PCN Ética

2

Click here to load reader

Transcript of PCN Ética

Page 1: PCN Ética

PCN 5ª a 8ª série - 35

flores e materialescolar, inclusive TV,em perfeito estado.Milagre? Não. A escolaconseguiu fugir à regralocal depois deimplantar um projetode recuperação doambiente. “Antes asinstalações eramsempre vandalizadas”,diz a diretora VanildaCélia da Silva. “O quefizemos aqui foisimples, mas também

Vida em sociedadeFazer parte de um grupo ou de uma comu-

nidade exige do cidadão conhecer as normasque regem a conduta aceita nos mais variadosâmbitos, como o social, o cultural e o político.Os PCN definem quatro blocos de conteúdopara o ensino da Ética. Eles foram organizadospara que os alunos tenham informações sobrecomo atuar autônoma e criticamente em umasociedade democrática.

■ Respeito mútuo – É a valorização de ca-da pessoa, independentemente de sua origemsocial, etnia, religião, sexo, opinião. Revelarseus conhecimentos, expressar sentimentos eemoções, admitir dúvidas sem ter medo de serridicularizado, exigir seus direitos são atitudesque compreendem respeito mútuo.

■ Justiça – Num primeiro momento poderemeter à obediência às leis. Mas o conceito dejustiça vai muito além disso. É a busca da

A escola ProfessoraCarmen Mendes

Carvalho localiza-senum dos bairros maisviolentos de Tambaú,no interior de SãoPaulo. Em suasredondezas, o retrato

das condições de vida:depredação por todaparte. Mas, dentro doestabelecimento deensino, uma surpresa:salas de aula bemconservadas, paredeslimpas, vasos com

■ A ética pode ser vista em todas as disciplinas■ Faça da escola um ambiente participativo ■ Saiba como lidar com a punição de alunos

Ética

Parâmetros Curriculares Nacionais

Fáceis de entenderde

a 8ª

séri

e

Para falar de ética é preciso lembrar conceitos como respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo

difícil, porqueconstituiu um desafio:tornar a escola umlugar em que aspessoas respeitam e também sãorespeitadas.” Muitospedidos feitos pelosalunos foramatendidos. Um deles, a criação na escola da réplica de umsupermercado. É quemuitas criançassonhavam trabalharcomo caixa dosupermercado dacidade. O cenárioauxilia as aulas de

Matemática. A sala de leitura ganhouatmosfera acolhedora,repleta de almofadas.A comunidade tambémentrou no projeto,convidada a participarde atividades comofanfarras ou apromover eventos no interior da escola.A partir de então, osmais de 500 alunos,parte deles filhos ou parentes depresidiários da Cadeia Pública deTambaú, tomaramgosto pela escola.

Respeito é bom e dá certo

igualdade de direitos e deoportunidades, o que pressu-põe o julgamento do que éjusto ou injusto.

■ Solidariedade – É aexpressão de respeito dosindivíduos uns pelos outros.Ser solidário é partilhar umsentimento de interdepen-dência e tomar para si ques-tões comuns. Solidariedadeinclui desde a ajuda a umamigo até a luta por um ideal coletivo da so-ciedade.

■ Diálogo – A comunicação entre as pes-soas pode ser fonte de riquezas e alegrias. Éuma arte a ser ensinada e cultivada. Mas aten-ção: o diálogo só acontece quando os interlo-cutores têm voz ativa. Limitar-se a impor vi-sões de mundo sem considerar o que o outrotem a dizer não constitui um diálogo.

PCNManifestação

estudantil: lutar pelo que se acredita

ser seu direitodesenvolve a noçãode ética e cidadania

Supermercado debrinquedo ajuda escola aenfrentar o vandalismo

Jaqu

es F

aing

Oscar C

abral

Page 2: PCN Ética

Líng

uaPo

rtug

uesa

Plur

alid

ade

Cultu

ral

Geog

rafia

Mei

oAm

bien

teCi

ênci

asN

atur

ais

Educ

ação

Físi

caSa

úde

Orie

ntaç

ãoSe

xual

His

tóri

aÉt

ica

Mat

emát

ica

Arte

Líng

ua

Estr

ange

ira

36 - PCN 5ª a 8ª série

Líng

uaPo

rtug

uesa

Plur

alid

ade

Cultu

ral

Geog

rafia

Mei

o Am

bien

teCi

ênci

asN

atur

ais

Saúd

eOr

ient

ação

Sexu

alÉt

ica

Arte

Educ

ação

sica

His

tóri

aM

atem

átic

aLí

ngua

Es

tran

geir

aTr

abal

ho e

Cons

umo

O professor muitasvezes presencia

cenas de violênciaentre os estudantes.É um comportamento que podereproduzir,

Ao planejar as atividades escolares, é funda-mental que o professor selecione conteúdos queconsiderem dois pontos. Primeiro, despertar acuriosidade pelas diferentes formas de organiza-ção social e cultural existentes no mundo. Se-gundo, destacar os diferentes valores que sus-tentam o relacionamento entre as pessoas. Co-mo tema transversal, a Ética pode fazer partedos conteúdos de todas as disciplinas. Confira:

