PF Pericia Criminal e Ciencias Forenses 09.02.12

6
JUSTIFICATIVA A ciência e a tecnologia estão revolucionando o mundo em ritmo cada vez revolução tem, no entanto, contribuído tanto para a melhoria da vida da cometimento de delitos. Por essa razão, os avanços tecnológicos e as no devem ser constantemente usados para revolucionar a produção da prova material. Alm disso, com a nova alteração do !ódigo de Processo Penal, acrescentadas ao Assistente $cnico. As alteraç"es consistem de alguns (()*+, de +*.+).+ , artigo (-* / 0 12 3 assistente tcnico atuar% a partir de sua admissão pelo 4uiz e a e elaboração do laudo pelos peritos o#iciais, sendo as partes intimadas 0 -2 6urante o curso do processo 4udicial, permitido 7s partes, quant 8 9 requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem a prova ou para res que o mandado de intimação e os quesitos ou quest"es a serem esclarecidas se4am encaminhados com antecedência mínima de (+ &dez dias, podendo apresent laudo complementar: 88 9 indicar assistentes tcnicos que poderão apresentar pareceres em p ou ser inquiridos em audiência. Portanto, a criação de um curso de especialização para pro#issionais de capacit%9los tecnicamente para atuar nessa %rea, #az9se não apenas necess%ria, mas #undamental.

description

PF Pericia Criminal e Ciencias Forenses

Transcript of PF Pericia Criminal e Ciencias Forenses 09.02.12

JUSTIFICATIVA

A cincia e a tecnologia esto revolucionando o mundo em ritmo cada vez mais acelerado. Essa revoluo tem, no entanto, contribudo tanto para a melhoria da vida das pessoas quanto para o cometimento de delitos. Por essa razo, os avanos tecnolgicos e as novas tcnicas criadas devem ser constantemente usados para revolucionar a produo da prova material.Alm disso, com a nova alterao do Cdigo de Processo Penal, algumas atribuies foram acrescentadas ao Assistente Tcnico. As alteraes consistem de alguns pontos bsicos (Lei 11690, de 09.06.08, artigo 159): 4 O assistente tcnico atuar a partir de sua admisso pelo juiz e aps a concluso dos exames e elaborao do laudo pelos peritos oficiais, sendo as partes intimadas desta deciso. 5 Durante o curso do processo judicial, permitido s partes, quanto percia:I - requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem a prova ou para responderem a quesitos, desde que o mandado de intimao e os quesitos ou questes a serem esclarecidas sejam encaminhados com antecedncia mnima de 10 (dez) dias, podendo apresentar as respostas em laudo complementar;II - indicar assistentes tcnicos que podero apresentar pareceres em prazo a ser fixado pelo juiz ou ser inquiridos em audincia.Portanto, a criao de um curso de especializao para profissionais de nvel superior, visando capacit-los tecnicamente para atuar nessa rea, faz-se no apenas necessria, mas fundamental.Ao final do curso, o especialista em percia criminal formado ser capaz de analisar laudos emitidos nas reas abrangidas pelas matrias ministradas, e estar tecnicamente apto a atuar como assistente tcnico judicial.OBJETIVOS

Promover o aprendizado multidisciplinar necessrio para o desempenho das atividades de Percias (Percias Gerais).

Oferecer aos alunos conhecimentos metodolgicos e pedaggicos para a docncia no terceiro grau em Unidades de Ensino Superior (faculdades). Esclarecer a importncia do curso no sentido de que este possa servir de suporte ao profissional de percia; Contribuir na gerao de novos conhecimentos na rea das atividades periciais.PBLICO

Profissionais de nvel superior, graduados em qualquer rea de concentrao, que exeram ou pretendam exercer atividades na percia criminal ou cvel. O curso destina-se ainda a todos que queiram prosseguir seus estudos e que tenham ambio profissional, alta capacidade de trabalho e desejam incrementar suas carreiras.FORMAO CURRICULAR DO ESPECIALISTA Criminalstica

