Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem...

8
www.jregiao.com.br jregiao O ginasta Arthur Zane ficou com o bicampeonato de Atleta do Ano na premiação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ar- thur, que está de férias e retorna em janeiro aos treinos, já nha ganho também em 2012. Pág. 08 Pág. 07 Distribuição Gratuita ABC, 19 de dezembro de 2014 | ANO XXIII - Edição 594 Diretor: Leandro Formigari Cinema Nove de um total de oito produtos ulizados no preparo das ceias de Natal e de Ano Novo apresentaram elevação de preços. Quem fugiu à regra foi o Tender, que na pesquisa recuou 19,45%. Pág. 06 Região O Hobbit: A Batalha dos Cin- co Exércitos é a épica conclusão das aventuras de Bilbo Bolseiro, Thorin Escudo-de-Carvalho e a Companhia de Anões. O filme já está em cartaz nas salas de cinema do Grande ABC. Esporte Grupo político debate reeleição de Paulo Pinheiro A Associação de Integração Políco-Pardária e Social (As- sinpos), grupo de arculação políca em apoio à reeleição do prefeito Paulo Pinheiro, realizou na noite de quinta- -feira (17/12) a posse de sua diretoria. O ato que formali - zou a escolha dos dirigentes contou com a presença de dezenas de líderes polícos de São Caetano do Sul. A associação será presidi- da por Gislaine Pinheiro, que defendeu a união do grupo po- líco que elegeu com votação consagradora o prefeito Paulo Pinheiro em 2012. Fernando Scarmello será o vice-presi- dente. Página 5 Professora de São Caetano é premiada por melhor projeto de alfabetização do Brasil A rede de ensino de São Caetano do Sul está em festa. A professora Rosângela de Fáma Torres Giampietro, da Escola Mu- nicipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anacleto Campanella, foi premiada pelo Ministério da Educação (MEC) por ter desen- volvido o melhor projeto do País de alfabezação para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A cerimônia de entrega do 8º Prêmio Professores do Brasil foi realizada no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e contou com a presença do ministro da Educa- ção, Henrique Paim, e do prefei- to da Capital, Fernando Haddad. Concorreram ao 8º Prêmio Professores do Brasil 6.808 projetos de mais de 2 mil mu- nicípios. Página 4 Professora disputou com mais de 6 mil projetos de outros municípios Prefeito Paulo Pinheiro durante abertura da Assinpos Nilson Sandre Fotos: Divulgação Sallum Kalil, Itomi Kanashiro, Fernando Scarmelloti e Gica Pinheiro Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo com que você viva sempre com muita felicidade. Feliz Natal e um próspero Ano Novo! Jornal da Região Santo André entrega cadeira de rodas para alunos da rede municipal Página 6

Transcript of Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem...

Page 1: Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br

www.jregiao.com.br jregiao

O ginasta Arthur Zanetti ficou com o bicampeonato de Atleta do Ano na premiação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ar-thur, que está de férias e retorna em janeiro aos treinos, já tinha ganho também em 2012.

Pág. 08 Pág. 07

Distribuição Gratuita

ABC, 19 de dezembro de 2014 | ANO XXIII - Edição 594Diretor: Leandro Formigari

CinemaNove de um total de oito

produtos utilizados no preparo das ceias de Natal e de Ano Novo apresentaram elevação de preços. Quem fugiu à regra foi o Tender, que na pesquisa recuou 19,45%.

Pág. 06

RegiãoO Hobbit: A Batalha dos Cin-

co Exércitos é a épica conclusão das aventuras de Bilbo Bolseiro, Thorin Escudo-de-Carvalho e a Companhia de Anões. O filme já está em cartaz nas salas de cinema do Grande ABC.

Esporte

Grupo político debate reeleição de Paulo Pinheiro

A Associação de Integração Político-Partidária e Social (As-sinpos), grupo de articulação política em apoio à reeleição do prefeito Paulo Pinheiro, realizou na noite de quinta--feira (17/12) a posse de sua diretoria. O ato que formali-zou a escolha dos dirigentes contou com a presença de dezenas de líderes políticos de São Caetano do Sul.

A associação será presidi-da por Gislaine Pinheiro, que defendeu a união do grupo po-lítico que elegeu com votação consagradora o prefeito Paulo Pinheiro em 2012. Fernando Scarmelloti será o vice-presi-dente. Página 5

Professora deSão Caetano é premiada

por melhor projeto de alfabetização do Brasil

A rede de ensino de São Caetano do Sul está em festa. A professora Rosângela de Fátima Torres Giampietro, da Escola Mu-nicipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anacleto Campanella, foi premiada pelo Ministério da Educação (MEC) por ter desen-volvido o melhor projeto do País de alfabetização para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

A cerimônia de entrega do 8º Prêmio Professores do Brasil foi realizada no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e contou com a presença do ministro da Educa-ção, Henrique Paim, e do prefei-to da Capital, Fernando Haddad.

Concorreram ao 8º Prêmio Professores do Brasil 6.808 projetos de mais de 2 mil mu-nicípios. Página 4

Professora disputou com mais de 6 mil projetos de outros municípios

Prefeito Paulo Pinheiro durante abertura da Assinpos

Nilson Sandre

Fotos: Divulgação

Sallum Kalil, Itomi Kanashiro, Fernando Scarmelloti e Gica Pinheiro

Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo com que você viva sempre com muita felicidade. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Jornal da Região

Santo André entregacadeira de rodas para

alunos da rede municipalPágina 6

Page 2: Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br

Bottura vence e vai presidirCâmara de São Caetano

Xavier solicita divulgação de fotos de criminosos

ABC, 19 de dezembro de 2014 Jornal da Região 02

Editorial

O PREFEITO RESPONDE

Envie sua pergunta, que o prefeito responde!Morador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do

e-mail [email protected] que o prefeito Paulo Pinheiro irá responder.

Desejo saber se há alguma previsão de executar uma manutenção geral na Praça São Caetano Di Thiene? Agradeço sua atenção e aguardo providências. - Humberto Lisboa - Morador do Bairro Santa Paula

Olá, amigo Humberto Lisboa. Em resposta ao seu questionamen-to, informo que a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Caetano do Sul realiza um tra-balho permanente de manutenção

de todas as praças do município. E a Praça São Caetano Di Thiene está incluída nessa ação, para ga-rantir que os moradores da cidade usufruam do espaço com todo o conforto necessário.

O ano de 2014 está chegando ao fim. É hora de fazermos um balanço sobre tudo o que aconteceu, de avaliar o que foi bom e as conquistas que obtivemos e, ainda, pensar nas coisas que não saíram exatamente como queríamos.

