personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

32

description

www.jsfernandes.webnode.com/downloads

Transcript of personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

Page 1: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos
Page 2: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

ExpedienteProdução Executiva: Divisão Sul Americana (UCB, UCOB, UEB, UNB, UNEB e USB)Título: PersonagensCategoria: Pequenos GruposMaterial original: Pr. Cícero Gama (UCOB)Adaptação: Pr. Sidnei Mendes (USB) e Pr. Arilton Oliveira (UEB)Capa adaptação: Lição “Autênticas Celebridades Exemplos a serem seguidos” do PG da UCOBDireção de Arte: Américo de Brito | A7Revisão: Mariazinha Coelho da Silva

Page 3: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos
Page 4: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

PROGRAMAAs quatro etapas de um Pequeno Grupo relacional:

1. CONFRATERNIZAÇÃO: recepção, colocando a conversa em dia e quebra gelo.

2. ADORAÇÃO: louvor, oração, meditação, testemunho, estudo.

3. ESTUDO RELACIONAL DA BÍBLIA: ênfase na aplicação do texto à vida.

4. TESTEMUNHO: planejamento evangelístico do grupo, oração intercessória, duplas.

IDEAIS DO GRUPO

1. Nome do Pequeno Grupo:_______________________________________________

______________________________________________________________________

2. Nosso Lema:__________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

3. Nossa Oração:________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

4. Hino Oficial:__________________________________________________________

______________________________________________________________________

5. Nossa Bandeira:_______________________________________________________

______________________________________________________________________

6. Nosso Texto Bíblico:____________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

4

Page 5: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

ApresentaçãoCada vez mais a igreja tem entendido a importância dos Pequenos Grupos para o crescimento espiritual, envolvimento missionário, conservação, formação de liderança, fortalecimento das relações humanas, preparo para os últimos dias, entre outros benefícios. Por isso, queremos apoiar o crescimento de cada um de nossos Pequenos Grupos e torná-los a base das frentes missionárias da igreja.Para que isso ocorra, preparamos esta série de estudos, em parceria com as Uniões e Associações/Missões. Você vai observar que o material é, na verdade, um estudo bíblico com ênfase relacional, cujo objetivo é atender às necessidades de cada participante e fortalecer nossa visão de Comunhão e Missão, com base na Palavra de Deus.Queremos que a Bíblia fale ao coração, transforme vidas e seja um alimento sólido e nutritivo. Afinal, o mesmo Deus das páginas da Bíblia continua agindo hoje. Por isso, entre na história bíblica, traga os conceitos, promessas e advertências para sua própria vida. Tenha a certeza de que você, sua família e seu Pequeno Grupo serão grandemente abençoados por meio deste estudo.Além disso, participe com entusiasmo da discussão em grupo, deixe sua mente ser dirigida pelo Espírito Santo e tenha a certeza de que Deus vai falar ao seu coração, em cumprimento à promessa de Cristo: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali [estarei] no meio deles.” Mat. 18:20 - acréscimo nosso.

Maranata!

Pr. Erton Köhler Presidente da Divisão Sul Americana da IASD

5

Page 6: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Você se considera uma pessoa que tem facilidade de fazer escolhas? Consegue lembrar de uma escolha que foi muito difícil de fazer? Como você costuma administrar suas escolhas?

INTRODUÇÃO

As escolhas mais difíceis que temos de fazer estão no âmbito espiritual, porque exigem renúncias à natureza carnal; sem algo sobrenatural como a fé, é impossível fazer escolhas certas. A fé, por ser divina, nos capacita, não somente a fazer escolhas certas, mas também, a sermos fiéis na prática das mesmas. Assim foi com Abraão, que aprendeu a fazer da fé seu exercício diário, tornando-se o progenitor e inspiração de todo aquele que deseja ser fiel a Deus. Abraão é um exemplo de fé a ser seguido.

Leia: Gênesis 12:1-4 e 22:1-18 Hebreus 11:17-19 II Crônicas 20:7.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupoPelos propósitos de Deus para com Abraão e pela maneira como ele respondeu aos desafios, que tipo de pessoa Abraão devia ser? Quão difícil deve ter sido para ele tomar a decisão de deixar a família, cidade e país?

Biografia de Abraão. Nome: Originário do hebraico Abhram, (Gn 11:27) que significa pai exaltado. Deus trocou seu nome para Abraão, Abhraham, (Gn 17:5) que significa pai de multidões.. Histórico: Abraão nasceu por volta de 2333 antes de Cristo. Conhecido como “o pai da fé” (Rm 4:11, 12, 16, 18). Deixou Ur, sua cidade natal, (Atos 7:2-4) e peregrinou pela terra da promessa (Gn 13:15; 15:18); esperou até os 100 anos de idade e Sara, sua esposa, até os 90 anos para ver nascer Isaque, o filho prometido (Gn 17:17); seu maior teste foi quando Deus pediu que sacrificasse Isaque (Gn 22:2). Em todas as mais difíceis circunstâncias ficou firme na fé e demonstrou inteira obediência e fidelidade a Deus (Gn 26:5). Morreu com 175 anos (Gn 25:7).

Destaques:- É uma celebridade respeitada pelas três maiores religiões do mundo: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. Mencionado 188 vezes no Alcorão e 285 vezes na Bíblia.- É chamado por Deus de “Meu amigo” (Is 41:8).

6

Page 7: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Considere quão difícil deve ter sido para Abraão passar por aquela prova. Que significado deve ter tido para ele a providência divina? As promessas de Deus são condicionais? Como se evidenciou isto com Abraão?

Para Pensar:Você já ouviu falar de Jean François Gravelet? Um acrobata conhecido como “Blondin”? Em 1859 ele atravessou as cataratas do Niágara sobre uma corda de 330 metros de extensão, suspensa a 48 metros de altura. Fez a travessia de várias maneiras: carregando um carrinho de mão; sentando-se no meio do caminho para fritar e comer uma omelete e com pernas de pau! Multidões vinham para ver e aplaudir. Um dia, Blondin perguntou: vocês acreditam que eu consigo carregar alguém sobre meus ombros? Sim! Sim! Sim! Respondeu a multidão. Então, disse Blondin, se vocês acreditam, que se apresente alguém. Silêncio, ninguém se manifestou. Uma coisa era crer que Blondin pudesse fazer o que prometia; outra coisa era crer que “eu” pudesse ser carregado. “... Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” Tg 2: 17.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Como você compararia suas escolhas com as feitas por Abraão? O que pretende fazer para que suas escolhas sejam feitas segundo a vontade de Deus e alicerçadas pela fé nAquele que tudo pode?

Lições da Vida de Abraão. Missionário (Gn 12:7-8, 18). . Altruísta e honesto (Gn 13:9; 14:23).. Dizimista e de caráter nobre (Gn 14:18-23).. Hospitaleiro (Gn 18:2-8; Hb 13:2). . Um grande “chefe” de família (Gn 18:19).

CONCLUSÃOAbraão teve momentos de hesitação e pequena fé. Ele era humano como nós, fazer escolhas é difícil, vacilamos de um lado para o outro hesitando, porque há riscos envolvidos. Mas Abraão foi crescendo em sua dependência e confiança em Deus e foi nas dificuldades e provas que sua fé se fortaleceu fazendo dele um vencedor. Deus também nos chamou para sermos vencedores, “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” I Jo 5:4.

