Personalidade do Mes

5
Personalidade do Mês Aristides de Sousa Mendes Um homem = dez mil Judeus A diferença que um homem pode fazer, mesmo com medo: carimbou e carimbou …E assim salvou.

Transcript of Personalidade do Mes

Page 1: Personalidade do Mes

Personalidade do Mês

Aristides de Sousa Mendes

Um homem = dez mil Judeus

A diferença que um homem pode fazer, mesmo com medo: carimbou e carimbou …E assim salvou.

Page 2: Personalidade do Mes

Aristides de Sousa Mendes era cônsul de Portugal em Bordéus quando teve início a Segunda Guerra Mundial e as tropas de Adolfo Hitler avançaram sobre França.

Page 3: Personalidade do Mes

Salazar ordenou aos cônsules para não passarem vistos a estrangeiros de nacionalidade desconhecida e a Judeus, mas Aristides de Sousa Mendes não cumpriu a ordem de Salazar, conferindo vistos a todas as pessoas que queriam ir para Portugal.

Salazar demitiu-o das funções de cônsul, privando-o de exercer o cargo diplomático por um ano e diminuiu para metade o seu salário. De seguida, é enviado para a reforma, retirando-lhe o direito de exercer a profissão de advogado bem como a licença de condução.

Aristides e a sua família sobreviveram graças à solidariedade da comunidade judaica de Lisboa, mas as suas dificuldades aumentam com a venda dos seus bens e a morte da sua esposa.

Aristides de Sousa Mendes morre muito pobre, a 3 de Abril de 1954.

O homem que desafiou a autoridade.

Page 4: Personalidade do Mes

O homem que lutou pela dignidade.

Um homem de BEM.

Um homem que respeitou os direitos humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo Primeiro

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

A Equipa da Biblioteca