Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

74
CRISTAIS E PEDRAS Tanto os cristais quanto as pedras ajudam-nos na meditação, na ampliação do nosso campo magnético, na busca do conhecimento, nas viagens astrais... Transmitem-nos energia, muito mais do que aquela que recebem de nós. É verdade que há uma espécie de troca; digo espécie, porque recebemos em dobro, em triplo e, às vezes, até em décuplo as energias que lhes damos. Nós, os cristais e as pedras somos parte da Natureza, sendo que eles, pela pureza, são mais poderosos e mais iluminados que nós. Contudo, querem nossa integração. Recebem a perfeição e a harmonia do Cosmos, sendo por isso, todos os chacras da Natureza. Se nos concientizarmos disso, procuraremos trabalhar com eles, pois os benefícios, deles adevindos, serão incontáveis. Para tanto, basta desenvolvermos nossa intuição, nossa sensibilidade, nossos sentimentos e nossas virtudes; e, assim, canalizaremos todo o Bem, e com eles faremos um Universo melhor. "A gente não escolhe os cristais, eles nos escolhem!" Podemos, através deles, entrar na atemporalidade, isto é, ver o presente, o passado e o futuro, como se fossem um só momento. Para fazermos brilhar a nossa luz, para ficarmos em estados atemporais, é importante meditarmos com os cristais, ao menos dez minutos por dia. Podemos fazer uso também do Tarot dos Cristais, de músicas, de velas, como recursos auxiliares. Os cristais e as pedras servem para: meditar, orar, curar; energizar ambientes, plantas, animais, pessoas; e também para banhos. Você deve ter um cristal só seu. Poderá andar diariamente com ele junto ao corpo ou na bolsa. Vez por outra, deve tocá-lo para que ele se sinta amado, lembrado. COMO LIMPAR E ENERGIZAR PEDRAS E CRISTAIS 1. Coloque em uma vasilha água filtrada ou mineral sem gás, três a sete punhados de sal grosso em uma vasilha; a água deve ser bastante para cobrir os cristais e as pedras. Estes deverão permanecer na vasilha por 24 horas, sob a luz solar e lunar. Os

Transcript of Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Page 1: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

CRISTAIS E PEDRAS

Tanto os cristais quanto as pedras ajudam-nos na meditação, na ampliação do nosso campo magnético, na busca do conhecimento, nas viagens astrais... Transmitem-nos energia, muito mais do que aquela que recebem de nós. É verdade que há uma espécie de troca; digo espécie, porque recebemos em dobro, em triplo e, às vezes, até em décuplo as energias que lhes damos. Nós, os cristais e as pedras somos parte da Natureza, sendo que eles, pela pureza, são mais poderosos e mais iluminados que nós. Contudo, querem nossa integração.

Recebem a perfeição e a harmonia do Cosmos, sendo por isso, todos os chacras da Natureza. Se nos concientizarmos disso, procuraremos trabalhar com eles, pois os benefícios, deles adevindos, serão incontáveis. Para tanto, basta desenvolvermos nossa intuição, nossa sensibilidade, nossos sentimentos e nossas virtudes; e, assim, canalizaremos todo o Bem, e com eles faremos um Universo melhor.

"A gente não escolhe os cristais, eles nos escolhem!"

Podemos, através deles, entrar na atemporalidade, isto é, ver o presente, o passado e o futuro, como se fossem um só momento.

Para fazermos brilhar a nossa luz, para ficarmos em estados atemporais, é importante meditarmos com os cristais, ao menos dez minutos por dia. Podemos fazer uso também do Tarot dos Cristais, de músicas, de velas, como recursos auxiliares.

Os cristais e as pedras servem para: meditar, orar, curar; energizar ambientes, plantas, animais, pessoas; e também para banhos. Você deve ter um cristal só seu. Poderá andar diariamente com ele junto ao corpo ou na bolsa. Vez por outra, deve tocá-lo para que ele se sinta amado, lembrado.

COMO LIMPAR E ENERGIZAR PEDRAS E CRISTAIS

1. Coloque em uma vasilha água filtrada ou mineral sem gás, três a sete punhados de sal grosso em uma vasilha; a água deve ser bastante para cobrir os cristais e as pedras. Estes deverão permanecer na vasilha por 24 horas, sob a luz solar e lunar. Os

Page 2: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

cristais e as pedras deverão ser colocados na água às seis horas da manhã para serem retirados no dia seguinte no mesmo horário. Ao retirá-los, lave-os com água corrente, mentalizando sobre eles luzes douradas, brancas e azuis, para que tenham toda a energia e sabedoria universal. A seguir, deixe-os por mais 24 horas no chão, o qual deverá estar limpo.

2. Defumá-los por inteiro com incenso-faxina (alecrim, arruda, alfazema...), e depois, com incenso energético (alecrim, cedro, cravo...) ou celestial (templum, eternum...).

3. Deixá-los sob chuva bem forte, pois ela ao mesmo tempo limpa e energiza.

4. Enterrar bem fundo num vaso de barro ou de porcelana contendo areia da praia, por sete dias, mentalizando, no mesmo horário, energias positivas, luz, sabedoria, poder.

5. Tome um banho de alecrim para eliminar suas energias negativas. Depois, inspire e expire pela boca sobre os cristais ou pedras, mentalizando uma luz violeta ou branca, pedindo que sejam afastadas as energias negativas deles e que venham as positivas.

6. As drusas limpam e energizam pedras pequenas, colocadas sobre elas. Os quartzos brancos limpam e energizam todas as pedras e cristais.

Após cada limpeza, é necessário haver a energização.

ALGUMAS PEDRAS

Ágata - Desenvolve a coragem e a força, ajudando a descobrir a verdade e a aceitar o destino. Fortalece o corpo e a mente. É uma pedra energética e poderosa. Auxilia no sistema circulatório e no pâncreas.

Page 3: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Água-Marinha - Cor: verde-azulada. Protege os marinheiros e é muito usada como presente entre namorados. Um Mago só presenteia alguém com uma água-marinha, com uma pérola ou com uma esmeralda quem tenha o "dom", ou a quem goste muito. Simboliza coragem, paz, pureza, amor. Protege também todo aquele que trabalha com a voz e a palavra. Ajuda na digestão, limpa e equilibra o emocional. Fortalece o fígado, baço e rins. Estimula as células brancas do sangue. Águas-marinhas de tom azul profundo obtêm essa cor artificialmente.) Atributos Tradicionais: Considerada protectora dos marinheiros e das embarcações. Atributos Modernos: Pedra ligada à comunicação, à expressão de pensamentos puros por meio da fala, simboliza também a paz, a coragem e a purificação em seu sentido mais amplo. Espiritualmente, representa a inocência, a compreensão intuitiva, sensível e abrangente das coisas. É aplicada na purificação de congestões e em outros problemas na garganta; serve como auxiliar no tratamento de dores nos nervos, distúrbios glandulares, problemas no pescoço, nos maxilares e nos dentes. Considerada um estabilizador físico, emocional e mental, é aplicada em níveis mais subtis para reequilíbrio emocional, apaziguamento amoroso e ampliação das faculdades psíquicas. Chacra correspondente: quinto (laríngeo). Signos: Touro, Gémeos, Libra, Escorpião, Aquário, Peixes. Elemento: água. Denominações químicas: Silicato de alumínio berílio. Transparência - Transparente a opaca. Origem: África do Sul, Austrália, Brasil, Estados Unidos, Índia, Madagáscar (ex-Birmânia), Rússia, Sri-Lanka.

Amazotanite - Cor: azul-esverdeada. Acalma e equilibra. Acalma o sistema nervoso. Traz força para o coração e para o corpo físico. Equilibra todos os chacras. É usado no tratamento de desordens do sistema nervoso. Inspira paz, ligação com a alta dimensão e claridade. Ele limpa e equilibra os corpos astrais. Atributos Modernos: Calmante e estabilizadora do sistema nervoso, a amazonita auxilia na compreensão e assimilação de informações externas, proporcionando um entendimento simultaneamente racional e

Page 4: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

intuitivo. Essa faculdade a torna interessante para todos aqueles que têm a criação como parte importante de sua actividade (artistas plásticos, atores, escritores, etc.). Vitaliza o corpo físico, em especial na área cardíaca. É considerada uma pedra que atrai a sorte. Chacras correspondentes: quinto (laríngeo), sexto (frontal). Signo: Virgem. Elemento: terra. Denominação química: Silicato de alumínio potássio. Transparência: Opaca. Origem: Brasil, Estados Unidos, Índia, Madagáscar, Namíbia, Rússia.

Âmbar - Cor: amarelo-claro a pardo. É uma pedra de cura e representa, ao mesmo tempo, a força e a imortalidade. Signos: Leão, Virgem, Capricórnio. Elementos: fogo, ar, éter, terra. Permite o corpo a se curar pela absorção e transmutação da energia negativa para positiva. Anima a disposição e estimula o intelecto.Abre o chacra coronário. Ajuda a conectar-se com a consciência da perfeição universal e a realização espiritual. Usado em casos de perda de memória, ansiedade e incapacidade de tomar as próprias decisões. Atributos Tradicionais: Mitos de numerosas culturas ligavam o âmbar ao Sol e à imortalidade. Em Roma, sua fama como pedra protectora era tamanha que, segundo Plínio, uma pequena estatueta de âmbar valia mais do que um escravo saudável. Os gladiadores penduravam pedaços de âmbar em seus equipamentos de combate. A pedra era também usada para tratar de febres, cegueira, surdez e outras deficiências físicas. Na Idade Média, o âmbar era considerado uma profilaxia geral para várias enfermidades, sendo especialmente aplicado em problemas estomacais, espasmos, icterícia, escrófula, distúrbios da garganta, pescoço e ventre. Atributos Modernos: Estabilizador geral, ligado à força, paz e sabedoria, tem sua aplicação recomendada em qualquer região do corpo que se encontre em desarmonia; o baço, o fígado, os pulmões, o sistema endócrino, o ouvido interno, a glândula tiróide e o cérebro são especialmente beneficiados. Auxilia no tratamento de depressões, asma, no aumento da memória; é empregado para atrair amor, melhorar o desempenho sexual, combater a infertilidade e a impotência. Deve ser obrigatoriamente limpo após cada tratamento para manter seu potencial de cura. Chacras correspondentes: segundo (esplênico), terceiro (solar). Signos: Leão, Virgem, Capricórnio. Elementos: fogo, ar, éter. Denominação química: Material orgânico. Transparência:

Page 5: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Transparente a opaco. Origem: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Mianmá, Roménia.

Ametista - Cor: violeta. Pedra da renovação; serve para curar e meditar. Usada para melhorar insónia, depressão, dor-de-cabeça, enxaqueca, stress... Signos: Áries, Virgem, Sagitário, Capricórnio, Peixes. Elementos: água e terra.. Atributos Tradicionais: Na Antiguidade, o termo “ametista” designava todas as pedras de tonalidade púrpura, como a granada e a safira, e seu significado - “não bêbado”, se devia à suposta faculdade dessas pedras de manter sóbrios os consumidores de vinho mesmo se cometessem excessos. A propósito, a bebida era servida em recipientes de ametista, prática que persistiu até a Idade Média. Como a cor da pedra se confunde com a do vinho tinto, seu uso permitia que os consumidores já entrando em estados alterados não percebessem quando o vinho estava sendo aguado ou mesmo simplesmente substituído por água. Atributos Modernos: Munida da cor específica do chacra coronário, um dos veículos energéticos de contacto com outros planos, a ametista é considerada uma pedra da meditação por excelência. No terreno físico, é aplicada em casos de alcoolismo, dores de cabeça, enxaquecas, insónia, daltonismo, impurezas no sangue e doenças venéreas; combate também dores de qualquer espécie. No nível psicológico, auxilia a rearmonização mental de pacientes e elimina o medo, a raiva e a ansiedade; é eficaz também quanto a distúrbios de polaridade sexual. No nível subtil, proporciona o sentimento de transmutação a graus superiores, incentiva a humildade, o altruísmo em prol da colectividade. Traz muita protecção, coragem, tranquilidade e felicidade. Chacras correspondentes: sexto (frontal), sétimo coronário). Signos: Áries, Virgem, Sagitário, Capricórnio, Peixes. Elemento: água. Denominação química: Dióxido de silício. Transparência: Transparente Origem: Brasil, Madagáscar, Uruguai.

Azurita - Cor: de azul-celeste à azul-marinho. Energiza e purifica todos os corpos: físico, mental, emocional, espiritual. Signos: Peixes, Sagitário, Libra, Aquário.

Page 6: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Elementos: água e éter. Fortalece o sangue. Corta as ilusões. Inspira criatividade, intuição e limpa a mente.. Atributos Modernos: É considerada purificadora e reactivadora de partes do corpo lesionadas, numa actuação que vai do físico até as esferas subtis. Combate medos e fobias e amplia as faculdades psíquicas Facilita a transmutação interior, permitindo a substituição de velhos pensamentos por outro sistema de crença mais condizente com o momento actual; possibilita o sentimento de consciência cósmica. Chacra correspondente: sexto (frontal). signo: Sagitário. Elemento: água. Denominação química: Carbonato de cobre oxidrilo. Transparência: Transparente a opaco Origem: Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Rússia.

Aventurina - Cor: verde. Reenergiza e reequilibra. Signos: todos. Elementos: todos. Cor: Verde (a pedra também é chamada de “quartzo verde”). Atributos Modernos: Cromoterapeuticamente, o verde é a cor da saúde, e a aventurina é aplicada para recuperar o equilíbrio do organismo como um todo, estendendo inclusive seus poderes aos níveis mental e espiritual. Olhos, músculos e sangue são privilegiados em sua actuação. Traz harmonia e bem-estar, acalmando as mentes agitadas; incentiva o discernimento, a criatividade e a inteligência. É considerada uma pedra que atrai a sorte. Chacras correspondentes: terceiro (solar), quarto (cardíaco). signos: todos. Elemento: ar. Purifica mentalmente e emocionalmente. Neutraliza as emoções, trazendo o equilíbrio para o corpo físico. Elimina o medo e cura problemas relacionados a doenças da pele. Inspira independência, Denominação química: Dióxido de silício. Transparência: Translúcida, opaca. Origem: Brasil, Estados Unidos, Índia, Rússia. criatividade e saúde.

Calcita – Equilibra as polaridades masculino e feminino e as emoções.Excelente para quem está estudando ciência e arte.Calcita amplifica os corpos de energia, sendo excelentes fontes de energia para o chacra coronário. Usado em todos os chacras.

Page 7: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Calcita Ouro – Usado no chacra coronário para estimular as altas frequências. Beneficia os rins, pâncreas e baço. Alivia o medo e o stress. Equilibra as polaridades masculino/feminino e as emoções.Inspira felicidade e clareza.

Calcita Verde – Suaviza as fronteiras rígidas da mente. Liberta os antigos conceitos, permitindo que as coisas novas entrem. Abre novos caminhos, aliviando o medo e o stress. Usado no chacra do terceiro olho ou no chacra da garganta. Auxilia os rins, pâncreas e baço.

Calcedonia - Pedra adequada para estimular o leite materno, preservar a voz, auxilia o sono tranqüilo, auxilia na perda da inibição e nervosismo, proporciona autoconfiança e elimina a melancolia. Indicada para o signo de Sagitário: É encontrada no Brasil, Namíbia, EUA, Turquia e Índia. Suas tonalidades são azul e azul claro, e cinza claro e lilás muito clarinho.

Citrino - Cor: amarelo-claro, amarelo-esverdeado. É indicada para o tratamento da diabetes e da pele. Signos: Leão, Virgem. Elemento: fogo. Nos dá a força de vontade, a motivação.Atrai a capacidade de ganhar dinheiro. Combate o medo, a depressão e a auto destruição. Combate a má digestão, a prisão de ventre, a diabete, infecções renais, males do fígado. Protege o sistema imunológico. Atributos Modernos: auxilia no tratamento da diabete e serve como purificador da pele. As pedras de tons mais claros são consideradas eficazes contra distúrbios das glândulas endócrinas. O citrino também é recomendado no combate a problemas digestivos e urinários, além de prisão de ventre. No plano psicológico, sua aplicação concentra-se em tratamentos contra a depressão, pesadelos e

Page 8: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

medos variados. Em níveis mais subtis, é utilizada para a protecção, particularmente de pessoas mais vulneráveis a influências energéticas negativas; traz confiança e segurança. Auxilia no processo mais amplo de conscientização; sua cor, associada ao Sol (fonte da vida neste planeta) e à prosperidade, recomenda seu uso para a consecução de objectivos materiais, desde que estejam em consonância com o equilíbrio espiritual e o bem-estar colectivo. Chacras correspondentes: terceiro (solar), quarto (cardíaco). signos: Leão, Virgem. Elemento: Fogo. Denominação química: Dióxido de silício. Transparência : Transparente. Origem: Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Madagáscar, Rússia.

Cornalina - Cor: laranja, vermelha, vermelho-castanho. Traz alegria de viver, bem-estar e é indicada para problemas sanguíneos, sexuais, entre outros. Signos: Áries, Leão, Escorpião. Elemento: fogo. Energiza as partes psíquicas, emocionais e mentais.Fortalece o corpo através do emocional, trazendo coragem e resistência. Atributos tradicionais: Era habitualmente relacionada ao sangue, à carne, à sexualidade e ao mundo material. No antigo Egipto, porém, portava uma simbologia bem mais abstracta: representava o sagrado coração-alma no corpo de uma pessoa mumificada e a sua ressurreição, uma vez que era considerada o sangue, a virtude e os poderes mágicos da deusa Ísis. Os muçulmanos tinha a pedra como um talismã capaz de concretizar todos os desejos; uma cornalina com os nomes dos Doze Ímãs gravados em sua superfície colocada na boca de um homem morto levá-lo-ia ao Paraíso Islâmico, e conta-se que Maomé usava um anel de cornalina para garantir uma agradável existência pós-morte. Sua cor e as associações que implicava levaram-na, nos tempos medievais, a ser utilizada contra distúrbios sanguíneos, menstruais, corrimentos nasais, feridas, infecções, febres e acessos de “sangue quente”( raiva); também era aplicada no combate a tumores e no cultivo de boas relações entre amigos e parentes. No Lapidário do rei espanhol Afonso X, a pedra serviria para fortalecer uma voz fraca, num processo que facilitaria ao paciente expor suas ideias com impacto e conseguir concretizar seus anseios. Atributos Modernos: Eficaz no tratamento de feridas, reumatismo, hemorragias, problemas sanguíneos, de pele e sexuais; estimula a actividade sexual, combate a impotência e a

Page 9: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

infertilidade; facilita e regula os processos digestivos. Traz bem-estar pela vida e pelo que a cerca; proporciona paciência, coragem e confiança, sendo por isso indicada para os tímidos e os oradores que têm dificuldades em se impor à sua plateia. Pedra de poder, serve para concentração nos objectivos imediatos e planificação dos passos para obtê-los; estimula o gosto pela vida e pela participação produtiva nos processos de evolução colectiva. Chacras correspondentes: primeiro (básico), segundo (esplênico). Signos: Áries, Leão, Escorpião. Elemento: Fogo. Denominação química: Dióxido de silício. Transparência :Translúcida, opaca. Origem: Brasil, Índia, Madagáscar, Uruguai.

Crisocola - Cor: azul, verde. Usada preferencialmente pelas mulheres e indicada para magias, encantamentos; para equilibrar emoções e decifrar mistérios. Signos: Gémeos e Libra. Elementos: ar e água. Excelentes para os períodos de dor e tensões pré-menstruais.Fortalece as qualidades femininas. Auxilia na prevenção de úlcera, problemas digestivos e pulmões. Realça o metabolismo. Alivia o sentimento de culpa.Equilibra os chacras. Relaxa os estados de ansiedades e medos, prevenindo congestão emocional. Inspira criatividade, o poder pessoal, felicidade e serenidade. Atributos Modernos: Suas cores associam-na ao mar, reduto por excelência do feminino. Os terapeutas dos cristais usam-na, por isso, em problemas tipicamente femininos - distúrbios causados pela menstruação (cólicas, dores lombares, depressão), abortos e como auxiliar durante o parto. Como calmante e “resfriadora”, é recomendada contra febres, queimaduras, acessos de raiva e explosões emocionais. Também auxilia no trato de úlceras e outros problemas digestivos. Relacionada à paz, à tranquilidade e à sabedoria, é aplicada contra medos, tristeza e desequilíbrios emocionais. Sua associação com o feminino também a leva a transmitir amor e compaixão pelo que nos cerca. Traz segurança à expressão e verbalização de ideias e sentimentos. Chacras correspondentes: terceiro (solar), quinto (laríngeo). Signos: Gémeos e Virgem. Elemento: água. Denominação química: Silicato oxidrilo de cobre hidratado. Transparência :Opaca. Origem: Chile, estados Unidos, Rússia, Zaire.

Page 10: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Crisopásio ou crisoprásio - Pedra altamente calmante, indicado para problemas cardíacos, transmite calma e sensação de equilibrio, trata-se de uma pedra de esperança e renovação que gera fidelidade e harmonia entre aqueles que se amam.Indicado para os signos de Gêmeos: (21/5 a 20/6), Câncer: (21/6 a 21/7), Capricórnio: (22/12 a 20/1), Peixes: (20/2 a 20/3) e Câncer: (21/06 a 21/07). É encontrada na Austrália, Índia, Madagascar, EUA, África do Sul. Sua coloração varia do verde-claro a escuro, translúcida até transparente.