7

Page 8: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Como você costuma reagir diante dos fracassos da vida? O que você faz para superar suas derrotas?

Para pensar:Todos estão sujeitos a tropeços e fracassos, se seremos vencedores ou derrotados, depende, em muito, de como encaramos estes lapsos da vida. Deus nos fez com a incrível capacidade de superação; quando parece que o fracasso é inevitável, que a derrota é certa e que chegamos ao limite, descobrimos que é possível bater um novo recorde, virar o jogo no segundo tempo e dar a volta por cima. Uma clássica demonstração dessa verdade é Pedro, um exemplo de superação a ser seguido.

Leia: Marcos 14:29-31; Lucas 22:54-62 e João 21:15-17.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Imagine um filme. Você está vendo a cena pela primeira vez - Pedro insistentemente afirmando: - Não te negarei! Vou contigo até a morte! Qual seria sua primeira impressão de Pedro? Você o consideraria: uma pessoa sincera? um fanfarrão? Alguém bem intencionado? Pessoa convicta? Um prepotente? Justifique.

Biografia de Pedro. Nome: Seu nome era Simão, no hebraico, Simeão, que significa: “ouvir”. Jesus lhe deu um sobrenome ou “apelido”, Pedro (Jo 1:42), no Aramaico, Cefas, que significa: pedra, pedregulho.. Histórico: Simão Pedro, filho de Jonas (Barjonas) (Mt 16:17). Era natural de Betsaida (Jo 1:44), mas morava em Cafarnaum, região da Galiléia (Mc 1:21) e falava aramaico (Mc 14:70). Um pescador simples, impetuoso, porém decidido, franco e dedicado. Chamado para ser pescador de “almas”, tornou-se parte do círculo mais íntimo de Jesus (Mt 17:1). Quando fracassou e negou a Cristo três vezes (Lc 22:60-62), soube superar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.Destaques:- Autor de duas epístolas que levam seu nome (1Pe 1:1, 2Pe 1:1). - Foi fonte de informações para Marcos escrever seu Evangelho.- Além de Jesus, foi o único a andar sobre as águas.- Segundo a tradição, morreu crucificado de cabeça para baixo, por se sentir indigno de morrer como seu Mestre.

8

Page 9: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:O que estava por trás das enfáticas negações de Pedro? Como pode um gigante da fé, tão seguro de si mesmo, fracassar? Que lições podemos tirar de sua experiência?

Para Pensar:Numa certa igreja, havia um líder de grande reputação, mas que tinha uma atitude muito rigorosa contra qualquer pessoa que cometesse um pecado. Ficava irritado e exigia do pastor mais rigidez nas aplicações das disciplinas. Um dia o pastor o advertiu dizendo: - Meu irmão, não seja tão duro, todos nós estamos sujeitos a fracassos, pode acontecer a qualquer um, inclusive a mim ou a você.Aquele líder respondeu de pronto: - Comigo não, eu me garanto!Porém, um dia, ele fracassou, cometeu adultério, ficou profundamente envergonhado e desiludido consigo mesmo. Felizmente, os membros da igreja foram mais generosos com ele. Aplicaram-lhe a disciplina com amor e ele foi restaurado. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I Jo 1:9. III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Como você se sentiria se fosse Pedro, após seu fracasso, tendo a oportunidade de declarar seu amor por Jesus? Que significado de restauração tem para você o pedido de Jesus para apascentar suas ovelhas?

Lições da Vida de Pedro. Humilde e resignado (João 13:6-9).. Amava verdadeiramente seu Mestre (Jo 21:17).. Nas lágrimas encontrou forças para mudar (Lucas 22:62).

CONCLUSÃOToda vida de Pedro é um exemplo de superação. Sua origem simples, seu chamado, fracasso e vitória. É uma demonstração do grande amor de Jesus por nós, “pois em todas as coisas, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou.” (Rm 8:37). Não nos esqueçamos que o ‘amor de Cristo’ mais o ‘amor a Cristo’ é o binômio da superação.

9

Page 10: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA–GELO

Participe-discuta em grupo:Qual foi um dos momentos mais difíceis que você já passou na vida, no qual sentiu a mão de Deus atuando e redundando ao final em bênçãos e alegrias? Pode compartilhar conosco?

Para Pensar:Estamos sujeitos aos infortúnios da vida e nestes momentos perguntamos: por que isto está acontecendo comigo? Alguém já disse que a pergunta não é “por quê?”, mas para quê? Manter a confiança e a fidelidade em Deus quando as coisas vão mal é a grande lição de Rute; ficamos fascinados por sua fé e comprometimento com Deus. Rute é um exemplo de resignação a ser seguido.

Leia: Rute 1:1-18; 2:1-3; 3:1-14 e 4:9-10, 13-17.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe – discuta em grupo:Noemi estava viúva, e agora perdera seus dois filhos, não tendo nada a oferecer às noras; porém, diferentemente de Orfa, Rute decidiu acompanhar a sogra. Pela declaração de amor feita por Rute a Noemi, que tipo de nora e sogra, lhe parece, elas deveriam ser? Que impressões sobre o caráter de Noemi e Rute você pode ter?

Biografia de Rute. Nome: Originário do hebraico, Ruth, que significa: beleza, bondosa e amiga.. Histórico: Seu livro foi escrito possivelmente pelo profeta Samuel. Rute era uma jovem moabita que viveu na época dos Juízes (Rt 1:1). Casou-se com Malon (Rt 4:10) um rapaz hebreu filho de Elimeleque e Noemi (Rt 1:1-2). Depois de dez anos de casada, Rute ficou viúva e resolveu acompanhar Noemi, sua sogra, de volta a Israel. Em Belém, Rute conheceu Boaz, um próspero agricultor parente de Noemi; o romance e o namoro são descritos em uma época marcada pela afeição e o respeito; Boaz assumiu o papel de parente remidor segundo a lei do levirato (Lv 23:25; 47-49) e casou-se com Rute (Rt 4:5); desta união nasceu Obede, avó de Davi. Através de Noemi Deus uniu para sempre Rute com o Seu povo e Seu Messias, Jesus.

Destaques:- Noemi e família devem ter dado um bom testemunho para que Rute tenha adotado a fé e a nacionalidade de Israel.

10

Page 11: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

- A declaração de amor feita por Rute para Noemi é uma das mais belas de toda a Bíblia (Rt 1:17) e é usada ainda hoje, em muitas cerimônias de casamento.

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Discussão Participe em grupo:No livro de Rute, o conceito de resgatador aparece 23 vezes; a palavra hebraica é “Goel” que significa: remidor, protetor, defensor, libertador; denota uma íntima relação pessoal entre o resgatador e o resgatado. Qual era o significado da atitude de Rute, baseada na declaração de que Boaz era o parente resgatador? Que relação você vê na atitude de cortesia, gentileza, bondade e compaixão de Boaz com a atitude de Cristo como nosso resgatador?

