Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado...

12
Dia Mundial da Limpeza das Águas: entidades organizam visita ao Rio Saí Mirim. Pág 6. Após o batismo o navio Santa Catarina zarpa do Porto Itapóá. Pág 2. Beto Vieira/IN Guaraci Garcia Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações da Polícia Militar de Itapoá. Pág 4. Caderno Social Equipe Lima, Roberto, Luis e Augusto estarão presentes na 1ª Gincana de Pesca Embarcada Loja Trapiche. Pág 7. Entrevista Página 3 Festival Mercosul A advogada e dançarina Telma Teixeira Bauer de Itapoá, conquista o 3º lugar no XVII Festival del Dança do Mercosur. Página 8 Por determinação da Justiça e a pedido do Ministério Público, com base no Inquérito Civil nº 06.2011.006420-2, as obras de asfaltamento na zona urbana da cidade, foram paralisadas no último dia 16 de setembro por um período de dez dias. Página 9 Obras paralisadas por 10 dias O Jornal Itapoá Notícias entrevista o Padre Sergio da Silva, da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Transcript of Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado...

Page 1: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

Dia Mundial da Limpeza das Águas: entidadesorganizam visita ao Rio Saí Mirim. Pág 6.

Após o batismo o navio Santa Catarinazarpa do Porto Itapóá. Pág 2.

Beto

Vie

ira/I

N

Gua

raci

Gar

cia

Semana do Trânsito: Blitz estão entre as açõesda Polícia Militar de Itapoá. Pág 4.

Caderno Social

Equipe Lima, Roberto, Luis e Augustoestarão presentes na 1ª Gincana de

Pesca Embarcada Loja Trapiche. Pág 7.

Entrevista

Página 3

Festival MercosulA advogada e dançarina TelmaTeixeira Bauer de Itapoá,conquista o 3º lugar no XVIIFestival del Dança do Mercosur.

Página 8

Por determinação da Justiça ea pedido do Ministério Público,com base no Inquérito Civil nº

06.2011.006420-2, as obras deasfaltamento na zona urbana da

cidade, foram paralisadas noúltimo dia 16 de setembro por

um período de dez dias.

Página 9

Obras paralisadas por 10 diasO Jornal Itapoá Notíciasentrevista o Padre Sergio daSilva, da paróquia NossaSenhora Imaculada Conceição.

Page 2: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

EDITORIAL

EXPEDIENTEFundação: 2 de setembro de 2011.Propriedade: Itapoa Notícias - Rua Herminio Dagnoni,130, Itapema do Norte, CEP 89249-000 Itapoá - SC.Fone: (47) 3443-1825.

DEPARTAMENTOSDIREÇÃO GERALRamos ChavesEustáquio José BrandJORNALISMO E REDAÇÃO:[email protected]á dos Santos (5875 DRT - PR)Jonas MacielDIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL:Juliana RamosFOTOGRAFIA:Beto VieiraREPORTAGEMGuaraci GarciaMarina GarciaCOMERCIAL:[email protected] MardeganBeto VieiraFINANCEIRO:Eustáquio José BrandTIRAGEM: 3 mil exemplaresIMPRESSÃO: Folha de Londrina

As matérias assinadas não representamnecessariamente a opinião deste jornal.

2 Dia 23 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIAS

Foi embalado ao somda canção “Com te Par-tiró” de Andrea Bocelli,e em meio a troca de ace-nos com lenços brancos,do público que assistia ea tripulação, que o “San-ta Catarina” zarpou docais do Porto Itapoá natarde da última sexta-feira (16). O navio é umdos maiores já construí-dos pela Hamburg Süd eo quinto de uma série de10 navios porta-contêi-neres com capacidadepara 7,1 mil TEUs.

Tudo aconteceu apósa solenidade de batismodo “Santa Catarina”, umevento que consolidouainda mais o Porto Ita-poá no segmento portu-ário mundial.

O “Santa Catarina”recebeu esse nome emhomenagem ao estadocatarinense, o que refor-ça a ligação do GrupoHamburg Süd, com a re-gião leste da América doSul.

A apresentação daCia Jovem da Escola deBallet Bolshoi deu umbrilho especial ao even-

Boa Viagem“Santa Catarina”

to, que contou com apresença de diversosconvidados, empresári-os e autoridades, dentreeles, o presidente mun-dial da Hamburg Süd,Ottmar Gast; Patrício Ju-nior, Diretor Comercialdo Porto Itapoá; AugustOetker, da Ambug Süd;Hildo Battistella e Ode-lir Battistella; RaimundoColombo, Governadordo Estado de Santa Cata-rina; Ervino Sperandio,Prefeito de Itapoá; Ma-rio Tavares, Vice-prefei-to de Itapoá; Daniel We-ber, Presidente da Câma-ra Municipal de Itapoá;Cantalício de Oliveira,Comandante da 5ª Regi-onal da Polícia Militar;Tenente Mario Elias, Co-mandante da Policia Mi-litar de Itapoá.

A madrinha da em-barcação, Elizabeth Me-ves - esposa do ex presi-dente do Conselho Exe-cutivo da Hamburg Süd,Klaus Meves – procedeuo batismo do navio que-brando a tradicionalgarrafa de champanhena proa do navio.

SC 145 deve ficar pronta em dezembroO Governador Raimundo Colombo afirmou que as obrasda Rodovia SC-415, que liga Garuva ao Porto de Itapoá,ficará pronta no próximo mês de dezembro, preten-dendo inaugurar a obra no dia 17 de dezembro.A promessa aconteceu durante o evento no PortoItapoá na última sexta-feira, quando do batismo doNavio Santa Catarina. Para a conclusão dos 29 km derodovia, o governo deve disponibilizar cerca de R$40milhões de reais.

