Perfil Araquém Alcantara

6
16 PERFIL

description

entrevista com fotógrafo brasileiro

Transcript of Perfil Araquém Alcantara

Page 1: Perfil Araquém Alcantara

16

p e r f i l

Page 2: Perfil Araquém Alcantara

A Fazenda da Grama está longe de ser exuberante em biodiver-sidade como a Floresta Amazô-nica, mas tem seus tesouros em termos de fauna e flora. O mais experiente fotógrafo de nature-za do Brasil, Araquém Alcânta-ra, esteve no condomínio para uma sessão de fotos com o ob-jetivo de documentar, com sta-tus de arte, a vida selvagem e a paisagem nestes campos. “O que mais me chamou a atenção foi a riqueza de passarinhos. Vi Asa-branca, Irerê, Maria Facei-ra e Corujas Buraqueiras, entre tantos outros. Foi um mergu-lho no cotidiano da Fazenda da Grama com o objetivo de criar e repartir belezas”, diz.

Araquém Alcântara, especialista em fotografar animais e cenas raras da biodiversidade brasileira, esteve na Fazenda da Grama para fazer um ensaio fotográfico do condomíniopor Ana paula Kuntz

CAçAdor de tesouros

Page 3: Perfil Araquém Alcantara

18

A ideia é usar o material para organizar uma exposi-ção. “É um ensaio que merece repercutir inclusive en-tre pessoas além dos condôminos, pois estamos reu-nindo cenas belíssimas. Tenho um amor extraordinário pela vida pulsando, acredito que isso será transmitido também nesse trabalho.”

Autor do livro de fotografia mais vendido no Brasil – aquele que leva seu nome e tem na capa a foto de uma onça pintada encarando profundamente a lente de sua câmera –, com 86 mil exemplares comercializados desde o ano do lançamento, em 1997, Araquém nasceu em Florianópolis, mora em São Paulo, mas passa meses seguidos nas entranhas das regiões mais selvagens do país, da Amazônia à Caatinga nordestina, do Pantanal à Chapada Diamantina. São quase 40 anos de carreira que lhe ensinaram a observar a natureza, em seus mí-nimos detalhes, e esperar por aquele momento único eternizado por um clique certeiro. Apesar de descartar bem mais que a metade do material fotografado em suas expedições, Araquém possui um banco com mais de 200 mil imagens, que renderam já 42 livros.

O mais novo deles, Amazônia de Araquém e Atala, ainda está na gráfica: reunirá fotos produzidas durante a viagem que fez com o chef Alex Atala, outro entu-siasta das riquezas amazônicas, porém na esfera do sabor. É um projeto semelhante à parceria feita com Drauzio Varella no livro Cabeça do Cachorro, em que o médico discorre sobre belezas e mistérios do Nordeste, junto a 100 fotografias de Araquém.

vida: animais, pessoas e o cotidiano

amazônico são a espe-

cialidade do fotógrafo

Page 4: Perfil Araquém Alcantara

19

coletâneas: com mais de 250 mil cliques em seu banco de dados, araquém já publicou 42 livros. o mais novo é amazônia de araquém e atala (acima). e o mais vendido tem a capa estampada pela foto de uma onça pintada (ao lado)

Page 5: Perfil Araquém Alcantara

20

Mas o projeto que o tem deixado mais entusiasmado no momento é um filme em 3D para o cinema, que ele considera um divisor de águas em sua vida. Com o tí-tulo Amazônia, o planeta verde, a produção franco-bra-sileira, realizada em parceira pela Gullane Entreteni-mento e pela Gedeon Prgrammes, com verba de cinco milhões de euros, será um “docu-drama”. “É um estilo que mistura cenas reais com ficção. Contará a história de um macaco-prego que sobrevive a um acidente de avião e então conhece a Amazônia”, explica. “Por en-quanto, estamos ainda filmando em um set na cidade de Presidente Figueiredo, a 92 quilômetros de Manaus, com uma equipe de 150 pessoas. Para o ano que vem, estou organizando quatro expedições floresta adentro para escolher as locações e buscar imagens. Além dis-

so, estou preparando todo o material fotográfico que será usado na divulgação e vai virar outro livro.”

Formado em jornalismo, é de livro em livro, de foto em foto, que Araquém escreve sua história e manifes-ta seus protestos. Afinal, ele não se depara somente com cenas belas em suas andanças. Há muita mor-te e destruição, queimadas e desmatamentos no seu caminho. Com seu olhar artístico, Araquém conse-gue capturar a beleza plástica nos momentos mais mórbidos, e assim passar sua mensagem desolada de preocupação com o meio ambiente. “Atendi uma con-vocação. Assumi a missão do sacerdócio de mostrar o Brasil para os brasileiros, de retratar o povo humilde e a natureza intocada, tão maravilhosas e frágeis, ví-timas da agressão humana.”

algumas fotos feitas na fazenda

da grama: exposição

para além dos condôminos

Page 6: Perfil Araquém Alcantara

“Atendi umA ConvoCAção. Assumi A missão do sACerdóCio de mostrAr o BrAsil pArA os BrAsileiros”