Para Pensar:Um dia, certo rapaz foi chamado para servir ao exército e, como o país estava em guerra, foi à frente de combate. Ele havia combinado com sua noiva que se casaria quando voltasse. Quase todos os dias ele escrevia para ela. Um dia, porém, as cartas pararam de chegar. Até que veio uma escrita com outra caligrafia. Nessa carta ele contava que havia sido gravemente ferido e que perdera os dois braços. Em virtude disso, ele a desobrigava de casar-se com ele. A noiva, que o amava muito, foi ao hospital e pediu permissão para vê-lo. Ali ela extravasou seu amor, abraçou-o, beijou-o e disse: “Jamais o abandonarei! Estas mãos nunca o deixarão! Sou forte para sustentá-lo. Eu cuidarei de você!” “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” Is 43:1.

III. APLICANDO O TEXTO Participe - discuta em grupo:Que lições você pôde tirar da vida de Rute sobre o cuidado de Deus por aqueles a quem Ele ama? Quão importante deve ser a nossa submissão aos desígnios de Deus?

Lições da Vida de Rute

. Companheira resoluta (Rt 1:16-17).

. Perseverante e trabalhadora (Rt 2:7).

. Virtuosa (Rt 3:11).

. Uma nora melhor que sete filhos (Rt 4:15). CONCLUSÃOA história de Rute é uma inspiração, uma história com final feliz que mostra a história do amor de Deus operando na vida daqueles que O amam. Rute é um exemplo, assim como Jó, de que compensa enfrentar as desgraças da vida com resignação, seguros de que “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou”. Rm 8: 37.

11

Page 12: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA–GELO

Participe-discuta em grupo:Escolha uma das situações abaixo e descreva sua indignação ou reação! Quão difícil é para você lidar com pessoas egoístas? . Alguém fura a fila bem a sua frente sem sua permissão.. Alguém no restaurante toma sua vez e ocupa sua mesa.. Alguém dominando o controle remoto não deixa você fazer escolhas.. Alguém está fazendo piadas porque no esporte sua equipe perdeu.. Alguém no trânsito lhe poda ou dá uma fechada.

Para PensarOs três grandes princípios e colunas da vida cristã são: fé, esperança e amor. E entre os três o amor se destaca como o mais excelente (1Co 12:31; 13:13). Quem não gosta de se relacionar com uma pessoa amável, cortês, compreensiva e amiga? Hoje estudaremos sobre alguém que tratava as pessoas com ternura, carinho e respeito, chamando-as de amados e de filhinhos. João agia assim porque fora transformado pelo poder do amor. João é um exemplo de amor a ser seguido.

Leia: Marcos 3:17; Lucas 9:49-56; Marcos 10:35-45 e I João 4:7-12.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:O que estes versículos revelam sobre o tipo de personalidade que tinha João antes de transformar-se no apóstolo do amor?

Biografia de João. Nome: Originário do hebraico Yõhãnãn, que significa: agraciado por Deus.. Histórico: João, o evangelista, era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão mais novo de Tiago (Mc 1:19, 20; 16:1). Ele, por índole era: orgulhoso, ambicioso de honras (Mc 10:35-37), impetuoso e vingativo, tipo “pavio curto”. Em razão disto, Jesus lhe deu o apelido de Boarnerges (Mc 3:17), que quer dizer “filho do trovão”. João alcançou preeminente grau de amizade com Jesus, tornando-se manso, humilde, meigo e conhecido como o discípulo a quem Jesus amava. (Jo 13:23).

12

Page 13: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

Destaques:- Reputado como coluna da Igreja (Gl 2:9).- Autor de cinco livros do Novo Testamento incluindo o Apocalipse (Ap 1:9). - Mereceu a confiança de Jesus no cuidado de Maria, sua mãe (Jo 19:26).- Em seus escritos o tema predileto é o amor.

II. INTERPRETANDO O TEXTO Participe - discuta em grupoO que havia de errado no pedido feito por João e Tiago para que Jesus, na Sua glória, lhes permitisse sentar ao Seu lado esquerdo e direito? Que princípios sobre o amor Jesus revelou ao contrastar o primeiro lugar do mundo com o primeiro lugar do Seu reino?

Para Pensar:No corre-corre de um terminal rodoviário algumas pessoas derrubaram um tabuleiro de maçãs-do-amor, esparramando-as pelo chão. Somente um homem parou para ajudar a pequena vendedora. Ao começar a recolher as frutas, ele percebeu que ela era cega. Gentilmente ajudou-a a levantar o tabuleiro e a ajuntar as maçãs. Ao verificar que várias de suas frutas se estragaram na queda, a menina ficou visivelmente apreensiva: - Minha mãe vai ficar muito triste, disse ela. - Não se preocupe, minha querida, disse-lhe o homem: eu pago as maçãs que se estragaram. A menina diante de tanta gentileza pensou: quem poderia ser tão amoroso? Somente Jesus! E quando o homem despediu-se dela, ela o chamou e perguntou: - Moço, você é Jesus? - Não, minha querida, mas sou um dos amigos dele. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” João 13:35.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:O que precisamos fazer para que nossa comunidade seja mais amorosa? Que papel você pretende desempenhar para que o amor na Igreja seja aperfeiçoado?

Lições da Vida de João. Íntimo companheiro de Jesus (Jo 13:25; At 4:13). . Pronto para executar os desejos do Mestre (Lc 22:8). . Defensor ardoroso da verdade (1Jo 2:18-19).. Linguagem polida ao edificar a Igreja (1Jo 4:1, 4, 6, 7). CONCLUSÃOEm I João 4:7-21, o substantivo amor e o verbo amar aparecem 27 vezes e João começa e termina com um apelo para que amemos uns aos outros. O amor não é uma opção para o cristão, ele é sinônimo de fé e vida cristã, pois só o amor desperta amor. Sigamos o exemplo de João, bebamos da fonte do amor e que nossa vida manifeste a suprema influência transformadora do Espírito Santo, o amor.

13

Page 14: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA–GELO

Participe-discuta em grupo:Todos nós já tivemos momentos em que demonstramos muita coragem. Ao lembrarmos, até ficamos surpresos como fomos capazes de ter agido daquele jeito. Qual foi um dos seus maiores atos de valentia?

Para pensar:Que elementos fazem uma pessoa ser valente? Medo, adrenalina, instinto de sobrevivência, algo sobrenatural? Pense no caso de Davi quando enfrentou o poderoso Golias: um gigante de 2,99m, cuja couraça pesava 57 kg e a ponta da lança 7 kg. Davi o enfrentou com apenas uma funda e cinco pedras, porém, suas palavras revelam a causa da bravura: “Eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos.” Dependência de Deus e confiança nEle são os elementos de bravura de que necessitamos. Davi é um exemplo de valentia a ser seguido.

Leia: I Samuel 16:1-13; 17: 4-11, 32-37, 40-51 e Salmos 51:1-15.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Jessé fez seus sete filhos desfilarem diante de Samuel. À medida que cada filho passava, aumentava a ansiedade, porém o escolhido (Davi) não estava ali. O que aprendemos sobre as diferenças entre os critérios humanos e os divinos, quanto a escolhas e rejeições de pessoas?

