Pinatubo

9

Click here to load reader

Transcript of Pinatubo

Page 1: Pinatubo

PinatuboOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

Monte Pinatubo

Monte Pinatubo durante a erupção de 1991

Altitude 1.486 m (4.875 pés)

Coordenadas 15° 7.8′ N 120° 21′ E

Localização províncias de Zambales, Tarlac e Pampanga, ilha de Luzon, Filipinas

Cordilheira Montanhas Zambales

O Monte pinatubo é um estratovulcão activo localizado na ilha Luzon, nas Filipinas, na intersecção das fronteiras das províncias de Zambales, Bataan, e Pampanga.

Antes de 1991, a montanha estava coberta de floresta densa que mantinha uma população de vários milhares de indígenas, os Aeta, que tinham fugido para as montanhas quando os espanhóis conquistaram as Filipinas em 1565.

A sua última erupção ocorreu em Junho de 1991 com a morte de 800 pessoas. Após 500 anos inactivo, o vulcão entrou em erupção produzindo uma das erupções mais violentas do século XX. Muitas vidas foram salvas pois as previsões no inicio da erupção permitiram evacuar alguns dos povoados que habitavam as áreas em redor do vulcão e que foram severamente destruídas pelo fluxo piroclástico, composto de uma mistura de lenha, lama e cinzas, e mais tarde as chuvas ácidas. Milhares de casas foram destruídas.

Os efeitos da erupção foram sentidos em todo o mundo. Mandou grandes quantidades de aerossóis para a estratosfera (mais do que todas as erupções desde o Krakatoa em 1883). Os aerossóis formaram uma camada global de neblina rica em ácido sulfúrico.

Page 2: Pinatubo

Devido à explosão do Pinatubo,durante os meses seguintes as temperaturas globais desceram aproximadamente 0,5°C (0,9 °F) e isso se deve ao fato de que, as gotículas de ácido sulfúrico provocam a reflexão dos raios solares evitando que esses cheguem à Terra, ou seja, esfriando a Terra.O Monte Pinatubo tem 1486 metros.

----------------------------------------------------~

Vulcão Pinatubo foi assim designado, como na maioria dos outros vulcões, por se situar na cume do Monte Pinatubo, que se situa na ilha de Luzon nas Filipinas, entre as províncias de Zambales, Bataan e Pampanga. Até 1991 sofria um forte processo de erosão e esta montanha estava coberta por uma montanha densa que mantinha uma população de milhares de indígenas, designada de Aeta. Estes ocupavam o Monte Pinatubo desde a conquista espanhola das filipinas em 1565.

Pinatubo faz parte de um aglomerado de vulcões que se localiza ao longo do extremo oeste da ilha de Luzon. A palavra ‘pinatubo’ significa ‘fazer crescer’ nas línguas Tagalog e Sambal, o que dá a entender que eram conhecidas as erupções anteriores. Pinatubo poderia interpretar-se, também como lugar fértil para a reprodução de plantas.

A 12 Junho de 1991 deu-se a maior erupção do vulcão Pinatubo. O vulcão não estava activo a mais de 500 anos mas esta erupção foi de tal forma violenta que é, até hoje, considerada a segunda mais violenta do século XX. Causou a morte a cerca de 800 pessoas ( o número de vitimas não pode ser considerado muito elevado, porque graças às previsões dos serviços meteorológicos, que conseguiram antecipar a erupção, levou à evacuação das cerca de 300 mil pessoas que viviam naquela zona ) e teve também influência no clima global. A erupção de 1991 formou uma cratera gigantesca que fez o com que o monte deixasse de ter 1800 metros, para ter apenas 1400 metros.

A verdadeira dimensão da catástrofe só foi conhecida no dia a seguir à erupção. Toda a região ao redor do Vulcão de Pinatubo estava coberta por uma expeça camada de cinzas, escondendo a destruição causada pelo fluxo piroclástico, composto de uma mistura de destroços da floresta e lama, destruindo milhares de casas. As erupções duraram 4 dias e seguiram-se da chegada de um tufão que deu origem a uma chuva torrencial de lama vulcânica. As cinzas e destroços do vulcão misturados com a água das chuvas do tufão deram origem a um fenómeno conhecido como Lahar, que é normalmente formado pela água que derrete com a entrada em erupção dos vulcões, que levou a formação de uma avalanche de lama destruidora que devastou as inúmeras regiões por onde passou.