Furto no Banco do BrasilUm caixa eletrônico da agencia do Banco do Brasil deItapoá foi arrobado por volta das 7h25min do ultimodia 17, quando 02 elementos foram vistos saindocorrendo do interior da agência em direção ao veículoCitroen C3 na cor azul, saindo em alta velocidade emdireção ao centro da cidade.Viaturas se deslocaram em direção a agência bancária,quando a central recebeu uma solicitação de umciclista, de que um veículo com as mesmas característi-cas colidiu com sua bicicleta na Av. Baira Mar III comRua 1000 e dois elementos saíram correndo em direçãoao caminho da onça, sendo que um trajava uma camisarosa e outro, camisa verde, ambos com arma de fogo,e outro, se evadiu com o veículo em direção ao salão daTia Cida. Retornando ao banco, policiais constataram oarrombamento e perceberam no local um maçaricocom liquinho a gás e uma bolsa na cor preta. No piso daagência constataram ainda algumas notas de cinqüen-ta reais.

....................................................

Academia de LetrasCom o objetivo de incentivar os jovens a escreverpoesias, a Academia de Letras de Itapoá e a Aciviti –Associação de cinema, vídeo e teatro de Itapoá,promoveu o primeiro concurso de poesias “NovosTalentos de Itapoá”, direcionado à jovens das escolasmunicipais.Os alunos premiados receberão a medalha de ouro“Aurélio Alves Ledoux”; Medalha de Prata “José Carlosdo Patrocínio”; Medalha de Bronze “Afonso de LimaBarreto; Diploma de Participação Literária do 1ºConcurso de Poesias-2011 prêmio escritor “AurélioAlves Ledoux” e prêmio acadêmico fundador da primei-ra Academia de Letras de Itapoá, Poeta Cruz e Souza.Na próxima edição o Itapoá Notícias divulgará a listados premiados.

Dias 24 e 25: 4° Encontro de Trilheiros ItalamaDia 2 e 3 de outubro: 1º Gincana de Pesca EmbarcadaLoja Trapiche

MUVEEDia 23: 2º Gazeta Rock. Bandas: Relicário (Pink FloydCover, Gás Pimenta e Matéria Prima. A noite terminacom DJ e grandes sucessos dos anos 80.

CASA DE CARNES MINUSCULIQuarta-feira: espetinhosSexta-feira: caldos e cremes.

....................................................

Cartas e e-mails: O Jornal Itapoá Notícias fazquestão de publicar as cartas e/ou e-mails dosleitores, mas, por problema de espaço, quandoforem muito longas, ou se for resposta a outra

opinião ou a algo publicado no jornal, e sempreque fogem do tema em debate, reserva-se o

direito de sintetizá-las.

....................................................

Imaginar que as dificuldades da cidade se resol-vem em função da instalação do Porto é ledo enga-no. Muito pelo contrário, elas continuam existindoe até com maior complexidade, exigindo respon-sabilidade e muito bom senso por parte de todos osenvolvidos nesse processo de transformação peloqual passa o Município de Itapoá.

Se de um lado o desenvolvimento avança pro-duzindo novos empregos, principalmente na áreaportuária; obras de infra-estrutura; crescimento desetores do comércio e até mesmo eventos jamaisvistos nesta região, como o batismo do navio “San-ta Catarina”, tudo isso pode até empolgar, mas poroutro lado, começam a surgir movimentos de con-trariedade, seja em razão do tráfego de caminhõespelo centro da cidade, que já começa a assustar; amanifestação de pescadores que reivindicam direi-tos e até mesmo, a recente ação civil que pede aparalisação das obras de pavimentação.

Portanto, toda essa “movimentação” que obser-vamos no dia a dia da cidade não significa que tudoé um “mar de rosas”.

A busca de soluções e o diálogo devem prevale-cer sempre, independentes da convicção pessoalde cada um, pois assim todos serão vencedores epodem chegar ao futuro muito próximo e ver quevaleu todo o esforço e união.

Page 3: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

3Dia 23 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIASENTREVISTA

Um ano de trabalho econquistando amigos

IN - Há quantotempo o senhorexerce a atividadesacerdotal?

P.e Sergio: Nodia 11 de outubrode 2011, completotrês anos de sacer-dócio.

IN - O senhorestá completandoum ano na paró-quia de Itapoá,como o senhoravalia esse perío-do?

P.e Sergio:Nossa paróquiaestá vivendo umtempo de graçasespeciais. Senti-mos a ação do Es-pírito Santo muitofecundo na vidapastoral. Os en-contros e retiroscom casais, jovense lideranças, estãodando um novovigor na nossaigreja. Fortaleciminha vocaçãoainda mais nesteum ano de minis-tério aqui em Itapoá,mas os desafios são mui-tos, seja no âmbito inter-no (interclesial) e no ex-terno (extraclesial). Mascom a ajuda de Deus, aintercessão da VirgemMaria e o serviço gene-roso das lideranças, vi-vemos cada etapa.

IN - Como o Se-nhor vê a atuação dosfieis dessa paróquianas atividades daIgreja?

P.e Sergio: Nossaslideranças são colabora-dores incansáveis naevangelização. A forçado batismo é visível namissão, vivida com aconsciência de que jun-tos formamos o Corpo

O Jornal Itapoá Notícias entrevista o Padre Sergio da Silva,da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.

de Cristo. Os fiéis emnossa Igreja são dedica-dos, graças a Deus! Sãotestemunhas de Cristodentro e fora da Igreja,prezando pela comu-nhão com seu Pároco,com o Bispo e com oPapa. São verdadeirassentinelas no mundo,isso me traz segurança ealegria.

IN - Qual o princi-pal problema que oSr. observa e que afe-ta a vida dos jovensna nossa comunida-de?

P.e Sergio: A deses-truturação das famílias,com certeza, é um dosprimeiros problemas dajuventude. Isso leva ojovem a buscar outros

“valores” que afetam seudesenvolvimento pesso-al e social. O relativismoético cai no vazio exis-tencial e os jovens aca-bam vivendo de manei-ra superficial suas vidas.O alcoolismo, as drogasem geral e o espírito con-sumista e descartávelnas relações, são o resul-tado de problemas gra-víssimos na família e nasociedade.

IN - Existe algumaobra na comunidadeque a Igreja gostariade participar ou jáestá apoiando?

