Perguntas Pato

7
1. Paciente do sexo masculino, 52 anos de idade, sofreu morte súbita 3 dias após ter realizado cirurgia para colocação de prótese femural. O laudo médico descreveu “Choque Cardiogênico”. O médico explicou à família que o mesmo foi conseqüência do pós-operatório e não se deveu à falha cardíaca primária, pois o paciente apresentava bom estado cardiopulmonar. Baseado nesses dados, descreva detalhadamente a patogenia compatível que culminou com o óbito: Paciente fica em repouso no pós-operatório, a falta de “movimentação” causa estase (diminuição da velocidade circulatória) e aumento da viscosidade sanguínea (por maior aumento compensatório do n° de plaquetas). A estase ainda faz com que os fatores de coagulação não sejam removidos pelo fígado, ficando acumulados nos membros inferiores. Esses dois fatores, estase e aumento da viscosidade sanguínea, causam trombose em veia profunda da perna , principalmente na femural, ilíaca e veia poplítea. Nessas veias, os trombos formados ficam fracamente aderidos,e ao sair do hospital, com a movimentação dos músculos da perna, este trombo então pode se desgarrar e encravar na bifurcação da artéria pulmonar, chamado de “êmbolo em sela.” Ocorre então uma descompensação entre o lado esquerdo e direito do coração, pois aumenta muito a pressão do lado direito e não tem sangue do lado esquerdo, fazendo com que haja falha da bomba cardíaca e o paciente sofra morte súbita por choque cardiogênico. 2. Paciente do sexo masculino, 64 anos, exibindo edema generalizado, foi à consulta médica. O profissional requisitou exames complementares para investigar a causa, tendo explicado ao paciente que o quadro poderia ser causado por alteração cardíaca ou hepática. Considerando que o diagnóstico conclusivo foi de alteração hepática, DÊ UMA ETIOLOGIA E EXPLIQUE A PATOGENIA que justifica o quadro clínico que levou o paciente ao médico. Diversos fatores podem levar ao edema: aumento da pressão de filtração, bloqueio dos vasos linfáticos, aumento da permeabilidade capilar, retenção hidrossalina e também deficiência das proteínas

Transcript of Perguntas Pato

Page 1: Perguntas Pato

1. Paciente do sexo masculino, 52 anos de idade, sofreu morte súbita 3 dias após ter realizado cirurgia para colocação de prótese femural. O laudo médico descreveu “Choque Cardiogênico”. O médico explicou à família que o mesmo foi conseqüência do pós-operatório e não se deveu à falha cardíaca primária, pois o paciente apresentava bom estado cardiopulmonar. Baseado nesses dados, descreva detalhadamente a patogenia compatível que culminou com o óbito:

Paciente fica em repouso no pós-operatório, a falta de “movimentação” causa estase (diminuição da velocidade circulatória) e aumento da viscosidade sanguínea (por maior aumento compensatório do n° de plaquetas). A estase ainda faz com que os fatores de coagulação não sejam removidos pelo fígado, ficando acumulados nos membros inferiores. Esses dois fatores, estase e aumento da viscosidade sanguínea, causam trombose em veia profunda da perna, principalmente na femural, ilíaca e veia poplítea. Nessas veias, os trombos formados ficam fracamente aderidos,e ao sair do hospital, com a movimentação dos músculos da perna, este trombo então pode se desgarrar e encravar na bifurcação da artéria pulmonar, chamado de “êmbolo em sela.”Ocorre então uma descompensação entre o lado esquerdo e direito do coração, pois aumenta muito a pressão do lado direito e não tem sangue do lado esquerdo, fazendo com que haja falha da bomba cardíaca e o paciente sofra morte súbita por choque cardiogênico.

2. Paciente do sexo masculino, 64 anos, exibindo edema generalizado, foi à consulta médica. O profissional requisitou exames complementares para investigar a causa, tendo explicado ao paciente que o quadro poderia ser causado por alteração cardíaca ou hepática. Considerando que o diagnóstico conclusivo foi de alteração hepática, DÊ UMA ETIOLOGIA E EXPLIQUE A PATOGENIA que justifica o quadro clínico que levou o paciente ao médico.