Numa rápida retrospectiva dos fatos mais marcantes de 2014, dois momentos, certamente, merecem destaque, afinal estavam na agenda dos principais aconte-cimentos previstos para o ano. Primeiro, a decepção com a perda da Copa do Mundo de Futebol. Ainda dói lembrar que perde-mos “na nossa casa”, como fazem questão de ressaltar os cronistas esportivos. O fute-bol está tão presente na vida dos brasileiros que, para muitos, foi “o momento mais triste do país nos últimos anos”.

Mal acabou a competição esportiva e entramos em outra disputa, muito mais séria: as eleições para diversos cargos, com destaque para a disputa presidencial, que foi acirrada até o último instante e deixou

um país dividido entre a tão pedida mu-dança e a continuidade. Venceu a segunda opção. Foi por pouco, é verdade, mas pre-valeceu a vontade da maioria e a presidente Dilma foi reeleita para mais um mandato.

A política regional também encerra o ano em clima de turbulência, e com expectativas de dias mais tensos para os atuais governantes no próximo ano. As eleições acirraram as disputas entre os principais “caciques políticos”, em todas as cidades do Grande ABC. Os rachas e as mudanças de posição marcaram o período eleitoral, com consequências imprevisíveis para os próximos dois anos e, mais especificamente, para a disputa municipal em 2016.

Por conta desses dois grandes “even-tos” no ano, as administrações municipais também ficaram, novamente, “devendo” para a população, salvo algumas exceções e ações pontuais. Os grandes projetos e, principalmente, as promessas de mudanças

ficaram para 2015. Para complicar ainda mais a vida dos atuais prefeitos, a maioria amargou derrotas nas escolhas dos novos presidentes dos legislativos e tiveram que engolir a vitória de grupos oposicionistas que, em quase todos os casos, recebeu apoio das bancadas governistas. Os reflexos das eleições das mesas diretoras poderão ser avaliados já a partir do próximo ano.

Mas é preciso caminhar e acreditar que dias melhores virão. Por isso, estamos na torcida para que 2015 seja um ano de muitos avanços nas administrações municipais, para que a população receba, definitivamente, a merecida atenção do poder público.

Finalizando, queremos agradecer a todos aqueles que estiveram ao nosso lado, nos apoiando e incentivando a con-tinuar acreditando nos nossos sonhos e projetos. E que no Ano Novo possamos continuar caminhando juntos com muita paz e felicidade. Boas Festas!

ABC Político

PAULO PINHEIRO

COnvErSAEstá muito estranha a

história contada pelo ex--articulador político Pádua Tortorello para um jornal regional. Quem conhece o vereador Chico Bento (PP) sabe que ele é uma pessoa tranquila. Aliás, Pádua, que foi chutado do Palácio da Cerâmica pelo ex-prefeito José Auricchio no começo do seu primeiro mandato, não deveria nem ter voltado para a Prefeitura, dizem nas rodas políticas.

LiCEnçAComo medida preventiva

o prefeito Paulo Pinheiro concedeu afastamento para Pádua. Mas, nos corredores do Executivo, é certo que ele não volta mais ao cargo.

GAfEDurante a votação para

a escolha do presidente da Câmara de São Caetano, o vereador de oposição Fábio Palácio (PR), decretou o seu voto para Paulo Pinheiro (PMDB), atual prefeito. O parlamentar confundiu o nome com o de Paulo Bottu-ra, que levou a presidência. Deve ser a vontade de che-gar ao Executivo...

TirO nO PéVereadores acordados

em votar no Chico Bento (PP) roeram a corda no final. Os mesmos deviam estar pensando nos polpudos cargos que existiam na Câ-mara de São Caetano, e que foram extintos com a refor-

ma administrativa aprovada recentemente. Só que a pre-sidência não conta mais com tais “regalias” e são muitos para dividirem o “bolo”.

CArGOO governo não perdoou

os que chamaram de “trai-dores” e mandou muitos TBs para a rua. Agora vai ser uma verdadeira batalha entre os vereadores para “alocarem” seus aliados políticos.

COnSórCiOO prefeito de São Cae-

tano do Sul, Paulo Pinheiro (PMDB), concedeu entrevista coletiva para a imprensa. En-tre vários assuntos, Pinheiro também falou sobre a pre-sidência do Consórcio Inter-municipal, afirmando que a tendência é que o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), volte a presidência em 2016, ano eleitoral. A expli-cação é simples: Marinho é o único prefeito que não estará buscando a reeleição.

DEvOLUçãOO presidente da Câmara

de Santo André, Donizeti Pereira (PV), vai devolver neste ano ao governo do prefeito Carlos Grana (PT) R$ 4 milhões, referentes a economia que fez no exercí-cio de 2014. No ano passado foram R$ 9 milhões. A justi-ficativa do presidente é que neste ano houve reforma do prédio do Legislativo, que consumiu R$ 1,5 milhão, além da aquisição de 25 veículos para a Casa.

Expediente Fundado em 08/04/1991 por PAULO ROBERTO (1938 - 2002)Diretor e Jornalista: Leandro Formigari MTB 32.463Diagramação: Jornal da Região - revisão: Luciana Anaiaredação e Administração: Rua Santo Antonio, 253 - CentroSão Caetano do Sul - CEP: 09521-160 - Fone: (11) 4221-6682Site: www.jregiao.com.br - E-mail: [email protected] Editora de Jornais e Revistas AF Ltda-ME

Artigos assinados são deresponsabilidade de seus

autores e não expressam,necessariamente, a opinião deste jornal. Ap

roxi

me

seu

leito

r de

QR

Code

e a

cess

e o

site

O vereador do Pros, Paulo Bottura, foi o vencedor da dis-puta pela presidência da Câma-ra de São Caetano. Por 11 votos contra 8 de Chico Bento (PP), Bottura vai voltar a comandar o Legislativo no biênio 2015/16.

Mesmo contando com os votos da oposição para derro-tar Chico Bento, Paulo Bottura afirmou que não será oposição ao governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). " Quero con-versar com o prefeito e buscar a governabilidade. Não se trata de uma Mesa opositora, vamos trabalhar juntos".

Preocupado com a segu-rança dos moradores sul--são-caetanenses, o verea-dor Dr. José Roberto Xavier (PMDB) protocolou indica-ção na qual solicita a divul-gação de fotos de pessoas e veículos participantes de crimes e/ou sequestros nas publicações e nos displays dos mobiliários urbanos.

Com a ampla divulgação dessas fotos, o parlamentar quer inibir fugas e facilitar o

serviço de captura dos crimi-nosos, mantendo a ordem e a segurança na cidade de São Caetano do Sul.

“Com esta iniciativa, as forças de segurança contarão com um grande contingente de pessoas interessadas e capazes de fornecer infor-mações sobre o paradeiro de criminosos e veículos usados em crimes, aumentando, des-ta forma, a localização dos mesmos”, acredita Dr. Xavier.

