Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense...

16
Telefones (47) 3369.2591 | (47) 3366.1116 | (47) 3369.1551 CEP 88215-000 Bombinhas/SC TURISMO RANCHO DE PESCA TURÍSTICO É ABERTO OFICIALMENTE Página 5 DESPACHANTE PAULINHO Cred. DETRAN-SC Nº 990 [email protected] Av. Falcão, 228, Caixa Postal 100, Bombas, Bombinhas/SC ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS Página 3 Em alguns estabelecimentos esta edição pode estar sendo vendida pelo preço proposto de R$ 0,80 e este valor retorna ao Boletim. Você também pode fazer doações para o jornal. Contate, anuncie e/ou assine [email protected] 47 3264.7408 47 9981.9037 (47) 3369-3045 Rua Baleia Jubarte, 386, Ed. Novo Centro, bloco A, Sala 04, José Amândio [email protected] AV. LEOPOLDO ZARLING 1392 88215000 Bombinhas/SC (47) 3369-3107 facebook.com/MbareteBombinhas Junho Ano VII - 10/06/2017 135

Transcript of Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense...

Page 1: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

Telefones(47) 3369.2591 | (47) 3366.1116 | (47) 3369.1551

CEP 88215-000 Bombinhas/SCTURISMORANCHO DE PESCA TURÍSTICO É ABERTO OFICIALMENTE

Página 5

DESPACHANTE

PAULINHOCred. DETRAN-SC Nº 990

[email protected]. Falcão, 228, Caixa Postal 100, Bombas, Bombinhas/SC

ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS

Página 3

Em alguns estabelecimentos esta edição pode estar sendo vendida pelo preço proposto de R$ 0,80 e este valor retorna ao Boletim.Você também pode fazer doações para o jornal.

Contate, anuncie e/ou [email protected]

47 3264.740847 9981.9037

(47) 3369-3045Rua Baleia Jubarte, 386, Ed. Novo Centro, bloco A, Sala 04, José Amândio

[email protected]

AV. LEOPOLDO ZARLING 139288215000 Bombinhas/SC

(47) 3369-3107facebook.com/MbareteBombinhas

Junho Ano VII - 10/06/2017 Nº 135

Page 2: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

Negócio da ChinaPor iniciativa do deputado Kenedy Nunes, a prefeita Ana Paula da Silva recebeu na sede da Fecam, em Florianópolis, um grupo de chineses, liderados pelo senhor Qing Boming, que veio a Santa Catarina em busca de novas oportunidades de negócio e cooperação entre os povos.

Os chineses ficaram simplesmente encantados com as belezas e as potencialidades de turismo em nossa cidade. Esse primeiro encontro deve render frutos, e parcerias futuras na área de turismo, cultura e meio ambiente.

A prefeita Paulinha disse, na ocasião, que “o que garante a uma cidade crescimento permanente é o trabalho ininterrupto, e a busca de oportunidades em todos os horizontes”.

Cidade no FuturoComo você quer a cidade daqui a 20 anos? Com este questionamento, Itapema recebeu na noite da última quinta-feira, dia 8, o evento “O Futuro da Minha Cidade”. A iniciativa nacional que foi trazida para Itapema por meio do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinducon Costa Esmeralda) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria e Construção e SESI, com apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Econômico.

Autoridades dos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, além de lideranças de associações, entidades e a comunidade em geral participaram do evento. Duas palestras de mobilização com exemplos de intervenções sociais de sucesso foram apresentadas pelo ex-prefeito de Maringá, no Paraná, Silvio Barros, e pela arquiteta e urbanista Laura Sobral.

Rancho do VaváAconteceu no final da tarde da última quinta-feira, dia 8, a abertura oficial do rancho de pesca artesanal da tainha, montado em frente à Secretaria dee Turismo de Bombinhas. O rancho foi erguido em homenagem ao saudoso pescador Dorival Gonzaga da Silva, mais conhecido como Vavá, que fazia da pesca artesanal sua paixão e o sustento de sua família.O projeto faz parte do Roteiro de Pesca da Tainha, que pretende valorizar os costumes locais e a tradição pesqueira através de várias ações durante os meses de maio e junho em nossa cidade.

BastidoresPor VALMIR GREIN

JUNHO - 2017

Rua Baleia Jubarte, nº 304, sala 1, José Amândio - Telefone 47 3393.6349Aberto das 7:30 às 18:00 - servimos almoço das 11:30 às 14:00.

Restaurante e LancheriaBaleia Jubarte

Page 3: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

página. 03JUNHO

A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada pela Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, em grande

estilo, com toda a realeza que o festejo pede, mas, principalmente, com a espiritualidade esperada. Já na sexta-feira o desfile do Cortejo Imperial formado pela corte com 29 integrantes, mais sete dons, uma criança representando Nossa Senhora, os bandeireiros, a Ban-da Municipal de Balneário Piçarras que tocou em dois desfiles do cortejo, os pais do casal imperial, a comitiva do Divino Espírito Santo e os fiéis, curiosos e visitantes que acompanharam os desfiles.

No dia 3, sábado, foi a vez das sete Bandeiras do Divino Espírito Santo retornar a Paróquia de Nossa Se-nhora da Imaculada Conceição, com o dever e missão cumpridos, cheios de relatos de graças, esta missa normalmente realizada na Igreja Matriz, este ano, tam-bém, foi feita na Igreja de Nossa Senhora dos Nave-gantes.

O grande dia de Pentecostes iniciou com chuva du-rante a madrugada, mas assim que o céu clareou um sol digno do Divino reinou toda a manhã, o que pro-porcionou um lindo desfile do Cortejo, prestigiado pela prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, conduzindo sua Bandeira do Divino. A emoção era visível tanto nos adolescentes e crianças, quanto nos adultos do Cortejo e também nos pais, familiares, amigos e comunidade

em geral que orgulhosa não perdia um único detalhe.

O pároco local, Padre Silvano de Oli-veira, presidiu três das celebrações do festejo, e falou da devoção do povo bombinense e sua dedicação na rea-lização da festa: “este ano nós vemos que está ainda mais bonito que no ano passado, e meu conselho a vocês é

para que a cada tomada de decisão, por menor que seja, que não a façam sem antes fazer uma oração e consultar o Divino Espírito Santo”. A prefeita Paulinha, também, elogiou a dedicação da comunidade na orga-nização do festejo e enfatizou que seguirá o conselho do pároco. “Eu e o Paulinho queremos homenage-ar a toda a comunidade católica de Bombinhas, que preparou com tanto capricho este dia tão lindo e tão emocionante. Eu seguirei seu conselho padre, quando eu tiver que tomar alguma decisão pedirei a orientação ao Divino Espírito Santo”, ressalta Paulinha.

Ainda, durante a missa, foi realizado o sorteio do casal imperial de 2018, haja vista, haver muitos adolescen-tes interessados em conduzir a corte do próximo ano. Usarão a coroa em 2018 os jovens Artur Frota e Laís da Mata. Ao término da celebração foi servido almoço no salão paroquial e no finalzinho do dia a domingueira correu solta até as 22 horas.

Na segunda-feira, com a missão cumprida, a comu-nidade participou da Missa de Ação de Graças em que o casal imperial de 2018 recebeu a coroa e o manto. Logo em seguida foi servido um jantar, onde o significado da partilha no total sentido da semântica foi concretizado, pois o Pentecostes, a Festa do Divino Espírito Santo é justamente uma grande partilha de fé, emoção, devoção, união e gratidão.

A Festa do Divino Espírito Santo de Bombinhas contou como o apoio do Núcleo de Estudos Açorianos – Nea da Ufsc, da Prefeitura de Bombinhas e da Fundação Municipal de Cultura, além da dedicação da comuni-dade bombinense. Que venha o festejo de 2018!

Márcia Cristina Ferreira - MTB 6092/SCAssessora de Imprensa da Fundação Municipal de Cultura de BombinhasCoordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS Fé, emoção e tradição na 2ª Festa do

Divino Espírito Santo de Bombinhas.

As Bandeiras do Divino Espírito Santo. Foto Márcia Cristina Ferreira.