P.e Sergio: NossaIgreja tem uma clarezade sua atuação secular.Estamos nos conselhosda cidade e apoiamos os

homens e mulheres deboa vontade, que lutampela justiça social. So-mos irmãos, parceiros, epor isso, abertos as ini-ciativas que promovama vida.

IN - O senhor achaque a instalação deum terminal portuá-rio contribui para ocrescimento da cida-de? Em que isso podeafetar na vida dosfieis e da própria igre-ja?

P.e Sergio: Sem dú-vida. O terminal portuá-rio é um investimentoque beneficiará nossomunicípio. O crescimen-to da cidade é visível erepercute em todos nós.Sou cidadão itapoaense

e espero que osempresários doPorto Itapoá es-tejam atentos asproblemáticas,impacto ambien-tal e social em ge-ral e que auxili-em nossas igrejasem Itapoá, issoserá essencial naconservação devalores comuni-tários que bro-tam da fé. Quere-mos acolher bemos que estão pro-curando nossacidade e propici-ar o melhor aten-dimento. Quere-mos fazer parce-ria em benefíciodesse belo paraí-so que é Itapoá eque Deus nos deupara administrar.

IN - Suasconsideraçõesfinais.

P.e Sergio:Tenho orgulho deser cidadão itapo-

aense, mas sonho comnosso plano diretor,com um planejamentomais eficaz. Isso deman-dará uma união entretodos. Espero que logotenhamos ambientesque promovam aindamais a vida do nossopovo, como casas de ali-mentação para caren-tes, albergues, casas derecuperação de depen-dentes químicos, hospi-tal bem equipado, um larmunicipal para atenderos idosos, mais locaisapropriados para o la-zer, maior investimentocultural, entre outros.Tenho fé de que com bonsprojetos conseguiremosapoio governamentalpara realizarmos este so-nho e muitos outros.

Padre Sergio com Paola Baptista dosSantos no dia do seu Batizado.

Mês da Bíblia: celebrado comos catequizandos da paróquia.

Reforma do Centro Paroquial daPastoral Airton Vidal.

Foto

s G

uara

ci G

arci

a

Page 4: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

4 Dia 23 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

Esse é o tema da Se-mana Nacional do Trân-sito, com uma campa-nha que se intensifica emtodo o Brasil em favor deum trânsito sem violên-cia. Ainda não há muitoque “comemorar”, ten-do em vista que o núme-ro de acidentes commortes, continua sendoexagerado e que preo-cupa todos.

Segundo dados daOrganização Mundial daSaúde, cerca de 1,3 mi-lhões de pessoas morre-ram em 178 países, emacidentes provocadosno trânsito, fazendo comque o DENATRAN - De-partamento Nacional deTrânsito e o Ministériodas Cidades, movessemações no sentido de pe-dir aos motoristas querespeitem as leis do trân-sito, pois os númerosmostram que a maioriadesses acidentes foramprovocados por errohumano.

Nessa década – 2011a 2020 – o objetivo é re-duzir pela metade os ín-dices de mortes no trân-sito em todo o mundo. Éa Década Mundial deAções para a Segurançano Trânsito, instituídaem 2010 pela ONU - Or-ganização das NaçõesUnidas.

No Brasil, as campa-nhas educativas e o mai-or rigor na legislaçãotem tido efeitos positi-vos, contribuindo para aredução de acidentes econseqüentemente, evi-tando perda de vidas hu-manas.

Um estudo realizadopelo SOS Estradas, umprograma de redução deacidentes do maior por-tal de rodovias do Brasil(WWW.estradas.com.br),aponta que todos os diasmorrem, pelo menos,723 acidentes nas rodo-vias brasileiras, provo-cando a morte de 35pessoas por dia e deixan-

Semana do Trânsito“Juntos podemos salvar milhões de vida”

do 417 feridos. O estudoaponta ainda, que a mai-oria das mortes aconte-ce nas rodovias e não nasvias urbanas.

São revelações quesurpreende ainda mais,quando, na avaliação doestudo, a melhora nascondições das rodovias,por si só não reduz osacidentes nas estradas,pois 90% dos acidentesocorrem por falha huma-na e não pe-las condi-ções das es-tradas.

Para oCoordena-dor do SOSE s t r a d a s ,Rodolfo Al-berto Ri-zzotto, a leideve sera p l i c a d acom rigor.“Não temosuma indús-

Trânsito em Itapoá

IN - Muitos reclamamda freqüência e da rigidezda PM nas operações detrânsito, quando nasabordagens e fiscalizaçãode veículos. O que o Se-nhor tem a esclarecer so-bre isso?

Mário Elias: Nossa cida-de possui atualmente umafrota de 4.226 veículos em-placados, excluindo-seaqui, as muitas pessoasque moram em Itapoá emantém o veículo empla-cado em Municípios comoGaruva e Curitiba. A Polí-cia Militar de Itapoá reali-za na baixa temporada,uma média de 06 autua-ções de trânsito por dia,número que sobe para cer-ca de 15 autuações diáriasdurante a temporada deverão. Acreditar que esteé o número de infrações detrânsito que ocorrem dia-riamente em Itapoá, seriamuito ilusório. Logo, pormais que os policiais se es-forçam, devido ao peque-no efetivo, conseguimoscobrar uma parcela ínfimado que realmente ocorrede infrações de trânsito.Acontece que, das infra-ções cuja competênciacabe a Polícia Militar co-brar, as de trânsito são, delonge, as que mais aconte-cem. Logo, são natural-mente as que a cobrançamais aparenta.

IN - O Senhor poderiaesclarecer os objetivosdessas operações e quaisos resultados obtidos?

Mário Elias: Os objeti-vos da Polícia Militar quan-

Quando se trata do trânsito nas pequenas ci-dades, imagina-se que as ocorrências ou mes-mo a atuação dos agentes de trânsito poucoocorrem. Na verdade não é bem assim. Aqui emItapoá a atuação da Polícia Militar tem sidoconstante, atuando na orientação e fiscaliza-ção dos motoristas, o que podemos observarno dia a dia da cidade.