À luz de velas e com muita confusão foi votada a sucessão para a presidência da Câmara Municipal de São Caetano do Sul. Na foto acima, estão os 11 vereadores que votaram no vereador Paulo Bottura (Pros) e o elegeram presidente da Casa de Leis para o biênio 2015/16.

11 vOTOS

Vereador José Roberto Xavier

Bottura e Chico Bento (em pé) duelaram pela presidência da Casa

Arquivo JR

Reprodução/Facebook

Mais uma etapa vencida. E que venha 2015!

Associação dos Jornais do

Interior do Estado de São PauloADJORI SPauditada

Vereadores que votaram em Bottura para a presidência do Legislativo

Arquivo

Page 3: Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br

ABC, 19 de dezembro de 2014 Jornal da Região 03

Paulo Pinheiro presta contasdas realizações de 2014

Prefeito esteve acompanhado de secretários municipais em entrevista coletiva

CrecheOswaldo Cruz

é entreguerevitalizada

A Prefeitura de São Cae-tano do Sul entregou a revitalização da Creche Os-waldo Cruz, localizada no bairro de mesmo nome – o local recebeu nova pintura, drenagem, recuperação do telhado, das portas e do piso. Administrada pela Sociedade Beneficente São João de Jerusalém e con-veniada à rede municipal de ensino, a creche atende em período integral mais de 150 crianças do Berçário Maior ao Grupo 5 da Educa-ção Infantil.

“Nós estamos melho-rando a qualidade estru-tural de diversas escolas de São Caetano, com um grande pacote de obras de infraestrutura. Também investimos muito na ca-pacitação constante dos profissionais da Educação, para que os estudantes da cidade tenham sempre um ensino de qualidade na rede municipal”, discursou o prefeito Paulo Pinheiro. Ele também elogiou o trabalho desenvolvido pela Socieda-de Beneficente São João de Jerusalém, mantenedora da Creche Oswaldo Cruz. “Temos de reconhecer o esforço das Lojas Maçônicas em manter esta escola, que é referência de qualidade.”

A diretora da creche, Sueli Martinez do Rosário, também se disse grata pela ação da Administração. “Graças à preocupação do prefeito Paulo Pinheiro em oferecer as melhores con-dições possíveis a nossas crianças, em um ano tive-mos grandes conquistas. Hoje a escola está linda e ficará ainda melhor, por-que vontade, compromisso e competência temos de sobra”, avaliou. “Para falar ao vento, palavras bastam. Mas para falar ao coração são necessárias obras. É isso que o prefeito Paulo Pinhei-ro tem feito”, concluiu.

O prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, pres-tou contas das realizações de 2014 do Governo Municipal durante entrevista coletiva organizada pela Secretaria de Comunicação Social e ocorrida na quinta-feira (18/12), em espaço situado no Bairro Bar-celona. Marcaram presença no evento jornalistas e secretários municipais, que também pu-deram esclarecer dúvidas e explanar projetos que poderão ser desenvolvidos na cidade nos próximos anos.

No encontro, ao ser ques-tionado sobre o setor em que mais sentiu melhorias no ano, o comandante do Paço Muni-cipal foi enfático ao apontar a Segurança, que, em 2015, terá orçamento de R$ 25 milhões – aumento de 53,3% na compa-ração com 2014. “Este ano, nós lançamos o Programa Cidade Segura, que compreendeu um investimento na ordem de R$ 9 milhões em obras, aparelha-mento e execução de projetos estratégicos.”

Questionado sobre a Saúde do município, Pinheiro apontou

Fernando Scarmelloti, prefeito Paulo Pinheiro e Roberto Martins

que a área é a mais complicada, não apenas na cidade, mas em todo o país. "Saúde vai ser uma área crítica sempre. Por mais que a gente faça, sempre tere-mos que fazer mais".

No material distribuído pela Secretaria de Comunicação Social aos jornalistas, consta-

vam itens como equipagem de hospitais, parcerias e melhorias na infraestrutura de todos os próprios municipais de Saúde; e ações como o currículo esco-lar unificado e lançamento do programa de bolsas de estudos integrais na Universidade de São Caetano, entre outros.

“Transparência é marca des-sa gestão. Sempre ao lado da população, que pode esclarecer suas dúvidas e nos fornecer sugestões, buscamos sempre o bem-estar da cidade e cons-tante melhoria da qualidade de vida dos sancaetanenses”, observou Paulo Pinheiro.

Finalizando a entrevista, Pinheiro foi questionado sobre uma possível reeleição. "A in-tenção de todos os políticos em primeiro mandato é se reeleger e comigo não será diferente. Mas vamos continuar traba-lhando e ver o que acontece mais à frente".

Du Merlino/PMSCS

Cidade ganha espaço que misturalazer e preservação da memória

O Parque do Forno, que con-ta com um dos fornos da tradi-cional Cerâmica São Caetano preservado, além de área verde propícia a passar momentos agradáveis e de lazer, já podem ser visitados pela população da cidade. Isso porque a Prefeitu-ra, em parceria com a iniciativa privada, entregou os novos equipamentos públicos, que estão situados entre as alame-das Terracota e Porcelana, no Espaço Cerâmica.

Em seu discurso na ocasião, o prefeito Paulo Pinheiro convi-dou os moradores a visitarem o local e classificou a área como “um espaço que mistura mo-dernidade, mas sem se esque-cer das origens do município” – dentro do forno, a Fundação Pró-Memória da cidade inaugu-rou uma exposição com painéis que retratam um pouco da his-tória da Cerâmica São Caetano. “É um novo parque verde, que resgata tradições e memórias

dos sancaetanenses”, destacou o chefe do Executivo.

“São Caetano é uma cidade diferenciada, com uma popula-ção de nível cultural elevadíssi-mo. Portanto, não foi surpresa nenhuma contarmos com tanto apoio do Poder Público local para cumprirmos a missão de recuperarmos uma área de-gradada e a transformarmos no Espaço Cerâmica”, ressaltou Luiz Carlos Pereira de Almeida, diretor-presidente da Sobloco.

Água: campanha contra desperdício dá resultado

Iniciativa tem sido repercutida pela mídia Itens estão expostos no forno da Cerâmica São Caetano

Divulgação Alexandre Yort/PMSCS

Desde que foi iniciado, há três semanas, o trabalho de educação ambiental da Patru-lha DAE - Pela Proteção da Água já vem trazendo resultados po-sitivos. A redução do consumo de água potável de São Caetano do Sul saltou consideravelmen-te para 17%. A meta é chegar a pelo menos 20%. A iniciativa tem sido repercutida pela mí-dia como exemplo para outras cidades brasileiras.

