Pax - Novembro 2013

5
Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo PAX Edição 31 Novembro de 2013 1 Jantar de Final de Ano www.gearas.org.br No dia 30 de novembro, foi realizado um jantar de confraternização na sede do Augusto Severo. O encontro, organizado pela diretoria do grupo, com auxílio da chefia e de pais voluntários, deu início às comemorações de final de ano. Como sempre, foi servido o tradicional galeto, acompan- hado de churrasco, arroz e saladas. Para fechar a noite, um sa-boroso buffet de sobremesas, or- ganizado com a colaboração dos associados. Os lucros do jantar serão destinados à continuidade das obras de melhoria da infraestrutura da sede do grupo. Ao lado, confira alguns momentos da noite, fotografados pela chefe Mariane de Ávila.

description

Edição de Novembro de 2013 do PAX - Informativo Periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo.

Transcript of Pax - Novembro 2013

Page 1: Pax - Novembro 2013

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

PAX Edição 31Novembro de 2013

1

Jantar de Final de Ano

ww

w.g

ea

ra

s.o

rg

.br

No dia 30 de novembro, foi realizado um jantar de confraternização na sede do Augusto Severo. O encontro, organizado pela diretoria do grupo, com auxílio da chefia e de pais voluntários, deu início às comemorações de final de ano. Como sempre, foi servido o tradicional galeto, acompan-hado de churrasco, arroz e saladas. Para fechar a noite, um sa-boroso buffet de sobremesas, or-ganizado com a colaboração dos associados. Os lucros do jantar serão destinados à continuidade das obras de melhoria da infraestrutura da sede do grupo. Ao lado, confira alguns momentos da noite, fotografados pela chefe Mariane de Ávila.

Page 2: Pax - Novembro 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO NOVEMBRO2013

2

Roca da Paz 2013No primeiro final de semana de dezembro, os

lobinhos participaram da quarta edição da Roca da Paz, em Tramandaí. No evento, totalmente cara-cterizada, a Alcateia viveu uma aventura pirata, contando com a presença do famoso Jack Sper-row e sua tripulação. Abaixo, confira a foto dos pequenos com os velhos lobos na atividade.

No primeiro final de semana do mês de novembro, os monitores da Tropa Escoteira Fênix - Glauco, Joan Felipe, Valter e Vithor - foram os responsáveis por or-ganizar a atividade de sábado. O programa foi cheio de jogos, com trabalho em equipe, sinais de pista e muita ação. Até a chefia entrou na jogada! Parabéns a todos pelo desenvolvimento dessa divertida atividade!

Monitores em Ação

No dia 1O de Novembro, os pioneiros de Santa Maria se reuniram no Gearas para a Vigília Distrital Pioneira. O tema do encontro foram as manifestações brasileiras de 2013. Após a apresentação de vídeos sobre o tema, foram desenvolvidas discussões em grupos. Os pioneiros apresentaram suas ideias sobre o assunto e foram questionados, sendo provocada a reflexão e a interpretação sobre como as informações são divulgadas pela mídia e as diferentes motivações dos participantes nos eventos. A vigília é um dos eventos que faz parte da aproximação entre os pionei-ros dos diferentes grupos escoteiros de Santa Maria.

No final de semana seguinte, foi a vez de outro en-contro entre os pioneiros do município, com uma vis-ita à Porto Alegre. Representando o Gearas, as jovens Débora e Laura viajaram com a Equipe Distrital Pio-neira para o 34o Mutirão Regional Pioneiro. No even-to, representantes de todo o Estado reuniram-se para trabalhar em prol de uma escola e de uma paróquia da comunidade de Restinga, região carente da capital. No encontro, aconteceu, também, a tradicional festa à fantasia, que teve como tema os super heróis. No domingo, o evento contou com um passeio cultural.

Pioneiros do Gearas participam de atividades regionais

Page 3: Pax - Novembro 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO NOVEMBRO/2013

3

A Tropa Sênior Alberto Santos Dumont (TSASD) re-alizou, no dia 23 de novem-bro, um bivaque de ramo. Na parte da manhã, os seniores iniciaram a elaboração do calendário 2014 da tropa.

À tarde, os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Sociologia da UFSM apre-sentaram a conclusão de um trabalho iniciado no mês de setembro com a TSASD. A partir da temática “Mobi-lidade Urbana, Violência no Trânsito e Justiça”, foi reali-zada uma palestra, seguida de discussões em patrulhas, sendo cada equipe responsá-vel por uma parte da temáti-ca. No final, foi organizado um debate com o resultado de cada patrulha. Passados dois meses dessa atividade inicial, no bivaque, os estudantes trouxeram para a tropa o resultado do trabalho, com a entrega de um folder de apresentação (publicado no facebook do Gearas).

Para encerrar a atividade, foi realizada a despedida da guia Nessana que, mesmo com pouco tempo na tropa, mostrou muita determinação para realizar seus objetivos. A chefia parabeniza a Nessana, desejando que tenha muitas conquistas na nova etapa da vida escoteira!

Bivaque da TSASD

Os velhos lobos Anabel, Bruno e Sonia, da Alcateia Augusto Severo, participaram do Acam-pamento “Jubileu de Brilhante”, organizado pelo grupo escoteiro Henrique Dias, em comemoração aos seus 75 anos. Durante o evento, os chefes do ramo lobinho representaram a Civilização Inca (foto abaixo).