Diamante - Cor: incolor, avermelhado, castanho, verde, amarelo, azul, negro. Possui grandes poderes e grandes virtudes; em razão disso, serve para todos os fins e é usada em todas as magias. Está ligada a todos os signos, preferencialmente ao signo de Leão. É, como a esmeralda e a pérola, pedra básica do mundo. Elementos: todos, com destaque especial para fogo. (Lenda do Diamante Cor-de-Rosa). Transmuta as energias negativas para positivas.Purifica o corpo e o espírito. Amplifica as energias do corpo e da mente.Inspira inocência, purificação, confiança, abundância e serenidade. Atributos tradicionais: O diamante é considerado uma pedra talismânica desde a Antiguidade, embora seu nome fosse aplicado também a outros minerais como o quartzo e a safira branca. Um poema grego do século 2 d.C., recomendava-o contra o mau-olhado. Segundo o rabino Jehudah, no Talmude há uma passagem no qual diamantes colocados obre os corpos descarnados, cozidos e salgados de alguma galinhas fizeram com que elas voltassem à vida e saíssem voando: outro rabino, Benoni, proclamava no século 14 que os diamantes produziam “êxtase espiritual” e tornavam impartíveis os seus possuidores. O bispo Marbodo assegurava que tais pedras curavam a loucura, opinião com a qual concordava Camilo Leonardo, autor do Speculum Lapidum (1502), em que ampliava as indicações de uso do diamante: “dispersa vãos Temores; permite acalmar todas as Disputas e Contendas; é uma Ajuda para Lunáticos, bem como para os possuídos pelo Demônio; sendo preso no braço esquerdo, concede a Vitória sobre os Inimigos; doma Bestas selvagens; ajuda os que são perturbados por Fantasmas

Page 11: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

e pelos Pesadelos; e torna quem o usa seguro e atrevido em suas Transacções”, além de combater “toda feitiçaria e todos os venenos.” Atributos Modernos: É considerado uma pedra de grandes poderes de cura e purificação; actua especialmente na cabeça, sobre as funções cerebrais e a caixa craniana; serve como auxiliar no combate a disfunções sexuais e no aumento da resistência orgânica. É aplicado contra sintomas de envenenamento. Seus benefícios abrangem não apenas o corpo físico, mas aqueles mais subtis que cercam o homem. Rompe com o negativismo e traz coragem. Elimina bloqueios no chacra coronário. Está relacionado às energias de abundância, paz, pureza, inocência, fidelidade, conciliação e autoconfiança. A luz branca o liga à transformação, à sabedoria e à comunhão com o princípio divino. Chacras correspondentes: todos, em especial o sétimo (coronário). Signos: todos. Elemento: Fogo. Denominação química: Carbono elemental. Transparência :Transparente. Origem: África do Sul, Brasil, Índia, Rússia.

DIAMANTE HERKIMERCor: As mesmas do quartzo. Atributos Modernos: Em geral de terminação dupla, o diamante Herkimer possui as mesmas características energéticas do diamante. Purifica e reequilibra as energias dos corpos físico e subtil. Serve como amplificador dos pensamentos positivos e auxilia na lembrança dos sonhos e na obtenção de experiências fora do corpo. Chacras correspondentes, signos, elemento: os mesmos do diamante. ENXOFRE Cor: Amarelo. Atributos tradicionais: Apesar de exalar mau cheiro e liberar o gás venenoso denominado dióxido de enxofre, esse elemento já era considerado desde a Antiguidade uma espécie de purificador contra pragas (o poeta grego Homero definia-o como “o que dispersa a praga”) e foi usado por séculos em hospitais, ossuários e quartos de doentes exactamente com essa finalidade. Os gregos também o chamavam de “dádiva divina”, consagrado à deusa Atena. Na alquimia, era usado para, juntamente com o mercúrio, obter-se o ouro, num processo que os alquimistas denominavam “casamento de Hermes (mercúrio) e Atena”. A crença de que o enxofre era eficiente contra pestilências, pois os maus espíritos (como os ligados às moléstias) se afastariam frente ao seu mau cheiro, resiste até hoje, através de simpatias espalhadas pelo mundo. Atributos Modernos: Auxilia as funções de excreção, particularmente do aparelho digestivo. É ligado às energias de

Page 12: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

protecção, cura e poder pessoal. Não deve ser colocado na água para limpeza; esta deve ser feita pondo a pedra sobre uma drusa. Chacra correspondente: terceiro (solar). Signo: Leão. Elemento: Fogo. Denominação química: Dióxido de silício. Transparência :Transparente. Origem: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Índia, Irlanda, República Checa, Rússia.

Dioptásio – Equilibra os canais da mente e do corpo físico.Fortalece o sistema nervoso, trazendo estabilidade emocional.Estimula os rins, pulmões e coração, Excelente para quem está envolvido emocionalmente. Tem uma especial afinidade com o 8º e o 9º chacra.Inspira progresso, prosperidade e abundância.

Enxofre - Cor: amarelo. É ligado às energias de protecção, cura e poder pessoal, pois é uma das pedras básicas da Alquimia e da Magia. Suas virtudes vão muito além do que aqui está exposto, bem assim seu poder. Não deve ser colocado na água para limpeza. Signo: Leão. Elemento: fogo.

Esmeralda - Cor: verde-gema. Era vista como pedra sagrada em diversas culturas. Simbolizava o verde dos campos nos festivais da Grande Deusa. É revitalizadora do físico. Traz benefícios à memória, à eloquência dos oradores e amplia os poderes psíquicos de seu portador. Associa-se à paz, à esperança, à evolução espiritual e à prosperidade. Signos: todos, destacando-se Leão e Libra. Elementos: todos, pois há sobre esta pedra duas lendas ou verdades. Diz uma que ela foi a primeira pedra do mundo, pois caiu em nosso planeta, desprendendo-se da coroa de um Anjo. Reza outra, que Jesus, depois de ser coroado e glorificado, no terceiro dia quando ressurgiu na Terra, deixou-a aqui, escondida em alguma parte para que ela ajudasse e energizasse

Page 13: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

a sua humanidade. Feiticeiros mais ousados dizem que ela é "a pedra dos Anjos e das prostitutas". É a pedra do amor incondicional.Fortalece o coração, rins e os sistemas imunes. Equilibra a mente e o corpo físico. Inspira amor, prosperidade, tranquilidade e a paciência.Aumenta a clarividência. Atributos tradicionais: A esmeralda era vista como pedra sagrada em culturas espalhadas ao redor do mundo. No culto à Grande Deusa, representava o verde dos campos nos festivais da primavera. Os gregos a associavam a Afrodite. A Tábua de Esmeralda, atribuída a Hermes, continha as Palavras da Criação inscritas na pedra; os egípcios, em cuja mitologia Hermes recebia o nome Thot, diziam que a tábua era feita de uat, ou “esmeralda-matriz”. João Evangelista descreve no Apocalipse o trono de Deus como cercado por um arco-íris assemelhado à esmeralda. Na Idade Média, considerava-se que o Graal fora esculpido a partir de uma grande esmeralda que caíra da coroa de Satanás quando este descia ao Inferno. No século 16, os espanhóis que conquistaram o Peru depararam com uma cidade devotada a Umina, Deusa da Esmeralda. No terreno terapêutico, sua utilização contra distúrbios oculares remonta aos primeiros séculos da era cristã. Relatos medievais sugeriam a aplicação da esmeralda contra oftalmia, disenteria, hemorragia e distúrbios intestinais. No século 17, a lista de prescrições foi ampliada: interrompia “fluxos de qualquer natureza”, facilitava o funcionamento dos rins, curava mordidas de animais venenosos, estancava sangramentos, combatia a epilepsia, a malária, envenenamento do sangue, “humores acres” e até mesmo possessão demoníaca. Atributos Modernos: É considerada uma pedra revitalizadora do físico, aplicável contra problemas dos olhos e de pressão sangüínea. Traz benefícios ao coração, à memória e à eloquência dos oradores; amplia os poderes psíquicos de seu portador. Associa-se também à paz, abundância (inclusive material), protecção espiritual, evolução interior e autodomínio. Recomenda-se seu uso isoladamente ou associado ao diamante. Chacras correspondentes: terceiro (solar), quarto (cardíaco). Signos: Touro, Leão, Libra, Escorpião. Elemento: terra. Denominação química: Silicato de alumínio berílio. Transparência : Transparente a opaco. Origem: África do Sul, Austrália, Áustria, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Índia, México, Paquistão, Rússia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabué.

Page 14: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Fluorita – Com grande poder de cura, acumula e absorve os nutrientes vitais.Fortalece os dentes, os ossos e os vasos sanguíneos.Ajuda a se concentrar na meditação. É uma pedra multidimensional, manifestando os maiores aspectos da mente que está conectado com o espírito.Usado também no chacra do terceiro olho. Permite que a mente se mantenha equilibrada. Atributos Modernos: É considerada uma pedra com poderes de cura semelhantes aos da ametista, em geral aplicada contra artrite, reumatismo, dores de coluna; reequilibra o sistema nervoso e a actividade sexual, gera calma e facilita o distanciamento e a visão crítica das situações complexas. Ligada à sabedoria, auxilia a absorção e a sintetização de informações. Amplifica o dom da intuição e facilita o contacto com outros planos de existência. Chacras correspondentes: sexto (frontal), sétimo (coronário); dependendo da cor da pedra, pode ser relacionado aos outros chacras. Signo: Peixes. Elemento: água, ar. Denominação química: Fluoreto de cálcio. Transparência :Transparente, translúcida. Origem: Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha.

Granada - Cores: vermelha, cor-de-rosa, azul e preta (Nome dado a um grupo de minerais). Cada pedra, em virtude da cor diferente, tem também significados diferentes. Vermelha: útero, vitalidade, alegria de viver; cor-de-rosa: amor material e espiritual com toda pureza; azul: evolução espiritual, protecção extensiva!...; preta: pedra alquímica, mágica, podendo ser manipulada para o Bem ou para o Mal. Limpá-la de preferência no sereno e no sol. Contacto: chão. Signos: Áries (vermelha), Leão (vermelha e azul), Escorpião (vermelha e preta), Aquário e Libra (cor-de-rosa e azul). Elemento: conforme o signo e a ocasião. Pedra da paixão: ela amplifica os desejos, as emoções, a vitalidade, a criatividade, a ousadia, a coragem, a autoconfiança, o sucesso, o orgulho, a competitividade e a agressividade.Não deve ser usada por pessoas tensas, nervosas, agressivas e hipersexualizadas. Granada é o nome dado a um grupo de minerais. As mais conhecidas têm predominância do vermelho,

Page 15: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

mas existem também granadas verdes, azuis, cor-de-rosa e até pretas. Atributos Tradicionais: Granada vem de granatum, palavra latina para “romã”- fruta associada desde eras remotas ao ventre materno, à força vital feminina. Talvez se origine da antiga crença nos poderes revitalizadores do sangue uterino a vinculação, bastante divulgada na Idade Média, da pedra a tudo que se referia ao sangue, estancando as hemorragias, melhorando a circulação e fortalecendo os músculos cardíacos. No século 17, as granadas vermelhas eliminavam palpitações e vômitos de sangue. Se as pedras tivessem um leão gravado em sua superfície, proporcionavam riqueza, honra e segurança. Acreditava-se também que as granadas evitavam pragas, tempestades e, se roubadas, trariam o azar ao ladrão até o momento em que fossem devolvidas ao seu legítimo dono. Atributos Modernos: Recomendada nos casos de distúrbios envolvendo o coração e o aparelho circulatório; auxilia também no combate ao reumatismo, artrite e depressão, além de servir como estimulante da actividade sexual. É ligada à força, à protecção, à purificação de pensamentos; possibilita o descondicionamento em relação a crenças antiquadas e estimula a imaginação. Chacra correspondente: primeiro (básico). signos: Áries, Leão, Escorpião e Aquário. Elemento: fogo. Denominação química (das mais usadas): - Piropo, ou silicato de alumínio e manganês; almandina, ou silicato de ferro e alumínio. Transparência: Transparente. Origem: África do Sul, Austrália, Áustria, Brasil, Madagáscar, República checa, Sri Lanka, Suécia.

Heliodoro - Cor: Amarelo, dourado.. Atributos Tradicionais: os antigos consideravam o heliodoro uma pedra notável para curar e fazer profecias. Na Idade Média, era utilizado para tratar doenças hepáticas, icterícia e asma. Teria efeitos benéficos também contra a preguiça, as crises conjugais e como auxiliar nas pendências litigiosas e batalhas. Atributos Modernos: Eficiente no restabelecimento, estimulação ou fortalecimento dos órgãos ligados aos aparelhos circulatório, respiratório e excretor. Seu uso é altamente recomendado para rearmonizar as actividades mentais e reduzir os sintomas de stress. Serve como amplificador dos dons psíquicos e sintonizador com o eu superior e planos mais evoluídos; ligado ao optimismo, à sabedoria e à felicidade, auxilia no desenvolvimento de uma relação amorosa baseada na cooperação e no respeito mútuo. Pode canalizar energia

Page 16: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

cósmica para o corpo físico, por meio do chacra coronário. Chacras correspondentes: quarto (cardíaco), sétimo (coronário). Signo: Leão. Elementos: água, fogo. Denominação química: silicato de alumínio berílio, integrante do grupo berilo. Transparência: Transparente a opaco. Origem: Brasil, Namíbia, Madagáscar

Heliotrópio (Jaspe sanguineo) - Cor: Verde-escuro, com pontos de vermelho ou vermelho.. Atributos Tradicionais: Na tradição cristã, os pontos de vermelho salpicados no heliotrópio seriam resultantes das gotas de sangue de Jesus ou de Santo Estevão. O medieval Papiro de Leyden proclamava que “o mundo não tem coisa melhor” do que o heliotrópio, capaz de abrir todas as portas, facilitar a saída de prisões e manter os desastres a distância. Relatos dessa época dão conta de extraordinários poderes da pedra no estancamento de hemorragias. O livro The Celestial Inteligence, de 1801, defendia a suposta capacidades do heliotrópio de fazer invisível quem o portasse; textos anteriores diziam que isso era possível desde que ao uso da pedra seu portador acrescentasse a ingestão de um pouco da planta heliotrópio. Atributos Modernos: É considerada reenergizante e purificadora do corpo, boa para estimular a saúde debilitada, baixar febres, interromper sangramentos e combater distúrbios da bexiga. Activa a corrente sangüínea e fortalece o sistema imunológico. Estabiliza a mente, afastando o medo e a raiva, e estimula a coragem. É relacionada favoravelmente também ao comércio, aos negócios, às actividades agrícolas, pendências legais, à força e à riqueza. Chacras correspondentes: primeiro (básico), terceiro (solar). Signos: todos. Elemento: fogo. Denominação química: Dióxido de silício (integrante do grupo da calcedônia). Transparência - Opaco. Origem: Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, Índia

Hematita - Cor: cinza metalico. Para várias culturas, simbolizava o sangue e o renascimento. Esta Pedra purifica e energiza o corpo físico. Signo: Áries. Elemento: fogo. Protege contra a negatividade psíquica e ambientes de

Page 17: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

baixa frequência.Forma um escudo protector que mantém, invulveneráveis, a nossa individualidade. Atributos Tradicionais: Simbolizava o sangue e o renascimento em numerosas culturas antigas. Na Babilónia, amuletos de hematita eram considerados um ótimo instrumento para obter sentenças favoráveis de reis e juízes. Associada ao deus da guerra, Marte, era usada como protecção pelos combatentes. Os nazistas de alta patente atribuíam-lhe o significado de “sangue e ferro”. Atributos Modernos: Importante pedra de cura, purifica e energiza o corpo físico, especialmente o sangue e os órgãos a ele relacionados, como os rins, o fígado e o baço. Sua actividade de purificação também pode ser sentida nos corpos subtis. Chacra correspondente: primeiro (básico). signo: Áries. Elemento: fogo. Denominação química: Óxido de ferro. Transparência: Opaca. Origem: Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia

Howlita - este mineral suaviza a comunicação, encoraja a expressão emocional e facilita a percepção.É uma boa pedra para se ter ao lidar com qualquer tipo de conflito, pois encoraja a subtileza, a cortesia e o tacto. Pode ser usado para eliminar dor, stress, raiva e para remoção de bloqueios. É também uma boa pedra para a auto-estima.Está directamente relacionada com os chacras da raíz e do coração.

Indicolita (Turmlina Azul) - Cor: Azul. Atributos Modernos: Actua contra distúrbios da garganta e da tiróide; activa e rearmoniza o chacra laríngeo, facilitando a nível físico e psíquico as actividades relacionadas à fala. É calmante, beneficiando a mente e o coração que se encontram agitados; auxilia no combate ao stress, à perda de memória, às dificuldades de concentração; amplifica os dons psíquicos. Está relacionado à energização dos corpos físico e subtil, à paz, aos relacionamentos, à coragem e às riquezas; proporciona um sono mais calmo e facilita as viagens astrais. Chacras correspondentes: terceiro (solar), quarto (cardíaco), quinto (laríngeo), sexto (frontal). signos: Touro, Gémeos, Libra, Escorpião, Aquário, Peixes. Elemento: água. Denominação

Page 18: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

química: Borossilicato complexo. Transparência: Transparente a opaco. Origem: Brasil, Madagáscar, Sri Lanka.

Kunzita - Cor: Lilás. Atributos Modernos: Recomendada para problemas do coração, em especial os ligados às emoções negativas ou desequilibradas. Proporciona a compreensão de uma dimensão mais ampla e cósmica do amor, trazendo equilíbrio às relações mente-coração. É usada para atrair um interesse amoroso. Ajuda crianças com problemas de adaptação e actuação na vida. Os modernos terapeutas dos cristais reputam-na uma óptima pedra para meditação. Chacras correspondentes: quarto (cardíaco), sétimo (coronário). Signos: Touro, Gémeos, Libra, Escorpião. Elemento: terra. Denominação química: Silicato de alumínio lítio (integrante do grupo do espodumeno). Transparência: Transparente. Origem: Brasil, Estados Unidos, Madagáscar, Mianmá.

Jade – Auxilia nos problemas dos olhos. Equilibrador emocional.Radia amor incondicional, coragem, justiça, claridade e sabedoria.Coloca a pessoa em contacto com seus potenciais.Ajuda a alcançar a realidade espiritual. Inspira confidência e equilíbrio.

Lápis-lázuli - Cor: azul brilhante, índigo. Como a granada, a esmeralda é uma das pedras mais usadas pela Alta Magia e, por isso, é considerada sagrada. Além de curar e purificar, serve para meditar, orar e contribui na busca do conhecimento; protege também aquele que trabalha com a voz. Signos: Touro, Libra, Sagitário, Aquário. Elementos: água, éter e ar. Traz vitalidade e relaxamento para o corpo e a mente.Poderosa pedra das habilidades físicas e das comunicações.Usado no chacra do terceiro olho para penetrar nos bloqueios do subconsciente.

Page 19: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Ajuda a desenvolver o poder da mente. Inspira criatividade, expressão e estabilidade.. Atributos Tradicionais: Era considerado uma pedra sagrada desde tempos remotos. Os egípcios o consagravam a Ísis e consideravam-no um símbolo, usado pelo juiz supremo do país, do Olho Que Tudo Vê. Os Sumérios diziam que o palácio da Grande Deusa instalado no mundo inferior fora erigido sobre uma montanha de lápis-lázuli. Na tradição cristã primitiva, era consagrado a Maria; textos bíblicos colocam-no como matéria-prima do trono de Deus. Atributos Modernos: O lápis-lázuli é considerado uma pedra de fortes predicados curativos e purificadores. Combate problemas na garganta, inflamações, inchaços, assaduras, febres, pressão alta, distúrbios menstruais; é também utilizado contra picadas de insectos e falta de memória. Acalma e reenergiza a mente, proporcionando-lhe maior acuidade e capacidade de concentração; amplia os dons psíquicos e facilita o contacto com outros planos. É relacionado ao altruísmo, ao amor colectivo e abrangente, à amizade e cooperação, à coragem e alegria, ao vislumbre da imortalidade da alma; altamente recomendado como pedra de meditação. Chacras correspondentes: quarto (cardíaco), quinto (laríngeo), sexto (frontal). Signos: Touro, Libra, Sagitário, Aquário. Elemento: água. composição química Na8(Al6Si6O24)S2 (silicato de alumínio e sódio com enxofre). É proveniente do Afeganistão, Rússia e Chile. Denominação química: Silicato sulfatado de alumínio cálcio sódio. Transparência: Opaco. Origem: Afeganistão, Chile, Rússia

Larimar - Atua principalmente no chacra laríngeo (quinto). Atributos modernos transmitindo a tranqüilidade pacífica dos mares do Caribe, o larimar é uma pedra extremamente útil para unir a calma do coração à paz da mente, integrando o amor emanado pelo quarto chacra com o pensamento positivo. Através de seu uso, facilitamos a comunicação de nossa energia mais pura, passando aos semelhantes nossa compaixão e paz interior. Embora seja de origem vulcânica, o larimar apresenta as qualidades da água e do ar, esfriando emoções afogueadas, tensões e facilitando a comunicação tranqüila, compreensiva e eficiente entre seres. É uma pedra profundamente ligada à energia dos golfinhos, à inteligência pura e intuitiva, simples e inocente. Traz alegria, bem-estar, e desperta nossos

Page 20: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

sentimentos mais puros. Embora pertença ao quinto chacra pode ser igualmente usada no sexto e no quarto, em situações onde necessitemos de nossa pureza interior para aplacar pensamentos raivosos ou negativos e emoções intensas de raiva, ciúme ou inveja. Atributos tradicionais: Diz a lenda que as piscinas e fontes de Atlântida eram revestidas de larimar, e por isso mesmo ela também é conhecida como mármore de Atlântida. Experimente usar larimar em regiões onde existam golfinhos e prepare-se para uma agradável surpresa. É uma variedade da pectolita, opaca, de cor azul-celeste, apresentando traços brancos e às vezes avermelhados ou pretos. É proveniente da República Dominicana e sua composição química é NaCa2Si3O8 (OH) (silicato de sódio e cálcio hidratado).