Biografia de Davi. Nome: Originário do hebraico Dawid, que significa amado, favorito.. Histórico: Davi era filho de Jessé, sendo o caçula de oito irmãos (1Sm 17:12, 14), foi criado como pastor de ovelhas, aprendendo assim a ter coragem e ternura. Desen-volveu a fé de que para Deus nada é impossível e, foi nesta fé, que matou um leão, um urso e o gigante Golias. Em seus momentos de fraqueza, foi valente para reconhecer o pecado, pedir perdão e cair nas mãos de Deus (2Sm. 24:14). Tornou-se o maior rei de Israel e ficou conhecido como o “homem segundo o coração de Deus.” (Atos 13: 22).

Destaques:- Davi ocupa uma posição de preeminência como precursor e ancestral de Jesus. No Novo Testamento, há 58 referências a ele, incluindo o título dado a Jesus, de “Filho de Davi.”

14

Page 15: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

- Destacou-se como o harmonioso e afetuoso salmista de Israel (2Sm 23:1), e atribui-se-lhe 73 dos salmos da Bíblia.

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Tendo em vista que Davi representava toda a nação de Israel e que sua derrota levaria toda a nação a servir aos filisteus, o que teria levado Saul a correr o risco de permitir Davi lutar com Golias? Para pensar:Um menino estava sentado junto ao portão que dava acesso à propriedade de seu pai. Napoleão se aproximou com seus homens e queria cruzar aquela propriedade, porém, o menino o impedia. Zangado, o Imperador gritou com ele: “Menino, eu sou Napoleão Bonaparte, o Imperador. Abra este portão!” Muito educado, o menino tirou o chapéu, e perguntou? “O senhor vai querer que eu desobedeça meu pai? Este portão está fechado, aqui ninguém passa, conforme meu pai determinou!” Napoleão virou-se para seus generais e disse: “Dêem-me mil homens como este, e conquistarei o mundo todo”, e foi-se por outro caminho. “Importa antes obedecer a Deus do que aos homens!” Atos 5:29.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupoO Salmo 51 retrata o maior exemplo de bravura de Davi, quando ele soube reconhecer seus pecados (2Sm 11:1-27) - o adultério com Bate-Seba e o assassinato de seu esposo. Baseado no Salmo 51, que atitudes precisamos ter diante do pecado, se desejamos ser vitoriosos assim como foi Davi?

Lições da Vida de Davi. Inteira dependência e confiança em Deus (Sl 23). . Amigo leal e generoso (2Sm 9:7). . Humilde para reconhecer seus pecados (2Sm 12:13). . Usou a música e a poesia para louvar a Deus (Sl 103).

CONCLUSÃOO verdadeiro valente não age por impulso, mas por princípios; não é regido pelas circunstâncias, mas pelo Espírito Santo. Quais são seus gigantes, montanhas, empecilhos e pontos fracos? Tem se acovardado diante deles? Deseja vencê-los? Como Davi, levante a cabeça, encare-os de frente, seja valente, não se intimide, derrote-os em nome de Jesus, pois em Cristo, e por Cristo, somos “mais que vencedores”. Rm 8:37

15

Page 16: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA–GELO

Participe-discuta em grupo:Qual foi uma das maiores e melhores surpresas que alguém já fez para você? Como se sentiu e qual foi sua reação?

Para Pensar:Deus tem uma missão para cada um de nós, e grandes expectativas a nosso respeito; às vezes, os planos de Deus exigem grandes renúncias e se tornam uma grande surpresa. Imagine o impacto da presença de um anjo anunciando à uma virgem que ela ficaria grávida do Filho de Deus. Essa missão envolvia tremendas responsabilidades e grande vergonha para ela, porém Maria demonstrou delicadeza, simplicidade, dignidade, mansidão, fé e coragem. Ela é um exemplo de submissão a ser seguido.

Leia: Atos 6:1-15; 7:1-60. DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Quão difícil deve ter sido para Maria aceitar o que o anjo Gabriel estava dizendo? Que implicações isto lhe traria e como sua submissão lhe coloca entre os mais renomados servos de Deus?

Biografia de Maria. Nome: Originário do hebraico Miryam, nome dado à irmã de Moisés, cujo significado é: amada, exaltada, sublime. . Histórico: Ela ficou conhecida como Maria, a mãe de Jesus (At 1:14), a bem-aventurada entre as mulheres (Lc 1:48). Juntamente com seu noivo José, submeteram-se à missão dada por Deus. Quando Jesus estava com 12 anos de idade, Maria e José passaram por um grande susto, perderam Jesus e só O encontraram três dias depois, no templo (Lc 2:42-46). Maria esteve presente no primeiro milagre de Jesus (Jo 2:1), acompanhou-O em Sua morte (Jo 19:25) e depois que Jesus subiu aos Céus, esteve reunida em oração com os apóstolos (At 1:13-14).

Destaques: - O cântico de Maria (Lc 1:46-55), o Magnificat. É um poema lírico que contém quatro estrofes: a. Alegria, exaltação, gratidão e louvor.b. A graça de Deus.c. A soberania e o amor de Deus.d. A misericórdia de Deus com Israel.

16

Page 17: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:O que teria motivado a atitude de Maria em ter ido falar com Jesus sobre a falta de vinho? O que sua ordem dada aos serventes, pode explicar sobre sua pronta submissão à vontade de Deus?

Para Pensar:Jenny era uma jovem norueguesa de 20 anos de idade. Trabalhava como cabeleireira na cidade de Nova Iorque. Conheceu certo dia Maria do Carmo, que lhe passou a falar sobre Jesus. Jenny creu na mensagem, porém algo estava errado em sua vida. Ela morava com um homem casado. Foi muito difícil tomar a decisão de abandonar aquele relacionamento ilícito, mas Jenny estava disposta a obedecer a tudo que Jesus ordenasse e assim o fez. Retornou ao seu país com a decisão de conduzir pessoas a Cristo, tornando-se uma missionária. “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me.” Mc 8:34.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Que lições para sua vida, você pode tirar da perseverança na oração, por parte de Maria? Quão necessária é nossa devoção pessoal para sermos submissos à vontade de Deus?

Lições da Vida de Maria. Conhecia profundamente a Bíblia - quinze citações no Magnificat.. Tinha um espírito de louvor e gratidão a Deus (Lc 1:46-55). . Pronta e disposta para servir ao Senhor (Lc 1:38). . Preocupava-se com as necessidades das pessoas (Jo 2:3). . Uma mulher de oração (At 1:14). CONCLUSÃOPor séculos, cada menina que nascia em Israel acalentava o desejo de ser a mãe do prometido Messias. Agora, chegara o momento e esta missão coube a uma jovem humilde da aldeia de Nazaré, porque Deus viu nela os atributos indispensáveis. Sua história nos mostra que Deus não procura ricos, famosos ou poderosos para cumprir Seus propósitos, mas pessoas que, independentemente de sua posição social, estejam dispostas a dedicar sua vida a Jesus e a dizer: “Que se cumpra em mim conforme a Tua palavra.” Lucas 1:38.

17

Page 18: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Qual foi um dos maiores sofrimentos que você já passou na vida? Você se perguntou: “Por que comigo?” Como você trabalhou o sentimento de impotência e injustiça?

