pesquisa rugby internacional

6
O Rugby, desporto baptizado pelo nome da cidade inglesa onde nasceu, advém de uma variação do futebol, começando à partida por ser um desporto de equipa, posicionando-se actualmente no segundo lugar do ranking do desporto mundial, a seguir ao futebol. Este desporto surgiu em 1823 na Rugby School, onde o jovem estudante William Webb Ellis irritou-se a meio de um jogo de futebol clássico e sem mais, agarrou a bola com as mãos e correu em direcção à baliza da equipa adversária, que tentou travar o jogador. ENVOLVENTE No Rugby destaca-se como opinião unânime a camaradagem e união que tem de existir entre os elementos da equipa para atingir o objectivo final, uma vez que não existe um jogador específico para marcar golos. Este desporto era normalmente praticado por “cavalheiros”, com algum status onde se privilegiava o amadorismo, como forma de garantir o amor ao desporto. Como importante curiosidade, é o único desporto em que na maior parte dos casos possui um “terceiro tempo”, onde os jogadores de ambas as equipas se reúnem para realçar os valores que caracteriza esta modalidade. Simultaneamente o Rugby também está associado à disciplina e ao respeito, sendo que é um dos poucos desportos em que os jogadores não podem discutir com os árbitros, apenas o capitão de equipa se lhe pode dirigir. Além disso, no cartão amarelo ocorre de imediato uma expulsão temporária de 10 minutos. Uma das primeiras características em que pensamos neste tipo de desporto é a intensidade do contacto físico na competição, mas que apenas se concentra no jogador que possui a bola, não sendo apanhado desprevenido com outro tipo de penalidade física, como ocorre por exemplo no futebol. Desta forma, é permitido o uso de protecções, normalmente em tecido e esponja, nas partes mais susceptíveis de ataque. Paralelamente a agilidade tem de existir, porque todos os músculos assumem um papel importante através da diversidade de movimentos. Desta forma, premeia-se a táctica e a inteligência: “É importante decidir o que fazer à bola antes de levar com 120 kg em cima”. CONSITUINTES DO JOGO BOLA - A bola tem formato oval, eleito a partir de 1892, para se tornar mais fácil de agarrar, o que origina um trajecto imprevisível. Ao nível da dimensão varia entre 28 e 30 cm e é geralmente de couro ou material sintético. Num jogo de rugby existem confrontos entre equipas onde a adrenalina do momento é impulsionada e transmitida para as claques.

description

trabalho de grupo sobre rugby

Transcript of pesquisa rugby internacional

O Rugby, desporto baptizado pelo nome da cidade inglesa onde nasceu, advém de uma variação do futebol, começando à partida por ser um desporto de equipa, posicionando-se actualmente no segundo lugar do ranking do desporto mundial, a seguir ao futebol. Este desporto surgiu em 1823 na Rugby School, onde o jovem estudante William Webb Ellis irritou-se a meio de um jogo de futebol clássico e sem mais, agarrou a bola com as mãos e correu em direcção à baliza da equipa adversária, que tentou travar o jogador.

ENVOLVENTE

No Rugby destaca-se como opinião unânime a camaradagem e união que tem de existir entre os elementos da equipa para atingir o objectivo final, uma vez que não existe um jogador específico para marcar golos. Este desporto era normalmente praticado por “cavalheiros”, com algum status onde se privilegiava o amadorismo, como forma de garantir o amor ao desporto. Como importante curiosidade, é o único desporto em que na maior parte dos casos possui um “terceiro tempo”, onde os jogadores de ambas as equipas se reúnem para realçar os valores que caracteriza esta modalidade.

Simultaneamente o Rugby também está associado à disciplina e ao respeito, sendo que é um dos poucos desportos em que os jogadores não podem discutir com os árbitros, apenas o capitão de equipa se lhe pode dirigir. Além disso, no cartão amarelo ocorre de imediato uma expulsão temporária de 10 minutos.