Lepidolite - Atua no chacra coronário (sétimo), causal (décimo) e cardíaco (quarto). A lepidolita une as energias dos raios rosa e violeta fazendo com que o amor gerado no coração atinja as mais altas esferas, através do equilíbrio dos chacras cardíaco e coronário e da ativação destas energias do plano causal. Com isso, prepara o caminho para a harmonização de sentimentos de auto-estima, aceitação, abertura, honestidade e perdão, provenientes do chacra cardíaco, com o intelecto e a energia do espírito. Desperta o amor à espiritualidade, por sua capacidade de sintonizar energias angélicas em alto grau. A lepidolita é uma pedra que ajuda nas transições, facilitando a reestruturação e reorganização de padrões antigos de atitudes, crenças e pensamentos. Ela induz à mudança, quando necessário, estimulando a aceitação do novo. Fisicamente, ajuda a reduzir a tensão e o stress, auxilia o processo da digestão, e pode ser usada para aliviar cãibras nas pernas, tendinite, músculos tensos e para localizar áreas do corpo onde existam bloqueios energéticos. É a variedade lilás da mica, sendo também conhecida como mica roxa. Sua composição química é K(LiAl)3 (SiAl)4 O10 (F OH)2 (fluorsilicato básico de potássio, lítio e alumínio). É proveniente dos EUA, e do Brasil.

Page 21: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Luluvita/Sugilita/Royal/Laser/Pedra de Saint Germain – Traz compreensão, aceitação e controle mental sobre o que estamos passando nessa vida. Protege de doenças terminais.Limpa e purifica o organismo, depura o sangue intoxicado, o sistema nervoso, e a coordenação motora. Combate autismo, esquizofrenia, epilepsia. Atua no chacra coronário (sétimo), trazendo a visão da perfeição divina em todas as coisas. Surgiu no planeta há pouco tempo. Seu raio violeta representa o elo entre a mente e o corpo físico, sintonizando o indivíduo com seu corpo mental, a fim de que ele descubra o que gera o problema físico. Cria um estado de receptividade a influências mais elevadas. Pode ser usada como proteção contra as realidades duras do mundo e para capacitar o indivíduo a aceitar viver no aqui e agora, acreditando em si mesmo. Ajuda também a eliminar a hostilidade, o preconceito, a raiva, e todos os atributos negativos que se possa imaginar. Tem o poder de transmutação, trazido pela essência do raio violeta. Facilita e filtra a comunicação com energias angélicas e extraterrestres. Fisicamente, traz energia curativa ao sistema nervoso, auxiliando o equilíbrio entre os lados direito e esquerdo do cérebro; ajuda na coordenação física e na tratamento de doenças ligadas ao cérebro e ao sistema nervoso central, como autismo, dislexia, epilepsia, etc.Ajuda a meditação e a compreensão geral. Conduz a maior empatia, visões e compaixão. Equilibra os hemisférios cerebrais (direito e esquerdo). Abre o chacra coronário. Como elixir, mistura ao óleo de jojoba para massagens terapêuticas, especialmente para massagens de ajustamento dos ossos do crânio. É um mineral de cor magenta a violeta profundo, opaco, proveniente da África do Sul. Sua composição química é (K Na) (Na Fe3 + ) 2 (Li Fe3 +) Si12 O30 , (silicato ferroso de lítio e potássio).• Energia: receptiva. • Planeta: júpiter. • Signo: peixes. • Elemento: água. • Objetivo: psiquismo, espiritualidade, cura, sabedoria. • Chacra: terceiro olho coronário.

Page 22: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Madeira Petrificada - Árvores caídas que endurecem durante milhões de anos (através de um processo de fossilização) infiltrando água rica em sais minerais, que dissolveu a madeira, substituindo-a por diversos minerais. Proporciona abertura a lembranças, especialmente de vidas passadas quando usada em meditação e visualização criativa. Usadas em terapias de vidas passadas. Expande a duração da vida. Aumenta a alegria e evolução da vida . • Energia: receptiva. • Elemento: éter. • Objetivo: longevidade, terapia de vidas passadas. • Chacras: cardíaco.

Malaquita – Cor :verde. Chama a alegria e a esperança. Espanta a inveja, o mau-olhado, o quebranto... Era uma das pedras preferidas por Juno e Afrodite. Signos: Câncer, Escorpião, Sagitário, Capricórnio. Elemento: terra e água. Atributos tradicionais: Os gregos associavam a malaquita a Afrodite e consideravam-na dotada de grandes poderes; os romanos relacionavam-na também a Juno e usavam-na contra o mau-olhado, em pedras cortadas em formato triangular. A crença na protecção contra influências negativas destacava seu uso junto a crianças. Na Idade Média, as propriedades anteriores da pedra foram acrescidas de outras ligadas a problemas orgânicos: ela actuava contra problemas do estômago, dores de dentição, reumatismo, estancava hemorragias e anestesiava feridas. Chineses do século 12 apregoavam seu uso no combate a diarréias e resfriados. Atributos Modernos: Pedra considerada excepcional sob o ângulo da purificação e da cura, é aplicável em todo o corpo, absorvendo energias negativas e reequilibrando o organismo. Mais especificamente, combate problemas oculares, asma, intoxicações, distúrbios menstruais, envenenamentos, efeitos nocivos da radiação, reumatismo. Reequilibra e dinamiza as mentes agitadas e confusas. Facilita a emergência e tratamento dos problemas interiores que, somados, provocam doenças. Está relacionado ao poder, amor, prosperidade, generosidade e paz. Usada sobre o chacra solar, desfaz a tensão do diafragma e restabelece a respiração plena, permitindo que as energias

Page 23: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

fluam entre os chacras superiores e inferiores. Suas qualidades de absorção exigem cuidados especiais na limpeza, que deve ser feita logo após o uso (recomenda-se colocá-la sobre um agregado de quartzo por no mínimo três horas). Ao expor a desarmonia interior, fortalece o sentimento de que é necessário mudar para crescer evolutivamente. Chacras correspondentes: terceiro (solar), quarto (cardíaco). signos: Câncer, Escorpião, Sagitário, Capricórnio. elemento: terra. Sua composição química é Cu2 [(OH)2 CO2] (carbonato básico de cobre). As malaquitas de melhor qualidade são provenientes do Zaire, mas também podem ser encontradas na Rodésia, Namíbia, EUA, Rússia, Austrália, Israel e Chile. Emocionalmente, trabalha para revelar nossos medos mais profundos sobre mudança e crescimento, e nos auxilia a reconhecermos e utilizarmos nossos poderes. Por isso mesmo é uma pedra perfeita para trabalhar a abundância, a prosperidade e a manifestação de nossos desejos. Usada junto ao computador ou aparelhos de televisão, absorve a radiação emitida, protegendo os usuários. Para efeito de proteção contra acidentes de locomoção, deve ser sempre carregada dentro de automóveis, aviões e outros veículos. Junto à crisocola e à pedra da lua, é muito eficaz no tratamento e prevenção de qualquer tipo de câncer. Quando usada para extirpar dores ou doenças, deve ser limpa pelo processo da selenita imediatamente após o seu uso. Por ser derivada do cobre, a malaquita não reage bem ao sal e portanto sua limpeza energética nunca deve ser feita através do processo água / sal. Ajuda o sono. Alivia a superexposição. Abre o chacra cardíaco e estimula o sistema circulatório. Equilibra o terceiro chacra (plexo solar) e melhora a auto-expressão. Denominação química: Carbonato oxidrilo de cobre. Transparência: Opaca. Origem: Austrália, Chile, Estados Unidos, Israel, Namíbia, Rússia, Zaire, Zimbabué.• Energia: receptiva. • Planeta: Vênus. • Elemento: terra. • Objetivo: poder, proteção.

Moldavita - Cor: Verde-lama (há também pedras amareladas e acastanhadas). Atributos Modernos: Pedra curativa relacionada à queda de meteoritos no planeta: poderia se originar de gotas endurecidas da superfície desses corpos celestes, fundidas e derretidas durante a travessia da atmosfera e disseminadas com o impacto contra o

Page 24: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

solo; ou resultar do derretimento de uma rocha terrestre contra a qual certos meteoritos colidiram. Segundo os teóricos, essa ligação torna a moldavita um veículo de contacto com outros planos de existência e com seres extraterrestres, em especial os originários de Sírius, das constelações de Órion e Plêiades. É considerada uma pedra curativa e purificadora, harmonizando corpo e mente; facilita a aceitação de mudanças para o progresso espiritual. Relaciona-se à protecção e às viagens astrais. Chacras correspondentes: terceiro (solar), sexto (frontal), sétimo (coronário). signos: todos. Elementos: ar. Denominação química: Vidro. Transparência: Transparente, translúcida. Origem: Austrália, Estados Unidos, República Checa.

Morganita - Pertence ao grupo do berilo, é transparente, de cor rosa-lilás, rosa, ou rosa alaranjado. A morganita abre o chacra cardíaco para a recepção e transmissão da energia do Amor Incondicional a níveis multidimensionais. Ensina o amor ao Todo, a compreensão da ligação de nosso coração com o coração universal. É a pedra do Amor Universal, trazendo a nossos corações a vibração angélica canalizada através da Fenacita. Atua também sobre a respiração, fortalecendo fisicamente os pulmões e permitindo o fluxo da energia do amor por todo o nosso corpo. Às vezes apresenta nuances alaranjadas fundindo o rosa do Amor Universal com o dourado da Iluminação e da Sabedoria Cósmica. O uso da Morganita sobre o chacra cardíaco nos dá a sensação da unidade do Amor Total e ajuda-nos a compreender que pertencemos a um todo. A qualidade acelerada da Morganita aplica-se principalmente aos cristais de boa transparência. Os cristais mais opacos funcionam dentro da mesma vibração do quartzo rosa. Sua composição química é Be3Al2 (SiO3)6 (silicato de alumínio e berílio). É encontrada principalmente no Brasil, Madagascar, Moçambique, Namíbia e EUA.

Obsidiana - Cor:

Page 25: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

verde, castanha, preta. Pedra que serve para todas as magias em virtude de suas diversas cores e vibrações. Virtudes: profecias, adivinhações, talismã. Protege contra os inimigos, ajuda os amigos e é muito usada em rituais que,às vezes, não podem se repetir. Signos: Escorpião, Capricórnio e Áries. Elementos: água, fogo e terra. Equilibra as energias do corpo físico. Limpa os bloqueios do subconsciente.Auxilia os intestinos e o estômago. Inspira objectividade, sabedoria e amor.. Atributos tradicionais: Para certas civilizações antigas, a obsidiana possuía poderes talismânicos e divinatórios. As culturas mexicanas anteriores a Colombo viam-na como pedra divina. Atributos Modernos: Absorve as energias negativas, mas num processo em que as leva a aflorar e se percebidas antes de serem novamente trabalhadas e dispersadas; por isso, é recomendável só usá-la com bastante cuidado. Auxilia a rearmonização do estômago e do intestino. Facilita a manipulaçào de energias espirituais no plano físico e serve de incentivo à transformação evolutiva em todos os terrenos. É considerada uma óptima pedra para meditação. Está relacionada à paz, à protecção e aos dons divinatórios e proféticos. Chacra correspondente: primeiro (básico). Signo: Escorpião. Elemento: fogo. Lava que resfriou muito rapidamente. Era usada em adivinhações pelos antigos astecas. Centraliza e mantém os pés no chão. Equilibra o estômago e o sistema intestinal. Ajuda a desbloquear o subconsciente. Composição química: Material vulcânico derretido exposto subitamente o ar e resfriado rápido demais para constituir cristais. É um vidro natural com grande incidência de dióxido de silício. Transparência: Translúcida, opaca. Origem: Todo o mundo• Energia: projetiva. • Planeta: saturno. • Objetivo: racionalização, adivinhações, paz.

Ônix – Traz sabedoria em decisões que precisam ser tomadas.Equilibra ambas as polaridades masculino/feminino. Fortalece a espinha e tira o stress. Alinha por inteiro o corpo físico com altas frequências de energia.Inspira serenidade, auto controle e intuição. Pertence ao grupo do quartzo (SiO2 - Óxido de silício). Existem várias cores de ônix, mas para efeitos energéticos o mais usado é o ônix negro.

Page 26: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

É encontrado no mundo inteiro. Trabalha no chacra básico, agindo principalmente como pedra de ancoramento, que significa estar presente no próprio corpo. Pode ser usado para eliminar a mágoa, para aumentar o autocontrole e para estimular o poder da tomada de decisões. Manifestam pensamento objetivo, inspiração espiritual e maior controle sobre emoções e paixões. Alivia apatia e "stress". Equilibra as qualidades femininas e masculinas. Usadas para proteção, autodefesa contra negatividade conscientemente dirigida e ataques psíquicos.• Energia: projetiva. • Planeta: marte e saturno. • Signo: capricórnio. • Elemento: fogo. • Objetivo: proteção, força. • Chacra: trabalha de acordo com a cor.

Olho de Tigre – Traz uma alta frequência de energia vibracional. Pode ser usado no chacra básico (primeiro) e no plexo solar (terceiro). Sintetiza as energias do Sol e da Terra. Ajuda as pessoas a se tornarem mais práticas, trazendo um otimismo que conduz ao sucesso. Traz a percepção das necessidades pessoais, assim como das necessidades dos outros, e tem sido usada para estimular a criação e a manutenção da abundância. Equilibra a percepção. Atribui-se ao olho-de-tigre a capacidade de melhorar a visão e aumentar o poder intuitivo de quem o usa. Um tipo de quartzo (SiO2 - óxido de silício) opaco, listrado de dourado e marrom, apresentando um brilho sedoso. As jazidas mais importantes localizam-se na África do Sul, Austrália, Birmânia, Índia e EUA.

Olho de Boi - Ensina a sermos enérgicos de uma forma serena. Faculta-nos a confiança para atingirmos os nossos objectivos

Page 27: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Olho de Gato - Pedra do relaxamento. Activa a concentração. Fortalece laços de amizade. Pedra da mente,coragem, inteligência, supera obstáculos

Olho de falcão - Previne contra mau-olhado e clareia a percepção. É um agregado de quartzo opaco (SiO2 - óxido de silício), possuindo cor azul-acinzentado a azul-esverdeado e opalescência de superfície. É encontrado principalmente na África do Sul. Atua no chacra frontal (sexto), e sua principal mensagem é a de estar sempre alerta, ajudando o indivíduo a observar mais profundamente o ambiente físico que o cerca. O uso do Olho de Falcão é apropriado para auxiliar-nos na observação aguçada da realidade que estamos criando, e também da energia das pessoas que nos cercam.

Opala - Usado para relembrar vidas passadas. Ajuda a desenvolver o poder psíquico, traz para fora a beleza interior. Centraliza e ajuda a purificação espiritual. Abre um canal para ensinar a verdade. Tem a habilidade de ampliar os traços pessoais e deve ser usado apenas por aqueles que estão bem equilibrados e maduros. Ajuda problemas visuais. • Energia: receptiva, projetiva. • Planeta: todos. • Signo: libra. • Elemento: todos. • Objetivo: projeção, astral, psiquismo, poder, sorte, beleza. • Chacras: de acordo com a cor. • Tarot: o mundo.

Pedra-da-lua - Cor: incolor, castanho-claro, amarela. É também uma das pedras mais

Page 28: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

sagradas. Faz parte do grupo das pedras básicas. Virtudes: profetizar, ajuda no desenvolvimento da mediunidade e concorre para o êxito das relações amorosas. Na verdade, pode ser usada em todas as magias, praticamente para todos os fins. Reza uma lenda que quando alguém a coloca na boca, durante o primeiro dia de sete luas cheias, este alguém, tal como São Bento e São Cipriano, entre outros, consegue o poder da invisibilidade. Signos: Câncer, Virgem, Libra, Escorpião, Peixes. Elementos: água e ar. Faz uma conexão com a fonte de luz interna, em qualquer forma de meditação.Usado em qualquer chacra.. Atributos Tradicionais: Na Índia, era a pedra dos amantes e possuía dons proféticos se fosse mantida dentro da boca durante uma Lua cheia (a mesma crença era aceita na Europa, sem o detalhe da gema na boca). Os bascos concediam-lhe poderes de calma e relaxamento e usavam-na para combater a epilepsia. Até o século passado, dizia-se que a pedra-da-lua conferia invisibilidade ao seu possuidor. Atributos modernos: Auxilia nos processos glandulares (em particular a pineal) e no sistema linfático; nas mulheres, traz benefícios em distúrbios menstruais e do sistema endócrino. Calmante, equilibra emoções desordenadas e facilita o contacto do indivíduo com seu princípio feminino. Relaciona-se ao amor, à paz, aos dons psíquicos e divinatórios, à protecção e evolução espiritual. Chacra correspondente: quarto (cardíaco). Signos: Câncer, Virgem, Libra, Escorpião, Peixes. Elemento: água. Denominação química: Silicato de alumínio potássio (grupo do feldspato). Transparência: Transparente, translúcida. Origem: Austrália, Brasil, Estados Unidos, Índia, Madagáscar, Mianmá, Sri Lanka, Tanzânia

Pedra do Sol -. Atua no plexo solar (terceiro chacra), ativando o nosso sol interior e irradiando sua luz para facilitar o fluxo livre de energias. Pode ser usada para dissipar medos, aliviar stress, aumentar a vitalidade e para encorajar a independência e a originalidade. Na Grécia antiga, era usada para representar o Deus Sol, trazendo vida e abundância aos que a usavam. Na Índia, era usada pelos antigos como proteção contra as forças destrutivas dos reinos sobrenaturais. Pertence ao grupo do feldspato, é opaca, de cor alaranjada cintilante. Sua composição química é Na (AlSi3O8) Ca (Al2Si2O8) (silicato de sódio, cálcio e alumínio). Existem jazidas nos EUA, Índia, Canadá, Noruega e Rússia

Page 29: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Peridoto - Cor: Amarelo esverdeado, verde. Atributos Tradicionais: os antigos consideravam o peridoto uma pedra de notáveis poderes, capaz de desfazer feitiços, afastar espíritos maléficos e mau-olhado. Um burro gravado em sua superfície proporcionava sonhos proféticos ao seu portador; já a figura de um abutre permitia o controle de demónios. Atributos Modernos: Possui propriedades tonificantes, curativas e purificadoras aproveitáveis em todo o organismo. Auxilia no sistema endócrino e nos processos digestivos; combate a prisão de ventre, inflamações intestinais e doenças do fígado, além de curar picadas de insectos. Estabiliza as emoções, transmutando positivamente mágoas, sentimentos de melancolia, raiva, inveja e ressentimentos amorosos. Facilita a aceitação de realidades além do plano físico. É utilizado também para atrair amor. Liga-se à protecção, à regeneração e à prosperidade. Chacras correspondentes: terceiro (solar), quarto (cardíaco). signos: Capricórnio. elemento: terra. Denominação química: Silicato de ferro magnésio. Transparência: Transparente. Origem: África do Sul, Austrália, Brasil, Egipto, Estados Unidos, Mianmá, Zaire.

Pirite - É um mineral opaco de cor cinzenta, ou cinzento-amarelada, com brilho metálico.. Atua no chacra coronário (sétimo), trazendo a sabedoria do espírito para trabalhar mais especificamente com o conceito da expectativa mais larga e abrangente, encorajando os ideais do bem-estar físico, emocional e mental. Também ajuda a ver além das aparências, promovendo uma compreensão maior daquilo que está entre as palavras e as ações. Como amuleto, é usada para atrair riqueza e prosperidade, e proteção contra perigos físicos e vibrações negativas. Boa para o sistema circulatório e respiratório por conter ferro está ligado ao transporte de oxigênio dos pulmões. Ajuda a proteger a pele, o aparelho digestivo, diminuindo ã irritação da pele pela ingestão de alimentos. Reduz à ansiedade. Sua composição química é FeS2 (sulfeto de ferro). Existem jazidas em todo o mundo, mas as mais

Page 30: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

importantes se encontram na Itália (ilha de Elba) e nos Andes (Peru, Chile e Bolívia). É também conhecida como “ouro dos tolos”, devido à sua semelhança com o ouro

Quartzo - Cor: incolor. Virtudes: desfaz energias negativas, é curativa, amplia dons psíquicos e facilita o contacto com o eu superior. Signos: todos. Elementos: todos. Amplifica todas as energias, aumentando a capacidade mental, melhorando a memória.Aumenta as energias de curas, serve em todos os mais variados campos.Como ele é muito activo, não é aconselhável que fique muito exposto, principalmente na hora de dormir.Deixe-o sempre guardado até a hora de usá-lo.. Atributos tradicionais: Acreditava-se na Antiguidade que a luz do Sol focalizada através do quartzo servia para cauterizar feridas. Xamãs norte-americanos usavam essas pedras com finalidades divinatórias e para auxiliar na caça, fundamental no passado desses povos. Índios mexicanos consideravam que espíritos de pessoas mortas habitavam as entranhas do quartzo. Um culto surgido no início deste século no Estado de Nova York (EUA) propunha a ingestão de certas quantidades de areia de quartzo contra inflamações dos olhos e garganta, hemorróidas, tontura e indigestão. Atributos Modernos: Pedra dotada de notáveis qualidades curativas, pode ser utilizada em todo o corpo. No plano físico, harmoniza o organismo, auxilia no combate a hemorragias, diarréia, tonturas e congestões; fortalece a corrente sangüínea, a glândula pineal e pituitária, as actividades cerebrais. Desfaz as energias negativas contidas na aura e no ambiente. Amplia os dons psíquicos, facilita o contacto com o eu superior, planos mais evoluídos de existência e os espíritos-guardiães. Capta, guarda, transmite, activa e amplifica energias; desbloqueia nós energéticos. É considerado excepcional para meditação. Liga-se à paz, à sabedoria, à unidade com Deus. Chacras correspondentes: todos, especialmente o sétimo (coronário). signos: todos. Elementos: fogo e água. Denominação química: Dióxido de silício. Transparência: Transparente. Origem: Todo o mundo

Page 31: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Quartzo fumê - Cor: castanho-claro, cinzento opaco, negro. Virtudes: elimina energias negativas e serve como escudo protector contra elas. Signos: todos, especialmente Escorpião. Elemento: água. Usada também nas meditações, permite penetrar em áreas obscuras trazendo luz e amor.Quartzo fumê é associado com o chacra do umbigo e é um dos mais poderosos cristais para estimular e purificar as energias. Denominação química: Dióxido de silício. Transparência: Transparente. Origem: Todo o mundo, em especial Brasil, Estados Unidos e Grã-Bretanha. Atributos Modernos: Vitaliza a área sexual, rins e pâncreas; aumenta a fertilidade. Elimina energias negativas e proporciona um escudo protetor contra elas. Harmoniza as emoções, traz a aceitação dos erros passados e a vontade de aprender com eles para progredir. Serve como dispersor de bloqueios energéticos e ampliador dos dons psíquicos, além de permitir uma melhor lembrança dos sonhos. Relaciona-se ao equilíbrio da Terra (e, portanto, à ecologia), ao amor pelo colectivo, ao exercício superior do sexo e ao contacto transmutador com o lado sombrio de nosso íntimo. Chacra correspondente: primeiro (básico). signos: todos, especialmente Escorpião. Elemento: água.