Casal Imperial 2018, Artur Frota e Lais da Mata. Foto Priscilla Conceição.

Foto Joice Conceição.

Foto Ana Azevêdo

Foto Ana Azevêdo

Corte Imperial mais os sete dons. Foto Márcia Cristina Ferreira. Corte Imperial mais os sete dons. Foto Márcia Cristina Ferreira. Casal Imperial de 2018, Artur Frota e Laís da Mata. Foto Josiane Conceição da Silva.

Foto Joice Conceição

Foto Joice Conceição

Foto Joice Conceição

Foto Joice Conceição

Prefeita Paulinha. Foto Ana Azevêdo

Page 4: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

QUEDA VERTIGINOSAO Vôlei Feminino brasileiro anda meio “capenga” com falhas infantis que assustam até os menos atentos. Com uma campanha medíocre no Masters da Suíça, o sexteto brasuca não empolga e mostra um time sem banco, sem estrelas, sem motivação e beirando o desentrosamento. O técnico Jose Roberto Guimarães sempre teve um ar de desanimado, mas com times vencedores nunca percebeu-se essa benevolência e agora com a equipe sem personalidade, nos deixa preocupados, pois as meninas não rendem e o técnico não reage. Contando com apenas três campeãs olímpicas (Adenízia, Tandara e Natália), o time sofre diante de equipes fracas e mesmo sendo um início de ciclo, não se vê um futuro para essa equipe. A competição em Montreaux não apresentou só os erros das brasileiras, mas também muitos erros de arbitragem que por motivos internos não usaram os recursos da tecnologia para os lances duvidosos. A levantadora Dani Lins e a ponteira Fernanda Garay pediram dispensa, a central Fabiana e a oposta Sheilla já declararam que não jogam mais pela seleção, Thaísa está machucada, e Jaqueline, se voltar para seleção, será para o Mundial do ano que vem. Esses desfalques desfiguraram e tiraram a competitividade da equipe, sem dúvida.

SURPRESA (PERO NO MUCHO)

A seleção sub-20 da Venezuela segue surpreendendo e agora vai em busca do maior título da história do futebol do país. Após

se destacar no Sul-Americano do Equador, a Vinotinto eliminou o Uruguai de forma dramática, nos pênaltis, e avançou à decisão do Mundial da categoria sub 20 realizado na Coreia do Sul. O técnico Rafael Dudamel leva a Venezuela para decisão inédita e diz que a surpresa é somente para quem não conhece o trabalho que é feito em seu país. Com um time marcador onde o grande destaque é o conjunto e com o lema “quem não toma faz”, a equipe venezuelana já é uma realidade e conquistou o respeito de outros times grandes. Ainda nas palavras do técnico Rafael Dudamel, isso serve também para mostrar que a Venezuela não é o que os noticiários vendem para o mundo.

MÁQUINA DE DINDIM

Com as bolsas das lutas contra Nate Diaz e Eddie Alvarez em 2016, quando se tornou campeão dos leves do UFC, mais patrocínios, o irlandês Conor MCGregor dobrou seus rendimentos em relação a 2015. Depois de entrar na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, ele alcançou mais um grande feito para os lutadores de MMA. O campeão peso-leve do UFC chegou ao Top 25 dos atletas mais ricos da revista “Forbes”, após acumular no último ano um lucro de US$ 34 milhões. Além de grande lutador, o irlandês é também mestre em marketing, promovendo como ninguém suas lutas. Esse dito “esporte”, onde o locutor chama o sangue de groselha e enaltece as belas cotoveladas, é um contrassenso que desfila junto com as mentiras que a televisão nos impõe. Se não, como permitir lutas sangrentas dentro de nossos lares sem o menor cuidado com faixas etárias? Enquanto MCGregor saboreia a glória, aqui em terras de Pindorama, o nosso aspirante a Rei chamado José Aldo, foi o sparring da vez, ao ser surrado impiedosamente pelo havaiano Max Holloway em pleno Rio de Janeiro. Saudades do tempo em que o boxe era o esporte violento, e mais ainda, saudades de Ted Boy Marino.

NOVO ESPORTEAs Competições com obstáculos inspiradas em treinamentos militares, corridas como a Reebok Spartan Race e Bravus Race conquistam cada vez mais adeptos pelo mundo. Desde o início dos anos 80, quando os norte americanos impulsionaram esse esporte com outras inúmeras competições e as mais variadas formas de praticá-las, essas atividades não param de crescer. Dessas a mais interessante é a American Ninja Warrior que é derivado de uma versão japonesa chamada “Sasuke”, e ambas são disputadas nos mesmos moldes. Os competidores são atletas que colocam à prova suas habilidades físicas, de resistência e motoras, em circuitos com obstáculos e desafios impressionantes. O programa envolve praticantes de parkour, escalada, ginástica e de diversas outras modalidades esportivas. Aqui no Brasil temos algumas corridas com obstáculos no Rio de Janeiro que já chamam a atenção, mas é na terra do Tio Sam que essas modalidades tomam proporções espetaculares.

O PAÍS DO FUTEBOL

Se você pensa que o Brasil é o país do futebol, não se iluda! Ou melhor, não deixem que te iludam! Basta viajar um pouco que você perceberá que existem muitos países do futebol, onde a paixão por esse esporte é tão ou mais forte que aqui. Exemplos não faltam, começando pela nossa própria América do Sul, onde argentinos, uruguaios e outros que não brasileiros são assim como nós, entendidos, críticos e praticantes, além de todos terem um pouco de técnicos de futebol. Além de América

Central, África e Ásia, tem ainda o continente mais futebolístico, a Europa. É lá que ele surgiu e é lá que ele é pleno, com regras seguidas a risca e com lisura (guardada certas exceções). O Brasil é sim o maior vencedor de copas do mundo com 5 títulos, seguido por Itália e Alemanha com 4 títulos, Argentina e Uruguai com 2 títulos, Inglaterra – França – Espanha com 1 título. Assim como o escrete canarinho, tem a celeste, a azurra, a tricolor, a albiceleste, os cafeteiros, a roja, os samurais azuis, as superáguias, os diabos vermelhos, a laranja mecânica, os leões, a fúria, dentre outros.

O RETIRO DA LENDA

Uma lesão insistente e uma sequência de maus resultados parecem ter afetado recentemente o ultra campeão Kelly Slater, que ao se aproximar a hora de competir no Outerknown Fiji Pro, em Tavarua (sua onda preferida), Kelly não estava nem perto do preparo físico e colocação no ranking que ele costuma exigir de si mesmo. E essa distância entre a vontade e a realidade acabou levando o 11x campeão do mundo a uma condição de turbulência interna. Ele confessou para íntimos que dentre as frases de apoio que tem recebido, uma balançou sua estrutura psicológica, a mensagem de texto dizia apenas, “Relaxe, apenas fique orgulhoso por tudo que você fez pelo surf”. Kelly teria dito “E essa foi uma ótima maneira de enxergar as coisas e com certeza, me ajudou a liberar o estresse. De repente, me senti super relaxado”. Aos 45 anos, esse ícone do surf mundial agora combina sua idade e o respeito pelo novo nível de talento no CT e em sua opinião, o nível do surf atual realmente o impressiona. Cita que quando começou no Tour em 1992, achava que o nível era horrível, o que fez com que muitos antigos profissionais engasgassem ao escutar isso. Mas hoje em dia, não importa quem está na bateria, eles não podem ser subestimados. Se em um determinado pico eles têm algum detalhe que fica faltando, logo elaboram uma tática mental para abordar a bateria e tentar se colocar numa posição dominante. Resumindo, hoje só tem fera. Com certeza 2017 será o último ano desse incrível surfista que mudou esse esporte.

