Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

8
Crustáceos e Aracnídeos Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1

Transcript of Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

Page 1: Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

Crustáceos e Aracnídeos

Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira

Prof.ª: Eliana Salgado7M1

Page 2: Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

Crustáceos e Aracnídeos Filo: Aracnídeos: Artrópodes Filo: Crustáceos: Artrópodes O que quer dizer Crustáceos? É uma palavra que vem do latim, que significa: coberto por uma carapaça dura.O que quer dizer Aracnídeos? É uma palavra derivada da mitologia grega, referente à aranha.

Page 3: Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

Relação com o ser humano Tipo de alimentação Relação com o ambiente

Relação com o ser humano:

Crustáceos: a carne de certos crustáceos é muito apreciada como alimento humano. Camarões são capturados em arrastões, mas caranguejos e lagostas e lagostins são presos em armadilhas de arame.

Aracnídeos: diferente dos Crustáceos, os Aracnídeos não são alimento para o ser humano, a maioria deles é venenoso e faz mal ao seres humanos.

Tipo de alimentação:

Aracnídeos: os animais desta classe são geralmente carnívoros, e todos são predadores Algumas espécies possuem glândulas inoculadoras de veneno.

Crustáceos: Existe uma grande variedade de hábitos alimentares nos crustáceos, podendo ser filtradores de matéria orgânica em suspensão, carnívoros, herbívoros, saprófagos. Comumente, determinados apêndices torácicos, adaptaram-se para a coleta de alimento, predação ou consumo de suspensão. A boca é ventral e o trato digestivo quase sempre reto.

Page 4: Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

Curiosidades Sobre os Crustáceos E Aracnídeos

Aracnídeos Produzem teias que são mais fortes que um fio de aço do mesmo diâmetro Os filhotes aprendem a fabricar teias sozinhasCrustáceos Um camarão de 5 cm é mais barulhento que uma baleia azul de 140 toneladas. As lagostas aparecem em várias cores na natureza. Depois de cozidas, ficam

todas vermelhas.

Page 5: Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

Reprodução Crustáceos: A maioria das espécies dos Crustáceos tem SEXOS separados e

FECUNDAÇÃO interna, a maioria o desenvolvimento é indireto mas também pode ser direto.

Aracnídeos: Os aracnídeos são DIÓICOS e reproduzem-se por fecundação interna, e produzem OVOS de onde saem indivíduos imaturos, mas semelhantes aos progenitores.

Page 6: Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

Modo De Vida Modo de vida dos crustáceos: A maioria dos crustáceos são animais invertebrados e pertencem a classe dos artrópodes , desta classificação fazem parte os serem que possuem patas articuladas mas sem espinha dorsal . A maioria dos crustáceos habita o mar. Modo de vida dos aracnídeosOs aracnídeos são animais carnívoros de vida livre geralmente solitárias e predadoras , alimentando-se principalmente de insetos. Existem varias espécies de aracnídeos . Alguns aracnídeos servem para produção de medicamentos.

Page 7: Pedro Chini, Rafaela Joy e Vicente Ferreira Prof.ª: Eliana Salgado 7M1.

Perguntas O que diferencia os caranguejos e dos crustáceos? 1- O siri pode nadar pois possui pernas achatadas, o caranguejo possui pernas

como pinças. Qual a principal diferença entre os aracnídeos e crustáceos? 2- Os crustáceos diferentemente de outros artrópodes como os aracnídeos,

possuem 2 pares de antenas, e os aracnídeos não possuem antenas e nem mandíbula

Qual a diferença entre animais venenosos e animais peçonhentos? 3- Animais venenosos possuem veneno, mas não necessariamente conseguem

introduzi-lo em suas vitimas, e os peçonhentos conseguem.