Quartzo rosa - Cor: rosa, todos os tons. Virtudes: ajuda a desenvolver o amor e a sublimá-lo. Protege dos males cardíacos ou os ameniza. É uma das pedras preferidas pelos Anjos. Quem a usar na Lua Cheia ou Crescente pode desenvolver a mediunidade e adquirir sabedoria mais facilmente. Signos: todos, principalmente Libra. Elementos: água e ar. Liberta ressentimentos como: culpa, medo, ciúmes e raiva.Auxilia os rins e o sistema circulatório. Equilibra as partes emocionais e sexuais.Transmite o amor incondicional, da paz e tranquilidade.Óptimo para quem tem medo de mostrar suas emoções. Quartzo Rosa é o mestre dos curadores. Denominação química: Dióxido de silício. Transparência: Transparente, translúcido. Origem: Brasil, Estados Unidos, Japão. Atributos Modernos: Os teóricos consideram-no um poderoso veículo para equilibrar e

Page 32: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

harmonizar o coração, tanto a nível físico como subtil. Absorve e dispersa em seguida as cargas emocionais negativas. Leva ao amor em seus mais elevados estratos; desenvolve a auto-aceitação. Relaciona-se à protecção, à paz interior, ao amor e aos dons psíquicos. Chacra correspondente: quarto (cardíaco). Signos: todos, principalmente Libra. Elemento: água.

Quartzo Rutilado - Transmuta negatividade. Excepcionalmente poderoso. Alivia depressão, facilidade para inspiração e aumento da clarividência. Poder de cura muito grande. Chacras: todos.

Quartzo azul - Uma forma muito rara de quartzo. Usado na Lamúria para abrir o chacras cardíaco, aumentar a longevidade e auto-expressão. Promove paz e tranquilidade.

Rodocrosita - Cor: Rosa. Denominação química: Carbonato de manganês. Transparência: Transparente a opaco. Origem: Argentina, Chile, Peru. Atributos Tradicionais: Os incas consideravam que a rodocrosita era a condensação mineral do sangue de seus antepassados. Atributos Modernos: Auxilia no tratamento de vista cansada, stress e depressão. Age sobre o chacra do coração e o plexo solar, desobstruindo bloqueios nessa área e facilitando a integração de energias físicas e espirituais. Beneficia a criatividade e a intuição, traz amor e tranquilidade ao coração. Em trabalhos de cura, os teóricos recomendam sua participação conjunta com uma malaquita. Chacra correspondente: quarto (cardíaco). Signos: Touro, Câncer. Elemento: fogo.

Page 33: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Rodonita - Rodonita ou rodonite é um mineral formado básicamente de magnésio, ferro, calcio e manganês. Cristaliza-se no sistema triclínico;tem brilho vítreo e dureza média. Sua cor pode variar do rosado ao marron, devido a oxidação superficial. Pertence à classe dos silicatos e é usado como pedra semi-preciosa ou ornamental. Seu nome vem do grego ¨ rhodos¨ = ¨rosado¨ e pode ser confundido com a rodocrosita. Ocorre principalmete associado á calcita,pirita e espessartita. Benéfica para traumas, confusões e falta de confiança, beneficia crescimento dos ossos e do sistema de audição.

Rubi - Cor: vermelha. Virtudes: despertar paixões, ambição no bom e no mau sentido, alegria de viver, sexualidade, colabora numa boa circulação sangüínea; protege ou complica os líderes e os amantes. Signos: Áries, Leão, Escorpião, Capricórnio. Elemento: fogo. Usada para preservar o corpo físico e a saúde mental.Estimula o chacra cardíaco. Inspira sabedoria espiritual, saúde, conhecimento, tranquilidade e riqueza. Denominação química: Óxido de alumínio (variante vermelha do coríndon). Transparência: Transparente, translúcido, opaco. Origem: Afeganistão, Austrália, Brasil, Camboja, Índia, Mianmá, Sri Lanka, Tailândia, Tanzânia. Atributos Tradicionais: Os povos antigos consideravam que os rubis eram morada de espíritos. Na Europa, durante muito eles foram considerados "pedras de amor". Em várias partes do mundo acreditava-se que o rubi emitia luz própria, e um rei birmanês teria iluminado uma cidade inteira com essas pedras; também nesse país apregoava-se que, desde que introduzida na carne, essa gema tornaria seu portador invulnerável. Na Idade Média, os europeus brindaram o rubi com vários poderes: afastava pragas, bloqueava os pensamentos tolos, fazia de seu proprietário uma pessoa prudente, garantia felicidade conjugal, curava dores de dente e protegia contra envenenamentos e manobras de inimigos. Um livro hebraico do século 13 conferia-lhe dons de saúde, felicidade e prosperidade, desde que a pedra tivesse um dragão

Page 34: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

gravado em sua superfície. Depositado no canto de uma casa, jardim ou vinhedo, protegia contra a ação de vermes e tempestades. Recomendava-se o seu uso no lado esquerdo do corpo - o lado do coração. Atributos Modernos: actua sobre o coração e o sistema circulatório, activando-o e energizando-o; auxilia contra abortos. Colabora na desmontagem de padrões envelhecidos de pensamento, evita pesadelos. Abre o primeiro chacra, estimula o altruísmo, o amor colectivo, o progresso espiritual. Liga-se à prosperidade, ao poder, à alegria e à protecção. Chacras correspondentes: primeiro (básico), quarto (cardíaco). Signos: Áries, Leão, Escorpião, Capricórnio. Elemento: fogo.

Safira – Ajuda a contemplar a paz da existência, trazendo a serenidade, a quietude e a calma .Restaura o equilíbrio, estimula a meditação. De acordo com a tradição budista, estimula o desejo da prece, devoção, iluminação espiritual e paz interior. traz clareza, inspiração e une corpo, mente e espírito. Estimula habilidade psíquica, expande a consciência cósmica. Boa para meditação. • Energia: receptiva. • Planeta: lua.. • Signo: câncer. • Elemento: água. • Objetivo: espiritualidade, meditação, paz, cura. • Tarot: o eremita. • Chacra: laríngeo, terceiro olho.

Selenita - Cor: branca, acinzentada. Harmoniza os corpos mental, emocional e espiritual. Signo: Touro. Elemento: ar. Denominação química: Sulfato de cálcio hidratado (forma cristalina da gipsita). Transparência: Transparente (pode turvar com facilidade). Origem: Canadá, estados Unidos, México. Atributos Modernos: Seu uso é recomendado para intervenções no corpo energético, harmonizando emoções e estados de desequilíbrio. Activa os centros de força mais elevados, as actividades e poderes mentais. Retém excepcionalmente informações, e a escritora Katrina Raphaell chega a propor seu uso em transmissões

Page 35: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

telepáticas e na obtenção psicométrica de dados sobre um crime que tenha sido cometido num ambiente onde havia um exemplar dessa pedra. Chacra correspondente: sétimo (coronário). Signo: Touro. Elemento: ar. (Gipsita) - É a forma incolor, transparente e cristalizada do gipso. Atua sobre os chakras transpessoais acima da cabeça, principalmente o “Portal das Estrelas” (décimo segundo). Não é considerada pedra preciosa porque é muito macia e sensível demais para ser lapidada. Não é raro se notar que a selenita muda de forma, às vezes curvando-se. esta capacidade da selenita demonstra a maleabilidade do forma física quando em sintonia direta com a energia da luz do espírito. Por isso mesmo ela pode ser usada para promover flexibilidade à natureza, dando maior força às decisões. Com sua ajuda, uma pessoa pode perceber mais claramente os aspectos mais profundos de qualquer situação, compreendendo melhor tanto o que está na superfície quanto o que está no fundo. No corpo físico, promove flexibilidade à estrutura muscular e ajuda a alinhar a coluna vertebral. Quando colocada na base da coluna com seu fluxo energético direcionado para cima, ajuda a remover bloqueios energéticos em qualquer parte da coluna. na direção oposta, colocada na base do pescoço com o fluxo energético direcionado para baixo, ela vai ajudar a equilibrar o fluxo de energia vital na coluna. Também pode ser usada para facilitar a regeneração da estrutura das células, para corrigir deformações do sistema ósseo, e durante ataques de epilepsia. A selenita é um importante instrumento para ativar os chakras transpessoais, situados acima da cabeça, principalmente a ligação entre a “Estrela da Alma” e o “Portal das Estrelas”. Através desses chakras, recebemos a energia da mais pura luz do espírito, ligando-nos ao grande Sol Central do Universo, a fonte de todas as energias e de toda a luz. Um dos aspectos mais importantes da selenita é a capacidade de maleabilizar a energia pura da luz para que possa manifestar-se no plano físico através da canalização. Como a selenita é muito sensível, devemos procurar não dar espaço a pensamentos ou atitudes negativas enquanto estivermos trabalhando com ela, pois ela pode se fraturar ou quebrar. Este mineral também apresenta propriedades de solubilidade, e por isso não deve ser deixado por muito tempo em contato com a água. Ao usar a selenita em meditações ou para ativar os chakras transpessoais, tenha ao mesmo tempo nas mãos, pés ou no chacra básico, pedras de ancoramento, como a hematita ou a turmalina preta. Outra função importantíssima da selenita é a limpeza e energização simultâneas de outras

Page 36: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

pedras, objetos, e até mesmo de pessoas ou ambientes. Por isso ela se transforma num instrumento indispensável para quem trabalha energeticamente com cristais ou com qualquer outro tipo de terapia energética.

Sodalita - Cor: azul, mais pálido e escuro. Equilibra o corpo mental e o corpo emocional e concorre para a evolução do espírito. Signo: Sagitário. Elementos: água e ar. Tem o poder de relaxar e abre a terceira vis&atildeo, aumentando o poder de transmissão com outros planos astrais. Denominação química: Silicato de cloro alumínio sólido. Transparência: Translúcido, opaco. Origem: Brasil, Canadá, Estados Unidos, Índia. Atributos Modernos: Fortalece e harmoniza o metabolismo, os sistemas linfático e endócrino; auxilia o pâncreas. Equilibra a mente, afastando medos e ilusões; proporciona uma visão mais clara e acurada das situações. Energiza os processos criativos, a comunicação, as faculdades psíquicas, mesclando-os ao raciocínio lógico. Compatibiliza os princípios feminino e masculino no interior do indivíduo. Ajuda a despertar a terceira visão e a situar o homem em seu papel cósmico. Chacra correspondente: sexto (frontal). Signo: Sagitário. Elementos: água, ar.

Tanzanita - É uma variedade da Zoisita, de cor violeta azulada, transparente e proveniente da Tanzânia. Sua composição química é: Ca2 Al3 (SiO4) 3(OH) (silicato de cálcio e alumínio). a suavidade dos tons violeta-azulados da Tanzanita nos permite a sintonia direta com a dimensão dos Arcanjos. Com este contato, o chakra coronário é estimulado para canalizar visões dos reinos espirituais mais elevados. Sua energia age como uma força espiralada que traz proteção e segurança durante toda a atividade. A Tanzanita é uma pedra mágica, e produz a perfeita simetria do poder pessoal e da atualização, trazendo força da vontade ao processo da manifestação das energias espirituais superiores. Também facilita a comunicação com o mundo espiritual das mais antigas comunidades tribais localizadas em todo o planeta, assim como o encontro com os diferentes aspectos do próprio ser e a compreensão das maravilhas que

Page 37: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

existem em outros planos. Fisicamente, pode ser usada no tratamento de problemas da pele, no alinhamento da coluna e para ajudar a voltar de um estado comatoso.

Tempest Stone - É uma pedra formada por uma mistura de Olho de Tigre, Olho de Falcão e Hematita, proveniente dos EUA. Atua no plexo solar e no chacra básico, e sua função principal é dar uma nova perspectiva ao conjunto de reações emocionais que possa estar provocando causa ou desordem na vida das pessoas.. Sua poderosa energia provoca mudanças pessoais, dissipando formas-pensamento que possam estar congestionando o corpo emocional. Seu uso é aconselhável durante “tempestades emocionais” de resistência ã mudança.

Topázio - Virtudes conforme as cores: harmoniza os corpos e o ambiente, representa a paz (incolor e branco); evolução espiritual (azul-pálido); ajuda na obtenção de pedidos urgentes - dinheiro - e a adquirir sabedoria (amarelo); favorece os relacionamentos amorosos e ajuda no contacto com seu Anjo (rosa); traz a esperança e a serenidade, também é usada para realizar bons negócios e pedir riquezas (verde-pálido); conforme o caso, controla apetites sexuais desenfreados ou estimula a sensualidade e a sexualidade (vermelho acastanhado). Signos: Touro, Gémeos, Leão, Escorpião, Sagitário. Elemento: fogo. Desintoxica o corpo. Desperta e inspira a abundância na saúde, ajudando na regeneração dos tecidos e fortalecendo os órgãos e glândulas.Topázio coopera em seu desenvolvimento espiritual.Inspira paz, tranquilidade, criatividade e expressão. Denominação química: Silicato de flúor oxidrilo alumínio. Transparência: Transparente. Origem: Austrália, Brasil, Estados Unidos, Japão, Madagáscar, México, Mianmá, Namíbia, Nigéria, Rússia, Sri Lanka, Zimbabué. Atributos Tradicionais: Na Idade Média, era considerado capaz de afastar pragas, controlar os desejos sexuais desenfreados, interromper hemorragias, queda de cabelo e retardar o processo de

Page 38: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

envelhecimento. O topázio também era usado contra adenóides, tosse, crupe, bócio, caxumba, surdez, pancreatite, obesidade, amigdalite, tonsilite, coqueluche, gota, problemas circulatórios, dores de cabeça originárias de tensão, pesadelos, depressão, loucura e artrite; preservava a saúde de ossos e dentes e protegia contra influências negativas. Algumas pessoas chegaram a apregoar que essa pedra servia para reverter a morte. Atributos Modernos: Equilibra e harmoniza os sistemas digestivo, nervoso e circulatório; é usado em tratamentos para perda de peso. Proporciona influências estimulantes de energias superiores na mente e na alma. Beneficia a coluna vertebral, o plexo solar; ameniza as dores reumáticas. Possibilita a ampliação do raciocínio lúcido e a compreensão de facetas antes ignoradas da realidade que nos cerca. É utilizado contra doenças em geral, protecção frente a ataques de inimigos (deste ou de outro plano), loucura. Liga-se às energias de protecção, amor, prosperidade, auto-iluminação. Chacras correspondentes: terceiro (solar), quarto (cardíaco); outros podem ser relacionados a partir de sua cor. Signos: Touro, Gémeos, Leão,

Turmalina - Tal como a granada, ás turmalinas fazem parte de um grupo de pedras que, segundo os místicos e os estudiosos, figuram entre as mais completas, porque reflectem o espectro e actuam nas mais diferentes áreas. Signos: Touro, Libra, Capricórnio. Elementos: terra e ar. Cor: castanho, laranja, amarela, violeta, multicolorida. Denominação química: Borossilicato complexo. Transparência: Opaca. Origem: Brasil, Estados Unidos, Madagáscar, Rússia, Sri Lanka. Atributos Modernos: Reflete todas as cores do espectro, e por isso é vista pelos teóricos como uma das mais completas pedras da Terra. Eleva a frequência material e rebaixa a espiritual, permitindo a união de planos diferentes. Equilibra as emoções e o sistema nervoso; impele ao abandono de conceitos envelhecidos e à transformação evolutiva. Forma um escudo protector contra energias deletérias. Usa-se entre chacras para permitir o fluxo de energia ao longo desses centros de força. Beneficia a garganta e facilita a comunicação. Ajuda a trazer pensamentos superiores para a melhora da vibração terrestre. Chacras correspondentes: todos. Signos: Touro, Libra, Capricórnio. Elementos: terra, ar.

Page 39: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Turmalina Rosa ou Rubilita – Para pessoas com dificuldade de relacionamentos, com medo de abrir o coração para o amor. (Turmalina Rosa) - É a variedade de turmalina de cor rosa a vermelha, ocasionalmente com tonalidade violeta. É transparente e sua composição química é (NaLiCa)(Fe11MgMnAl)3 Al6[(OH)4(BO3)3Si6O18)] (borossilicato complexo de alumínio de composição variável). As jazidas mais importantes são encontradas no Sri Lanka, Madagascar e Brasil. Atua no quarto chacra (cardíaco), transmitindo a energia de amor gerada no coração diretamente às células do corpo físico. Reforça a vontade de compreender o amor e estimula a criatividade da aspiração amorosa. Amplifica as qualidades curativas do coração e promove paz e alegria durante o período de crescimento e de mudanças, liberando tendências destrutivasRevigora o coração, sabedoria, força de vontade. Ativa a criatividade e fertilidade. Protege o corpo numa exposição demasiado a radiação. Atrai amor e amizade. • Planeta: Vênus. • Chacra: esplênico.

Turmalina Verde – É uma pedra curativa em todos os sentidos, desde o mais espiritual ao mais material.Evita energias negativas. Sela buracos áuricos. Alivia a fadiga e a exaustão crónica. Desenvolve a capacidade de criar, projectar e manifestar metas.Fortalece e purifica o sistema nervoso, a pressão arterial, e o equilíbrio hormonal.

Turmalina Preta – Traz uma forte protecção, aumentando a sensibilidade e compreensão. Tira o medo e a transmuta a negatividade.Um poderoso curador das desordens da mente. Denominação química: Borossilicato complexo. Transparência: Opaca. Origem: Brasil, Madagáscar, Sri Lanka. Atributos Modernos: Actua contra moléstias debilitadoras do sistema imunológico e

Page 40: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

do aparelho circulatório, além da artrite. Repele as energias negativas, proporcionando um escudo de defesa contra elas; é recomendada para quem vive nas grandes metrópoles, cuja turbulência energética constitui a tónica. Possibilita a manipulação de forças espirituais no plano físico, permitindo à mente uma melhor compreensão das outras dimensões que nos cercam; facilita a elaboração de pensamentos-forma que instrumentalizam a concretização de nossos anseios de progresso na vida. Liga-se ao altruísmo, ao amor pela colectividade. Chacra correspondente: primeiro (básico). Signos: todos. Elemento: terra.

Turquesa - Cor: azul-celeste, azul esverdeado, verde-claro. Virtudes: serve para curar; proteger contra acidentes, perigos visíveis ou não; absorve energias negativas, daí a necessidade de reenergizá-la com um pouco mais de regularidade. Sua cor se altera conforme a saúde ou a doença, a emoção ou a vibração do seu portador. Signos: todos, principalmente Virgem, Libra e Peixes. Elementos: terra, água e ar. Auxilia na regeneração dos tecidos.Protector contra todas poluições do meio ambiente, em particular as radiações.Fortalece e alinha todos os chacras.Excelente pedra para usar nas meditação ou em qualquer outra actuação espiritual.Ajuda no crescimento pessoal e expande a consciência. Auxilia nas situações do dia a dia e da sua vida em geral.Tem o propósito de equilibrar e curar o chacra da garganta.Inspira criatividade, paz, equilíbrio emocional, comunicação, lealdade e sabedoria. Denominação química: Fosfato de alumínio cobre hidratado. Transparência: Opaca. Origem: Afeganistão, Austrália, China, Estados Unidos, Irão, Israel, Tanzânia. Atributos Tradicionais: Pedra de grande importância espiritual para os índios do sudoeste dos Estados Unidos. Cada navajo possuía uma turquesa própria. Colocada na porta, protegia a habitação contra os maus espíritos; moída e misturada com milho, servia como oferenda de agradecimento aos deuses. Muitas tribos usavam a turquesa como moeda de troca. Na Índia e na Pérsia relacionava-se a pedra à boa sorte no período da Lua nova. Uma crença do Oriente Médio a respeito da capacidade da turquesa em prevenir acidentes,

Page 41: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

especialmente os que envolvessem quedas, foi levada para a Europa; ali, o portador da pedra nada sofreria, mesmo que caísse. Os árabes proclamavam que a turquesa mudava de cor para avisar sobre algum perigo iminente. Atributos Modernos: Considerada uma poderosa pedra curativa, auxilia nos tratamentos de olhos e de todos os órgãos da região torácxica, além do pescoço. Absorve energias negativas. Equilibra as emoções e proporciona clareza na expressão dos pensamentos. Sua cor se altera como prenúncio de alguma doença ou ocorrência desagradável para seu portador. Relaciona-se à protecção, ao amor, ao companheirismo, à prosperidade e à sorte; traz alegria e descontracção. Chacra correspondente: quinto (laríngeo). Signos: todos, principalmente Virgem, Libra e Peixes. Elemento: terra.