Para Pensar:Paciência é uma virtude cada vez mais requerida em nossos dias. Ela nos habilita a resistir às intempéries da vida, principalmente quando não encontramos respostas para os porquês. Manter a fé e a comunhão com Deus quando as coisas vão mal, é um chamado do drama vivido pelo patriarca Jó. Sua vida próspera vira uma tragédia de um dia para outro, porém, apesar de abatido ele foi resignado, perseverante, firme e constante, estando à altura da confiança depositada por Deus nele. Jó é um exemplo de paciência a ser seguido.

Leia: Jó 1:1-5; 29:12-16. Jó 1:6-22; 2:1-10 e Jó 19:25-26.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:O que estes versos revelam sobre a pessoa de Jó, sua vida religiosa, familiar e social? O que procura expressar a frase: homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal?

Biografia de Jó. Nome: Jó é originário do hebraico Yob cujo significado é: o pesaroso, aquele que volta para Deus, retorno, restauração. . Histórico: Jó viveu por volta do ano 2000 antes de Cristo. Sua cidade natal era Uz, atualmente Haurã, ainda chamada pelos árabes de “a terra de Jó”. Sua família era composta de dez filhos (Jó 1:2); era rico e possuidor de 11.500 animais (Jó 1:3). Ninguém, exceto Jesus, sofreu mais que Jó. Sua vida foi palco da luta cósmica entre o bem e o mal; Deus “apostou” nele e não Se decepcionou. Satanás tirou-lhe as riquezas, filhos e saúde, porém Jó permaneceu leal a Deus (Jó 2:10). Deus restaurou em dobro tudo quanto Jó possuía antes (Jó 42:10). E depois disto viveu 140 anos, morreu farto de dias (Jó 42:16-17).

Destaques:- Os discursos e debates entre Jó, seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Deus (Jó 6 a 42), nos ajudam a entender o conflito cósmico entre o bem e o mal.- Jó foi elogiado pelo próprio Deus como homem reto e íntegro e suas qualidades espirituais, morais, riquezas e sabedoria fizeram dele o maior de todos os do Oriente (Jó 1:3).

18

Page 19: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Uma pergunta tem desafiado a teologia por séculos: “Por que sofrem os justos, se Deus é um Deus de amor e misericórdia?” Que elementos estes versos apresentam, que ajudam responder a esta pergunta? Pela atitude de Jó, que significados têm a fé em Deus e a paciência para superar os infortúnios?

Para Pensar:Henry Fawcett, um jovem inglês de 20 anos de idade, foi vítima de um acidente provocado por seu pai ao disparar uma espingarda, deixando Henry cego de ambos os olhos. Este jovem entrou em depressão, a ponto de quase cometer loucura, mas ao perceber o sofrimento de seu pai e o quanto era amado, recobrou ânimo e passou a viver como se tudo estivesse bem. Sorria, falava de esperança e confiança e, sem perceber, passou a encarar o sofrimento com paciência e resignação. Prosseguiu a carreira escolhida, foi eleito para o Parlamento e, posteriormente, a pedido do Primeiro-Ministro Gladstone, tornou-se o chefe do Sistema Postal Telegráfico Britânico. “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor.” Tg 5:10.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Como podemos encarar o revés da vida com paciência e determinação assim como fez Jó? Que passos precisamos dar, diariamente, para estarmos fortalecidos nos dias maus?

Lições da Vida de Jó. Santificava os filhos (Jó 1:5). . Manteve a adoração em meio à tragédia (Jó 1:20-21). . Sua fidelidade não era baseada em prosperidades (Jó 1:21). . Acreditava que os planos de Deus não podem ser frustrados (Jó 42:2). . Por sua fidelidade foi grandemente abençoado (Jó 42:12). CONCLUSÃO“Tendes ouvido da paciência de Jó, e vistes que fim o Senhor lhe deu.” Tiago 5:11. Satanás insinuou que Jó tinha seu preço, porém ele demonstrou que sua fidelidade para com Deus estava acima das coisas materiais e até da sua própria vida. Como Jó, você e eu também podemos sair do sofrimento mais fortalecidos em nosso relacionamento com Deus e dizer: “Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te vêem.” Jó 42:5.

19

Page 20: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Como você foi despertado para o Evangelho? Que pessoa mais o influenciou em sua decisão por Cristo?

Para Pensar:“Não me envergonho do Evangelho”, são palavras de Paulo (Rm 1:16), que experimentou o fantástico poder do Evangelho. Olhar para o passado, comparar como era nossa vida antes, e como é depois do encontro com Cristo, reacende um profundo desejo de testemunhar a outros do grande amor de Deus revelado na cruz. Paulo abdicou de tudo, enfrentou distâncias, perigos, oposições e arriscou a própria vida para pregar o Evangelho. Paulo é um exemplo de missionário a ser seguido.

Leia: Atos 22:1-8; 20:24; I Coríntios 9:16; e Romanos 10:13-15.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Por que você acha que Jesus se manifestou de maneira tão extraordinária a Paulo? O que as perguntas: “Quem és Tu senhor?” e “Que farei Senhor?” revelam sobre quem era Paulo?

Biografia de Paulo. Nome: O nome Saulo é originário do grego, Saûlos, cujo significado é: frágil, delicado. Passou a ser chamado de Paulo (Atos 13:9), que significa: pequeno, talvez, por causa de sua estatura. . Histórico: Paulo nasceu na cidade de Tarso (At 22:3), o terceiro centro universitário do mundo. Ele era uma pessoa culta, falava o grego e o aramaico, entre outros idiomas; foi aluno do respeitadíssimo rabino Gamaliel (At 22:3; 5:34). Paulo era influente, pertencia ao Sinédrio, a suprema corte dos judeus e, como tal, ferrenho perseguidor dos cristãos (At 9:1). Com sua conversão, passou de perseguidor a perseguido e sofreu terrivelmente pelo Evangelho (2Co 11:24-28). Paulo foi encarcerado na prisão Mamertina e, por ordem de Nero, foi decapitado no ano 67. Ficou conhecido como o Apóstolo dos gentios.

20

Page 21: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

Destaques:- Depois de Cristo, tornou-se a figura mais proeminente do Novo Testamento.- Autor de 14 dos 27 livros do Novo Testamento.- Realizou três longas viagens missionárias (At 13 a 20) estabelecendo Igrejas por onde passava.

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupoQue sentido tinha para Paulo ser um missionário e pregar o Evangelho? O que ele quer dizer com as frases: “sobre mim pesa essa obrigação”, e “ai de mim se não pregar o Evangelho?”

Para Pensar:Dr. Wilbur Chapman, um grande evangelista, quando ainda estudante, morou por dois anos com um rapaz não cristão. Ao despedir-se do companheiro, este lhe perguntou: “Por que você nunca me convidou a tornar-me cristão?” Chapman, envergonhado, tentou justificar-se. “Sabe, eu...” e lhe faltaram palavras. Seu amigo continuou: “Eu lhe escolhi como colega de quarto neste colégio, por você ser um cristão; eu tinha esperança de ouvir você falar de Cristo para mim.” Chapman comenta: “Minha falha em testemunhar para aquele amigo no tempo oportuno é um dos maiores remorsos de minha vida.” “Vós sois as Minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi.” Is 43:10.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupoO que estas palavras de Paulo indicam sobre nossa necessidade de pregar o Evangelho? Como você pretende cumprir esta missão?