Uma das primeiras características em que pensamos neste tipo de desporto é a intensidade do contacto físico na competição, mas que apenas se concentra no jogador que possui a bola, não sendo apanhado desprevenido com outro tipo de penalidade física, como ocorre por exemplo no futebol. Desta forma, é permitido o uso de protecções, normalmente em tecido e esponja, nas partes mais susceptíveis de ataque. Paralelamente a agilidade tem de existir, porque todos os músculos assumem um papel importante através da diversidade de movimentos. Desta forma, premeia-se a táctica e a inteligência: “É importante decidir o que fazer à bola antes de levar com 120 kg em cima”.

CONSITUINTES DO JOGO

Bola - A bola tem formato oval, eleito a partir de 1892, para se tornar mais fácil de agarrar, o que origina um trajecto imprevisível. Ao nível da dimensão varia entre 28 e 30 cm e é geralmente de couro ou material sintético.

Num jogo de rugby existem confrontos entre equipas onde a adrenalina do momento é impulsionada e transmitida para as claques.

Campo - O campo de jogo é rectangular e assume como dimensões máximas um comprimento de 144 metros por uma largura de 70 metros. Para além da divisão a meio, separa-se ainda em duas regiões adicionais de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento.

Equipas - Uma equipa é constituída por 15 jogadores em campo, com 6 suplentes. A posição dos jogadores em campo é geralmente em paralelo formada por 8 avançados, 2 médios e 5 defesas.

EquipamEnto - Para além do equipamento tradicional de um jogador, pelo contacto físico que este desporto impõe, são obrigatórias as seguintes protecções: Scrum cap (cabeça), mordedura (dentes), shoulder pad (ombros e tronco) e chuteiras com pitões maiores.

Pontuação

Existem várias formas de obter pontos: try (5 pontos), conversão (2 pontos), drop goal (3 pontos) e penalty goal (3 pontos).

Leis

iníCio - estando cada equipa do seu lado campo, o jogo começa com um pontapé dado no centro do mesmo, com o intuito de ultrapassar pelo menos em 10 metros o campo adversário;

passE - neste deporto só é possível passar a bola

para trás ou para o lado, sendo que os avanços advêm da corrida com a posse da bola, e só se pode passar para a frente com pontapé;

sCrum - este provém de uma penalidade ou jogada irregular e consiste numa formação ordenada de 8 jogadores de cada equipa, uns contra os outros;

latErais - o lançamento lateral é efectuado quando a bola sai das linhas de campo. Após o lançamento a bola é disputada ainda no ar por ambas as equipas.

mark - possibilidade de um jogador dar um pontapé na bola sem poder ser placado, caso tenha agarrado a bola vinda do adversário antes de ela ter caído ao chão.

Penalidades

As penalidades que ocorrem em Rugby têm as seguintes designações: passe para a frente, quando o jogador passa para a frente a bola com as mãos; fora de jogo surge no momento do ruck se o jogador ultrapassa a linha da bola; knock-on ocorre no caso do jogador deixar cair a bola para a frente; e por fim, alta placagem é sinalizada quando um jogador agarra o adversário acima da linha dos ombros, podendo originar um cartão amarelo (expulsão temporária por 10 minutos) ou vermelho (expulsão definitiva).

Arbitragem

No Rugby existem três árbitros em campo, sendo que o principal é responsável por conduzir o jogo em campo, e os outros dois encontram-se nas laterais. Nas competições internacionais ou em grandes Ligas, existe um 4.º árbitro de vídeo cuja função é a de confirmar as jogadas caso não exista consenso entre os primeiros, para além de poder punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários no decorrer do jogo.

Competições internacionais

O mais importante campeonato de Rugby é a Taça do Mundo que ocorre com frequência quadrienal, sendo que a Selecção vencedora na última edição em 2007 foi a África do Sul.

Destacam-se também outras importantes competições nesta modalidade, tal como a das Seis Nações - disputada por Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França e Itália - e também a das Três Nações - Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Competição Equipa Fraternidade Respeito

Disciplina Terceiro tempo Estratégia Táctica

Inteligência Flexibilidade Agilidade

Força Agressividade

Leicester TigersO clube Leicester Tigers foi formado em Agosto de 1880 com a fusão de três outros clubes: Leicester Societies AFC, Leicester Amateur FC e o Leicester Alert.

O Leicester Football Club fez o seu primeiro jogo em Outubro do mesmo ano contra Moseley no Belgrave Cricket, com a sua cor original, o preto.