Na Semana Nacional do Trânsito o ItapoáNotícias ouviu o Comandante da Policia Militarde Itapoá, Mário Elias, sobre a atuação da PMno trânsito na cidade.

do realiza uma Operaçãode Comando de Trânsito, aschamadas Blitz, é cobrar acorreção de qualquer infra-ção com a qual os policiaisse depararem, seja infra-ção penal ou administrati-va. O resultado que se bus-ca, e certamente é atingi-do pela Polícia Militar, étransmitir de maneira mui-to clara, a idéia de que aLei existe e deve ser cum-prida. O Brasil é visto mui-tas vezes como um Paísbagunçado, porque todomundo quer que os outroscumpram a Lei, porémquando o indivíduo é cobra-do, ele pensa que a Leideve ser cobrada de todos,menos dele. Outro objeti-vo que temos muito claroquando realizados tal ope-ração, é incutir na cabeçade quem vêm para Itapoápara praticar crimes, aidéia de que em nosso Mu-nicípio, a Polícia não é pagapra ficar passeando de via-tura, pois por aqui a corpo-ração trabalha, e trabalhamuito. Logo, se o sujeitopensa em aprontar em Ita-poá, deve pensar muitoantes de agir, pois a PMestá na rua todos os diasem todas as horas.

IN - O Senhor acha queos motoristas precisam seeducar mais, assim o trân-sito seria melhor nas cida-des?

Mário Elias: O trânsitode Itapoá passa por umatransformação muito in-tensa após o início das ope-rações do Porto de nossoMunicípio. Existe um fluxo

muito maior de veículosem nossas ruas atualmen-te. Certamente apenas aeducação pode levar a umaboa convivência no trânsi-to de nossa cidade. O gran-de problema que observa-mos em nossas ruas, é quetodo mundo parece quererse dar bem, não se impor-tando com a situação dosoutros. É a infeliz Lei deGerson.

IN - Com relação a si-tuações de animais nasvias públicas ou mesmoacidentes de trânsito en-volvendo animais, qual é aatuação da Polícia Militar?

Mário Elias: Acidentede trânsito propriamente,envolvendo animais na via,ainda teve poucos casos emnossa cidade, tendo ocor-rido um de natureza maisgrave recentemente naAvenida Celso Ramos.Ocorrências, entretanto,envolvendo animais soltosna via, simplesmente atra-palhando o trânsito e ge-rando perigo de acidente,têm sido constante. Nestescasos infelizmente, a Polí-cia Militar pouco pode fa-zer, porque para apreen-der o animal, necessitariade um local para abrigá-lo.Temos tentado sempre, aresponsabilização do pro-prietário, porém nestashoras o mesmo literalmen-te desaparece. Certamen-te esta deve ser uma preo-cupação daqui para frente,pois em continuando a si-tuação como está, os aci-dentes certamente passa-rão a acontecer.

tria de multas, mas umafábrica de motoristas in-fratores, cuja produçãoestá aumentando, esti-mulada pela impunida-de. Milhares de pessoasmorrem sem nenhumajustificativa. Não pode-mos esperar que os in-fratores contumazes se-jam conscientizados,pois estamos vivendouma epidemia”, diz Ri-zzotto.

23. Início da primavera23. Dia do Soldador23. Dia do Técnico Industrial e do Téc-nico em Edificações25. Dia Nacional do Trânsito26. Dia Interamericano das RelaçõesPúblicas26. Dia Nacional do Surdo27. Dia de Cosme e Damião27. Dia do Encanador27. Dia Mundial de Turismo27. Dia Nacional do Idoso28. Dia da Lei do Ventre Livre29. Dia do Anunciante

DATAS COMEMORATIVAS

Animais soltos tem sido um problema constante.

Acidente envolvendo motocicleta na Av. André Rodrigues de Freitas.

Foto

s G

uara

ci G

arci

a

Page 5: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

5Dia 23 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIAS ANÚNCIOS

Page 6: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

6 Dia 23 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASESPECIAL

Page 7: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

7Dia 23 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIASSOCIAL

Page 8: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

8 Dia 23 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

A advogada e dança-rina Telma Teixeira Bau-er, esposa do Médico Pe-diatra, Dr. Alberto Bau-er, representou a cidadede Itapoá no XVII Festi-val del Dança do Merco-sur, realizado em Puer-to Iguazú, na Argentina,entre os dias 09 e 11 desetembro. Telma con-quistou o 3º lugar entre274 inscritos nas cate-gorias infantil, juvenil eadulto.

O evento teve as par-ticipações da Argentina,Paraguay, Chile e Brasil.Telma, que faz aulas naEscola de dança KadoshArte e Movimento, deCuritiba, conseguiu apremiação no 3º lugar –categoria solo adulto -com a coreografia: “Win-gs Asas de Ísis”.

“Sinto-me privilegia-da por ter alcançadoessa premiação e umasatisfação imensa pelomeu esforço e coragemde ter participado de umevento muito conhecidono mundo da dança”,disse Telma.

Dançarina de Itapoáconquista medalha

FESTIVAL MERCOSUL

A advogada e dançarina Telma Teixeira Bauer.

Page 9: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

9Dia 23 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

Paralisadas obras do asfalto

LOCAÇÃO MENSAL

Por determinação da Jus-tiça e a pedido do MinistérioPúblico, com base no Inqué-rito Civil nº 06.2011.006420-2, as obras de asfaltamento nazona urbana da cidade, foramparalisadas no último dia 16de setembro por um períodode dez dias.

A paralisação da obra sedeve a denúncias que apon-tam a ausência de drenagempara escoamento de águaspluviais, ou seja, não haveriaescoamento para as águas daschuvas, podendo ocasionaralagamentos as residências edanos a própria obra.

Uma paralisação nesta fasedas obras está preocupando apopulação, principalmente osmoradores das vias que estãosendo pavimentadas.