JUNHO - 2017

Espaço Do Esportepor Bombinhas Esportes (TECO)

SOB NOVA DIREÇÃO

VAPT VUPTLAVAGEM INTERNA E EXTERNA • HIDRATAÇÃO DE BANCOS

DE COURO • POLIMENTO • CERA E JET CERA

RUA MARACUJÁ - JUNTO AO POSTO 4 ILHAS ZIMBROS

BOMBINHAS/SC - Tel.: 47 9197.477847 8445.4906 com Farias

A cada 05 lavações, ganhe 01

SERVIÇO DE LEVA E TRAZ

DUCHA

RÁPIDA

Rua Laranja, 205 - Sertãozinho - Bombinhas Santa Catarina

Page 5: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

JUNHO página. 05

CRED. 255/00/SC

Fone/Fax: 47 33691430

Av. Falcão, 239 | CEP 88215-000Caixa Postal nº 100, Bombas, Bombinhas/SC

A Prefeitura de Bombinhas realizou na última quinta-feira, dia 8 de junho, a abertura oficial do Rancho de Pesca instalado em frente à Secretaria de Turismo. O local faz parte das ações do Roteiro da Pesca da Tainha, que visa fomentar o turismo na baixa estação. O

homenageado foi o pescador artesanal Seu Vavá, escolhido pelo grande apreço que toda a comunidade pesqueira tem por esse bombinense ilustre, que nos deixou há quase um ano e representa um pouco de cada pescador que trabalha e luta pelo desenvolvimento da comunidade.O projeto tem a parceria das Secretarias de Pesca, de Planejamento e de Obras, da Fundação Municipal de Cultura, e da EEB Maria Rita Flor e seus alunos, estudantes do Ensino Médio Técnico em Hospedagem, e que rece-beram capacitação para orientar e guiar os turistas por esse mundo mara-vilhoso da pesca artesanal. A família do Seu Vavá, convidada para o des-cerramento da placa de inauguração, mostrou-se muito emocionada com a homenagem.

Ana Azevêdo - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bombinhas

O festejo, tradicional em Bombinhas, celebra o Co-Pa-droeiro da Comunidade do bairro de Bombas, que comemora seu dia em 13 de junho. São dois dias de

celebrações e atrações artísticas. No sábado às 19h30 será realizada Missa, em seguida a quadrilha e o Boi de Mamão da EEB Maria Rita Flor se apresenta no salão paroquial, logo após é a vez do Grupo Folclórico Mixtura fazer sua exibição. No domingo a Missa será às 10 horas, em seguida almoço no salão paroquial, e a partir das 14 horas haverá um gran-dioso bingo com muitos prêmios.

O Conselho Pastoral da Comunidade estende o convite a toda a população e visitantes para prestigiar este momento tão especial da Igreja Matriz. E, antecipa o convite para a Santa Missa que acontece no dia 13, às 19h30, dia de Santo Antônio, em comemoração ao sétimo aniversário da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Acontece no próximo domingo, 11 de junho, a pri-meira edição de 2017 do Balaio Cultural – Feira de Artes e Artesanato, na rua Parati, quadra da

praia (mesmo local da feirinha de verão), Centro, das 11 às 18 horas. A feira traz exposição e comerciali-zação da produção artística, artesanal e gastronômica durante todo o dia, regado a diversas apresentações culturais. Neste domingo haverá contação de histórias com a Florisbela, apresentação do Grupo Folclórico Mi-xtura, intervenção com bolhas de sabão e espetáculo teatral “Tia Tana do Dercino” com a Cia Sandra Baron.

O Balaio Cultural é realizado pelo grupo de Artesãos e Artistas de Bombinhas – Gaab, com apoio da Funda-ção Municipal de Cultura.

O quê: Balaio Cultural – Feira de Artes e Artesanato Quando: 11 de junho, domingo, das 11 às 18 horas.Onde: rua Parati, quadra da praia (mesmo local da feirinha de verão), CentroClassificação: LivreMárcia Cristina FerreiraMTB 6092/SC Assessora de ImprensaFundação Municipal de Cultura de Bombinhas

RANCHO DE PESCA TURÍSTICO É ABERTO OFICIALMENTE

FESTA DE SANTO ANTÔNIO 1ª EDIÇÃO DE 2017 DO BALAIO CULTURAL

Homenagem ao pescador Vavá emocionou comunidade

Acontece neste final de semana, 10 e 11 de junho, a Festa de Santo

Antônio da Igreja Matriz, na Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada

Conceição

1ª edição de 2017 do Balaio Cultural

Balaio Cultural inicia calendário de 2017 repleto de atrações artísticas e

gastronômicas, com força total.

Page 6: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

Supermercado.girassol

OFE

RTAS

VÁL

IDAS

ATÉ

20/

06/2

017

OU

EN

QUA

NTO

DU

RAR

O E

STO

QU

E

MACARRÃO OGLIARIESP/PARAF. 500g

1,49R$/Un ACHOC. NESCAU

2.0 400g

5,85R$/Un

PAPEL HIGIÊNICOFOFINHO L12/P11

R$/Un5,99

BISCOITO LEITEISABELA 400g

3,49R$/Un

CERVEJA PILSENNOVA SCHIN 350ml

1,59R$/Un

CAFÉ COCAMARTRAD. 500g

6,99R$/Un

SABÃO PÓ OMOP.CUIDADO/MULTI KIT DOWNY

+ARIEL LIQ.

25,908,99R$/Un R$/Un

IMAG

ENS

ILU

STRA

TIVA

S. S

E BE

BER

NÃO

DIR

IJA.

Bombinhas - Na segun-da-feira, dia 05, em comemoração a Sema-na do Meio Ambiente,

a Câmara de Vereadores de Bombinhas foi sede da Palestra “Aves Catarinenses”, ministrada por Cristiano Voitina, autor do livro sobre o tema.

Cristiano Voitina nasceu na ci-dade de Brusque, em Santa Catarina. Observar animais em seu habitat natural, principal-mente aves, faz parte da sua vida desde a infância. É uma prática que o fascina há mais de 40 anos e que o instiga a investigar a fauna não somente de Santa Catarina, mas de di-ferentes regiões brasileiras.

Formado em biologia, com es-pecialização em educação am-biental, atua como palestrante na área de meio ambiente, na elaboração de laudos ambien-tais e projetos de recuperação de áreas degradadas.

O Palestrante falou sobre o li-vro de sua autoria, com uma linguagem de fácil entendi-mento, “Aves Catarinenses”, a obra reúne mais de 500 espécies, com imagens nem sempre de fácil captura por

lentes fotográficas, produzido pelo biólogo Cristiano Voitina, é a primeira obra deste gênero a ser publicada em Santa Ca-tarina. Resultado de oito anos de pesquisa e várias incursões exploratórias por diferentes re-giões do estado.

“Aves catarinenses” mescla textos e fotografias numa pro-dução de alta qualidade grá-fica. Cada página é ocupada por uma ave e traz informações biológicas relativas à espécie, como alimentação, reprodu-ção, hábitos e características para identificação, mapa de distribuição em Santa Catarina e belas imagens coloridas de alta resolução.

O autor usa uma linguagem didática, evitando expressões científicas de difícil entendi-mento, a fim de, como ele mesmo diz, estimular a leitura e socializar o acesso ao co-nhecimento sobre a avifauna catarinense. Trabalhando nes-sa perspectiva, Cristiano Voitina articula o saber científico ao saber popular e explora contos folclóricos, lendas, narrativas orais de caçadores e mora-dores das cidades por onde andou à procura das aves que ilustram seu livro - pessoas que o ajudaram em suas des-cobertas e aventuras de pes-quisador. Tudo isso torna sua obra ainda mais interessante e palatável para um maior núme-

ro de leitores.

A Palestra ministrada por Cris-tiano foi uma aula de proteção e respeito ao Meio Ambiente, os Vereadores em pronuncia-mento elogiaram o palestrante e se comprometeram em in-dicar o trabalho desenvolvido pelo Cristiano ao Executivo Municipal, para que o mesmo possa ministrar palestras nas escolas municipais.

Assessoria de Imprensa [email protected](47) 3369-2224 – Ramal – 209

CÂMARA É SEDE DA PALESTRA “AVES CATARINENSES”Câmara é sede da Palestra “Aves Catarinenses” em comemoração a semana do Meio Ambiente

Prêmio de 3ª melhor gestão administrativa do Brasil. Conferido pelo conselho de administração.Parabéns aos Gestores e a todos os funcionários públicos do município de Bombinhas que com seu empenho transformam sonhos em realidade.

