Paulohenrique Raciociniologico Completo 046

5
1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você? Curso Completo de Raciocínio Lógico 2013 Professor Paulo Henrique Módulo I – Questões Lógicas Nesse 1º módulo, só tenho um pedido a fazer a vocês: parem para raciocinar! Abaixo, vocês verão algumas formas que o edital poderá trazer sobre esses assuntos: 1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 2. Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 3. Reconhecimento de sequências e padrões. 4. Raciocínio sequencial. Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em gráficos e tabelas. 5. Lógica e Raciocínio Lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. Resolução de situações-problema. Problemas envolvendo raciocínio. Problemas de lógica e raciocínio. Sim, precisamos raciocinar. E não me venham com essa de que ‘Raciocínio Lógico é muito difícil’, ou que ‘essas questões eu não consigo resolver!’ Que nada! O negócio é arregaçar as mangas e só parar quando conseguir resolver as questões. Não desistam!!! Lutem contra o ‘Ser Mau’. A cada desânimo de vocês, ele dá aquela gargalhada tétrica dentro do calabouço onde vive. NÃO DEIXE ISSO ACONTECER!!! Em alguns momentos, vou falar de determinados tipos de questões e passar alguns ‘bizus’ aqui e na própria aula. Vocês verão algumas possibilidades de ‘saídas’ para resolverem outras questões. Vamos começar??? Questões Finais Aqui é o resto, a rebarba, a ‘turma da laranja’, a ‘hora do pobre’ (quem andou no PV sabe do que estou falando...). Vamos ver algumas questões que não se enquadram diretamente nos assuntos abordados anteriormente, porém não deixam de serem questões lógicas.

Transcript of Paulohenrique Raciociniologico Completo 046

Page 1: Paulohenrique Raciociniologico Completo 046

1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

Curso Completo de Raciocínio Lógico 2013

Professor Paulo Henrique

Módulo I – Questões Lógicas

Nesse 1º módulo, só tenho um pedido a fazer a vocês: parem para raciocinar!

Abaixo, vocês verão algumas formas que o edital poderá trazer sobre esses assuntos:

1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

2. Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

3. Reconhecimento de sequências e padrões.

4. Raciocínio sequencial. Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em gráficos e tabelas.

5. Lógica e Raciocínio Lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. Resolução de situações-problema. Problemas envolvendo raciocínio. Problemas de lógica e raciocínio.

Sim, precisamos raciocinar. E não me venham com essa de que ‘Raciocínio Lógico é muito difícil’, ou que ‘essas questões eu não consigo resolver!’

Que nada! O negócio é arregaçar as mangas e só parar quando conseguir resolver as questões. Não desistam!!! Lutem contra o ‘Ser Mau’. A cada desânimo de vocês, ele dá aquela gargalhada tétrica dentro do calabouço onde vive. NÃO DEIXE ISSO ACONTECER!!!

Em alguns momentos, vou falar de determinados tipos de questões e passar alguns ‘bizus’ aqui e na própria aula. Vocês verão algumas possibilidades de ‘saídas’ para resolverem outras questões.

Vamos começar???

Questões Finais

Aqui é o resto, a rebarba, a ‘turma da laranja’, a ‘hora do pobre’ (quem andou no PV sabe do que estou falando...). Vamos ver algumas questões que não se enquadram diretamente nos assuntos abordados anteriormente, porém não deixam de serem questões lógicas.

Page 2: Paulohenrique Raciociniologico Completo 046

2 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

01. (FCC/2013) Rafael participou de um bolão com seus colegas de trabalho em que precisava tentar adivinhar o vencedor das três partidas que o time de sua cidade realizaria em um torneio. Os palpites de Rafael foram os seguintes:

Neste torneio, em cada partida, o vencedor ganhava 3 pontos e o perdedor não ganhava ponto. Em caso de empate, cada equipe marcava 1 ponto. Ao final dos três jogos, a equipe do Kanela Fina marcou 4 pontos e Rafael errou todos os seus palpites. Apenas com essas informações, pode-se concluir que, necessariamente, a equipe Kanela Fina

(A) empatou com o Arranka Toko.

(B) foi derrotada pelo Arranka Toko.

(C) venceu o Xinelinho.

(D) foi derrotada pelo Xinelinho.

(E) empatou com o Espanta Sapo.