“Somada às outras ações, iniciadas em fevereiro deste ano, isso significa que deixamos de comprar da Sabesp 103,2 litros por segundo do Sistema Cantareira, do qual somos totalmente dependentes. São 268 milhões de litros por mês. É como se, mensalmente, to-

das as torneiras do município ficassem fechadas por seis dias. Pelo perfil diferenciado da população, tenho certeza que alcançaremos o objetivo”, afirmou o diretor geral do De-partamento de Água e Esgoto (DAE), Welington Kalil.

Antes da implantação do projeto inédito no Brasil, o DAE recebia uma média diária de cinco denúncias de des-perdício. Após o lançamento, a média diária subiu para 30 denúncias ou constatações pessoais atendidas.

Dois veículos caracteriza-dos, com giroflex azul e sire-ne, patrulham a cidade. São Caetano não tem legislação para multas. A atividade é de sensibilizar os moradores.

Page 4: Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br

ABC, 19 de dezembro de 2014 Jornal da Região 04

Rápidas

Professora de São Caetano é premiada por melhor projeto de alfabetização do Brasil

Educadores de todo o Brasil participaram da disputa

A Prefeitura de São Cae-tano do Sul iniciou a reforma na área da recepção do Pron-to Socorro Infantil do Hos-pital Infantil e Maternidade Márcia Braido. Durante a du-ração da obra o atendimento dos pacientes será feito no Hospital Euryclides de Jesus Zerbini (Avenida Vital Brasil, 55, no Bairro Santa Paula).

A Casa da Gestante de São Caetano do Sul também tem um novo local de aten-dimento por conta da obra: as pacientes devem se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas Samuel Klein (Rua Heloisa Pamplona, 269, Bair-ro Fundação).

Santo André e Israelfirmam parceria histórica

O Executivo de Santo André trocou na última terça-feira à noite (16), no saguão do Teatro Municipal, carta de intenções com o consulado-geral de Israel, localizado em São Paulo. O proto-colo, até então inédito na cidade, abrirá portas para intercâmbio de conhecimento e troca de ex-periências, além de cooperação técnica em diversas áreas, entre elas, desenvolvimento econômico e social, ciência e cultura.

Para o prefeito Carlos Grana, trata-se de momento histórico para o município. “Primeiro, é o reconhecimento da cidade à co-munidade judaica, principalmen-te em nosso governo que pratica uma cultura de paz”, apontou.

Em Santo André, vivem hoje, pelo menos, 100 famílias israelitas, além de abrigar uma sinagoga.

O outro objetivo, segundo o gestor, é o estabelecimento de intercâmbio entre Israel e Santo André, que tem na figura de João Ramalho, imigrante ju-deu e fundador da cidade então batizada como vila de Santo André da Borda do Campo há 461 anos. “Temos mão de obra e potencial no município para investimentos”, afirmou Grana.

O que foi compartilhado pelo cônsul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, que adian-tou o interesse em projetos de pesquisa, mas sem adian-tar detalhes. O próprio chefe

do Executivo frisou ainda ser “prematuro” apontar futuras parcerias para o próximo ano. “Firmamos um protocolo de in-tenções que resultará em ações concretas”, completou.

Monumento - Além do ato formal, outro marco que selou a união entre Santo André e Is-rael ficou por conta da entrega do ‘Monumento de Luz’ como símbolo da amizade, localizado na Rua Delfim Moreira – em frente ao IESA (Instituto de En-sino Superior de Santo André) e próximo ao Paço. “É um forma de estreitarmos os laços”, afir-mou Bernardo Rojz, presidente da Arisa (Associação Religiosa Israelita de Santo André).

Rstom quer esporte adaptado nas escolas

Vereador Flávio Rstom quer modalidades esportivas adaptadas nas escolas O prefeito Carlos Grana entre representantes da comunidade judaica na inauguração do Monumento de Luz

Arquivo PMSA

O esporte sempre esteve em evidência em São Caetano do Sul. Porém, um segmento ainda precisa ser mais bem desenvol-vido: o esporte adaptado para pessoas com algum tipo de defi-ciência. A falta de divulgação so-bre as diversas modalidades e de oportunidades para praticá-las contribuem significativamente para que a cidade não avance no acesso a inclusão e a iniciação a essa prática esportiva.

Para tentar mudar esse ce-nário, o vereador Flávio Rstom (PTB) apresentou projeto de lei que inclui a prática de modalida-des adaptadas para pessoas com deficiência nas escolas da rede pública e centros esportivos do

município. As atividades farão parte dos programas esportivos já existentes na cidade.

“O objetivo da proposta é ampliar a inclusão social, ofe-recendo a possibilidade para que esse público, que merece atenção especial, conheçam as modalidades e seus benefícios. Assim, possam escolher aquela em que se adaptarem melhor”, explica Rstom.

A prática do esporte adaptado contribui para o desenvolvimento das habilidades físicas e cognitivas dos participantes e melhora seu repertório motor. Ainda, desen-volve a socialização, amplia a autoestima e favorece a inclusão social das pessoas com deficiência.

PS Infantil

Eric RomeroA rede de ensino de São

Caetano do Sul está em festa. A professora Rosângela de Fátima Torres Giampietro, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anacleto Campanella, foi premiada pelo Ministério da Educação (MEC) por ter desenvolvido o melhor projeto do País de alfabetização para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A cerimônia de entrega do 8º Prêmio Profes-sores do Brasil foi realizada na última quinta-feira (11/12), no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e contou com a presen-ça do ministro da Educação, Henrique Paim, e do prefeito da Capital, Fernando Haddad.

Concorreram ao 8º Prêmio Professores do Brasil 6.808 projetos de mais de 2 mil muni-cípios. Ao todo, 39 professores que contribuíram para a me-lhoria da educação básica no País foram homenageados, com destaque para os melhores em oito subcategorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamen-tal; Ensino Médio; Educação Integral; Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo; e Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vencida pela educadora sancaetanense.

“Nós, professores, nunca ima-ginamos que podemos ganhar um prêmio como esse, mas é

preciso ter ousadia. A nossa pro-fissão é muito solitária e muitas vezes não sabemos sistematizar nossa prática pedagógica, não co-locamos no papel as experiências que estão dando resultado. Eu sempre registro meus trabalhos, o que facilitou minha participação no Prêmio Professores do Brasil. Acho que com a visibilidade desta conquista mais colegas de São Caetano vão divulgar seus proje-tos, que são muito bons”, avalia a professora Rosângela Giampietro. “É uma emoção indescritível ter sido premiada por este trabalho.”