Diversos fatores podem levar ao edema: aumento da pressão de filtração, bloqueio dos vasos linfáticos, aumento da permeabilidade capilar, retenção hidrossalina e também deficiência das proteínas no sangue. Das proteínas plasmáticas, excetuando-se imunoglobulinas, a maior parte é sintetizada no fígado – inclusive a albumina, como já foi dito.Uma hepatopatia severa, que lesione o parênquima do órgão e prejudique as funções das células, podem levar a distúrbios na síntese dessas proteínas plasmáticas, causando hipoproteinemia (como Albumina é proteína, consequentemente, causa uma hipoalbuminemia). Isso leva a queda da pressão oncótico do sangue e, portanto, edema generalizado.A medida que o edema generalizado se forma, como o líquido intersticial não volta para o plasma, cai a volemia e consequentemente a pressão arterial. O rim detecta isso e ativa o sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona, reabsorvendo água nos túbulos e assim aumentando a volemia, porém diluindo ainda mais as poucas proteínas presentes no sangue, fazendo com que a pressão oncótica caia ainda mais e o edema vá piorando, nesse ciclo vicioso.

3. Paciente do sexo feminino, 61 anos, com história de insuficiência cardíaca vem fazendo uso, por prescrição médica, de diurético. Considerando que a medicação tem relação com a história médica citada, descreva para este caso a etiopatogenia compatível com a necessidade de uso de tal medicação:

Page 2: Perguntas Pato

A paciente retem líquido, o que leva a uma hipervolemia.Com o aumento da quantidade de sangue, aumenta o débito cardíaco e a força de contração para que haja o bombeamento desse sangue, Isso faz com que a paciente desenvolva um quadro de hipertensão. Se esse ciclo persistir, o coração fica “cansado” e aí se tem a insuficiência cardíaca. O diurético faz um aumento da diurese (débito urinário), o que diminui o volume de sangue diminui o débito cardíaco e consequentemente a força de contração.

4. Explique, fundamentando-se na etiopatogenia, que tipo de embolia (sistêmica ou pulmonar) pode ter prognóstico influenciado por uma cardiopatia prévia.

5. Como se explica que a OBSTRUÇÃO ARTERIAL ou a DEFICIENTE DRENAGEM VENOSA, duas condições tão distintas, possam ser causa de isquemia? Com base em sua justificativa, explique:A - O infarto arterial;B – O infarto venoso.

Isquemia – diminuição ou interrupção do fluxo de sangue em uma parte do organismo, um órgão ou parte dele, ou seja, o órgão está recebendo menos sangue que o necessário para o funcionamento normal. A isquemia pode ser causada por obstrução arterial ou deficiente drenagem venosa.

Obstrução arterialA obstrução arterial pode levar à isquemia do tecido ou órgão por não haver correto fornecimento de oxigênio e nutrientes necessários ao funcionamento do órgão. Essa obstrução pode ser causada por diferentes fatores, entre eles trombose arterial, compressão vascular, espessamento da parede arterial (aterosclerose), embolia, redistribuição sanguínea.

Deficiente drenagem venosa Pode ocorrer por hiperemia passiva local, que pode ser causada por obstrução ou compressão vascular, torção de vísceras, trombos venosos e varizes. Gerando acúmulo de sangue venoso em determinado local, o que impede que o sangue arterial rico em nutrientes e oxigênio chegue no tecido, causando isquemia. Esse acúmulo pode ser agravado se no local não houver uma circulação colateral capaz de suprimir o vaso defeituoso.

Infarto arterial – é causado quando há oclusão total da irrigação arterial, que pode ocorrer pelas causas citadas acima. O infarto arterial vai ter sempre a forma de um triangulo com ápice voltado para a área de obstrução, ou seja, vai se distribuir de acordo com a ramificação arterial a partir daquele ponto. O tipo de infarto mais causado pela obstrução arterial é o infarto branco ou anêmico, cuja característica é seu aspecto pálido de ocorrência em tecidos sólidos em que o sangue é drenado não permanecendo no órgão

Infarto venoso – é causado quando há oclusão total do retorno venoso, que pode ocorrer pelas causas citadas acima. No caso da circulação venosa, o infarto também terá forma de triangulo, porém seu ápice estará voltado para a área de obstrução, porém sua base estará atrás desse ponto. O tipo de infarto mais causado pela obstrução venosa é o infarto hemorrágico ou vermelho, que ocorre em tecidos esponjosos, pois o sangue que fica nesse tecido não é escoado.

