Pilha de Daniel Relatorio Quimica

2
Procedimento Experimental: Para que seja criada uma pilha de Daniell, primeiramente deve-se por dois eletrodos, um de zinco (Zn) e outro de cobre (Cu), cada um em uma parte da meia célula, ou seja, um béquer, contendo o respectivo eletrólito. Sendo assim, o zinco é colocado em uma solução de 50 mL de ZnSO4 (0,1 mol/L) e o cobre em uma solução de 50 Ml de CuSO4 (0,1 mol/L). Nessa etapa, é importante que tanto o cobre quanto o zinco estejam lixados, pois assim não haverá impurezas dificultando o processo. Faz-se então uma ponte salina entre as duas soluções. Esta pode ser criada a partir de um papel de alta absorção torcido, umedecido com uma solução de H20 e NaCl (ou KCl). Para que a pilha seja concluída, os dois eletrodos são ligados por meio de um fio elétrico a um multímetro, sendo que o cátodo deve ser ligado ao cobre e o ânodo ao zinco. Desse modo, cria-se uma tensão elétrica em cada uma das soluções, que são conduzidas através da ponte salina em forma de corrente elétrica, do polo positivo (Cu) ao polo negativo (Zn). Como resultado, tem-se a oxidação do zinco e a redução do cobre, representados na equação a seguir: Zn + Cu ++ Zn ++ + Cu Onde o redutor (Cu) cede seus elétrons, através da ponte salina, para o oxidante (Zn) e produz uma corrente elétrica.

description

pilhaa

Transcript of Pilha de Daniel Relatorio Quimica

Procedimento Experimental:Para que seja criada uma pilha de Daniell, primeiramente deve-se por dois eletrodos, um de zinco (Zn) e outro de cobre (Cu), cada um em uma parte da meia clula, ou seja, um bquer, contendo o respectivo eletrlito. Sendo assim, o zinco colocado em uma soluo de 50 mL de ZnSO4 (0,1 mol/L) e o cobre em uma soluo de 50 Ml de CuSO4 (0,1 mol/L). Nessa etapa, importante que tanto o cobre quanto o zinco estejam lixados, pois assim no haver impurezas dificultando o processo. Faz-se ento uma ponte salina entre as duas solues. Esta pode ser criada a partir de um papel de alta absoro torcido, umedecido com uma soluo de H20 e NaCl (ou KCl). Para que a pilha seja concluda, os dois eletrodos so ligados por meio de um fio eltrico a um multmetro, sendo que o ctodo deve ser ligado ao cobre e o nodo ao zinco. Desse modo, cria-se uma tenso eltrica em cada uma das solues, que so conduzidas atravs da ponte salina em forma de corrente eltrica, do polo positivo (Cu) ao polo negativo (Zn). Como resultado, tem-se a oxidao do zinco e a reduo do cobre, representados na equao a seguir:Zn + Cu++ Zn+++ CuOnde o redutor (Cu) cede seus eltrons, atravs da ponte salina, para o oxidante (Zn) e produz uma corrente eltrica.

Introduo:A tendncia de perder ou doar eltrons das substncias, visando o equilbrio, gera um tema de estudo na qumica, conhecido comoeletroqumica. Uma das reaes mais estudadas na eletroqumica, responsveis pela criao de pilhas e baterias, por exemplo, so chamadas de reaes de oxi-reduo, e so importantes pelo fato de que criam corrente eltrica. Um exemplo clssico de reao oxi-redutora a Pilha de Daniel, um experimento simples, criado em 1836, que demostra com clareza as propriedades desse tipo de reao. John Frederic Daniell usou o zinco, o cobre e suas respectivas solues de sulfato para montar a pilha, que, em ligados por uma ponte salina, produzem tenso e corrente eltrica fornecidos ao voltmetro.