Período de grandes P - .: Fundação Agrisus - Agricultura … · 2017-12-07 · meio de apelidos...

4

Transcript of Período de grandes P - .: Fundação Agrisus - Agricultura … · 2017-12-07 · meio de apelidos...

Page 1: Período de grandes P - .: Fundação Agrisus - Agricultura … · 2017-12-07 · meio de apelidos que, por uma vez, ... deu origem ao nome da cidade de Sorriso ... ve o mercado bem
Page 2: Período de grandes P - .: Fundação Agrisus - Agricultura … · 2017-12-07 · meio de apelidos que, por uma vez, ... deu origem ao nome da cidade de Sorriso ... ve o mercado bem

11

ara celebrar seu jubileu de ouro, os engenheiros agrônomos formados em 1967 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) programaram editar um livro que historiasse o período de 50 anos decorridos a partir de sua formatura. Um projeto ambicioso, por se tratar de anos de grandes transforma-ções demográficas, sociais, políticas e tecnológicas que ocorre-

ram nesse período.Piracicaba transformou-se em pujante cidade do interior paulista, a Esalq

cresceu de 25 diplomados em 1936 para 200 novos engenheiros agrônomos em 1967, além de subdividir o curso básico em especialidades. A vida dos estu-dantes modificou-se, principalmente ao inundar espaços com automóveis, subs-tituindo os clássicos bondinhos. Ao mesmo tempo dilatou-se a distância entre mestres e alunos, em prejuízo do convívio amigável e contínuo proporcionado pelo menor número de estudantes. Estes, por sua vez, substituíram o convívio com seus pares pela intimidade em nível das “repúblicas”, conhecendo-se por meio de apelidos que, por uma vez, dispensaram a identificação das famílias pelos sobrenomes. Os relacionamentos se restringiram, em consequência, a pe-quenos grupos.

O país cresceu e ultrapassou os 200 milhões de habitantes. Emergimos de um sistema político militar para, através de inúmeras turbulências políticas, alcançarmos uma democracia de representação precária pela distância entre re-presentantes e representados. A cidadania padecia – e ainda padece – pela falta de representatividade das pessoas. Aprovamos nova constituição pelo voto de parlamentares distantes de seus eleitores, eleitos sem a finalidade constituinte, com representatividade desproporcional ao número de habitantes. No Estado de São Paulo, cada 620 mil habitantes têm um deputado federal enquanto na maior parte dos demais estados cada 370 mil cidadãos têm um representante. Criamos novos estados, de economias incipientes e dependentes de dotações federais, mas com três senadores, número igual ao Estado de São Paulo, com população acima de 40 milhões de habitantes e PIB de mais de R$ 450 bilhões. Criamos uma legislação repressiva às irregularidades da qual resultou um sistema buro-crático fiscalizador e inibidor do desenvolvimento. Toleramos um governo repre-sentativo de uma maioria despreparada, a qual, para manter-se no poder, lançou mão de métodos antiéticos, ora investigados e condenados.

Período de grandes transformações

“A terra é um bem que apenas tomamos emprestado de nossos sucessores.”

Prefácio 11

P

Page 3: Período de grandes P - .: Fundação Agrisus - Agricultura … · 2017-12-07 · meio de apelidos que, por uma vez, ... deu origem ao nome da cidade de Sorriso ... ve o mercado bem

12

Em que pesem os desmandos políticos, continuamos a crescer, principal-mente nas atividades rurais. A partir da principal riqueza natural do nosso exten-so país, qual seja: o clima com luz, calor e chuvas. Para este sucesso, contribu-íram inúmeros setores ligados às atividades antes, dentro e depois da porteira. É difícil definir prioridades, mas, a nosso ver, vale analisar alguns dos fatores e condições que contribuíram para esse desenvolvimento rural.

Nos anos 1970, verificou-se no Brasil Central o plantio de arroz adubado com fósforo nas terras fracas de campo e de cerrado. Gramínea tolerante à acidez do solo era substituída por pastagens da recém-introduzida braquiária, logo que as invasoras reduzissem a produção. Misturadas ao adubo no segundo ou terceiro ano de cultivo, as sementes de braquiária deram origem a grandes áreas de pastagem que supor-taram rebanhos de nelores, com produção de bois de corte. Poucos anos depois, outros pecuaristas foram abrir mata pesada na Amazônia, no Sul do Pará e em Alta Floresta (MT), semeando capim por avião, no terreno eivado de tocos e troncos, ori-ginando pastagens de elevado suporte nos primeiros anos. Mais uma vez, os nelores prosperavam dando origem à pujante pecuária de corte.