O melhor projeto de alfa-betização do País foi aplicado

na EMEF Anacleto Campanella no ano passado, com o nome 2013 – Ano internacional para a cooperação pela água: consu-mismo = desperdício. Por que desperdiçar se podemos econo-mizar? “Este projeto obedecia ao eixo temático da escola e era voltado à sustentabilidade, combatendo o desperdício de água e alimentos. Ele foi aplica-do em duas salas de aula de 1º ano, com o apoio da professora Maria Amélia Lucena”, explica a professora. “Os alunos se enga-jaram no projeto e tornaram-se detetives do meio ambiente, lutando contra o desperdício na

escola e em suas casas.”O processo de alfabetização

das turmas seguiu o percurso tradicional, com a leitura de textos informativos, mas novos elementos foram utilizados para motivar os estudantes, entre eles a criação de um mi-nhocário e uma composteira para o reaproveitamento de alimentos que seriam jogados no lixo. “Nós queríamos desper-tar a consciência ambiental das crianças e elas acabaram se tor-nando detetives do meio am-biente, envolvendo os pais nas atividades contra o desperdício. Essas ações foram expostas no

fim do ano letivo na Mostra Cultural da escola e viraram um caderno de receitas com ingredientes que normalmen-te seriam descartados, como cascas e sobras de alimentos. Foi criado, ainda, um mural de curiosidades para avaliar o do-mínio da escrita pelas crianças”, enumera a professora.

O Prêmio Professores do Bra-sil é uma iniciativa do Ministério da Educação, sob a responsabili-dade da Secretaria de Educação Básica (SEB) e de instituições parceiras como a Unesco e União Nacional dos Dirigentes Munici-pais de Educação.

Professora Rosângela Giampietro ao lado da diretora da EMEF Anacleto Campanella, Alexandra Auger

Dr. Roberto Martins eItomi Kanashiro Martins

Que o Natal deste ano seja tão felizquanto o Ano Novo que vai nascer.

Boas Festas e Feliz 2015!

Que não percamos o verdadeiro sentido do natal. O nascimento do

menino Jesus que, com humildade nos mostrou o caminho da luz, trazendo

paz, alegria, amor e esperança.feliz natal e um ano novo

de realizações e conquistas.

WAlter FigueirA JúNiorSecretário Municipal de Esporte e Turismo

São Caetano do Sul

Na semana em que se comemora o Natal e o Ano Novo, os postos Poupatem-po da capital, Grande São Paulo, interior e litoral fun-cionarão normalmente nas segundas e terças. Já na quarta, 24, ficam abertos até as 12h. E na quarta, 31, e nas quintas, sextas e sábados, permanecem fechados.

Os serviços Disque Pou-patempo seguem o mesmo esquema de atendimento dos postos.

Com apenas um andar, o prédio administrativo da Fundação do ABC – que também abriga setores da Central de Convênios – acaba de passar por ampliação e ganhará novo pavimento. A construção original foi concebida com pavimento único suspenso, na qual o piso térreo era aberto e utili-zado como estacionamento. O projeto de reforma da es-trutura fecha toda a área de estacionamento e cria novo andar administrativo no piso térreo, que servirá de sede para a Central de Convênios.

Agendada para 23/12, terça-feira, às 11h, a inaugura-ção da ampliação da sede da Fundação do ABC será pres-tigiada pelos prefeitos Carlos Grana, Luiz Marinho e Paulo Pinheiro – respectivamente de Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Poupatempo

Fundação ABC

Page 5: Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br

ABC, 19 de dezembro de 2014 Jornal da Região 05

Nova associação inicia debatepara reeleição de Paulo PinheiroGrupo que comanda o Paço criou a Associação de Integração Político-Partidária e Social

A Associação de Integração Político-Partidária e Social (Assinpos), grupo de arti-culação política em apoio à reeleição do prefeito Paulo Pinheiro, realizou na noite desta quinta-feira (17/12) a posse de sua diretoria. O ato que formalizou a escolha dos dirigentes foi realizado na sede da Assinpos, na Rua Ingá, 376, no Bairro Oswaldo Cruz, com a presença de dezenas de líderes políticos de São Caetano do Sul.

A associação será presidi-da por Gislaine Pinheiro, que defendeu a união do grupo político que elegeu com vota-ção consagradora o prefeito Paulo Pinheiro em 2012. “Nós fomos eleitos com o intuito de fazermos o melhor para São Caetano, mas infelizmente as pessoas que querem o mal de nossa cidade continuam tentando prejudicar toda a população. Agora aqueles que querem prejudicar nossa ci-dade mostraram sua cara, por isso, a partir de 2015 vamos governar sem essas pessoas nos atrapalhando, nos puxando para trás. Com muita coragem e cara limpa vamos continuar cumprindo o que prometemos à população”.

Evento contou com a presença de lideranças políticas da cidade

O prefeito Paulo Pinheiro, que terá na Assinpos um gru-po de apoio à sua reeleição à Prefeitura, destacou também o papel da associação no su-porte aos aliados que estão começando sua caminhada na política. “Além de um espaço para reuniões e confraterni-zações, esta sede vai auxiliar aquelas pessoas que querem se lançar candidato a vereador em São Caetano, mas não têm

experiência. Aqui nós vamos ajudar as pessoas que querem somar, não os que buscam desagregar. Vamos multiplicar nosso grupo político até a nova vitória em 2016.”

O advogado Roberto Mar-tins, vice-presidente do Con-selho Fiscal da associação, ressaltou que a Assinpos é diferente de outras entidades políticas que já atuaram em São Caetano. “Queremos real-

mente reunir a classe política sancaetanense. Aqui nós vamos trabalhar pela melhoria de nos-sa cidade e todos terão voz”, explicou. “O prefeito Paulo Pi-nheiro nos pediu para criar esta associação e ela está surgindo em um momento oportuno, quando nosso grupo político e partidário está integrado.”

O vereador Pio Mielo pres-tigiou a eleição da diretoria da Associação de Integração

Político-Partidária e Social e reafirmou o apoio à adminis-tração do prefeito Paulo Pi-nheiro. “A política verdadeira é feita de ousadia, de coragem e por pessoas que têm lado. Este governo assumiu um compro-misso de mudar a cara de São Caetano e me sinto honrado e orgulhoso por fazer parte des-te time. Estamos à disposição do prefeito Paulo Pinheiro até sua reeleição”.

Divulgação

DAEconscientiza

síndicos contra desperdício

de águaO Departamento de Água

e Esgoto (DAE) de São Cae-tano do Sul esteve reunido com diversos síndicos de condomínios da cidade com o objetivo de esclarecer dú-vidas e conscientizar contra o desperdício de água.

Para o chefe da Divisão Técnica do DAE, Osmar Silva Filho, tratou-se de uma boa oportunidade para mostrar o atual cenário da crise, as iniciativas da autarquia, elu-cidar pontos que não estão tão claros e auxiliar na melhor forma de reduzir o consumo.

“Nosso município é 100% dependente do Sistema Can-tareira da Sabesp, que con-tinua em situação grave, na segunda cota da reserva téc-nica. O uso racional da água é a única forma de evitarmos o racionamento”, disse em bate-papo com os síndicos.