Fundamentos de Percia Contbil na Criminalistica

Documentoscopia I

Documentoscopia II

Grafoscopia I

Grafoscopia II

Fundamentos de Percia e Comportamento Criminal

Metodologia do Trabalho Cientfico

Fundamentos de Biologia Forense

Locais de Crime I

Locais de Crime II

Fundamentos de Percia Ambiental

Estrutura Legal-Processual da Prova Pericial

Qumica Forense I: Drogas de Abuso

Qumica Forense II: Anlises Instrumentais

Fundamentos de Percia Papiloscpica e Representao Facial Humana

Medicina Legal

Acidente de Transito I

Acidente de Transito II

Fundamentos de Computao Forense

Carga Horria 480 horas /aula

COORDENAO

Jos Walber Borges Pinheiro - Mestre em Educao, Bacharel em Cincias da Computao pela UFG. Especialista em Docncia Universitria; Perito Criminal Federal Classe Especial; Ex-chefe do Setor Tcnico Cientfico da Polcia Federal em Gois. Professor da Academia Nacional de Polcia.CORPO DOCENTE

Alexandre Moreira Vaz - Bacharel em Cincias da Computao, Especialista em Docncia Universitria, Tcnico em Telecomunicaes. Perito Criminal Federal, primeira classe. Atuou como Policial Rodovirio Federal, Instrutor de Microsoft Solution Providers. Instrutor da Academia Nacional de Polcia (ANP).

Andria Magalhes de Oliveira - Mestre em Ecologia e Produo Sustentvel, Graduada em Economia, Especialista em Docncia Universitria pela PUC-GO.

Braslio Caldeira Brant - Papiloscopista Policial Federal - Classe Especial, Especialista em Percia Papiloscpica, Identificao Civil e Criminal pela Academia Nacional de Policia. Especialista em Retrato Falado pelo Instituto de Identificao de Brasilia. Instruo em tecnologia na cena do crime e coleta de evidncia Carolina do Norte/USA. Professor de Identificao Papiloscpica Academia Nacional de Policia.

Camila Kafino - Graduada em Geologia, Especialista em Geoprocessamento e Mestre em Sensoriamento Remoto pela UNB. Especialista em Docncia Universitria. Perita Criminal Federal, com experincia em exames de Local de Crime Ambiental em diversos biomas, atualmente lotada no Setor Tcnico-Cientfico da Superintendncia da Policia Federal em Gois.

Fernando Jos de Jesus - Doutor em Psicologia Social e Bsica pela Universidade de Santiago de Compostela Espanha. Bolsista do Governo Britnico, estgio de Ps- doutorado na Universidade de Liverpool Inglaterra. Bacharel em Cincias Contbeis e Psiclogo. Habilitao Bsica em Qumica, Tcnico em Contabilidade. Ex-Perito Criminal Federal - Classe Especial rea Contbil. Ex-Coordenador de Ensino e Coordenador de Altos Estudos de Segurana Pblica da Academia Nacional de Polcia. Especialista em Auditoria Contbil, Inteligncia Estratgica, Gerenciamento de Projetos e em Gerenciamento Estratgico. Ps-graduando MBA em Gesto Empresarial. Palestrante, escritor, tem artigos publicados em congressos, encontros e revistas tcnicas.

Geraldo Bertolo. Bacharel em Direito e Cincias Contbeis, Ps-graduado em Auditoria Governamental pela UFRS. Atuou como Perito Criminal Federal, Chefe do Servio de Criminalstica da Polcia Federal no RS, Diretor do Instituto Nacional de Criminalstica do DPF, em Braslia, Diretor Tcnico-Cientfico do Departamento de Polcia Federal, Representante do Brasil junto a Academia Ibero-americana de Criminalstica e Estudos Forenses AICEF. Responsvel pelo desenvolvimento e implantao do Sistema de Identificao Nacional do Departamento de Polcia Federal.

