Pax - Junho 2013

4
Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo PAX Edição 26 Junho de 2013 1 A família escoteira do Augusto Severo rea- lizou, entre o final do mês de maio e o início de junho, a Campanha do Agasalho 2013. A ação social foi promovida novamente pelo Clã Pio- neiro Sopro do Dragão, com divulgação na co- munidade do bairro Camobi e organização com os demais ramos do grupo para a arrecadação dos donativos. No dia 8 de junho, foi realizada uma ativi- dade especial da Campanha, com concentração na Praça Dom Bosco, na Faixa Nova de Camobi. Lobinhos, escoteiros e seniores foram às ruas próximas para buscar as doações dos moradores. Na praça, foi instalado um ponto de coleta, no qual pais, pioneiros e chefes trabalharam para organizar os donativos. Durante a tarde, após a conclusão das tarefas, foram realizados jogos de integração entre os ramos. Ao todo, cerca de mil peças, entre roupas, calçados e cobertas para crianças e adultos foram arrecadados durante a Campanha do Agasalho. O encerramento da ação social foi marcado pela entrega dos donativos à Prefeitura Municipal da cidade de Dilermando de Aguiar. O local para foi escolhido para o destindo das doações devido aos temporais que acontece-ram na região no mês de maio, os quais provocaram grandes perdas materiais para os moradores. Campanha do Agasalho 2013 www.gearas.org.br

description

Edição de Junho de 2013 do PAX - Informativo Periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo.

Transcript of Pax - Junho 2013

Page 1: Pax - Junho 2013

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

PAX Edição 26Junho de 2013

1

A família escoteira do Augusto Severo rea-lizou, entre o final do mês de maio e o início de junho, a Campanha do Agasalho 2013. A ação social foi promovida novamente pelo Clã Pio-neiro Sopro do Dragão, com divulgação na co-munidade do bairro Camobi e organização com os demais ramos do grupo para a arrecadação dos donativos.

No dia 8 de junho, foi realizada uma ativi-dade especial da Campanha, com concentração na Praça Dom Bosco, na Faixa Nova de Camobi. Lobinhos, escoteiros e seniores foram às ruas próximas para buscar as doações dos moradores. Na praça, foi instalado um ponto de coleta, no qual pais, pioneiros e chefes trabalharam para organizar os donativos. Durante a tarde, após a conclusão das tarefas, foram realizados jogos de integração entre os ramos.

Ao todo, cerca de mil peças, entre roupas, calçados e cobertas para crianças e adultos foram arrecadados durante a Campanha do Agasalho. O encerramento da ação social foi marcado pela entrega dos donativos à Prefeitura Municipal da cidade de Dilermando de Aguiar. O local para foi escolhido para o destindo das doações devido aos temporais que acontece-ram na região no mês de maio, os quais provocaram grandes perdas materiais para os moradores.

Campanha do Agasalho 2013

ww

w.g

ea

ra

s.o

rg

.br

Page 2: Pax - Junho 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO JUNHO/2013

2

*Por Marcos Machado Paulo

Na tarde ensolarada do dia 16 de junho, a Tropa Escoteira Fenix realizou uma atividade de integração com os pais e responsáveis para marcar o fim do Ciclo ‘Descobrindo a Tropa Fênix’. Com a temática de Festa Junina, pais e jovens participaram juntos de jogos e canções escoteiras. Na hora do lanche, muita carra-pinha, rapadura, paçoquinha e comidas tipicas.