Page 7: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

O amor está no ar, sempre está no ar, sou daquelas que acredita no amor sempre, sou uma romântica incurável, acredito em príncipes

e princesas, não de cavalo-branco ou vestidos de gala cor-de-rosa, mas de gente de carne e osso, cheia de defeitos e qualidades, que nos encantam com suas diferenças. E por causa disto, obviamente, não poderia deixar de nesta coluna escrever sobre o Dia dos Namorados. Não essa coisa comercial de ter obrigação de dar presente, sair pra jantar, postar foto em facebook e instagram, exibir ramalhetes enormes de flores… Não, falo da cumplicidade, das conquistas diárias, do amor que é tão grande que supera coisas jamais imaginadas, do respeito e carinho mesmo após uma vida inteira, juntos, de sentir o sangue ferver nas veias, o coração bater acelerado e as pernas tremerem só de olhar a pessoa amada, de entender que vale a pena amar.

Pra mim têm três quesitos básicos na vida de um casal, bem simples, mas que dá em que sintonia a história anda: não dormir, de forma alguma, virado de costas um para o outro, mesmo que estejam brigados – salvo se for pra dormir de conchinha – andar de mãos dadas e beijar na boca. Jamais esquecerei o olhar da Marisinha e do Mestre Pepedro um pro outro, em minhas entrevistas para o livro. Um olhar apaixonado, mesmo depois de 52 anos de convivência em comum. Um completava o assunto do outro, não interrompendo, cortando, mas sim completando, mesmo quando o assunto era a família do outro.

E para retratar a nossa gente nesta semana alusiva ao Dia dos Namorados, escolhi um casal, bem próximo a mim, porque ela é minha comadre, e ele eu chamo de compadre torto: a Pati e o Fino. Patrícia Vilma Pinheiro da Silva e Jader Osnildo da Silva, ambos com 36 anos e 17 anos juntos, ou seja, começaram sua história aos 19 anos.

Sabe esses casais que encantam a gente? Mestre Naro e dona Lira, 66 anos de casados. Seu Dedé e dona Benta 63 anos juntos, Marisinha e Pepedro casados há 52 anos, Mestre Zequinha e Bia 43 anos juntos, meus dindos lindos, Vânia e Esir, 29 anos juntos. Então, a Pati e o Fino são um desses casais, eles vão envelhecer juntos como o Mestre Naro e a dona Lira. Amor pra vida inteira sabe?

Pati é a segunda filha, a sanduíche, de Acácio Manoel da Silva e Vilma Alaíde Pinheiro da Silva, é bisneta da benzedeira e versadora Maria Rita Flor. Fino é o filho mais velho de Osnildo da Silva e

da Deni, Denilza Cipriana da Silva, neto da versadora, cantora, compositora e criveira Cipriana Paulina da Silva, a Piana do Crivo. Ela de Bombas, ele do Canto Grande. A noite de 20 de outubro de 2000, uma sexta-feira, caia uma chuva que Deus mandava, e faltou energia no bairro de Bombas, mesmo assim, a prima Ju, Juliane de Jesus, foi até a casa da Pati e praticamente a tirou da cama, destino: Carraro, o point da época. O Carraro costumava ceder às escolas as noites de sextas-feiras e sábados, porque no domingo, o “América Mix”, ele não cedia de jeito nenhum. E àquela sexta-feira, 20 de outubro, era uma promoção da Escola Estadual Prefeito Leopoldo José Guerreiro.

Mal chegaram lá e Pati já deu de cara com o grande amor de sua vida. Jader é um homem muito talentoso, brilha nos palcos como seu vozeirão, é um grande músico, mas é reservado, na dele, no entanto, sempre foi muito sarrista, engraçado, dora fazer um escárnio, estar junto com ele em rodadas de amigos é sinônimo de muitas risadas, tem um acervo enorme de histórias e ainda consegue imitar as pessoas. E quando Patrícia o olhou fazendo os passinhos da coreografia que as meninas dançavam, com aquele jeito jocoso, todo pertinente a ele, não conseguiu segurar o riso.

Não demorou muito e a Ju foi conversar com ele, já eram amigos na ocasião, foi lhe pedir pra arrumar um “esquema” com um menino amigo dele, a resposta foi certeira: “só se você fizer esquema pra mim com a tua prima”. Rapidinho a Ju foi falar com a Pati, que respondeu:“Fino, que Fino, aquele? Meu Deus que magrinho, parece um fósforo”, isso porque o menino usava a cabeça raspada. Saíram dar uma volta de carro os quatro e para deixar o outro casal a vontade, Pati e Fino foram passear na praia, e conversaram longamente. E a moça caiu nos encantos do rapaz, o jeito brincalhão dele a conquistou. “Ficaram” mais algumas vezes, e então Patrícia voltou com seu ex-namorado, por esta ocasião morava em Florianópolis, pois, cursava biblioteconomia na Udesc.

Um ano mais tarde o casal se encontrou novamente, no antigo Maui, quando a viu sozinha, já foi direto querendo abraçar, beijar e foi repelido pela moça, que explicou que tinha uma história para concluir, e lindamente ele disse: “Eu já esperei até agora, eu espero o tempo que for, mas você vai ser minha mulher!” Isso era final de 2001, neste mesmo final de semana ela terminou com o namorado.

Passaram-se mais alguns meses e a Ju enviou um e-mail, no yahoo – na

época o único disponível – avisando que teria um luau no Quebrada da Onda, em Bombas, e era pra Pati vir. Ali o casal se reencontrou, e estão juntos até hoje. Já são 15 anos de vida em comum.

O amor é tão imenso e pra vida toda, que superou muita coisa: namoro à distância – Pati morou em Florianópolis enquanto estudava, depois em Itajaí, em Rio Neguinho e, por fim retornou a Bombinhas em 2009; a morte precoce da Deni, mãe do Fino, em 17 de dezembro de 2004, os ciúmes, a primeira separação em 2010 – que durou apena um mês – o diagnóstico de Transtorno Bipolar dela em 2013, a segunda separação no final de 2014 – desta vez durou quase todo o verão – e quando retornaram a decisão de mudança total de vida de ambos por causa dela que precisava de uma qualidade de vida melhor e a decisão de oficializar o casamento. Na verdade a parte do casamento, foi engraçada porque ele a pediu em casamento e ela disse que pensaria, então ele fez o pedido pelo facebook e a campanha pra ela aceitar foi geral. O casamento, no civil, aconteceu no dia 23 de julho de 2015. E quis o destino de enfrentarem juntos mais duas barras: a morte da Sívia, irmã dela em 11 de novembro de 2015, e a terceira internação por causa do transtorno, ele sendo responsável por ela.

Aí ei olho minha comadre e meu compadre torto, e penso na história linda que os dois construíram, que amor enorme este que ambos sentem um pelo outro, que enfrenta tudo e com certeza ainda tem muito que passar juntos. A fé que um tem no outro, a confiança que a vida somente é completa um ao lado do outro. Ela é bibliotecária, contadora de história, escritora, futura Imortal. Ele é músico, surfista, pescador artesanal e trabalhador da construção civil no inverno. Dois lindos, sonhadores e que muito mais que sonharem em sua individualidade, resolveram sonhar e vivenciar juntos. “Quando a gente ama, genuinamente, que é amor verdadeiro, você não ama o que a pessoa faz, você ama o que ela é, o que construiu contigo e vice versa. É por isso que precisa de tempo. Não que não exista amor a primeira vista, existe. Quando acontece, é porque as pessoas já estão prontas”, comenta Pati.

Eu desejo a você mais do que flores, jantares, vinhos caros, presentes no Dia dos Namorados, te desejo tudo isto todos os dias da tua vida, e, principalmente, um amor genuíno, verdadeiro, daqueles que não cabe no coração e transborda.

Feliz Dia dos Namorados, todos os dias

Coluna Cultural por MARCINHA

Márcia Cristina Ferreira

Jornalista.

JUNHO - 2017página. 07

Foto Daniel Vieira. Foto Daniel Vieira.

Foto Acervo Pati e Fino.