■ Geografia e História – O estudo trata derelações humanas. Falar das transformações dasdiversas sociedades no tempo e na construção deseus espaços é remeter a discussão à questão devalores. Uma forma de compreender os conflitosdo mundo contemporâneo é verificar como osvalores foram gerados ou afirmados socialmente.

■ Língua Portuguesa e Língua Estran-geira – Deve-se considerar que a língua é umdos veículos da cultura do país onde é falada e,portanto, carrega valores dessa cultura. As ca-racterísticas da linguagem oral e escrita ou danorma culta em relação às outras formas de fa-lar mostram as possibilidades do homem demanifestar-se em sociedade.

■ Matemática – Os usos que se fazem do co-

nhecimento matemático não são isentos de valo-res. A leitura de um gráfico sobre a realidade eco-nômica brasileira, por exemplo, pode tanto ame-nizar quanto agravar uma situação. Nesse item, épreciso desenvolver uma atitude crítica diante dasuposta neutralidade dos números e dados.

■ Arte – As diversas formas de manifesta-ção artística da humanidade revelam-se tam-bém visões de mundo e de valores. Ao lado dasquestões técnicas da produção, o fato de apre-ciar ou realizar uma obra de arte significa abrirum espaço para a veiculação de valores e sen-timentos.

■ Educação Física – Questões relativas acompetição e cooperação, conhecimento doslimites e possibilidades do próprio corpo, auto-disciplina, aprendizado e respeito às regras re-metem a valores e noções de sociabilidade e re-velam uma boa oportunidade para abordar aformação moral.

■ Ciências Naturais – Temas como neutra-lidade ou não do conhecimento científico, as re-lações entre esse conhecimento e as técnicas etecnologias, as transformações sociais causadaspelo avanço tecnológico estão impregnados devalores. Contextualizar e discutir esses assuntoscontribui para a formação moral e ética.?

O castigo é umaatitude correta?

As sanções quefazem parte dacultura escolardevem ser justas,incidindo somentesobre os quetransgridem asregras eresguardando orespeito aosvalores. É umaatitude inadequada,por exemplo,castigar uma classetoda simplesmenteporque não seconhece o autor de algum delito. As sanções tambémdevem serproporcionais àsfaltas. Ao aplicarpenalidadesseveras demaisapenas para quesirvam de exemplo,além do caráter deinjustiça, incorre-seno risco alcançar o resultado opostoao desejado. As sanções maisjustas são aquelasque promovemaprendizagem edesenvolvimentomoral,estabelecendo umarelação de co-responsabilidade.Assim, se um alunopicha a parede daescola, é maisconvenienteobrigá-lo a limpara sujeira do quedar-lhe umasuspensão.

Violência entra no faz-de-contadifícil saber comoproceder quando oassunto dos alunos éassassinato, ódio,prisão, guerra,massacre. Mas épossível orientá-lospara que adquiramuma visão crítica emrelação à violência.Essa postura é muitoimportante desde asprimeiras séries

escolares.“Incentivar ascrianças a brincarde guerra ou alutar pode ser umaestratégiapedagógica útil”,diz a doutora emEducação GiselaWajskop,especialista embrincadeirasinfantis. A

psicopedagoga AnitaLilian Zuppo Abedacredita que o caminhonão é ignorar aviolência. “Não adiantatentar afastá-la do dia-a-dia. É melhor abrirespaço para que ascrianças lidem com aquestão de um jeitosaudável”, diz Anita.Ao brigar dementirinha, o alunoexperimenta, numasituação imaginária,raiva, ansiedade evitória, entre outrasemoções. Assim, podecompreender essessentimentos e aprendera viver melhor comeles. “Isso aumenta achance de ele ver osatos agressivos deforma negativa”, conclui Gisela.

Ética nas disciplinas

dentro da escola,situações vividas nocotidiano ou imitar aviolência de filmes e

programas de TV. É

Tho

mas

Kra

mer

Brigas de mentirinha: maneirade lidar bem com sentimentosde raiva e ansiedade