Lições da Vida de Paulo. Para ele, tudo era nada e Cristo era tudo (Fp 3:7-8).. Confiava inteiramente no poder de Deus (Fp 4:13). . Era digno de ser imitado (1Co 11:1). . Gostava de decência e ordem (1Co 11:40). . Combateu o bom combate, completou a carreira, guardou a fé (2Tm 4:7).

CONCLUSÃOA conversão de Paulo é um dos maiores e convincentes milagres na igreja primitiva. Seu lema era viver como testemunha de Cristo a qualquer custo; ninguém questiona que ele tenha conseguido realizar seu sonho, seu exemplo como missionário constitui-se um desafio e uma inspiração a ser seguido por todo crente em Cristo, pois “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como um missionário. Assim que vem a conhecer o Salvador, deseja pôr os outros em contato com Ele.” CBV, p.101.

21

Page 22: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Você consegue se lembrar de algum momento de grande aperto em sua vida em que orou intensamente e sua oração foi atendida? Pode compartilhar com o grupo? Para pensar:O nosso Deus é o Deus do livramento. Ele é soberano e tem o controle de todas as coisas em Suas mãos. É preciso agir com fé na Sua providência, assim como fez Ester. No momento em que os judeus estavam a ponto de serem exterminados, parecia que nenhum poder podia salvá-los, mas Ester tomou tempo para comunhão com Deus, e obteve o livramento do Senhor. Ester é um exemplo de oração a ser seguido!

Estudo Leia: Ester 2:5-17; 3:8-9,13; 4:13-16 e 9:20-22.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:O rei da Pérsia, Assuero, divorciou-se de Vasti, e para encontrar uma nova esposa estabeleceu um concurso de beleza. O que as descrições sobre Ester, como ter alcançado o favor de todos quantos a viam (v. 15), revelam sobre sua personalidade e caráter? O que havia além da beleza física?

Biografia de Ester. Nome: Originário do persa, Stara, que significa: estrela. Seu nome judaico era Hadassa (Et 2:7), que significa: fragrância. . Histórico: Ester era uma jovem exilada na Pérsia. Ela ganhou o concurso de beleza e casou-se com o rei Assuero, tornando-se a rainha da Pérsia em 478 a.C (Et 2:17). Em seu reino o primeiro-ministro era Hamã, o qual emitiu um decreto de morte contra os judeus (Et 3:8,13). Ester era a única esperança de livramento, mas a lei persa proibia acesso ao rei, incorrendo em pena de morte (Et 4:11). Ester arriscou a própria vida. Depois de jejuar e orar foi ter com o rei (Et 4:16) e conseguiu promover a libertação do seu povo (Et 8:9-11). Para comemorar a vitória providencial de Deus, instituiu o dia do Purim (Et 9:20-22).

Destaques:- Além da formosura, sua simpatia contagiava a todos que a viam (Et 2:15).- Uma heroína determinada mesmo em face da morte (Et 4:16).

22

Page 23: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. Interpretando o texto

Participe - discuta em grupo:Ester parece relutar para ir ao rei, e Mordecai insiste com ela. Que significado tem a frase: “Quem sabe se para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” O que o ato de jejuar ensina sobre a oração e a dependência e fé em Deus?

Para Pensar:Há muitos anos, George Müller, um dos maiores vultos cristãos da Inglaterra, estabeleceu um orfanato. Certa manhã, quando ele e as crianças se puseram à mesa, não havia leite para adicionar ao cereal. “Crianças” - disse ele - “embora não tenhamos leite, vamos agradecer a Deus pelo leite, como se já o tivéssemos. Curvaram a cabeça, silenciosos e agradecidos, quando alguém bateu à porta, interrompendo a oração. “Crianças” - disse Muller - “bem pode ser a resposta de Deus”. Abriu-se a porta e lá estava um leiteiro. Este explicou que seu carro de entregas havia quebrado na rua e que era forçado a desfazer-se do leite. Com um sorriso nos lábios, George Müller levantou os olhos ao céu e murmurou: “Graças, graças Te dou, Senhor. Eu sabia que proverias.” “Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração”. Jr 29:13.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Purim é o plural de pur - sorte, na língua persa (Et 3:7; 9: 26). Hamã lançou sorte contra os judeus, mas a “sorte” esteve a favor dos judeus. A providência divina precisava ser comemorada. Que lições nos ensinaram Ester e Mordecai sobre a importância de celebrar os momentos de vitórias? Que papel, em sua vida, desempenha a oração e o culto para agradecer e louvar a Deus pelas vitórias? Em que você precisa melhorar?

Lições da Vida de Ester. Sabia agradar às pessoas (Et 2:15). . Obediente às instruções recebidas (Et 2:10, 15, 20). . Manifestou dependência de Deus pelo jejum e oração (Et 4:16). . Agia com sabedoria e estratégia (Et 5:3-8; 7:1-6). . Foi diplomata ao estabelecer o purim (Et 9:29-31). CONCLUSÃOA história de Ester nos mostra que, ao surgirem crises, Deus pode transformá-las em vitórias. Por que não buscar a Deus em oração? Por que não louvar pelas vitórias alcançadas? Hoje somos chamados a dizer: “Tu és o meu esconderijo; Tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.” Salmos 32:7.

23

Page 24: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Imagine-se em um tribunal. Você está sendo acusado de ser um herege, um fanático e, dependendo de sua defesa, poderá ser condenado à morte. Como você imagina que seria seu estado emocional? Que medos teria de enfrentar? Acha que teria coragem de morrer em defesa da verdade?

Para Pensar:Todos nós admiramos pessoas corajosas e ousadas, pessoas que são capazes de morrer, se necessário, pelos princípios; pessoas altruístas que revelam a verdadeira piedade, consagradas e cheias do Espírito Santo, capazes de falar da palavra de Deus sem medo. Nosso mundo carece de pessoas dessa estirpe e desse quilate. Hoje, seremos inspirados por uma dessas pessoas – Estêvão, um exemplo de coragem a ser seguido.

Leia: Atos 6:3, 5, 8-15; 7:51-58 e 7:59-60.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Que detalhes os textos revelam sobre o caráter de Estêvão? Em sua opinião, como era possível ele demonstrar a face de um anjo, mesmo enfrentando momentos de injustiça, oposição, crítica e condenação?

Biografia de Estevão. Nome: Originário do grego, Stephanos, que significa: “Coroa”.. Histórico: Estêvão foi o principal dos ‘7’ primeiros diáconos (Atos 6:1-5). Possivelmente, fora um dos ‘70’ discípulos de Jesus. Como seu Mestre, também foi levado diante do Sinédrio, um tribunal composto por 71 pessoas e presidido pelo sumo sacerdote (provavelmente Caifás). Estêvão foi acusado de blasfêmia por falsas testemunhas e condenado à morte por apedrejamento, tornando-se assim o 1˚ mártir cristão.

Destaques:- Estêvão foi o último profeta para a nação judaica. Sua morte selou o cumprimento da profecia de Daniel ‘9’, ou seja, as 70 semanas proféticas (457 aC – 34 AD). - Seu sermão (Atos 7) é uma descrição de um juízo investigativo: (v. 2) Preâmbulo, (v. 2-50). Prólogo histórico, (v. 51-53) A acusação, (55-56) e o Veredicto. Este fato foi entendido pelos sacerdotes, pois a reação foi de fúria e assassinato.