Ao mesmo tempo, ou pouco depois, os produtores de trigo no Sul do país aprenderam dos pesquisadores que, aplicando calcário, era possível evitar o crestamento e, assim, produzir em terras fracas das coxilhas recobertas de campo nativo. Estavam informados que em Matão (SP), o IRI (IBEC-EUA) ha-via demonstrado em 1956 que as terras pobres de cerrado, se calcareadas e bem adubadas, podiam produzir tanto quanto uma terra nova de mata alta. Foi patenteado no Brasil um novo fertilizante, o multifosfato magnesiano, contendo ortofosfatos de magnésio e de cálcio. O produto satisfazia a carências nutricio-nais das terras pobres do campo nativo e do cerrado. Novas variedades de soja foram selecionadas para as condições climáticas do Brasil Central.

Confiantes nessas tecnologias e motivados pela falta de oportunidade face às limitações das áreas das famílias, foram adquirir terras baratas distantes, inicial-mente em Mato Grosso do Sul e, a seguir, em outras regiões. Optavam por terras de campo aberto ou recobertas de floresta leve passíveis de aberturas mecaniza-das a custo baixo. Plantavam arroz por dois a três anos e passavam para soja ou milho logo que a calagem produzia seus efeitos. Tanto arroz, em italiano “rizzo”, deu origem ao nome da cidade de Sorriso (MT), porque lá era “só rizzo”.

O acréscimo da área plantada se efetivou dentro do sistema de plantio dire-to, originado a partir da invenção dos herbicidas. A proteção do solo por camada de resíduos veio minimizar o risco da erosão, além de evitar superaquecimento do solo reduzindo a evaporação e, assim, aproveitando melhor a água da chuva. As terras protegidas desde o início permaneciam com as boas propriedades físicas originais, principalmente a permeabilidade. Águas excedentes ocasionais escorriam lentamente por meio dos resíduos evitando danos da erosão.

12

“As terras agricultáveis devem ser cultivadas por interesse das populações do presente, desde que bem conservadas para garantia das gerações futuras.”

Page 4: Período de grandes P - .: Fundação Agrisus - Agricultura … · 2017-12-07 · meio de apelidos que, por uma vez, ... deu origem ao nome da cidade de Sorriso ... ve o mercado bem

13

A notável contribuição dos gaúchos para a crescente produção de grãos está devidamente comemorada pelo belo monumento dos imigrantes pionei-ros, conjunto de estátuas douradas existente em Lucas do Rio Verde (MT). Essa ocorrência chamou a atenção de Norman Borlaug, Prêmio Nobel da Paz em 1970, que, após visitar a região, em 1995, e observar a conversão desses solos pobres de origem, declarou: “Estou convencido de que o que está ocor-rendo no Cerrado é um dos mais espetaculares eventos de desenvolvimento agrícola que se realizou no mundo nos últimos cem anos. Eu jamais poderia imaginar que, durante minha vida, pudesse presenciar o desenvolvimento de uma tecnologia que iria converter essas grandes áreas de solo infértil e com boas chuvas, de uma vegetação de campo e arbustos, para um solo agrícola altamente produtivo.”

A indústria de insumos e de equipamentos modernizou-se e sempre mante-ve o mercado bem suprido para segurança do desenvolvimento da produção. Por seu lado, o transporte, principalmente feito pelos caminhoneiros em condições por vezes precárias, transferiu milhões de toneladas das regiões produtoras para os portos e centros consumidores.

Alguns fatores restritivos e desestimulantes foram registrados, principal-mente o problema dos índios e dos sem-terra, trazendo inquietação e desalento. Por outro lado, iniciativas positivas e estimulantes devem ser lembradas, tais como a da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) ao indicar um acréscimo de 10% na produção de grãos pelo Brasil como necessário para atender à futura demanda mundial de alimentos. Merecem des-taques: as iniciativas de apoio ao desenvolvimento agropecuário a exemplo da Embrapa, consolidando atividades dispersas do Ministério da Agricultura, Pecuá-ria e Abastecimento (Mapa) e da Fundação Agrisus, que apoia e financia pesqui-sas e educação agrícolas, exclusivamente com recursos particulares.

Os exemplos e as situações ora comentadas estão historiadas com por-menores neste livro comemorativo. Os engenheiros agrônomos que estão celebrando seu jubileu de ouro par ticiparam, direta ou indiretamente, da re-volução agropecuária dos últimos 50 anos, como informam suas minibiogra-fias. Foram atores ou testemunhas das transformações que resultaram no espetacular sucesso do Brasil de nossos dias, grande produtor e expor tador de produtos vegetais e de carnes, provindos de áreas com solo protegido por camadas de resíduos.

Este livro historia esse período e comemora esse feito, que se notabilizou por respeitar o princípio de que “a terra é um bem que apenas tomamos empres-tado de nossos sucessores”. Assim, as terras agricultáveis devem ser cultivadas por interesse das populações do presente, desde que bem conservadas para garantia das gerações futuras.

Fernando Penteado CardosoEngenheiro agrônomo Esalq/USP 1936. Fundador e ex-presidente da Manah S.A. (fertilizantes) e da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável. Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo (1964). Produtor rural em Mogi Mirim (SP). Criador da linhagem Nelore Lemgruber.

13