No evento, Silva Filho ain-da deu dicas de economia e falou sobre o trabalho de educação ambiental da Pa-trulha DAE - Pela Proteção da Água e do Disque Combate Desperdício, novas ações de conscientização para comba-ter o desperdício.

Também foram aborda-dos temas como o aprovei-tamento de águas de lençóis freáticos, que depende de autorização do Departamen-to de Águas e Energia Elétri-ca (DAEE), órgão gestor dos recursos hídricos do Estado, captação de água de chuva, individualização de hidrôme-tros e detecção e reparo de vazamentos internos.

Graças às ações ope-racionais, comerciais e de conscientização da autar-quia e ao engajamento da população, desde fevereiro deste ano, a redução do consumo de água potável vem sendo mantida em 16%, evitando um possível rodízio. A meta de São Cae-tano é alcançar 20%, índice estipulado pela Sabesp.

Que o espírito do natal e a expectativa do Ano novo façam renascer a esperança de que dias melhores virão, onde o amor, a fé e a solidariedade possam ser presença

constante em todos os dias de 2015.BOAS fESTAS!

LUPAPEL

4229-5011Av. Dr. Augusto de Toledo, 902

Bairro Santa Paula - São Caetano

Que o seu Natal seja cheio de Paz e Harmonia em companhia dos amigos e da família. Que a

passagem deste ano renove e revigore em todos nós a esperança de saúde, prosperidade,

bem estar e felicidade.

Rubens do DAEPresidente da ARESM

Associação Recreativa e Esportiva dos Servidores Municipais de São Caetano

Feliz Natal,Próspero Ano Novo.

ARESM

Page 6: Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br

ABC, 19 de dezembro de 2014 Jornal da Região 06

Disque ajustes econsertos de roupas

Rua Santo Antonio, 257 Centro - São Caetano Telefone: 4226-4842

Zig-Zag

Barra simples,original, italiana e a mão

Ajustes e reparos em geral

ATEnDiMEnTO2ª a 6ª das

08 às 18 horasSábado das

08 às 13 horas

Com estacionamentopara clientes

181

DISQUE

DENÚNCIA

SIGILO ABSOLUTO

Santo André entrega cadeira de rodas para alunos da rede municipal

Cinquenta estudantes receberam cadeiras fabricadas de acordo com a necessidade de cada umPMSA

A Prefeitura de Santo An-dré, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega de uma cadeira de rodas para um aluno com deficiência da rede municipal de ensino. Esta unidade simbolizou a entrega de mais 49 cadeiras adaptadas que já estão sendo usadas por estudantes com idades entre 3 e 29 anos, não apenas na esco-la, mas em todas as ocasiões.

“Uma cadeira de rodas adequada é importante para qual i f icar a inclusão dos alunos possibilitando que se sinta melhor, mais confortá-vel e possa estar bem durante as atividades escolares e da vida diária. A cadeira de ro-das é a extensão do corpo da pessoa com deficiência”, fri-sou o prefeito Carlos Grana. Para receber as cadeiras de acordo com sua necessidade, os alunos passaram por uma avaliação para o levantamen-to das suas necessidades e medida. A ação é fruto de uma parceria com a Faculda-de de Medicina do ABC.

Segundo o secretário de Educação, professor Gilmar Silvério, a entrega de cadei-

ras de rodas é apenas um dos aspectos de um trabalho de inclusão que busca a quali-dade de forma incessante. “Queremos que a educação seja cada dia mais inclusiva. Desde que assumimos o gover-no, por exemplo, aumentamos de sete para 20 o número de salas de recurso multifuncio-

nais à disposição dos alunos”, destacou Silvério. Atualmente a rede municipal atende 1117 alunos com deficiência. As salas de recurso são espaços utilizados pelos estudantes em horários paralelos aos das aulas, para que desenvolvam suas habilidades na área onde têm deficiência.

Para a avó do aluno Gabriel Rui, de 11 anos, que tem parali-sia cerebral, a nova cadeira está fazendo toda a diferença na vida de seu neto. “O cotidiano dele e também o meu e da mãe dele era muito difícil, pois a cadeira que ele tinha era muito pesada. O Gabriel é uma crian-ça muita ativa, adora passear, ir

ao teatro, ao cinema e isso era muito difícil”, afirmou Ozana Santos. Já para Vanessa Narciza da Silva, o maior benefício está em ver seu filho Bruno bem posicionado na cadeira, com a coluna ereta e bem confortável. “Assim eu fico mais tranqüila quando ele está na escola. Sei que ele está bem”, acrescentou.

Cadeiras adaptadas trazem mais conforto para alunos com deficiência

JANder CAvAlCANti de lirASecretário Municipal de Cultura

“Que este Natal seja tempo de reflexão sobre as lições que cada experiência vivida

proporciona e que o ano vindouro renove e revigore em todos nós a esperança de construirmos um futuro cheio de amor, sabedoria e realizações. Boas Festas!”Boas Festas!

Feliz

2015!

Natal é o momento ideal para uma calorosa

troca de energias. Que a magia desta festa

universal revele novos horizontes,

harmonia, prosperidade, saúde, esperança e

muito amor no coração. Feliz Natal e um

Próspero Ano Novo.

VEREADOR

são os votos do

Bairros Paulicéia e Jordanópolis vão receber coleta

Cesta de fim de anotem aumento de preçoem itens pesquisadosPesquisa especial elabo-

rada pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), nesta semana, trazendo ape-nas os itens utilizados no preparo das ceias de Natal e de Ano Novo deverá ‘doer’ um pouquinho mais no bolso dos consumidores do Grande ABC. Isto porque, se comparados os valores no mesmo período do ano passado, nove de um total de oito produtos apre-sentaram elevação de preços. Enquanto o destaque negativo ficou por conta do quilo da uva passa preta que subiu 30,38% – R$ 16,38, ante R$ 12,56, em 2013 –, o fator positivo foi

verificado no quilo do tender, que retraiu 19,45%, podendo ser adquirido com preço, em média de R$ 33,58 – no ano passado era encontrado, em média, por R$ 41,69.

“Embora os preços te-nham apresentado elevação, o levantamento apontou que há uma variação signi-ficativa se comparado um determinado produto com outro similar. Por isso, a recomendação é para que os consumidores não hajam por impulso fazendo valer apenas a marca e pesquisem muito bem antes de com-prar. As vezes, a economia pode estar em uma marca

diferente”, sugere o enge-nheiro agrônomo da Craisa e responsável pela pesquisa, Fábio Vezzá de Benedetto.

Os outros itens que subi-ram de acordo com a pesquisa foram o panettone Bauducco de 500 gramas, 17,31; espu-mante Chuva de Prata 660 ml, 10,51%; espumante Cereser 660 ml 12,45%; quilo do peru,

7,07%; além do quilo do baca-lhau, 9,86%.