Variscita - É um mineral verde claro, opaco, proveniente dos EUA e da Austrália. Sua composição química é Al PO4 2H2O (fosfato hidratado de alumínio). Atua no chacra cardíaco (quarto), emitindo energia curativa diretamente ao chacra básico. Com uma vibração suave e um movimento sutil, ajuda a compreender porque estamos aqui e como nos relacionamos com o planeta. Ajuda a encontrar soluções ou ações que possam produzir resultados positivos para todos. Fisicamente, auxilia a regenerar a elasticidade das veias e da pele e pode ser usada no tratamento da impotência e das desordens do sistema de reprodução masculino.

Wulfenita - É um mineral translúcido, de cor laranja, cuja composição química é PbMoO4 (molibidato de chumbo). Provém do México e EUA. Atua no chacra sexual (segundo), trazendo para o foco a energia criativa, principalmente para remover obstáculos que possam impedir ou limitar o progresso e o desenvolvimento em qualquer situação. Pode ser também usada para auxiliar na conexão com energias naturais do planeta, como árvores, florestas, rios, montanhas, etc.

Page 42: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Zircônia – Acalma as emoções. Traz protecção contra a insónia e a depressão.Fortalece a mente. Aumenta a auto estima.

CONCIDERAÇOES SOBRE ALGUMAS PEDRAS PRETAS

As pedras pretas são muito poderosas, mas é importante, é necessário saber usá-las, porque, tal como o aspirador de pó, elas absorvem as impurezas, isto é, as energias negativas; e assim como o aspirador precisa ser limpo para uma nova e eficaz limpeza, elas também precisam. A limpeza das pedras pretas precisa e deve ser feita com maior regularidade do que as pedras comuns; afinal, elas fazem a "limpeza pesada".

Algumas coisas são importantes frisar e mesmo repetir. Para usar pedras pretas e cristais, você precisa limpá-los, energizá-los, programá-los, conversar com eles, pedir-lhes ajuda, dizer que os ama, orar por eles e ainda fazer algum pedido específico ou especial. Geralmente é o cristal que escolhe você, mas pode haver reciprocidade. Há um cristal para cada finalidade, mas o quartzo branco é uma espécie de "clínico geral", assim como o é a rosa branca, o Anjo Gabriel, o banho de alecrim...

Page 43: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Estar "astralmente empoeirado" é pior do que estar fisicamente sujo. A "poeira astral" entristece, deprime, dificulta. Os cristais, como os banhos, incensos, entre outros recursos, ajudam você na limpeza e na energização do seu ambiente, da sua aura, de todos os seus corpos, enfim.

O preto simboliza a ausência de cores e o seu poder está ligado à capacidade de absorver as energias negativas ou de as repelir. Há uma grande variedade de pedras pretas. Eis algumas, as mais procuradas:

Turmalina Preta: é coberta de linhas verticais, também chamadas linhas condutoras, porque fazem com que a energia circule. Serve também para meditação quando as pessoas estão em estado de choque. Pode ser colocada na base da coluna, tendo um quartzo branco na outra extremidade, o qual pode ser também colocado na nuca. A Turmalina limpa os canais subtis da coluna e trabalha na polarização das energias. Como escudo protector, repele as energias; por isso, é preciso usar um cristal auxiliar, porque ela, se foi programada para proteger, protege mesmo! Mas é uma pedra bloqueadora; expulsa todo o mal, em compensação não deixa que nenhuma outra energia entre, ainda que boa. Assim acontece também em relação ao banho de sal grosso que faz a limpeza geral, mas precisa de outro banho ou de outro recurso para desbloquear ou reenergizar. Quando você deixar uma pedra preta para limpar o ambiente, deve cercá-la com quartzos rosa, branco e verde. Turmalina: pedra de cura, de limpeza, de polarização de energias e de meditação em casos extremos.

Ônix: estabilizador de energias. Muitos têm medo de usá-la, porque é uma pedra de Saturno e tem fama de ser negativa. Todavia, as pedras são todas positivas, porque são partes integrantes da Natureza, e a Natureza é generosa, e no dizer dos celtas, "o lado visível de Deus"; logo as pedras, os cristais actuam sempre em nosso benefício. pedra própria para psicometria, porque conta com facilidade a história de quem a usava.

É importante dizer que as pedras, em geral, devem ser usadas de forma correcta, no momento certo, conforme a circunstância. Por exemplo: se estiver deprimido, triste, só, não use Ônix. Contudo, se quiser desenvolver a disciplina e a persistência, aí poderá usá-la.

Page 44: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Obsidiana: é a pedra da revelação. Muito usada por Bruxos, Magos, Profetas e até por "Feiticeiros". Para esta pedra, nada é oculto. Tem a luz de Haziel e a força de Cipriano; as adivinhações de Ifá... Só não diz a verdade quando as pessoas não estão preparadas para recebê-la ou entendê-la. Os rituais feitos com a pedra não podem ser repetidos e é preciso haver muita concentração. Para esta pedra, nada é invisível.

Cianita Preta ou "Vassourinha": este nome popular se deve à sua aparência de espanador e ainda porque realmente ela é a pedra por excelência da "limpeza pesada".

Assim como o vestido tubinho serve para todas as ocasiões, a rosa branca serve também e o mesmo acontece em relação às pedras, conforme o que se segue.

PEDRAS PARA QUALQUER SIGNO E PARA TODAS AS OCASIOES

- turquesa, diamante, jade, ametista, quartzo rosa, branco, e fumê.

COMO LIMPAR E ENERGIZAR MAIS FACILMENTE SUA PEDRA

I. Deixar a pedra em recipiente de vidro transparente, por 24 horas, com 2 centímetros de sal marinho (sal de churrasco);

II. Passar em água corrente durante 5 minutos;

III. Colocar no sol por 2 horas, também pode ser na chuva, na chama de uma vela, ou à luz da lua;

IV. Fazer um pedido 3 vezes com as mesmas palavras;

V. Usar a pedra ou guardá-la em um lugar que seja só dela.

Quando fizer o pedido, peça coisas pessoais.

CHAKRAS CORES PEDRAS

Básico Vermelho Turmalina preta, Ônix, Quartzo-fumê

Umbilical Laranja Rubi, Quartzo e citrino

Plexo Solar Amarelo Citrino laranja e amarelo

Page 45: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Cardíaco Verde Esmeralda, Quartzo-rosa

Laríngeo Azul Turquesa, Água-marinha, Ágata azul

TerceirA Azul VISÃO Índigo Ametista, Safira, Lápis-lazuli

Coronário Branco Dourado Violeta Diamante, Quartzo-límpido

É aconselhável meditar com os cristais, colocando-os nos respectivos chacras conforme o exposto.

USOS DIVERSOS

Banhos: Para obter um efeito de energização, escolha alguns cristais de sua preferência e coloque-os numa banheira. Após o banho, limpe-os e energize-os novamente.Energização de ambientes: Escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro, um deles precisa ser quartzo. A medida que a água dentro do vidro for mudando de cor e ficando escuro, troque a água e lave os cristais.Uso pessoal: Escolha um cristal e coloque dentro de um veludo e carregue-o dentro da bolsa, no bolso ou qualquer outro lugar de sua escolha. Ou coloque um cristal de sua escolha dentro do travesseiro enquanto dorme.Plantas: Escolha um cristal de sua preferência e coloque perto da raiz da planta a ser energizada.Para ser absorvida a energia de um cristal, vire a ponta do cristal de modo que fique direccionado à você. Se for passar energia para outra pessoa, direccione a ponta do cristal para a pessoa que irá receber a energia.

UTILIZAÇÃO DOS CRISTAIS

O uso dos cristais, pedras preciosas e semipreciosas, conforme já dissemos anteriormente, tem sido o mais diverso ao longo da história da humanidade. Actualmente, o mais comum é o seu uso como objecto decorativo, tais como cinzeiros e bibelôs, em geral facilmente encontráveis em lojas de “souvenirs”. A maioria deles, no entanto, é cortada e polida, alterando a organização estrutural natural, com prejuízo de sua energia. Porém, quando usados de uma forma onde a energia ainda está preservada (como, por exemplo, os cristais brutos), eles podem ser de grande valia até como objecto decorativo. Podem dar energia ao ambiente e purificar a energia do local. Quando programados, podem emitir ondas vibratórias relacionadas com a programação feita.

Page 46: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

O uso de cristais, pedras preciosas e semipreciosas como jóias é antiqüíssimo, servindo para protecção do indivíduo, claridade mental, estabilidade emocional, harmonia energético-física, abertura de poderes paranormais, etc. Os cristais podem ser usados em cima dos chacras ou em forma de colares, gargantilhas, cintos, anéis, por exemplo. Os índios norte-americanos freqüentemente os usam dentro de bolsinhas penduradas no pescoço ou em forma de colares. Como jóias, podemos programá-los para os mais diversos fins: emitir amor, harmonia, paz, ou ser instrumento de cura, envolvendo a pessoa no campo vibratório correspondente à programação feita. Ao se fazer uma jóia de um cristal, pedra preciosa ou semipreciosa, nunca devemos introduzir nada dentro da pedra, para que não seja perturbada a estrutura molecular, o que acarretaria uma alteração nas funções energéticas do cristal. Deve-se prender a jóia, envolvendo-a pelo lado de fora a fios de sustentação. Além disso, os cristais podem ser usados como protecção em bolsas, no carro, em casa, etc. Carregar cristais consigo, directamente sobre o corpo ou em bolsas, bolsos, etc., pode servir para estabilizar e balancear todo o sistema energético. O cristal de quartzo, por exemplo, responde bem ao bioeletromagnetismo e outros aspectos de energia da aura humana. Se deixar o cristal seleccionado em íntimo contacto com uma pessoa por duas a quatro semanas, ele fica em ressonância com o padrão energético daquela pessoa. A programação eventualmente feita no cristal fica então direccionada por aquele padrão de vibração e se transforma num reflexo e extensão da pessoa. Assim como as placas de cristal em osciladores electrónicos mantêm estável determinada freqüência energética, o cristal de quartzo ajuda a estabilizar a dinâmica energética de toda a aura. Além disso, o cristal tende a proteger a pessoa contra influências energéticas negativas que possam chegar até ela, atraindo essas vibrações antes que elas atinjam o sistema áurico. Quando um cristal desses quebra espontaneamente, significa que atraiu a sobrecarga de energia negativa para si, o que evitou que a mesma atingisse a pessoa. Quando isso acontecer (quando o cristal se quebrar), é bom enterrar a pedra, devolvendo para a terra o que pertence a terra. Um dos locais bons para uso de um cristal é em cima da glândula timo (centro do peito), pois ali ele não só vai fortalecer o chacra cardíaco como proteger a pessoa, já que o timo se relaciona à defesa de energias negativas e à reacção ao stress.( para

Page 47: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

saber: o timo é o local onde são produzidos os glóbulos brancos, de defesa, de nosso organismo). Quando se usam cristais de quartzo como jóia, geralmente não se escolhem cristais de grupamentos, mas sim de uma única formação cristalina. O mais freqüente é encontrarmos estes cristais apresentando apenas uma ponta.

Os cristais de duas pontas, sobretudo os maiores, são mais difíceis de encontrar. Os cristais de uma ponta, quando pendurados no pescoço com a ponta para baixo, são calmantes, energizando o corpo físico, e tendem a levar a energia em direcção descendente. Quando usados com a ponta para cima, a energia é levada em direcção ascendente, energizando o espírito. Ao usar um cristal de duas pontas, os dois processos ocorrem simultaneamente. Os cristais, pedras preciosas e semipreciosas são muito fáceis de se quebrarem, perdendo com facilidade a finura de suas arestas e pontas. É preciso ter o maior cuidado com eles, devendo, no seu transporte, serem acondicionados em bolsinhas de lã, algodão grosso, flanela ou feltro. Os cristais também podem ser usados para energizar água, que funcionará como remédio. Devemos primeiramente limpar o cristal (detalhes a seguir) e programá-lo (detalhes nos próximos assuntos) de acordo com o objectivo desejado; depois colocá-lo em água potável todos os dias durante uma semana, expondo-o tanto quanto possível, por cerca de 3 horas, ao sol directo. No final de semana, a pessoa encarregada de preparar o remédio se concentra na intenção desejada, esfrega as mãos intensamente e passa a mão direita em cima da água no sentido horário por três vezes. O paciente deverá, então, beber três gotas três vezes ao dia, ou de acordo com a sua intuição. Dois cristais não devem nunca ser colocados na mesma água. Devemos usar recipientes de água diferentes para cada cristal. Os cristais podem servir como auxiliares e ferramentas da máxima importância em meditação, sendo usados, então, para limpeza do sistema áurico, abertura de consciência e visualização, e até recebimento de ensinos. Para finalizar, uma palavra a respeito da escolha do cristal. Como dissemos anteriormente, é através da nossa intuição e sensibilidade que podemos nos comunicar com o universo dos cristais. Assim, ao escolhermos o nosso cristal, devemos fazê-lo dentro desta dimensão, olhando, segurando e sentindo a harmonização (ou não) do cristal com a pessoa.

No mundo dos Cristais: Ciência e Esoterismo

Page 48: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

A nível esotérico, as pedras e os cristais são usados na meditação para desenvolver a intuição e a aprendizagem através dos sentidos mais elevados. Podemos colocá-los embaixo de nossos travesseiros durante o sono, para a inspiração de sonhos proféticos. Na prática da cura, os cristais são utilizados para a estabilização das emoções erráticas, para acalmar as mentes perturbadas e para ajudar a sanar desequilíbrios corporais. Para as grávidas, é aconselhado segurá-lo durante o processo do parto para se conseguir força adicional.

Podemos ainda, utilizá-los em rituais ou colocá-los ao redor de plantas, animais ou crianças que necessitam de equilíbrio ou cura. Segundo a Ciência, os cristais não são remédios nem máquinas; não são inteligentes e não produzem energias por si mesmo. Segundo alguns autores, não existem evidências concretas, científicas, médicas ou psicológicas, de que os cristais aumentem a percepção consciente, as faculdades intuitivas ou os poderes psíquicos. Porém, existem dezenas de experiências pessoais que atestam essa capacidade. Não queremos criar nenhuma discussão a respeito das proposições dos místicos. A favor destes, existe o seguinte argumento: a ciência não é a dona da verdade absoluta nem dispõe de todo o instrumental que seria necessário para a análise profunda dos fenómenos que escapam a seus métodos racionais. Deixamos a critério de cada pessoa acreditar ou não nas propriedades esotéricas dos cristais, pedras semipreciosas ou preciosas.

Desde há muito tempo os cristais são utilizados de diversos modos e para variados fins. Actualmente estão redescobrindo, novamente, os poderes ilimitados dos cristais. Segundo a definição de Barbara G. Walker, os cristais são substâncias minerais congeladas no estado sólido, cujas moléculas organizam-se obedecendo a um entrelaçamento tridimencional relativamente rígido. Eles compõem grande parte das rochas e metais da crosta terrestre e podem ser encontrados em todas as dimensões, variando de muitos metros de comprimento e algumas toneladas de peso a tamanhos microscópicos, invisíveis a olho nu.

A maioria dos cristais é opaca, apesar da palavra cristal ser sinónimo de transparente. Parece que os cristais se originaram a 4,6 bilhões de anos atrás, quando a Terra ainda estava se formando. Como aparecem os cristais? Além da agregação repetida de matéria à massa cristalina em crescimento, os

Page 49: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

cristais podem surgir da seguinte maneira:- Quando sobem à superfície, os rios de lava vulcânica se resfriam sob altas pressões e se transformam em veios de cristais;- Os gases quentes ou gêiseres, esfriam e condensam-se sob altas pressões, em regiões vulcânicas; - Em certas condições de pressão e temperatura, diversos minerais, tais como o ferro, se cristalizam em regiões mais baixas da crosta terrestre, em áreas não-vulcânicas. Nos casos de lapidação, as pedras naturais podem ser cortadas em facetas polidas como cabochões (gemas não-facetadas).

Há ainda um tratamento menos enérgico, que seria o polimento a golpes, que deixa as superfícies exteriores das pedras brilhantes e sedosas sem alterar substancialmente sua forma natural. Com relação à extracção de cristais, no Brasil (dono das maiores reservas do mundo, principalmente em Minas Gerais, sul da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás - Cristalina), ela é feita algumas vezes com ferramentas elementares por amadores, outras vezes com explosivos e equipamentos específicos por firmas especializadas.

Temos ainda um outro tipo de mineração, que utiliza técnicas semelhantes às da extracção de ouro e diamantes, incluindo peneiras, utilizadas para a obtenção dos cristais que ficam concentrados nos leitos de rios e em praias. Cristais: tão antigos quanto o próprio homem Há milhares de anos, muitos povos e civilizações vêm utilizando os cristais com enumeráveis finalidades, desde a protecção até a cura e para iniciações. Segundo alguns autores, as forças dos cristais serviram para regularizar o campo eletromagnéctico da Terra para que os espíritos humanos pudessem encarnar. Nas civilizações perdidas da Lemúria e da Atlântida, os cristais constituíram a fonte básica de energia.

Eram utilizados em tratamentos terapêuticos, nas comunicações interestelares e nos ensinamentos. Por terem abusado dessas energias, usado-as indevidamente, é que essas civilizações foram destruídas. Os sobreviventes de Atlântida, passaram esses conhecimentos para os povos do Egipto, da América do Sul e do Tibete. Com os conhecimentos adquiridos dos atlantes é que os egípcios teriam construído as pirâmides egípcias.

Actualmente, os cristais têm um largo emprego tecnológico, além de serem também utilizados terapeuticamente para a expansão da consciência, ganhando dessa maneira um grande e crescente número de adeptos. Classificação dos cristais Gary

Page 50: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Richman e Gustavo Barbosa em Iniciação à Magia dos Cristais (Ed. Record), classificam os cristais de quartzo, conforme o seu tamanho, em mini, médio, grande e gigante.

O TRABALHO COM CRISTAIS: PRIMEIROS PASSOS

Da escolha correcta, limpeza cuidadosa, reenergização freqüente e da programação adequada dos cristais dependem em boa parte a eficácia do seu uso para múltiplos fins. Texto de Anna Clara Alves Revista Planeta Especial - Cristais Depois de conhecer as classificações e funções dos cristais, o interessado em tomar contacto com eles vê-se diante de problemas práticos nem sempre de solução óbvia. A primeira questão que surge é: como começar? “O primeiro passo é a escolha de nosso primeiro cristal”, diz-nos Antonio Duncan em ABC dos Cristais. “Às vezes ele nos é presenteado, às vezes o encontramos por acaso, às vezes o adquirimos. É comum dizer-se que não escolhemos um cristal, é ele que nos escolhe.” Seja como for, o autor aconselha que a primeira pedra adquirida seja um cristal de quartzo simples, de terminação única. Ao contrário das pedras coloridas, que actuam como especialistas, “cada qual dominando sua área de energia e de cura, com energias mais específicas”, esse tipo de cristal desempenha o papel de um clínico geral - “aquele médico da família, que sabe de tudo um pouco, e é também conselheiro, psicólogo, amigo, etc.” Para adquirir o primeiro cristal, deve-se procurar um revendedor especializado - lojas de jóias e pedras preciosas para turistas ou lojas de produtos esotéricos, facilmente encontradas nas grandes capitais. Em algumas metrópoles existem até mesmo vendedores ambulantes de pedras, e pode-se também recorrer à venda por reembolso postal. Em Iniciação à Magia dos Cristais, Gary Richman e Gustavo Barbosa recomendam que, na compra do primeiro cristal, se solicite um “cristal de quartzo com um ponto”, dando-se preferência a um que caiba na mão e não seja pesado. “O processo da escolha é fundamentalmente intuitivo e pode ser uma fascinante jornada na exploração dos aspectos subtis do reinado dos cristais.

Não tenha pressa na hora de escolher seu cristal, mas leve essa tarefa avante com atenção e objectividade como um

Page 51: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

exercício fundamental na sua relação com esse seres”, sugerem. Segundo eles, primeiramente deve-se observar o brilho característico de cada cristal. Depois, passar as palmas das mãos sobre eles com movimentos vagarosos, procurando sentir a vibração que emitem. Um desses cristais deverá se destacar por meio da energia que transmite, captada seja através de formigamento, da mudança de temperatura nas mãos, de algum tipo subtil de percepção tátil ou mesmo da intuição. Métodos de limpeza - Escolhido o cristal, o passo seguinte é proceder à sua limpeza para liberá-lo de cargas energéticas de todo tipo.

O processo é simples e requer apenas uma bacia comum - de plástico, cerâmica, porcelana ou qualquer outro material, excepto alumínio -, sal grosso ou sal marinho natural e água. O cristal deve ser deixado de molho em água e sal durante três dias e três noites, sendo retirado pela manhã cedo ao nascer do sol. Em seguida, deve-se colocá-lo sob a torneira da pia ou do tanque, visualizando uma luz dourada jorrar sobre ele junto com a água corrente, e secá-lo ao sol. antes de guardá-lo, convém energizá-lo, deixando-o exposto ao sol e à lua durante um dia e uma noite. Além da lavagem em água e sal, existem outros métodos de limpeza de cristais.

