Pequenas ..

1

Click here to load reader

Transcript of Pequenas ..

Page 1: Pequenas ..

Pequenas mudanças em grandes negócios: mudar layout garante produtividade

Na região de Marília, empresas do comércio varejista apostam na mudança do layout para aumentar

faturamento

27/02/2009

A partir de março, 324 empresas varejistas dos municípios de Marília, Assis, Tupã, Paraguaçu Paulista e Garça iniciam a segunda etapa do Projeto Comércio Varejista, constituída da análise comparativa do layout dos empreendimentos para posterior implementação de melhorias. Implantado a partir de dezembro de 2008, o Projeto Comércio Varejista tem como objetivo fortalecer o comércio local e explorar melhor o potencial de consumo dos habitantes dos municípios contemplados.

Nesta etapa, está previsto o desenvolvimento do trabalho de visual merchandising, desenvolvido para estimular o ato da compra por meio da sensibilização dos consumidores com as cores, sons, aromas e energia que estiverem presentes no estabelecimento. Serão analisadas e comparadas fotografias das fachadas e do interior das lojas, que foram tiradas antes e que serão tiradas depois da implantação de consultorias técnicas individuais que os empreendedores receberão.

Cada empreendedor contará com cinco horas de consultoria, durante as quais serão analisados 20 itens da empresa. Ao final, será feito um relatório com as informações sobre a situação encontrada no estabelecimento e as orientações de melhoria. O relatório individual será entregue aos empresários no final do mês de abril.

Claudemir da Silva, dono da loja Tupã Shopping Bazar, que é especializada em artigos diversos de R$ 1,99, participa do Projeto Comércio Varejista e está confiante no retorno de seu investimento. Sua loja fica próxima à antiga rodoviária da cidade, que é cercada de prédios de arquitetura antiga. “O investimento será alto mas, com o apoio do Sebrae, o custo será reduzido e poderei obter orientações sobre como mudar o estilo da loja”, explica o empresário, que há 10 anos gerencia o empreendimento. Claudemir pretende, além de melhorar a fachada, aperfeiçoar o atendimento aos clientes, a partir das orientações que terá por meio das consultorias.

Sidney Ramalho, gestor do projeto no Sebrae-SP em Marília, confia na mudança do layout como forma de atrair os consumidores locais que, muitas vezes, viajam para comprar fora da cidade, por acreditarem que assim conseguem preços melhores. “O desafio das cidades menores é convencer o consumidor de que não se paga mais caro por adquirir um produto local e que, ao contrário do que se pensa, é possível obter custos menores na própria cidade”, diz.

A decisão de implantar o Projeto Comércio Varejista na região partiu da demanda observada e comprovada nas empresas pelos consultores do SEBRAE-SP em Marília, no período compreendido entre outubro e dezembro de 2008.

Desenvolvido em parceria com Prefeituras, Associação Comercial e Sindicato do Comércio Varejista, o projeto pretende melhorar a gestão de negócios, desde os aspectos financeiro, administrativo e de informatização. “O projeto-piloto do Comércio Varejista foi implementado em Ribeirão Preto, e mostrou que os empresários se empenharam ao fazer mudanças e implantar melhorias. A partir das consultorias e análises, os empreendedores evitaram gastos desnecessários, organizaram a escala de trabalho dos funcionários e controlaram o fluxo de caixa. Tudo isso se refletiu no aumento de faturamento”, finaliza Ramalho.