Helder Marques Vieira da Silva - Mestre em Biologia Marinha, pela Universidade Federal Fluminense UFF. Mestre em Cincias Biolgicas e ps-graduado em Gentica pela UFRJ. Especialista em Docncia Universitria. Perito criminal Federal, com experincia em exames de Local de Crime Ambiental na Amaznia Legal, atualmente lotado no Setor Tcnico Cientfico da Superintendncia de Polcia Federal em Gois. Co-autor em trabalhos cientficos sobre o uso da entomologia forense em locais de crime.

JefersonEvangelista Corra - Mdico, Cirurgio Geral comResidncia em Cirurgia, Especialista em Administrao Hospitalar. Perito Criminal Federal de Medicina da Polcia Federal, Responsvel pela rea de Medicina Forense do Instituto Nacional de Criminalstica. Possui Ttulo de Especialista em Medicina Legal pela Associao Mdica Brasileira e Associao Brasileira de Medicina Legal.

Jorilson da Silva Rodrigues - Bacharel em Direito. Ps-graduado em Gesto de Polticas de Segurana Pblica. Mestrando em segurana da informao. Tecnlogo em processamento de dados. Perito Criminal Federal - Classe Especial rea Informtica. Co-fundador e Ex-Chefe do Setor de Percia em Informtica do Depto de Polcia Federal -DPF. Coordenador-Geral de Tecnologia da Informao do Ministrio da Justia. Chefe de delegao brasileira em viagem a Inglaterra e Esccia, Frana, EUA, Israel na rea de governo eletrnico. Coordenador do Grupo de Trabalho de Informtica e Comunicao do Mercosul no mbito da Reunio de Ministros de Justia e Interior. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, com livros e artigos publicados.

Jos Walber Borges Pinheiro - Mestre em Educao, Bacharel em Cincias da Computao pela UFG. Especialista em Docncia Universitria; Perito Criminal Federal Classe Especial; Ex-chefe do Setor Tcnico Cientfico da Polcia Federal em Gois. Professor da Academia Nacional de Polcia.

Ricardo Batista Borges - Mestre em Qumica Orgnica pela UNICAMP. Especialista em Docncia Universitria. Bacharel em Qumica pela Universidade Federal de Uberlndia, Perito Criminal Federal desde 2002, formado pela Academia Nacional de Polcia.

Samuel Feuerharmel. Graduao em Farmcia, modalidade Anlises Clnicas. Especialista em Docncia Universitria. Oficial da reserva do Corpo de Sade da Marinha do Brasil. Perito Criminal Federal, primeira classe. Professor dos cursos de formao de Peritos Criminais Federais da Academia Nacional de Polcia, em Braslia. Membro conteudista da equipe de formao do Curso de Especializao em Documentoscopia, da Academia Nacional de Polcia.*Professores Titulares. Sujeito a alterao.DOCUMENTAO NECESSRIA

Cpia do diploma de graduao autenticado em cartrio

Cpia RG e CPF

1 foto 3x4.

DURAO / PERIODICIDADE

20 Meses (Aulas em um final de semana por ms)

Sexta das 18h s 23h

Sbado 8h s 19h

Domingo 8h s 13h

PROGRAMA BANCO DE TALENTOS

Comprometido com o seu sucesso profissional, o IPOG criou o Banco de Talentos, que conta com a assessoria de carreira para prepara-lo e inseri-lo nas melhores oportunidades de trabalho.

O programa funciona por meio de uma plataforma on line onde cadastramos seu currculo, tornando-o acessvel a renomadas empresas de todo o Brasil que buscam profissionais qualificados.

INFORMAES E MATRCULAS

IPOG Instituto de Ps-GraduaoRua T-55, Qd. 96, Lt. 11, N. 580Setor Bueno - Goinia-GOFone: (62) 3945-5050www.ipog.edu.br

[email protected]