PrefeituraA reportagem do Itapoá

Notícias ouviu o PrefeitoMuncipal Ervino Sperandio.Segundo o prefeito a Prefeitu-ra de Itapoá tomou conheci-mento através de cópia do ofí-

cio 0403/2011, enviada aoPorto Itapoá pelo MinistérioPúblico da Comarca de Itapoá,onde é solicitado a paraliza-ção das obras por um períodode 10 dias, a contar do dia 16de setembro.

O Prefeito Ervino Speran-dio informou que a justificati-va alegada é de que existeminúmeras reclamações de fal-ta de galerias para escoamen-to das águas pluviais. Esclare-ceu que todas as travessias

necessárias para escoamentodessas águas, foram executa-das em toda a extensão dasvias asfaltadas. “Isso para evi-tar que amanhã tenhamosque quebrar o asfalto a fim deexecutar este serviço, tam-bém inúmeras bocas de loboforam executadas ao longo dasvias, esta preocupação nós ti-vemos”, afirma o prefeito.

Quanto a questão das de-núncias, o prefeito disse, “nãoestamos deixando ninguémalagado, todos estão sendobenficiados pelo asfalto e émuito melhor com asfalto doque poeira e lama como eraantes, lamentavelmentre tempessoas que trabalham contraItapoá, correndo no ministé-rio público denunciar quandoo Poder Executivo consegueum benefício para a cidade, foiuma luta, uma batalha e ja-mais teriamos conseguido es-sas obras sem a ajuda do por-to, só tenho que enaltecer. Oporto na verdade tem favore-cido o munícipio”, concluiErvino.

Pescadores da regiãodo Pontal, próximo aoPorto Itapoá, realizaramno último dia 17 (sába-do), por volta das8h30min, uma manifes-tação para reivindicar aárea de pesca onde se en-contra o píer de atraca-ção dos navios.

Toda essa área erautilizada pelos pescado-res como principal meiode subsistência de deze-nas de famílias.

Os pescadores alegamque a proibição da pesca nabaia, prejudicou as famílias daregião que sobrevive dessaatividade. Na opinião dos pes-cadores, o porto invadiu aárea que sempre foi o berçopesqueiro da comunidade dePontal e a indenização prome-

Manifestação tenta interromperatividades do Porto Itapoá

tida, até agora não aconteceu.Eles alegam que agora vão

pescar e a Marinha apreendeo material de pesca, o que cau-sa muitos prejuízos aos pes-cadores.

Na oportunidade tambémreclamaram que as autorida-

des locais não têm dado oapoio que necessitam.

Porto ItapoáO Jornal Itapoá notícias

procurou a administração doPorto Itapoá, que se manifes-tou emitindo a seguinte nota:

“Por determinação da Capi-tania dos Portos da Baia daBabitonga, localizada emSão Francisco do Sul, a pes-ca subaquática, profissio-nal ou amadora é proibidaem todo o canal de acessoao Porto de São Franciscodo Sul e Itapoá, em funçãodo tráfego de navios.

Portanto, não cabe aoPorto Itapoá nenhuma in-terferência na proibição dapesca no local, pois esta éde competência exclusivada autoridade marítima,

Marinha do Brasil.Desta forma, o Porto Ita-

poá entende que as ações deindenização ajuizadas pelospescadores, que tramitam naVara Única de Itapoá, nãotêm sustentação jurídica. “

Porto Itapoá

A soluçãoO prefeito informou tam-

bém que na última terça-feira(20), o Ministério Público,acompanhado de engenhei-ros, realizou vistoria em todoo trecho das obras, aguardan-do agora o parecer do MP paraque a empresa responsávelpelas obras possa retomar ostrabalhos.

PrejuízosA paralização dos serviços

nesta fase das obras traz pre-juizos que certamente serãocobrados pela empreiteira,pois em razão desta paraliza-ção, teve que deslocar equipa-mentos pesados e cerca de 25a 30 homens, que poderiam fi-car parados, para obras que aempresa tem fora do muníci-pio, além do atrazo no crono-grama.

Segundo o Prefeito, “quemperde é o município com oatrazo das obras, pois afeta oconvênio entre o porto e a pre-feitura”, conclui.

RESIDENCIAL· Itapema do Norte / São José

– Casa com 2 quartos, sala e cozinhaconjugadas e garagem. Próximo lotea-mento Príncipe. R$ 300,00

· Itapema do Norte / Brasília– Apto contendo quarto, sala e cozinhaconjugados, um banheiro e lavanderia.Av. Celso Ramos. R$ 300,00.

· Itapema do Norte / Pérola –Aptos mobiliados, contendo um quarto,sala e cozinha conjugados, um banhei-ro, uma vaga de garagem. Rua da Pa-gue Menos calçados, 50 metros do mar.R$ 390,00.

· Itapema do Norte / Pérola –Apto sem mobília, contendo dois quar-tos, sala e cozinha conjugados, um ba-nheiro, uma vaga de garagem. Próximoao Fórum. R$ 450,00.

· Itapoá / Itapoá – Casa comtrês quartos, sala e cozinha conjugadas,garagem churrasqueira e lavanderia co-bertas. R$ 560,00

· Itapoá / Santa Clara – Aptocom dois quartos, mobiliado, uma vaga,2º quadra do mar na Av. Brasil. R$700,00

· Itapema do Norte / Frentepara o mar – Apto semi mobiliado, 2quartos sendo um suíte, uma vaga, la-vanderia e garagem coberta.R$ 800,00

· Itapoá / Santa Clara – Sobra-do contendo 6 quartos, demais depen-dências, na segunda quadra do mar. R$800,00.

· Alto padrão – Pontal – So-brado, 3qts, 1st, 2 vagas, churrasquei-ra, lareira, frente e com saída para aBaía da Babitonga. Informações somen-te na imobiliária.

COMERCIAL· Itapema do Norte / Gleba -

Loja na Rua da Graça, próximo ao mer-cado Chaves. R$ 450,00.

· Itapema do Norte / São José1 - Salão comercial com 180m², próxi-mo do Rei do Básico. R$ 750,00.