24

Page 25: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

Diz Daniel 9:24: “Selar a profecia”, que no hebraico é “Selar o profeta, (Nabi)”. Lábios selados, fechados pelo apedrejamento, cumprimento cabal da profecia de Daniel.

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Pela reação dos ouvintes e pelo teor da mensagem, que tipo de pregador foi Estêvão? Quão difícil deve ter sido para ele ter que dar a mensagem de juízo? Que elementos fazem dele um exemplo a ser seguido? Para Pensar:Outra história de coragem é a de Jerônimo de Praga (1360-1416) Seguidor de John Huss e de John Wycliffe. Ao ser condenado como herege pelo Concílio de Constança, Jerônimo falou: “Estou pronto para morrer. Não recuarei diante dos tormentos que me estão preparados por meus inimigos e falsas testemunhas.” Ao ser levado ao local de execução, fez o trajeto cantando, tendo iluminado o semblante de alegria e paz. Quando o carrasco, estando para acender a fogueira, passou por traz dele, Jerônimo exclamou: “Venha com ousadia para frente; ponha fogo à minha vista. Se eu tivesse medo não estaria aqui”. “... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Ap 2:10.

III. APLICANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Que contribuição o exemplo de Estêvão trouxe para sua vida e seu compromisso com Deus? Como seus valores serão melhores defendidos de hoje em diante?

Lições da Vida de Estêvão. Boa reputação (Atos 6:3).. Cheio de graça e poder (Atos 6:8). . Ternura e bondade – face de um anjo (Atos 6:15). . Profundo conhecedor da Bíblia (Atos 7:2-50). . Destemido e corajoso (Atos 7:51-53). . Coração perdoador (Atos 7:60).

CONCLUSÃOÉ inspirador o exemplo de Estevão e o seu testemunho, “todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.” Os homens “não podiam resistir à sabedoria, e ao espírito com que falava” (Atos 6:15 e 10). Estêvão “foi revestido da coragem e fortaleza dos mártires. Percebeu seu fim na crueldade da expressão de seus perseguidores, mas não hesitou em dar-lhes a última mensagem que ele devia proclamar aos homens.” Ellen White, Minha Consagração Hoje, p.67.

25

Page 26: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Em que cidade e estado você nasceu? Se pudesse ter escolhido, em que cidade gostaria de ter nascido? Por quê?

Para Pensar:Nossas preferências determinam nosso futuro. Fazer corretamente as escolhas pauta-das pelos sonhos de Deus para nossa vida é um tremendo desafio. Moisés teve em suas mãos o trono do maior império de seus dias, o Egito, mas preferiu renunciar a toda e qualquer coisa que não fosse a vontade de Deus. Tornou-se o libertador dos Israelitas e, por sua mansidão e humildade, esteve e falava face a face com Deus. Sua vida nos inspira a renunciar tudo para obedecer a Deus. Moisés é um exemplo de renúncia a ser seguido.

Leia: Atos 7:20-22DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Se você tivesse nascido e crescido em um palácio, acha que seria uma pessoa mais feliz? Que riscos pode ter trazido para a fé e o caráter de Moisés, o fato de ter crescido sob a influência do palácio de Faraó?

Biografia de Moisés. Nome: Originário do hebraico Mosheh, que significa, “Tirado das Águas” (Êx 2:10). . Histórico: Moisés nasceu por volta de 1520 antes de Cristo, na cidade de Heliópolis, no Egito. Era filho de Anrão e Joquebede (Nm 26:59), pertencente à tribo de Levi (Êx 6:16) e sua história abrange 1/7 de toda a Bíblia, sendo seu nome citado mais de 750 vezes no Velho Testamento. Viveu 120 anos: 40 anos no Egito, como príncipe; 40 anos em Midiã, como pastor de ovelhas e 40 anos guiando o povo de Israel pelo deserto (At 7:20-36). Morreu após contemplar a terra prometida, na cordilheira de Pisga, sobre o monte Nebo, e foi sepultado pelo próprio Deus. Dt 34:1-7.

Destaques: - Autor dos 5 primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. - Autor do livro de Jó e do Salmo 90. - É considerado o maior dos profetas e o grande legislador de Israel. - Recebeu de Deus, escritos por Ele, os Dez Mandamentos (Êx 31:18).

26

Page 27: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Que significado teve a fé nas escolhas da vida de Moisés? Por que e como a fé resume o segredo da fidelidade de Moisés em renunciar a tudo por Deus? Para Pensar:Certo dono de uma empresa assim se pronunciou a um funcionário: precisamos de uma pessoa exatamente do seu tipo para ocupar a posição de gerente. Analisamos sua ficha e vimos que só há um problema: a sua religião. O cargo é incompatível com a sua fé. Sendo hoje sexta-feira, você terá até segunda-feira para pensar e nos dar uma resposta. Aquele funcionário passou o sábado e o domingo com uma aflição de coração: “Desejo este cargo! E minha fé? E minha igreja? E Deus? Na segunda-feira, o patrão quis saber a decisão. “Eu vou aceitar a proposta da empresa patrão!” Então o patrão falou: “Está despedido! Você não passou no teste: se você é capaz de tão rapidamente trair o seu Deus, quem me garante que não trairá minha empresa?” “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser Meu discípulo.” Lc 14:33.

III. APLICANDO O TEXTO Participe - discuta em grupo:Ao pensar no relacionamento de Moisés com Deus, como você avalia sua vida devocional? Que passos você pretende dar para melhorar seu relacionamento e lealdade para com Deus?

Lições da Vida de Moisés. Um líder intercessor (Dt 9:25-26). . Renunciou aos prazeres do pecado (Hb 11:25). . O homem mais manso que já existiu (Nm 12:3). . Falava face a face com Deus (Dt 34:10). . Homem de fé e coragem (Hb 11:27).

CONCLUSÃOVale a pena servir a Deus. Sua recompensa é insuperável! Se Moisés tivesse escolhido o Egito, onde estaria agora? Com certeza seria mais uma múmia, entre as dos faraós, em algum museu do mundo. Porém, como ele soube renunciar aos prazeres do pecado, está no Céu e desfruta das delícias eternas. Hoje o desafio é o mesmo: “Não ameis o mundo... Ora o mundo passa... Aquele, porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” 1Jo 2:15, 17.

27

Page 28: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Qual foi um dos melhores ou mais significativos presentes que você já recebeu? Que razões, você imagina, motivaram a pessoa escolher esse presente? Por que é tão gos-toso dar e receber presentes?

Para Pensar:Um presente tem dois valores: o intrínseco, ou seja, seu valor próprio ou quanto ele custa; e o valor extrínseco, ou seja, seu valor exterior, o sentimento agregado, o quanto ele representa. O perfume que Madalena doou a Cristo custou 300 denários (Jo 12:5), quase um ano de trabalho (Mt 20:2); valia 1.168,5 gramas de prata e vinha das montanhas do Himalaia, Índia. Porém esse valor foi suplantado pelo valor agregado, pois ele representava o coração agradecido de Madalena pelo que Jesus fez e significava para ela. Madalena é um exemplo de gratidão a ser seguido.