Segundo Duncan, os mais utilizados são: Cachoeira, mar, rio - A água corrente de uma cachoeira, de um rio não-poluído e do mar libera o cristal de impurezas energéticas.Defumação - Acende-se o incenso preferido soprando-o sobre o cristal de modo a defumar todas as suas faces. Drusa - Indicado para limpar as pedras pequenas, consiste em colocá-las por algum tempo sobre um aglomerado de cristal de quartzo branco, que tem propriedades autolimpantes e auto-energizantes. Sopro - Inspirar, mentalizando luz branca ou violeta, e expirar pela boca sobre o cristal visando intencionalmente limpá-lo e retirar dele toda energia negativa. Chuva - Deixar o cristal sob chuva forte. Energização - Expor os cristais à poderosa energia masculina do sol e/ou à energia mais intuitiva e feminina da lua é uma excelente forma de recarregá-los.

Outros métodos também eficazes, apontados por Duncan, são os seguintes: Enterrar o cristal de três a 24 horas. O contacto com a terra é energizante, sendo particularmente

Page 52: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

recomendado nos trabalhos que utilizam energia telúrica. Expor o cristal a uma tempestade, com bastante vento, chuva e raios. Usar as mãos e o sopro. No primeiro caso, segurar o cristal entre as mãos e girá-lo até esquentá-lo, mentalizando a passagem de energia. Optando-se pelo método da respiração, inspirar luz branca expirando-a para dentro do cristal.

Colocar o cristal sobre uma drusa por no mínimo três horas. Programação - Cumpridas as etapas de limpeza e energização, os cristais devem ser programados para determinados fins. Duncan ensina um método fácil e prático de fazê-lo: Primeiramente, segurando o cristal entre os dedos da mão direita, deve-se apontá-lo para o terceiro olho (entre as sobrancelhas) e dizer-lhe mentalmente qual é a sua função. Quanto mais claro, objectivo e simples for o propósito programado, melhores os efeitos atingidos. A programação deve ser reforçada durante uma semana, bastando para isso repetir todos os dias: “Este é meu cristal para ( dizer o objectivo).” É importante, segundo o autor, mentalizar a presença de Deus para que o cristal seja usado com amor e sabedoria. Quando se quiser reprogramar o cristal, deve-se, depois de limpá-lo e recarregá-lo utilizando um dos métodos citados, repetir o procedimento acima com a nova programação.

Usos Diversos - Os cristais podem ser escolhidos e programados para desempenhar tarefas bastante específicas. De acordo com Duncan, as principais delas são: Uso pessoal - Para isso é aconselhável escolher um cristal de terminação única, carregando-o em um saquinho de couro, algodão, seda ou veludo para onde quer que se vá. Pode-se usá-lo também em meditações, conservando-o sobre o criado-mudo ou sob o travesseiro. Remédios e cura - Deve-se escolher alguns cristais exclusivamente para esse uso.

No preparo de remédios, coloca-se água mineral sem gás num recipiente de vidro transparente com alguns cristais, deixando-o ao sol matinal por quatro horas ao menos. Deve-se conservar a água em recipiente fechado e à temperatura ambiente, bebendo-se um ou dois copos por dia. Os cristais de cura também podem ser usados no óleo de massagens. Meditações, orações e interiorizações - Escolher e programar um cristal apenas para esses fins.

Page 53: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

Segurar o cristal com a mão esquerda enquanto se estiver meditando, seja individualmente ou em grupo. Quem faz a meditação deitado pode pôr o cristal no centro da testa, entre as sobrancelhas, dirigindo a ponta para o alto da cabeça. Banhos - Para obter efeito de energização, basta colocar diversos cristais na banheira. Energização de ambientes - Utilizar uma drusa de cristal de quartzo, num tamanho proporcional às dimensões do ambiente, ou montar um aquário com várias pedras de cores diversas, uma das quais deve ser um quartzo branco. quando a água ficar mais escura ou carregada, trocá-la, lavando as pedras em água corrente e recolocando-as no aquário. Energização de plantas ou animais - Deve-se escolher alguns cristais para esse uso específico. No caso de plantas, enterra-se o cristal junto à sua raiz. Para animais domésticos, deixa-se o cristal onde eles costumam dormir.

As mandalas de cristaisUma mandala de cristais é construída a partir de um grupo de cristais e o formato como são dispostos. Uma mandala de cristais é por norma construída com uma finalidade. Pode ser para um fim pessoal relacionado com a saúde, o trabalho, o amor, abundância e prosperidade, a harmonia em casa ou qualquer outro propósito nobre. A mandala pode ainda ser construída a pedido de outrem. Neste caso é conveniente que o propósito seja nobre e pessoal ou seja apenas tenha como objectivo melhorar algum aspecto da vida da pessoa que pede a construção da grelha. Mesmo assim quem constrói a grelha deve ter sempre o cuidado de terminar a sua construção dizendo que tudo deve ocorrer para o bem superior dos envolvidos. Estudos sobre a lei das energias revelam que tudo o que é solicitado pelo homem tem um retorno. No caso da grelha a amplitude deste trabalho é muito grande pois como já dissemos em artigos anteriores os cristais multiplicam a energia. A mandala de cristais pode emanar energia por 24h. Caso a pessoa que organiza a grelha tenha formação em Reiki, poderá carrega-los com os símbolos de Reiki antes efectuar a distribuição. A mandala pode ser organizada num local como uma prateleira ou mesa, mas pode ainda ser organizada por baixo da cama (muito utilizado quando é feita uma mandala para uma criança) ou aos cantos do quarto ou sala. Faça uma oração, tenha presente a sua intenção e carregue as

Page 54: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

pedras com as suas mãos por alguns minutos. Se é iniciado em Reiki utiliza o símbolo da distância e o símbolo emocional. Se é iniciado em Karuna Reiki utilize o símbolo Harth. Se é iniciado em Cristaloterapia utilize os dois símbolos Lemurianos para limpeza e sintonia com o cristal. Para distribuir os cristais em mandala poderá utilizar as seguintes sugestões...

Mandala de protecção:

5 pontas de quartzo branco, 1 turmalina negra ou obsidianaColoque a turmalina negra ao centro e as 5 pontas de Quartzo Branco com a ponta virada para dentro ou seja para a turmalina. Mantenha esta mandala em casa ou escritório.

Mandala para abundância:

5 pontas de quartzo branco, 1 jadeColoque jade ao centro e as 5 pontas de quartzo branco com a ponta virada para dentro. Mantenha esta mandala em casa ou escritório.

Mandala para harmonia:

5 pontas de quartzo branco, 1 ametistaColoque ametista ao centro e as 5 pontas de quartzo branco com a ponta virada para dentro. Mantenha esta mandala em casa ou escritório.

Mandala para promoção na carreira:

7 citrinos e 7 turmalinas negrasDisponha os cristais em círculo, alternando um citrino, uma turmalina. Mantenha esta mandala no seu escritório.

instruções Gerais:

Deve carregar as pedras todas a cada 24h e dispô-las de novo no mesmo local e na mesma posição. Cada vez que mudar a intenção da mandala organizada, deve ter o cuidado de limpar os cristais conforme processo explicado em anteriores textos.

Page 55: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

ÁgataNOMES UTILIZADOS PELO MERCADOágataCORVárias, usualmente cinza azulada, branca, marrom e vermelha; apresenta estrutura bandada, com camadas de cor, espessura e variedades diferentes; quase a totalidade das ágatas utilizadas em joalheria é colorida artificialmente.VARIEDADESmuitas, sendo que algumas têm significado apenas local; ágata musgo, ágata iridescente, ágata de fogo, etc.

Água-marinha NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO água-marinha de Madagascar - azul médio.COR De azul esverdeado ao azul, geralmente de tonalidade clara.VARIEDADES água-marinha olho-de-gato.

Alexandrita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO nenhum conhecidoCOR à luz do dia: verde amarelado, amarronzado, acinzentado ou azulado.à luz incandescente: vermelho alaranjado, amarronzado ou arroxeado.VARIEDADES alexandrita olho-de-gato (muito rara).

Almandina NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO jade da Coréia, rubi do Colorado, rubi do Cabo.COR De laranja avermelhada a vermelha, vermelha levemente arroxeada a roxa avermelhada; tipicamente de tonalidade escura.VARIEDADES almandina estrela (ou granada estrela), usualmente roxa ou vermelha muito escura, com asterismo.

Amazonita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO amazonita, microclínio, pedra-do-amazonas.COR De verde claro a verde azulado, branco; ocasionalmente de laranja claro ao rosa.VARIEDADES amazonita.

Âmbar NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO âmbar bloco, âmbar báltico, âmbar do mar, âmbar de mina, âmbar claro, âmbar siciliano, âmbar birmanês, âmbar romeno, âmbar prensado (ambaróide), âmbar dominicano, rumanita, âmbar chinês, simetita, gedanita, âmbar espumoso, âmbar pastardo, âmbar azul, âmbar maciço. .COR De amarelo claro ao marrom escuro; laranja; vermelho; branco; ocasionalmente esverdeadoou azulado, devido a forte fluorescência..

Page 56: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

VARIEDADES âmbar de mar, âmbar de mina.

Ametista NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO pedra de bispo, ametista siberiana.COR De roxo azulado ao roxo puro e ao roxo avermelhado.VARIEDADES ametrino, variedade bi-color de ametista com citrino, também chamada ametista citrino

Andaluzita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO andaluzita, quiastolita, pedra-cruz.COR Normalmente do verde amarronzado ou amarelado ao marrom alaranjado (muitas vezes ambas as cores pleocróicas verde e laranja são vistas pela coroa); pode ser somente verde, marrom, rosa, violeta (raro); quiastolita apresenta uma cruz escura em contraste com o fundo branco, cinza, avermelhado ou marrom claro.VARIEDADES quiastolita, viridina (variedade verde, na qual traços de manganês substituem parte do alumínio).

Apatita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO apatita olho-de-gato, pedra-aspargo.COR azul, verde, amarela, roxa, incolor, rosa, marrom e violeta.VARIEDADES apatita olho-de-gato, pedra-aspargo

Azeviche NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO azeviche, carvão cannel betuminoso, âmbar negro (errôneo), azeviche Whitby.COR De marrom muito escuro ao preto.VARIEDADES linhito.

Berilo Verde NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO berilo verde.COR verde muito claro, com pouca ou nenhuma saturação, ou amarelado, quando é denominado esmeralda.VARIEDADES berilo verde.

Brasilianita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO brasilianita.COR De verde amarelado a amarelo esverdeado, raramente incolor.VARIEDADES por cor.

Calcita NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO jade mexicano, alabastro oriental, ônix mexicano, ônix californiano.COR quase todas as cores.VARIEDADES espato da Islândia, mármore, mármore ônix.

Citrino NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO topázio da Espanha, topázio madeira, topázio citrino, quartzo topázio, topázio Bahia, topázio rio grande, topázio ouro, topázio de palmeira, citrino topázio.COR De amarelo a laranja ao laranja amarronzado.VARIEDADES citrino.

Concha NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO concha, madrepérola, concha de caramujo, concha de búzio, olho-de-gato chinês (errôneo), operculum, concha de abalone.COR Virtualmente qualquer cor, mas comumente branco, cinza, marrom, amarelo, laranja, rosa.VARIEDADES concha

Copal NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO âmbar (errôneo), resina Kauri, copal.

Coral (calcário) NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO coral pele de anjo, coral branco, coral rosa pálido, rosa

Coral (conchiolina) NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO coral, coral-negro, coral azul, coral dourado, akabar, coral

Page 57: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

COR Amarelo, laranja e marrom.VARIEDADES copal.

coral, rosa vivo, coral vermelho, coral sangue-de-boi, coral-japonês, coral indiano, coral-siciliano, coral argelino, coral.COR De rosa claro ao vermelho escuro; laranja; branco e creme; ocasionalmente azul ou púrpura.VARIEDADES coral.

real, giogetto.COR Negro, marrom escuro, amarelo (dourado).VARIEDADES coral

Cornalina NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO cornalina, carneol.COR De amarelo-laranja a vermelho alaranjado, vermelho amarronzado ou laranja amarronzado.VARIEDADES cornalina

Crisoberilo NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO crisólita oriental.COR De amarelo claro ao médio, ao verde amarelado, verde acinzentado, de marrom ao marrom amarelado e azul claro (raro).VARIEDADES cimofana.

Crisoprásio NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO crisoprásio.COR Verde amarelado, de claro a médio.VARIEDADES crisoprásio

Cristal de rocha NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO diamante herkimer, diamante do Arizona, diamante de Arkansas, diamante do Alaska.COR Incolor.VARIEDADES quartzo arco-íris (cristal de rocha contendo muitas fraturas iridescentes).

Diamante NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO brilhante canário, champagne, conhaque, river, premier, jager, diamante-do-cabo, diamante-savoiano, piqué, diamante fantasia.COR Normalmente de amarelo, cinza e marrom muito claro ao incolor (muito raro) as cores fantasia-amarelo; cinza e marrom mais escuros e azul, verde, laranja, rosa, vermelho e roxo em tonalidades de muito clara a escura..

Epidoto NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO pistacita e epidoto.COR De verde claro ao muito escuro até marrom, amarelo e preto.VARIEDADES pistacita.

Escapolita NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO pedra-da-lua rosa.COR Incolor, rosa, laranja, amarela, verde, azul, violeta, roxo.VARIEDADES por cor.

Esfênio NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO nenhumCOR Amarelo, verde, marrom, laranja e raramente vermelho; de cinza a preto (material sem qualidade de gema).VARIEDADES esfênio cromífero.

Esmeralda NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO • esmeralda colombiana - denominação do mercado para esmeraldas de alta qualidade • esmeralda russa ou siberiana - denominação da menos azuladacom mais inclusões e cor mais clara que as gemas colombianas • esmeralda brasileira - termo usado algumas vezes para as gemas verde claro • esmeralda sandawana - termo usado para gemas de verde profundo, normalmente de tamanho pequeno e com muitas inclusões • esmeralda da Zambia - termo

Page 58: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

usado para as gemas ligeiramente acinzentadas COR De verde claro a muito escuro ao verde azulado muito forte.VARIEDADES esmeralda trapiche.

Espinélio NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO rubi bala, rubi espinélio, safira espinélio, safirina (errôneos); rubicela, ceilanita, pleonasto, espinélio chama, espinélio estrela, espinélio com mudança de cor, espinélio-almandina, espinélio-nobre.COR Vermelho, rosa, laranja, azul, violeta, púrpuro, incolor, amarelo, verde, marrom, negro.VARIEDADES espinélio (normalmente especificado pela cor).

Euclásio NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO euclásio.COR Incolor, de verde amarelado a verde azulado, de azul a azul esverdeado, geralmente de tonalidade clara.VARIEDADES por cor.

FeldspatoOrtoclásio NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO adulária, pedra-da-lua, sanidina, ortoclásio, hecatolita.COR De azul esverdeado ao azul, geralmentte de tonalidade clara.VARIEDADES adulária, sanidina, ortoclásio.

FeldspatoPlagioclásio NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO labradorita, pedra-do-sol, feldspato aventurina, oligoclásio, albita, espectrolita, olho-de-boi.COR Labradorita - de cinza a quase negro, incolor, verde, amarelo, de laranja a marrom ou vermelho amarronzado;Oligoclásio - amarelo, de laranja a marrom ou vermelho amarronzado; algumas vezes incolor ou de branco a verde claro ou cinza.VARIEDADES labradorita, oligoclásio, albita, andesina, bytownita, anortita

Fluorita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO espatofluor, Blue John, fluorita.COR Incolor, amarelo, laranja, rosa, azul, verde, marrom, púrpuro, violeta.VARIEDADES fluorita.

Granada Andradita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO andradita, demantóide, topazolita, melanita, olivina (errôneo).COR Amarelo, verde, marrom, negro.VARIEDADES demantóide, topazanita, melanita.

Granada Espessartita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO espessartita.COR De laranja amarelado a laranja avermelhado.VARIEDADES espessartita

Granada Grossulária NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO hessonita, tsvorita, leucogranada, rosolita, pedra cinamomo, jacinto, grossularia, landerita, xalostoquita.COR Incolor (raro), de amarelo claro a escuro ao laranja avermelhado, de verde claro a escuro.VARIEDADES hessonita, tsavorita,

Granada Hidrogrossulária NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO jade do Tranvaal, jade africano, jade granada (errôneos); hidrogrossulária.COR De verde a verde azulado, rosa, branco, cinza.VARIEDADES hidrogrossulária

Page 59: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

leucogranada.

Granada Rodolita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO rodolita.COR De vermelho arroxeado claro ao escuro, roxo avermelhado.VARIEDADES rodolita

Heliodoro NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO heliodoro, berilo amarelo, berilo dourado.COR De amarelo esverdeado a alaranjado ou marrom amarelado.VARIEDADES heliodoro

Hematita NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO diamante negro, pérola negra, diamante negro do Alaska.COR De cinza escuro a preto.VARIEDADES não temIndicolita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO indigolita, o termo safira brasileira é usado enganosamente para denominar a indicolita.COR De azul avioletado a azul esverdeado.VARIEDADES indicolita

Iolita NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO safira de água, safira lince.COR De azul claro a escuro ao violeta (pode ocorrer incolor, branca amarelada, verde, cinza, ou marrom, mas estas cores estão raramente presentes na gema).VARIEDADES dicroita, iolita manchas de sangue.

Jade (Jadeíta) NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO jade imperial, jade precioso, jade esmeralda, jadeíta, jade, maçã verde, cloromelanita, jade Yunan, pedra dos rins, jade albita.COR Verde, amarelo ao laranja avermelhado, marrom, branco, cinza, negro, roxo claro (cor da alfazema); frequentemente sarapintado.VARIEDADES jadeíta.

Jade (nefrita) NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO jade, nefrita, pedra da Nova Zelandia, jade russo (verde espinafre), pedra rim.COR De verde claro a escuro, de amarelo a marrom, branco, cinza e negro frequentemente mosqueado.

Jaspe NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO jaspe.COR Várias, de acordo com as impurezas presentes; usualmente vermelha, amarela ou marrom, com faixas ou manchas.VARIEDADES jaspe.

Lápis-lazúli NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO lápis do Afeganistão, lápis russo, lápis siberiano, lápis chileno, lápis oriental.COR De azul ligeiramente esverdeado, médio e escuro ao azul avioletado, frequentemente com veios ou salpicos de inclusões de pirita e/ou calcita.VARIEDADES lápis lázuli.

Lazulita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO espato azul.COR Azul esverdeado de médio a escuro a azul violeta.

Malaquita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO pedra pavão.COR De cores vívidas, de verde azulado a verde, usualmente bandada em dois ou mais tons de verde.Marfim NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO marfim verde (Tanzania),

Moldavita NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO pedra garrafa, vidro de meteorito, crisólita de água.COR Verde amarelado de médio a escuro ao verde acinzentado.VARIEDADES moldavita

Morganita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO morganita, berilo rosa.COR De laranja avermelhado claro a vermelho arroxeado claro.VARIEDADES morganita.

Page 60: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

marfim Cabo, marfim duro (Angola).COR De branco ao amarelo claro.VARIEDADES marfim.

Olho-de-gato NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO cimofana.COR De amarelo a verde amarelado, verde acinzentado e de marrom a amarelo amarronzado.VARIEDADES alexandrita olho-de-gato, cimofana

Ônix NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO ônix.COR Composto de camadas retilíneas e paralelas de cores diferentes, ex.: branco e preto, branco e marrom, etc..VARIEDADES ônix.

Opala NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO opala branca, opala negra, opala de fogo, opala d"água, opala-musgo, xilopala, entre outros.COR Branca, cinzenta, azul, verde, alaranjada, negra, incolor, vermelha - virtualmente qualquer cor encorpada.VARIEDADES opala nobre, opala comum, hialita

Ortoclásio NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO pedra da lua.COR De incolor a branco; ocasionalmente verde, laranja, de amarelo a marrom, de cinza a quase preto.VARIEDADES adulária (pedra-da-lua).

Pedra-de-sangue NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO pedra-de-sangue, heliotrópio, jaspe-de-sangue.COR Verde escuro, com pequenas pintas de vermelho a vermelho amarronzadas.VARIEDADES pedra de sangue.

Peridoto NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO crisólita, hawaiita.COR De verde amarelado a amarelo esverdeado a verde amarronzado.

Pérola NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO pérola rosa, branca, creme, negra, giogetto, pérolas pó, pérolas selvagem, virgem, oriental, ceylão, tahaiti, venezuela, austrália, la paz, blister, grão, barroca, água doce, bombaim, fantasia, meia pérola, pérolas-do-oriente, pérolas finas, pérolas-orientais..COR Virtualmente de qualquer cor, mas ususalmente creme, branca, cinza, negra, amarelada e rosa, cor da pele, verde ou azul.VARIEDADES descrita por sua cor e reflexo, forma e lugar de origem

Pérola Cultivada NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO pérola cultivada, pérola blister cultivada, pérola blister 3/4, pérola composta cultivada mabe, pérola cultivada Biwa, chinesa, pérola cultivada Salt Sea, pérola cultivada akoya.COR Virtualmente qualquer cor, usualmente creme, branca, cinza, amarelo claro, verde ou azul, negra.VARIEDADES pérola cultivada em água doce, pérola cultivada em água salgada.

Piropo NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO Rubi do Cabo, Rubi do Colorado, Rubi do Arizona, Granada Boêmia.COR De laranja avermelhado médio a escuro, de vermelho a vermelho levemente arroxeado, incolor (rara).VARIEDADES piropo-cromo.

Prasiolita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO ametista esverdeada, quartzo verde, prasiolita.COR

Quartzo Aventurino NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO jade indiano.COR

Quartzo Dendrito NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO quartzo dendrito, ágata dendrita, ágata paisagem, pedra mosquito.

Page 61: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

De verde a verde amarelado.VARIEDADES prasiolita (é obtida por tratamento térmico de algumas ametistas).

Verde, cinza, e de amarelo a marrom.VARIEDADES quartzo-aventurino.

COR Incolor amarronzado, acinzentado ou esbranquiçado com inclusões (de ferro e manganês) de cores verde, de amarelo ao marrom e até o preto, e formato de aborescente.VARIEDADES quartzo dendrito.