· Itapoá / Santa Clara – Salacomercial na da Av. Brasil. Próximo aomercado Brisa do Mar. R$ 750,00

· Itapoá / Santa Clara – Salacomercial na Av. Brasil. Próximo aomercado Brisa do Mar. R$ 900,00

· Itapema do Norte - Salas co-merciais a partir de 100m², em frente aoMercado Manchester – A partir de R$1.350,00

· Itapema do Norte / Frentepara o Mar – Sala comercial, esquinada Av. 780 com a Av. Beira mar. R$2.500,00.

· Itapema do Norte – Loja com415m², em frente ao mercado Manches-ter. R$ 5.000,00. Pode ser alugada par-cialmente.

· Itapema do Norte / Caminhoda Onça – Terreno com 312,50m² noPaese, eixo comercial, disponível paralocação. Mais informações na imobiliá-ria.

· Pontal / Tomazelli – Terrenocom 625m² na Av. Beira Mar, próximoao Porto Itapoá, disponível para locaçãomensal. Mais informações na imobiliá-ria.

· Áreas e terrenos para loca-ção na RETRO PORTUÁRIA? Façacontato conosco e conte-nos a sua ne-cessidade.

Prefeito Ervino Sperandio.

Pescadores realizam protesto no Pontal.

Denúncias apontam a ausência de drenagem para escoamento de águas pluviaisFo

to G

uara

ci G

arci

a

Page 10: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

10 Dia 16 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASGERAL

O ideal seria que esta data fosse comemora-da sem acidentes; mas, o como conseguir isso é aquestão.

Com o crescimento da população e o grau cadavez maior de urbanização, a tendência é de que otrânsito nas cidades se torne cada vez mais inten-so e infelizmente, mais violento. Assim, entende-mos como trânsito a movimentação de pedes-tres, carros, bicicletas, ônibus, motocicletas, ca-minhões – este vai-e-vem nas ruas que, justamen-te por não parar de crescer, exige regras que pre-cisam ser cumpridas para que todos possam ir evir sem problemas.

Por isto, existem não só os deveres dos moto-ristas, como também os dos pedestres. Engana-se quem acha que o pedestre é o dono da rua:pode ser multado por atravessar fora da faixa, ouem vias em que o acesso de pedestres é proibido,por exemplo.

A melhor maneira de um cidadão se compor-tar em um trânsito é com consciência. Conhecen-do e respeitando as leis, evitam-se acidentes ecada um usufrui seus direitos – a pé, motorizadoou pedalando.

A legislação de trânsito desperta cada vez maiso interesse da sociedade. Pessoas de todas as ida-des – condutores de veículos e cidadãos em geral–, procuram atualizar-se no conhecimento doCódigo de Trânsito Brasileiro - CTB e na sua regu-lamentação, seja como um meio para desenvol-ver comportamentos seguros no trânsito, ou parareivindicar de todos os agentes – públicos e priva-dos –, com responsabilidade sobre a segurançada via e dos veículos, atenção à aplicação dos seusdispositivos.

A Política Nacional de Trânsito (PNT), além deeleger a preservação da vida, da saúde e do meio-ambiente, e a educação contínua para o trânsitocomo os objetivos prioritários das políticas públi-cas sobre trânsito, definiu as metas a serem al-cançadas até 2014, vinculadas aos objetivos: Au-mentar a segurança de trânsito; Promover a edu-cação para o trânsito; Garantir a mobilidade eacessibilidade com segurança e qualidade ambi-ental a toda a população; Promover o exercícioda cidadania, a participação e a comunicação coma sociedade e, Fortalecer o Sistema Nacional deTrânsito.”

O CTB, com o texto atualizado da Lei 9.503,de 23 de setembro de 1997, as resoluções do Con-tran em vigor e as portarias do Denatran que tra-tam de assuntos específicos da relação do cida-dão com o Sistema Nacional de Trânsito, destina-se a ser um instrumento de consulta freqüentepor todos que se empenham para que o trânsitono seu país, na sua cidade, na sua rua, seja a ex-pressão da maturidade e auto-estima de um povoque zela pela segurança individual e coletivacomo valor fundamental a ser reafirmado a cadaato da mobilidade e da cidadania.

O CTB enumera, dentre outras, as matériasde competência do órgão executivo de trânsitoda União (art. 19), dos Estados (art. 22) e dosMunicípios (art. 24), observando-se que as maté-rias são diversas e que adere, o que não poderiaser diferente, ao princípio constitucional da au-

MODELO ANO VALOR FINANCIAMENTOFAN 125 ÍMPECAVEL,1°DONO 2010 R$ 4.500,00 36X196,C/300,00ENTKANSAS 1° DONO 2009 R$ 3.000,00 24X189,00 SEM ENT.TWISTER 10.000KM 1° DONO 2008 R$ 8.000,00 36X328,C/1.000ENTTORNADO AMARELA 2008 R$ 8.300,00 36X360,C/1.000ENTXTZ 125 E 2008 R$ 5.900,00 36X294,00 SEM ENT.BROS 150 ES 2007 R$ 6.000,00 36X294,00 SEM ENT.FAZER ÍMPECAVEL,1° DONO 2008 R$ 7.900,00 36X369,00 SEM ENTTITAN 150 ES ÍMPECAVEL 2008 R$ 4.500,00 36X214,00 SEM ENTTWISTER 2006 R$ 6.000,00 36X294,00 SEM ENT.TITAN 150 ES 2006 R$ 4.000,00 36X199,00 SEM ENT.CG 125 FAN 2006 R$ 3.100,00 36X152,00 SEM ENT.TWISTER 2005 R$ 5.000,00 24X272,C/500,00ENT150 SPORT1°DONO FINAL 8 PG 2005 R$ 4.200,00 24X253,00 SEM ENT.BIZ100 ES ÍMPECAVEL, 2005 R$ 3.500,00 24X223,00 SEM ENT.GS 500 2001 R$ 11.900,00 24X554, C/2.900ENTCELTA 1.0 VERMELHO 2010 R$ 21.900,00 60X 640,00 SEM ENTCLIO SEDAN 1.6 COMPLE 2005 R$ 22.800,00 60X478,00 C/5.000ENTCORSA MILLENIUM 2002 R$ 15.900,00 60X540,00 SEM ENTMERIVA C/ DIREÇÃO 2003 R$ 25.000,00 60X699,C/3.000 ENTELBA ÍMPECAVEL 1996 R$ 8.900,00 36X399,00 S/ENT

tonomia das entidades federadas, previsto nos ar-tigos 1º e 18, da Carta Magna, os quais enfocamclaramente a ausência de hierarquia entre aquelasentidades.

