PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

8
Curso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Contexto da Aprendizagem e Avaliação Cursista: Analy Gonçalves Ramires Mediador Pedagógico: Jany Baena

Transcript of PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Page 1: PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Curso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no

Contexto da Aprendizagem e Avaliação

Cursista: Analy Gonçalves Ramires

Mediador Pedagógico: Jany Baena Fernandez

Page 2: PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Tópicos frasais

Page 3: PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Como ator social, o pesquisador é fenômeno político,que, na pesquisa, o traduz sobretudo pelos interesses que mobilizam os confrontos e pelos interesses aos quais serve.

Pesquisa é processo que deve aparecer em todo trajeto educativo, como princípio educativo que é, na base de qualquer proposta emancipatória.

Compreendida como capacidade de elaboração própria, a pesquisa condensa-se numa multiplicidade de horizontes no contexto científico

Page 4: PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

O importante é compreender que sem pesquisa não há ensino.

Aula é momento de preleção discursiva, que tem seu lugar adequado, mas que jamais pode ser expediente didático predominante, muito menos exclusivo.

A função da aula é sobretudo a motivação da pesquisa, no sentido de chamar a atenção para a riqueza da discussão, para caminhos alternativos de tratamento do tema, para apresentar a maneira própria do professor de compreender a questão.

Page 5: PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Em seguida vem o principal: motivar o aluno a pesquisar, no sentido de fazer o seu próprio questionamento, para poder chegar à elaboração própria.

O professor é sobretudo motivador, alguém a serviço da emancipação do aluno, nunca é a medida do que o aluno deve estudar. O aluno é a nova geração do professor, o futuro mestre.

Em vez do pacote didático e curricular como medida do ensino e da aprendizagem, é preciso criar condições de criatividade, via pesquisa, para construir soluções, principalmente diante de problemas novos.

Page 6: PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

Emancipação não é atitude isolada, porque nada em sociedade é espontâneo estritamente. Precisa ser motivada, mas não pode ser conduzida.

O conceito de pesquisa é fundamental, porque está na raiz da consciência crítica questionadora, desde a recusa de ser massa de manobra, objeto dos outros, matéria de espoliação, até a produção de alternativas com vistas à consecução de sociedade pelo menos mais tolerável. Entra aqui o despertar da curiosidade, da inquietude, do desejo de descoberta e criação, sobretudo atitude política emancipatória de construção do sujeito social competente e organizado.

Page 7: PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

O professor precisa investir na idéia de chegar a motivar o aluno a fazer elaboração própria, colocando isso como meta da formação.

Na concepção de Paulo Freire, é fundamental a distinção entre alfabetizar como reprodução da escrita e da leitura, e alfabetizar como ler criticamente a realidade.

O professor de verdade motiva o aluno a dominar a escrita e a leitura como instrumentação formal e política do processo de formação do sujeito social emancipado.

O professor precisa investir na idéia de chegar a motivar o aluno a fazer elaboração própria, colocando isso como meta da formação.

Page 8: PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO

DEMO, Pedro. Pesquisa : Principio Científico e Educativo - 12. ed. - São Paulo : Cortez, 2006. (Biblioteca da educação. Serie 1. Escola; v. 14)