Quartzo Fumê NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO quartzo fumê, quartzo esfumaçado, morion (as variedades muito escuras); denominações enganosas do mercado: topázio fumê, topázio queimado, topázio scotch.COR Marrom de claro a escuro, algumas vezes preto quase opaco.VARIEDADES quartzo fumê.

Quartzo Rosa NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO quartzo rosa.COR Rosa normalmente de tonalidades muito claras.VARIEDADES quartzo rosa.

Quartzo Rutilado NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO cabelo de venus, flecha do cupido ou flecha do amor, quartzo com cabelo, quartzo pelo de gato, quartzo rutilado, quartzo sagenítico (geralmente se refere a quartzo transparente contendo incusões como agulha).COR Normalmente incolor com inclusões tipo agulhas amarelas, latão, pretas ou vermelhas, e com brilho metálico.VARIEDADES quartzo rutilado

Quartzo Turmalinado NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO flechas do amor, quartzo turmalinado, qurtzo sagenítico (geralmente se refere a quartzo transparente contendo inclusões como agulhas).COR normalmente incolor, contendo inclusões como agulhas de turmalina verde escuro ou preta.VARIEDADES quartzo-turmalinado.

Quartzo Verde NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO prasiolita, quartzo verde, "ametista verde".COR De verde a verde amarelado.VARIEDADES quartzo verde.

Rodocrosita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO rodocrosita, espato, rosa Inca.COR rosa, frequentemente em padrões de faixas com camadas ou áreas de branco, cinza, marrom, ou amarelo; rosa transparente a vermelho escuro.VARIEDADES rodocrosita

Rodonita NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO mármore rosaCOR de rosa a amarronzado ou vermelho arroxeado, frequentemente com manchas e veios negros, pode também ter áreas esverdeadas ou amareladas devido a impurezas.VARIEDADES rodonita.

Rubelita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO rubelitaCOR de rosa a vermelho; podendo ser vermelho amarronzado, alaranjado ou arroxeado.VARIEDADES rubelita.

Rubi NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO • rubi birmanês ou oriental - geralmente considerado de melhor cor, que foi tradicionalmente denotada pelo termo sangue de pombo (de vermelho a vermelho ligeiramente arroxeado em tonalidade escura média e saturação vívida); • rubi sangue de boi - ligeiramente mais escuro que a cor sangue de pombo; • rubi cor francesa cereja - ligeiramente mais claro que a cor sangue de pombo; • rubi tailandês, siamês ou do Sião, também chamado de rubi

Page 62: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

lamacento - de vermelho escuro a vermelho amarronzado ou vermelho arroxeado; • rubi do Ceilão ou Sri Lanka - (tem tonalidade clara) muitas vezes mais brilhante que as gemas birmanesas ou as tailandesas; • rubi africano (rio Umba) - tipicamente vermelho alaranjado.

Safira

COR de vermelho alaranjado a vermelho arroxeado, vermelho amarronzado.VARIEDADES rubi estrela

Safira NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO • safira dourada; safira ameixa ou ametista; safira jacinto; safira rosa; safira verde; safira incolor ou leucossafira; safira tipo alexandrita (safira com mudança de cor); • safira padparadscha - de laranja a rosa intenso, de claro a médio, a laranja-rosa; • safira kashmir - azul ligeiramente avioletado, aveludado, altamente satirada de tonalidade de média a média escura (muitas vezes descrita como flor de trigo azul), com transparência "adormecida"; reconhecida como a melhor qualidade de safira azul; • safira oriental ou birmanesa - azul ligeiramente avioletado, altamente saturado de tonalidade de média a média escura (normalmente descrita como azul-royal); pode apresentar uma aparência tinturada sob luz incandescente, mas é ainda considerada uma safira de muito boa qualidade; • safira do Ceilão ou Sri Lanka - do azul claro acinzentado ao avioletado, bastante brilhante; • safira do Sião, siamesa ou tailandesa - azul escuro; na Inglaterra um azul escuro intenso com ligeira aparência aveludada; • safira de montana - altamente transparente, a maioria de tonalidade clara, a cor é descrita como azul "adormecido"; • safira africana - tipicamente de tonalidade clara; • safira australiana - muito escura e tinturada, muitas vezes apresenta cor dicróica verde forte; • safira "gueda" - gema de aparência leitosa proveniente do Sri Lankaque pode desenvolver a cor azul quando tratada com aquecimento. NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO topázio oriental, topázio rei, topázio imperial; esmeralda oriental; ametista oriental; água-marinha oriental; safira água-marinha.COR verde, amarelo, rosa, roxa, violeta, marrom, preto, cinza, incolor, de azul avioletado a azul esverdeado de tonalidade indo de muito claro a muito escuro.VARIEDADES safira com mudança de cor, espato adamantino, safira estrela.

Serpentina NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO serpentina, bowenita, williamsita, antigorita, crisotila; jade coreano, novo jade, jade soochow e jade styrian (errôneos).COR de verde a amarelo esverdeado, branco, marrom, negro; frequentemente matizado..VARIEDADES antigorita, crisotila.

Sodalita NOMES UTILIZADOS (enganosamente) PELO MERCADO

Topázio NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO • topázio imperial - rosa, rosa

Turmalina Bicolor NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO turmalina bicolor.

Page 63: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

ditroita, lápis canadense, pedra azul canadense.COR azul escuro a azul violeta frequentemente com veios brancos (que também podem ser amarelos ou vermelhos); raramente acinzentado, esverdeado, amarelado, branco ou rosa.VARIEDADES sodalita, hackmanita

alaranjado, amarelo amarronzado a laranja a vermelho alaranjado; • topázio cereja - vermelho alaranjado médio; • topázio azul. COR incolor, amarelo, laranja, marrom, de rosa a vermelho ao roxo-vermelho, azul de claro a escuro, verde claro.VARIEDADES topázio imperial.

COR apresenta mais de uma cor distinta.VARIEDADES turmalina bicolor.

Turmalina Paraíba NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO turmalina paraíbaCOR azul a azul avioletado, verde, de rosa a rosa arroxeado; (as cores vívidas são denominadas pelo mercado como neon, fluorescente ou elétrica).VARIEDADES turmalina paraiba

Turmalina Verde NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO verdilitaCOR de verde amarelado a verde azulado.VARIEDADES verdilita.

Turquesa NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO turquesa persa, americana, mexicana ou egípcia; turquesa teia-de-aranha.COR de azul médio a claro, de azul esverdeado a verde, frequentemente matizado. podendo apresentar manchas escuras ou veios de matriz.VARIEDADES turquesa.

Zircão NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO • tipo alto e médio - incolor, de azul a amarelo-verde, verde amarronzado, de laranja a marrom e de vermelho alaranjado a amarronzado; • tipo baixo - de verde amarronzado a amarelado, com uma textura anuviada, raramente marrom ou laranja; • jacinto - castanho avermelhado; • estarlita - azul; jargão - de amarelo claro a incolor (gemas oriundas do Sri Lanka); • beccarita - verde; • esparklita - incolor; • também denominado enganosamente de água-marinha do Sião, diamante matura, diamante do Sri Lanka. COR incolor, azul, amarelo, verde, marrom, laranja, vermelho e ocasionalmente roxo.VARIEDADES dependendo da extensão da avaria estrutural é classificado como zircão tipo alto, médio ou baixo, também chamado tipo alfa, beta ou gama.

Zircônia Cúbica NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO CZ, zircônia cúbica, diamante Z, diamonair II, diamonesque, diamonita, djevalita, diamante sintético (errôneo), zircão (errôneo).COR incolor, rosa, azul, amarelo, laranja, vermelho, verde, púrpura, marrom.VARIEDADES zircônia cúbica.

Zoisita NOMES UTILIZADOS PELO MERCADO tanzanita, zoisita, thulita, safira Meru (errôneo).COR de azul a violeta ao roxo azulado, marrom, verde amarelado, rosa..VARIEDADES tanzanita, zoisita, thulita.

Page 64: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

GUIA PRÁTICODE

GEMOTERAPIA

INTRODUÇÃOA partir dos mais remotos registros da História do Ser Humano, o encontramosassociado as pedras; tanto no seu dia a dia, quanto nos seus momentos de maior enlevação.Expressões tais como Idade da Pedra, Pedra Lascada, Pedra Polida, Homem das Cavernas,até a Bíblia cita Altares de Pedra como no episódio do profeta Elias. Sim desde as Cavernas,até os dias de hoje o Homem não se separou das pedras. Passamos por Stonehenge, asPirâmides e diversos Templos do Egito, Índia, Américas (Incas, Mayas, Astecas), as Catedraise Castelos Medievais, Roma e Grécia com sua arquitetura e escultura em mármore, não há ummomento em que o Homem pode se dissociar das pedras.Não podemos esquecer das pedras como jóias, muitas vezes usadas como símbolo depoder dos soberanos em suas coroas, cetros e anéis. Além de adornos para as mulheres,como os famosos anéis de brilhantes solitários. Sabemos que eles traziam um poder oculto portraz das aparências.Contudo nossas pesquisas consistem na aplicação das pedras como terapia, nãoapenas para males do corpo denso como também do corpo mais sutil. Esta é uma práticamilenar que ainda é muito difundida na Índia através do Ayurveda e do Tantra, e que já forautilizada em outras nações do oriente.O gemólogo Hindu, Harish Johari, que também é Mestre em terapia Ayurveda e deTantra, ensina que:

Page 65: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

“As pedras preciosas absorvem as absorvem as radiações transformando-as de modoconstrutivo para adequá-las aos corpo”. Ele ensina que elas são protetoras que absorvem asenergias negativas e transmitem as positivas, citando o Sábio Agathya. Na verdade elas sãooutras manifestação da energia da Kuëòaliné que está em tudo na Criação. E como Çakti,Deusa Mãe, está sempre pronta a nos ajudar em tudo. As pedras são fonte de felicidade, emparticular as nove (Nav-Ratnas) e sagradas pedras dos Planetas.O nosso trabalho é de natureza prática e objetiva para a utilização das pedras. Nãoentramos em detalhes de definição da natureza ou característica geológicas das mesmas, poisacreditamos ser muito fácil encontrarmos no mercado editorial trabalhos deste gênero, emboranem sempre resolvem o lado prático da aplicação desta técnica. Para as pessoas que não têmtempo a perder com muitas teorias, e que também precisam de respostas rápidas para os seusproblemas, fizemos este trabalho que ora apresentamos.

Page 66: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

PEDRAS PRECIOSASO vermelho é quente e estimula as glândulas supra-renais. Possui um efeito vitalizador, sendo magnético e positivo; ele expulsa o veneno do corpo.

O laranja é morno, estimula a gônada, possui um efeito alegre e inspirador que torna a pessoa mais otimista; é positivo e magnético.

O amarelo é quente. Estimula o cérebro e os nervos, protege a pessoa dos insetos, estimula a pessoa a obter conhecimento e produz o otimismo. É magnético e positivo.

O verde é refrescante e quase frio. Tonifica a química do sangue, é calmante, tem um efeito repousante sobre os olhos e é neutro.

O azul-celeste é frio e exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso. Reduz o calor no sistema, cura queimaduras, mordidas venenosas, dores de cabeça e palpitações cardíacas.

O azul é frio e acidífero. Cria insegurança, pessimismo e serenidade. Também cura os problemas da coluna, mordidas venenosas, histeria e tosse seca.

Page 67: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

O violeta é frio. Atua como germicida, produz anticorpos, aumenta a resistência do corpo, além de lhe fornecer um calor suave.

A ágata avermelhada para a Lua em Áries ou Escorpião.A ágata branca para a Lua em Touro ou Libra.A ágata verde para a Lua em Gêmeos ou Virgem.A ágata transparente para a Lua em Câncer.A ágata cor-de-laranja para a Lua em Leão.A ágata amarela para a Lua em Sagitário ou Peixes.A ágata preto-azulada para a Lua em Capricórnio.A ágata azul-escura para a Lua em Aquário.

Após a consulta dos sintomas e/ou do que se pretende conseguir com o uso das Gemas e Cristais, na relação indexada, deve-se selecionar as pedras indicadas, purificá-las e colocálassobre os CHAKRAS respectivos das regiões que se deseja atingir.A pessoa deverá estar em decúbito dorsal bem relaxada (caso haja alguma dificuldade,recomendamos que a pessoa concentre sua atenção na respiração procurando deixá-la o mais suave possível), em um lugar silencioso (pode ser o quarto de dormir ou qualquer outro lugar agradável), com iluminação suave, se possível música New Age, ou Mantras Indianos.Também pode-se usar gravações de canto Gregoriano. No caso de música erudita (clássica), não são todos os autores recomendados, os mais adequados são: Bach (Jesus a alegria dos Homens, Toccata...), Händel (Oratórios), Shubert (Ave Maria, Missa...). Caso queira iluminar o ambiente com lâmpadas coloridas, é bom que se tenha alguma noção de Cromoterapia, contudo vai uma dica: na dúvida use luz verde com moderação, pois ela é de uma faixaintermediária, ajuda no relaxamento.As pedras citadas são facilmente encontradas em lojas de artigos esotéricos, souvenir ou de bijuterias.O método mais simples de purificação das pedras consiste numa lavagem das mesmasem água corrente e logo após incensá-las com incensos indianos tipo Massala (incensos naturais feitos de acordo com o milenar processo Védico), atualmente muito fácil de serem encontrados em lojas de produtos naturais e esotéricos. Não use pedras emprestadas, nem emprestes as suas, só abra exceção para aqueles com que você tenha um vínculo muito estreito.Também sugerimos para intensificar as vibrações das Gemas e Cristais, além de ajudar de forma considerável no relaxamento,

ABDOMEM topázio (trato inf.), quartzo fumée (inf.), enxofre, malaquitaABORTO rubi, esmeralda, crisocola (destraumatiza), ver gravidez, ver partoACIDEZ esmeralda, ver estômagoADSTRIGENTE hematita, heliotrópio, cornalinaAIDS hematita, crisopásio (ajuda a proteger contra)ALCOOLISMO kunzita, ametista (sobre o umbigo)ALEGRIA citrino amarelo, âmbar, turmalina rosa, aventurina,amazonita, água-marinha, turqueza, indicolita, lápis-lazuli,ametista (afasta mau-humor)ALEITAMENTO MATERNOcalcita laranja (falta), malaquita (aumenta)ALERGIAS calcita laranja (fundo emocional)AMOR água-marinha (amigos, casamento, família), indicolita,crisocola (desenvolve), turquesa (p/amantes), cornalina,(amor aos parentes), pedra-da-lua (cheia: fortalece), rodonita(amor p\ o dia a dia), granada (apaixonado), kunzita(expressão do amor em ações), quartzo rosa (amor próprio),turmalina rosa (doadora), jade (maior capacidade), peridoto(relacionamentos deteriorados), esmeralda (laços

Page 68: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

matrimoniais), lápis-lazuli, ver pazANDAR turmalina preta (dificuldade p\ crianças)ANEMIA turmalina preta, jaspe, granada, rubi, kunzita. indicolitaANGUSTIA rubi, cornalinaANSIEDADE turmalina preta, ágata, cornalina (paciência), pedra-da-lua,aventurina, peridoto, malaquita, malaquita-azurita, crisocola,água-marinha, ametista, pirita, diamanteANTISSÉPTICO turquesa (doenças de animais)APENDICITE citrinoAPETITE zircônio (estimula), rubi, esmeraldaAPRENDIZADO turmalina preta (dificuldade), ver intelectoARDOR lápis-lazuli (sensação)ARTICULAÇÃO azurita, enxofre, ver artrite;ARTRITE turmalina preta, granada, enxofre, kunzita, crisocola, azurita,fluorita, ver ossosASMA turmalina preta, magnetita, olho-de-gato, âmbar, rodocrosita,esmeralda, malaquita, ver respiratório, ver pulmõesASSADURAS lápis-lazuliAUDIÇÃO rodonita (sistema auditivo), kunzita, esmeralda (surdez), ver ouvidoAUTISMO malaquita, cianita, luvulita, diamanteAUTO-CONFIANÇA ônix, rodonita, granada,. rubi, cornalina, citrino, peridoto,crisocola, lápis-lazuli, diamanteAUTO-CONTROLE amazonitaAUTO-ESTIMA rubi, calcita laranjaBACTÉRIAS obsidianaBAÇO hematita, heliotrópio (desintoxicação), cornalina, âmbar,malaquita, água-marinha, azuritaBELEZA esmeralda (corpo físico), quartzo rosa (abre olhos p\ beleza física), crisocola (desenvolve)BEXIGA jaspe (cálculo), heliotrópio (cálculo), citrino (infecção)BLOQUEIO lápis-lazuli (subconsciente), indicolita (do 50 chakra), azurita (qualquer chakra), água-marinha (comunicação), rodocrosita(diafragma, plexo solar), malaquita (emocional), crisocola(sentimentos nos homens), cianita (todos os chakras),luvulita (mental/emocional), diamante (chakra coronário e personalidade), quartzo brancoBOCA (MAXILAR) kunzita (inclusive maxilares), topázio azul (relaxa maxilar),água-marinha (maxilares), lápis-lazuli (desinfetante),diamante (maxilares)BRONQUITE quartzo rutilado, indicolita, lápis-lazuliCABELO ônix, cornalina (ação capilar)CAIBRAS magnetita (pernas), malaquitaCALCIFICAÇÃO crisocolaCALMA ágata (a mente), topázio, kunzita, moraganita, jade,aventurina, crisocola (emoção e coração), ágata azul,amazonita (cérebro e sistema nervoso), água marinha,indicolita, safira, fluoritaCÂNCER hematita, granada, pedra-da-lua, rodocrosita, malaquita,indicolita, fluorita, lápis-lazuli e sugiliteCATARATA ver olhosCÉREBRO âmbar (fortalece), rodocrosita (estimula), azurita (revitaliza),fluorita (perturbações na freqüência de onda), luvulita(equilíbrio), ametista (d/e), diamante (fortalece funções eequilíbrio e/d)CHOQUE hematitaCICATRIZAÇÃO ver hemorragia, ver ferimentoCIRCULAÇÃO turmalina preta (equilíbrio do sistema), ônix (disfunção),hematita (lenta), magnetita, heliotrópio (inclusive equilíbrio do ferro), granada (estimula o fluxo sanguineo), rubi,topázio(veias cansadas, varizes), rodocrosita, kunzita,quartzo rosa (inclusive glóbulos vermelhos), esmeralda,malaquita, água-marinha, lápis-lazuli, pirita, enxofre, ver sangueCOERÊNCIA turmalina pretaCÓLERA malaquitaCÓLICAS jade, esmeralda, malaquita, crisocolaCOLUNA VERTEBRALtopázio, azurita (vértebras), lápis-lazuli(vértebras), fluorita,ver pescoço, ver ombrosCOMA esmeraldaCONCENTRAÇÃO Turmalina preta, obsidiana (pessoas dispersas), cornalina,indicolita, safiraCONFUSÕES rodonita

Page 69: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

CONTÁGIO ametista (previne)CONTUSÕES magnetitaCOORDENAÇÃO MOTORAmalaquitaCORAÇÃO pirita (palpitações), água-marinha (calmante), turquesa,lápis-lazuli, ônix (debilidade), quartzo fumée, heliotrópio,ágata (fortalece), granada ( perturbação), rubi, kunzita (doenças), quartzo rosa, jade, aventurina (atormentado),esmeralda (p/fraqueza e dá paz), malaquita (espasmos),crisocola (acalma), amazonita (fortalece), ver pressão, ver tensão, ver emoçãoCORAGEM hematita, heliotrópio, ágata, granada, rubi, cornalina, águamarinha,turquesa, indicolita, lápis-lazuli, diamanteCOSTAS cornalina (inferior), quartzo fumée (inferior), ver colunavertebralDAUTONISMO ametistaDEBILIDADE magnetita, pirita (da velhice)DECISÃO turmalina preta (tomada de...)DENTE água-marinha, fluorita, malaquita (dor)DEPRESSÃO quartzo fumée, ágata, granada, rubi, citrino, topázio, enxofre,crisocola, lápis-lazuli, safiraDESÂNIMO calcita laranjaDESCONGESTIONANTE crisocola, ver gripeDESMAIOS malaquitaDESORIENTAÇÃO turmalina pretaDIABETE turmalina preta, rubi, citrino, rodocrosita, esmeralda,amazonita, lápis-lazuli, ametista (nível de açúcar)