Junho de 2004. Acervo Pati e Fino.

Page 8: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

Expediente

[email protected] 14.079.697/0001-42

Rua Ilha do Bom Abrigo, 85 - Bombinhas SCTel.: 47 9981.9037 | 3264.7408

O Boletim Informativo não se responsabiliza por textos assinadose nem por seus colunistas

ResponsávelDiagramação, arte e

Projeto GráficoJosé Augusto M. Boeckmann

Assinatura/PublicidadeFernanda D. S. Boeckmann

Impressão: Editora Lesmond Ltda- MENúmero de páginas: 16

Tiragem (exemplares): 1.800Tipo de Papel: JornalFormato: Tablóide

Esta edição tem início de publicaçãono dia 10/06/2017

I N F O R M A T I V O

página. 08

De acordo com a Organização Inter-nacional do Trabalho, a atividade do pescador está entre as mais peri-gosas do mundo e como a pesca

artesanal é realizada predominantemente com embarcações de pequeno e médio porte, que são as mais frágeis, as equipes da Epagri em Bombinhas e Porto Belo, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus de Itajaí, Colônias de Pescadores e Secretarias de Pesca, ini-ciaram um projeto de estímulo à habilitação dos pescadores artesanais em condução de embarcações, a regularização de em-barcações junto aos órgãos competentes e capacitações em segurança, salvaguardas e uso de equipamentos eletrônicos.

Duas ações de capacitação já foram reali-zadas. Em março, um curso sobre navega-ção com aparelhos receptores de sinal GPS foi ministrado pelo extensionista Hugo Ma-zon. Em abril, foi realizada uma capacitação em segurança e salvaguardas no mar, mi-nistrada pelo professor Benjamim Teixeira, do IFSC. Os participantes do projeto ainda poderão acessar apoio de 80% do investi-mento, por meio do SC Rural, para adqui-rir materiais e equipamentos de segurança. Mais informações no Escritório da Epagri em Bombinhas, Avenida Rio Tapajós, 250, Zimbros, ou pelo telefone 47 3398-6385.

Crédito da foto: Epagri/SC

Ana Azevêdo - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bombinhas

O Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI realizou na quar-ta-feira (31/05) sua reunião mensal. Em

pauta esteve à avaliação da viagem técnica do colegiado a Brasília, realizada no mês de maio e o grupo constatou também a necessidade de fortalecer e dar maior reconhecimento aos setores e funções dos Gestores Municipais de Convênios (GMCs) nas prefeituras.

O colegiado debateu sobre a necessidade de melhorar as estruturas e o planejamento das ações dos Setores de Captação de Recursos das Prefeituras. A ideia do colegiado é for-mar uma comissão entre os membros das 11 prefeituras para um estudo e planejamento re-gional, buscando a padronização e desburo-cratização de procedimentos, otimizando tempo para busca de novos recursos, além de uma maior valorização do papel fundamental que este profissional exerce dentro da Prefeitura.

“O colegiado está de parabéns pela iniciativa, pois fortalecer o papel e a função dos GMCs é primordial para que haja êxito nos projetos e obras das administrações municipais”, enfatiza o Presidente do Colegiado e Gestor de Convê-nios de Penha, Jaylon Jander da Silva.

Já a viagem a Brasília/DF foi avaliada como muito positiva, pois as reuniões agendadas nos ministérios e com as assessorias parlamentares serviram pra estreitar laços e agilizar a aprova-ção de projetos e a liberação de recursos aos municípios da AMFRI. Os GMCs também tive-rem a oportunidade de acompanhar palestras sobre a Rede Siconv – Portal de Convênios do Governo Federal e a nova Portaria Inter-ministerial 424/2016 que trouxe significativas mudanças nos procedimentos de captação e gerenciamento de convênios federais.

Os membros do colegiado também debateram sobre as capacitações realizadas pelas Gerên-cias de Governo (GIGOVs) da Caixa Econô-mica Federal, que administram a maioria dos recursos federais repassados aos municípios. A avaliação foi positiva, mas serão solicitadas novas oficinas técnicas específicas, sobre todos os procedimentos desde a captação de recur-sos, gerenciamento de convênios e prestação de contas.

Texto: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Jor-nalista / Assessora de Comunicação da AMFRI

CAPACITAÇÃO PARA PESCADORES ARTESANAIS EM BOMBINHAS

GMCS PLANEJAM O FORTALECIMENTO DOSETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS NAS PREFEITURAS DA AMFRI

Epagri realiza curso de segurança e salvaguardas no mar

Page 9: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

página. 09

TEMOS NOVIDADES

Uma nova sala de Banho e Tosa.Mais moderna e confortável.

OFURÔEXCLUSIVO

LIGUE E CONHEÇA NOSSOS PLANOS(47) 3393-3695

Av. Girassol, 1142- Morrinhos ( Anexo Supermercado Girassol ).

Todo o rico universo de cores, sabores, movimento, música, poesia e tradição do povo de Bombinhas é o foco do pro-jeto Raízes Nativas lançado pela Prefeitura de Bombinhas,

através da Secretaria de Pesca e Aquicultura e da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB, em parceria com a Secretaria de Educação do município.

O projeto Raízes Nativas vem atender a necessidade dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de conhecerem, em nível didático e voltado à aprendizagem, a tradição da pesca e maricultura, e para despertar nesses jovens o olhar para a

sustentabilidade, para o exercício profissional futuro, para a pes-quisa e valorização da identidade local.

Serão três escolas envolvidas, Dilma Mafra, Edith Willecke e Manoel José da Silva, com as turmas de 8º ano, que assistem as aulas na Secretaria de Pesca e no Jardim Botânico e Centro de Pesquisas Ambientais durante dois meses, todas as terças e quintas-feiras. Além das aulas teóricas, os alunos saem em campo para conhecer a Unidade de Beneficiamento de Molus-cos em Canto Grande e as Fazendas Marinhas de Bombinhas.

O Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil da AMFRI se reuniu na terça-feira (30/5) para tratar de temas importantes. Um dos destaques do encontro foi o

debate sobre o PAM - Plano de Auxílio Mútuo que tem como objetivo facilitar o trabalho de parceria entre os municípios em caso de desastres.

O colegiado constatou que o Plano de Auxílio Mútuo é ex-tremamente necessário, pois gera uma forte integração e oti-mização de recursos. Além das coordenadorias municipais e a Regional de Defesa Civil o PAM pretende unir ainda outras ins-tituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretarias Municipais, comunidade, dentre outros, a fim de que quando exista ocorrência de desastres possam-se minimizar os impac-tos. A prioridade dos integrantes do colegiado no momento é

que todos os municípios da AMFRI aprovem a lei municipal para a consolidação do plano.

O grupo ainda avaliou o “I Seminário Regional: Proteção é a melhor resposta” realizado no dia 26 de abril como positivo, e debateu sobre o próximo. Foram passadas informações e estratégias para o II Seminário Regional da Defesa Civil que acontece no dia 25 de Agosto e oficinas de capacitações que serão realizadas nos dias 28 e 29 de agosto.

A professora Cleonice Maria Beppler do Instituto Federal Ca-tarinense (IFC – Campus Camboriú) também participou da reu-nião e aproveitou para divulgar o Curso Técnico em Defesa Civil e Agente de Proteção e Defesa Civil do IFC que está com inscrições abertas. O colegiado ainda discutiu sobre a possibili-

dade do instituto disponibilizar uma equipe estratégica de forma voluntária para reforçar os municípios em períodos de CRISE (Eventos Adversos).

Outra formação que os coordenadores perceberam que há a necessidade de promover é uma Capacitação em Fiscalização Rodoviária Urbana no Transporte de Substâncias e Produtos Perigosos para nossa Região. O encontro foi encerrado com o coordenador da Defesa Civil Regional de Itajaí, Eliezer Cardoso informando que o Projeto do CIGERD Regional (Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Riscos de Desastre) está bem encaminhado e o recurso já está disponível na ADR.