Foi assim que em 1885, a equipa passou a chamar-se Tigers quando o jornal Leicester Daily afi rmou que “as riscas do tigre (Tiger) fi cam-lhes bem”, talvez devido ao equipamento às riscas amarelas e castanhas.

Em 1897 ganhou o “Midlands Counties Cup”, o principal torneio de clubes de rugby Midlands-based. O Leicester dominou esse torneio até ao século XX, garantindo oito vitórias sucessivas até 1905.

Com a chegada de Chalkie White em 1968, o desenvolvimento da equipa começou a notar-se cada vez mais. White era um treinador muito progressivo com altos níveis de exigência no que respeita ao treino físico e à tática. O seu estilo único de treino trouxe sucesso em campo, havendo um aumento de adeptos.

Foi no fi nal da década de 70 que os Tigers começaram realmente a crescer.

No início da década, o clube tinha entre 600 a 700 adeptos, no fi nal já tinha atingido a primeira fi nal da taça, fi cando a caminho de um período importante de crescimento.

Durante 1970, a equipa jogou num estádio lotado, no decorrer do “Boxing Day Barbarians”, evento anual, (contrastando com os habituais 750-2000 espectadores).

Em 1980, os Tigers conseguiram a sua primeira taça fi nal atingindo um período de crescimento signifi cativo.

Após a derrota na John Player Cup, em 1978, os Tigres venceram os próximos três jogos contra Moseley (15-12), Londres Irlanda (21-9) e Gosforth

(22-15), o que signifi cou que foram autorizados a manter o troféu. A quinta fi nal foi uma

derrota contra Bristol em 1983.

Em agosto de 1980, Leicester tornou-se o primeiro clube Inglês a ir numa excursão no hemisfério sul, onde jogou seis jogos na Austrália e Fiji para marcar o centenário do clube.

Na década de 1980, o clube ainda gozava dos benefícios do rugby

amador, com noites fora e em jogos na época da Páscoa. Embora fora do campo,

o LeicesterTigres dava os seus primeiros passos no sentido de patrocínio corporativo.

Quando ganharam o clube Waterloo, no último dia da temporada 1987/88, os Tigres tornaram-se o campeão ofi cial da Inglaterra pelo seu primeiro lugar.

Viram uma corrida impressionante do sucesso de Leicester Tigers, conseguindo o título da Premiership durante quatro anos seguidos (1998-2002) tornando-se a primeira equipa a vencer a Taça dos Campeões Europeus, em sucessivas temporadas.

O Leicester é uma das quatro equipas (junto com Gloucester, Bath e London Wasps) que nunca desceram da primeira divisão e nunca terminaram uma temporada da liga abaixo da 6ª posição. Também são a única equipa inglesa que foi qualifi cada para jogar na Heineken Cup.

Os maiores rivais de Leicester Tigers são os Bath, London Wasps e Northampton Saints.

Identidade dos TigersDe uma forma resumida, a identifi cação da equipa era essencialmente feita através do padrão de cores das camisolas. Sendo inicialmente riscas verticais a amarelo e castanho, passou para verde escarlate e branco. Em 1895 adopta o padrão que é usado actualmente riscas horizontais a escarlate verde e branco.Só começam a aparecer marcas distintivas apartir da decada de 90 com o aparecimento do brazao de leicester nas camisolas. Ainda na mesma decada surge o tigre de perfi l como marca do clube. Em 2006 é implementada a nova versao do tigre de perfi l num escudo a duas cores, verde e escarlate. Segundo o clube esta mudança deve-se a uma necessidade de ‘modernizar’ a imagem junto dos adeptos.

1880 - 1891

1891-1895

1895 - 2010

Padroes cromáticosdo equipamento dos Tigers

Tigers Merchandising

Bibliografiahttp://www.leicestertigers.comhttp://en.wikipedia.org/wiki/Leicester_Tigershttp://www.rugby.com.au/community_rugby/what_is_rugby/history_of_the_game,24.htmlhttp://www.mexrugby.com/federacion/historia-del-rugby.html http://internacionalsports.bloguedesporto.com/1336/A-historia-do-Rugby/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby http://sites.google.com/site/historiadorugby/hist%C3%B3riadorugby http://paginas.fe.up.pt/~gei06062/index_files/Page864.htm