O atual CTB traz uma ampliação dos poderesreservados aos Municípios, dando-lhes um

destaque importante, sendo de relevo as fun-ções de organização do trânsito urbano e de apli-cação e arrecadação de multas em inúmeros ca-sos. Diante da separação contida no CTB, os

Municípios deveriam ter se adequado a essasnormas em janeiro de 1998, quando as mesmas en-traram em vigor. No entanto, a adequação nãoocorreu imediatamente em todos, mas paulatina-mente, tendo em vista que a grande maioria nãopossuía estrutura e condições de assumir tais atri-buições, já que a integração ao SNT significaria anecessidade de observância de alguns requisitoscontidos nas Informações para o Cadastro do Muni-cípio ao Sistema, emitidas pelo Departamento Na-cional de Trânsito – DENATRAN.

A novidade é que agora compete aos órgãosexecutivos municipais de trânsito exercer novas atri-buições: planejamento, projeto, operação e fiscali-zação no perímetro urbano e nas estradas munici-pais; tarefas de sinalização, fiscalização, aplicaçãode penalidades e educação de trânsito passaram aser de responsabilidade das prefeituras.

Apesar do trânsito ser municipalizado, as pre-feituras podem firmar convênios com as Polícias Mi-litares, conforme o artigo 23 do CTB, cujo textosegue transcrito: “Art. 23. Compete às Polícias Mi-litares dos Estados e do Distrito Federal: I e II (VE-TADO), III - executar a fiscalização de trânsito, quan-do e conforme convênio firmado, como agente doórgão ou entidade executivos de trânsito ou execu-tivos rodoviários, concomitantemente com os de-mais agentes credenciados; IV, V, VI e VII - (VETA-DO) e Parágrafo único. (VETADO)”.

Portanto, não esqueçam: Crianças só devem vi-ajar no banco de trás; quando muito pequenas, umacadeirinha apropriada é necessária; o tamanho doscintos também deve ser ajustado, para não haverrisco de enforcamento; não fale ao celular enquan-to dirige! além de perigoso, pode resultar em umamulta e perda de pontos na carteira de motoris-tas!; observe o limite de velocidade para cada viaem que trafega; respeite a sinalização e a faixa depedestres; quando não conhecer o lugar onde estádirigindo, ande devagar e leia as placas com aten-ção, para evitar acidentes por entrar em algumacontramão, ou pegar um retorno errado, ou se sur-preender com um semáforo fechado, por exemplo;escutar música no carro é muito bom e, segundopesquisas, até melhora o desempenho no volante;mas volume alto distrai, dificulta ou impede o re-conhecimento de sons externos e é um perigo: nãoabuse!; antes de viajar, confira a documentação,verifique os pneus, dê uma olhada na água e noóleo e tenha certeza de que a parte elétrica estáok; o extintor de incêndio tem que estar sempreem dia; além de comprá-lo e guardá-lo no carro,preste atenção em sua data de validade e aprovei-te para ler as instruções de uso porque, na hora deum acidente, você não terá a mesma calma! , e,um kit de primeiros socorros é sempre útil.

FARMÁCIA ECOFARMA

No dia 15 demarço de 2012 esta-remos comemoran-do 6 (seis) anos emItapoá.

É com muita sa-tisfação que usamoseste espaço, paraagradecer a todos osnossos clientes eamigos pela credibi-lidade em nossosserviços. Muito obri-gado a todos.

Nós da FarmaciaEcofarma além de nos preocu-parmos com a saúde de todos osnossos clientes nos preocupamostembém em facilitar o nosso dia-dia.

A nossa Farmácia distingue-se pelos inúmeros serviços quepresta à comunidade, entre osquais destacamos:

Aferição de pressãoTeste de Glicemia (Diabetes)Aplicação de injetáveisCorrespondente Bradesco

(Pague aqui suas contas)

Água, Luz, Telefone, boletos decobrança.

Taxas de FGTS, INSS, DARE,DÁS, GPS

Saldos, Saques, Extrato, Depó-sitos, Transferências, Empresti-mos, e abertura de contas

Créditos para celurar - Todasas operadoras

Portanto antes de ir a uma Far-mácia pense em quem atende eentende as suas necessidades.

Avenida Brasil, 2829, em fren-te ao cartório

Page 11: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

11Dia 23 de setembro de 2011ITAPOÁ NOTÍCIAS GERAL

Loja Trapiche organiza a sua1ª Gincana de Pesca Embarcada

EVENTO

Modo de Fazer :• Lave os camarões em água corrente e deixeum pouco de molho numa bacia com água e o suco de 1 limão;•Escorra a água, corte as cabeças e leve os camarões para umafrigideira grande;• Cozinhe rapidamente por uns 10 minutos (semacrescentar ingredientes) até que fiquem cor-de-rosa, mexendo devez em quando;• Retire os camarões do fogo e deixe esfriar umpouco;• Só então retire a casca e o “rabinho”;• Feito isso, tempereos camarões com um pouco de sal, pimenta do reino, ervas finas eaproximadamente 1/3 do copo de cachaça.• Deixe os camarõesmarinando por uns minutos e depois e leve-os à frigideira nova-mente para fritar com um pouco de azeite de oliva junto com doisdentes de alho picados;• Reserve;• Na mesma frigideira, coloqueum pouco mais de azeite, a cebola picada e os dois dentes de alhorestantes;• Quando estiverem dourados acrescente o arroz cru (quenão pode ser lavado, tem que sair direto do pacote para a panela);•Mexa para incorporar os ingredientes e fritar bem o arroz;• Acres-cente os 2/3 restantes do copo de cachaça, sempre mexendo bem;•Assim que evaporar a cachaça, acrescente o caldo de camarão (oude legumes) pouco a pouco, mexendo sem parar, até que todo ocaldo seja incorporado e o arroz fique “al dente” (isso leva uns 20minutos, mais ou menos);• Antes de colocar a última porção decaldo, junte o açafrão e os camarões reservados;• Acrescente aúltima porção do caldo e mexa até que todo o líquido se incorporeao risoto;• Apague o fogo e acrescente a manteiga;• Mexa bem esirva imediatamente.