Na oportunidade, foi realizada uma roda de con-versa sobre as atividades e progressões dos jovens. Os pais presentes comentaram sobre a motivação

Integração da Tropa Escoteira

II Highland Games

*Por Mariane Tonetto de Ávila

No dia 15 de junho, a Tropa Sênior Alber-to Santos Dumont (TSASD) esteve na segunda edição do Highland Games, atividade temática do ramo sênior realizada no município gaúcho de Estância Velha. Ao todo, 32 patrulhas parti- ciparam em busca do maior número de insígnias. Sêniores e guias mostraram toda a garra, força, agi-lidade, equilíbrio e inteligência para as conquistas. A patrulha Kaingang, da TSASD, recebeu a insíg-nia de Melhor Patrulha, na base “Ponte Da Vinci”. Na classificação geral, a Kaingang ficou em 5º lugar e a patrulha Guarani, também do Gearas, em 28º.

dos seus filhos em participar das atividades propostas e fizeram algumas observações positivas sobre o de-senvolvimento dos escoteiros. Os jovens também elogiaram as atividades do Ciclo, comentaram sobre as novas conquistas e aprendizados. O final da atividade marcou a chegada de um novo escoteiro: o ex-lobinho Heric Lênin, que “pulou o Rio Waingunga”, completando sua passagem para a Tropa Escoteira. A Chefia da Tropa Fênix promete outras atividades de integração com os pais e responsáveis. Fique Alerta!

O último final de semana de junho marcou a par-ticipação do Clã Pioneiro Sopro do Dragão em mais uma edição da Vigília Regional Pioneira. O evento acontece anualmente em 29 de junho, Dia do Pio-neiro. O objetivo é celebrar a data com uma atividade tradicional do ramo, a vigília, que propõe um mo-mento de reflexão e troca de ideias entre os jovens. O questionamento de 2013, decidido no último Fórum Regional, em Porto Alegre, foi: “Você está pronto para o processo de transição?”, em alusão a passagem dos jovens para as chefias após os 21 anos. Antes da vigília, o Clã Sopro do Dragão ainda realizou um jantar comemorativo, na sede do Augusto Severo.

Vigília Regional Pioneira

Page 3: Pax - Junho 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO JUNHO/2013

3

O dia 29 de junho marcou uma celebração espe-cial no Augusto Severo: o acolhimento de irmãos es-coteiros de outros grupos. Os jovens André, do GE Concórdia (SC), e Laura, do GE Flor de Maio (RS), participaram de suas cerimônias de troca de lenço, tornando-se, oficialmente, integrantes da família do Augusto Severo. Os dois escoteiros, que estão começando a sua trajetória no ramo pioneiro, atual-mente moram em Santa Maria para estudar na UFSM.

Troca de Lenços no Gearas

O Clã Pioneiro Sopro do Dragão realizou um acam-pamento entre os dias 30 de maio e 01 de junho, na sede do Augusto Severo. O objetivo da atividade foi promo-ver integração entre os membros do Clã, que está em fase de renovação. A programação da atividade contou com uma jornada pela região do Pains, na qual os pio-neiros utilizaram técnicas de orientação. Para marcar o último dia de acampamento, o Clã realizou a divul-gação da Campanha do Agasalho, no bairro Camobi.

Acampamento Pioneiro

A Alcateia Augusto Severo esteve bastante movi-mentada nos finais de semana de junho. Além das várias passagens de lobinhos para a Tropa Escoteira (veja na sessão Rapidinhas), as tardes de sábado foram cheias de atividades. No dia 22, os lobinhos tiveram a sua tradicional Festa Junina - o Arraiá do Véio Guto - com com jogos temáticos, pescaria e casamento cai-pira. No sábado, seguinte, dia 29, a Alcateia realizou a sua participação no XXII Mutirão Nacional Es-coteiro de Ação Ecológica (MUTECO). A atividade desenvolvida foi uma panfletagem de conscientização sobre a economia no uso da água, na Vila Militar, próxima ao grupo e, também, na Vila Santa Helena.

O mês ainda mar-cou uma importante con-quista para a Acalteia Au-gusto Severo: a entrega do Cruzeiro do Sul (distintivo de grau máximo mo Ramo Lobo) do ex-lobinho Ricar-do, integrante da Tropa Fê-nix desde o dia 22 de junho.