DISCIPLINA turmalina preta, rodonita (métodos c\ crianças), citrino (autodisciplina);DIGESTÃO lápis-lazuli (aumenta o fogo digestivo), pirita, obsidiana (doenças), ágata (sistema), rubi, cornalina, pedra-da-lua,citrino fumée, topázio, enxofre, âmbar, rodocrosita (desarranjos), kunzita (doenças), esmeralda (indigestão),crisocola, ver estômago, ver úlceraDISCERNIMENTO turmalina pretaDOENÇAS INFANTIS esmeralda, malaquitaDOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS indicolitaDOR DE CABEÇA ametista (enxaqueca), pirita, hematita, pedra-da-lua, kunzita,cianita, topázio azul, lápis-lazuli (nervosa)DORES fluorita, turmalina preta, rubi (nos membros), enxofre, âmbar (qualquer área), malaquita (geral), crisocola (lombar), águamarinha (nos nervos), ver nevralgia;DROGAS turmalina pretaEDEMA malaquitaELOQÜÊNCIA (EXPRESSÃO/ COMUNICAÇÃO) ágata, topázio, esmeralda, crisocola, cianita, ágata azul (expressa o que pensa e o que sente), amazonita (assenta a expressão pessoal), topázio azul (inclusive agiliza o canto),água-marinha (desbloqueia), turqueza (clareza, confiança),indicolita (expressão clara e poderosa), pirita (melhora a comunicação)EMOÇÕES crisocola (equilibra e acalma), água-marinha (equilibra),malaquita (equilibra), malaquita-azurita (libera), peridoto(estados emocionais negativos), esmeralda (cura e equilibra), jade (libera p/ sonho), aventurina (neutraliza),obsidiana (controle), ágata (resistência), granada (aumenta),calcita laranja, pedra-da-lua (libera e acalma), opala (amplifica), citrino (controle), quartzo rosa (desabafo emocional), turmalina rosa (partilhar), melancia (equilibra),selenita (estabiliza o corpo emocional), quartzo branco, ver tensão, ver coração, ver pressãoENERGIA fluorita (canaliza p/ o dia a dia), quartzo branco, malaquita (circulador de), indicolita, peridoto (tônico p/ o organismo),esmeralda, heliotrópio (boa p/ o frio), ágata (puxa acúmulos de), granada (energia criativa), rubi (amplifica p/n), calcita laranja (energia criativa), quartzo rutilado (equilibra c/malaquita), topázio (área onde é colocado), turmalina verde(rejuvenecedora), ver força vital, ver fraqueza, ver meridianosENJÔO granada, ver vômitoENDÓCRINAS citrino, enxofre, âmbar, água-marinha (problemas), indicolita,sodalita, pirita, peridoto (equilíbrio)ENTREVISTAS turmalina pretaEPILEPSIA jaspe, ágata, kunzita, peridoto, esmeralda, malaquita,cianita, lápis-lazuli, luvulita, ametista, diamanteEQUILÍBRIO magnetita (órgãos super ativos/preguiçosos), heliotrópio (ferro no sangue), ágata, topázio (plexo solar/sistema

Page 70: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

nervoso), âmbar (elementos opostos), aventurina (mente/coração), esmeralda (cura física/mental/emocional),malaquita (emocional e lado direito/esquerdo do cérebro),malaquita, crisocola (emoção/coração), cianita (mental/cerebral), amazonita, água-marinha (mental/emocional/físico), fluorita (aspecto negativo/positivo da mente), safira (físico/mental/espiritual), luvulita (corpo físico/cérebro), diamante (cérebro direito/esquerdo), quartzo branco, ver hormônio, ver emoçãoESÔFAGO lápis-lazuliESPASMOS ametista (desordens)ESQUELETO ônix, ver ossosESQUIZOFRENIA ver mente

ESTERILIDADE ver fertilidade;ESTÔMAGO malaquita, obsidiana, zircônio (gastrite aguda), jaspe (dores),heliotrópio, pedra-da-lua, enxofre, serpentina, peridoto,esmeralda (fraqueza), água-marinha, ver úlcera, verdigestãoEXAMES (PROVAS) turmalina pretaEXORCISMO ágata (possessão), olho-de-gato (mau olhado), jaspe(dispersa espíritos malignos), obsidiana, cornalina (mauolhado), topázio (mau-olhado), enxofre (queimado afastademônios e protege contra magia), âmbar (protege criançase contra negativismo), esmeralda, ametista (mau olhado),ver negativismo, ver profeciaFADIGA quartzo fumée, turmalina verde, jadeFANTASIA obsidiana (controla)FEBRE turmalina preta, zircônio, heliotrópio, ágata, rubi, cornalina,pedra-da-lua, serpentina (tifóide), esmeralda, crisocola,cianita, ágata azul, topázio azul, lápis-lazuli, fluorita, ametistaFERIMENTOS heliotrópio, olho-de-gato, cornalina, malaquita, ametista, ver hemorragiaFERTILIDADE quartzo fumée (aumenta, bom para órgãos reprodutores),magnetita (esterilidade feminina), turmalina preta(esterilidade), heliotrópio (órgãos reprodutores), granada (geral), cornalina, pedra-da-lua (crescente), âmbar, quartzo rosa, crisoprásio, ver sexo, ver hormôniosFÍGADO hematita, magnetita (disfunções hepáticas), jaspe,heliotrópio (desintoxicação), granada, citrino, topázio, âmbar,rodonita (purifica), quartzo rosa, peridoto, água-marinha,fluorita, pirita (para o aumento);FLACIDEZ malaquitaFORÇA VITAL obsidiana (aumento), hematita, olho-de-gato (força física e resistência), ágata (vitalidade), granada, citrino, diamante(aumenta a força física), ver energiaFRAQUEZA ágata, malaquita, lápis-lazuli, pirita (causadas por choque oufantasia), ver força vital, ver energiaFRATURA magnetita, ver ossos, ver contusões, ver calcificaçãoGANGRENA citrinoGARGANTA crisocola (dor), cianita (dor), água-marinha (congestão),indicolita (infecção), lápis-lazuli (congestão, amigdalite,laringe), pirita amigdalas;GASTRITE ver estômago, ver digestãoGENÉTICA (DOENÇAS)turmalina preta, granada, hematita (novos padrões substituiantigos códigos genéticos)GENGIVA cornalinaGONORRÉIA turmalina preta, ver venéreas (doenças)GORDURA ametista (tecido), esmeralda (desenvolve nos magros)GOTA topázio, kunzita, crisoprásioGRAVIDEZ malaquita (previne contra), amazonita, azurita, ametista, ver parto, ver aborto, ver aleitamento

GRIPE amazonita, fluorita, ver resfriadoHEMOFILIA ver hemorragiaHARMONIA magnetita, rodocrosita, crisocola (desenvolve), quartzo brancoHEMORRAGIA hematita (coagula o sangue do hemofílico), heliotrópio (estanca), granada, rubi, cornalina, topázio, esmeralda,malaquita, diamante (hemorragia cerebral)

Page 71: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

HEMORROIDA heliotrópio, zircônio, topázio, esmeralda, lápis-lazuliHÉRNIA malaquitaHERPES granadaHIPOGLICEMIA ametistaHISTERIA hematitaHORMÔNIO (EQULÍBRIO)granada, pedra-da-lua (na menstruação), kunzita, turmalinaverde, ametista (produção), ver menstruação, ver sexoICTERÍCIA esmeraldaIMAGEM (PROBLEMA DE)pedra-da-lua (materna), quartzo rosa (paterna), esmeralda(paterna)IMUNOLOGIA turmalina preta (equilíbrio do sistema, baço), jaspe, rubi,citrino, enxofre, esmeralda, turquesa, indicolita, sodalita,lápis-lazuli, ametistaINCHAÇO pirita (membros), lápis-lazuli, esmeralda (órgãos internos),ver inflamaçãoINFECÇÃO turmalina preta, obsidiana, granada, rubi, cornalina, citrino (bexiga/rins), âmbar, malaquita, ágata azul, fluorita, ver gargantaINFLAMAÇÃO obsidiana, granada, quartzo rutilado, âmbar (causada por vírus), ágata azul, lápis-lazuli, ver inchaçoINSÔNIA hematita, pedra-da-lua, zircônio (sono tranquilo), citrino (sono tranquilo), topázio, enxofre, rodocrosita (bom sono),esmeralda, malaquita-azurita, indicolita, fluorita, ametista,pirita, ver pesadeloINSPIRAÇÃO turmalina pretaINTELECTO esmeralda (aumenta), fluorita (aumenta Q.I.), pirita(despertar do Q.I), ver memóriaINTESTINOS malaquita, crisocola (trato), serpentina (diarréia infantil),esmeralda (desinteria), obsidiana (trato), heliotrópio, olho-degato (enteropasmos), rubi (desinteria crônicas e geral),cornalina, calcita laranja (preso, gases), pedra-da-lua, citrino(prisão de ventre), enxofre (prisão de ventre e reto), kunzita(trato)INTOXICAÇÃO pirita, indicolita (do sangue), luvulita (do sangue), turmalina preta (do sangue), hematita (do sangue), zircônio, jaspe(extrai poluentes e toxinas do corpo), heliotrópio (sangue venoso, geral, rins, fígado, baço), granada (purifica o sangue), rubi, cornalina (purifica o sangue), pedra-da-lua,citrino ( do sangue), jade, rodocrosita (do sangue),serpentina, peridoto (libera e neutraliza toxinas), esmeralda,malaquita, malaquita-azurita (desintoxicação física),turqueza, lápis-lazuli, safira, diamanteLIMPEZA zirônio (sistema), jaspe, calcita laranja, citrino, âmbar, jade,serpentina, crisocola (do subconsciente), sodalita, luvulita,ver imunologiaLEUCEMIA malaquita

LOMBAR ver dorLINFÁTICO (SISTEMA)indicolita, sodalita, lápis-lazuliMEDO turmalina preta, ônix, heliotrópio, citrino fumée, kunzita(expressa coração s/ medo), turmalina rosa (medo de amar),aventurina, esmeralda, amazonita, água-marinha, sodalita,ametista, crisocola;MELANCOLIA rubi, peridoto, ver depressãoMEMÓRIA âmbar, kunzita, esmeralda (aumenta), ver mente, verintelectoMENSTRUAÇÃO hematita (fluxo sadio), jaspe (sangramento exessivo), calcita laranja (problemas), malaquita, crisocola, lápis-lazuli, ver cólicas, ver ovários, ver hormônio, ver útero;MENTE azurita (purifica a mente subconsciente / reter informações/disciplina), cianita (desequilíbrio mental/cerebral), indicolita, ágata (doenças), granada (rompe condicionamento), rubi (esquizofrenia), citrino (clareza mental), topázio (loucura), enxofre (clareza), kunzita,crisoprásio (doenças), aventurina (clareza), peridoto (estimulante/clareza), esmeralda (cura/equilíbrio/esquizofrenia), sodalita (racional/intelectual/lógico/remove antigos padrões/pensamento consciente), lápis-lazuli (purifica),safira (confusão), fluorita (equilibra/sintoniza com o espírito/doenças), luvulita (elo mente/corpo), ametista (estado extenuado/hipertenso/oprimido), pirita (fortalece a capacidade), ver memóriaMERIDIANOS turmalina preta (equilíbrio), cianita (estimula o fluxo de energia), quartzo branco (libera o fluxo de energia), verenergiaMONGOLISMO fluorita

Page 72: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

MOROSIDADE quartzo fuméeMORTE hematita (exper. proximidade com), ametista (experiênciacom);MUSCULAR turmalina preta (equilíbrio do sistema/atrofia), obsidiana,quartzo fumée (tecido), hematita (regenera o tecido),rodonita (vibrações de amor), calcita laranja (espasmos),enxofre, kunzita, , aventurina (estimula o tecido), peridoto(regenera tecidos), malaquita (regenera tecido), turqueza,apatita (tecido e capacidade motora), diamanteNÁUSEAS ver vômitosNASAIS turqueza (orifícios nasais)NEGATIVISMOperidoto (estados emocionais negativos), malaquita (extraienergia negativa), turmalina preta (escudo contrapessoas/ambientes .../repele o ...), quartzo fumée (proteçãoe limpeza de ambientes), hematita (protege contranegativismo psíquico), olho-de-falcão (age sobre os padrõesnegativos que se manifestam na doença física), ágata (puxaenergia negativa), rubi (libera), topázio (muda hábitos negativos p/ação consciente), âmbar (amuleto contra .../proteção para crianças), turmalina verde (previne das energias negativas), turqueza (absorve vibrações maléficas),indicolita, luvolita (... do planeta), diamante (contra vibrações de pensamentos negativos), ver exorcismo, ver profeciaNERVOS luvulita (sistema), ametista (sistema), turmalina preta(equilíbrio do sistema), quartzo fumée, zircônio (nervosismo),topázio (equilíbrio) ,âmbar, kunzita (sistema), morganita (sistema), turmalina verde (fortaleza/purifica), serpentina,peridoto (libera tensão emocional nervosa), esmeralda,amazonita (acalma), água-marinha (dores nos .../sistema),indicolita, ver neurose, ver menteNEUROSE turmalina preta (tendências), lápis-lazuli, ver mente, ver nervosNEVRALGIA magnetita (esfregar nas têmporas), ver doresNUTRIENTES (DEFICIÊNCIAS) turmalina preta, cornalina, citrino, peridoto, malaquita,turqueza, ametistaODORES DO CORPO enxofreOLFATO jaspeOLHOS diamante (problemas), safira (impureza, corpo estranho),luvulita (problema), ônix (lacrimejantes), hematita (inflamados), magnetita (disfunções), olho-de-gato (enfermidades), ágata (problemas), cornalina, serpentina (vermelhidão), esmeralda (refresca), malaquita (catarata),água marinha (para perturbação é agradável), turquesa (catarata), lápis-lazuli, ver visãoOMBROS kunzita, crisocola (tensão, dor), topázio azul (relaxa tensão),diamante, ver pescoço, ver coluna vertebralOSSOS rodonita (crescimento), heliotrópio, granada, calcita laranja (ossos/juntas), pedra-da-lua (fraqueza), kunzita, águamarinha, azurita, fluorita, diamante (alinha ossos do crânio),ver fratura, ver calcificaçãoOUVIDO ônix, âmbar, fluorita (problemas de audição), ver audiçãoOVÁRIOS calcita laranja, quartzo rosa, ver menstruação, ver úteroPAIXÃO ônix (controle)PALADAR topázio (restaura)PANCADAS lápis-lazuliPÂNCREAS quartzo fumée, malaquita, sodalitaPARKINSON (DOENÇA) kunzitaPARTOS ágata, pedra-da-lua (e gravidez), jade (ajuda nonascimento), crisoprásio, crisocola, amazonita (auxilia),ametistaPAZ luvulita (para mente), rodonita, zircônio, rodocrosita, jade(apazigua a mente), esmeralda (corpo/coração), malaquitacrisocola(nas áreas desequilibradas), indicolita, safira,fluorita (...da neutralidade), ver amorPEÇONHA jaspe (cobra), heliotrópio (escorpião), ágata (cobraescorpião), serpentina, peridoto (cobra), ver picada de insetoPEDRAS granada (formação de pedras no corpo), jade (pedras renais) ver rins, ver bexigaPEITO topázio, turquezaPELE ônix, granada (doenças), cornalina, citrino, enxofre,aventurina (doenças), esmeralda, azurita,, lápis-lazuli,ametista (impurezas), pirita (irritação/ ressecamentos /furúnculos), jaspe (erupção com coceiras e manchas)

Page 73: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

PESADELO hematita, rubi, cornalina, citrino, ametista, ver insôniaPESCOÇO kunzita, crisocola (dores), , cianita (dores), topázio azul (relaxa tensão), água-marinha, turqueza, ver ombros, vercoluna vertebralPESO rubi (problema de), topázio (auxilia a perda) ver gorduraPESTE BULBÔNICA rubi, quartzo rosaPICADA DE INSETO peridoto, lápis-lazuli, ver peçonhaPITUITÁRIA ametista

POLUENTES AMBIENTAISobsidiana, quartzo fumée, jaspe, granada, rubi, cornalina,enxofre, quartzo rosa, esmeralda (noturna), turqueza, lápislazuli,ametista, pirita (noturna)PREOCUPAÇÃO ônix (capacidade para enfrentar), ver emoçãoPRESSÃO hematita (baixa), rubi (alta/baixa), calcita laranja (alteração fundo emocional), pedra-da-lua (alta), turmalina verde,serpentina (alta), esmeralda (normaliza), amazonita (normaliza), lápis-lazuli (alta), ver tensão, ver emoção, ver coraçãoPROFECIA selenita (projeção astral/transmissão pensamento), ametista (profecia/interpretação de sonhos), fluorita (aumenta intuição e devoção), sodalita (visão interior/conhecimento intuitivo),safira (compreenção oráculos/meditação), azurita (canaliza aintuição/mediunidade/poderes psíquicos/adivinhação,sonhos), crisocola (passado/futuro), ônix (recorda experiências físicas), obsidiana (profecia/adivinhação),hematita (comunicação com E.T.), jaspe (reviver o passado regressão), heliotrópio (relances passado/futuro/sonhos proféticos lua cheia), pedra-da-lua (nova -premonição/minguante – clarividência), jade (sonhos proféticos), esmeralda (revelação/aumenta faculdades psíquicas), amazonita (acalma o medo em experiências fora do corpo), topázio azul(viagem astral), água-marinha (intuição/aumenta poderes psíquicos/sorte), indicolita (projeção astral), turqueza (sorte/muda de cor para dar aviso de doença ou conspiração), ver exorcismo, ver negativismoPULMÕES cornalina, citrino, enxofre, rodocrosita, quartzo rosa, âmbar,crisocola, indicolita, lápis-lazuli, fluorita, ver tuberculose, ver respiratórioQUEIMADURA cornalina, crisocola, enxofre;RADIAÇÕES (ARTIF./NATUR./RAIO X) quartzo fumée (a/n), cornalina (a/n), citrino, âmbar, quartzo rosa, esmeralda,malaquita, turquesa, ametista, sodalita (Raio X)RAIVA heliotrópio (elimina), rubi (libera), obsidiana (libera), enxofre,peridoto, crisocola (alivia), ágata azul, indicolitaRECÉM-NASCIDOS cianita (formação), ver doenças infantisREFRESCANTE ágata, serpentina, crisoprásio, ágata azul, ver sedeRELACIONAMENTO rodonita (com parceiros), ver amorRELAXAMENTO ágata (suaviza situações difíceis), ver emoçãoRESFRIADO pedra-da-lua, enxofre (e gripe), ver gripeRESISTÊNCIA hematitaRESPIRATÓRIO pirita, pedra-da-lua (problemas), topázio, rodocrosita (problemas), kunzita, malaquita (restaura a respiração.plena), turqueza, lápis-lazuliRETARDAMENTO kunzitaREUMATISMO magnetita, zircônio, granada, topázio, enxofre, malaquita,crisocola, fluoritaRINS água-marinha, kunzita, esmeralda (pedras e problemasurinários), quartzo fumée, hematita, jaspe, heliotrópio(desintoxicação), cornalina, calcita laranja, citrino (infecção),rodocrosita (purifica), quartzo rosa, jade (inclusive pedras),malaquita (pedras)SANGUE jaspe (doenças), heliotrópio (equilíbrio de ferro no), hematita (revitalizador), aventurina (fortalece), turqueza (purifica),lápis-lazuli (saudável), ametista (doenças), ver intoxicação,ver hemorragia

SEDE pedra-da-lua, ágata, esmeralda, ver refrescanteSEIOS quartzo rosa, peridoto (firmes)SÊMEN turmalina preta (doenças), rubi (perda), ver fertilidade, ver sexo, ver hormônioSEXO fluorita (aumenta energia), turmalina preta (desordens/excesso de...), quartzo fumée (equilibra a energia...), ágata (suprime conflitos/aumenta o desempenho), granada (geral), rubi (impotência), cornalina (estimula impulsos/potência/fertilidade), calcita laranja (estimula), pedra-da-lua (problemas

Page 74: Pedras e Cristais Versao Imprimida 110626214330 Phpapp02

femininos), enxofre (desordens), âmbar (aumenta o prazer/combate a impotência), quartzo rosa (protege os órgãos femininos),crisoprasio (proteção de doenças sexualmente transmissíveis), diamante (disfunções), ver aids, ver hormônio, ver fertilidade, ver sêmenSÍFILIS turmalina preta, granada, enxofre, diamanteSINUSITE enxofreSOLUÇO peridotoSTRESS turmalina-preta, pedra-da-lua, topázio, âmbar, rodocrosita,aventurina, peridoto, malaquita, crisocola, indicolita, safira,diamanteSUICIDA (TENDÊNCIAS) quartzo fumée, zircônio, citrino, âmbarTENSÃO hematita (extrema), peridoto, crisocola (hipertensão),amazonita (hipertensão), topázio azul (relaxa), apatita (hipertensão), safira, ametista, diamante (nervosa), ver pressão, ver emoção, ver coraçãoTESTÍCULO quartzo rosa, diamanteTIMIDEZ cornalina, calcita laranja, lápis-lazuliTIREÓIDE âmbar, kunzita, crisocola (desequilíbrio), água-marinha,indicolita, azuritaTONTEIRA kunzitaTONTURA hematitaTORÇÕES lápis-lazuliTOSSE turmalina preta, zircônio, rubi (seca), pedra-da-lua (seca),esmeralda, água-marinha, lápis-lazuliTRAUMAS rodonita, topázio, rodocrosita, kunzita, peridoto, crisocola (p/aborto)TROMBOSE topázioTUBERCULOSE turmalina preta, granada, rubi, pedra-da-lua (cheia), enxofre,esmerada, indicolita, lápis-lazuliTUMORES heliotrópio, safira, fluoritaÚLCERA hematita, cornalina, pedra-da-lua, rodocrosita, serpentina,malaquita, crisocola, ver estômago, ver digestãoUNHA ônix, enxofreURINA lápis-lazuli (problema da velhice), ver rinsÚTERO turmalina-preta (doenças), ver ovários, ver menstruaçãoVARIZES ver circulaçãoVENÉREAS (DOENÇAS)quartzo rosa,granada, amazonita, ametista, ver sexo, vergonorréiaVERMELHO (ESTADO) fluoritaVERMINOSE heliotrópioVESÍCULA hematita, jaspe (cura distúrbios causados p/...), citrinoVÍRUS obsidiana, âmbar, fluorita (viroses)VISÃO ágata (aguça), olho-de-falcão (visão ampla), rubi (fortalece a visualização), rodocrosita (vista fraca), kunzita, crisoprásio(problemas), aventurina (fortalece), esmeralda (fortalece),malaquita (visão fraca), fluorita (amplia o campo), ametista(problemas), ver olhosVÔMITOS jaspe (na gravidez), kunzita (náuseas), serpentina,esmeralda, pirita (p/indigestão), ver enjôoVONTADE hematita, olho-de-tigre (desenvolve), granada, citrino,topázio, enxofre, jade (boa vontade), lápis-lazuliVOZ FINA cornalina