Ingredientes:• 650 g de camarões médios• Suco de 1 limão• 2 xícaras de arroz tipo arbório (especial para risotos)• 1 L de caldo de camarão ou de vegetais (pode ser daqueles detablete, é mais rápido)• Ervas finas a gosto (desidratadas ou frescas)• 4 dentes de alho picadinhos• ½ cebola (média) branca, bem picadinha• 1 colher (sopa) de manteiga• 1 copo (tipo americano) de cachaça• Sal• Pimenta do reino, a gosto, moída na hora• Açafrão a gosto• Azeite de oliva extra virgem

No próximo mês deoutubro, nos dias 01

e 02, acontece a 1ªGincana de PescaEmbarcada LojaTrapiche, uma

iniciativa da LojaTrapiche de propri-edade dos empresá-rios Oswaldo Antu-nes Rodrigues Filho

e Mariza Korelo.O Jornal Itapoá Notí-

cias entrevistou o casalcoordenador do evento.

IN – Como surgiu aidéia de realizar uma gin-cana de pesca embarca-da?

Oswaldo e Mariza:Nós trabalhamos com aloja de materiais parapesca e este ano inicia-mos a atividade de guiade pesca embarcada,para os amantes da pes-caria que não possuembarco ou moram em lo-calidades distantes eque não podem trazersuas embarcações, entãonos procuram para pes-car, algo que por sinal énosso lazer favorito. Háaproximadamente qua-tro anos surgiu o convi-te para pescarmos nagincana do clube de pes-ca de Itapoá-SC, nestaocasião ainda não tínha-mos barco, mas muitavontade de participar,foi então que, um dia an-tes da gincana consegui-mos comprar o barco dogaúcho e depois dissoparticipamos e colabo-ramos todos os anos.Aquele momento da re-visão do motor, da tro-ca das linhas nos moline-tes, da preparação doschicotes, e até da con-

versa com o Sr. Kalangasobre as iscas à seremprovidenciadas, o palpi-te da Dona Frida sobre aprevisão do tempo, che-gamos à conclusão quetoda aquela expectativatão boa sobre como se-ria a pescaria no campe-onato, merecia aconte-cer mais de uma vez aoano.

IN – De que consisteo projeto: “Gincana depesca embarcada LojaTrapiche”:

Oswaldo e Mariza:O projeto consiste emincentivar uma compe-tição saudável entre osparticipantes, onde se-rão ofertados, a títulode incentivo, troféus emedalhas para as equi-pes classificadas nos dezprimeiros lugares, sor-teios de prêmios e brin-des para todos os parti-cipantes, tudo estrutu-rado por um regulamen-to. O objetivo específicoé promover um congra-çamento sadio entre osdiversos setores da soci-edade de Itapoá, permi-tindo que haja uma inte-

ração entre moradores,visitantes, turistas, co-mércio e pescadores.Pretendemos inserir nocalendário turístico domunicípio uma ativida-de que promova a divul-gação da cidade no mêsde outubro, demons-trando que a vocaçãoturística de Itapoá nãose prende somente aoperíodo da temporada,com início em dezembroe final em meados de fe-vereiro. Finalizandocom a confraternizaçãode encerramento entretodos os participantesacompanhados dos fa-miliares, com um almo-ço seguido das premia-ções.

IN – Quando e ondeserá realizada a gincana?

Oswaldo e Mariza;Será no mês de outubro,nos dias 01, a partir das12h e no dia 02, a partirdas 07h45min, com aduração de 04 (quatro)horas em cada dia.

O local da largadaserá na rampa do Res-taurante Laffitte. Esco-lhemos este local pela

amizade que temos como casal Everton e Mari-na, do Restaurante La-ffitte e considerandotambém a estrutura deestacionamento do lo-cal.

IN – Quem são osparceiros neste projeto?

Oswaldo e Mariza:Para que esse projeto te-nha êxito é necessáriocontar com parceiros epatrocinadores, bemcomo com a comunida-de, que se faz presenteatravés das equipes.Cada participante ganha-rá uma camiseta perso-nalizada do evento, umboné pescador, um sque-eze e uma revista Lobado Mar com mapa dabaía e tábua de marés eparticipará dos sorteiosde diversos brindes.

Em tempo gostaria deagradecer aos apoiado-res e patrocinadores,que sem eles não serápossível este evento:Pousada Porto Laffitte,SBG Despachante Adua-neiro, Resolve Seguros,Vidrus, Imobiliária To-tal, Realeza Mat.de Cons-trução, Carolina Vieira,Restaurante Tieta, Dou-glas Terraplenagem, De-conto, Pescaville, Turmado Choma, Hotel Baiti,Mercado Sol e Mar, Te-les Auto Peças, MercadoBoa Esperança, Distri-buidora Maxi Fischer,Itapoá Veículos, JornalItapoá Notícias, Anjosda Noite, Gazeta de Ita-poá, Rádio 87,9 FM, Te-zukuri Café.

Para maiores infor-mações: Loja Trapiche3443 3674/ 9986 1750.

Page 12: Semana do Trânsito: Blitz estão entre as ações Obras ... Mardegan Beto Vieira ... Se de um lado o desenvolvimento avança pro- ... Portanto, toda essa “movimentação” que

12 Dia 23 de setembro de 2011 ITAPOÁ NOTÍCIASANÚNCIOS