O grau de destruição deste vulcão foi tão elevado que a nuvem de cinzas resultante da erupção chegou à capital das Filipinas que fica a cerca de 80 quilómetros de distancia.

Os efeitos desta erupção fizeram-se sentir em todo o mundo visto que do vulcão foram expelidas grandes quantidades de aerossóis para a estratosfera. Os aerossóis formaram uma camada de neblina rica em ácido sulfúrico que se espalhou por todo o globo nos meses seguintes. Os violentos ciclones daquele ano, o inverno extremamente rigoroso que se fez sentir no ano seguinte ( 1992 ), assim como as chuvas torrenciais que

Page 3: Pinatubo

alagaram o oeste dos Estados Unidos em 1993, forma fenómenos naturais que foram atribuídos aos efeitos atmosféricos causados pelo Vulcão Pinatubo.

Nos dois anos a seguir, a temperatura global do planeta Terra baixou aproximadamente 0.5ºC, isto foi uma consequência da cinza que tornou a atmosfera mais opaca e não permitiu passar tanta radiação solar.

A erupção do vulcão Pinatubo  

1 2 3 4 5

(61 votos, média 4.48 em 5) Quarta, 11 Março 2009 18:18 O Monte Pinatubo fica nas Filipinas e em 1991 originou a 2ª maior erupção registada no Séc XX, depois da erupção do Novarupta em 1912, e a maior libertação de aerossois desde o Krakatoa em 1883. Esta libertação de matéria terá sido tão massiva que causou um arrefecimento global de 0.5ºC na temperatura do planeta em 1992, apesar de a mesma ter aumentado na estratosfera. A luz solar que incide na crosta terrestre diminuiu em cerca de 10%, e a camada de ozono atingiu os níveis mais baixos registados. Os efeitos da nuvem libertada foram registados durante 3 anos...  Ah! Isto tudo para referir como é engraçada a história que vivemos nos últimos anos sobre as emissões de CO2 e as ditas alterações climáticas  provocadas pelo Homem. Será possível afirmá-lo com certeza?

 

Page 4: Pinatubo

.............................................................................

O Monte Pinatubo é um estratovulcão activo localizado na ilha Luzon, nas Filipinas, na intersecção das fronteiras das províncias de Zambales, Bataan, e Pampanga.

Monte Pinatubo durante a erupção de 1991

Antes de 1991, a montanha estava coberta de floresta densa que mantinha uma população de vários milhares de indígenas, os Aeta, que tinham fugido para as montanhas quando os espanhóis conquistaram as Filipinas em 1565.

A sua última erupção ocorreu em Junho de 1991 com a morte de 800 pessoas. Após 500 anos inactivo, o vulcão entrou em erupção produzindo uma das erupções mais violentas do século XX. Muitas vidas foram salvas pois as previsões no inicio da erupção permitiram evacuar alguns dos povoados que habitavam as áreas em redor do vulcão e que foram severamente destruídas pelo fluxo piroclástico, composto de uma mistura de lenha, lama e cinzas, e mais tarde as chuvas ácidas. Milhares de casas foram destruídas.

Page 5: Pinatubo

Os efeitos da erupção foram sentidos em todo o mundo. Mandou grandes quantidades de aerossóis para a estratosfera (mais do que todas as erupções desde o Krakatoa em 1883). Os aerossóis formaram uma camada global de neblina rica em ácido sulfúrico durante os meses seguintes. As temperaturas globais desceram aproximadamente 0,5°C (0,9 °F), e a destruição do ozono aumentou substancialmente.

Fonte: pt.wikipedia.org

Monte Pinatubo

É a maior erupção vulcânica alguma vez filmada, 10 vezes mais poderosa que a do Monte de Santa Helena, e duas vezes mais catastrófica que a erupção que destruiu Pompeia.