No encontro, os chefes escoteiros Fredkson e Marcos, da Tropa Fênix, também participaram representando o Gearas.

Gearas nos 75 anos do HD

No mês de dezembro, seguem duas cam-panhas do Gearas: a tradicional arrecadação das latinhas, para a melhoria de infraestrutu-ra do grupo, e a ação social de final de ano da Tropa Fênix, que está juntando roupas e materiais de higiene e limpeza para a Escoli-nha Criança Feliz. Para ajudar, basta trazer os seus donativos aos sábados e falar com a chefia para fazer a entrega. Contamos com a participação de todos nessas iniciativas!

Campanhas de Grupo

Page 4: Pax - Novembro 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO NOVEMBRO/2013

Alcateia:

Especialidades: Fabiane, Confeitaria nível 1, e Leon-ardo, Agricultura nível 1.

Promessas a lobinha Isadora fez a sua promessa no dia 23/11. Melhor Possível!

Estrela de atividade: o lobinho Thales completou 1 ano de boas atividades em novembro.

Progressão: o Murillo conquistou a progressão de Lobinho Caçador. Parabéns!

Graduação: os lobinhos Victor e Fabiane assumiram os cargos de Primo e Segunda, respectivamente, da Matilha Branca.

Aniversários: o lobinho Murillo e a Lobo Gris Fer-nanda completaram mais um ano em novembro. Felicidades!

Escoteiros:

Aniversários: novembro foi mês de festa para os es-coteiros Vithor, Thaís e Rafaela e para a chefe Mari-ana. Muitas felicidades a todos!!

Especialidades: Iolanda, Pintura em Tela nível 2; Giovana, Primeiros Socorros nível 3; Robinson, Culinária, Canoagem e Pioneiria nível 3; Stéfanie, Biblioteconomia nível 3; Vithor, Confeitaria nível 1; Valter, Horticultura e Canoagem nível 3.

Graduação: o escoteiro Eduardo foi nomeado como submonitor da Patrulha Morcego.

Sênior:

Especialidades: Cecilia, Primeiros Socorros nível 3 e Arco e Flecha nível 2; Lorenzo, Acampamento nível 3; Joiciellen, Cartografia e Primeiros Socorros nível 3.

Progressão: o sênior Arthur Felix recebeu a pro-gressão Conquista.

Anuidade: Joiciellen e Arthur Felix, 1 ano de boas atividades, e Ricardo, 2 anos.

IMMA: as guias Joiciellen e Cecilia e os seniores Lorenzo, Ricardo, Alexandre e Arthur Felix con-quistaram a IMMA (Insígnia Mundial do Meio Am-biente). Parabéns!!

Transição: novembro marcou o início da transição da guia Joiciellen para o Clã Pioneiro.

Rapidinhas:

07 a 08/12 - Acampamento de Integração da Alcateia Augusto Severo (Gearas)07/12 - Amigo Secreto da Tropa Fênix (Gearas)08/12 - Luau do Ramo Sênior (Gearas)13/12 - Entrega dos donativos à Escola Criança Feliz14/12 - Coquetel de Encerramento 2013

Calendário:

PAX - Informativo Periódico do GEARASDistribuição gratuita

Jornalista responsável: Mariana Cervi Soares (MTE no16732)Contato: [email protected]

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

hefa

GEA

RAS.

Por Mariane de Ávila

No dia 3 de novembro, a TSASD participou do Churrasfut Sênior, no Centro de Instrução de Blin-dados, que marcou o encerramento das atividades distritais do ramo em 2013. No encontro, foram re-alizados torneios de futebol, vôlei e truco, seguidos de um delicioso churrasco preparado pela chefia sênior. O evento proporcionou momentos de in-tegração e confraternização entre seniores, guias e chefes. Além do Gearas, também participaram do Churrasfut os grupos Henrique Dias, Melvin Jones e Tupanciguara.

Churrasfut Distrital

4

Ei, vamos conhecer o Gearas?Dando início às comemorações de 25 anos do Augusto Severo, na próxima edição do PAX você vai aprender so-bre a história do lenço e do brasão de grupo. Fique atento para estar afiado com as nossas tradições para as fes-tejarmos as Bodas de Prata em 2014!

Page 5: Pax - Novembro 2013

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

hefa

GEA

RAS.

4

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO NOVEMBRO/2013

Foto

: Che

fe F

redk

son

Pin

to

Palestra Sobre o IMMA com o Chefe Fernando Reportagem feita para a especialidade de Jornalismo, elaborada pelos

escoteiros Joan Felipe e Iolanda

ESPECIAL: TROPA ESCOTEIRA FÊNIX

Na atividade do dia (9) de novembro, a Tropa Es-coteira Fênix recebeu a visita do chefe Fernando Flo-resta (Coca), do GE Melvin Jones. O chefe realizou uma palestra sobre o IMMA (Insígnia Mundial do Meio Ambiente), explicando a importância desse distintivo e dando algumas dicas para quem gostaria de cumprir a etapa.

Antes de terminar a palestra, para descontrair um pouco a tropa, o chefe Coca passou um jogo de inte-gração, chamado “Sete para Cima”, deixando todos os escoteiros muito alegres.