Texto e fotos: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Jornalista / As-sessora de Comunicação da AMFRI

PREFEITURA DE BOMBINHAS LANÇA O RAÍZES NATIVAS

COORDENADORES DE DEFESA CIVIL DEBATEM SOBRE PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO

Projeto evidencia patrimônio natural, social e cultural

Page 10: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

A assembleia de Prefeitos dos municípios da AMFRI do mês de junho foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 9/6. En-

tre os temas em pauta, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) esteve presente com o objetivo de estabelecer maior aproximação entre a instituição e os municípios da região. Já a Caixa Econômica Federal apresentou a situação do Programa Bolsa Família e Benefí-cios Sociais.

Do Tribunal de Contas, Carlos Tramontin - di-retor de Controle Externo, Moises Hoegenn - diretor de Controle dos Municípios (DMU) e Leocádio Schroeder Giacomello - assessor da presidência, estiveram participando do encontro com o intuito de gerar uma maior aproximação com os prefeitos. Os representantes do TCE falaram sobre atuar em parceria e ainda con-taram sobre atualizações que estão estudando para melhorar o cadastro no programa e-S-finge tornando um sistema mais integrado e atualizado. “Queremos mostrar que estamos à disposição e que na medida do possível vamos ajudá-los”, enfatizou Tramontin.

A situação do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único foi apresentada pelo represen-tante da gerência de programas sociais da Cai-xa Econômica Federal, Aleksei Rafael Ivanov. Ele explicou a atuação do setor e mostrou os números dos programas atualizados. No to-tal 8.391 pessoas são beneficiadas na região com o Bolsa Família, tendo no Cadastro Único 28.798 famílias que somam 87.704 pessoas. A presidente da AMFRI pediu a atenção dos prefeitos para atualizarem seus dados, pois há muitas pessoas que se encaixam nos progra-mas e não estão cadastradas.

O encontro ainda contou com a apresenta-ção do Software de Gestão das Atividades de Inspeção da Empresa W3 Agro. O Software é um aplicativo na internet para gestão e integra-ção dos processos do serviço de inspeção, o qual disponibiliza informações, de forma ágil e transparente. Atua gerenciando processos de registros de estabelecimentos, produtos e rótu-los, boletos de pagamentos, análises laborato-riais, ações corretivas, entre outros. Os prefeitos presentes apontaram que esta ferramenta é de grande valia e que irão estudar para utilizá-la.

Um panorama das ações do Colegiado de Procuradores Jurídicos em 2017 também foi exposto. O Presidente do Colegiado José Gra-va Neto junto a outros representantes indicou as principais ações do grupo e a base legal para alterações no regimento da associação, as quais tiveram aprovação de todos os presentes.

Texto e fotos: Bruna Passos (SC 05428 / JP)Jornalista / Assessora de Comunicação da AMFRI

A Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Esportes, deu início na noite da última terça-feira, dia 6 de maio à 21ª edição do Campeonato Municipal de Futsal

Amador de Bombinhas. Todas as 36 equipes que disputarão o torneio estiveram presentes, assim como um público alegre de todas as idades que foram apoiar seus familiares e amigos. A solenidade contou ainda com a presença de representantes da

Câmara de Vereadores.

Além da apresentação das equipes participantes, 31 masculinas e 5 femininas, a noite também foi abrilhantada pela demonstração de freestyle, pelos atletas Rafael e Adriano e pelas duas partidas entre as crianças do Sub 10, alunos da Escolinha de Iniciação Esportiva de Futsal sob comando do professor João Henrique. O jogo de abertura do campeonato foi entre o campeão de 2016, KASB e a equipe do Força Nova. Os jogos acontecem até o final

do mês de julho.

Ana AzevêdoAssessoria de Comunicação da Prefeitura de Bombinhas

Noite de abertura foi prestigiada por um grande público

CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR INICIA

EM BOMBINHAS

TCE E CAIXA APRESENTAM ATUAIS PROGRAMAS E OBJETIVOS A PREFEITOS DA AMFRI

Page 11: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

Mais uma passo dado nas ações do Núcleo de Gastronomia da AEMB vi-sando tornar o setor mais presente no

cotidiano dos bombinenses e por extensão aos visitantes. Curioso é que parte da po-pulação de Bombinhas conhece pouco da comida que é elaborada e servida no muni-cípio. A variedade é grande. Não se limitam aos tradicionais temperos à base de peixes e frutos do mar. À boa mesa estão ótimas op-ções em carnes, massas e comida japone-sa. Não faltam as quitutes, os tira gostos, os culturais trazidos pelos açorianos que ainda hoje se fazem presente em muitas residên-cias, estão nos bares, nos eventos que se

realizam para difundir a cultura.Pensando em fazer o setor se dinamizar e estar literalmente na boca das pessoas é que o TEMPERO DE BOMBINHAS está se pondo. A expressão “Temperos de Bombinhas” não se limita a retratar o que vem do cotidia-no e encravado no costume, mas tudo que já se consolidou no município. Há décadas que Bombinhas possui restaurante à base da cozinha japonesa - é um tempero posto e servido aqui; as massas idem, convivem há décadas assim como carnes de toda espé-cie. A cozinha argentina com suas empana-das e o bife chorizo.O projeto conta inicialmente com 20 empre-

sas que estarão no guia que deverá estar pronto em julho e trará uma diagramação de ágil compreensão, compreendendo todos bairros, o que dinamizará e oferecerá alter-nativas para todos os gostos e localização.“É um passo dado cada vez. Vamos indo, fazendo. Não queremos é pensar em fazer tudo numa vez só e não fazer nada, a ten-dência é o imediatismo e isto não é próprio dos empreendedores, que primeiro plantam a ideia e vão construindo aos poucos. Foi isso que dissemos desde o começo, e gra-ças a Deus estamos tendo respostas muito agradáveis”, enaltece Mário Pera – coorde-nador do Núcleo de Gastronomia da AEMB.

Semana passada, o Minis-tério da Saúde anunciou as vacinas contra a Gripe, ou Vírus Inflenza, que está

na 19ª Campanha Nacional estão liberadas para todos os cidadãos até que os estoques que estão

nas Unidades de Saúde se es-gotem. A aplicação será todas as Unidades de Saúde no horário de funcionamento normal.

Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica de Bombinhas, o

público alvo da campanha que este ano cresceu com o acrés-cimo dos professores, teve baixa adesão e como ainda há um nú-mero significativo de vacinas nos postos, as imunizações para todas as faixas etárias foi liberada até o

fim dos estoques, apenas resguar-dando as doses para gestantes e a segunda dose para crianças.

Ana Azevêdo - Assessoria de Co-municação da Prefeitura de Bom-binhas

Imunização continua até o término do estoque

“TEMPEROS DE BOMBINHAS” SERÁ GUIA E PROJETO DE DIVULGAÇÃO DA GASTRONOMIA LOCAL

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA LIBERADA PARA TODOS

página. 11

Page 12: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

Acontece na quarta-feira da próxima semana, dia 14 de junho, a Noite do Pastel da Associação Cultural Zé Amândio, localizada à rua Leão Marinho, 480, casa 02, José Amândio, a partir das 18h30. O acontecimento tem

por objetivo angariar fundos para a manutenção da instituição, que está com o Projeto Casa Escola em atividade desde a ano de 2013.

A Associação Cultural Zé Amândio, também, comunica a comunidade a nova diretoria, eleita em assembleia realizada no dia 7 de junho, para o biênio

2017/18.

Presidente: Fernanda Nadir da Silva

Vice-presidente: Kátia Aparecida Vieira Brito

Secretária: Marinês Steffler

Vice-secretária: Heloíze da Silva

Tesoureira: Arlete Maria de Oliveira

Vice-tesoureira: Maria Lúcia da Silva

Conselho Fiscal: Liliam Jacira Pinheiro, Bruna Caroline Martins e Deise Bernardo da Silva.

Márcia Cristina Ferreira

MTB 6092/SC

Assessora de Imprensa

Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas

JUNHOpágina. 12

NOITE DO PASTELAssociação Cultural Zé Amândio promove Noite do Pastel e anuncia diretoria para o

biênio 2017/18.

Page 13: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

A vida escapa quando só se usa o carro.Faz bem a gente dar uma caminhada no bairro.