Monte Pinatubo era uma bomba relógio há 600 anos à espera de explodir. Em 15 de Junho de 1991 o vulcão literalmente explodiu - um dos mais poderosos acontecimentos naturais filmados da história aconteceu quando um monstro de lava se liberta do sub-mundo e encontra uma saída, neste espectacular acontecimento natural - menos de 300 pessoas perderam a vida nesta catástrofe - mas poderiam ter sido centenas de milhar.

Fonte: www.dvdpt.com

Monte Pinatubo

Explosão do Monte Pinatubo

Em 1991 o Monte Pinatubo nas Filipinas entrou em erupção, lançando para a atmosfera toneladas de cinza e gás. A núvem da erupção (que a figura mostra) chegou mesmo a penetrar na estratosfera (a camada que se situa acima da troposfera). De lembrar que a estratosfera se encontra entre, aproximadamente os 10km e os 50 km de altitude.

A erupção originou também a produção de 15 milhões de toneladas de dióxido de enxofre que deram origem à queda de chuva ácida.

Page 6: Pinatubo

Explosão do Monte Pinatubo

A estratosfera tem fraquíssimas quantidades de vapor-de-água e, também por isso, a formação de núvens a esta altitude é muito diminuta. Por isso, os poluentes que aí se acumulam, neste caso poluentes naturais, são “lavados” com muito maior dificuldade. Os fortes ventos da estratosfera foram responsáveis pela distribuição global destas cinzas e gases, em especial na região equatorial. Em consequ~encia, nos dois anos seguintes a temperatura global da Terra baixou ligeiramente, pois menor quantidade de radição solar chegou à troposfera devido a estas cinzas que tornaram a atmosfera mais opaca.

Vulcão Pinatubo

Localização geográfica

O monte Pinatubo está localizado na ilha de Luzon, nas Filipinas.

Tipo de vulcão/vulcanismo

A erupção do Pinatubo foi explosiva, visto que a solidificação da lava na chaminé

vulcânica funcionou como uma "rolha" que impediu a saída de gases, fazendo

aumentar a pressão no interior do aparelho vulcânico originando uma explosão.

Características das erupções explosivas:

Tem magma ácido ;

A libertação de gases é muito brusca e violenta;

Pequeno teor em água mas mais de 60% em sílica;

A sua temperatura é pouco elevada ;

Contexto tectónico

Page 7: Pinatubo

A posição deste vulcão está directamente relacionada com a tectónica de placas.

Este vulcão formou-se devido a convergencia da placa das Filipinas com a placa

Euroasiatica formando assim uma zona de subducçao, estao situadas

principalmente no anel de fogo.

Historial da actividade vulcânica

1. O vulcão Pinatubo é classificado como sendo a maior catástrofe do século

XX. Foi no dia 15 de Março de 1991,que uma série de terramotos atingiram o

monte Pinatubo.

2. Já no dia 2 de Abril o Pinatubo acordou do seu descanso de 600 anos, com

pequenas erupções e centenas de terramotos diários.

3. Finalmente no dia 12 de Junho ocorreu a primeira grande explosão, que

lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas, gases e rochas pulverizadas a 20

km de altura fazendo com que a pequena ilha parecesse um inferno pois

ficou escura tanto de noite como de dia. A erupção do Pinatubo produziu

uma cratera de 2,5 km de diâmetro.

Curiosidades / Observações

A erupção do Pinatubo coincidiu com a chegada de um Tufão, o que deu origem a

uma chuva de lama vulcânica que fez com que inúmeras regiões ficassem

destruídas.

Com a erupção do Pinatubo foram lançados para a atmosfera e estratosfera

toneladas de cinzas e gases. Com os ventos da estratosfera houve uma

distribuição global destas. Em consequência, nos dois anos seguintes a

temperatura global da Terra baixou ligeiramente, pois menor quantidade de

radiação solar chegou à troposfera devido a estas cinzas que tornaram a

atmosfera mais opaca.

Page 8: Pinatubo

A última erupção do Pinatubo provocou inacreditavelmente a morte de cerca de

300 pessoas. Muitas vidas foram salvas devido ás previsões da erupção,

permitindo que a população evacuasse a ilha.

http://http://www.youtube.com/watch?v=ZsvrE8QvMaU