02. (FGV/2013) Sendo a e b números naturais não nulos, considere as operações ⊕ e ⊗ definidas a seguir: a ⊕ b = a + b + 1 e a ⊗ b = a x (b +1) , onde + e x são as operações usuais de adição e multiplicação de números naturais, respectivamente.

Se a, b e c são naturais não nulos quaisquer, analise as afirmativas a seguir:

I. 2 ⊕ 1 = 2 ⊗ 1

II. a ⊗ b = b ⊗ a

III. a ⊗ (b ⊕ c) = (a ⊗ b) ⊕ (a ⊗ c)

Assinale:

(A) se apenas a afirmativa I for verdadeira.

(B) se apenas a afirmativa II for verdadeira.

(C) se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras.

(D) se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras.

(E) se todas as afirmativas forem verdadeiras.

Page 3: Paulohenrique Raciociniologico Completo 046

3 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

03. (Vunesp/2013) Minha mãe tem sete filhos. Um deles sou eu. Cada um desses filhos tem dois filhos, exceto eu, que tenho três filhos. Levando em conta apenas as pessoas relatadas, pode-se afirmar que o número de primos que o filho mais velho do meu irmão mais novo tem é igual a

(A) 10.

(B) 11.

(C) 12.

(D) 13.

(E) 14.

04. (FCC/013) Em relação a uma família em que todos os filhos são de uma mesma união entre pai e mãe, sabe-se que a mãe de Maria é irmã do meu irmão gêmeo. Sendo assim, o avô materno de Maria é meu

(A) tio.

(B) irmão.

(C) primo.

(D) filho.

(E) pai.

05. (Esaf/2008) No último mês, cinco vendedores de uma grande loja realizaram as seguintes vendas de pares de calçados: Paulo vendeu 71, Ricardo 76, Jorge 80, Eduardo 82 e Sérgio 91. Ana é diretora de vendas e precisa calcular a venda média de pares de calçados realizada por estes cinco vendedores. Para este cálculo, a empresa disponibiliza um software que calcula automaticamente a média de uma série de valores à medida que os valores vão sendo digitados. Ana observou que, após digitar o valor de cada uma das vendas realizadas pelos vendedores, a média calculada pelo software era um número inteiro. Desse modo, o valor da última venda digitada por Ana foi a realizada por:

(A) Sérgio

(B) Jorge

(C) Paulo

(D) Eduardo

(E) Ricardo

Page 4: Paulohenrique Raciociniologico Completo 046

4 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

06. (Cesgranrio/2008) Considere uma pergunta e duas informações as quais assumiremos como verdadeiras:

Pergunta: Entre Ana, Beatriz e Camila, quem é a mais velha?

Informação 1: Beatriz é mais velha do que Camila.

Informação 2: Camila é mais nova do que Ana.

Conclui-se, então, que

(A) a primeira informação, sozinha, é suficiente para que se responda corretamente à pergunta, e a segunda, insuficiente.

(B) a segunda informação, sozinha, é suficiente para que se responda corretamente à pergunta, e a primeira, insuficiente.

(C) as duas informações, em conjunto, são suficientes para que se responda corretamente à pergunta, e cada uma delas, sozinha, é insuficiente.

(D) as duas informações, em conjunto, são insuficientes para que se responda corretamente à pergunta.

(E) cada uma das informações, sozinha, é suficiente para que se responda corretamente à pergunta.

07. (FGV/2012) Em uma antiga fazenda foi encontrada uma caixa com 15 moedas de aparência idêntica. As moedas eram dobrões portugueses do século XVIII como o que se vê abaixo.

Junto com as moedas havia um bilhete do antigo fazendeiro dizendo que uma dessas moedas é falsa, pois todas as moedas verdadeiras têm mesmo peso e a falsa tem peso um pouco menor. Utilizando uma balança de dois pratos e sem depender da sorte, o número mínimo de pesagens que permite identificar, com certeza, a moeda falsa é:

(A) 3.

(B) 5.

(C) 6.

Page 5: Paulohenrique Raciociniologico Completo 046

5 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar – e você?

(D) 7.

(E) 9.

08. (FCC/2013) Em uma malha quadriculada de 16 pontos como a da figura, o número máximo de linhas que podem ser desenhadas simultaneamente sem que nenhuma casa seja fechada é igual a

(A) 16.

(B) 17.

(C) 18.

(D) 19.

(E) 20.

Beijo no papai e na mamãe,

PH

[email protected]

Gabarito:

Questões Finais

1. C 2. A 3. D 4. E

5. B 6. D 7. A 8. D