Outro dia, fui ao Correio a pé. Caminhava devagar admirando os jardins e um, onde homens pintavam as grades, me

chamou especial atenção com suas orlas de begônias e de sempre flor graúdas de diversas cores. Cumprimentei os pintores e um me disse: não está me reconhecendo. Imediatamente eu falei o nome dele e ele sorriu feliz, pois fazia uns vinte anos que deixara de

ser meu jardineiro e me contou de uma amiga que havia sido minha vizinha de bairro e que eu também a perdera de vista e me deu seu telefone. Todo mundo sabe que caminhar faz bem à saúde, mas além de fazer bem para o físico, ajuda a melhorar a cabeça. É uma hora ou minutos que você está consigo mesmo. Além disto, sem você perceber há muitos estímulos. Existem aqueles que lhe deixa feliz como ver um pai dando papinha para o nenê sentado no carrinho aproveitando raios de sol nestes tempos de chuvas e temporais. Há também os que podem te deixar triste como ver um homem numa calçada rodeado por sacos de lixos e uma reles imitação de teto feito por um plástico. A pobreza impera neste nosso Brasil roubado do povo pelos que mais têm a responsabilidade de fazê-lo feliz. Isto leva a pensar que você mesmo elegeu pessoas assim, pobres de espírito, que pensam mais em si do

que nos compatriotas.Na volta para casa, passei novamente no ajuntamento de lixo, quando o dono do lixo estendia alguma coisa para outro que possivelmente pedira ajuda. Os dois sorriam o que fazia a doação e o que recebia. Na verdade, eu só enxergava o que alcançava o que o outro pedira, mas presumo que este também ficara satisfeito e sorrira.Continuei a caminhada pensando, fraternidade, somos todos irmãos! E o que distribui é, com certeza, o mais feliz!Imaginei que se tivesse ido de carro, não teria presenciado tudo isto e nem testemunhado dois colegiais trocando envelopes, que pelos olhares eram cartas de amor o que me deixou romântica e fez lembrar-me da data que é superimportante para os enamorados de qualquer idade. Dia dos Namorados!

JUNHODATAS COMEMORATIVAS 01QUI Semana Mundial do Meio Ambiente Dia da Imprensa 03SÁB Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social 03SÁB Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil 04DOM Pentecostes Dia da Ecologia 5SEG Dia Mundial do Meio Ambiente Dia Nacional da Reciclagem 08QUI Dia do Oceanógrafo Dia Mundial dos Oceanos 09SEX Dia do Porteiro Dia do Tenista Dia Nacional de Anchieta Dia Internacional dos Arquivos 11DOM Dia da Marinha Brasileira Dia do Educador Sanitário 12SEG Dia dos Namorados Dia do Correio Aéreo Nacional Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil 13TER Dia de Santo Antônio Dia do Turista 14QUA Dia Mundial do Doador de Sangue Dia do Solista Dia da Manicure 15QUI Corpus Christi Dia do Paleontólogo 17SÁB Dia do Funcionário Público Aposentado Dia Mundial de Combate à Desertificação 18DOM Dia do Químico Dia da Imigração Japonesa 19SEG Dia do Cinema Brasileiro Dia do Migrante 20TER Dia do Revendedor Dia do Vigilante Dia do Refugiado 21QUA Dia do Profissional de Mídia Dia do Aperto de Mão Dia Mundial do Skate Dia

do Intelectual Início do Inverno 22QUI Dia do Orquidófilo Dia do Aeroviário 23SEX Dia do Atleta Olímpico Dia do Desporto Dia do Lavrador 24SÁB Dia de São João Dia do Observador Aéreo Dia do Caboclo 25DOM Dia do Imigrante 26SEG Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas Dia do Professor de Geografia 28QUA Dia Internacional do Orgulho Gay 29QUI Dia de São Pedro e São Paulo Dia do Papa Dia do Pescador Dia do Telefonista 30SEX Dia do Caminhoneiro Dia da Mídia Social

Origem do Dia de São João - O Dia de São João é celebrado em 24 de junho por ser a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. Ele é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

A Festa Junina - São João é uma das principais figuras das festas juninas. O dia também marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos, como: rapaduras, amendoim, bolo de milho, cocada, canjica, bolo de macaxeira / mandioca, paçoca, pé de moleque.Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece nas cidades grandes.O Dia de Santo Antônio e o Dia de São Pedro também fazem parte das tradicionais Festas Juninas.

RECEITA DE COMIDA TÍPICA PARA A FESTA JUNINA - ARROZ DOCE

1 e 1/2 litro de leite 2 xícaras de arroz branco (já lavado) 3 xícaras de açúcar canela em pau a gosto 1 lata de leite condensadoMODO DE PREPAROCozinhe o arroz no leite, juntamente com a canela (utilize uma panela grande para que o leite ferva e não derrame)Após 20 minutos, mexa de tempos em temposAcrescente o açúcar e deixe por 20 minutosLogo em seguida, acrescente o leite condensado e deixe por mais 20 minutosColoque em uma linda travessa (40 min / 6 porções) Bolo de Fubá (1 hora / 12 porções) 4 ovos, 2 xícaras de chá de açúcar,2 xícaras de chá de trigo,1 xícara de chá de fubá 3 colheres de sopa de margarina,1 xícara de chá de leite, 4 colheres de chá de fermentoModo de Preparo:1. Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar, continuar batendo2. Acrescentar as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo e o fubá aos poucos, continuar batendo3. Colocar por último o fermento e misturar com uma espátula4. Coloque a massa em uma forma untada, deixe assar em forno médio (pré-aquecido) por aproximadamente 30 minutos.

RIRIRIRIRIRIRAdão aproveitou o dia dos namorados para convidar para seu casamento:“Caso-me no dia 30 de Fevereiro. Estão todos convidados!”.............................................................................Por que a loira fala ao telefone deitada? R: Para não cair a ligação!!.............................................................................

Num comício daquela pequena cidade, dizia o prefeito: - Queridos cidadãos e cidadãs, durante todo o meu mandato, coloquei a minha honestidade acima de qualquer interesse político. Vocês podem ter certeza que neste bolso - e batia no bolso do paletó com uma das mãos - nunca entrou dinheiro do povo. Neste instante alguém grita: - Paletó novo, hein?

Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro. Carl Jung

Nos ciúmes existe mais amor-próprio do que verdadeiro amor. François La Rochefoucauld

Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo... Mario Quintana

SIMPATIA PARA VÉSPERA DE SANTO ANTÔNIOLogo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir

namorar com ele ou com outro de seu agrado.

por LÍLIA MANFROI [email protected]

www.liliamanfroi.com.brwww.ateliermanfroi.com.br/shop

página. 13

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SEAE Nº 06/0301/2016 e 05/0292/2016. Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar os seus recursos. Seguros e Previdência Privada Intermediados por Corretora de Seguros Sicredi Ltda., CNPJ 04.026.752/0001-82, registro SUSEP n° 10.0412376. Os planos em FAPI são administrados pelo Banco Cooperativo Sicredi S.A., CNPJ 01.181.521/0001-55. Produtos de Crédito: a disponibilidade está condicionada à análise de crédito

do associado. Promoção válida durante o período de 01/11/2016 a 03/03/2017, para os associados da cooperativa Sicredi Vale Litoral SC. Consulte o regulamento completo da promoção e condições de contratação nas unidades de atendimento participantes e no site sicredi.com.br/promocoes. Imagens meramente ilustrativas. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

É mais negócio ter uma poupança na Sicredi

Vale Litoral SC.

Page 14: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

Dizem que uma pessoa para aprender ou re-aprender viver tem que chegar ao fundo do poço. Às vezes esta ida ao buraco sem fundo não tem volta e desesperado resolve nem

sair dele. O que é dolorido. Isto tanto para a pessoa natural, quanto para uma pessoa jurídica (empresa). São muitos elementos que levam a isso. Não é só financeiro. Se fosse só pela grana milionários não se perdiam por várias vias. Se não ter dinheiro fosse só o motivo quem vive na miséria absoluta também poderia estar no fundo do poço. E se sabe que não é assim. Há mais gente na pobreza vivendo mais feliz do que grande parte dos milionários. Isto é fato. Não se trata aqui de fazer um extenso texto quanto ao entendimento do mundo real de cada um. Até por-que isso é para especialistas, profissionais da área. Quando muito conseguimos “male male” entender nós mesmos, que dirá o alheio.