O mês de junho na Alcateia

Page 4: Pax - Junho 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO JUNHO/2013

4

Calendário:02/07 - Encontrão de Pais e Chefes - Tropa Fênix (Gearas)06/07 - XXII MUTECO - Tropa Escoteira e Clã Pioneiro06/07 - Entrega da Campanha da Notinha (Leon Denis)06/07 - Conselho de Pais da TSASD13 a 14/07 - Pedra do Segredo (TSASD - Caçapava do Sul)20 a 21/07 - Fórum Regional Pioneiro (Santa Cruz do Sul)27 e 28/07 - Curso Preliminar Lobo e Escoteiro (Guaporé)27/07 - Bivaque da TSASD (Gearas)

PAX - Informativo Periódico do GEARASDistribuição gratuita

Jornalista responsável: Mariana Cervi Soares (MTE no16732)Contato: [email protected]

Alcateia:

Aniversários: junho foi mês de festa para a lobinha Isadora e para as chefes Sonia (Bagueera) e Anabel (Kaa). Parabéns!

Especialidades: Murillo, Genealogia nível 2, e Jerri, Confeitaria nível 1.

Passagens: Os lobinhos Ricardo, Heric e Igor com-pletaram a sua passagem para a “Aldeia dos Ho-mens”, no Ramo Escoteiro. Sucesso na nova cami-nhada!

Aviso: Conforme decisão tomada pelo Conselho de Pais da Alcateia Augusto Severo, os lobinhos es-tarão em férias nos finais de semana dos dias 20 e 27 de julho, não havendo, portanto, atividades neste período.

Escoteiros:

Aniversários: os escoteiros Luiz Henrique e Stéfanie e o chefe Rubens completaram mais um ano de vida no mês de junho. Párabéns!

Especialidades: Glauco e Vithor, Videogame nível 2.

Promessas: as jovens Ana Carolina Ribeiro e Iolan-da realizaram as suas promessas e o escoteiro Ro-drigo realizou a sua renovação! Parabéns e Sempre Alerta!

Anuidade: o escoteiros Arthur, Eduardo, Thaís, Glauco e Gabrielle receberam estrelas de boas ativi-dades no Augusto Severo! Progressões: Pistas - Ana Carolina Ribeiro, Iolanda, Igor, Heric e Ricardo; Trilha - Robinson e Glauco; Rumo - Nadine; Travessia - Gabriel e Valter.

Sênior:

Especialidades: Arthur Felix e Joiciellen conquista-ram as especialidades de História Aeroespacial, Me-teorologia e Astronomia, todas em nível 2.

Progressão: Jamile Bromberg, Conquista.

Chefia:

Insígnia: O chefe sênior Gilmore recebeu o certi-ficado de conclusão da segunda etapa do Caderno da Insígnia da Madeira! Parabéns pela conquista e muito sucesso!

Rapidinhas:

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/G

EARA

S

A Tropa Fênix realizou, no início de junho, uma sessão especial de cinema. Reunidos em patrulhas, os escoteiros assistiram filmes com sobre aviação. Os lon- gametragens escolhidos foram Barão Vermelho (Águia), Voo United 93 (Morcego) e Pearl Harbor (Gavião e Gaivota). Cada patrulha enviou um relatório com fo-tos para a chefia. O objetivo do encontro foi integrar os jovens e incentivar o contato com a modalidade do ar.

Tarde de Cinema

A TSASD realizou, entre os dias 29 e 30 de junho, o acantonamento APUS, na sede do grupo. Na ativi-dade, foram desenvolvidas oficinas e jogos da mo-dalidade do ar em preparação para o Escoaer 2013, como Bombardeio Aéreo, Tobogã e Flight Simu-lator. A tropa também montou a Torre (pioneiria de grande porte), etapa integrante da progressão do ramo. O acantonamento contou com dois mo-mentos de espiritualidade, preparados pelos sen-iores Lorenzo, Alexandre, Arthur Fuchs e Cecília.

Acantonamento Sênior