Perfil do líder de um time de vendas

2

Click here to load reader

description

Que características o líder de uma equipe de vendas precisa apresentar?

Transcript of Perfil do líder de um time de vendas

Page 1: Perfil do líder de um time de vendas

Sempre que um profissional é promovido para um cargo de liderança, é sabido que novas habilidades são exigidas dele. Estas novas habilidades são, na esmagadora maioria das vezes, muito mais relativas a comportamentos que a conhecimentos técnicos.

Nas áreas comerciais, esta mudança de expectativa com relação ao comportamento do novo líder acaba por tornar-se um grande desafio para todos os envolvidos, principalmente para ele mesmo, por diversas razões.

A primeira delas, e talvez a mais importante, é que estas novas aptidões são, comumente, diametralmente opostas àquelas que consagram um campeão de vendas.

Mais do que em algumas outras áreas, vale aqui a máxima de que, ao promover-se o melhor técnico (diga-se o melhor vendedor), corre-se o duplo risco de se “perder” um ótimo técnico e se “ganhar” um gestor medíocre.

Claro que isto acontece em todas as áreas, e não só no ambiente empresarial. Como exemplo, pode-se citar o futebol, em que o melhor treinador não é necessariamente aquele que foi um jogador brilhante.

Mas, nas áreas comerciais, pode-se afirmar que, dependendo do tipo de negócios e do mercado da empresa, aquelas habilidades que transformam o profissional em um campeão de vendas podem ser as mesmas que determinam o fracasso como gestor.

Art

e em

Gen

te e

Gest

ão

PERFIL DO LÍDER EM UM TIME DE VENDAS – UM DESAFIO

www.ateliecorporativo.com.br 55 11 5078.8540 [email protected]

Marilda Andrade

Page 2: Perfil do líder de um time de vendas

O trabalho do vendedor é uma atividade, na maioria das vezes, individualista, que requer certa dose de agressividade, competitividade e que não exige muito da capacidade administrativa do profissional. Não há, ainda, comumente, a necessidade de uma visão estratégica e de mais longo prazo, já que seu sucesso é medido por resultados de curto prazo – geralmente mensais.

Já o líder de um time de vendas, dada a própria natureza de seus liderados, tem que desenvolver, principalmente, um trabalho de “coaching”. Como é própria do trabalho do vendedor a execução de suas atividades se dar, em grande parte, longe da supervisão direta do líder, o principal objetivo deste tem que ser o desenvolvimento pleno do potencial de todos os integrantes do grupo.

Isso requer uma postura muito mais altruísta e um espírito de equipe bastante desenvolvido. Requer, ainda, grande aprimoramento das habilidades de desenvolver empatia, de provocar a motivação das pessoas e de compartilhar suas experiências. A competitividade deve ser substituída pela construção de um ambiente em que se compartilhem os interesses e as ações sejam voltadas para a edificação da visão e da missão empresarial. Uma concepção estratégica se faz necessária para o correto entendimento dos objetivos de longo prazo da organização, de forma a delinear e conduzir a equipe com vistas à concretização das etapas que levem à realização desses objetivos

O Ateliê Corporativo

Somos uma Escola de Negócios dedicada a ajudar empresas e pessoas a potencializar resultados, capacitando equipes para atuar em ambiente competitivo, marcado por mudanças globais velozes e complexas.

Nossos profissionais têm sólida formação acadêmica, significativa experiência organizacional e reconhecida competência didática. Atuam com foco na facilitação da aprendizagem e na aplicação prática de competências e de conceitos.

Desde 2002, nossa equipe já treinou mais de 10000 pessoas no Brasil, na América Latina e na África. Ao longo dessa trajetória, desenvolvemos nossa metodologia de trabalho, baseada em conceitos consagrados e práticas inovadoras.

www.ateliecorporativo.com.br 55 11 5078.8540 [email protected]

Aqui, Arte e Técnica criam resultados