Mas podemos ir ao FUNDO DO POÇO não pelas nossas ações ou delas derivadas. Por exemplo esta-mos com esta sensação de sem chão ante o desca-labro momento político que nos metemos (momento que somam vários anos). Nos metemos porque te-mos parte nele. De alguma forma fizemos algo pra chegar a isso que está ai. É só pensar no que dis-cutimos e defendemos. É só reavaliar nossa postura diante dos problemas gerais – que atingem a todos – na hora de tomar posição. O “farinha pouca, meu pirão primeiro” está impregnado no ideário conven-cionado a partir de um momento histórico que o Bra-sil resolveu deixar de prestigiar uma cultura vigente, pra se debater atrás de novos conceitos que figuram

na mente da ilusão do país ideal, que não deve ser construído por todos.

É bem isso. Parece que a responsabilidade de construir uma NAÇÃO BRASILEIRA JUSTA E IDEAL é só de alguns. Há no meio desta organização uma plêiade que se acham mais que os demais. Esta minoria se vangloria de suas capacidades de fazer, se põem iluminados, mas não fazem o que dizem. Fazem pra si, pros seus e para os interesses dos próximos dos seus. Ao assistir os escândalos que varrem o resto de vergonha (se é que se pode dizer que há ou houve algum dia), que povoa estas ca-beças abençoadas você leitor não sente isto? Não vê o descaramento de quase todos a responder a mesma coisa ante os questionamentos insistentes da imprensa? Não parece a olho nu que este povo todo (políticos e empresários bandidos), se considere aci-ma do bem e do mal? Então esta gente tem alguma alma que possa atribuir alguma humanidade, tendo seus atos pelos desvios e roubos do dinheiro impor a milhões de brasileiros desgraças diárias em todos espécie de serviço que lhe é negado?

As respostas quase que copiadas são ditas na cara limpa. Pior é que o rasgado cobra punição ao roto. Já viram que tem partido cagado até o pescoço a apontar as falhas, falcatruas e desmandos dos ou-tros? Pior querendo punição primeira aos demais. Partidos metidos até o pescoço nos atos perpetu-ados nestes quase 15 anos atribuindo a terceiros as consequências dos seus desmandos. Nunca se viu herança tão maldita como esta. Porque à crise econômica crônica se alojou em todos os órgãos a

prática desavergonhada da corrupção sistêmica. Não se engane não, na mesma toada que a turma fez e faz a festa com empreiteiras lá em Brasília fazem em padrões proporcionais pelos Estados e Municípios. Pergunto: qual Assembleia Legislativa ou Câmara de Vereadores está cumprindo seu efetivo dever? Por exemplo, quais legislativos estão se reunindo sema-nalmente para analisar balancetes, contratos, sistema de contratações de pessoas pelo chamado “cargo de confiança” e não só para apontar erros, para aju-dar os Executivos a fazerem certo, corrigir equívocos ou melhorar o desempenho geral na contenção de gastos, otimização dos recursos, fazer melhor com menor recursos.

Quando assistimos membros dos tribunais superio-res da Justiça a discutir práticas criminosas do desvio de dinheiro público para alimentar partidos e políti-cos em suas campanhas a considerar se Caixa 1 é menos crime que Caixa 2 ou se este é meramente recurso não contabilizado, como se falar disso e isto existir já não se configura crime. E crime não se tole-ra. Ainda mais que estas práticas advém de dinheiro tirado dos próprios governos, pelos contratos super-faturados para alimentar todo os processo. E isto é o FUNDO DO POÇO.

Advogado e administrador de

empresas

O fundo do poço

Page 15: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

página. 15

Maria Luiza Grein Coluna Social de Bombinhas

Contatos: [email protected] Fone (47) 99270-1394

Filiada a

.

Filiada a

.

Queijos & Vinhos

Mais uma edição da Noite de Queijos & vinhos já tem data marcada: 21 de julho. O tradicio-nal evento será realizado no Lounge Bar da Pousada Vila do Farol e, como sempre, terá convi-tes limitados, com música da melhor qualidade, vinhos de exce-lentes safras, muitos queijos e frutas. Imperdível.

Raízes Nativas

Todo o rico universo de cores, sabores, movimento, música, poesia e tradição do povo de Bombinhas é o foco do projeto Raízes Nativas, lançado pela Pre-feitura Municipal, através da Se-cretaria de Pesca e Aquicultura e da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB, em parceria com a Secretaria de Educação do município. O projeto Raízes Nati-vas vem atender a necessidade dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de conhecerem, em nível didático e voltado à aprendi-zagem, a tradição da pesca e mari-cultura, e para despertar nesses jovens o olhar para a sustentabili-dade, para o exercício profissional futuro, para a pesquisa e valoriza-ção da identidade local. Serão três escolas envolvidas, Dilma Mafra, Edith Willecke e Manoel José da Silva, com as turmas de 8º ano, que assistem as aulas na Secreta-ria de Pesca e no Jardim Botânico e Centro de Pesquisas Ambientais durante dois meses, todas as ter-ças e quintas-feiras. Além das aulas teóricas, os alunos saem em campo para conhecer a Unidade de Beneficiamento de Moluscos em Canto Grande e as Fazendas Marinhas de Bombinhas.

Animada festa junina A empresária Leonor Aguzzoli recebeu um animado grupo de amigas no Residencial

Jardim dos Beija-Flores para comemorar seu aniversário. A festa, com decoração temática

junina e comidas típicas da época, teve música ao vivo e muita alegria. Nas fotos,

alguns registros do acontecimento.

JUNHO

Page 16: Página 3 ESPIRITUALIDADE E CULTURA DE MÃOS DADAS · 2017-06-12 · 03 A Comunidade bombinense celebrou, de 2 a 5 de junho, sua 2ª Festa do Divino Espíri-to Santo, encabeçada

CAFÉ PILÃO

R$ 9,98 unid.500g

MASSA BARILLAparafuso e penne

R$ 2,99 unid.500g

47 3369.0123Urgência 8422.5895 e 9677.1173

[email protected]. Leão marinho, 222, José Amandio,

Bombinhas/SC, CEP 88215-000

Queijos • Presuntos • Salames • BaconLombinho • Temperos • Enlatados

Embalagens • Chocolates e muito mais.

Rua Cachalote, 987 (anexo a refrigeração Atlântico)Bombas, Bombinhas SC

(47) 3369-3045Rua Baleia Jubarte, 386, Ed. Novo Centro, bloco A, Sala 04, José Amândio

[email protected]

Oi - 47 3264.8852www. engenhodapizzasc.com

Av. Ver. José Manoel dos Santos, 50Sala 03 - Centro - Bombinhas - SC

47 3369-3387 / 9902-5519

Rua Saira amarela, s/nfundos BS Materiais de Construção

Bombas, Bombinhas/SC

Água VivaDistribuidora de Bebidas

Tele entrega: 3393.3653 | 9913.0574Av. Girassol, 439 - Morrinhos - Bombinhas/SC

Água • Gelo • Gás • Carvão

BRITO & NOGUEIRA

ADVOGADAS

(51) 3694.1224 Oi(51) 9897.5708 Vivo(47) 9614.0948 Tim

Av. Araçá. 1614 - sala 02 (junto ao trevo de Zimbros)Sertãozinho - Bombinhas/SC

APOSENTADORIAAUXÍLIO-ACIDENTE

AUXÍLIO-DOENÇA

AUXÍLIO-RECLUSÃO

PENSÃO MORTE

BENEFÍCIO ASSISTENCIALIDOSO/PORTADOR DE NECESSIDADES

AÇÕES TRABALHISTAS INDENIZATÓRIAS TRABALHISTAS

DIREITO TRIBUTÁRIODIREITO CÍVELFAMÍLIASUCESSÃOUSUCAPIÃOINVENTÁRIOS

SUCO SUFRESH

R$ 3,99 unid. - 1litro