Pedagogia aplicada à evangelização

3
PEDAGOGIA APLICADA À EVANGELIZAÇÃO Introdução à Pedagogia Revista Pedagógica Espírita - www.rpespirita.com.br IDE - Editora - www.ideeditora.com.br Grupo Pedagogia Aplicada à Evangelização - www.pedagogiaespirita.org Coordenação: Walter Oliveira Alves

Transcript of Pedagogia aplicada à evangelização

Page 1: Pedagogia aplicada à evangelização

PEDAGOGIAAPLICADA À

EVANGELIZAÇÃO

Introdução àPedagogia

Revista Pedagógica Espírita - www.rpespirita.com.br

IDE - Editora - www.ideeditora.com.br

Grupo Pedagogia Aplicada à Evangelização - www.pedagogiaespirita.org

Coordenação: Walter Oliveira Alves

Page 2: Pedagogia aplicada à evangelização

Por volta do séc. V a.C. surge na Grécia a palavra paidéia que, de início, significava criação ouformação das crianças (paidós = criança).No séc. IV a.C. o termo paidéia se amplia para adquirir a forma do ideal educativo da Gréciaclássica.Platão define paidéia como “... a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá aohomem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer,tendo a justiça como fundamento”.Surge também a palavra paidagogos que significa literalmente aquele que conduz a criança (agogós

= que conduz), no caso, o escravo que acompanha a criança à escola.Com o tempo o termo pedagogia se amplia para designar toda a teoria sobre a educação.Foram os gregos, pois, ao discutir os fins da paidéia, que esboçaram as primeiras linhas da açãopedagógica, cuja influência se estende através dos séculos da cultura ocidental.

Pedagogia, pois, corresponde a teoria e ciência da educação e do ensino.Pode também ser definido como o conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação, ou oestudo dos ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meio maiseficientes para efetivar esses ideais.Podemos também definir pedagogia como a ciência e a arte da educação.

A pedagogia é considerada uma ciência da área sócio-humana,com um enfoque educacional. Estuda a educação em todosos seus aspectos, tanto quanto aos objetivos educacionais,currículo, conteúdo, metodologia, prática de ensino, enfim, tudoo que contribui para o processo de desenvolvimento dosindivíduos ou grupos sociais em seus estados físicos, mentais,culturais, intelectuais, emocionais, volitivos e espirituais.Ela se apóia em outras áreas de estudo como psicologia,sociologia, filosofia, antropologia, biologia educacional eatualmente, as neurociências.

Estamos considerando apenas a educação no ocidente. Nooriente, tivemos diferentes conceitos e metodologiaseducacionais, principalmente na China, na Índia, no Egito, naBabilônia e entre o povo Hebreu, que estudaremos em outraoportunidade.

O QO QO QO QO QUE É PEDUE É PEDUE É PEDUE É PEDUE É PEDAAAAAGOGIAGOGIAGOGIAGOGIAGOGIA

Platão (Atenas 428 a.C - 348 a.C

Page 3: Pedagogia aplicada à evangelização

Pedagogia, como já vimos corresponde a ciência e a arte de educar.Também pode ser definida como o conjunto de teorias, princípios e métodos do processoeducativo.

Mas, o que é educação?

A educação pode ser definida de várias formas, de acordo com a visão de cada autor.

Para Comenius o objetivo central da educação era “tornar os homens bons cristãos, sábiosno pensamento, dotados de fé, capazes de praticar ações virtuosas”, estendendo-se a todos:ricos, pobres, mulheres e portadores de deficiência. (Didática Magna)

Pestalozzi, em linguagem simples e sintética, nos oferece uma das melhores definições deeducação como sendo “o desenvolvimento gradual e progressivo de todas as qualidadesdo homem.”

Para Froebel “a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humanaautoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente,em relação à natureza e à sociedade.”(A Educação do Homem) Para Goethe a educação é,antes de tudo, trabalho espiritual de humanização. O importante é a formação dapersonalidade.

Herbart, embora intelectualista, tem como objetivo a formação moral do aluno. O instrumentopara isso é a instrução pois “só o ignorante comete erros”. Maria Montessori afirma anecessidade de harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, ou seja, corpo,inteligência e vontade, através dos princípios fundamentais que são: atividade, individualidadee liberdade.

Para Celestin Freinet a educação deveria formar um homem livre, com autonomia eresponsabilidade, que não apenas se adapte a uma sociedade, mas que possa contribuirpara a transformação dessa sociedade.Para John Dewey a educação corresponde ao desenvolvimento da capacidade de raciocínioe espírito crítico do aluno. Defende a coexistência da ciência com a religião, mas de formaracional.

Segundo a UNESCO, a educação deve visar o pleno desenvolvimento da personalidade dacriança, através de uma educação integral, centrada nos quatro pilares fundamentais:

- afetivo-emocional- cognitivo- ético-moral- psicomotor

No entanto, a maioria dos países ainda possui uma visão unilateral, valorizando o intelectoe procurando preparar o aluno para um mundo extremamente competitivo.

Mas o que é educação do ponto de vista da Doutrina Espírita?

Para responder a essa pergunta, vamos estudar as idéias dos principais pensadores eeducadores de nossa história, iniciando da antiga Grécia.

O QUE É EDUCAÇÃOO QUE É EDUCAÇÃOO QUE É EDUCAÇÃOO QUE É EDUCAÇÃOO QUE É EDUCAÇÃO