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (1/6) PRÓX. DOMINGO (8/6)

FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Mariana

INTERCESSÃO Roberto/Salete Manoel/Roberto

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Dinho

MINISTÉRIO INFANTIL – –

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Sem. Lucas Pra. Laura/Matheus

PREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Humor