Page 3: Perguntas Pato

6. Paciente de 83 anos de idade, sexo feminino, caiu no banheiro e fraturou o quadril. Alguns dias após a cirurgia para redução da fratura, foi a óbito de forma súbita. Construa em forma de dissertação uma seqüência patogenética compatível para o caso clínico proposto, explicando de forma ordenada e lógica os eventos que culminaram com o óbito.

Abaixo estão citadas várias entidades que você deverá selecionar e usar para montar seu caso.

Numere seqüencialmente apenas as que você escolheu para construir sua história.Deixe em branco as que forem desprezadas.

( ) Células da faIência cardíaca ( ) Valvulopatia tricúspide ( ) AnginaPectoris( ) Embolia pulmonar ( ) Trombofeblite ( ) Valvulopatia mitral( ) Infarto do miocárdio ( ) Choque cardiogênico( ) Embolia sistêmica ( ) Embolia líquida( ) Congestão passiva dos pulmões ( ) Embolia gasosa( ) Flebotrombose ( ) Infarto cerebral( ) Choque hipovolêmico ( ) Edema pulmonar

7. Um aneurisma de aorta pode levar à morte por diferentes razões, como por exemplo, choque e infarto cerebral. Explique como e porque ocorreriam tais situações clínicas.A – CHOQUEB - INFARTO CEREBRAL

Ateroesclerose é um exemplo de lesão vascular que pode levar a atrofia na camada média por pressão e nesses casos ocorre perda de tecido elástico, se tratando da aorta que é uma artéria elástica de grande calibre, e consequente enfraquecimento do vaso que pode apresentar dilatações aneurismáticas.

O choque poderia ocorrer caso esse vaso se rompa e cause uma hemorragia aguda, o que proporcionará um choque hipovolêmico.

Caso não haja o rompimento do vaso pode ocorrer a formação de um trombo por modificações no fluxo sanguíneo como, por exemplo, uma turbulência ou então por alguma lesão na parede vascular. Este trombo por sua vez pode ser responsável pela oclusão de alguma artéria cerebral menor e causar um quadro isquêmico, com consequente infarto cerebral.

8. Um homem obeso, fumante, estressado, apresentou quadro clínico compatível com isquemia cardíaca após derrota de seu time na final do campeonato regional.Cite a patologia básica que mais comumente é o fator causal do quadro clínico referido e descreva o mecanismo patogenético envolvido na mesma:

ISQUEMIAÉ a diminuição do fluxo sanguineo em uma parte do organismo.A causa ultima da isquemia é

sempre diminuição da luz da (s) artéria(s), ou arteríolas/capilares. O processo que mais comumente leva a diminuição do calibre de artérias é a ateroesclerose.

ATEROESCLEROSE

Page 4: Perguntas Pato

Fatores de riscoConstitucionais: idade, sexo4 mais importantes: Hiperlipidemia, hipertensão,fumo, diabetes.Risco leve: Atividade física,obesidade, estresse e quadros de comportamento.

É uma lesão da parede vascular com formação de placa fibrogordurosa. Há uma maior permeabilidade aos constituintes do plasma, incluindo lipídeos, monócitos e plaquetas, os lipídeos são atraídos para a intima por quimiotaxia, e com o acumulo de lipídeos, esses são fagocitados pelos macrófagos que passam a ser chamados de células de espuma. Os macrófagos secretam citocinas e estimulam a proliferação das células miointimais que secretam colágeno. Com o desenvolvimento da lesão, ocorre um aumento da pressão sobre a camada média e a lâmina elástica interna é interrompida. Pelo aumento da secreção de colágeno a placa se torna endurecida e branca, formando a placa fibrogordurosa. O acumulo excessivo de colesterol (lipídeos) empurra o endotélio, diminuindo a luz vascular, levando até a obstrução completa do vaso, diminuindo o fluxo de sangue e causando hipoxia nos tecidos nutridos, o que causa a isquemia, falta de suprimento sanguíneo.

No referido caso clinico, a pressão arterial do paciente se elevou com a situação de estresse e devido a presença da placa fibrogordurosa não houve espaço para o sangue chegar até os tecidos cardíacos, causando a isquemia.

Page 5: Perguntas Pato