Estável - Embora também tenham apresentado pequeno aumento de preços, os quilos do chester e do pernil se man-tiveram praticamente estáveis neste ano, já que a diferença de um ano para o outro foi muito pequena. Enquanto o primeiro teve acréscimo de

1%, saltando de R$ 12,91 para R$ 13,94, o segundo subiu 1,37%, com preço médio de R$ 12,52, em 2014, ante R$ 12,35 no ano passado.

A Craisa informa que não haverá mais pesquisa semanal da cesta básica este ano. Des-ta forma, as pesquisas serão retomadas apenas a partir da quinta-feira (8) de janeiro.

Única exceção, de acordo com levantamento feito pela Craisa, foi o quilo do tender que caiu 19,45%

Anderson Pedro

Page 7: Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br

ABC, 19 de dezembro de 2014 Jornal da Região 07

Que o espírito do Natal ea expectativa do Ano Novo

façam renascer a esperança de que dias melhores virão, onde o

amor, a fé e a solidariedadepossam ser presença constante

em todos os dias de 2015.

BOAS FESTAS!

Gersio SartoriVereador de São Caetano

Revista: história da cidade O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos é a épica con-clusão das aventuras de Bilbo Bolseiro, Thorin Escudo-de--Carvalho e a Companhia de Anões. Tendo recuperado sua terra natal do dragão Smaug, a Companhia involuntariamente despertou uma força mortal

para o mundo. Enfurecido, Smaug espalha sua ira sobre homens, mulheres e crianças indefesas da Cidade do Lago. Obcecado pelo tesouro recupe-rado, Thorin sacrifica amizade e honra para guardá-lo enquanto as tentativas desenfreadas de Bilbo para fazê-lo ver a razão

levam o Hobbit a uma decisão desesperada e perigosa. Mas há ameaças ainda maiores pela frente. Invisível para todos exceto para o Mago Gandalf, o grande inimigo Sauron enviou legiões de orcs para um ataque surpresa à Montanha Solitária.

Curiosidades: O filme é uma

adaptação da obra The Hobbit de J.R.R. Tolkien. O livro foi divi-dido em três longas que se pas-sam 60 anos antes da franquia O Senhor dos Anéis,também dirigida por Peter Jackson. O romance, publicado em 1937, foi o primeiro livro do autor. A batalha final do filme terá

45 minutos de duração. A versão em Blu-ray conta com edição estendida com 30 mi-nutos adicionais, que supera as outras edições estendidas da franquia. A atriz Evangeline Lilly, interpreta a elfa Tauriel, personagem vista na segunda e neste terceira produção.

Divulgação

Bilbo Bolseiro se junta ao mago Gandalf e aos treze anões para recuperar o Reino dos Anões de Erebor

Último filme da série teve orçamento de US$ 250 milhões

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos conclui a jornada épica da trilogia

Presépios em exposição no Museu de Santo André

O Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa (Rua Senador Fláquer, 470, Centro) recebe a exposição Presépios Globais, que reúne série de presépios de todo o Brasil e de vários países. Confeccionados em diversos materiais, como argila, barro, cerâmica, palha, metal, madeira, lã, pedra, apre-sentam elementos de várias

culturas e diferentes técnicas e surpreendem pela diversidade e particularidade da forma como cada lugar tem de repre-sentar uma história universal.

As visitas poderão ser fei-tas até 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados das 9h às 14h30. Informações pelo telefone 4427-7297.

Exposição tem presépios de vários países

Divulgação/PSA

Teatro Paulo Machado de Carvalho apresenta o Natal da Família Pig

Família Pig vive aventura na véspera de Natal

Peppa Pig conta a história de uma porquinha que vive com seu irmão George Pig e seus pais. Nesta adaptação para o teatro é véspera de Natal. Peppa e George guardam ansiosamente. Peppa deseja uma boneca linda e George quer ganhar outro Dinossauro, o Papai Pig fez uma estrela para colocar no alto da árvore de

natal. Papai Noel não conseguiu terminar os brinquedos para a entrega pois sua máquina estava quebrada, ele precisava de uma estrela igual ao que o Papai Pig construiu para sua árvore, o problema é que para arrumar sua máquina ele terá que viajar até a casa da família Pig e convencê-los a ceder a estrela para arrumar a máquina

de brinquedos do Papai Noel. O espetáculo acontece no do-mingo, 21, às 15h no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Ale-gre 840). Os ingressos estão à venda pelo bilheteriaexpress.com.br e na bilheteria do tea-tro, das 14 às 19 horas. Mais informações pelos telefones 4232-1237 e 4232-1294.

Divulgação

RevistaRaízes

A revista Raízes, editada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, chega ao seu número 50, alcan-çando mais de 25 anos de publicação semestral inin-terrupta. Desta vez a música foi escolhida para ocupar as páginas da principal seção da revista, chamada Em Foco, que já abordou, em edições anteriores, assuntos como fotografia, dança e ou-tras manifestações artísticas.

Com enfoque voltado à formação musical na cidade, a publicação apresenta a trajetória de personagens e entidades responsáveis pelo ensino desta arte, como a Fundação das Artes, a As-sociação Cultural e Artística de São Caetano do Sul e o Conservatório Musical do município. Ganha destaque ainda o projeto de bandas e fanfarras desenvolvido nas es-colas municipais e estaduais de São Caetano. As demais seções de Raízes vêm rechea-das de histórias, memórias e lembranças. Os inspirados articulistas nos brindam com textos que rememoram te-mas como família, trabalho, diversão e o cotidiano da cidade e a trajetória da família ucraniana Voloshyn.

A revista Raízes ainda apresenta artigos regionais, crônicas, fotografias e tantos outros textos que, mais uma vez, celebram e eternizam a história da cidade. A distri-buição é gratuita e ocorre na sede da Fundação Pró--Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255).

Ana Paula Lazari

Page 8: Pág. 06 Grupo político debate reeleição de Paulo PinheiroMorador de São Caetano, se você tem alguma pergunta sobre a sua cidade envie através do e-mail prefeitoresponde@jregiao.com.br

ABC, 19 de dezembro de 2014 Jornal da Região 08

Que neste Natal a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos e que os anjos acampem ao seu redor sempre te protegendo para que o caminho seja repleto de flores e frutos.

Vereador Francisco de MacedoBento (Chico Bento) e Família

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Realizado no Espaço Ver-de Chico Mendes, o projeto Esporte e Saúde chegou à sua edição final de 2014 levando mais de uma centena de pessoas ao local e se consa-grando como um dos grandes eventos da agenda esportiva de São Caetano do Sul.