Leia: Lucas 10:40-42; João 12:1-8, 20:11-18.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Se você estivesse na casa de Marta e contemplasse a cena que acaba de ler, que impressões teria de Maria? Sabendo que Cristo conhece o coração, que conceitos você tem dela depois de ouvir Jesus dizer: “Ela escolheu a boa parte?”

Biografia de Maria Madalena. Nome: Originário do hebraico Miryam, nome dado à irmã de Moisés, que significa: Amada, exaltada, sublime. Já Madalena significa: aquela que é de Magdala, (uma aldeia que ficava na praia Ocidental do mar da Galiléia). . Histórico: Maria Madalena é a figura feminina mais caracterizada dos evangelhos, sendo irmã de Marta e Lázaro (Lc 10:38-39). Era também conhecida como Maria de Betânia, porém, não devemos confundir com a mulher adúltera de João 8:1-11. Jesus expulsou de Madalena sete demônios (Lc 8:2); desde então, se tornou uma discípula contemplativa, cheia de intensa e dedicada afeição e gratidão ao seu Mestre. Acompanhou-O na morte (Mt 27:56) e sepultamento (Mt 27:61), sendo a primeira a vê-Lo ressuscitado (Mt 16:9) e a pregar de Sua ressurreição (Jo 20:18).

Destaques:- Seu feito foi imortalizado nas páginas da história sagrada, cuja fama se espalhou junto com o evangelho por todo o mundo (Mt 26:3).

28

Page 29: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

II. INTERPRETANDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Não lhe parece justo o argumento de Judas? Em que a defesa feita por Jesus tornou a ação de Maria um fato imprescindível? Quão importante é a demonstração de amor enquanto a pessoa pode desfrutar dela?

Para Pensar:Certa esposa queria dar um presente ao esposo no Natal e, como não tinha dinheiro, dirigiu-se a uma loja de perucas e vendeu todos os seus longos e sedosos cabelos, recebendo vinte dólares por eles. Com o dinheiro comprou uma corrente para o relógio do esposo. Enquanto isto, Jim, o esposo, também sem dinheiro decidiu vender o relógio e comprou dois belíssimos prendedores para o cabelo dela. À noite, Jim viu que a esposa não tinha mais os cabelos longos e ela o presenteou com uma corrente para o relógio que ele não possuía. O grande amor que tinham um pelo outro os levou ao extremo sacrifício sem pensar no preço. “...Ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.” Ct 8:1.

III. APLICANDO O TEXTO Participe - discuta em grupo:Que inspiração lhe traz o fato de Jesus, antes de subir ao Pai, ter vindo consolar Maria Madalena? Como você pretende, de hoje em diante, demonstrar mais gratidão a Jesus, familiares e amigos?

Lições da Vida de Maria Madalena. Afeição e humildade por Jesus (Jo 11:32 e 12:3). . Reverência e respeito por Jesus (Lc 7:38). . Desprendimento e sacrifício pessoal por Jesus (Mt 26:7-9). . Demonstrou sua fé em Jesus (Mc 14 9). CONCLUSÃOA experiência de Madalena nos inspira a uma vida de amor, apreço, ternura e gratidão, não apenas para com os parentes e amigos, mas acima de tudo para com o nosso Deus, que já nos presenteou com o dom maior, a pessoa de Jesus Cristo, em quem podemos ter a certeza da salvação.

29

Page 30: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

QUEBRA GELO

Participe-discuta em grupo:Você acredita em sonhos? Algum deles já se cumpriu em sua vida? Compartilhe com o grupo.

Para Pensar: Uma das virtudes mais desafiadoras dos nossos dias é a fidelidade, alguém disse: “a podridão do mundo é tão grande que é quase impossível ser cristão.” Em todas as épocas, nunca foi fácil ser fiel a Deus; porém sempre houve homens e mulheres que pela fé demonstraram que é possível viver com integridade. Um exemplo clássico é José, que com 17 anos de idade, em meio às luzes ofuscantes do pecado, no país mais civilizado de sua época, o Egito, seu caráter resistiu à prova da adversidade e da prosperidade, sua fidelidade um testemunho da verdadeira fé. José um exemplo de fidelidade a ser seguido.

Leia: Gênesis 37:1-8; 39:1-10 e 45:4-8.

DISCUSSÃO

I. CONHECENDO O TEXTO

Participe - discuta em grupo:Segundo o texto lido que elementos estavam presentes na família de José e que provocavam desunião entre eles? O que havia de errado no favoritismo de Jacó por José?

Biografia de José. Nome: Originário do hebraico Yoseph, cujo significado é: Jeová Adiciona.. Histórico: José era um dos doze filhos de Jacó; seus irmãos, com ciúmes, o venderam como escravo, por 20 ciclos de prata (Gn 37:28). Como Deus estava com José, tudo prosperava em suas mãos (Gn 39:2,3), ao ponto de Potifar colocá-lo no controle geral de sua casa (Gn 39:6). Foi acusado falsamente pela esposa de Potifar, de assédio sexual e foi levado à prisão. Tornou-se governador do Egito com trinta anos de idade (Gn 41:46), após interpretar o sonho do Faraó (Gn 41:1-7), morreu com 110 anos após profetizar o êxodo de seu povo e solicitar que seus ossos fossem levados do Egito (Gn 50:24,26; Hb 11:22).

Destaques: - José foi um sábio administrador, armazenou trigo além dos 20% recomendados para cada ano, superando as expectativas. (Gn 41:4, 47-49).

30

Page 31: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos

- Não guardou ressentimentos dos irmãos, vendo em suas ações a providencia divina para salvá-los da fome (Gn 45:4-8).

II. INTERPRETANDO O TEXTO Participe - discuta em grupo:a. O Senhor era com José.b. Tudo quanto José fazia prosperava.c. José tinha o controle de tudo que pertencia a Potifar.Com estas três verdades em mente, que significados Deus está revelando nesta passagem sobre: sucesso, tentação e fidelidade? O que deve ter levado José a sair vitorioso contra a tentação?

Para Pensar: Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. Ele propôs uma situação imaginária. Ele disse - “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Se estas circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10.000 dólares?” O jovem pensou um pouco e respondeu. “Sim, por $10.000 e ninguém saberia e ninguém seria machucado. Eu mentiria.” O sábio balançou a cabeça e disse. “Tenho outra pergunta. Você mentiria por dez centavos?” Furioso, o jovem indagou “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?” O sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.” “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito.” Lc 16:10.

III. APLICANDO O TEXTO Participe - discuta em grupo:O que a atitude de José com seus irmãos revela sobre seu compromisso com Deus? Em que seu exemplo o ajudará a crescer na fidelidade a Deus?

Lições da Vida de José. Conhecido como o sonhador (Gn 37:19).. Digno de confiança (Gn 39:6).. Soube resistir à tentação e ser leal a Deus (Gn 39:9).. Uma testemunha de Deus. (Gn 40:8, 41:16). . Não era vingativo. (Gn 50:15-21). CONCLUSÃOA história de José é um chamado à fidelidade e o seu sucesso é uma demonstração de que a fé e a obediência fazem a diferença na vida dos que são vencedores. Pois, “a maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educ., p.57.

31

Page 32: personagens- Estudo Relacional da Bíblia para Pequenos Grupos