Criado pela Secretaria Municipal de Esporte e Tu-rismo, o Esporte e Saúde teve sua estréia em abril e em suas 11 edições contou com a participação gratuita de mais de duas mil pessoas que se exercitaram e pratica-ram atividades físicas como Aerofit, Jump, Hip Hop, Yoga, ritmos musicais diversos e o grande sucesso do momen-to, a Zumba Fitness, sucesso mundial que proporciona a melhora do condicionamen-to físico através da dança.

Em cada edição, uma aca-demia instalada na cidade comandou o evento com seus professores e equipe. A deste domingo foi sob a responsa-bilidade da academia Maxfit.

2015 - O Esporte e Saúde já está confirmado para o próximo ano, segundo Tás-sio, e as atividades devem ser iniciadas em fevereiro. “Vamos manter o mesmo esquema de sucesso desse ano, com ampliação do nú-mero de edições”. As acade-mias interessadas em partici-par do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Esporte. O evento é uma realização da Secretaria Mu-nicipal de Esporte e Turismo com apoio da Secretaria de Saúde e Wizard.

Esporte eSaúde

São Caetano: futsal ehandebol campeões

Prova de Reis: corrida de ruacontinua com inscrições abertas

Interessados em participar da tradicional corrida de rua, devem se inscrever com antecedência

Com uma média de 145 inscritos por dia, a 38ª Prova de Reis já conta com aproxima-damente 1300 participantes confirmados e aptos a con-correr na corrida de rua mais tradicional do ABC, que será realizada no domingo, dia 11 de janeiro de 2015, às 8h.

Devido à alta procura, a Se-cretaria Municipal de Esporte e Turismo recomenda aos fãs de corrida que desejam participar da prova, que se inscrevam com antecedência, uma vez que a atividade conta com o limite de 2.500 inscrições e pode se encerrar antes do prazo defini-do de 8 de janeiro. O munícipe

de São Caetano interessado pode se dirigir pessoalmente à sede da Secretaria de Esporte (Rua Oswaldo Cruz, 2010), de segunda à sexta, das 10 às 17 horas apresentando apenas o comprovante de residência de 2014 ou janeiro de 2015 e fazer gratuitamente a inscrição.

Já para os não moradores de São Caetano do Sul, além da inscrição presencial com o recolhimento da taxa de R$70, há a opção de efetuar o regis-tro por meio do site oficial da Prova (www.provadereis.com.br) recolhendo a taxa de R$ 75,60 (R$ 70 da inscrição + R$ 5,60 de taxa do site).

A largada do percurso de 10 km será em frente ao clube Abrevb, na Avenida Presidente Kennedy, sentido Santo André.

Categorias - Ao todo, serão dez categorias para ambos os sexos: geral (cinco primeiros); 25 a 29 anos; 30 a 34; 35 a 39; 40 a 44; 45 a 49; 50 a 54; 55 a 59; categoria única para quem tiver acima de 60 anos e outra categoria única para os atletas entre 18 e 24 anos. Todos que concluírem a prova e ultrapas-sarem a faixa da chegada rece-berão medalha, camiseta e kit lanche. Os cinco primeiros colo-cados no masculino e feminino serão premiados com troféu.

Com 5 vitórias em 6 jogos, handebol venceu o Grand Prix de São Paulo

Encerrando 2014 com cha-ve de ouro as equipes de fute-bol de salão feminino sub-15 e de handebol masculino de São Caetano do Sul mais uma vez demonstraram alto grau de competitividade e venceram respectivamente o Campeo-nato Estadual e o Grand Prix de São Paulo.

futsal feminino - As me-ninas do futebol de salão fe-minino se sagraram campeãs paulistas no último fim de se-mana ao vencerem a equipe da Portuguesa de Desportos pelo acirrado placar de 5 a 4. A garra e a técnica das sancaetanenses foram fundamentais, afinal, o

time terminou o primeiro tem-po do embate perdendo por 3 a 0 para a Lusa.

Handebol Masculino – Já o Handebol disputou e venceu com facilidade o Grand Prix São Paulo organizado pela Fe-deração Paulista de Handebol. Disputado em partidas de ida e volta, a equipe sancaeta-nense venceu 5 dos 6 jogos e encerrou a participação no torneio batendo a cidade de Itapira pelo placar de 38 a 15 no domingo (14/12).

Além disso, o atleta de São Caetano Yano Andrey Piovarc-zik foi o artilheiro do campeo-nato com 22 gols marcados.

Divulgação/PSA Alexandre Yort/Arquivo

Arthur Zanetti recebe Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta do Ano

Feliz com o prêmio, atleta agora descansa para enfrentar desafio de 2015: vaga olímpica para a seleção

O ginasta Arthur Zanetti ficou feliz com o bicampeo-nato na premiação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) - foi indicado três vezes e ganhou também em 2012 . Arthur terá alguns dias de férias, antes de retomar os treinos, em janeiro, para a temporada de 2015, ano dos Jogos Pan-Americanos de Toronto e do Mundial de Glasgow, na Escócia, classifica-tório para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

"O ano de 2015 será um dos mais importantes para a ginásti-ca masculina porque é quando vamos buscar a classificação olímpica. Em 2015, vamos de-cidir a nossa vida. Temos de ir bem, repetir o feito deste ano no Mundial de Nanning (o Brasil terminou em sexto por equipes, o melhor resultado da ginástica masculina do País na história) ou até melhorar. Precisamos conseguir uma vaga com a equipe completa e que cada um tenha o seu melhor resultado individual", disse Zanetti, informando também que estuda, com o técnico Marcos Goto, uma forma de aumentar a nota de

partida de sua série nas argo-las, o que significa, ressaltou, treinar muito duro.

O Prêmio Brasil Olímpi-co de Melhor Atleta do Ano foi definido por Arthur como uma recompensa por um ano dificílimo - foi campeão pan--americano de ginástica artísti-ca, nas argolas, em Mississauga,

medalha de prata no Mundial de Nanning no mesmo apare-lho e ajudou o Brasil a obter a melhor classificação da história por equipe na competição da China, o sexto posto. E também como estímulo para encarar futuros desafios. Arthur estava indicado com Tiago Splitter, do basquete, e Marcus Vinícius

D'Almeida, do tiro com arco. E disse que foi surpreendido. "Eu vou falar a verdade. É mais complicado estar aqui do que competir", disse, no palco, ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. Arthur Zanetti

levou também o troféu de me-lhor atleta da ginástica artística de 2014, que recebeu das mãos de Rodrigo Lombardi.

Arthur Zanetti é atleta da SERC/Agith/São Caetano, tem patrocínio da Sadia, Furnas, adi-das e CAIXA e apoio da Spieth, Eurotramp, COB, CBG e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte.

Projeto realizou 11 edições

Ricardo Bufollin/CBG

Flávia Saraiva e Arthur Zanetti: festa da ginástica artística